You are on page 1of 9

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Oscilaes e ondas
1.

Um pndulo simples constitui-se de uma haste ou fio, na qual pende um corpo e massa m em sua extremidade que executa movimentos oscilatrios tornando-se um exemplos simples de movimento harmnico simples. Ao observar a regularidade do movimento oscilatrio dos candelabros de bronze da Catedral de Piza, Galileu Galilei, ao que se sabe, teria escolhido esse dispositivo como medidor de tempo em seus experimentos. a) Um pndulo simples tem o perodo (T) para pequenas oscilaes dado por T = 2 (L/g), onde L o comprimento do fio e g a intensidade da acelerao da gravidade local. Considere um experimento como os realizados por Galileu, no qual esferas de diferentes massas so abandonadas do topo de uma rampa com cerca de 5 m de comprimento entre seus dois extremos e cerca de 1 m de desnvel. Estime o tempo do movimento e proponha um comprimento adequado de fio para um pndulo simples utilizado na marcao do tempo. b) Galileu sabia da inconvenincia de que o pndulo simples, quando no est oscilando no limite de pequenas oscilaes, tem seu perodo dependente da amplitude da oscilao, sendo maior na medida em que a amplitude aumenta. Christians Huygens, por volta de 1650, conseguiu construir um pndulo cujo perodo da oscilao independia da amplitude do movimento desenvolvido pelo pndulo. Esse pndulo desenvolvido por Huygens, chamado pndulo iscrono, consiste em se fazer a massa de prova do pndulo percorrer uma trajetria especfica: um arco de ciclide, conforme no esquema abaixo.

A cicloide uma curva descrita, por exemplo, por um ponto da periferia de uma circunferncia quando esta gira, sem deslizar, sobre uma reta x, conforme o desenho abaixo:

M. BurrowesI; C. FarinaII,1, Sobre o pndulo iscrono de Christiaan Huygens, Rev. Bras. Ensino Fs. vol.27 no.2 So Paulo Apr./June 2005

O perodo do pndulo iscrono dado por T = 4 (R/g), onde R o raio da circunferncia que gera a cicloide. Assumindo as mesmas estimativas apresentadas no item (a), determine o comprimento do fio a ser utilizado. c) Para um pndulo de Huygens, que oscila com 1Hz sob um ngulo inicial de 30 e diminui sua amplitude em 50% a cada ciclo, represente esquematicamente no grfico abaixo o ngulo em funo do tempo, para trs ciclos.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Oscilaes e ondas

d) Para um suposto pndulo (no necessariamente o pndulo simples), oscilando inicialmente com frequncia de 1 Hz e um ngulo inicial de 30, mas que a cada ciclo reduz em 50% sua sua amplitude com relao ao ciclo anterior, e no qual o perodo de oscilao aumenta tambm de 50%, represente esquematicamente abaixo o ngulo descrito pelo pndulo em funo do tempo, para 3 ciclos:

02. A entrada de gua defeituosa de uma caixa dgua pinga durante o dia a uma razo de quarenta go-

tas a cada trs segundos, provocando ondas na superfcie da gua. Durante a noite, quando a presso da rua maior, vinte gotas caem a cada segundo tambm provocando ondas, entretanto diferentes em relao ao dia. Considere que a caixa dgua quadrada de lados 1,0 m, que no mudou de nvel, pois estava cheia durante o dia e toda gua excedente que entrou devido ao vazamento escoou pelo ladro (encanamento de sada que evita que a caixa dgua transborde eliminando o excesso de gua) e que a velocidade de propagao da onda com a caixa dgua cheia de aproximadamente 2,0 m/s. a) Comparando o gotejar durante o dia e durante a noite, quais as alteraes apresentadas pelas ondas formadas? b) Represente, nas figuras abaixo, trs oscilaes das ondas na superfcie da gua durante o dia e durante a noite. A extremidade do cano da entrada goteja bem no centro da caixa dgua.

Dia

Noite

03. Nos instrumentos com cordas o som produzido atravs da vibrao da corda no primeiro harmni-

co, quando as cordas encontram-se presas apenas pelas extremidades. A posio do dedo no brao do instrumento, como por exemplo ao pressionar os trastes do brao de um violo, modifica apenas o tamanho da corda oscilante, alterando seu comprimento de onda e, consequentemente, a frequncia da onda sonora emitida. Isso ser percebido pelo ser humano como alterao nas notas musicais emitidas. Em um violo, a quinta corda de cima para baixo a referncia para sua afinao e deve vibrar a 440 Hz quando tocada livre. A nota musical associada a essa frequncia denominada L central. Sabendo que uma corda permanece fixa em suas extremidades (chamadas de cavalete e pestana), apresentando comprimento de cerca de 64 cm, determine: a) a velocidade com que a onda se propaga nesta corda do violo; b) a posio do dedo no brao para se obter nesta mesma corda a nota L a 880 Hz;

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Oscilaes e ondas

04. Uma mola com as extremidades fixas em uma bancada de 2,80 m vibra na configurao estacionria

do 4 harmnico, conforme a figura abaixo: a) Sabendo que a onda se propaga nesta mola com velocidade de 4,20 m/s, determine o comprimento da onda e a frequncia de oscilao neste instante.

