You are on page 1of 11

Psicologia: Teoria e Pesquisa 2010, Vol. 26 n. especial, pp.

25-3

Avaliao Psicolgica no Brasil: Fundamentos, Situao Atual e Direes para o Futuro1


Ricardo Primi2 Universidade So Francisco
RESUMO - Este artigo apresenta um panorama de questes importantes da rea de avaliao psicolgica nos ltimos 25 anos no Brasil. Buscou-se discutir fundamentos epistemolgicos da rea, bem como suas relaes com a cincia e a integrao do pensamento nomottico e idiogrfico da pesquisa com a prtica profissional. Faz-se um apanhado histrico de eventos importantes e uma anlise geral da produo de artigos. Descreve-se tambm a produo de instrumentos e o Sistema de Avaliao de Testes Psicolgicos do Conselho Federal de Psicologia. Posteriormente, so apontadas perspectivas para o futuro em quatro reas: avanos metodolgicos e tecnolgicos, integrao de abordagens e avano dos seus mtodos, validade consequencial e relevncia social, e incentivo formao e criao da especialidade em avaliao psicolgica. Palavras-chave: avaliao psicolgica; mtodos quantitativos; testes psicolgicos; SATEPSI.

Psychological Assessment in Brazil: Foundations, Current Situation and Future Directions


ABSTRACT - This article presents an overview of important issues in the area of psychological assessment for the last 25 years in Brazil. It discusses the areas epistemological elements as well as their relations to science, and the integration of nomothetic and idiographic thinking in research with professional practice. It is presented a historical overview of major events and a general analysis of the publication in the area. The production of instruments and the Psychological Test Evaluation System of the Federal Council of Psychology are also described. Later, future perspectives are highlighted in four areas: methodological and technological advances, integration of approaches and advancement of their methods, consequential validity and social relevance, and the need to encourage training and the creation of expertise in psychological assessment. Keywords: psychological assessment; quantitative methods; psychological tests; SATEPSI.

Este artigo foi produzido por ocasio da comemorao dos 25 anos da publicao da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, a partir de um desafio colocado pela sua editora para que se apresentasse a trajetria terica, conceitual, emprica e tecnolgica da rea de avaliao psicolgica no Brasil nos ltimos 25 anos, as influncias mtuas em relao ao panorama internacional, apontando, ainda, as perspectivas futuras. Portanto, nas pginas que se seguem, tenta-se responder a esse desafio. Inicialmente, alguns aspectos dos fundamentos epistemolgicos da rea so apontados; em seguida, so apresentados eventos histricos importantes e uma avaliao de seu crescimento; e, por fim, realizado um exerccio de reflexo sobre o que seria necessrio para o avano da rea. Buscou-se selecionar tpicos peculiares da diversidade de pensamentos na psicologia, trazendo referncias internacionais de estudos e mtodos que podem ser teis para o avano da rea.

Avaliao como Objetivao das Abordagens Tericas


A avaliao psicolgica , talvez, uma das reas mais antigas da psicologia. Ao nascer, teve uma de suas aplicaes prticas o desenvolvimento dos testes psicolgicos e da psicometria voltada para seleo de soldados nas grandes guerras (Anastasi & Urbina, 2000). Dessa forma, a avaliao muitas vezes identificada com um segmento particular da psicologia dedicado criao de instrumentos e tcnicas. No entanto, a avaliao, em geral, e, em particular, o desenvolvimento de instrumentos, representa uma rea central da cincia psicolgica porque permite a objetivao e operacionalizao de teorias psicolgicas. Em outro momento ressaltou-se esse aspecto:
A avaliao psicolgica geralmente entendida como uma rea aplicada, tcnica, de produo de instrumentos para o psiclogo, viso certamente simplista da rea. A avaliao psicolgica no simplesmente uma rea tcnica produtora de ferramentas profissionais, mas sim a rea da psicologia responsvel pela operacionalizao das teorias psicolgicas em eventos observveis. Com isso, ela fomenta a observao

1 2

As atividades de pesquisa do autor so financiadas pelo CNPq, FAPESP e CAPES/INEP. Endereo para correspondncia: Rua Ferreira Penteado, 1518, Apto. 41. Bairro Cambu. Campinas, SP. CEP 13025-357. Fone: (19) 33655164; (19) 81492244. E-mail: rprimi@mac.com.

25

R. Primi

sistemtica de eventos psicolgicos, abrindo os caminhos para a integrao teoria e prtica. Ela permite que as teorias possam ser testadas, eventualmente aprimoradas, contribuindo para a evoluo do conhecimento na psicologia. Portanto, a avaliao na psicologia uma rea fundamental de integrao entre a cincia e a profisso. Disso decorre que o avano da avaliao psicolgica no um avano simplesmente da instrumentao, mas sobretudo das teorias explicativas do funcionamento psicolgico. (Primi, 2003, p. 68)

Segundo Muniz (2004), o processo de validao de instrumentos psicolgicos se constitui em um caso particular de um processo mais geral, de validao de hipteses cientficas. Em ambos os casos, tenta-se validar explicaes por meio de um processo hipottico-dedutivo, no qual se levantam hipteses tericas, planejam-se estudos empricos, coletamse e analisam-se dados, buscando-se testar as hipteses explicativas, falseando-as ou corroborando-as. Esse processo interativo teoria-hiptese-falseamento encontra-se na base do desenvolvimento do conhecimento e da maturidade da psicologia como cincia. A diferena entre validar uma teoria ou um teste situa-se nos seguintes fatos: no primeiro caso, h um processo mais amplo, visto que tenta-se validar a existncia de construtos e as relaes causais entre eles; e no segundo caso, tenta-se validar as interpretaes sobre o construto psicolgico que so feitas a partir do instrumento. As semelhanas e diferenas podem ser visualizadas na Tabela 1. O que se pode notar que h uma relao estreita entre os instrumentos e a pesquisa cientfica uma vez que os estudos empricos fazem uso dos instrumentos para observar determinados construtos no percurso de validar determinadas explicaes sobre o comportamento humano. Wright (1999), um dos pioneiros no desenvolvimento do modelo de Rasch nos Estados Unidos, props um modelo de filosofia da cincia envolvendo cinco estgios: exposio, observao, medida, anlise e teoria. A produo do conhecimento cientfico se inicia com a exposio ou conscincia dos fenmenos. Em seguida, so organizados meios mais sistemticos de observao, como itens e testes. A essas observaes so aplicados modelos matemticos, como a Teoria de Resposta ao Item, transformando as observaes em medidas. S ento que essas medidas so transformadas em teorias entendidas como abstraes que servem para predizer eventos da realidade de maneira mais generalizada.

Assim, a avaliao psicolgica, especialmente aquela parte que se dedica ao desenvolvimento de instrumentos, uma rea nuclear da psicologia e de sua edificao enquanto cincia. Em primeiro lugar porque envolve a objetivao dos conceitos tericos em elementos observveis. Em segundo lugar porque requer aplicao de mtodo cientfico baseado no conhecimento sobre quais delineamentos (levantamento, correlacional, quasi-experimental e experimental) so mais adequados ao conhecimento que se deseja ter. Em terceiro lugar porque envolve tambm o uso de modelagem matemtica na representao dos processos psicolgicos, abordagem que vem gradativamente substituindo o modelo clssico de anlise de dados baseado somente no teste de significncia da hiptese nula (Rodgers, 2010). E, por ltimo, porque seus produtos (instrumentos de medida) so peas necessrias ao desenvolvimento do conhecimento cientfico dentro da psicologia. Por esses motivos, ao se tratar do tema avaliao, sua histria e seu desenvolvimento, no se est falando de um assunto restrito a uma determinada rea, mas sim dos fundamentos mais gerais da psicologia.

