You are on page 1of 12

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


1.

Procura-se construir um termmetro domstico a partir de tubos cilndricos de vidro fino preenchidos com lcool. Duas montagens so realizadas - A e B - quando a temperatura local de 25C. O tubo , ento, fechado para evitar a evaporao total do material. Despreze as pequenas perdas por evaporao do lquido, dentro dos tubos fechados. Considere o coeficiente de dilatao do lcool igual a 1,0 x 10-3 C.

a) Considerando a montagem (A), qual ser altura da coluna de lquido quando a temperatura externa for de 35C? Calcule e indique no grfico acima. b) Considerando a montagem (B), calcule a dilatao observada na coluna para a mesma variao de temperatura do item anterior? c) Para o termmetro (B), considere a menor temperatura que poder ser medida a partir da altura da coluna. Justifique sua resposta. d) Observando as duas montagens, identifique a influncia do volume inicial de lquido na construo das escalas. Aps isso, aponte a escala que facilitar a leitura em ambiente domstico, justificando seus argumentos.

e) Com respeito s montagens acima, que diferena poderia haver na construo das escalas, se o lcool fosse substitudo por mercrio, cujo coeficiente de dilatao de 2 x 10-4C?

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


2. Um recipiente cilndrico de vidro tem a sua boca vedada com uma membrana plstica impermevel,

completamente esticada inicialmente, quando a temperatura era de 25C. Ao ser colocado sobre um recipiente contendo gua a 100C, a membrana de plstico deformada conforme o esquema apresentado a seguir:

a) Calcule o volume de gs na situao inicial e final. Volume da esfera: V = 4 R3/3. Volume do cilindro: V = R2L. Utilize = 3. b) Calcule o coeficiente de dilatao volumtrico do ar. c) Aps a dilatao observada, a membrana no violada e o copo colocado em contato com um recipiente com gua e gelo por algum tempo. Como resultado, verifica-se a curvatura da membrana de gs na direo oposta situao anterior, conforme o diagrama abaixo, e a formao de uma pequena quantidade de lquido distribuda no interior do copo.

Este lquido , proveniente da gua que estava no recipiente e foi condensada pelo abaixamento da temperatura. Se toda a gua presente no ar foi condensada, qual aproximadamente a frao de volume do ar contido no copo na situao inicial? d) A estimativa calculada no item c uma aproximao para a densidade relativa do ar. Elabore uma argumentao para julg-la como subestimada ou superestimada.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


3. Uma parcela de radiao solar que chega Terra diariamente atravessa a atmosfera atingindo a su-

perfcie do planeta. Parte reflete-se novamente para o espao e uma parcela dessa radiao refletida absorvida por certos gases presentes na atmosfera, aquecendo-a. Esse fenmeno garante que as camadas inferiores da atmosfera mantenham-se a temperaturas favorveis ao desenvolvimento da vida como a conhecemos. o chamado Efeito Estufa. O principal gs estufa produzido pela atividade industrial o CO2.

Em dezembro de 2009, a concentrao de CO2 na atmosfera foi estimada em 387,27 ppm. Em 1993, por exemplo, essa concentrao de CO2 era de cerca de 350 ppm. a) Qual o aumento na temperatura a ser sentida em 2010, segundo a projeo do IPCC? b) O volume de gua dos oceanos pode ser estimado em cerca de 1,4 x 109 km3, e eles cobrem cerca de 70% da superfcie terrestre. A maior profundidade dos oceanos de cerca de 11 km, na regio denominada Fossas Marianas, no Oceano Pacfico (a ttulo de comparao lembre que o Everest tem de altura 8,85 km). Podemos estimar a altura mdia dos oceanos supondo-os uma camada de gua que recobre 70% da superfcie terrestre por meio da equao: V = (0,7 x 4R2) h, onde R = 6.400 km o raio da Terra. Assim, calcule uma estimativa para a profundidade mdia (h) dos oceanos. Use = 3. c) O aumento mdio da temperatura da Terra pode elevar o nvel dos oceanos em virtude da prpria dilatao da gua do mar. Considerando um aumento global de 2C na temperatura da Terra, qual a variao do volume da gua? Adote o coeficiente de dilatao volumtrico da gua lquida como sendo 1,3 x 10-4C-1. d) Utilizando a expresso acima calcule o que seria a variao correspondente de altura do nvel do mar; mantenha a estimativa de 70% na expresso.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


