You are on page 1of 5

Funes da linguagem

Prof. Joo Marcos De Camillis Gil

FUNES DA LINGUAGEM O primeiro lingista a estabelecer funcionamentos (funes) distintas para a linguagem foi o alemo Karl Bhler, determinando que haveria trs funes bsicas na comunicao: EXPRESSIVA, INFORMATIVA E ESTTICA. Mais tarde, o lingista russo Roman Jakobson duplicou estas funes baseando-se nos seis elementos que constituem o processo comunicativo, a saber: REFERENTE (contexto) 3 EMISSOR 1 MENSAGEM 6 CDIGO 4 \ CANAL 5 2 RECEPTOR

Segundo Jakobson, a cada um desses elementos estaria diretamente ligado um funcionamento diferente do sistema lingstico. Deste modo: 1 FUNO EMOTIVA ou EXPRESSIVA Associa-se diretamente ao EMISSOR. Caracteriza-se pela transmisso de emoes, sentimentos, sensaes, opinies, pontos de vista, julgamentos, etc. relacionados ao sujeito-emissor. H, como caracterstica bsica, embora no necessria, o predomnio da primeira pessoa verbal (EU/NS), bem como o emprego freqente de interjeies e exclamaes. Podem-se citar como bons exemplos as confisses, as cartas de amor apaixonadas, poemas lricos em primeira pessoa, etc.

Funes da linguagem
Prof. Joo Marcos De Camillis Gil

2 FUNO APELATIVA ou CONATIVA a que se liga ao RECEPTOR no processo da comunicao procurando persuadi-lo, seduzi-lo, convenc-lo, engan-lo, etc. H um certo predomnio de sujeito-receptor (TU/VS, VOCS, VOSSA SENHORIA...). Bons exemplos so a linguagem publicitria, a linguagem dos vendedores, as cantadas e, em muitos casos, a linguagem dos professores em sala de aula. 3 FUNO REFERENCIAL, INFORMATIVA, DENOTATIVA ou COGNITIVA Liga-se ao assunto, ao REFERENTE, ao contexto. Sua caracterstica mais fundamental a transmisso de informaes e conhecimentos. Como exemplos essenciais tm-se a linguagem dos jornalistas, os livros didticos, aulas, palestras, conferncias, etc. 4 FUNO METALINGSTICA Relaciona-se ao prprio CDIGO de comunicao lingstica (VERBAL ou NO-VERBAL) que estiver sendo utilizado. Caracteriza-se pela referncia da linguagem a si mesma ou pela referncia de um tipo de linguagem a outro. Alguns exemplos so a crtica literria, metapoemas (poemas que se referem prpria poesia), dicionrios em geral, etc. 5 FUNO FTICA Associa-se ao CANAL da comunicao, verificando se est em funcionamento, ligando-o ou desligando-o. Caracterizam-na mensagens que, nica e simplesmente, faam uma espcie de exame do canal. Alguns exemplos so saudaes e cumprimentos dirios como BOM DIA! COMO VAI? TUDO BEM? Chaves telefnicos como AL, EST ME OUVINDO? POSSO FALAR?, etc. 6 FUNO POTICA Liga-se prpria MENSAGEM e se caracteriza pela nfase da mensagem em si mesma de modo a que seja, ela prpria, uma espcie de obra de arte, construda por uma linguagem especialmente elaborada. O melhor exemplo so textos artsticos de modo geral.

EXERCCIOS 1 Identifique e relacione a(s) funo(es) da linguagem que est(o) presente(s) nos textos abaixo:
OBS: Num mesmo texto, nas mais das vezes, h mais de uma funo da linguagem. O fundamental que se perceba qual a funo predominante para a organizao da mensagem.

