You are on page 1of 12

Produo de acar e lcool vs.

responsabilidade social corporativa: as aes desenvolvidas pelas usinas de cana-de-acar frente s externalidades negativas
Ivelise Rasera Bragato Elisabete Stradiotto Siqueira Graziela Oste Graziano Eduardo Eugnio Spers

Resumo
A responsabilidade social corporativa (RSC) analisada neste estudo no ambiente organizacional das usinas de cana-de-acar paulistas que integram o agronegcio brasileiro de acar e lcool. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza dados quantitativos para fins descritivos. Apoiada em dados secundrios e primrios, aborda-se um estudo exploratrio no contexto das usinas de canade-acar do Estado de So Paulo. O objetivo geral foi estabelecer uma anlise comparativa entre as externalidades negativas e as aes sociais e verificar se estas ltimas tinham um papel compensatrio. Foi possvel identificar a relao entre imagem e RSC no cenrio organizacional das usinas, ressaltando as principais aes sociais desenvolvidas pelas empresas, as quais vm contribuindo para a melhoria da imagem do setor sucroalcooleiro como agente participante do desenvolvimento sustentvel. Constatou-se que o foco das aes sociais est concentrado nas reas educacional e ambiental, ocupando um plano secundrio as aes relacionadas cultura, ao esporte e sade. Os resultados demonstraram que o nmero de projetos sociais no est necessariamente relacionado ao porte das empresas pesquisadas.
Palavras-chave: Responsabilidade social corporativa. Processo produtivo. Usinas de acar e lcool. Aes sociais. Externalidades negativas.

1 Introduo
A lgica econmica que predominou no sculo XX foi caracterizada por alguns princpios, tais como: a intensa utilizao da tecnologia, a qual pode resultar em desemprego por meio da utilizao de prticas de corte nos postos de trabalho; a nfase no mercado internacional em detrimento do domstico; e as reorganizaes nas empresas com a finalidade de ampliar a produtividade e no a produo (CEVOLI, 1999). Tal perspectiva de atuao empresarial no contexto social produziu uma srie de ameaas em relao ao futuro, bem como problemas socioeconmicos que carecem de medidas urgentes. Os principais focos de degradao esto na dimenso ambiental e social. A busca de soluo tem sido procurada no plano tcnico, no mbito de alternativas tecnolgicas que contribuam para a reverso do quadro de degradao e tambm da postura gerencial, principalmente no que diz respeito construo de uma nova imagem do setor no campo empresarial, que em longo prazo poderia se constituir em uma racionalidade orientada em valores mais equilibrados na sua relao com a sociedade (ANDRADE et al., 2004). Historicamente, as prticas administrativas tm sido orientadas pela razo instrumental, que segundo Serva (1997), seria um dos fatores que tem gerado condies degradantes do meio ambiente e das relaes humanas. Em contraposio a tal perspectiva e apoiado na proposta de Guerreiro Ramos, o autor sugere a operacionalizao do conceito de racionalidade substantiva, que teria na tica a sua regra de conduta para a vida social. Essa racionalidade, apoiada no pensamento aristotlico, transcende a relao entre razo e clculo, permitindo que os indivduos busquem a auto-realizao e a satisfao social altruisticamente, atravs dos debates e do julgamento tico-valorativo. No sentido de uma mudana de orientao das prticas administrativas, Melo Neto e Froes (2001, p.4-6) sugerem:
Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

90

Bragato et al.

A modificao dessa racionalidade significa a mudana da racionalidade das empresas. Assim, a sada encontrada foi a criao de uma nova lgica e racionalidade social. Ela surge no para substituir a lgica econmica globalizante, mas para atenuar seus efeitos e diminuir seus riscos sistmicos. (MELO NETO; FROES, 2001, p.4-6).

Assim, a imagem organizacional apresenta algumas particularidades, tais como: as empresas como principais agentes; o foco na comunidade e no na sociedade; a nfase na prtica da solidariedade empresarial e no local; o desenvolvimento da comunidade a partir das aes sociais empresariais; e a empresa vista como grande investidor social, e no o Estado ou a sociedade (MELO NETO; FROES, 2001, p.7). a partir dessa perspectiva que se assiste ao surgimento do conceito de responsabilidade social corporativa (RSC), que representa alcanar sucesso comercial nas maneiras que honrem valores ticos e respeito s pessoas, comunidades e ambiente natural. (BUSINESS FOR SOCIAL RESPONSIBILITY, 2006). No caso especfico do setor sucroalcooleiro, Rui (2004) comenta que a temtica RSC teve incio como uma ao filantrpica num primeiro momento, quando o usineiro exercia poderes decisrios na vida da comunidade. Com a formao de negcios familiares, por meio da administrao de fazendas de cana-de-acar, esse modelo fez dessas empresas as principais responsveis pelo fator social e cultural da regio onde estavam localizadas, em especial nas pequenas cidades. Surgia, ento, o auxlio na construo de igrejas, a participao na vida pblica (prefeitos e vereadores), a construo de praas pblicas e cinemas, a criao e manuteno de times de futebol, as festas juninas e natalinas nas fazendas e a gratificao espontnea de Natal. Numa poca mais recente, o poder do Estado passa a interferir na poltica social e filantrpica dos empresrios do setor (que at ento eram usineiros) e promulgam a Lei 4.860 de 1965, denominada de Plano de Assistncia Social (PAS), obrigando a aplicao de 1% da produo de cana, 1% da produo e comercializao do acar e 2% da produo e comercializao do lcool em benefcios sociais para os colaboradores e dependentes. Esta relao entre as expectativas da sociedade e as possibilidades de ao da organizao produz uma imagem organizacional desta ltima que orienta sua visibilidade pblica. De acordo com Machado (2003), a imagem organizacional a viso externa que a empresa promove atravs de sua atuao no campo social, cultural, tcnico e econmico, constituindo-se elemento contributivo de sua identidade organizacional. Assim, este artigo aborda como o processo produtivo de acar e lcool desenvolve aes de RSC no contexto
Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

das usinas paulistas de cana-de-acar, a fim de permitir a compreenso dessas prticas nesse contexto organizacional, considerando as externalidades positivas e negativas da atividade canavieira. Alm disso, aponta aspectos que podero ser desenvolvidos e aprimorados pelas usinas em relao s aes sociais, bem como a concentrao destas usinas em algumas reas de atuao menos ampliadas. Considera-se externalidade quando:
as aes de alguns agentes interferem no bem-estar dos demais, sem que haja a devida incorporao dos benefcios ou custos criados por parte dos responsveis por essas aes. No primeiro caso, a externalidade dita positiva e no segundo negativa. (KNIGHT; YOUNG, 2006, p.3).