4. Uma geladeira, como a representada no esquema abaixo, foi aberta durante um breve intervalo e sua

temperatura interna sobe para 7C. Depois de fechada sua temperatura interna varia de 0,56C. A presso atmosfrica externa (do ambiente) de 1 atm (105 Pa).
ChepeNicoli/Istockphoto 0,5m

1,4m

a) Qual o valor de sua presso interna depois de restabelecida sua temperatura inicial? b) Calcule a fora distribuda uniformemente sobre a porta da geladeira devida exclusivamente a essa diferena de presso. Descreva completamente essa fora (intensidade, direo e sentido). c) Considerando a porta como um corpo rgido e a maaneta de abertura situada meia altura da parte inferior da geladeira (ver figura), identifique onde deve ser aplicada uma fora adicional para que a porta possa ser aberta e calcule sua intensidade mnima.
5. As trocas gasosas ocorrem no pulmo do ser humano por meio de um processo denomindado difuso

gasosa. O sangue venoso, com baixo teor de oxignio e alta concentrao de gs carbnico (resultado do processo de respirao celular), chega ao pulmo. Este, ento, absorve oxignio liberando parte do gs carbnico, devido s diferenas das presses parciais desses gases no sangue em relao s presses parciais destes gases no ar atmosfrico. a) Durante a inspirao temos o aumento do volume dos pulmes, que vo de cerca de 3,0 L para 3,75 L, variando a quantidade de ar no interior dos pulmes. Supondo que o volume do pulmo proporcional quantidade de gs em seu interior, calcule a presso interna no momento em que temos o pulmo com volume de 3,0 L. Considere a presso externa igual a 1 atm. b) As presses parciais que um determinado gs realiza em uma mistura seguem as propores deste gs na mistura em relao presso total. Este um enunciado da chamada lei de Dalton. Considerando a mistura de 78% de N2, 20% de O2 e 2% de outros gases, calcule suas presses parciais em uma amostra de ar colhida ao nvel do mar. Supondo que a presso parcial de O2 diludo no sangue venoso de cerca de 76 mmHg, calcule a diferena de presso parcial entre o oxignio presente no sangue venoso e a sua presso parcial no ar atmosfrico. Use 760 mmHg = 1 atm. c) A quantidade de sangue em uma pessoa corresponde a cerca de 7% de sua massa total. Assim, uma pessoa com 70 kg tem cerca de 5 L de sangue. Considerando a solubilidade de oxignio no sangue arterial de 0,3 mL para 100 mL de sangue, e admitindo que 0,5% deste volume est nas regies prximas superfcie da pele, estime o volume total de oxignio concentrado nas regies superficiais do corpo humano.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


d) O oxignio e demais gases em circulao no corpo humano podem aglutinar-se em pequenas bolhas. Parte das bolhas difundidas nos tecidos e prximas da superfcie da pele so sensveis variao da presso externa. A descompresso pode causar em mergulhadores um efeito conhecido como pulga de mergulhador, que antecede problemas mais graves. Supondo que um mergulhador a 60 m de profundidade sobe superfcie, calcule a variao do volume do gs alojado nas regies superficiais da sua pele, expressando esse resultado em valores percentuais. Dica: considere que a cada 10 m de aumento da profundidade na gua a presso aumenta em 1 atm, e que o processo isotrmico.
6. Em uma expanso adiabtica, a curva no diagrama P x V desenvolvida pelo gs dada por PV =

constante, onde = 5/3 para um gs ideal monoatmico. Assim: PAVA5 = PB3 VB5 Considere a expanso de 1 mol de gs ideal de acordo com o diagrama abaixo:

Adote R = 0,082 atm L/mol K. a) Calcule o volume final (VB). b) Calcule a temperatura no estado A e no estado B. c) Qual variao da temperatura? O gs se resfria ou se aquece?
7.