Avaliao Psicolgica, Testes Psicolgicos e as Abordagens de Pensamento Nomottico e Idiogrfico


Ao se tratar do termo amplo, avaliao psicolgica, deve-se, em primeiro lugar, distingui-lo dos instrumentos de avaliao. A avaliao psicolgica uma atividade mais complexa e constitui-se na busca sistemtica de conhecimento a respeito do funcionamento psicolgico das pessoas, de tal forma a poder orientar aes e decises futuras. Esse conhecimento sempre gerado em situaes que envolvem questes e problemas especficos. J os instrumentos de avaliao constituem-se em procedimentos sistemticos de coleta de informaes teis e confiveis que possam servir de base ao processo mais amplo e complexo da avaliao psicolgica. Portanto, os instrumentos esto contidos no processo mais amplo da avaliao psicolgica (Primi, Nascimento & Souza, 2004). Em geral, os instrumentos so meios padronizados de se obter amostras/indicadores comportamentais que iro revelar diferenas individuais nos construtos, traos latentes ou processos mentais subjacentes. Presume-se, ento, que os

Tabela 1. Estgios da validao de teorias cientficas comparada validao de testes.

Validao de Teorias Teoria Hipteses e Objetivos Delineamento Parte Emprica Concluso Explicaes sobre fenmenos Psicolgicos e suas causas Dedues de previses sobre eventos da realidade Planejamento do levantamento de dados procurando testar as explicaes derivadas das dedues Coleta e anlise dos dados Falseamento ou corroborao das hipteses explicativas e realimentao ou reformulao das teorias

Validao de Testes Definio do construto e das interpretaes dos indicadores ou escores derivados do instrumento Dedues de associaes internas e externas Planejamento dos estudos de validade testando as previses derivadas Coleta e anlise de dados Falseamento ou corroborao das interpretaes pretendidas para os escores ou indicadores do teste

26

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

Avaliao Psicolgica

traos latentes so as variveis causais dos comportamentos que se manifestam na situao de testagem. Dessa forma, o processo amplo de medida consiste em uma via indireta que, por meio da observao dos indicadores, torna possvel se inferir algo sobre o construto que se deseja avaliar (Gottfredson & Saklofske, 2009). Assim, de acordo com Borsboom, Mellenbergh e Heerden (2004), os estudos de validade tentam provar a relao causal entre as variaes no construto subjacente e as variaes nos indicadores comportamentais avaliados pelo instrumento, justificando, dessa maneira, os sentidos atribudos aos escores em relao ao construto. Essa conceituao deixa mais claro que, no mago dos estudos de validade, h uma questo de relao de causalidade entre o construto e os indicadores. Consequentemente, o processo de validao dos testes envolve todos os desafios metodolgicos ao se deparar com a necessidade de estabelecer relaes funcionais entre duas variveis, nesse caso, entre uma varivel latente, o construto, e outra observada, os indicadores. Ao se tratar dos fundamentos da avaliao psicolgica, preciso entender a diversidade de estilos de pensamento que so subjacentes s prticas de diferentes grupos dentro da rea. Essa diversidade de mtodos e estilos revelam aspectos fundamentais da avaliao que precisam ser compreendidos e integrados em um modelo mais amplo com vrios nveis que se tentar esboar mais adiante. Cronbach (1996) define essas diferenas ao descrever as caractersticas dos estilos psicomtrico (nomottico) e impressionista (idiogrfico), apresentados na Tabela 2. Esses modos de raciocnio podem ser compreendidos por diferentes tradies, uma mais psicomtrica, voltada pesquisa e descoberta de leis gerais, e outra mais aplicada, voltada prtica clnica e ao entendimento da riqueza de um indivduo. A primeira delas, a tradio psicomtrica, pode ser exemplificada ao olharmos, por exemplo, para o incio das teorias fatoriais de personalidade nos trabalhos de Cattell (1957, 1973). O autor afirma que:

A mensurao o fundamento da cincia. Mas, em personalidade, deve-se comear com a descoberta das formas naturais de padres de comportamentos humanos. Devemos definir os traos unitrios naturais, por exemplo, ansiedade, conscienciosidade, fora do ego, dominncia, que constituem a topografia (ou taxonomia) da personalidade. Somente depois estaremos prontos para construir escalas e baterias para medir tais traos. Chamo o primeiro passo de pesquisa da estrutura (ou taxonmica) e o segundo, desenvolvimento estrutural de escalas. (Cattell, 1973, p. 2)

Seguindo esse objetivo, Cattell passou a analisar estruturas manifestas em diferentes dados observacionais oriundos de trs fontes: (a) respostas a questionrios em que as pessoas so as prprias observadoras e relatoras de seu comportamento (dados Q), (b) dados de pessoas por meio de observaes de terceiros que relatam o que vm nelas em sua vida diria (dados L); e (c) medidas relativamente diretas de comportamentos em situao de testagem em laboratrio (dados T). Usando a anlise fatorial com o objetivo de sistematizar as correlaes entre indicadores, de forma a inferir os traos unitrios, Cattell (1957) encontrou mais de 23 traos bsicos que supostamente seriam as foras causais dos comportamentos observados. H uma analogia de Cattell que muito interessante para esclarecer aspectos dessa metodologia:
O problema que por muitos anos desconcertou os psiclogos era encontrar um mtodo que deslindasse essas influncias funcionalmente unitrias na floresta catica do comportamento humano. Mas como que numa floresta tropical de fato decide o caador se as manchas escuras que v so dois ou trs troncos apodrecidos ou um s jacar? Ele fica espera de movimento. Se eles se movem juntos - aparecem e desaparecem juntos - ele conclui por uma nica estrutura. Da mesma forma, como John Stuart Mill observou em sua filosofia da cincia, o cientista deveria ter em mira a variao concomitante na busca de conceitos unitrios. (Cattell,1965, p. 55)

Tabela 2. Abordagens de raciocnio na avaliao psicolgica segundo Cronbach (1996).

Estilo Psicomtrico Foco nomottico: interpretaes focadas na aplicao de regras gerais aos casos individuais derivados dos estudos de validade Semelhana entre variveis Analtico: olha uma varivel de cada vez nfase na padronizao dos estmulos e respostas fechadas, elaboradas previamente para maximizar a objetividade Inventrios e testes de inteligncia na rea educacional nfase no instrumento

Estilo Impressionista Foco idiogrfico: interpretaes focadas na combinao impressionista de dados individuais Semelhana entre pessoas Holstico: tenta olhar vrias variveis ao mesmo tempo nfase na liberdade das respostas construdas pelo sujeito para maximizar a abrangncia e riqueza individual de expresso Testes projetivos na rea clinica nfase no profissional

