You are on page 1of 5

ANLISE SINTTICA

A parte da gramtica que estuda as combinaes e relaes entre as palavras chama-se SINTAXE. Interessam sintaxe: a) b) c) d) FUNO SINTTICA - a funo das palavras na frase. SINTAXE DE COLOCAO - a ordem das palavras na frase. SINTAXE DE CONCORDNCIA - a concordncia das palavras na frase. SINTAXE DE RGENCIA - a dependncia das palavras na frase.

A anlise sinttica examina a estrutura do perodo, divide e classifica as oraes que o constituem e reconhece a funo sinttica dos termos de cada orao. Preliminarmente necessrio distinguir alguns conceitos importantes para que possa entender e realizar a anlise sinttica. (Frase, orao, perodo, termo).

FRASE
D-se o nome de frase a unidade mnima de comunicao lingstica. todo enunciado capaz de transmitir, a quem nos ouve ou l, tudo o que pensamos, queremos ou sentimos, ou seja, capaz de transmitir uma informao de sentido completo. Pode revestir as mais variadas formas, desde as simples palavras at o perodo mais complexo, elaborado segundo os padres sintticos do idioma. Ex: Socorro! muito obrigado! Cada um por si Deus por todos. As luzes da cidade estavam adormecidas. Tropas do exrcito regular da sul, ajudadas pelos seus aliados brancos de almmar, tinham sido levadas em helicpteros para o lugar onde se presumia estivesse o inimigo, mas este se havia sumido por completo.

Obs: So chamadas frases nominais aquelas que se apresentam sem verbo. Quanto ao sentido, as frases classificam-se em: DECLARATIVAS: declara-se alguma coisa ou enuncia-se um juzo acerca de algum ou algo. A retificao da velha estrada uma obra inadivel. INTERROGATIVAS: encerram uma interrogao. Por que voc esta triste? IMPERATIVAS: contm uma ordem, proibio, exortao ou pedido. Cale-se! Respeite este templo. Segue teu ruma e canta em paz. EXCLAMATIVAS: traduzem admirao, surpresa, arrependimento. Como me enganei! No voltam mais! OPTATIVAS: exprimem um desejo. Bons ventos o levem!! Oxal no venha hoje. IMPRECATIVAS: encerram uma imprecao. (desejo expresso de que algo de mau acontea a um ser ou a uma coisa; praga, maldio, vociferao). Esta luz me falte, se eu minto, senhor! No encontres amor nas mulheres! Maldito seja que arme ciladas no seu caminho!

ORAO
Orao a frase de estrutura sinttica que apresenta sujeito e predicado, e, excepcionalmente s predicado. a frase ou parte dela que se organiza em torno de um verbo ou locuo verbal. A distncia alimenta o sonho a distncia = sujeito alimenta o sonho = predicado alimenta = verbo Nas oraes as palavras esto relacionadas entre si, como parte de um conjunto harmnico. As palavras, ou conjunto de palavras que desempenham uma funo sinttica dentro da orao so chamados de TERMOS. Assim cada termo (ou unidade sinttica) desempenha uma funo sinttica na orao. Clarissa baixa os olhos. O Brasil controlava o mercado mundial. Amanhece no cais do porto do Rio de Janeiro. tarde. Sujeito Verbo Predicado

PERODO
Chamamos de perodo a frase constituda de uma ou mais oraes. O perodo tem um sentido autnomo, acabado, e sempre termina com uma pausa conclusa (ponto final, exclamao, interrogao, reticncias e s vezes dois pontos). Sempre aberto com letra maiscula. Ele pode ser: PERODO SIMPLES: o perodo formado por uma s orao. Neste caso h um nico verbo ou locuo verbal. A sala de refeies est cheia. 3

Ela toca violo. obs: As oraes de perodo simples so chamadas de oraes absolutas PERODO COMPOSTO: o perodo formado por duas ou mais oraes. Neste caso h quantos verbos quantas forem as oraes.

[ No sei ] [ se ele toca violo. ] [ Ele notou ] [ que a sala de refeies estava cheia ]

ANLISE SINTTICA (SINTAXE)


Para o estuda da sintaxe (ou a anlise sinttica) devemos avaliar e compreender os termos da orao. Eles podem ser: ESSENCIAIS: So termos fundamentais para a orao. So eles: 1. sujeito 2. predicado INTEGRANTES: Eles completam o sentido da orao, so indispensveis a compreenso do enunciado. 1. objeto direto 2. objeto indireto 3. complemento nominal 4. agente da passiva na orao. ACESSRIOS: desempenham funo secundria

1. adjunto adnominal 2. adjunto adverbial 3. vocativo 4. aposto

You might also like