You are on page 1of 12

Hub Braslia

CONECTAR E INSPIRAR O EMPREENDEDORISMO, A INOVAO E A CRIATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE BRASLIA

Proposta de Projeto:

Justicativa:
Braslia surge no incio da dcada de 1960, com a misso de distribuir a ocupao do territrio nacional e irradiar desenvolvimento a partir da criao da nova capital no interior do pas. Mesmo em um dos perodos de maior efervescncia artstica, cientca e cultural da humanidade, Braslia se destacou como um smbolo da inovao, arrojo e coragem do esprito humano. Quanto a isso, bastante emblemtica a frase dita pelo cosmonauta Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar para o espao, ao visitar a cidade em 1961: "Tenho a impresso de que estou desembarcando num planeta diferente, no na Terra". Contudo, desde a fundao, este esprito vem se esvaziando. Atualmente, quando se fala sobre Braslia as pessoas pensam em burocracia, governo, poltica, concursos pblicos; empreendedorismo, inovao e criatividade mal guram no imaginrio popular. Na verdade Braslia tem se tornado uma cidade rida s novas idias. O elevado custo de vida da cidade e especialmente seu inado mercado imobilirio, faz com que seja extremamente dispendioso empreender em Braslia. A massiva cultura do concurso pblico promove um apago de talentos em outros setores. Tal fenmeno agravado nos cursos de engenharia; parcela signicativa dos engenheiros formados em nossas faculdades no iro trabalhar com o que eles foram capacitados. Muitos dos que querem empreender desistem antes de tentar ou arriscam mudar para outras cidades onde acreditam ter mais chances; e junto com eles vo as novas idias. Aqueles que persistem em empreender em Braslia, sentem-se isolados, e vem suas oportunidades restritas s demandas do governo. A Cidade quem mais se prejudica com isso. Apesar deste quadro desalentador, este esprito de vanguarda e arrojo ainda persiste, numa esparsa e quase invisvel massa de pessoas e iniciativas inovadoras e criativas que desaam a aridez da cidade ao novo. Atualmente Braslia conta com trs programas de Multincubadoras ( Multincubadora - CDT/UnB; ITEC -UCB e Casulo - Uniceub ) com cerca de 30 empreendimentos, de diversas reas; alm disso, em 2011 ocorreram eventos como o Startup Meetup, TEDx AsaSu, alm de surgirem iniciativas como o Startup Dojo; no setor cultural temos o Cena Contempornea ( um dos cincos maiores festivais de teatro do pas ); e vrios grupos culturais; fatos que do indcios de que a cidade ainda possui um enorme potencial de empreendedorismo criativo e inovador a ser realizado.

Justicativa:
Atualmente, a humanidade esta vivendo mais um grande momento de efervescncia e transformao. Com o barateamento dos recursos computacionais e o advento da internet caminhamos a passos largos para economia do conhecimento; se no passado a mquina era o principal fator de produo, hoje so as pessoas e o conhecimento que elas detm. Quanto a isso, importante frisar que o conhecimento um fator de produo especial. Diferente do que acontece com matrias primas como ao, petrleo, ou madeira, o conhecimento disponvel no se reduz ao ser compartilhado; pelo contrrio. Uma idia ao ser compartilhada tende a gerar novas idias. Assim questionamos: como seria se houvesse um espao vibrante, onde os empreendedores e inovadores de Braslia pudessem se encontrar para compartilhar conhecimento, recursos, tecnologias e, sobretudo oportunidades? Um espao onde as pessoas possam encontrar apoio e estrutura para trabalhar em algo que elas acreditem; voltado para o desenvolvimento de novos projetos, produtos e servios. Um espao sustentvel: ambientalmente consciente, socialmente responsvel e economicamente vivel. E se este espao fosse mais que um espao? Fosse um smbolo; um smbolo com a cara de Braslia, arrojado, irreverente, impensvel? Assim, neste espao, eles poderiam ganhar visibilidade e inspirar outros a fazer o mesmo: ousar, desaar o dado e promover o novo! para criar este espao que o presente projeto foi pensado. Com a criao de um espao de trabalho colaborativo a partir de uma carcaa re-aproveitada de um Boeing 767-200 Er, da extinta Transbrasil, almejamos "conectar e dar visibilidade ao empreendedorismo, inovao e criatividade em Braslia".