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

27

R. Primi

Observa-se que os conceitos fundamentais da abordagem psicomtrica (traos) so ancorados nas dimenses interindividuais que explicam consistncias comportamentais. Abstraem-se as dimenses psicolgicas a partir da anlise da semelhana entre variveis interindividuais. Por exemplo, se, dentro de um grupo de pessoas, observa-se que elas diferem em suas capacidades cognitivas, mas as mais habilidosas so igualmente boas em guardar nomes, rapidez de leitura, comunicao verbal e escrita (variveis observadas), pode-se, a partir disso, inferir uma dimenso que poderia se chamar capacidade verbal (varivel latente). Portanto, a ateno volta-se s variveis abstradas dos indivduos. Nesse modelo, observa-se as diferenas individuais e, pela semelhana entre as variveis (por meio das correlaes entre elas), abstrai-se um conceito. Essa abordagem constitui-se como mais analtica ao buscar definir as dimenses da personalidade, descobrindo-as uma a uma, de forma a segmentar o indivduo em seus elementos estruturais por meio de observaes das diferenas individuais dentro de grupos, de forma a construir um sistema taxonmico que, subsequentemente, ser utilizado para descrever um indivduo de maneira mais completa. Assim, retomando a analogia de Cattell (1965), essa abordagem, ao olhar para a floresta, focaliza a ateno nos jacars. Em outro extremo, encontra-se a segunda tradio, o estilo impressionista, oriundo do modelo clnico que tem como foco o indivduo e estudos de casos. Nessa tradio, busca-se compreender mais profundamente o indivduo, considerando todas as variveis disponveis sobre a pessoa, bem como sua interao na configurao de um padro individual nico. Muitas vezes, entende-se que essa configurao to nica que dificilmente se repetir em outra pessoa, derivando-se da a noo do idiossincrtico. Um ponto importante a ser destacado refere-se ao fato de que os conceitos fundamentais dessa abordagem mais clnica (txons) esto ancorados em configuraes intraindividuais que so usadas para explicar e entender o sujeito. Retomando a analogia, essa abordagem focaliza a ateno na floresta, incluindo tudo o que a compe, no somente o jacar mas tambm todas as outras formas l existentes que interagem com ele. Assim, em contextos mais clnicos da sade, assim como na abordagem psicomtrica, foram derivados sistemas taxonmicos a partir do estudo das semelhanas entre perfis, isto , configuraes de caractersticas internas de cada indivduo. Um exemplo o sistema de classificao constante no eixo II do DSM-IV, que define os transtornos de personalidade (Millon, Grossman, Millon, Meagher & Ramnath, 2004). Nesse, ao se observar em um indivduo a combinao de pelo menos trs das seguintes caractersticas: o fracasso em se conformar com as normas sociais, propenso a enganar, impulsividade, agressividade, desrespeito com a segurana, irresponsabilidade e ausncia de remorso, de maneira estvel e inflexvel associada ao prejuzo no funcionamento social ou ocupacional, pode-se inferir uma configurao do transtorno anti-social, uma das categorias de classificao do Eixo II. Embora tais sistemas de classificao diagnstica tenham sido originados de uma tradio mais clnica, os adeptos dessa abordagem, com um entendimento mais radicalmente idiossincrtico, so bastante

resistentes ao uso dessas classificaes devido ao seu carter nomottico e simplificador. Entretanto, um aspecto importante situa-se na diferena entre conceitos basilares dessas duas abordagens, uma iniciando sua conceituao pelas variveis interindividuais abstradas dos indivduos, deixando-os em segundo plano, e a outra iniciando-se pelas configuraes intraindividuais, de forma a colocar o indivduo em primeiro plano e deixando as variveis em segundo plano. A Figura 1 exemplifica esses focos diferenciados. Nela, h 10 indivduos exibindo nveis diferentes de ansiedade e depresso. H uma correlao significativa entre essas duas variveis de 0,45 (p<0,05), indicando uma tendncia a se observar que pessoas ansiosas tendem a ser deprimidas. Essa informao abstrada da relao entre as variveis e descreve o perfil de uma parcela importante dos indivduos (alta depresso e ansiedade), mas no o de alguns deles que so s deprimidos ou s ansiosos. Ento, no nvel individual, pode-se notar uma quantidade considervel de contradies diante do sentido mais geral, indicado pela correlao entre as variveis. Assim, possvel entender como, s vezes, esses dois focos diferenciados chegam a dados aparentemente contraditrios. O estilo de pensamento mais clnico e impressionista encontra-se na origem das tcnicas projetivas, por exemplo, ao enfatizar interpretaes mais holsticas e flexveis e ao considerar de maneira mais livre o conjunto de variveis expressas, de maneira a buscar a formulao de entendimentos mais amplos sobre a pessoa. Os exemplos contraditrios das predies nomotticas da abordagem psicomtrica, tal como o ilustrado na Figura 1, so enfatizados, sugerindo que os mtodos mais psicomtricos empobrecem a avaliao e no do conta de entender toda a complexidade individual. Por outro lado, o estilo de pensamento mais psicomtrico, que deu origem s escalas de autorrelato e aos testes de inteligncia, afirma-se por meio do embasamento emprico e pelos procedimentos mais sistemticos que culminam em um sistema taxonmico descritivo mais objetivo e sustentado, criticando outras abordagens justamente pela ausncia desses elementos. claro que as interpretaes validadas nomoteticamente a partir da anlise das diferenas individuais no sero vlidas para uma parcela importante de casos. Para essa parcela, uma abordagem idiogrfica tentar explicar as incongruncias encontradas, considerando-se outras informaes disponveis por meio da anlise de configuraes intraindividuais. Mas a abordagem puramente clnica-individual s seria justificada se a realidade fosse radicalmente idiogrfica, isto , se as combinaes psicolgicas caractersticas ocorressem somente uma vez e nunca mais se repetissem. Entretanto, o que se nota a existncia de tendncias gerais que superam o acaso, de forma que adotar uma abordagem puramente idiogrfica implicaria no se beneficiar dos inmeros estudos que a psicologia tem produzido, cujos resultados tm indicado a existncia de certas regularidades no comportamento humano. As predies, derivadas de estudos nomotticos de validade, baseiam-se em fatos mais frequentes e, por isso, devem ser utilizadas como guias para as hipteses iniciais em um processo de avaliao. Mas, eventualmente, essas interpretaes precisaro ser adaptadas aos casos individuais

28

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

Avaliao Psicolgica

Figura 1. Exemplificao dos focos psicomtrico (anlise da semelhana das diferenas interindividuais) e clnico (anlise dos perfis intra-individuais).

para efetivamente se chegar a uma compreenso vlida de um indivduo. Nesse sentido, Tavares (2003) define essas adaptaes com o termo validade clnica, argumentando que s assim poderemos chegar a compreenses efetivamente vlidas sobre os indivduos. Dessa forma, podemos ver que as duas abordagens no so contrrias, mas sim complementares, e representam estgios do raciocnio sistemtico da psicologia, na tentativa de medir e avaliar, durante a busca pela compreenso do ser humano. Millon e cols. (2004) propem o conceito de nveis de interpretao, um modelo multinvel integrativo de diferentes abordagens, que pode ser aplicado aqui. Nesse modelo, os instrumentos de avaliao contm itens ou indicadores que so combinados para produzir escalas. Tem-se a, atrelados ao instrumento, dois nveis: o primeiro, dos indicadores, e o segundo, das escalas (medidas de traos) que agregam itens/ indicadores. Nesses nveis, os mtodos psicomtricos tm um papel importante para validar os construtos (traos) e seus indicadores e tambm para produzir medidas nas quais possvel aplicar, por exemplo, o modelo de Rasch, com a finalidade de se criar medidas de cada dimenso, que consiste atualmente no estado da arte em construo de medidas quantitativas (Wilson, 2005; Wright & Stone, 2004). Em seguida, em um nvel hierarquicamente superior, esto os perfis (configuraes de notas nas escalas ou de presena ou

ausncia de indicadores qualitativos) que iro caracterizar de maneira mais global cada indivduo. Nesse nvel, como ponto de partida, tornam-se relevantes os sistemas taxonmicos clnicos baseados em estudos das semelhanas entre perfis de indivduos. Entretanto, convm salientar que:
a abordagem idiogrfica nos lembra que os construtos diagnsticos so somente pontos de referncia que facilitam o entendimento. Se, por exemplo, o indivduo caracterizado como narcisista, a prxima questo seria: quo diferente essa pessoa do tipo narcisista puro? Tais questes desviam a ateno de categorias diagnsticas simples em direo ao entendimento do indivduo. Como o objetivo o entendimento idiogrfico da pessoa, a avaliao , em realidade, um esforo para mostrar as limitaes das variveis e categorias diagnsticas ao descrever aquela pessoa avaliada ... o estudo da personalidade comea como cincia e termina com arte. (Millon & cols., 2004, p. 120)

