You are on page 1of 9

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 | Avaliao captulos 1, 2, 3 e 4

Fsica trmica

1.

A distncia entre a terra e o Sol de aproximadamente 1,5 x 1011m, o raio do Sol de cerca de 7 x 108m. Para um modelo que admita a temperatura da Terra como sendo apenas determinada pelo fluxo de radiao incidente vinda do sol, e o uso da chamada Lei de Stefan-Boltzmann, possvel chegar expresso matemtica abaixo.

Onde TE a temperatura da Terra, D a distncia entre a Terra e o Sol, TS a temperatura do Sol e RS o raio do Sol, 0,88 uma constante adimensional associada refletividade mdia do planeta. As temperaturas esto na escala absoluta. a) Calcule o valor da temperatura da Terra dada por este modelo, em C. Para o clculo da raiz quadrada do fator (RS/2D), use o grfico abaixo.

b) A temperatura da superfcie do Sol estimado em 5780 K. O valor encontrado por meio do clculo acima corresponde ao resultado observado? Elabore hipteses que possam explicar as possveis discrepncias entre esses valores.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 | Avaliao captulos 1, 2, 3 e 4

Fsica trmica

2. Em 1965, os fsicos Arno Penzias e Robert W. Wilson descobriram a chamada radiao de fundo:

uma interferncia persistente na faixa de micro-ondas que afetava o funcionamento das antenas do laboratrio em que pretendiam realizar experimentos de radioastronomia e testes de comunicao via satlite. Para qualquer direo do cu em que fossem apontadas as antenas, a interferncia persistia e apresenta grande uniformidade. Mais tarde foi interpretada como um vestgio da radiao produzida pelo Big Bang (incio do universo conhecido, de acordo com essa teoria) e que estaria presente atualmente em todo o universo. O Projeto WMAP da NASA mapeou as flutuaes da radiao de fundo do universo ao longo de 5 anos. A partir do modelo do corpo negro, pode-se associar uma temperatura para a radiao de fundo da ordem de 2,725K. Essa temperatura corresponde a um corpo que emita radiao com um pico de emisso em 160.2 GHz, correspondente freqncia das micro-ondas. O grfico abaixo o resultado deste trabalho: as regies mais quentes esto representadas em vermelho e mais frias em azul.
WMAP Science Team/Nasa

Temperatura mdia: 2,725K Vermelho: 2,7252K Azul escuro: 2,7248K Neste grfico, todas as direes espaciais foram representadas sobre a superfcie de uma esfera e, ento, todos os pontos da esfera projetados no plano (a chamada projeo estereogrfica). a) A uniformidade da radiao descoberta por Penzias e Wilson pode ser evidenciada nesta imagem? b) Encontre a correspondncia da temperatura mdia do universo em graus Celsius. Use: TK = TC + 273,15.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 | Avaliao captulos 1, 2, 3 e 4

Fsica trmica

3. O grfico abaixo exibe a taxa de radiao solar (por metro quadrado e por comprimento de onda) que

chega ao topo da atmosfera e superfcie da Terra.


Adaptado de NASA/MODIS.

As faixas de comprimento da radiao seguem descritas na tabela abaixo.


Tipo de radiao
Ultravioleta (UV) Luz visvel Infravermelho

Faixa de comprimentos de onda.


Entre 1 nm e 400 nm Entre 400 e 700 nm Entre 700 nm e 100 x 103 nm

Dado: m = 10-6 m, nm = 10-9 m. a) Identifique a diferena entre a radiao que atinge o topo da atmosfera e a radiao que atinge a superfcie. Elabore uma hiptese que justifique essa diferena. b) Calcule a rea de cada quadrado da malha colocada sobre o grfico, mostrando explicitamente em seu clculo o trabalho com as unidades. c) A rea total abaixo destes grficos nos permite obter a potncia total de radiao que chega por metro quadrado tanto no topo da atmosfera quanto na superfcie. Faa essa estimativa. d) Calcule o tempo em minutos que um coletor solar com rendimento de 80% leva para aquecer at 30C uma caixa dgua de 1.000 m3 inicialmente a 20,4C. Considere a densidade da gua como 1,0 g/cm3 e o calor especfico da gua como 1,0 cal/g.C.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 | Avaliao captulos 1, 2, 3 e 4

Fsica trmica

4. Os diagramas de fases da gua e do gelo-seco (CO2) so representados esquematicamente abaixo:

Fonte: Ser Protagonista: Fsica, 2 ano: Ensino Mdio. So Paulo: Edies SM, 2009, p. 71