Apresentao
Atualmente cerca de 119 carcaas de avies permanecem deteriorando-se nos aeroportos brasileiros. Suas presenas impedem o comeo das obras de expanso para a Copa de 2014. Para resolver este problema, o Programa Espao Livre Aeroportos dever leilo-las como sucata. Contudo, ns do Projeto Hub Braslia acreditamos que elas possam ter um m mais nobre: Conectar e dar visibilidade ao empreendedorismo, inovao e criatividade. Esperamos aproveitar a estrutura de um Boeing 767-200Er da extinta Transbrasil para a criao de um Espao de Empreendedorismo e Inovao em Braslia, composto por: 1. Espao de trabalho colaborativo - Uma espcie de escritrio compartilhado por iniciativas independentes, selecionadas por um conselho curatorial, com base em critrios de de inovao, criatividade e criao de valor social; semelhante a espaos de co-working como o The Hub em So Paulo, BeesOfce no Rio de Janeiro, entre outros espalhados pelo mundo. Estdio Web - Para a produo de contedos para internet ( video-aulas, entrevistas, palestras inspiradoras etc. ); Um teatro de arena, construdo abaixo de uma das suas asas, para a realizao de cursos, seminrios, palestras e eventos. Sala de reunies. Um caf - para confraternizao e conversas informais dos frequentadores do espao. Uma Fab-Lab - uma fbrica laboratrio com equipamentos para prototipao de uma innidade de projetos ( no segundo ano ); semelhante a FabLab da Waaga Society em Amsterdan. Gazebos - Capsulas de trabalho, localizadas na rea externa e abertas ao publico, com ponto de energia e acesso internet gratuito, fomentando a incluso digital. ThinkTank - Aproveitar o potencial proporcionado pela reunio das diferentes capacidades dos membros da Rede do Hub Braslia para angariar projetos e consultorias de grande complexidade. Uma praa seca para feiras e exposies.

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Apresentao
Para preservar s nalidades que motivaram a sua criao, tal Espao estar inteiramente comprometido ao patrimnio de uma Fundao criada especialmente para este m. Com a curiosidade despertada pela presena de um avio no meio da cidade esperamos que mais que um espao, o Hub Braslia possa servir como um Smbolo de inspirao para as pessoas que carregam o esprito de inovao, empreendedorismo e arrojo que permeou a criao da nossa Capital. Por isso acreditamos que o projeto tenha elevado apelo miditico e que poderia funcionar como elemento estratgico de apoio atuao de Aceleradoras ( organizaes que apoiam o desenvolvimento de negcios embrionrios com gesto e capital semente ) e fundos de Venture Capital ( organizaes que investem no desenvolvimento de negcios inovadores mediante participao social ) no Distrito Federal e mesmo na regio do Centro-Oeste.

Localizao:

Braslia conta, com alguns terrenos pblicos que poderiam, mediante concesso comportar as atividades do Hub Braslia. Ao lado, listamos alguns deles:

Associao Brasiliense de Aeromodelismo - ABRA

Estao Asa Sul

Galpo da L2 Norte

Prximo do ponto de nibus do nal da L2 Sul, e de das estaes de o espao da ABRA possui a concesso de um terreno pblico com uma enorme rea para o desenvolvimento de novos projetos.

Localizado no nal da Asa Sul a Estao Asa Sul oferece como ponto forte a acessibilidade pela proximidade da malha viria e metroviria.

De propriedade da Igreja Catlica o terreno que ca na Quadra 612 Norte oferece como pontos fortes a proximidade com a UnB, o IESB e o fato de estar incrustado no meio da Asa Norte do Plano Piloto.

Objetivos:
Objetivo Geral: Conectar e inspirar empreendedorismo, inovao e criatividade para o desenvolvimento de Braslia. Objetivos Especficos para o primeiro ano de funcionamento: OBJETIVO
Criar uma Rede de Empreendedores Apoiar a inovao em Braslia

INDICADOR DE SUCESSO
Pelo menos 200 iniciativas empreendedoras associam-se ao Hub Braslia e fazem uso dos seus servios; No mnimo 15 iniciativas empreendedoras, selecionadas por um conselho curatorial com base em critrios de inovao ( estabelecidos em conformidade com o manual de Oslo) e criatividade compartilham do espao de co-working do Hub Braslia para o desenvolvimento dos seus projetos.

