You are on page 1of 6

PODER JUDICIRIO

SEGUNDO TRIBUNAL DE ALADA CIVIL DCIMA CMARA

APELAO COM REVISO N 600.685-0/7 - TATUI Apelante: J. K. Tatu Montagens Industriais Ltda. Apelado : Jferson Norberto de Moura Camargo

ACIDENTE DO TRABALHO. RESSARCIMENTO. Repara-o de danos. Indenizao por ato ilcito. nus da prova. Culpa da empregadora demonstrada. A indenizao pelo direito comum, em caso de acidente do trabalho, est assegurada pela norma do ar. 7, inc. XXVIII da Constituio Federal de 1988, independente da reparao obtida pelo seguro acidentrio a cargo do INSS. Trata-se de obrigao atinente ao Empregador quando incorrer em dolo ou culpa. AO DE PRESTAES POR ACIDENTE DO TRABALHO. AO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DE REPARAO DE DANOS. Distingue-se, para que no haja eventual dvida, ao de prestaes por acidente do trabalho por acidente tpico ou doena profissional ou do trabalho, da ao reparao de danos, ou de indenizao em face de acidente do trabalho ou de doena profissional ou do trabalho, por culpa da empregadora: a) Naquela o rgo estatal, o Instituto de Seguro Social INSS, segurador obrigatrio o responsvel pela concesso e manuteno do benefcio acidentrio ao segurado, em face do fundo da contribuio obrigatria a esse fim estabelecida. b) Nesta, h necessidade de culpa, conforme diretriz atual da Constituio Federal, para que a empresa seja considerada culpada. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL. SADE E INTEGRIDADE FSICA DO EMPREGADO. So empregados quando os recursos de ordem geral no so aplicveis, ou no se encontram disponveis para neutralizar os riscos que comprometem a segurana e a sade do trabalhador. Para aplicao da Norma Regulamentadora de Segurana e Medicina do Trabalho, so considerados equipamentos de proteo individual, de fabricao nacional ou estrangeira, todo dispositivo que se destina proteo da sade e da integridade fsica do empregado.

Visto. Voto n 4.719

(...), sua mo esquerda foi atingida (...), tendo causado leso grave em 3 (trs) dedos indicador, mdio e anular ..." (folha 02).

JEFERSON NORBERTO DE MOURA CAMARGO ingressou com Ao de Ressarcimento de Danos por Ato Ilcito contra J. K. TATUI MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA., qualificao e caracteres das partes nos autos, porque, admitido em 02/01/97 sofreu acidente em 06/02/97, por culpa da empregadora, "... operando uma mquina dobradeira

-1-

PODER JUDICIRIO
SEGUNDO TRIBUNAL DE ALADA CIVIL DCIMA CMARA

Formalizada a angularidade a Requerida apresentou contestao, que foi impugnada. Em audincia, inviabilizada a conciliao, foi o processo saneado sendo deferidas as provas periciais, com nomeao de Peritos. Vencidas as diligncias foram acostados aos autos os laudos periciais, manifestando-se as partes. Em audincia seguinte foram colhidos os depoimentos das testemunhas arroladas pelo Apelado. Encerrada a instruo foram travados os debates. Seguiu-se a entrega da prestao jurisdicional julgando parcialmente procedente a pretenso, condenando a Requerida ao pagamento: a) penso mensal de um salrio mnimo desde a data do acidente at o Apelado completar 65 anos de idade, com correo monetria a contar de cada parcela, juros de mora a partir da citao em relao s parcelas anteriores, e do vencimento de cada prestao posterior; b) constituio de capital para pagamento da penso, na forma do art. 602 do Cd. de Proc. Civil. J. K. TATUI MONTAGENS INDUSTRIAIS LTDA. interps recurso. Persegue a reforma da deciso enfatizando no ter sido demonstrada a sua culpa no evento, "... estando apenas sujeito ao encargo de contribuir para a Previdncia Social, que mantm o seguro obrigatrio ..." (folha 145), e que a deciso extrapolou a verba indenizatria ao fixar a penso at que o Apelado complete 65 anos de idade. JEFERSON NORBERTO DE MOURA CAMARGO defendeu o acerto da sentena.
o relatrio, mantido no mais o da r. sentena.

Ficaram definidos pela r. sentena o nexo etiolgico e o dano sofrido pelo Apelado. No foram esses
-2-

PODER JUDICIRIO
SEGUNDO TRIBUNAL DE ALADA CIVIL DCIMA CMARA

temas questionados, tanto que apenas em dois pontos no comprovao de culpa e excesso da condenao at o Apelado completar 65 anos de idade, esto centradas as razes do recurso. A mquina prensa dobradeira onde o Apelado se vitimou, para ser considerada segura, devia conter (folhas 77/78): a) proteo no ponto de operao, compreendida nas guardas protetoras barreira ou clausula que evitasse o contato com as partes mveis; b) uma trava (ou aparelho) que interagisse com outro para gerir as operaes simultneas; c) dispositivo afastador das mos, conectado ao cabeote operado por cabo de ao e preso aos pulsos ou aos braos do operador, para que suas mos fossem afastadas da zona de perigo; d) comando bimanual eltrico onde a presso simultnea das mos em botes interruptores, em srie, pudesse acionar a mquina. Concluiu o Perito Judicial que a mquina prensa dobradeira era insegura, uma vez que no momento do acidente ela estava desprovida de proteo no ponto de operao (folha 80). Desnecessrio, no caso, sustentar que a percia, em razo da tcnica, alija as provas orais que possam contrariar os pontos essenciais da responsabilidade da empresa, tanto que, pela culpa concorrente consignada na sentena no houve recurso voluntrio ou adesivo do Apelado. Mesmo assim verifica-se do depoimento de Dber Mrcio Ferreira da Silva que a mquina onde se deu o evento no tinha dispositivo de proteo para afastamento das mos, que ele (Dber) admitiu ter apertado o pedal sem observar as mos do Apelado, e no soube informar se a empresa forneceu vtima o treinamento adequado.
-3-