Um ltimo nvel, hierarquicamente superior, refere-se a todas as outras variveis referentes ao contexto, tais como outras caractersticas da pessoa e o contexto histrico imediato e de longo prazo que podem interferir ou interagir no sentido das variveis e do perfil a ser interpretado. Como pode ser notado, essa concepo prev diversos nveis, desde a testagem (itens e escalas) at a avaliao (perfis e contexto),

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

29

R. Primi

dentro dos quais os diferentes estilos de pensamento precisam ser integrados de maneira a trazer as vantagens de sua abordagem, servindo ao entendimento mais amplo das pessoas. Nesse momento, oportuno mencionar a existncia de algumas correntes de pensamento muito influentes na psicologia, que possuem uma abordagem muito crtica em relao avaliao psicolgica. As crticas se baseiam na anlise dos condicionantes histricos das concepes em psicologia, considerando-os como forma de legitimar algumas ideologias, resultando certos conceitos psicolgicos em mecanismos sociais de perpetuao da dominao e das injustias cometidas. Essa viso tem feito crticas mensurao e a certos construtos na psicologia como, por exemplo, a personalidade antissocial, dficit de ateno e hiperatividade, questionando sua existncia e mesmo a possibilidade de medi-los. Se, por um lado, h sim maus exemplos de uso preconceituoso e irrefletido de instrumentos de avaliao, por outro, a generalizao acrtica dessa atitude pode criar um grande prejuzo para a psicologia, pois acaba por desmerecer conceitos e instrumentos com slido valor para a prtica e teoria. Os instrumentos podem, at mesmo, ser usados para a implementao de estudos e de intervenes sociais, como querem esses crticos. Os problemas do mau uso reforam a necessidade constante de uma reflexo crtica sobre o contexto e a construo histrica de certos entendimentos em psicologia, mas a crtica deve ter um carter mais construtivo, melhorando a prtica, e no destrutivo. Tal atitude negativa dissemina o preconceito em relao aos instrumentos e aos psiclogos que os utilizam, como se todos fossem acrticos e socialmente descompromissados. Novamente, no h porque haver contradio entre o raciocnio crtico mais amplo e uma prtica mais tcnica ligada mensurao e avaliao, visto que so processos complementares. Como se salientou acima, o raciocnio tem vrios nveis, e as reflexes crticas sobre o processo amplo (fundamento da avaliao, histria das demandas) so elementos importantes em um nvel mais amplo da prtica em avaliao. Um conceito importante a esse respeito tem a ver com a validade consequencial (Messick, 1980), que ser discutida mais adiante quando forem tratadas as perspectivas de avano para a rea.

Eventos Histricos e o Desenvolvimento da rea no Brasil


Tendo discutido aspectos relacionados aos alicerces da avaliao psicolgica e diversidade de pensamentos que se observa atualmente nas discusses relacionadas a esse tema, nesta seo do artigo pretende-se fazer uma descrio de eventos histricos importantes da rea que ocorreram nos ltimos 25 anos. No se pretende fazer um levantamento histrico compreensivo, mas sim tentar elencar os eventos que, na opinio do autor, foram relevantes para a rea. Ao longo desse perodo, especialmente a partir da dcada de 1990, pode-se observar a movimentao da rea por meio da organizao de eventos dedicados avaliao psicolgica, com mais de uma edio anual, promovidos em So Paulo pela USP (Encontro de Tcnicas do Exame Psicolgico), em Porto Alegre pela UFRGS e PUC-RS (Encontro Nacional
30

sobre Testes Psicolgicos), em Minas Gerais pela UFMG, PUC-MG, Centro Universitrio Newton Paiva e FUMEC (Encontro Mineiro de Avaliao Psicolgica) e em Ribeiro Preto pela USP-RP (Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros mtodos projetivos, que em 2004 passou a se chamar Associao Brasileira de Rorschach e Mtodos Projetivos - ASBRo). Tais eventos fomentaram a reunio, intercmbio e organizao de pesquisadores e profissionais da rea, o que culminou na criao e consolidao das duas sociedades cientficas mais representativas da rea atualmente: a j mencionada ASBRo3, fundada em 1993, e o Instituto Brasileiro de Avaliao Psicolgica (IBAP)4, fundado em 1997. Ambas integram o Frum Nacional das Entidades Brasileiras de Psicologia. Posteriormente criao do IBAP, os Encontros Nacionais sobre Testes Psicolgicos passaram a ser realizados por esse instituto, sendo que a sua ltima edio, em 2009, foi resultado de uma organizao conjunta do IBAP e da ASBRo. O processo de consolidao das entidades pode ser notado na criao da primeira revista especfica da rea, intitulada Avaliao Psicolgica, cujo incio deu-se em 20025. Tambm, em 2000, foi criada uma lista de discusso de profissionais e estudantes interessados na rea (avalpsi@yahoogrupos.com. br), que gradativamente se tornou um importante espao de discusso e troca de informaes. Um dos temas discutidos na lista, por exemplo, resultou na anulao de duas questes mal elaboradas do Exame Nacional de Cursos de Psicologia de 2001 e 2002. Atualmente, a lista contm 569 membros. Em nvel de ps graduao stricto sensu tambm possvel observar a ampliao da rea ocorrida no mesmo perodo. Tradicionalmente, a avaliao psicolgica se organiza em laboratrios e linhas de pesquisa. Dos 65 programas existentes no Brasil, nove (UFMG, UFU, UFRGS, PUC/RS, UFSC, USP/RP, USP/SP, PUCCAMP, UnB) contam com linhas de pesquisa na rea. Em 2001, a Universidade So Francisco deu incio ao primeiro programa com rea de concentrao em Avaliao Psicolgica, at o momento o nico no pais. O que se pode notar que, se por um lado houve um aumento importante da rea nos programas de ps- graduao, por outro, em nmero absoluto, essa representao ainda pequena. Tambm possvel notar o crescimento de grupos ligados rea nas reunies da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Psicologia (ANPEPP) que, na sua ltima reunio, realizada em junho de 2010, contou com quatro grupos de trabalho (GT-7: Avaliao de crianas e adolescentes, GT-8: Avaliao de programas, GT-28: Mtodos projetivos nos contextos de avaliao psicolgica e GT-33; Pesquisa em avaliao psicolgica). Todos esses eventos, em geral, indicam que a rea da avaliao psicolgica cresceu muito nos ltimos 20 anos. Uma constatao desse crescimento pode tambm ser notada na quantidade de publicaes. Uma busca simples, para este artigo, realizada no INDEX-Psi6, que uma base de dados de artigos de peridicos brasileiros em psicologia, utilizando como palavra chave os descritores avaliao ou testes,
3 4 5 6 http://www.asbro.org.br. http://www.ibapnet.org.br. http://www.ibapnet.org.br/avalpsi.html. http://www.psi.bvs.br.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

