You are on page 1of 4

Uruguai

- Cultura do Uruguai
Algumas das manifestaes que fazem parte do patrimnio cultural do Uruguai so as que foram deixadas pelos nascidos nesse territrio, destacando-se no campo das letras, pensamento, arte e cincia. Exemplo disso Mario Benedetti, nascido em Montevidu em 1920, entre suas publicaes encontram-se "La Trgua" e seus poemas "Viento del exlio". Outro Eduardo Galeano, autor de vrios livros, traduzidos a mais de vinte lnguas e de importante obra jornalstica. Folclore do Uruguai O folclore uruguaio representa manifestaes diferentes surgiram de origens diferentes que no solo nativo adotam as prprias caractersticas deles/delas. Em um lado, h canes nativas e danas que nascem com o esprito rural como o " Vidalita ", Milonga ", Payada ", Pericn ", etc., e jogado com o violo trazido pelo espanhol durante o perodo colonial e adotado ento por nosso folclore se tornando um instrumento musical rural inseparvel em nossas terras e usado para as canes nativas e para qualquer expresso musical do " gauchos ". O acordeo outro instrumento por expressar msica rural que d para as danas um ritmo encantador. O carnaval de montevideano gerou suas prprias formas musical, murga, cupl, e candombe (dana de origem africana baseado na percusso), preo aqui para se lembrar a figuras como Homero Manzi, Sebastin Piana, Romeo Gavioli, Alfredo Zitarrosa e Jaime Roos quem candombe com elementos derivaram da pedra combinou. Para 1960 um movimento vigoroso indicou a altura do tipo folclrico em qual eles esto fora: Anselmo Grau, Jose Carbajal, Los Olimareos, Osiris Rodriguez Castillos, Ruben Lena, Anbal Sampayo, Alfredo Zitarrosa, Hctor o Numa Moraes, Santiago Chalar, Yamand Palacios, Pablo Estramn, e os pares de Los Zucar, e Larbanois-Carrero. s vezes localizado no beira de folclore de loucura, o Uruguai tem ilustra tradio de cantautores que inclui Romeo Gavioli, Eduardo Mateo, Daniel Viglietti, Eduardo Darnauchans, Laura Canoura, Anbal Pardeiro, Jaime Roos, Ruben Rada, Fernando Cabrera, Mauricio Ubal, Gabriel Put,,. Dentro da batida de tipo romntica e ns no podemos deixar entrar nenhuma meno assemblia " popular o Iracundos " de evento impressionante na Argentina, como tambm em toda a Amrica, Mxico e os Estados Unidos. Por outro lado, as danas africanas rituais, trazidas a nosso pas pelos africanos durante o perodo de escravo debaixo da dominao espanhola, criaram um alcance folclore Afrouruguaio que expresso principal o " Candombe ", a grande Montevideo Cidade dana, feito imortal por Figari nas pinturas dele e isso lustra hoje no " llamadas ", grupos grandes formados ao redor das torneiras de uma bateria de tambores que vo ao longo das ruas do " Sur " quadram em Montevideo durante dias de carnaval. Danarinos jovens

vestiram e o bastoneros " de personagens " velho tpico, gramilleros ", escobilleros ", mams-viejas ", etc. se junte ao grupo marchando debaixo do ritmo de tambor persistente e obsessivo. Este um espetculo muito luminoso que atrai o pblico (entre qual milhares de turistas que vo todos os anos para ver este espetculo durante a estao de vero) participar.

- Esportes no Uruguai
O esporte com mais seguidores no Uruguai o futebol. As equipes profissionais mais importantes so o Nacional e o Pearol de Montevidu. A seleo uruguaia ganhou duas vezes a Copa do Mundo de futebol e duas vezes as olimpadas. Alm disso, ganhou quatorze vezes a Copa Amrica e Campeo dos Campees ao ter ganhado a Copa de Ouro que reuniu a todos os campees do mundo.

- Politica

Congresso nacional do Uruguai

A constituio uruguaia de 1967 institucionalizou uma presidncia forte, sujeita ao controle judicirio e legislativo. O presidente, que ao mesmo tempo o chefe de estado e o chefe de governo, eleito por voto popular para um mandato de cinco anos, sendo o vice-presidente eleito no mesmo boletim de voto. O governo composto por treze ministros, nomeados pelo presidente, que dirigem departamentos executivos. O parlamento uruguaio a Assembleia Geral bicameral, ou Asamblea General, que consiste de um senado de 30 membros (Cmara de Senadores), que presidido pelo vicepresidente da repblica, e uma Cmara de Representantes de 99 membros (Cmara de Representantes). Os deputados a ambas as cmaras so eleitos por voto popular para mandatos de cinco anos.