Um gs ideal que exerce sobre um recipiente de volume V, a presso P dada pela Lei de Clapeyron: P = NRT/V, onde N o nmero de mols do gs e R a constante universal dos gases. J a massa total de uma quantidade de gs dada por m = N.M, onde N o nmero de mols e M a massa molar do gs. a) Pode-se obter que a velocidade mdia quadrtica das partculas do gs em cada direo dada por v2 = R T/M, onde M a massa molar de gs dentro da caixa. Para trs dimenses do movimento chegamos a: v2 = 3RT/M. Obtenha a expresso para a energia cintica mdia do gs, em termos do nmero de mols, e da temperatura do gs. Apresente toda a manipulao algbrica. b) Qual a energia cintica total associada s partculas contidas em um mol de gs ideal, em joules, a 27C? Dados: R = 0,082 atm L/mol K, 1 atm = 105 N/m2, 1 L = 10-3 m3. c) Expresse a lei de Clapeyron em termos do nmero (n) de partculas do gs.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


d) A constante de Boltzmann, kB, dada pela razo entre R, a constante universal dos gases perfeitos, e o Nmero de Avogadro. A constante de Boltzmann de grande relevncia na Fsica desenvolvida no sculo XX, por permitir a conexo entre sistemas com muitas partculas, tratados estatisticamente, e a termodinmica. Calcule o valor de kB, em unidades do SI, e mostre que kB.T tem dimenso de energia. Calcule a energia associada temperatura de 300 K.
8. A cilindrada (C) um termo usual para classificar motores a combusto interna. Trata-se do volume

interno total do conjunto de pistes de um motor. Assim: C=nV Onde n o nmero de pistes, V o volume mximo interno de cada cilindro. A cilindrada usualmente calculada em cm3 (equivalente a mL).
Adilson Secco

Fonte: Ser Protagonista: Fsica, 2 ano: Ensino Mdio. So Paulo: Edies SM, 2009, p. 161.

Essa nomenclatura muito familiar em textos com especificaes tcnicas de automveis e motocicletas. Por exemplo: um carro 1.000, ou 1.0, tem 1.000 cm3 de cilindrada. Uma moto de 125 cilindradas, tem 125 cm3 de volume total interno dos cilindros do motor. Normalmente a unidade de volume cm3 substituda pela abreviatura cc. Ou seja, 125 cm3 = 125 cc. a) Um motor de 4 tempos tem no mnimo 4 cilindros. Calcule o volume de cada cilindro para um carro 1.000 e uma moto 125 cc. b) Se a taxa de compresso, ou seja, a razo entre o volume mximo interno e o mnimo de 12:1, calcule o volume mnimo de cada cilindro em um carro 1.000 nas etapas de admisso e exploso. c) Se um carro com 4 cilindros opera com 3.000 rpm (rotaes por minuto), calcule o nmero de admisses de combustvel por minuto. d) Considere um carro com 4 cilindros e motor operando a 3.000 rpm com uma velocidade aproximadamente constante de 90 km/h. Se o seu desempenho de 10 km para cada litro de combustvel consumido, calcule a quantidade de combustvel injetada no motor em cada ciclo. Compare o valor ao volume de uma gota (1 ml).

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


9. Motores de 4 tempos a combusto desenvolvem um movimento que segue as etapas abaixo represen-

tadas e descritas:
Adilson Secco

Fonte: Ser Protagonista: Fsica, 2 ano: Ensino Mdio. So Paulo: Edies SM, 2009, p. 159.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


Dependendo da forma de construo e operao do motor, a mistura de gases no interior dos pistes pode descrever diferentes ciclos. Abaixo, apresentamos o chamado Ciclo de Otto, que representa com razovel aproximao o funcionamento termodinmico dos motores gasolina ou etanol.

a) Comparando o quadro descritivo das etapas dos tempos do motor com o grfico acima, identifique na tabela abaixo cada uma das etapas (I, II, III e IV) associando-as aos trechos do grfico.
Etapa I II III IV Trechos

b) Complete a tabela abaixo identificando cada trecho ao processo termodinmico que ocorre em cada etapa.
Trecho Trechos Motor recebe energia trmica Motor libera energia trmica Realizao de trabalho pelo gs Realizao de trabalho sobre o gs

c) Determine a partir do diagrama representado acima, em termos de V0, p0, , , as escalas do eixo p e V, e calcule a rea de cada quadradinho da grade do grfico. D a resposta em termos de unidades do SI. d) Estime o trabalho total por ciclo em termos de V0, p0, , . Comente o resultado encontrado para o trabalho relacionado ao trecho AD. e) Admitindo que o rendimento desta mquina de 30%, qual a expresso para o calor absorvido da fonte de energia em termos de V0, p0, , ?