Avaliao Psicolgica

resultou nos dados resumidos na Figura 2. Essa figura mostra um claro padro de crescimento no nmero de publicaes nos ltimos anos. H um padro relativamente constante entre 1985 at 1993, perodo em que se encontra, em mdia, 32 publicaes por ano. A partir de 1994, nota-se o inicio de um padro de crescimento, sendo que, nos ltimos cinco anos, excluindo-se o ano de 2010 por ainda estar em curso, observam-se, em mdia, 95 trabalhos por ano. Portanto, o que se pode visualizar que, na ltima dcada, a produo quase triplicou em relao dcada de 1980. Em termos de impacto na prtica profissional, com cer-

Figura 2. Nmero de artigos em peridicos, por ano, cujas palavras chave eram avaliao ou testes.

teza um marco histrico muito importante desse perodo foi a criao do Sistema de Avaliao dos Testes Psicolgicos (SATEPSI)7, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), ao final de 2001. Esse sistema resultado de uma srie de aes anteriores do CFP, na tentativa de responder a uma grande demanda de processos ticos envolvendo a avaliao psicolgica. O SATEPSI consiste em uma norma de certificao de instrumentos de avaliao psicolgica que avalia e qualifica os instrumentos em apto ou inapto para uso profissional, a partir da verificao objetiva de um conjunto de requisitos tcnicos mnimos (fundamentao terica, preciso, validade e normatizao), definidos pela rea (American Educational Research Association, American Psychological Association, Nacional Council on Measurement in Education, 1999; CFP, 2004; Nunes & Primi, 2010; Primi, Muniz & Nunes, 2009; Primi, Nascimento & Souza, 2004; Primi & Nunes, 2010). Esse sistema gerido por uma comisso consultiva em avaliao psicolgica mantida pelo CFP e por um grupo de pareceristas composto por pesquisadores e profissionais da rea. A comisso consultiva tambm auxilia a plenria do CFP a responder questionamentos da sociedade, por meio do oferecimento de consultoria tcnica sobre a rea. O SATEPSI tem como meta a elevao da qualidade dos instrumentos de avaliao psicolgica, uma vez que j havia sido notado que inmeros testes, utilizados na prtica profissional, no eram baseados em nenhum estudo que comprovasse seus fundamentos cientficos (Noronha, Primi & Alchirei, 2004; Pereira, Primi & Cobro, 2003). Isso configurava uma situao de um mal velado populao, difcil de ser descoberto, frente ao qual ela no possua mecanismos para se defender (Primi & Nunes, 2010).
7 http://www2.pol.org.br/satepsi/sistema/admin.cfm.

No cadastro do SATPSI, em 2004, havia 106 testes avaliados, sendo 51 desfavorveis (48,1%). Em 2010, h 214 testes, sendo 77 desfavorveis (35,9%), 114 favorveis (53,2%) e 23 em processo de anlise (10,7%). Portanto, o que se pode ver que, nos ltimos cinco anos, o nmero de testes praticamente dobrou. Essa medida provocou uma srie de efeitos indiretos na rea, tais como o aumento do investimento no desenvolvimento de instrumentos, o aquecimento do mercado de testes, uma divulgao de princpios tcnicos da qualidade dos testes entre os profissionais e estudantes, de forma que o SATEPSI tornou-se uma referncia para se lidar com outros setores da sociedade, consumidores da avaliao psicolgica, tais como a procuradoria da justia, polcia, dentre outros. Todas essa movimentao tem atrado a ateno internacional de organizaes congneres como a American Psychological Association (APA) Division 5 e a International Test Commission (ITC), por exemplo (Hutz & Primi, 2006; Nunes, Hutz & Nunes, 2010). importante destacar que embora existam sistemas de reviso de testes como o Buros Institute of Mental Measurements BIMM8, que j funciona h mais de 70 anos nos Estados Unidos, o Brasil pioneiro na implementao de um sistema de certificao baseado em critrios internacionais de qualidade de testes, de forma a abarcar todos os instrumentos usados profissionalmente em um pas. Medidas similares esto sendo feitas, por exemplo, pela European Federation of Psychologists Associations - EFPA, que preparou uma ficha de avaliao dos testes psicolgicos em 20089, a qual vem sendo utilizada por uma editora espanhola na avaliao de seus testes. interessante notar que os sistemas estrangeiros, como o BIMM, sistematizam informaes sobre reviso de instrumentos e as disponibilizam comunidade de profissionais e pesquisadores para que esses possam tomar decises mais eficazes ao escolherem instrumentos. Embora o SATEPSI, atualmente, informe somente um parecer com a deciso final (apto ou inapto para uso), ele est sendo organizado para fornecer informaes mais detalhadas sobe os testes em um banco de dados informatizado, disponibilizado aos profissionais pelo CFP nos moldes dos sistemas internacionais (Primi & Nunes, 2010). De maneira geral, pode-se argumentar que esses indicadores atestam uma avano importante na rea nos ltimos 10 anos. O aumento nas publicaes e nos instrumentos aprovados no SATEPSI indica um aumento de produtos qualificados, visto que ambos os sistemas envolvem avaliao por pares. Pode-se inferir indiretamente que h um avano no domnio de metodologias psicomtricas, uma vez que essa constitui-se como condio necessria para o desenvolvimento de instrumentos e realizao de estudos na rea. No contexto acadmico, nota-se um avano na organizao dos profissionais e pesquisadores e de disponibilizao de informaes qualificadas em bases de dados de revistas cientficas, o que se tornam recursos valiosos para a prtica profissional. Contudo, difcil saber o quanto esses avanos esto refletindo na prtica profissional, ou seja, o quanto o psiclogo est consumindo criticamente esse conhecimento
8 9 http://www.unl.edu/buros/bimm/index.html. http://www.efpa.eu/professional-development/tests-and-testing.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

31

R. Primi

e transformando sua prtica. Mas um avano j notvel: o aumento da produo de recursos e informaes qualificadas.

Direes Futuras
Diante do crescimento que se observa nos ltimos anos, podemos nos questionar quais caminhos seriam importantes trilharmos para desenvolver ainda mais a rea no Brasil. Tal reflexo foi feita em trs reas amplas: (a) avanos metodolgicos e tecnolgicos, (b) integrao de abordagens e avano dos seus mtodos, (c) validade consequencial e relevncia social e (d) incentivo formao e criao da especialidade em avaliao psicolgica. Em relao dimenso metodolgica, como foi observado, nos ltimos anos pode ser notado um avano importante. J existe um nmero considervel de artigos fazendo uso de mtodos mais avanados como, por exemplo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Anlise Fatorial Confirmatria. Em termos de avanos tecnolgicos tambm encontram-se exemplos de testagem informatizada e confeco de relatrios via web j disponveis para testes comercializados. Entretanto, esses avanos representam ainda o incio de uma nova fase que se deve buscar atingir. Com os recursos tecnolgicos disponveis, no se torna mais necessrio realizar tarefas mecnicas de maneira manual (cotao, correo, converso de escores etc.). Uma srie de procedimentos envolvidos na avaliao pode ser auxiliada pelo computador, nas mais variadas maneiras, tais como a aplicao em si, a correo e auxlio na confeco de relatrios. O avano tecnolgico abre uma gama de possibilidades para a avaliao psicolgica como a aplicao de testes via web, a utilizao de diferentes estmulos multimdia, uma riqueza maior na interao do sujeito com os instrumentos e coleta de novas informaes no disponveis em testes tradicionais (ver, por exemplo, Miguel & Primi, 2010; Muniz, Seabra, Primi & Miguel, 2010; Primi, 1998, 2002; Primi, Cruz, Muniz & Petrini, 2006; Santos & Primi, 2005). A juno da tecnologia com as metodologias da TRI permite a criao de testes adaptativos computadorizados, os quais utilizam bancos de itens que permitem a otimizao do teste por meio da seleo de itens mais adequados quela avaliao, de forma a adaptar o teste ao sujeito, em razo da dificuldade das questes, por exemplo, permitindo dessa forma uma avaliao mais curta e mais precisa (Nunes & Primi, 2009). Evidentemente que todo esse avano depende do desenvolvimento de softwares e ferramentas tecnolgicas aliado implementao de modelos psicomtricos da TRI. Considerando-se que a comunidade cientfica brasileira j demonstra possuir domnio dessas ferramentas, espera-se, portanto, ver o desenvolvimento da rea caminhar para o uso mais disseminado da avaliao informatizada baseada no emprego da TRI. Um outro avano metodolgico importante embasa-se na utilizao da TRI como meio para o aprimoramento da interpretao de medidas (Primi, 2004). A interpretao dos escores de um teste tradicionalmente conferida por meio de referncia norma, que compara os escores obtidos por um indivduo com os escores obtidos por um grupo de referncia (grupo normativo), indicando a posio relativa desse escore
32

