You are on page 1of 8

COMPETNCIAS DO CONTROLLER

INTRODUO
Os primeiros controladores foram recrutados entre os responsveis pelo departamento de contabilidade ou ento do departamento financeiro da empresa, mesmo sabendo que a controladoria no apenas administrar o sistema contbil da empresa. O conhecimento de finanas e contabilidade no so as nicas competncias que um controller precisa ter, embora que sendo fundamentais para o desempenho de tal funo. A crescente expanso das organizaes e a insero de novas competncia na gesto trouxeram outros profissionais, como da rea de sistemas,

administradores, economistas, entre outros. Com a competitividade entre as empresas nas ltimas dcadas, fazendo com que cada vez mais as empresas busquem mecanismos para se diferenciar, frente a este panorama a controladoria passou a exercer um papel central no processo de gesto. Diante disso as competncias do controller tambm tendem a se aprimorar visando atender as novas necessidades das empresas.

COMPETNCIAS EXIGIDAS DO CONTROLLER


O controller o gestor que, aps o presidente, deve ter a viso mais generalizada da organizao, segundo Mosimann e Fisch (1999). O mercado cada vez mais procura profissionais especializados tendo um conhecimento amplo e atualizado, com viso de gesto, fiscal, financeiro, planejamento gerencial e contbil.

O Controller deve ter uma viso ampla para poder assessorar os gestores de qualquer rea, ele deve suprir os gestores com informaes e apoi-los em suas decises, visando a eficcia empresarial. Isto demanda capacidade de anlise do desempenho e dos resultados passados com vistas identificar aes de aperfeioamento (HECKERT e WILLSON, 1963). Ele tambm demanda informaes sobre eventos futuros, principalmente no suporte ao planejamento, execuo e controle.

Exigncias Tcnicas Tipos de Conhecimentos Contedo dos objetos tcnicos e experincias


Teorias econmicas ligadas ao Sistemas de informaes sistema de gesto e desempenho Contabilidade de custos e desempenho (contabilidade financeira, do balano Instrumentos de coordenao social e do capital Objetivos e sistemas de humano) indicadores Equipamentos do sistema de Sistemas oramentrios informaes Sistemas de direcionamento e Planejamento e controle controle Sistemas Processos Mtodos de planejamento e Instrumentos controle Sistema de objetivos Soluo de conflitos de objetivos Teorias comportamentais Identificao de objetivos Gesto de Pessoas Instrumentos de motivao Estilos de gesto Sistemas de incentivo do Mtodos de conhecimento prvio Determinao comportamento humano Organizao Tcnicas de criatividade Independncia no sistema de desempenho
Exigncias tcnicas e pessoais do controller (Fonte: Kpper(2005))

Exigncias Pessoais
Inteligncia

Flexibilidade

Comportamento social Sociabilidade Capacidade de persuaso

Capacidade de inspirar confiana em relao sua competncia.

Habilidade de gesto.

Hecker e Wiison (1963) ainda descrevem que o controller deve fornecer informaes oportunas aos gestores em tempo hbil relacionadas s alteraes de planos ou padres, em funo de mudanas ambientais,

contribuindo para o desempenho eficaz das reas e da organizao como um todo. Para tanto ele deve ser imparcial ao fornecer informaes aos gestores sobre a avaliao de desempenho das reas, em certas ocasies deve fazer relatrios negativos sobre outros executivos ou outros empregados. funo sua avaliar o desempenho de todos os funcionrios da empresa. Nessa tarefa, deve ser imparcial e honesto.

CARACTERSTICAS PROFISSIONAIS DO CONTROLLER


Assumir a funo de coordenao do sistema de gesto exige conhecimentos bsicos sobre todas as reas envolvidas. Por isso, a rea de trabalho do controller ampla. Por um lado, ela diz respeito a conhecimentos gerais de cada rea, e por outro, um conhecimento sobre a caracterizao desta na prpria organizao (KPPER, 2005). O controller deve estar preparado para identificar as fontes de perigo, deve ser gil para analisar as situaes e propor solues, deve ser ousado, tomar iniciativas, no devendo esperar que lhe solicitem informaes, deve estar sempre um passo a frente. Roehl-Anderson e Bragg (1996) descrevem que as qualificaes do controller podem incluir uma excelente capacidade tcnica em contabilidade e finanas, incluindo um grande entendimento e conhecimento dos princpios contbeis. J Hecker e Wilson (1963), apontam que ele deve saber analisar e interpretar dados contbeis e elaborar estatsticas que associadas ao conhecimento dos princpios e procedimentos contbeis se tornam a base de seu trabalho. As exigncias tcnicas do controller atendem as diversas reas da organizao. Portanto, dele demandada viso generalizada e especialista, ou seja, deve encontrar um equilbrio entre o conhecimento expansivo e o aprofundado. Entretanto, importante ressaltar que seus conhecimentos e experincias das reas relativamente menor do que dos respectivos especialistas e, devem estar mais relacionadas as reas de desempenho e de gesto.