O tribunal mais elevado o Supremo Tribunal. Abaixo dele encontram-se os tribunais de apelao e tribunais inferiores, e os juzos de paz. Existem tambm tribunais eleitorais e administrativos (de "contencioso"), um tribunal de contas e um sistema judicial militar.

- Processo de colonizao
A primeira colnia se estabeleceu em 1624, em Soriano. Os colonizadores eram espanhis. Em 1860, um grupo de portugueses fundou a colnia de Sacramento. Logo os espanhis expulsaram os portugueses. A poca da colonizao do Uruguai foi marcada pela constante disputa entre espanhis e portugueses. A cidade de Montevidu foi fundada pelos espanhis entre 1724 e 1750. Em 1800 surgiu o sentimento nacionalista nos uruguaios, o que levou o militar uruguaio Jos Gervazio Artigas a partir para a luta armada, dominando a cidade de Montevidu de 1810 a 1814. Em 1916, Artigas foi derrotado. Em 1821, o Uruguai foi ocupado e anexado ao territrio brasileiro, a partir de uma aliana entre os brasileiros e os portugueses. A regio foi chamada de Provncia Cisplatina. Em 1825 os brasileiros foram expulsos com a liderana do uruguaio Juan Antonio Lavalleja, ajudado por tropas argentinas. Juan Antonio Lavalleja proclamou a independncia uruguaia na mesma ocasio, o que s foi reconhecido por brasileiros e argentinos em 1828, atravs do tratado de Montevidu. Durante todo esse perodo da colonizao e de disputas entre os europeus, gradativamente o nmero de indgenas foi diminuindo devido a doenas e as desavenas com os brancos que resultavam em morte. Em 1832, a nao indgena charruas foi dizimada. Os polticos uruguaios se dividiram entre conservadores (blancos) e liberais (colorados), sendo que suas desavenas levaram o pas a uma guerra civil entre os anos de 1839 e 1851. Na Guerra do Paraguai , em 1865, o Uruguai fez parte da vitoriosa Trplice Aliana, aliado, portanto a Argentina e ao Brasil. O trabalho do presidente Battle y Ordonez no inicio do sculo XX, levou o pas a uma democracia estvel e implantou um sistema social complexo, que propiciou ao povo uruguaio maior qualidade de vida. Nesse perodo, o pas ficou conhecido como a Sua Americana, fato que durou at por volta de 1960, mesmo no perodo entre 1951 e 1966, quando o presidencialismo foi substitudo por um Conselho de Administrao. Com o retorno do sistema presidencialista, em 1967, foi promulgada uma nova constituio. O presidente eleito foi Oscar Daniel Gestido. Entre 1973 e 1980, foi instaurada a ditadura no pas. Nos anos 80 a democracia foi consolidada no territrio uruguaio. O Uruguai aderiu ao Mercosul em 1994. O atual presidente uruguaio Tabar Ramn Vzquez Rosas.

- Processo de independncia
A luta pela independncia foi dirigida pelo caudilho gacho Jos Gervasio Artigas quem teve que brigar numa trplice frente: contra as tropas espanholas, contra os desejos centralistas de Buenos Aires e contra as intenes de territrio do Brasil. No final, em 1818, foi derrotado militarmente pelos exrcitos brasileiros e desse modo Uruguai ficou integrado em Brasil como posse da coroa portuguesa com o nome de Provncia Cisplatina. Em 1825 uma expedio comandada por Juan Antonio Lavalleja iniciou a libertao de Uruguai do domnio brasileiro com apoio de Argentina, que declarou guerra a Brasil. Depois de uma guerra de trs anos em 1828 se declarou a independncia da Repblica Oriental do Uruguai.

Bibliografia:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/uruguai/cultura-do-uruguai.php http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/uruguai/politica-do-uruguai.php http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/uruguai/historia-do-uruguai-3.php http://www.infoescola.com/uruguai/historia-do-uruguai/

You might also like