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza dados quantitativos para fins descritivos. Apoiada em dados secundrios obtidos por intermdio de materiais divulgados pela Unio da Indstria de Cana-de-Acar (Unica) e primrios, aborda-se um estudo exploratrio no contexto das usinas de cana-de-acar do Estado de So Paulo. A Unica a representante do setor empresarial de produtores de cana-de-acar, acar e lcool no Estado de So Paulo com mais de 100 unidades industriais associadas, agrupada em dois sindicatos: o da Indstria de Fabricao de lcool no Estado de So Paulo (Sifaesp) e o da Indstria de Acar no Estado de So Paulo (Siaesp). Formalizada em 1997 com a necessidade de organizao do setor de acar e lcool no Brasil devido ao fim da interferncia do governo (desregulamentao) no final dos anos 90, ela permitiu a unificao das aes institucionais numa s entidade, fortalecendo as relaes com o governo e a sociedade. Esse novo perodo foi marcado pelo incio do setor no livre mercado, culminando com a profissionalizao da entidade em 2000, com a criao do cargo de presidente executivo e a introduo dos cargos de diretor tcnico e de secretrio geral em 2003.

2 A responsabilidade social nas empresas


2.1 O conceito em si A discusso de responsabilidade social uma tentativa de restabelecer uma tradio de 2000 anos atrs, quando os negcios estavam intimamente relacionados com a comunidade. O surgimento do comrcio na sociedade medieval inaugura uma concepo de mercadoria que atribui ao mercador a imagem de explorador. Contudo, com a Revoluo Industrial, cuja conexo est voltada unicamente para a produo do lucro, que a distncia entre negcios e sociedade finalmente selada como um antagonismo irredutvel. Os impactos do mundo industrial na

Produo de acar e lcool vs. responsabilidade social corporativa: as aes desenvolvidas pelas usinas de cana-de-acar... 91

dimenso social e ambiental obrigaram os atores sociais a retomarem uma avaliao dos nexos entre organizao e sociedade, e a partir de tal perspectiva o conceito de responsabilidade social foi sendo construdo em diferentes contextos histricos (PANWAR et al., 2006). Segundo Chrisman e Carroll (1984), o primeiro dilogo entre organizaes e sociedade ocorreu no campo filantrpico, cuja lgica no est centrada na reverso dos impactos produzidos no meio social, mas em aes compensatrias, como doaes para instituies de caridade. No ocorre, por parte da empresa, uma mudana em sua concepo de mundo, mas apenas a compensao monetria para alguma causa social. A segunda fase da discusso de RSC, segundo os autores, ocorre em meados das dcadas de 60 e 70, quando uma srie de presses sociais obriga a empresa a considerar a dimenso social tal qual a econmica, ou seja, como uma ramificao de suas atividades. Por fim, na terceira fase, encontram-se os traos contemporneos do conceito que articula a responsabilidade das organizaes s conseqncias de suas atividades econmicas, ou seja, no basta somente o engajamento social, mas primordialmente a reverso dos impactos produzidos com a atividade produtiva. Seria o que Senge (2001) denomina de modelo circular dos sistemas vivos, ou seja, produzir, reciclar e regenerar. Tal perspectiva se baseia em uma mudana de mentalidade que se orienta pelo incentivo a empreendimentos que no prejudiquem o tecido social e ambiental e que ao mesmo tempo sejam financeiramente viveis. A Figura 1 demonstra a evoluo deste processo, evidenciando a relao entre a dimenso econmica e social. Panwar et al. (2006) tambm propem um modelo para compreenso do desenvolvimento do conceito de responsabilidade social. A primeira fase estaria articulada concepo de Freedman, que concebe que o bom desempenho financeiro e produtivo da organizao por si s um bem pblico, uma vez que produz prosperidade. A segunda fase, que comeou durante 1920, substitui a lucratividade como parmetro nico de contribuio social, e inclui a concepo da necessidade de um equilbrio entre as diversas reivindicaes que atuam em uma organizao, como clientes, empregados, credores, comunidade e acionistas. A terceira fase critica os impactos

socioambientais produzidos pelas organizaes, principalmente aqueles vinculados a uma distribuio injusta de riquezas e aos danos ambientais no ar, no solo e na gua, assim como a desconsiderao com o bem-estar dos consumidores e problemas de segurana envolvendo toda a sociedade. Nesse sentido, prope que as organizaes tenham responsabilidades relacionadas com a qualidade de vida da sociedade e no somente com os resultados econmicos. Concordando com esta ltima concepo, que semelhante fase 3 proposta por Chrisman e Carroll (1984), Sharma e Talwar (2005) sugerem que a busca de crescimento econmico no necessariamente produz progresso social. Para os autores, RSC um conceito tico que envolve o bem-estar humano em sua dimenso mais ampla. Seu cerne est no abandono da viso exclusivista do lucro. As empresas precisam desenvolver novas medidas de desempenho que considerem a interconexo e a interdependncia entre a informao, o social, o ambiental e o tico, como dimenses retroalimentadoras do sucesso empresarial que no deve ser antagnico a uma sociedade sadia. Para alm da perspectiva cronolgica, Passador et al. (2005) desenvolvem uma classificao das diversas abordagens tericas que o tema permite: Responsabilidade social como modismo; Os liberais, neoliberais e afins; Legitimao social; Uma questo tica; e a Responsabilidade social corporativa. A dimenso do modismo se relaciona com o comportamento que os empresrios julgam socialmente apropriado. Nesse sentido, um conjunto de fatores mundiais aliados s aes da ONU favoreceu a visibilidade da temtica e contribuiu para que ela passasse a integrar o discurso de gesto. Os autores consideram que ainda cedo para avaliar se tal insero ter ou no consistncia no futuro. Na perspectiva dos liberais, o lucro deve ser a principal preocupao do gestor. A RSC deve ser efetivada na medida em que se torne uma demanda do mercado para neutralizar as ameaas sua sobrevivncia. Caso contrrio, a caridade privada deve ser exercida por particulares. A legitimao social seria conseqncia da necessidade de reestabelecimento de uma imagem positiva das empresas. Para que continuem atuando, as organizaes precisam de credibilidade, uma vez que a RSC seria

Econmica Atividades Econmica Social Fase 1

Conseqncias Social Econmica

Social

Econmica

Social

Fase 2

Fase 3

Figura 1. Fases de discusso de RSC. Fonte: Adaptado de Chrisman e Carroll (1984).


Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

92

Bragato et al.

apenas um outro mecanismo. Portanto, ela no teria um carter transformador, mas consistiria em um deslocamento do capitalismo para combater as crticas, alm de possibilitar uma nova forma de acumulao. Na dimenso tica, a RSC se constituiria em um imperativo de sobrevivncia, visto que esta seria uma postura exigida pela sociedade. No mbito da RSC, o conceito est apoiado na dimenso estratgica da organizao. Nesse sentido, ela deveria estar alinhada aos objetivos estratgicos e deveria possibilitar que os pontos fortes do core business fossem alavancados por esse tipo de conduta. A classificao organizada pelos autores sugere que o conceito pode ser interpretado por diferentes perspectivas, e portanto, no se constitui um consenso, mas faz parte de um processo ideolgico que necessita ser considerado. Meira (2006, p.14) alinha-se nesse campo e analisa as dimenses ideolgicas presentes nessa temtica. Segundo o autor, o conceito de RSC derivado de uma tentativa de evitar a descontinuidade entre corporao e sociedade, no sentido de afirmar que entre elas no existe antagonismos, mas relaes de complementariedade. Para desconstruir tal raciocnio, o autor se apia na tese de Tragtenberg, que sugere que a propriedade privada o virtual impedimento da conexo entre negcios e sociedade. Mas, em uma sociedade desigual no possvel conciliar tal antagonismo. Portanto, a temtica em questo no se constitui de forma consensual e sua operacionalizao pode estar orientada por diferentes perspectivas. No mbito da discusso proposta nesse texto, prope-se que o conceito de RSC se estabelea na relao organizao-sociedade, no sendo possvel prever os impactos que sero gerados em cada uma delas. Nesse sentido, considera-se que seu estudo pode contribuir na compreenso da complexidade que o tema envolve. Quanto s categorias de anlise, a RSC pode ser analisada considerando o pblico beneficiado ou o tipo de ao que desenvolve. Segundo Ashley (2002), autores clssicos da rea de RSC como Howard Bowen consideram cinco tipos de pblicos beneficiados com esta prtica: funcionrios, clientes, fornecedores, competidores e outros com os quais a empresa mantenha relaes comerciais. Outra possibilidade de classificao seria aquela que engloba o pblico interno e externo, alm do investimento na preservao ambiental. Quanto ao tipo de ao, Melo Neto e Froes (1999, p.78) consideram uma empresa socialmente responsvel aquela que engloba por meio de suas aes sociais os sete vetores de RSC: (i) apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua; (ii) preservao do meio ambiente; (iii) investimento no bem-estar dos funcionrios e seus dependentes e num ambiente saudvel de trabalho agraGest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

dvel; (iv) comunicaes transparentes; (v) retorno aos acionistas; (vi) sinergia com os parceiros; e (vii) satisfao dos clientes e/ou consumidores. No presente estudo, avaliou-se cada uma das reas de atuao educao, meio ambiente, sade, esporte e cultura por intermdio das aes sociais, e verificou-se que todas as reas se enquadram no escopo dos vetores de RSC. Tais vetores direcionam o processo de gesto empresarial para o fortalecimento da dimenso social da empresa.

3 O setor sucroalcooleiro no Brasil


O setor sucroalcooleiro no Brasil considerado evidente propulsor de desenvolvimento, com expressiva dimenso social e base de sustentao econmica do pas. Segundo pesquisa sistemtica do Centro de Estudos Avanados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederao Nacional da Agricultura (CNA), o produto interno bruto (PIB) do agronegcio brasileiro resultou num montante de R$ 545,3 bilhes em janeiro de 2007, com destaque para as indstrias de acar e de lcool, com taxa de crescimento mensal de 2,98% e 1,2%, respectivamente (BARROS; SILVA, 2007). A atividade canavieira gera 14% dos empregos totais do pas, e apenas ela rene 6% dos empregos agroindustriais brasileiros, alm de responder por 35% do PIB e do emprego rural do Estado de So Paulo. No Brasil, emprega cerca de um milho de pessoas de forma direta, e aproximadamente quatro milhes indiretamente. Somente no Estado de So Paulo, participa com 400 mil empregos diretos, dos quais 95% dos trabalhadores paulistas possuem carteira assinada. Computando tambm os empregos indiretos, perfaz 1,2 milho de empregos apenas no Estado de So Paulo (UNIO DA INDSTRIA DE CANA-DE-ACAR, 2004). Outro efeito positivo da atividade sucroalcooleira, alm dos resultados sociais, remete diminuio dos fluxos migratrios para os municpios e o inchao populacional urbano, com seus aspectos desfavorveis por causa da ocupao intensiva da fora de trabalho. Um dos aspectos desfavorveis da dinmica do mercado de trabalho desse perodo a demanda sujeita s especificidades do ciclo produtivo da cana, que gera por isso a sazonalidade caracterstica (GUEDES et al., 2002, p.312). No contexto organizacional, vrias melhorias de ordem agrcola, tecnolgica, produtiva, administrativa e comercial, bem como o reaproveitamento dos subprodutos derivados da cana, demonstram os avanos do setor sucroalcooleiro nos ltimos anos. Alguns aprimoramentos podem ser destacados: tratos culturais, plantio, irrigao e colheita da cana com a utilizao de variedades desenvolvidas em experimentos para a adequao em diferentes locais de plantio; emprego de diferentes recursos no setor de automao industrial (por exemplo, moenda,