CARACTERSTICAS PESSOAIS DO CONTROLLER


Para Roehl-Anderson e Bragg (1996), as qualificaes do controller podem incluir habilidades de expressar claramente as idias e de motivar outros a realizar as aes que resultem no alcance dos resultados desejados. Figueiredo e Caggiano (1997) descrevem que a habilidade de expressar-se bem oralmente e por escrito, associado s capacidades tcnicas so as chaves do sucesso deste profissional. As amplas exigncias tcnicas so possveis de serem alcanadas somente com Inteligncia correspondente. O conhecimento em contabilidade, planejamento e controle exigem capacidade de raciocnio analtico. Ao mesmo tempo, o controller deve ter condies de raciocinar em diferentes reas e problemas.

CARACTERSTICAS PESSOAIS DO CONTROLLER Iniciativa Sntese Persistncia Persuaso Liderana Viso econmica Viso para o futuro Cooperao Conscincia das limitaes tica Comunicao racional Oportunidade Imparcialidade Cultura Geral

PERFIL DAS EMPRESAS DA AMOSTRA


O questionrio foi encaminhado para 100 empresas por meio de e-mail composto de 30 questes fechadas, com respostas do tipo SIM, NO, NO SABE RESPONDER. Quanto s questes que envolvem o tema competncias foi solicitado ao respondente classific-los em: muito importante, importante, pouca importncia e nenhuma importncia, e com base nas respostas foi feita a anlise sendo que algumas das caractersticas comuns entre elas so: todas tem unidades no Estado de Santa Catarina, todas aparecem na relao da Revista Amanh 2007, sendo seus dados referentes ao exerccio de 2007 e todas tiveram o VPG calculado pela Revista Amanh, sendo a primeira empresa com o VPG de 6.074,28 pontos e a ltima 49,18 (um intervalo

considervel, porm as empresas que tem valores em milhar, s ocorre at a 8 colocao). As empresas relacionadas apresentam as seguintes atividades principais, conforme apresentado no quadro abaixo:

PERFIL DAS EMPRESAS


ATIVIDADE PRINCIPAL Metalurgia Txtil Alimentos Revestimentos cermicos Gerao de energia Madeira Qumica Varejo Agncia de fomento Autopeas Comrcio exterior Construo Eletromecnica Ensino superior Estatal de energia Estatal de saneamento Higiene Mveis Papel Papel e embalagens Planos de sade Supermercados TOTAL 10 10 8 5 3 3 3 3 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 ATIVIDADE PRINCIPAL Agroqumica Banco Cermica de mesa Comrcio de cereais Compressores de ar Confeces Couro Distribuio de gs Elstico Eletrodomsticos Equipamentos para telecomunicao Fruticultura Grfica Insumo industrial Minerao Motores eltricos Plsticos Plsticos e embalagens Rede de farmcias Reflorestamento Siderurgia Software TOTAL 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

Transmisso de energia Agroindstria

2 1

Transporte rodovirio Tubos e conexes

1 1

APRESENTAO E ANLISE DOS RESULTADOS DOS ESTUDOS


So inmeros os estudos que podem ser classificados sob este ttulo e uma de suas caractersticas mais significativas est na utilizao das tcnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionrio e a observao sistemtica. Identificar as competncias do controller nas 100 maiores empresas do Estado de Santa Catarina atravs de informaes qualitativas e utilizar mtodos estatsticos na compilao do questionrio, esta pesquisa tem caracterstica quali-quantitativa, unificando o mtodo qualitativo e quantitativo. Das trinta e duas empresas, sete responderam em todas as opes que as exigncias profissionais e pessoais elencadas tinham nenhuma importncia para o controller.

Exigncias feitas ao controller

Classificao percentual das exigncias feitas ao controller (Fonte: Dados da pesquisa)

Caractersticas profissionais do controller

Caractersticas profissionais do controller na empresa (Fonte: Dados da pesquisa)

Caractersticas pessoais do controller

Caractersticas pessoais do controller na empresa (Fonte: Dados da pesquisa)

CONCLUSO

De uma forma geral o objetivo da pesquisa foi atendido identificando as competncias pessoais e profissionais que as empresas esto exigindo do profissional de controladoria. Esta mesma pesquisa pode ser feita em outros estados com empresas de uma atividade especfica. Mas comparando os dados coletados e analisando os grficos podemos dizer que as empresas exigem dos seus controller as mesmas competncias que encontramos na literatura.

You might also like