frente ao grupo (Cronbach, 1996). Entretanto, esse tipo de informao descritiva no permite afirmar de maneira mais substancial quais caractersticas descrevem as pessoas nos diferentes nveis da escala ou entender o que determinado nvel na escala significa em termos dos processos mentais do construto que o instrumento tenta avaliar. Esse problema tem sido referido como mtrica arbitrria (Blanton & Jaccard, 2006). Recentemente, Embretson (2006) props integrar a psicologia cognitiva com a TRI, em um procedimento chamado Interpretao Referenciada no Item. Como a TRI modela a relao entre escala numrica (os diversos nveis no construto) e a resposta a cada item em particular, ela possibilita definir, para cada nvel da escala, quais seriam os padres de resposta esperados aos itens do teste. Assim, conhecendo melhor os itens, por exemplo, por meio de anlises mais aprofundadas do contedo e do processo de resposta, pode-se elaborar interpretaes fazendo-se referncia a esses elementos, conferindo um sentido mais aprofundado mtrica da escala. Esse procedimento tem sido aplicado, por exemplo, em testes psicolgicos que avaliam o raciocnio indutivo (Primi, 1998, 2000), na anlise do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (ENADE) de Psicologia (Primi, Hutz & Silva, submetido) e na interpretao da Bateria Fatorial da Personalidade (Primi, Carvalho, Miguel & Muniz, 2010). Esse tipo de aprimoramento uma contribuio importante da psicologia para a construo de medidas em cincias humanas, trazendo seu conhecimento sobre validao de construtos e operacionalizao de medidas (Wilson, 2005). Pela perspectiva dos estilos de pensamento em avaliao, que culminam na nfase nomottica/psicomtrica versus idiogrfica/clnica, nota-se que os pontos levantados anteriormente derivam de procedimentos mais psicomtricos de refinamento de medidas das dimenses psicolgicas. Mas h igual necessidade de aplicao de mtodos de anlise centrados no nvel dos indivduos ou de seus perfis. Para isso, necessrio focar-se um nvel acima (dos indivduos/ perfis) do que aquele habitualmente estudado (dos itens/variveis latentes). Ao se analisar a literatura sobre avaliao, nota-se uma nfase mais psicomtrica, objetivada na anlise fatorial de variveis, por exemplo, buscando-se refinar as dimenses que, a despeito de sua grande importncia, no so suficientes para esclarecer como o conjunto de dimenses avaliadas em um teste, quando combinado em um perfil, ir conseguir descrever os diferentes subtipos existentes. Depois de se validar as dimenses, provando sua estrutura interna e consistncia, seguem-se outras questes (e.g., Quais perfis ou tipos de pessoas essas dimenses descrevem? Como devem ser interpretados?), as quais so respondidas por meio de mtodos que buscam analisar perfis e agrupar pessoas (ver exemplos em Ackerman & Beier, 2003; Almeida & Primi 2004; Westen & Shedler, 1999a, 1999b). Contudo, mesmo diante da importncia desse tipo de estudo, o que se pode notar uma escassez de pesquisas que faam uso desse enfoque. Portanto, nota-se a necessidade de desenvolvimento de investigaes que utilizem a anlise de conglomerados ou a metodologia Q, que consiste em uma anlise fatorial que busca agrupar pessoas (linhas da matriz), ao invs da habitual anlise de variveis (colunas da matriz). Tais mtodos buscam descobrir agrupamento de pessoas com perfis semelhantes, de forma a se poder analisar como esses grupos so descritos
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

Avaliao Psicolgica

a partir de sua configurao nos construtos avaliados (Block, 2008; ver tambm http://qmethod.org/ para mais detalhes da metodologia Q). Ainda com relao aos avanos metodolgicos, uma rea que seguramente pode se desenvolver bastante com o emprego de mtodos mais avanados a dos mtodos projetivos. H uma tradio antiga de trabalhos nessa rea no Brasil, sendo que, durante muito tempo, predominou, em relao a esse mtodo, a disseminao de uma ideia errnea de que no seria possvel aplicar mtodos psicomtricos clssicos na validao dessas tcnicas. Por ocasio da criao e implementao do SATEPSI, essa discusso foi aprofundada e felizmente se construiu um consenso de que os princpios de validao psicomtricos so adequados para todos os tipos de tcnicas, incluindo as projetivas. Mas o ponto central situa-se na constatao de que essas tcnicas tm peculiaridades que requerem mtodos psicomtricos mais avanados, diferentes dos habitualmente empregados. Como exemplo, podemos citar as discusses que so feitas na anlise de validade convergente entre Rorschach e MMPI (Meyer, 1999) ou na anlise fatorial das variveis no Zulliger (Villemor-Amaral & Primi, 2009). A metodologia de anlise de perfis anteriormente discutida pode tambm ser til para o desenvolvimento de pesquisas com as tcnicas projetivas. Como esses mtodos so centrados na anlise multivariada de semelhanas sistemticas entre pessoas, eles so mais prximos do raciocnio clnico tambm subjacente a essas tcnicas. Contudo, o ponto principal a ser destacado o fato que essa rea necessita de um avano no conhecimento sobre metodologia e mtodos quantitativos para se desenvolver. muito importante para a rea que isso ocorra, visto que a literatura tem mostrado a riqueza das informaes que podem ser obtidas quando se utilizam mtodos de avaliao diversificados. Meyer e cols. (2001), por exemplo, reuniram estudos de meta-anlise sobre a validade de testes psicolgicos comparados aos testes mdicos e concluram que ambos apresentam validade comparvel, e que o emprego de mtodos diversificados pode trazer informaes nicas. Sugerem, ainda, que as avaliaes que usam mltiplos mtodos so mais eficazes e que clnicos que fazem avaliaes exclusivamente com entrevistas e observao so propensos a entendimentos incompletos. Em outro estudo muito interessante, Shedler, Mayman e Manis (1993) demonstraram que um grupo de pessoas que se relatavam saudveis em escalas de autorrelato, na verdade, no podiam ser assim classificadas quando foram avaliadas em medidas psicofisiolgicas de estresse. Entretanto, clnicos usando uma tcnica projetiva conseguiram identificar essas pessoas pelo uso de mecanismos de negao de estresse. Esse estudo um exemplo importante da utilidade dessas tcnicas na avaliao. Em um nvel mais amplo, saindo das questes relativas aos itens-escalas e perfis de pessoas, e direcionando-se ao contexto em que os instrumentos so usados, veremos que vrias consequncias sociais se desdobram em funo do uso que feito desses instrumentos, suscitando questes importantes da avaliao que requerem investigaes especficas. Essas questes apresentam uma grande relevncia social e se relacionam diretamente com as crticas mais amplas avaliao, embora no tenham sido sistematicamente estudadas. Essas questes foram colocadas por Messick (1980) ao
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