Produo de acar e lcool vs. responsabilidade social corporativa: as aes desenvolvidas pelas usinas de cana-de-acar... 93

tratamento do caldo, caldeiras, dornas de fermentao); manutenes preventivas, preditivas, detectivas e corretivas na indstria; novas tcnicas de gerenciamento, tais como: reutilizao dos subprodutos da cana-de-acar (melao, leo fsel, leveduras) e co-gerao de energia por meio do bagao da cana, entre outros (SHIKIDA et al., 2002). Em estudo realizado por Romanach e Caron (1999) em uma agropecuria do setor sucroalcooleiro do interior do Estado de So Paulo, durante a safra 98/99, concluiu-se que a utilizao de 85% de colheita mecnica resultaria na diminuio de aproximadamente 44,6% do nmero de empregados envolvidos na colheita da cana-de-acar dessa empresa. Isto significa dispensar 18,3% do total de funcionrios nessa atividade ao longo da safra. Dessa forma, a Unica assumiu um compromisso com o desenvolvimento sustentvel e explicita seus propsitos transformando-os em objetivos: a promoo do acar e do lcool combustvel por suas qualidades no que se refere melhoria da sade pblica e do meio ambiente; o desenvolvimento de polticas que proporcionem competitividade biomassa por ser energia limpa e renovvel; a caracterizao da energia da biomassa como alternativa concreta s fontes fsseis, tendo em vista suas propriedades ambientais, sociais e econmicas, tais como: reduo da poluio local, melhorando o ar nos grandes centros urbanos, e da poluio global, contribuindo para a reduo das substncias que provocam o efeito estufa; a gerao de emprego e de renda de forma descentralizada, contribuindo para a reduo das desigualdades sociais; e a contribuio para a reduo da dependncia do petrleo e do consumo de combustveis fsseis (UNIO DA INDSTRIA DE CANA-DE-ACAR, 2004). Como qualquer outro processo produtivo, algumas externalidades negativas de ordem social, econmica e ambiental podem ser destacadas na atividade canavieira. Caron (1999, p.2) comenta que:
tal cultura agrcola apresenta problemas de excluso social, principalmente devido mecanizao da colheita da cana. Alm do impasse social e ambiental, pois para no queimar a palha da cana a colheita deve ser mecanizada e, com isso, milhares de trabalhadores braais so dispensados. (CARON, 1999, p. 2)

do uso e ocupao da terra; o potencial de degradao do solo e dos rios; a poluio do ar; o uso da gua pelas usinas sem retorno aos corpos dgua; entre outras. Em 2000, um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa) avaliou os impactos da cultura canavieira nos meios fsicos (ar, solo e gua) e na fauna (nas questes relacionadas a alimento, abrigo e reproduo), considerando a cana j queimada. A anlise foi elaborada com base na seguinte escala de valores: 1 - para nenhum impacto; 2 - baixo impacto; 3 - mdio impacto; 4 - alto impacto; e 5 - altssimo impacto. O Quadro 1 demonstra esses resultados. No que diz respeito mo-de-obra, Paixo (2000) comenta alguns aspectos das relaes de trabalho na agroindstria sucroalcooleira, tais como: a informalidade das relaes de trabalho nos mercados fora do setor sucroalcooleiro; os postos de trabalho sazonais; a oscilao do nvel de salrio dos bias-frias durante a safra, que computado por produo, e na entressafra utilizado o piso salarial; a reduo dos salrios reais dos trabalhadores rurais como resultado do enfraquecimento da ao dos sindicatos; a explorao da fora de trabalho e as condies de trabalho severas neste tipo de atividade, entre outros. O setor tambm vem diminuindo a gerao de empregos por causa da reestruturao dos processos produtivos, como ocorre em qualquer outro setor da economia. Nessa perspectiva, considerando aspectos positivos e negativos dessa cultura, o posicionamento estratgico
Quadro 1. Impactos da cultura canavieira no meio ambiente. Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (2000). Meio fsico Ar Odores Fumaa Poeira Alergnicos Conservao Recobrimento Adensamento Perda Sais Biolgicos Agrotxicos Sais Biolgicos Agrotxicos Alimento Avaliao 2 2 3 3 5 5 4 3 2 1 1 1 1 1 Reproduo 2 2 3 1 2

Solo

No tocante qualidade do ar nas regies canavieiras, estudos demonstraram que durante a queimada de canade-acar ocorre a liberao de gases como monxido e dixido de carbono e oznio, que so poluentes e contribuem para a poluio atmosfrica. Outro ponto a ocorrncia de danos sade humana com o aumento dos casos de doenas respiratrias em regies canavieiras (ROMANACH; CARON, 1999). Guedes et al. (2002) citam algumas prticas desfavorveis da atividade canavieira, tais como: a intensificao

gua

Fauna Mamferos Aves Rpteis Anfbios Invertebrados

Abrigo 2 2 3 1 2

Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

94

Bragato et al.

do Brasil frente ao restante do mundo importante por este caracterizar-se como o maior produtor mundial de acar e lcool e tambm por possuir uma das maiores matrizes energticas limpas e renovveis do planeta. Porm, no aspecto da sustentabilidade, a imagem positiva do setor sucroalcooleiro deve ser construda continuamente. Tetti (2002, p.203) comenta que:
[...] existe a necessidade de um esforo real do empresariado, inclusive com o Governo e a Sociedade Civil, em prol da sustentabilidade e no cuidado em assegurar (...) a melhoria ambiental e de contribuio ao desenvolvimento de modo geral. (TETTI, 2002, p. 203)

4 Metodologia do estudo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza dados quantitativos para fins descritivos. Malhotra (2001, p.155) a define como uma metodologia de pesquisa no estruturada, exploratria, baseada em pequenas amostras e que proporciona insights e compreenso do contexto do problema. Apoiada em dados secundrios e primrios, a pesquisa aborda um estudo exploratrio no contexto das usinas de cana-de-acar do Estado de So Paulo. Em pesquisas descritivas, segundo Haguette (1995), levantam-se as informaes sobre situaes especficas e relacionadas, com o intuito de oferecer a visualizao da totalidade a partir de suas distines. Num primeiro momento, os dados qualitativos e quantitativos foram obtidos em fontes secundrias, particularmente, no relatrio intitulado: Acar e lcool: responsabilidade social numa histria de desenvolvimento sustentvel, elaborado pela Unica, representante do setor empresarial produtor de cana-de-acar, acar e lcool no Estado de So Paulo com 97 usinas associadas. Formalizada em 1997, a entidade permitiu a unificao das aes institucionais numa s organizao, fortalecendo as relaes com o Governo e a sociedade. Essa publicao representa uma mostra do trabalho desenvolvido pela Unica a partir de 2002, quando ela criou um ncleo de RSC para articular e divulgar as centenas de aes sociais existentes nas reas de educao, meio