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Fsica trmica | Termodinmica


10. Abaixo, representado o ciclo Diesel em um cilindro. O volume total do cilindro de 1.250 cm3. Con-

sidere que as trocas de admisso e exausto so realizadas presso de 1 atm e que no incio da compresso a temperatura do gs dentro do motor de 300 K.

a) No diagrama acima, represente a direo em que o ciclo percorrido e identifique em que etapa do ciclo de combusto de 4 tempos (admisso, compresso, exploso e exausto) est cada um dos pontos:
A: B: C: D:

b) Calcule o trabalho total produzido por ciclo. c) Calcule a temperatura em cada vrtice do diagrama (no calcule no extremo da etapa de escape):
T no limiar da etapa de compresso T no limiar da etapa de exploso T depois da expanso isobrica durante a exploso T no final da etapa de exploso 300 K

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Respostas
1.

a) 0,19 unidades b) 4,86 unidades da escala devido esfera + 0,1 unidades devido coluna = 4,96 unidades ~ 5 unidades. c) cerca de 5C d) prefervel a montagem (B), pois a dilatao correspondente s variaes de temperatura domsticas mais aprecivel e pode ser melhor representada na escala. e) Com um menor coeficiente de dilatao, que 20%, o mercrio dilataria menos e a escala precisaria ser contrada de 20%. Assim, temperaturas mais baixas poderiam ser medidas e, tambm, temperaturas mais altas.

2. a) Vinicial = 120 cm3

Vfinal = 136 cm3 b) 3,6 x 10-3C c) 27% d) Subestimada, pois todo lquido em contato com uma fase gasosa temperatura finita perde parte de seu volume na forma de vapor.
3. a) A medida de 387 ppm de CO2 corresponde a uma elevao trmica entre 1,5 C e 2,25 C na es-

timativa do IPCC. b) 4 km c) 0,36 x 106 km3

d) 1 m
4. a) P = 0,998 atm

b) F = 140 N c) F = 70 N
5. a) 1,0 atm

b) 0,78 atm (N2), 0,2 atm(O2), 0,02 atm (outros gases); diferena de presso = 0,2 atm - 0,1 atm = 0,1 atm c) 1,5 x 10-2 ml d) 9,0 x 10-2 ml, aumento de 6 vezes, ou 600%.
6. a) 8 L

b) TA ~ 390 K; TB ~ 98 K; c) T = -292K = -292C

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Respostas
7.

a) Ec = MN v2 / 2 = MN 3RT/2M = 3 NRT / 2 b) 3690 J c) P = nRT / V.NA, onde NA o Nmero de Avogadro, NA = 6 x 1023 partculas. d) kB = 1,4 x 10-23J/K; [kB. T] = J/K . K = J; 1,4 x 10-23 . 300 = 4,2 x 10-21 J;

8. a) carro: 250 cm3

moto: 31,25 cm3 b) Vmin ~ 20,83 cm3 c) 6.000 admisses para 3.000 rotaes. d) 0,25ml, ou de gota por admisso.
9. a)
Etapa I II III IV Trechos DA AC CEB BAD

b)
Trecho CE BAD EB AC Trechos Entrada de energia trmica Sada de energia trmica Realizao de trabalho pelo gs Realizao de trabalho sobre o gs

c) Em p: ( 1) p0/16 Em V: ( 1) V0/15 rea = ( 1)( 1) p0V0/240 Unidade: p0 . V0 = N/m2 . m3 = N.m = J d) ~ 67 x ( 1)( 1) p0V0/240 e) ~ 67 x ( 1)( 1) p0V0/720
10.
A: B: C: D: Combusto Combusto Escape Compresso

Fsica LIVRO 2 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 5, 6 e 7

Respostas

c) n de quadrados ~ 160 unidade: 2 atm . 50 cm3 = 2 x 105 N/m2 . 50 x 10-6 m3 = 10 J Total = 1.600 J. d)
T no limiar da etapa de compresso T no limiar da etapa de exploso T depois da expanso isobrica durante a exploso T no final da etapa de exploso 300 K 600 K 3.600 K 3.000 K

You might also like