Abaixo alguns valores mdios para os calores especficos sensveis e latentes, a uma presso externa de 1 atm.
Substncia H2O H2O CO2 Substncia H2O H2O CO2 Tipo de transio (1atm) Fuso Vaporizao Sublimao Estado fsico (1atm) Slido Lquido Vapor Calor especfico latente (cal/g) 80 540 140 Calor especfico sensvel (cal/gC) 0,5 1,0 0,5

a) Se a presso local de 1 atm e a temperatura 25C, quais so as transies espontneas de mudana de fase para amostras de gelo e de gelo seco, inicialmente a 0 e -78C respectivamente? Indique em cada um dos grficos acima com os pontos A e B o estgio inicial e final para essa transio. b) Calcule o calor absorvido por kg de gelo e de CO2 nas transies AB assinaladas no item a). Qual a substncia que absorve mais energia nessa transio? c) Gelo de gua, inicialmente a uma temperatura de -78C, absorve mais calor que o CO2 at que se estabelea o equilbrio trmico? d) possvel ter gua lquida a 100C? E CO2 slido a temperaturas maiores de -78C? e) Considere as transies lquido-slido obtidas apenas com a variao da presso temperatura constante para esta regio considerada nos diagramas de fase acima. De acordo com tal grfico, qual a faixa de temperaturas que permite esta transio para a gua? E para o CO2?

seu uso na conservao de alimentos

habitantes. Ali-Fsica LIVRO ligados s trocasAvaliao captulos 1, 2, 3 e 4o tamente 2 | Unidade 1 | de calor entre a cmera e arefa que envol- ambiente externo a ela. Exemplos: tempo que as porlegumes, verdu- tas ficam abertas, quantidade de gua no seu interior, ssrio armazenar perda de calor atravs das paredes e fendas, etc. Alguns dos at que che-5. desses valores podem seralgumas estimativas de calor especfico para determinados alimentos: A tabela abaixo mostra vistos na tabela abaixo.

Fsica trmica

o estocados os ara conserv-los energia eltrica ainda so utilihumano muitos o que impede em condies de longo. rcados possuem adas de acordo tempo em que do. No interior ntra-se abaixo da geral, por exemtemperatura em

Calor especfico de alguns alimentos armazenados em ambiente refrigerado


Produto pato frango carne bovina carne suna peixes queijo prato manteiga frutas Calor especfico (cal/g ? C) 0,41 0,42 0,43 0,33 0,44 0,31 0,25 0,48

or a ser removiicas depende da desejada no ine alimento a ser

determinar o caz que os produumes, etc. no o so obtidos em e uma tabela esue projetam tais siderao muitos que esto dire-

Fonte: Ser Protagonista: Destaca-se, assim, a importncia do uso da defini- Fsica, 2 ano: Ensino Mdio. So Paulo: Edies SM, 2009, pp. 55 o de calor especfico como churrasco nadiretamente amigo que fica a 1 h de sua casa, e que precisa Suponha que voc vai a um propriedade casa de um ligada 10 kg de carne, sendo: 3 kg de frango, 4 kg de carne bovina, 3 kg de carne suna. Considere o levar ao clculo do consumo de energia para o aquecimento desde do gelo comoato de ferver o da gua como 1,0 cal/gC, o calor de fuso do gelo como calor especfico um simples 0,5 cal/gC, gua para cozinhar e que mais complexo processo de produo 80 cal/g at o 1,0 cal = 4,2 J. de Calcule conceito de calor especficodesses alimentos, em kcal/C. a) ao. O a capacidade trmica total tambm importante quando a finalidade promover uma redub) de temperatura (esfriar) gastando-se menos eneroAs carnes esto inicialmente a 5C e precisam ser conservadas ao longo do trajeto. Para transporgia.t-las, aparelhos com essa finalidade (geladeiras, Em voc utiliza uma caixa de isopor que perde calor taxa de 10 W. Nestas condies, qual o calor perdido pela caixa durante o trajeto e a quantidade de gelo mnima, inicialmente a -10C, que ar-condicionados, refrigeradores, etc.), so utilizados permite que voc chegue festa com a carne preservada a 5C? aparelhos que possuem calor especfico e condutibic) Considerando que cerca de 70% da carne bovina lidade trmica adequados para roubar uma deter- gua, e que quando refrigerada essa porcentagem quantidade de calor especfico a parte da carne que no corresponde gua. minada gelo, estime ocalor do produtoda ser esfriado,Estime omenor do calor especfico dacom o menor a 5C supondo que o calor especfico da parte d) em um valor intervalo de tempo e carne bovina consumo de energia eltrica possveis. de temperatura. que no gua no varie nesta faixa

e) Supondo que o calor especfico da parte que no gua da manteiga seja equivalente ao da carne bovina, estime a porcentagem da gua presente na manteiga.