ambiente, sade, esporte e cultura promovidas pelas usinas. A opo pelo uso desse relatrio justifica-se pelo fato de se tratar de um documento oficial e pblico, e dessa forma, pode ser considerado como uma representao da imagem que o setor deseja que a sociedade construa sobre as usinas de cana-de-acar. As informaes sobre as aes sociais contidas nesse documento foram classificadas considerando as diferentes reas de atuao dessas usinas de acordo com os princpios dos sete vetores de RSC considerados por Melo Neto e Froes (1999), quais sejam: (i) ao desenvolvimento da comunidade onde atua; (ii) preservao do meio ambiente; (iii) investimento no bem-estar dos funcionrios e seus dependentes e num ambiente saudvel de trabalho agradvel; (iv) comunicaes transparentes; (v) retorno aos acionistas; (vi) sinergia com os parceiros; e (vii) satisfao dos clientes e/ou consumidores. Aps esse processo de classificao, os vetores foram agrupados em cinco reas de atuao: sade, educao, meio ambiente, esporte e cultura, que deram origem ao Quadro 2. A base de dados para essa anlise somou 359 aes sociais desenvolvidas pelas usinas, sendo 143 na rea educacional, 29 na rea cultural, 90 na rea ambiental, 33 na rea esportiva e 64 na rea da sade. Posteriormente, construiu-se uma listagem que mostra o nmero total de aes sociais de cada uma das unidades produtoras do Estado do So Paulo congregadas Unica. Esses dados foram compilados na Figura 2 a fim de facilitar a visualizao da distribuio dos projetos sociais entre as usinas. O uso de algarismos arbicos para identificar as usinas justificado pelo fato de que algumas delas no autorizaram a publicao dos dados apresentados no referido grfico. A anlise desses dados, assim organizados, permitiu compreender a ocorrncia de concentrao das aes sociais em usinas isoladamente. Para a definio do porte das usinas, que orientou a anlise da distribuio das aes sociais relacionadas a essa dimenso, foi realizada uma entrevista com um profissional da Unica, que alm de oferecer tal informao, tambm contribuiu para o esclarecimento do mbito das aes sociais desenvolvidas pelas usinas associadas entidade. Obedeceu-se aos critrios utilizados

Quadro 2. Resumo das reas de atuao focadas pelas usinas associadas Unica. Fonte: Unio da Indstria de Cana-de-Acar (2004). Elaborado pelos autores. Vetores de RSC 1,2,3,4,5,7 1,3,4,5,7 1,2,3,4,5,6,7 1,3,4,7 1,3,4,5,7 Total reas de atuao Nmero de projetos Educao Cultura Meio ambiente Esporte Sade 143 29 90 33 64 359 Freqncia de projetos (%) 40 8 25 9 18 100 Nmero de pessoas beneficiadas 35060 2075 4058 7740 28785 77718 Beneficiados (%) 45,1 2,7 5,2 10,0 37,0 100,0

Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

Produo de acar e lcool vs. responsabilidade social corporativa: as aes desenvolvidas pelas usinas de cana-de-acar... 95

pela Unica, que toma como referncia o volume de cana modo durante a safra. Foram utilizados os seguintes intervalos da quantidade de matria-prima processada: a) usina de pequeno porte: abaixo de 2 milhes de toneladas de cana; b) usina de mdio porte: entre 2 e 3,5 milhes de toneladas de cana; e c) usina de grande porte: acima de 3,5 milhes de toneladas de cana. Concluda a sistematizao dos dados secundrios, buscaram-se dados primrios por meio de coleta de informaes realizada atravs de entrevistas via telefone com 40 assistentes sociais das usinas agregadas Unica. O critrio de escolha dessa amostragem foi o de acessibilidade. Para a realizao das entrevistas, foram aplicadas as seguintes questes: a) a usina onde trabalha publica balano social? b) como resultado dessa publicao, a usina possui alguma certificao na rea socioambiental? c) o foco das aes sociais da usina onde trabalha est no pblico interno ou externo? Qual o percentual dessa participao? Considerando que o nmero total das usinas associadas Unica de 97 no Estado de So Paulo, e que destas usinas 55 realizam algum tipo de ao social, a amostra dessa pesquisa englobou 72,7% do total daquelas que desenvolvem tal prtica.

5 Resultados e discusso dos dados


5.1 A relao das aes sociais versus as reas de atuao A anlise das propostas dos projetos acrescidos de dados oferecidos pelas assistentes sociais entrevistadas permitiu relacionar os eixos da responsabilidade social s reas de atuao, conforme mostrado no Quadro 2. Considerando o Quadro 2, que mostra o desenvolvimento de 359 projetos de ao social pelas usinas de acar e lcool do Estado de So Paulo associadas Unica, observa-se que essas iniciativas concentram-se principalmente na rea educacional (40%) e ambiental (25%). No caso especfico da educao, as aes sociais procuram responder aos entraves da excluso social, da baixa qualificao e do analfabetismo por meio de projetos que proporcionam o desenvolvimento da comunidade onde atuam, investimento no bem-estar dos funcionrios e seus dependentes, aes de melhoria da relao do empregado com a empresa e da qualidade do emprego dos funcionrios. Essa rea compreende o maior nmero de pessoas beneficiadas com as iniciativas, com atividades subdivididas em profissionalizantes, educao formal e informal, bolsas de estudo e kit escola.

O objetivo direcionar aes sociais que privilegiem a aprendizagem, a incluso, a integrao e a alfabetizao s pessoas beneficiadas. Quanto s iniciativas direcionadas preservao do meio ambiente, ressaltam-se aquelas relacionadas ao ar (poeira e alergnicos) e ao solo (conservao, recobrimento, adensamento e perda), que segundo estudo da Embrapa (2000), so questes que precisam ser trabalhadas e solucionadas pelas unidades produtoras. Projetos como Projeto saneamento ambiental na regio de Catanduva da Usina So Domingos e Projeto 3R (reduo, reuso e reciclo) da Usina Santa Cndida exemplificam algumas aes sociais para reduzir as externalidades negativas como a intensificao do uso e ocupao da terra, o potencial de degradao do solo e dos rios, e o uso da gua pelas usinas sem retorno aos corpos dgua. As atividades desenvolvidas na rea da sade focam campanhas de vacinao; preveno de doenas transmissveis e hipertenso; combate dependncia qumica; programas para gestantes; reeducao alimentar; e assistncia odontolgica, visando garantir a sade dos colaboradores e da comunidade e proporcionar melhor qualidade de vida (UNIO DA INDSTRIA DE CANADE-ACAR, 2004). Ou seja, decises empresariais que objetivam melhorias nas condies de vida das comunidades e na relao empresa-comunidade, assim como assistncia social externa no sentido de contribuir para a reduo dos impactos sade humana, estes provocados pelo meio fsico como, por exemplo, a poluio do ar (poeira do ar e alergnicos) em regies canavieiras. No campo social, a gerao de empregos pelo setor vem se traduzindo num processo de reduo dos postos de trabalho por causa da reestruturao dos processos produtivos, assim como em qualquer outro setor da economia. Nesse sentido, alguns problemas relacionados excluso social como a mecanizao da colheita e, conseqentemente, a dispensa de trabalhadores braais vm sendo compensados por aes sociais. Questes como a explorao da fora de trabalho na atividade canavieira tm se apresentado menos problemticas, com aes sociais direcionadas qualidade de vida. Como exemplo, pode-se citar o Projeto Alongue-se da Usina da Pedra. Na organizao do trabalho, usinas mais modernas tm objetivado a elaborao de programas de envolvimento de seus empregados por meio do trabalho de psiclogos, assistentes sociais, programas assistenciais e polticas de treinamento, visando elevao da produtividade e reduo do absentesmo. A relao entre as aes sociais e as externalidades negativas est demonstrada no Quadro 3. A anlise elaborada com base nos sete vetores de Melo Neto e Froes (1999) permite concluir que existe a predominncia das reas de educao e meio ambiente das aes sociais das usinas de acar e lcool, seguidas
Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