conceituar a validade como um julgamento avaliativo amplo da adequao e apropriabilidade das inferncias derivadas dos escores dos testes em quatro facetas progressivas: (a) base evidencial da interpretao, que indica um sumrio indutivo de evidncias empricas que apoiam o sentido do construto que est sendo atribudo aos escores do teste; (b) base evidencial do uso, que indica o racional e evidncias da relevncia do construto e utilidade dos escores para aplicaes especficas; (c) base consequencial da interpretao, que indica uma apreciao das implicaes de valor das interpretaes dos escores do teste e sua coerncia com o sentido do construto que est sendo atribudo; e (d) base consequencial do uso, indicando a apreciao das consequncias sociais potenciais do uso pretendidos para o teste, comparada s consequncias observadas de fato quando usado. As informaes sobre base evidencial so aquelas decorrentes dos estudos clssicos de validade. J os estudos de base consequencial investigam questes mais amplas como, por exemplo, se a avaliao cognitiva no diagnstico de crianas com dificuldades de aprendizagem de fato contribui para intervenes mais eficazes e promoo do desenvolvimento dessas crianas; se a avaliao psicolgica em processos seletivos contribui para produzir uma organizao mais eficaz e competente; se determinadas interpretaes dos testes tm uma conotao negativa inadequada, gerando prejuzo no intencional s pessoas avaliadas. Em suma, tais estudos versam sobre as consequncias do uso da avaliao psicolgica e coeso desse uso com os propsitos mais gerais de desenvolvimento das pessoas. Em essncia, essas questes equacionam o compromisso social da psicologia no mbito da avaliao, indagando se suas tcnicas esto sendo teis e eticamente apropriadas aos setores sociais que consomem seus servios. Como foi salientado, embora existam muitas crticas dentro da psicologia direcionados avaliao psicolgica em relao a esses aspectos, poucas ou nenhuma dessas crticas tm se transformado em pesquisas que buscam verificar elementos da validade consequencial. Ento, a transformao dessas crticas em estudos bem delineados de validade consequencial se torna um passo importante na direo do aprimoramento da rea. Por ltimo, h a questo da formao profissional, que um problema geral, no s restrito psicologia ou avaliao. No entanto, como o avano da rea depende de competncias mais complexas, tais como raciocnio matemtico, conhecimentos de estatstica e de mtodos de pesquisa, a rea acaba sendo bastante afetada pela m formao. Em um estudo dos dados do ENADE, Primi e cols. (submetido) mostram que poucos estudantes que se formam apresentam competncias mais complexas ligadas compreenso de dados estatsticos e do raciocnio crtico ligado investigao cientfica. Portanto, o avano da rea requer uma melhora substancial nessa formao especfica e em medidas que de fato promovam a integrao entre pesquisa e prtica profissional. O uso dos recursos tecnolgicos, por um lado, pode ser um aliado importante para a formao na rea. Por outro, necessria uma maior qualificao da crtica em relao avaliao psicolgica de forma a dissolver falsos dilemas e evitar a perpetuao de preconceitos simplistas de que a avaliao uma atividade tcnica alienada e descompromissada socialmente,
33

R. Primi

fato que acaba desmotivando jovens estudantes a seguir se aprofundando na rea. Outro ponto importante relacionado formao a criao da especialidade em avaliao psicolgica. Tal pedido j foi solicitado ao CFP, mas at o momento no foi aceito, com o argumento que a avaliao psicolgica no corresponde a uma atividade profissional especfica, mas sim geral, que perpassa todas as atividades do psiclogo nas mais diversas reas. Ainda que esse ponto seja verdadeiro, a criao da especialidade no tem o intuito de proibir essa prtica aos no especialistas, j que nenhum psiclogo impedido de exercer a profisso pelo simples fato de no possuir um ttulo de especialista; mas sim reconhecer que existe um campo prprio de conhecimentos especficos, como se argumenta ao longo de todo esse texto, e reconhecer o mrito dos profissionais que eventualmente venham aprofundar seus estudos nas diversas reas desse campo. Esse fato poder estimular a criao de cursos especficos e outras medidas que podem melhorar a formao na rea. Talvez a resistncia em relao especialidade em avaliao psicolgica seja oriunda de um setor da psicologia que faz uso de uma concepo diferente de avaliao, que no to sistematizada e no usa instrumentos, confiando mais em procedimentos livres como entrevista e observao. Assim, a aprovao da especialidade se torna implicitamente um reconhecimento do valor do uso de instrumentos, que no uma prtica valorizada nesse grupo. Talvez por esse motivo haja tanta resistncia. No entanto, como j se afirmou, a literatura tem apontado que as prticas mais competentes e eticamente compromissadas so aquelas que se utilizam de todos os recursos disponveis (abordagem multimtodo com instrumentos diversos e outros procedimentos) e em todos os nveis importantes (testes, pessoas e contexto). Portanto, se for esse o caso, torna-se necessrio um avano em direo a esse entendimento para que a especialidade seja aceita. E quando isso ocorrer ser um sinal que a psicologia deu mais um passo importante em direo ao desenvolvimento da rea.

Referncias
Ackerman, P. L., & Beier, M. F. (2003). Intelligence, personality and interests in the carrer choice process. Journal of Carrer Assessment, 11, 205-218. Almeida, L. S., & Primi, R. (2004). Perfis de capacidades cognitivas na Bateria de Provas de Raciocnio (BPR-5). Psicologia Escolar e Educacional, 8, 135-144. American Educational Research Association, American Psychological Association, Nacional Council on Measurement in Education (1999). Standards for educational and psychological testing. Washington, DC: American Educational Research Association. Anastasi, A., & Urbina, S. (2000). Testagem psicolgica. Porto Alegre: Artes Mdicas. Blanton, H., & Jaccard, J. (2006). Arbitrary metrics in psychology. American Psychologist, 61, 27-41. Block, J. (2008). The Q-sort in character appraisal: Encoding subjective impressions of persons quantitatively. Washington, DC: American Psychological Association.