envolvida no aquecimento ou resfriamento de um corpo depende de alguns envolvida no aquecimento ou resfriamento de um corpo depende de algu6. Um banho de banheira com a temperatura entifique quais dessas propriedades so mencionadas no texto. da gua prxima ao do corpo humano, cerca de 36,5C, muito recomendado para obter o calor a quantidade ue o clculo dalevados em considerao para serelaxar. Considere, ento, que uma banheira de 300 L foi preenchida at um re devem ser quantidade de calor necessria para aquecer e especfico de tero com gua fria a 26C e que possui uma torneira quente cuja gua sai a 53C. dois corpos idnticos.

ador (como exemplo, a) Calcule a quantidade de gua fato de ser importanter maior controle sobre oCanad) apresentam com o quente necessria para que a temperatura final da gua na banheira EUA, consumo de energia baixas temperaturas duranseja de 38C. Despreze as perdas em suas casas e m substncias. s que seus moradores possuam sistemas de aquecimentode calor neste processo e utilize para a gua o valor de 1,0 cal/gC calor especfico e so relativamente altas , pical as temperaturas para ocalor necessria para aquecer e aaquantidade medidas ao longo do ano 1,0 kg/L para densidade. re o clculo da quantidade de uo corpos idnticos. Considerando que uma pessoa irradia calor para a uma taxa de 40 calorias por segundo e que a bade muitos edifcios com revestimento externo feito de vidro. Formule b) dois da escolha do vidro como revestimento externo o meio a uma taxa de 150 calorias por segundo, quanto tempo demora para no que diz respeito ao nheira perde baixas temperaturas durante boa conador (como EUA, Canad) apresentamcalor para para temperatura da gua da suas casas e a pessoa moradores possuam sistemas de aquecimento em banheira comcomrcios.dentro baixar 1C?

emperaturas medidas ao longo do ano so relativamente altas. No entanto, os em pases de temperaturas baixas, aqui se observa a construo de muiterno feito de vidro. Formule hipteses sobre a consequncia da escolha do no que diz respeito ao consumo de energia dos edifcios.

55

14.09.09 10:08:59

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 | Avaliao captulos 1, 2, 3 e 4

Fsica trmica

7.

A evoluo da temperatura mdia da Antrtica tema controverso. Nos grficos abaixo, vemos em (I) a variao mdia da temperatura entre 1982 e 2004. No grfico (II), publicado em 2007 com dados do mesmo perodo ampliados at 2007, e uma nova tcnica de medida, vemos uma tendncia de leve aumento na temperatura da Antrtica, entretanto a incerteza na temperatura est entre 2 C e 3C (para cima ou para abaixo).
Crdito: Robert Simmon/GSFC/NASA
1000 km

Goddard Space Flight Center/NASA

Temperature Trend (K) -0.1 -0.05 0 0.05 0.1

( I ) 1982 2004, Antarctic Heating and Cooling Trends from the Goddard Space Flight Center Scientific Visualization Studio. NASA image based on data provided by Josefino Comiso, NASA-GSFC.

( II ) 1982 2007 NASA image by Robert Simmon, based on data from Joey Comiso, GSFC.

a) Interprete e compare os resultados dos dois grficos levando em considerao a confiabilidade dos dados.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 | Avaliao captulos 1, 2, 3 e 4

Fsica trmica

b) Os grficos abaixo mostram a concentrao percentual de gelo no final de temporadas de vero e inverno na regio do crculo polar rtico (polo Norte).
Escala: concentrao percentual de gelo.
NASA

( I ) Gelo em Setembro de 1999 (final do vero) e Maro de 2000 (final do inverno).

NASA

( II ) Gelo em setembro de 2008 (final do vero) e maro de 2009 (final do inverno).