96

Bragato et al.

pela rea de sade, e num terceiro escopo, por esporte e cultura. Por outro lado, analisando a participao dos vetores da RSC nas atividades desenvolvidas pelas usinas de acar e lcool, nota-se que apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua, investimento no bem-estar dos funcionrios e seus dependentes e num ambiente saudvel de trabalho agradvel, comunicaes transparentes e satisfao dos clientes e/ou consumidores so os vetores que podem ser observados em todas as iniciativas socialmente responsveis das empresas analisadas. 5.2 A distribuio das aes sociais Analisando o nmero de projetos de ao social realizados pelas usinas possvel afirmar que ocorre uma concentrao dessas iniciativas, conforme mostrado na Figura 2. Observou-se um movimento de ondas caracterizado por uma oscilao expressiva em relao ao nmero de projetos em cada usina. A anlise dos dados apontou 359 projetos existentes entre as 55 associadas paulistas que desenvolvem algum tipo de ao social, das quais
Quadro 3. Externalidades negativas vs. aes sociais. Fonte: Unio da Indstria de Cana-de-Acar (2004). Elaborado pelos autores. Externalidades negativas Baixa qualificao dos funcionrios Exemplos de aes sociais - alfabetizao para adultos; - projeto de qualificao; - educao para cidadania; - projeto escrever vida; e - telessalas. - projeto preservao dos rios e nascentes; - projeto adequao das reas; - projeto reflorestamento; e - projeto preservao ambiental. - projeto sade do trabalhador e comunidade; - projeto ginstica laboral.

Degradao do solo e dos rios

Problemas de sade

9 so responsveis por 38% dos projetos ,e so as que determinam os picos na Figura 2. Neste caso, cada uma dessas usinas concentra entre 3 e 6% dos projetos desenvolvidos do total de 359 projetos. O restante dos projetos est distribudo em porcentagens que variam de 0,5 a 2,8% do total das aes sociais. A Figura 3 apresenta uma anlise da distribuio dos projetos por porte da usina. A Figura 4 demonstra que as usinas de mdio porte so responsveis por 38% das aes sociais, seguidas pelas de pequeno porte com 35% e as de grande porte com 27%. Alm disso, observa-se que as aes sociais concentram-se na regio de Ribeiro Preto, onde se encontra a maior representatividade de usinas do Estado de So Paulo. Ou seja, das 55 usinas que desenvolvem aes sociais no territrio paulista, 21 alocam-se nessa regio (38,2%), e desse nmero, 8 so consideradas como de grande porte. Em seguida, verifica-se que a regio de Piracicaba possui 20% das usinas que desenvolvem aes sociais no Estado de So Paulo. Desse percentual, que representa um nmero de 11 unidades produtoras, somente uma empresa classificada como de grande porte, sendo as demais de pequeno (8 usinas) e mdio porte (2 usinas). A anlise dos dados permite identificar uma relao independente entre nmero de aes sociais desenvolvidas e porte da empresa. Daquelas classificadas como de grande porte, que somam 11 usinas e 97 projetos sociais, verifica-se que apenas 3 possuem um ndice de concentrao entre 3 e 6% frente s aes sociais. As demais empresas apresentam menor representatividade no conjunto de projetos sociais que as 55 unidades produtoras paulistas desenvolvem em RSC. Por outro lado, empresas de mdio porte, que so em nmero de 19, possuem 137 projetos sociais. Aquelas classificadas como de pequeno porte, que somam 25 usinas, desenvolvem 125 projetos sociais. Das 9 usinas que determinam os picos no Figura 3, somente 3 delas so de grande porte.

25 Nmero de aes sociais 20 15 10 5 0 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39 41 43 45 47 49 51 53 55 Nmero de usinas

Figura 2. Distribuio das aes sociais dividida por usinas. Fonte: Unio da Indstria de Cana-de-Acar (2004). Elaborado pelos autores.
Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

Produo de acar e lcool vs. responsabilidade social corporativa: as aes desenvolvidas pelas usinas de cana-de-acar... 97 25 Nmero de aes sociais 20 15 10 5 0 Pequeno Porte Mdio Grande

Figura 3. Distribuio das aes sociais dividida pelo porte das usinas. Fontes: Unio da Indstria de Cana-de-Acar (2004); Pesquisa de campo. Elaborado pelos autores.

27%

35%

38% Pequeno Mdio Grande

Figura 4. Relao entre porte e aes sociais desenvolvidas pelas usinas. Fonte: Unio da Indstria de Cana-de-Acar (2004). Elaborado pelos autores.

representam um percentual bastante pequeno da amostra pesquisada (5,4%). Esses dados indicam que as aes sociais tm cunho compensatrio no que diz respeito ao pblico interno, portanto, tm como foco as externalidades provocadas nas relaes de trabalho, e no necessariamente uma preocupao direta com aquelas que envolvem a comunidade. Tal fator pode indicar duas possibilidades: ou consideram que o pblico interno responsvel significativo pela divulgao da imagem, ou no esto preocupados com o impacto das externalidades na comunidade em que se localizam. O Quadro 4 ilustra essa anlise. 5.4 As certificaes No tocante certificao e realizao do balano social, os dados demonstram que 59,5% das usinas apresentam certificao na rea social, principalmente o selo ABRINQ e o iBase, representando uma abertura para mercados internacionais de acar e lcool e um diferencial competitivo. Porm, um percentual significativo de 37,8% ainda no possui certificao. No caso do selo iBase, a unidade produtora que realiza balano social anualmente possui por conseqncia essa certificao, que nesse estudo foi observada em 46% das usinas analisadas. Considerando o selo ABRINQ, nota-se que 40% das usinas pesquisadas possuem esse tipo de certificao. Nessa perspectiva, a RSC tem sua importncia no fator fortificao da imagem socialmente responsvel junto a beneficirios diretos, indiretos, empresas financiadoras, comunidade, clientes, governo e imprensa (UNIO DA INDSTRIA DE CANA-DE-ACAR, 2004, p. 25). A imagem institucional das usinas de acar e lcool vem sofrendo mudanas importantes, pois qualquer degenerao na imagem da empresa pode resultar em risco para a identidade organizacional. A cultura canavieira, segundo Rossetto (2004, p. 80), carregou sozinha, por muitos anos, o nus de ser
Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

