You are on page 1of 2

ROTEIRO

AS TRS ESTRUTURAS FORMAIS NA FENOMENOLOGIA

Na fenomenologia, h trs formas estruturais que aparecem constantemente em suas anlises. So elas: a estrutura de partes e todos; a estrutura de Identidade numa multiplicidade e a estrutura de presena e ausncia. As duas primeiras foram desenvolvidas por filsofos antigos como Aristteles e os escolsticos. Mas a terceira estrutura original em Husserl e na fenomenologia. 1. Partes e todos Totalidades podem ser analisadas em dois tipos de partes: pedaos e momentos. Pedaos podem ser presentados separados do todo; so partes independentes. Quando separados do todo, os pedaos tornam-se em si mesmos. So partes que podem vir a ser todos. Por exemplo, as partes de uma mquina, um soldado em um peloto. Cada parte pertence ao seu todo, mas podem ser elas mesmas separadas do todo. Momentos so partes que no podem subsistir separadas do todo. So partes no-independentes. Por isso, no podem tornar-se um todo. Eles no podem ser exceto quando misturados com outros momentos. Por exemplo, a viso que no pode ser separada do olho. Ou na fsica, um corpo em movimento, por exemplo, possui os momentos de massa e velocidade. No pode haver o momento sem massa e velocidade, no pode haver essa separao e o momento ser independente deles. Outra terminologia seria a de que um todo pode ser chamado de concretum, algo que pode existir presentar a si mesmo, e ser experimentado como indivduo concreto. Um pedao uma parte que pode vir a ser um concretum. Momentos, contudo, no. Eles existem somente com suas partes complementares. Quando consideramos momentos simplesmente por eles mesmos, eles so abstracta. A possibilidade de falar de tais partes abstratas surge por que podemos usar a linguagem, o que um grande risco visto que ao falarmos do momento por si mesmo, sem mencionar seus momentos associados podemos comear a pensar que esse momento pode existir por si mesmo e vir a ser um concretum.

O contraste entre pedaos e momentos de grande ajuda na anlise fenomenolgica. Uma anlise filosfica ajudar a evitar a tentao de trocar momentos por pedaos. At a viso da alma humana pode ser clarificada se recorrer a estrutura de partes e todos. A alma um momento; ela mantm uma relao essencial com o corpo e est fundada no corpo que estimula e determina e no qual se expressa. O primeiro passo para esclarecer a natureza da alma mostrar que ela no uma coisa separvel, que pode ser compreendida separada de seu envolvimento com o corpo. A descoberta de partes e todos central para o entendimento humano e filosfico. Sempre que pensamos em algo enunciamos partes e todos dentro dele. Eles constituem o contedo do que pensamos quando vamos alm da simples sensibilidade. O especificar das partes a essncia do pensamento, e sua distino importante quando tentamos, filosoficamente, entender o entendimento.

2. Identidade em multiplicidades

3. Presena e ausncia

Presena e ausncia so correlatos objetivos para intenes cheias e vazias. Uma inteno vazia uma inteno que tem como alvo algo ausente, algo no presente para quem o intenciona. Uma inteno cheia a que tem como alvo algo em sua presena fsica, que est presente a quem o intenciona. Por exemplo, ao ir assistir um jogo de futebol. A idia nasceu de uma conversa; ento compramos os ingressos e nos dirigimos ao jogo. No caminho conversamos sobre o jogo, quem poderia vencer etc. entramos no estdio, at agora o jogo esteve ausente para ns, e a ainda o estamos intencionando. Temos conversado sobre o jogo em sua ausncia, imaginamos. Tudo isso em intenes vazias. Quando o jogo comea exercitamos intenes cheias, ele gradualmente manifestado a ns. As intenes vazias tornaram-se cheias pela presena real do jogo. Nossa viso sobre o jogo a nossa intuio do jogo. Na fenomenologia a intuio simplesmente ter uma coisa presente para ns em oposio ao t-la intencionada em sua ausncia. Quando acaba o jogo samos do estdio e conversamos mais uma vez sobre p jogo, mais uma vez por meio de intenes vazias e presentado pela memria. As ausncias que se do depois de uma presena so diferentes daquelas que se do antes de uma presena.

You might also like