MEIO DE VERIFICAO
Lista de associados.

Lista de associados.

Estimular a colaborao

Pelo menos 10 projetos realizados em parceria com dois ou mais membros do Hub Braslia

Relatrio do projeto assinado pelos parceiros envolvidos.

Capacitar nas mais avanadas metodologias de empreendedorismo e criao de novos negcios; Inspirar a inovao em Braslia

Ao menos 400 pessoas assistem aos cursos e capacitaes ( presenciais ou virtuais ) hospedados pelo Hub Braslia

Lista de participantes. Relatrio de visualizaes do website do Hub Braslia. Lista de Presena dos Eventos Relatrio de visualizaes do website do Hub Braslia

Mais de 4000 so atingidas pelas palestras, seminrios e eventos de inspirao ( presenciais ou virtuais ) hospedados no Hub Braslia

Cronograma:

Levatamento do escopo bsico e da viabilidade do projeto Capitalizao do projeto Construo do Hub Operacionalizao/Ativao

Novembro 2011 Dezembro/2011 Janeiro/2012

Fevereiro/2012 - Agosto/2012

Agosto/2012 - Julho/2013

10

Estrutura Analtica do Projeto Simplicada:


Levatamento do Escopo Bsico e da Viabilidade do Projeto Capitalizao do projeto Construo do Hub Operacionalizao/Ativao

Proposta de Projeto Modelo de Negcio Plano Financeiro Estudo Arquitetnico Preliminar

Captao dos recursos


( Investimento Inicial e Capital de Giro )

Projeto arquitetnico Aquisio da aeronave Transporte Benfeitorias do terreno Reforma do avio para sediar o Hub Braslia

Plano Financeiro Revisado Contratao de mo de obra e servios terceirizados Criao do Conselho Curatorial Evento de lanamento Seleo de empreendimentos Agenda de eventos e capacitaes Criao de contedos para web

Plano de Captao Pgina de lanamento do projeto Programao visual Ativao dos canais / Potenciais financiadores Formalizao Viabilizao do terreno

11

Modelo de Negcio:
Demandas do Pblico Alvo #1 - Espao fsico e infraestrutura de escritrio #2 - Acesso a potenciais parceiros, clientes e investidores #3 - Acesso a conhecimento sobre como transformar idias em negcios sustentveis e escalveis Soluo/Servios #1 - Infra-estrutura fsica do Hub Braslia #2 - Rede de Associados e Eventos de Networking hospedados no Hub Braslia #3 - Contedo, cursos e palestras disponibilizados ( presencialmente ou virtualmente pelo Hub Braslia ) Proposta nica de Valor Canais: Pblico Alvo #1 - Empreendimentos Nascentes #2 - Profissionais independentes #3 - Apoiadores ( Aceleradoras, Fundos de Venture Capital, Entidades de Fomento ) Conectar e inspirar o #1 - Espao do Hub Braslia empreendedorismo, inovao e #2 - Mdias Sociais criatividade para o desenvolvimento de Braslia #3 - Eventos de Negcios #4 - Imprensa Especializada #5 - Website do Hub Braslia

Custos: #1 - Folha de pessoal #2 - Servio de Limpeza #3 - Servio de Segurana #4 - Produo de contedo para internet #5 - Hospedagem do website #6 - Pacote de mdias sociais #7 - gua, Luz, Telefone, Energia Eltrica

Fontes de Receitas #1 - Taxas das assinaturas dos planos de uso do escritrio de co-working #2 - Consultorias realizadas pela Think Tank #3 - Cursos promovidos pelo Hub Braslia #4 - Aluguel dos espaos do Hub Braslia para eventos #5 - Taxa pela concesso do caf

Ajuri:
Esta proposta foi idealizada por Ajuri, Startup fundada no comeo de 2011 com a misso de: Criar meios de colaborao para que pessoas e organizaes realizem seus potenciais

www.ajuri.com.br

www.facebook.com/redeajuri

+55 61 9114 2144

SCLN 214 bloco C, sala 215. Braslia-DF, CEP: 70873-530

You might also like