Assim, pode-se observar ocorrncia de concentrao das aes sociais em algumas usinas isoladamente. O porte da empresa no influencia o nmero de projetos sociais, pois necessariamente uma usina desenvolve aes sociais em maior nmero que as demais. Essa relao entre porte e ao social pode depender da estratgia da empresa, do foco de atuao na rea social, e principalmente, da sensibilidade organizacional frente questo da RSC. 5.3 O pblico beneficiado Pelos dados obtidos com as entrevistas dirigidas s assistentes sociais das usinas associadas Unica, foi possvel identificar que 32,5% das aes sociais desenvolvidas pelas usinas beneficiam tanto o pblico interno quanto o externo, com participao de 50% para cada pblico. Os funcionrios das unidades produtoras so partes integrantes, atuando como beneficiados ou voluntrios dessas iniciativas. O percentual de usinas que foca mais da metade de suas aes sociais no pblico interno de 21,6%, enquanto que 16,2% das usinas desenvolvem exclusivamente atividades direcionadas ao pblico interno. Vale ressaltar, que por outro lado aquelas empresas que somente focam o pblico externo

98

Bragato et al.

Quadro 4. Pblico beneficiado. Fonte: Pesquisa de campo. Pblico beneficiado 50% pblico interno e 50% pblico externo 100% pblico interno 100% pblico externo Mais de 50% pblico interno Mais de 50% pblico externo Menos de 50% pblico interno 70% pblico interno e 30% pblico externo 30% pblico interno e 70% pblico externo No responderam % 32,5 16,2 5,4 21,6 5,4 5,4 5,4 2,7 8,1

uma atividade agrcola extremamente degradadora do solo, poluidora do ar e da gua, causadora de grande impacto ambiental. Mas, o cenrio vem se modificando nas ltimas dcadas. Os avanos tecnolgicos e a receptividade do setor s questes relacionadas ao desenvolvimento sustentvel transformaram a atividade sucroalcooleira.

6 Consideraes finais
Este estudo abordou a temtica RSC no contexto do agronegcio brasileiro, analisando as aes sociais desenvolvidas pelas usinas paulistas de acar e lcool a partir dos seguintes aspectos: o conceito de RSC e o ambiente organizacional, as caractersticas e as aes sociais desenvolvidas pelo setor sucroalcooleiro no Brasil. Ao analisar a relao entre as externalidades negativas provocadas pelo setor e as aes sociais desenvolvidas, identificaram-se algumas iniciativas. Contudo, essas no atendem reverso do quadro de degradao provocado pela atividade canavieira, podendo ser consideradas como compensatrias. Os dados divulgados pela Unica sobre as aes sociais demonstram a preocupao das usinas

em projetar uma imagem positiva da atividade canavieira para a sociedade, a transparncia em suas aes empresariais, bem como servir de exemplo para outros setores da economia. O setor vive um perodo de transio entre a primeira e a segunda fase da discusso de RSC com aes compensatrias e no a reverso dos impactos produzidos no meio onde atuam. Suas aes sociais confundem-se com o assistencialismo, no sendo propriamente iniciativas de RSC. Assim, sugere-se que essas empresas trabalhem em funo do crescimento dessas prticas no contexto atual. Cabe lembrar, que as conquistas obtidas pelo setor sucroalcooleiro nos ltimos anos no cenrio internacional, como maior produtor mundial de acar e lcool, demandam novas posturas das usinas que integram a atividade canavieira. Ou seja, produtos de alta qualidade, livres de agrotxicos e obtidos sob condies consideradas socialmente aceitveis pela opinio pblica internacional. Os resultados da pesquisa mostram ocorrncia de concentrao das aes sociais em algumas usinas isoladamente. Os nmeros de projetos sociais demonstram que o porte da empresa no significa que necessariamente uma usina desenvolve aes sociais em nmero maior que as demais. Essa relao entre porte e ao social pode depender da estratgia da empresa, do foco de atuao na rea social, e principalmente da sensibilidade organizacional frente questo da RSC. Por fim, este artigo no visa restringir o debate em torno desta temtica, mas sim contribuir para a reflexo ampliada sobre um processo complexo e abrangente, que a RSC. Acredita-se que outros estudos possam ser desenvolvidos, na tentativa de responder outros questionamentos e complementar a anlise acerca dessa prtica.

Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

Produo de acar e lcool vs. responsabilidade social corporativa: as aes desenvolvidas pelas usinas de cana-de-acar... 99

Sugar and ethanol production vs. corporative social responsibility: the actions taken by the sugar cane mills confronted with negative externalizations
Abstract
Corporative Social Responsibility (CSR) is analyzed in this study in the organizational environment of sugar cane mills in the state of So Paulo and which form the Brazilian agribusiness of sugar and ethanol. Following a qualitative research, the quantitative data was used to define objectives using the primary and secondary data approach; an exploratory study in the context of the sugar-ethanol mills. The goal was to establish a comparative analysis between the negative external aspects and the social actions to investigate whether the latter had a significant role. It was possible to identify the relation between image and CSR in the organizational scenario of sugar-ethanol mills highlighting the main social actions developed by the enterprises which have contributed to improving the image of the sugar-ethanol sector as an active agent in the sustainable development. It was verified that the focus of social actions are concentrated in areas related to environment and education. Those related to culture, sport, and health seemed to be not as important. The results show that the number of social actions is not, necessarily, related to the size of the companies researched.
Keywords: Corporative social responsibility. Production process. Sugar cane mills. Social actions. Negative externalization.