PODER JUDICIRIO
SEGUNDO TRIBUNAL DE ALADA CIVIL DCIMA CMARA

Acrescentou que o Apelado "... praticamente no trabalhava com essa mquina. No sei dizer se (...) tinha experincia no manuseio da mquina ..." (folha 103). A testemunha Adilson Benedito Martins asseverou que o Apelado trabalhava muito pouco na mquina onde foi acidentado; no soube se ele foi orientado pelos chefes para manuse-la; era necessrio que dois funcionrios operassem a mquina e para "... acionar o pedal, o funcionrio sempre avisava o outro se j estava pronto colocando s depois a mquina em funcionamento ..." (folha 105). Os equipamentos de proteo individual so empregados quando os recursos de ordem geral no so aplicveis, ou no se encontram disponveis para neutralizar os riscos que comprometem a segurana e a sade do trabalhador. Para aplicao da Norma Regulamentadora de Segurana e Medicina do Trabalho, so considerados equipamentos de proteo individual, de fabricao nacional ou estrangeira, todo dispositivo que se destina proteo da sade e da integridade fsica do empregado. No houve excesso na fixao da penso at que o Apelado complete 65 anos de idade, sendo oportuno o registro de que esta E. Cmara tem decidido pela concesso vitalcia do benefcio. Nada pode ser alterado nesse sentido porque no houve recurso voluntrio ou adesivo. A indenizao era resultado lgico do acolhimento da ao, no se devendo confundir, como pretendido pelas razes, que o acidente do trabalho, no caso tpico, teria a indenizao civil a cargo de entidade autrquica e seguradora obrigatria. A indenizao pelo direito comum, em caso de acidente do trabalho, est assegurada pela norma do artigo 7, inciso XXVIII, da Constituio Federal, independente da reparao obtida pelo seguro acidentrio

-4-

PODER JUDICIRIO
SEGUNDO TRIBUNAL DE ALADA CIVIL DCIMA CMARA

a cargo do INSS. Trata-se de obrigao atinente ao empregador quando incorrer em dolo ou culpa. Distingue-se, para que no haja eventual dvida, ao de prestaes por acidente do trabalho por acidente tpico ou doena profissional ou do trabalho, da ao reparao de danos, ou de indenizao em face de acidente do trabalho ou de doena profissional ou do trabalho, por culpa da empregadora. Naquela o rgo estatal, o Instituto de Seguro Social INSS, segurador obrigatrio o responsvel pela concesso e manuteno do benefcio acidentrio ao segurado, em face do fundo da contribuio obrigatria a esse fim estabelecida. Nesta, h necessidade de culpa, conforme diretriz atual da Constituio Federal, para que a empresa seja considerada culpada. Pelo enunciado da Smula n 229, do Colendo Supremo Tribunal Federal, exigia-se para a indenizao a caracterizao de culpa grave. Esse entendimento, que j havia sido alterado desde a revogao do Decreto-lei n 7.036/44, vindo a simplificar-se para culpa, sem a necessria adjetivao agravante por fora do dispositivo constitucional. O princpio geral da responsabilidade civil aponta para o dever de indenizar, sempre que presentes os elementos caracterizadores do ato ilcito.
Aquele que por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito, ou causar prejuzo a outrem, fica obrigado a reparar o dano 1.

Por isto, que, ... a todo direito corresponde uma ao, que o assegura2, e faculta-se ao lesado reclamar em Juzo a correspondente reparao pecuniria. A constituio de capital afigura-se racional para efetiva garantia da condenao, da mesma forma que prevalece o valor do ltimo salrio da Apelante
1 - Cdigo Civil, art. 159. 2 - Cdigo Civil, art. 75.

-5-

PODER JUDICIRIO
SEGUNDO TRIBUNAL DE ALADA CIVIL DCIMA CMARA

(Autora) e alterao parcial da sucumbncia, s no tendo sucesso na pretenso de aumento do valor dos danos estticos e morais, porque o que foi estimado corresponde s circunstncias caracterizadas nos autos. Dispe o art. 602, do Cd. de Proc. Civil que, tratando-se de indenizao por ato ilcito que inclua prestao de alimentos, o juiz, nesta parte, ... condenar o representado por imveis ou por ttulos da dvida pblica, ser inalienvel e impenhorvel.

devedor a constituir um capital cuja renda assegure o seu cabal cumprimento. E, o 1 complementa que este capital,

Independente da situao financeira da empresa devedora da obrigao h necessidade da constituio de capital para garantir os pagamentos futuros 3.

recurso.

Em face ao exposto, nega-se provimento ao

IRINEU PEDROTTI Relator

3 - 2 TACivSP - Ap. c/ Rev. 493.084 - 6 Cm. - Rel. Juiz REN NUNES - J. 19.11.97. No mesmo sentido: Ap. c/ Rev. 482.577 - 4 Cm. - Rel. Juiz MARIANO SIQUEIRA - J. 15.4.97; Ap. c/ Rev. 484.459 - 5 Cm. - Rel. Juiz DYRCEU CINTRA - J. 30.4.97; Ap. c/ Rev. 489.132 - 6 Cm. - Rel. Juiz MARCIAL HOLLANDA - J. 13.5.97; Ap. c/ Rev. 490.355 - 1 Cm. - Rel. Juiz RENATO SARTORELLI - J. 25.8.97.

-6-

You might also like