TEXTOS I.
S uma coisa me assombra e deslumbra: como que o som penetra na sombra e a pena sai da penumbra? PAULO LEMINSKI

Funes da linguagem
Prof. Joo Marcos De Camillis Gil

II.
UNS SIMPLESMENTE PASSAM PELA VIDA. OUTROS FAZEM QUESTO DE DEIXAR MARCAS. O maior autdromo do mundo o prprio mundo. S que aqui no existem paradas de Box, nem pdio, nem trofus. a prova de performance definitiva: aqui a corrida nunca termina. Neste autdromo no existe linha de chegada. E nem precisa. Todo mundo j sabe quem so os vencedores. BMW, PRAZER EM DIRIGIR (Revista Veja)

III. IMPOSTOS DISPARAM AMANH!!! (Folha de So Paulo) IV. RELGIOS GUCCI. J VM ACOMPANHADOS DE HORAS INESQUECVEIS... (Revista Veja) V.
Comeo a arrepender-me deste livro. No que ele me canse; eu no tenho que fazer...e, alm do mais, expedir alguns magros captulos para esse mundo tarefa que sempre distrai um pouco da eternidade; mas o livro enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contrao cadavrica...Vcio grave e, alis, nfimo, porque o maior defeito deste livro s tu, leitor...Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narrao direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios: guinam direita e esquerda, escorregam e caem... (MACHADO DE ASSIS in Memrias Pstumas de Brs Cubas)

VI.
Parar de escrever Bilhetes de felicitaes Como se eu fosse Cames E as Iladas dos meus dias Fossem Rosas, Graas, Vieiras, Sermes PAULO LEMINSKI

VII. GLOBO E VOC TODA HORA TUDO A VER (Vinheta publicitria) VIII.

" - Que quer dizer pitosga?


- Pitosga significa mope. - E o que mope? - Mope o que v pouco."

Funes da linguagem
Prof. Joo Marcos De Camillis Gil Pras semana, prometo talvez nos vejamos Quem sabe ? Quanto tempo... pois ... Quanto tempo Tanta coisa que eu tinha a dizer Mas eu sumi na poeira das ruas Eu tambm tenho algo a dizer Mas me foge a lembrana Por favor, telefone, eu preciso Beber alguma coisa, rapidamente Pra semana O sinal ... Eu procuro voc Vai abrir... Prometo, no esqueo Por favor, no esquea, por favor Adeus... adeus ... (Paulinho da Viola)

Sinal Fechado Ol, como vai ? Eu vou indo e voc, tudo bem ? Tudo bem eu vou indo correndo Pegar meu lugar no futuro, e voc ? Tudo bem, eu vou indo em busca De um sono tranquilo, quem sabe ... Quanto tempo... pois ... Quanto tempo... Me perdoe a pressa a alma dos nossos negcios Oh! No tem de que Eu tambm s ando a cem Quando que voc telefona ? Precisamos nos ver por ai

"As funes da linguagem" , de Louis Hjelmslev.

Funes da linguagem
Prof. Joo Marcos De Camillis Gil A linguagem - a fala humana uma inesgotvel riqueza de mltiplos valores. A linguagem inseparvel do homem e segue-o em todos os seus atos. A linguagem o instrumento graas ao qual o homem modela o seu pensamento, seus sentimentos, suas emoes, seus esforos, sua vontade e seus atos, o instrumento graas ao qual ele influencia e influenciado, a base ltima e mais profunda da sociedade humana. Mas tambm o recurso ltimo e indispensvel do homem, seu refgio nas horas solitrias em que o esprito luta com a existncia, e quando o conflito se resolve no monlogo do poeta e na meditao do pensador. Antes mesmo do primeiro despertar de nossa conscincia, as palavras j ressoavam nossa volta, prontas para envolver os primeiros germes frgeis de nosso pensamento e a nos acompanhar inseparavelmente atravs da vida, desde as mais humildes ocupaes da vida quotidiana aos momentos mais sublimes e mais ntimos dos quais a vida de todos os dias retira, graas s lembranas encarnadas pela linguagem, fora e calor. A linguagem no um simples acompanhante, mas sim um fio profundamente tecido na trama do pensamento; para o indivduo, ele o tesouro da memria e a conscincia vigilante transmitida de pais para filho. Para o bem e para o mal, a fala a marca da personalidade, da terra natal e da nao, o ttulo de nobreza da humanidade Disponvel em: ww.cursoformacao.com.br/.../FUNES%20DA%20LINGUAGEM%5B3%5D.doc>

You might also like