Referncias bibliogrficas
ANDRADE, R.O.B.; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A.B. Gesto ambiental: enfoque estratgico aplicado ao desenvolvimento sustentvel. 2.ed. So Paulo: Makron Books, 2002. 232p. ASHLEY, P.A. (Coord.). tica e responsabilidade social nos negcios. So Paulo: Saraiva, 2002. 205p. BARROS, G. S. C.; SILVA, S. F. PIB da agricultura cresce 0,24% em janeiro. Disponvel em: <http://cepea.esalq.usp.br/pib/>. Acesso em: 18 maio 2007. BUSINESS FOR SOCIAL RESPONSIBILITY. Corporate social responsibility. Disponvel em: <http://www.bsr.org/ AdvisoryServices/CSR.cfm>. Acesso em: 22 fevereiro 2006. CARON, D. Cana, acar, lcool (automveis) e empregos. Boletim Qualidade de Vida, Piracicaba, a.1, n.4, p.1-4, set.1999. CEVOLI, M. Bell: o advento ps-Industrial. In: DE MASI, Domenico (Org.). A Sociedade Ps Industrial. So Paulo: Senac, 2000. 443p. Traduo Anna Maria Capovilla. CHRISMAN, J.J.; CARROLL, A.B. Corporate responsibility reconciling economic and social goals. Sloan Management Review, v.25, n.2, p.59-65,.1984. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA. Monitoramento por satlite. 2003. Disponvel em: < http:// www.cana.cnpm.embrapa.br/agroeco.html>. Acesso em: 22 maro 2006. GUEDES, S.N.R.; GALLO, Z.; MARTINS, L.A.T.P. Passado, presente e futuro da agroindstria canavieira do Brasil: uma reflexo a partir da perspectiva do desenvolvimento sustentvel. In: MORAES, M. A. F. D. de, SHIKIDA, P. F. A. (Coords.). Agroindstria canavieira no Brasil: evoluo, desenvolvimento e desafios. So Paulo: Atlas, 2002. p.312-319. HAGUETTE, T.M.F. Metodologias qualitativas na sociologia. Petrpolis: Vozes, 1995. 224p. KNIGHT, V.M.; YOUNG, C.E.F. Custo da poluio gerada pelos nibus urbanos na RMSP. In: ANPEC, 34, 2006, Salvador. Disponvel em: <http://www.anpec.org.br/encontro2006/artigos/A06A069.pdf>. Acesso em: 15 maio 2007. MACHADO, H.V. A identidade e o contexto organizacional: perspectivas de anlise. Revista de Administrao Contempornea, Curitiba, v.7, p.51-73, 2003. Edio Especial. MALHOTRA, N.K. Pesquisa em marketing: uma orientao aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001. 719p. Traduo Nivaldo Montingelli Junior. MEIRA, F.B. Responsabilidade social e ideologia: notas sobre a gnese de um conceito. In: ENANPAD, 30, 2006, Salvador. Anais... Salvador. 1 CD-ROM. MELO NETO, F.P.; FROES, C. Gesto da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. 189p. ______. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administrao do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. 190p. PAIXO, M. Relaes de trabalho na agroindstria sucroalcooleira do Brasil: excluso ou cidadania? In: FERRAZ, J.M.G.; PRADA, L.S.; PAIXO, M. Certificao sociambiental do setor sucroalcooleiro. So Paulo: Embrapa Meio Ambiente, 2000. p.111-146. PANWAR, R. et al. Corporate responsibility: balancing economic, environmental, and social issues in the forest products industry. Forest Products Journal, v.56, n.2, p.4-12, feb. 2006. PASSADOR, C.S.; CANOPF, L.; PASSADOR, J.L. Apontamentos sobre a responsabilidade social no ENANPAD: a construo de um conceito? In: ENANPAD, 29, 2005, Braslia. Anais... Braslia. 1 CD-ROM.
Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

100

Bragato et al.

ROMANACH, L.M.; CARON, D. Impactos da mecanizao da colheita de cana sobre o emprego, a gesto empresarial e o meio ambiente: um estudo de caso. In: SOBER, 27, 1999, Foz do Iguau. Disponvel em: <http://gipaf.cnptia.embrapa.br/ itens/publ/sober/trab121.pdf>. Acesso em: 21 fevereiro 2006. ROSSETTO, R. A cultura da cana, da degradao conservao. Viso Agrcola, Piracicaba, v.1, n.1, p.80-85, jan./jun.2004. RUI, J.D. A responsabilidade social no setor sucroalcooleiro. JornalCana, Ribeiro Preto, dez.2004. Disponvel em: <www. jornalcana.com.br>. Acesso em: 22 fev. 2006. SENGE, P. M.; CARSTEDT, G. Rumo prxima revoluo industrial. HSM Management, So Paulo, a.5, n.27, p.120-128, jul./ago. 2001. SERVA, M. A racionalidade substantiva demonstrada na prtica administrativa. Revista de Administrao de Empresas, So Paulo, p.18-30, v.37, n.2, abr./jun.1997.

SHARMA A. K.; TALWAR, B. Corporate social responsibility: modern vis--vis Vedic approach. Measuring Business Excellence, v.9, n.1, p.35-45, 2005. SHIKIDA, P.F.A.; NEVES, M.F.; REZENDE, R.A. Notas sobre dinmica tecnolgica e agroindstria canavieira no Brasil. In: MORAES, M.A.F.D.; SHIKIDA, P.F.A. (Coords.). Agroindstria canavieira no Brasil: evoluo, desenvolvimento e desafios. So Paulo: Atlas, 2002. p.125-127. TETTI, L.M.R. Protocolo de Kyoto: Oportunidades para o Brasil com base em seu setor sucroalcooleiro: um pouco da histria da questo mudanas climticas e efeito estufa. In: MORAES, M.A.F.D.; SHIKIDA, P.F.A. (Coords.). Agroindstria canavieira no Brasil: evoluo, desenvolvimento e desafios. So Paulo: Atlas, 2002. p.202-206. UNIO DA INDSTRIA DE CANA-DE-ACAR. Acar e lcool: responsabilidade social numa histria de desenvolvimento sustentvel. So Paulo, 2004. 16p.

Sobre os autores
Ivelise Rasera Bragato Elisabete Stradiotto Siqueira Graziela Oste Graziano Eduardo Eugnio Spers
Mestrado Profissional em Administrao, Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP, Rodovia do Acar - Km 156, CEP 13400-911, Piracicaba, SP, Brasil, e-mails: irbragat@esalq.usp.br; betebop@uol.com.br; grabela@terra.com.br, eespers@unimep.br Recebido em 28/8/2006 Aceito em 30/10/2007

Gest. Prod., So Carlos, v. 15, n. 1, p. 89-100, jan.-abr. 2008

You might also like