Borsboom, D. Mellenbergh, G. J., & Heerden, J. V. (2004). The concept of validity. Psychological Review, 111, 1061-1071. Cattell, R. B. (1957). Personality and motivation structure and measurement. New York: World Book. Cattell, R. B. (1965). Anlise cientfica da personalidade. So Paulo: Ibrasa. Cattell, R. B. (1973). Personality structure: Principles common to Q-, L- and T-Data. Em R. B. Cattell (1973), Personality and mood by questionnaire: A handbook of interpretative theory, psychometrics and practical procedures (pp. 1-63). San Francisco: Jossey-Bass. Conselho Federal de Psicologia CFP (2001). Resoluo N 002/2003. Braslia: CFP. Conselho Federal de Psicologia CFP (2004). Avaliao dos testes psicolgicos: relatrio. Braslia: CFP. Cronbach, L. J. (1996). Fundamentos da testagem psicolgica. Porto Alegre: Artes Mdicas. Embretson, S. E. (2006). The continued search for nonarbitrary metrics in psychology. American Psychologist, 61, 50-55. Gottfredson, L., & Saklosfske, D. H. (2009). Intelligence: Foundations and issues in assessment. Canadian Psychology, 50, 183-195 Hutz, C. S., & Primi, R. (2006). Psychological assessment in Brazil: Current trends and challenges. The Score (Newsletter APA), 37, 17-18. Messick, S. (1980). Test validity and the ethics of assessment. American Psychologist, 35, 1012-1027. Meyer, G. J. (1999). The convergent validity of MMPI and Rorschach scales: An extension using profile scores to define response/character styles on both methods and a re-examination of simple Rorschach response frequency. Journal of Personality Assessment, 72, 1-35. Meyer, G. J., Finn, S. E., Eyde, L. D., Kay, G. G., Moreland, K. L., Dies, Robert R., Eisman, E. J., Kubiszyn, T. W., & Read, G. M. (2001). Psychological testing and psychological assessment: A review of evidence and issues. American Psychologist, 56, 128-165. Miguel, F. K., & Primi, R. (2010). Teste Informatizado de Percepo de Emoes Primrias. Em M. C. R. A. Joly & C. Reppold (Orgs.), Estudos de testes informatizados para avaliao psicolgica. So Paulo: Casa do Psiclogo. Millon, T., Grossman, S., Millon, C., Meagher, S., & Ramnath, R. (2004). Personality disorders in modern life. New Jersey: John Willey & Sons. Muniz, J. (2004). La validacin de los tests. Metodologa de las Ciencias del Comportamiento, 5, 121-141. Muniz, M., Seabra, A. G., Primi, R., & Miguel, F. K. (2010). Teste Dinmico Informatizado para avaliar o raciocnio indutivo em crianas-TEDRI. Em M. C. R. A. Joly & C. Reppold (Orgs.), Estudos de testes informatizados para avaliao psicolgica. So Paulo: Casa do Psiclogo. Noronha, A. P. P., Primi, R., & Alchirei, J. C. (2004). Parmetros psicomtricos: uma anlise de testes psicolgicos comercializados no Brasil. Psicologia Cincia e Profisso, 24, 88-89. Nunes, C. H. S. S., Hutz, C. S., & Nunes, M. F. O. (2010). Brazilian Psychological Assessment Association: Objectives, actions, and projects, Testing International (ITC), 23, 4. Nunes, C. H. S. S., & Primi, R (2009). Teoria de resposta ao item: conceitos e aplicaes na Psicologia e na Educao. Em C. S. Hutz (Org.), Avanos e polmicas em avaliao psicolgica (pp. 25-69). So Paulo: Casa do Psiclogo.

34

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

Avaliao Psicolgica

Nunes, C. H. S. S., & Primi, R (2010). Aspectos tcnicos e conceituais da ficha de avaliao dos testes psicolgicos. Em Conselho Federal de Psicologia - CFP (Org.), Avaliao psicolgica: diretrizes na regulamentao da profisso (pp. 101-128). Braslia: CFP. Pereira, F. M., Primi, R., & Cobro, C. (2003). Validade de testes utilizados em seleo de pessoal segundo recrutadores. Psicologia: Teoria e Prtica, 5, 83-98. Primi, R. (1998). Desenvolvimento de um instrumento informatizado para avaliao do raciocnio analtico. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo. Primi, R. (2000). Testes informatizados de inteligncia: dos produtos aos processos cognitivos Em M. J. Gonalves, E. C. Macedo, A. L. Sannyey & F. C. Capovilla (Orgs.), Tecnologia em (re)habilitao cognitiva: a dinmica clnica-teoria-pesquisa (pp. 30-37). So Paulo: Centro Universitrio So Camilo. Primi, R. (2002). Complexity of geometric inductive reasoning tasks: Contribution to the understanding of fluid intelligence. Intelligence, 30, 41-70. Primi, R. (2003). Inteligncia: avanos nos modelos tericos e nos instrumentos de medida. Avaliao Psicolgica, 2, 67-77. Primi, R. (2004). Avanos na interpretao de escalas com a aplicao da Teoria de Resposta ao Item. Avaliao Psicolgica, 3, 53-58. Primi, R., Carvalho, L. F., Miguel, F. K., & Muniz, M. (2010). Resultado dos fatores da BFP por meio da Teoria de Resposta ao Item: interpretao referenciada no item. Em C. H. S. S. Nunes, C. Hutz & M. F. O. Nunes (Org.), Bateria Fatorial de Personalidade (BFP): manual tcnico. (pp. 153-170). So Paulo: Casa do Psiclogo. Primi, R., Cruz, M. B. Z., Muniz, M., & Petrini, M. C. (2006). Validade de construto de um instrumento informatizado de avaliao dinmica da inteligncia fluida. Psico (PUCRS), 37, 109-122. Primi, R., Hutz. C. S., & Silva, M. C. R. (submetido). A prova do ENADE de Psicologia 2006: concepo, construo e anlise da prova. Primi, R., Muniz, M., & Nunes, C. H. S. S. (2009). Definies contemporneas de validade de testes psicolgicos. Em C. S. Hutz (Org.), Avanos e polmicas em avaliao psicolgica (pp. 243265). So Paulo: Casa do Psiclogo.

Primi, R., Nascimento, R. S. G. F., & Souza, A. S. (2004). Critrios para avaliao de testes psicolgicos. Em Conselho Federal de Psicologia - CFP (Org.), Avaliao dos testes psicolgicos: relatrio (pp. 31-55). Braslia: CFP. Primi, R., & Nunes, C. H. S. S. (2010). O SATEPSI: propostas de aprimoramento. Em Conselho Federal de Psicologia CFP (Org.), Avaliao psicolgica: diretrizes na regulamentao da profisso (pp. 129-148). Braslia: CFP. Rodgers, J. L. (2010). The epistemology of mathematical and statistical modeling: A quiet methodological revolution. American Psychologist, 65, 1-12. Santos, M. A., & Primi, R. (2005). Desenvolvimento de um teste informatizado para a avaliao do raciocnio, da memria e da velocidade de processamento. Estudos de Psicologia (Campinas), 22, 241-254. Shedler, J., Mayman, M., & Manis, M. (1993). The illusion of mental health. American Psychologist, 48, 1117-1131. Tavares, M. (2003). Validade clnica. Psico-USF, 8, 125-136. Villemor-Amaral, A. E., & Primi, R. (2009). O Teste de Zulliger no Sistema Compreensivo ZSC Forma Individual. So Paulo: Casa do Psiclogo. Westen, D., & Shedler, J. (1999a). Revising and assessing Axis II, Part I: Developing a clinically and empirically valid assessment method. American Journal of Psychiatry, 156, 258-272. Westen, D., & Shedler, J. (1999b). Revising and assessing Axis II, Part II: Toward an empirically based clinically useful classification of personality disorders. American Journal of Psychiatry, 156, 273-285. Wilson, M. (2005). Constructing measures: A item response modeling approach. New Jersey: Lawrence Erlbaum. Wright, B. D. (1999). Fundamental measurement for Psychology. Em S. E. Embretson & S . L. Hershberger (Orgs.), The new rules of measurement: What every psychologist and educator should know (pp. 65-103). New Jersey: Lawrence Erlbaum. Wright, B. D., & Stone, M. H. (2004). Making measures. Chicago: The Phaneron Press.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, 2010, Vol. 26 n. especial, pp. 25-3

35

You might also like