Compare os grficos (I) e (II). Quais so as mudanas verificadas? Estime a diferena entre a rea de gelo formada no perodo em que for maior a diferena, em termos percentuais em relao ao perodo com mais gelo. c) A densidade da gua, de 1,0 g/cm3, e a densidade do gelo, de 0,9 g/cm3. Isso faz com que 10% do gelo fique mostra, fora da gua, quando este est boiando na gua, de acordo com o princpio de Arquimedes. Elabore uma explicao para o derretimento de gelo de icebergs no aumentar o volume do mar. Repita a tarefa anterior, focalizando agora o gelo continental.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 | Avaliao captulos 1, 2, 3 e 4

Respostas
1.

a)

~244.15K = 28.85C ~ -30C

b) A temperatura mdia da Terra est bem acima de -30C na maior parte de sua superfcie (excetuando-se os polos). Isso se deve ao fato de que existe uma contribuio para a estabilidade da temperatura terrestre devida ao efeito estufa, pelo qual parte da radiao que deixaria a Terra reabsorvida pelos gases estufa presentes na atmosfera (CH4, CO2, H20 etc.).
2. a)

Sim, embora haja flutuaes (reas em vermelho, azul e preto), estas so bastante pequenas com relao mdia, estando 0,002 K acima ou abaixo do valor mdio. b) TC = -271,425C

3. a)

Sim, a radiao no percurso dentro da atmosfera tem sua potncia por rea reduzida para determinadas faixas de radiao. A regio ultravioleta do espectro fortemente absorvida pelo O3 (oznio). Na regio do espectro visvel, onde o Sol tem um mximo de emisso, existe considervel reduo da intensidade (provavelmente por reflexo). Na faixa da radiao infravermelha vemos vales de absoro de radiao por certas substncias (notadamente CO2 e H2O, como indicam as setas). Escala de Irradincia = 108 W/m3 Escala do comprimento de onda = 5 x 10-8 m rea da unidade da malha = 5 W/m2 c) Cerca de 160 quadrados: 800 W/m2 de radiao que chega ao solo. d) t = 250 min.

b) Para a grade:

.a)

b)
Fuso Qgelo = 80 kcal QCO2 = 140 kcal Qtotal [gelo] = 105,0 kcal Qtotal [CO2] = 152,5 kcal Aquecimento Qgua = 25 kcal QCO2 = 12,5 kcal

Portanto, o CO2 absorve mais energia entre estas transies, com uma vantagem de 47,5 kcal. c) No trecho -78C a 0C, cada 1 kg de gelo absorve 39 kcal. A diferena calculada no item anterior dava uma vantagem de 47,5 kcal para o CO2. Assim, o CO2 continua com uma pequena vantagem, apesar de agora serem apenas 8,5 kcal por kg de material.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 | Avaliao captulos 1, 2, 3 e 4

Respostas

d) Sim, possvel ter gua lquida, basta que a presso seja maior que 1 atm, como se v no diagrama de fases. Da mesma forma, possvel ter dixido de carbono slido a temperaturas maiores que -78C desde que as presses sejam progressivamente maiores que 1 atm (a -56,6C, por exemplo, esta presso precisa ser superior a 5,1 atm). e) Para a gua: transies lquido-slido a temperatura constante, neste diagrama apresentado, so possveis para temperaturas abaixo de 0C. Para o CO2: as transies lquido-slido sempre podem ocorrer mediante aumento progressivo da presso. Notamos que, no primeiro caso (gua), slido o estado final mediante a reduo da presso; no segundo caso (CO2), slido o estado final mediante o aumento da presso. A gua no radiador est em estado lquido, ainda que a temperaturas maiores que 100C, por conta da presso interna ser suficientemente alta, como respondido no item d).
5. a)

Cfrango = 1.26 kcal/C; Cbovina = 1.72 kcal/C; Csuna = 1.33 kcal/C.

b) Q = 36.000 J; m = 1,68 kg c) c = 0,27 cal/gC d) c = 0,77 cal/gC e) 17%


6. a) 80 litros

b) 20 minutos
7.

a) Notamos a tendncia a um leve resfriamento na regio continental e o aquecimento nas bordas, no grfico (I). No grfico (II), temos a tendncia de maior temperatura nas bordas do continente, e maior temperatura no oceano prximo s bordas; entretanto, os valores das variaes so reduzidos em comparao com o grfico (I). Entretanto, a incerteza nos resultados so maiores que as prprias medidas e, portanto, no se pode aferir com segurana a existncia da pequena anomalia trmica que seria vista sobre a regio da Antrtica ao longo deste perodo. b) Nota-se que existe grande variao na quantidade de gelo presente no final do vero quando se compara 1999 a 2008, sendo essa diferena bem menor quando se compara o final do inverno do mesmo perodo. Do grfico, possvel estimar que temos entre 25% (1/4) e 30% (1/3) menos gelo no perodo do final do vero de 2008 e o final do vero de 1999. c) Se, por um lado, o gelo ocupa 10% a mais de volume, por outro ele est 10% fora da gua. Assim, mesmo depois de todo derretido, durante todo o tempo ele ocupou um volume igual no mar.

You might also like