You are on page 1of 3

______________________________________________________________________

Avaliao da biblioteca escolar 2011/12 A avaliao da biblioteca escolar (BE) deve constituir-se como um processo formativo, contnuo e sistemtico de monitorizao, reflexo e conhecimento do trabalho da BE e da forma de o ir melhorando. neste contexto, que entendemos til proceder a algumas modificaes na aplicao informtica(v.2011/12), de modo a induzir na cultura de avaliao da escola e da biblioteca, hbitos de registo e anlise de informao mais regulares, que possam ir dando, de um modo continuado, algum retorno sobre as prticas e progressos que vo sendo realizados, promovendo uma melhor gesto do tempo e do conjunto de todo o processo de avaliao. Assim sendo, a aplicao informtica passa a disponibilizar o acesso em 3 fases distintas (1 fase 24 de outubro a 15 de janeiro; 2 fase de 16 de janeiro a 15 de abril e 3 fase de 16 de abril a 15 de agosto), de modo a permitir trimestralmente a introduo dados e informaes, facilitando o registo gradual de resultados e o desenvolvimento de avaliaes formativas intermdias, j concretizadas por muitas BE no final de cada perodo letivo, sem que nelas se tire o devido partido das potencialidades do Modelo de avaliao da biblioteca escolar (MABE) e uso daquela aplicao. Esta utilizao em 3 fases, com a possibilidade de visualizar e descarregar dados e grficos de forma independente em cada uma das fases, facilitar ainda, por exemplo, a comparao e anlise da evoluo de resultados em diferentes momentos de observao de alunos envolvidos em determinado projeto ou atividade formativa com a BE; uma melhor perceo das diferenas que separam as respostas a determinado questionrio aplicado no incio e no final do ano letivo, aps interveno da BE; ou uma viso mais diacrnica das oscilaes verificadas nos movimentos de circulao e emprstimo e noutras medidas estatsticas que a BE vai registando ao longo do ano. Deste modo, procura-se contrariar uma viso sumativa que encara a avaliao como uma tarefa a que se d ateno apenas no final do ano letivo, usando para o efeito questionrios, grelhas e dados trabalhados de modo mais ou menos concentrado, contrria ao sentido formativo que deve caracterizar o processo avaliao. Para que este processo de avaliao seja bem sucedido no basta, contudo, modificar o modo como gerimos o tempo ou exploramos as ferramentas ao nosso dispor, sendo fulcral destacar alguns pontos a ter em conta desde j, no incio deste ano letivo e aps a abertura da aplicao informtica (Fase 1).

Modelo de avaliao da biblioteca escolar

______________________________________________________________________
1) Escolha, em articulao com a escola, do domnio a avaliar; registo do domnio selecionado na aplicao informtica e parametrizao dos instrumentos que o compem, de modo a poder comear a utiliz-la; 2) Anlise dos Indicadores, Fatores Crticos e Nveis de Desempenho que indicam e servem de base de referncia dos aspetos a avaliar no mbito do domnio selecionado, para saber o que est em causa nesta avaliao especfica; 3) Identificao de todas as fontes de evidncias a que deve recorrer-se para poder avaliar a BE naqueles aspetos (documentao, instrumentos, dados estatsticos, outros), de modo a garantir a recolha e salvaguarda ao longo do ano de todos os registos necessrios; 4) Verificao nas diferentes fontes, das questes ou tpicos que iro contribuir para a obteno de evidncias e resposta a cada aspeto em avaliao no domnio dado; 5) Estabelecimento de um calendrio e metodologia para a aplicao de questionrios e listas de verificao (domnio D) uma ou duas vezes, consoante opo de cada escola; 6) Definio, de acordo com o PAA da BE e os projetos ou atividades de articulao nele previstos, dos contextos e calendarizao da aplicao de grelhas de observao e de anlise de trabalhos (domnios A, B e C), de forma a poder estabelecer-se um ponto de partida que sirva de base de comparao para as observaes posteriores e permita medir os progressos realizados atravs do contributo da BE; 7) Registo na aplicao dos dados e informaes relevantes que forem sendo recolhidos e coligidos, de modo a facilitar o balano intercalar do trabalho desenvolvido pela BE em cada perodo letivo. A par destas orientaes, so ainda introduzidas algumas melhorias a nvel da aplicao informtica: 1) Dada a nfase e relevo assumidos pelos dados obtidos em cada fase, de modo a viabilizar uma avaliao comparativa e de progresso dos resultados, o relatrio final deixa de incluir o anexo com o tratamento de dados, que sendo fornecidos como um somatrio, distorciam aquela possibilidade de leitura. Mantm-se, contudo, caso as escolas o desejem, a possibilidade de descarregarem estes dados finais, mas num documento autnomo, i.e., separado do relatrio. Com esta alterao, esperamos reduzir a dimenso total dos relatrios e ajudar a contrariar a redundncia muitas vezes verificada entre os dados quantitativos constantes dos anexos e a sua reproduo simples no corpo do relatrio, sem a devida anlise e interpretao, estas sim, elementos essenciais a constar no relatrio;

Modelo de avaliao da biblioteca escolar

______________________________________________________________________
2) A opo para reenvio de questionrios deixa de estar disponvel, simplificando-se, deste modo, os procedimentos de gesto dos formulrios enviados e recebidos; 3) Os campos de texto das diferentes seces do relatrio de avaliao passam a permitir um mximo de 2500 carateres, em lugar dos anteriores 1500. No que diz respeito aplicao do MABE em 2011/12, esta prosseguir, semelhana do que aconteceu no ano transato, nas Escolas do 1 Ciclo do Ensino Bsico com maior nmero de alunos, nas Escolas dos 2 e 3 Ciclos do Ensino Bsico e nas Escolas do Ensino Secundrio.

Tendo em considerao a multiplicidade de situaes em termos do nmero de BE e de professores bibliotecrios existentes nos agrupamentos, reedita-se o seguinte quadro de orientao, relativo aplicao do MABE:
N. de PB N. mximo de BE a avaliar Observaes

1(13h) 1

1 2

2 3

4 6

Escola sede Privilegiar na seleo das BE a continuidade da avaliao realizada no ano letivo anterior. Ex. 2010.11 - EB23+ES; 2011.12 - EB23+ES (e no EB1/ JI) Procurar que cada PB efetive a avaliao em bibliotecas de escolas com nveis sequenciais. Ex. 1CEB+EB23 ou EB23+ES Procurar que cada PB efetive a avaliao em bibliotecas de escolas com nveis sequenciais Ex. 1 CEB+EB23 ou EB23+ES

Modelo de avaliao da biblioteca escolar

You might also like