b) Na figura abaixo, temos a representao de uma onda longitudinal se propagando na mesma mola do item anterior, mantendo as propriedades do meio. Qual o comprimento e a frequncia da onda que se propaga na mola? (valores da rgua em cm)

05. Na tabela abaixo, esto indicadas as faixas de comprimento de onda associadas a cada cor no espec-

tro visvel. Abaixo da tabela, o grfico de intensidade luminosa de um diodo emissor de luz (LED) que apresenta dois picos distintos de emisso. a) Identifique as cores da tabela que so emitidas por este LED.
Cor Violeta Azul Verde Amarelo Laranja Vermelho (nm) 390-450 450-490 490-570 570-590 590-620 620-770

b) Qual o comprimento de onda e a cor associada ao aos picos de maior intensidade de emisso?

c) Ao se combinar as luzes emitidas associadas a esses dois picos, que cor poder ser observada pelo olho humano? Justifique sua resposta.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Oscilaes e ondas

06 A denominada luz visvel composta por ondas eletromagnticas capazes de se propagarem no v-

cuo velocidade de 3.108 m/s. As ondas associadas luz visvel compem o intervalo de comprimentos de onda que vai de, aproximadamente, 390 nm a 770 nm do espectro eletromagntico, conforme representado abaixo:

A luz emitida por uma determinada fonte, como por exemplo, uma determinada estrela, est associada, em escala microscpica, aos estados de excitao de seus tomos. Em estrelas, os tomos nas regies entre o ncleo e a periferia da estrela so excitados pela radiao incidente proveniente da radiao emitida a partir do ncleo da estrela. A anlise da luz emitida pelos tomos permite identificar um padro de raias escuras caractersticas quando excitados por meio de radiao. Trata-se de frequncias de luz especficas que so absorvidas por eles. Assim, o padro de raias escuras uma assinatura de cada tomo e, ento, decompondo a luz proveniente de cada estrela se pode inferir quais tomos as compem, por exemplo. No esquema abaixo, temos em (I) o espectro de raias absorvidas por um determinado tomo. ( I ) tomo: espectro de referncia ( II ) Espectro produzido pela estrela A ( III ) Espectro produzido pela estrela B

Em (II) e (III), esse espectro encontra-se deslocado. Trata-se do efeito Doppler-Fizeau para a luz. Em 1848, o fsico francs Armand-Hippolyte-Louis Fizeau havia proposto que deslocamentos no espectro de luz podiam estar associados ao efeito Doppler, conhecido at aquele momento para o som. No sculo XX, com a mudana na descrio da fsica da luz, incorporada pela teoria de Einstein para a Relatividade, o fenmeno pode ser adequadamente tratado. Em 1929, Edwin Hubble confirmou experimentalmente a expanso do Universo, a partir dos dados deste efeito Doppler-Fizeau. Desta forma, observar o deslocamento das raias escuras de tomos em estrelas com respeito ao seu padro uma forma de verificar o efeito Doppler da luz. Este desvio conhecido como desvio para o vermelho (ou redshift) reduo da frequncia da radiao observada, quando as estrelas esto se afastando, ou desvio para o azul (ou blueshift) aumento da frequncia da radiao observada, quando esto se aproximando. a) Porque podemos dizer que em (II) e (III) temos o mesmo conjunto de raias associadas ao tomo de referncia na figura (I)? b) A estrela A est se afastando ou se aproximando da Terra? E a estrela B? Qual delas se desloca com maior velocidade? c) Estime o valor do desvio de frequncia observada da radiao emitida na estrela (II) e (III).

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Oscilaes e ondas
a

07. Identifique o fenmeno ondulatrio relacionado com cada situao apresentada nas figuras.

b
Archivo SM/ID/ES

d
Adilson Seco

Fonte: Ser Protagonista: Fsica, 2 ano: Ensino Mdio. So Paulo: Edies SM, 2009, pp. 219.

08. Em uma experincia com um tubo sonoro fechado de 15 cm foi obtida a ressonncia no primeiro har-

mnico para a frequncia sonora de 550 Hz. Qual o comprimento e a velocidade aproximados da onda sonora nesta situao?
09. Na escala musical ocidental, inserido, entre dois sons de frequncias mltiplas, o conjunto de notas

conforme o representado no diagrama abaixo:

Diz-se que a segunda nota D est uma oitava acima da primeira nota (que mais grave). As frequncias convencionais de cada nota seguem apresentadas na tabela.

a) Sendo a velocidade do som igual a 340 m/s qual , aproximadamente, o comprimento de onda de cada uma das notas D do diagrama acima? Qual o comprimento de onda na nota L? b) No diagrama abaixo, representamos uma corda que, presa nas duas pontas ao vibrar no primeiro harmnico, produz a nota D (I). Represente a onda estacionria na corda que produzem as notas (II), (III) e (IV).

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Oscilaes e ondas

10. Uma forma de representar visualmente o efeito Doppler, e a relao entre a variao do som obser-

vado a partir da variao do comprimento aparente da onda observada, fazer o grfico das fronteiras de onda para um determinado instante, no referencial exterior fonte que se move com alguma velocidade conforme o diagrama abaixo. A frequncia do sinal sonoro emitido pela fonte de 1 Hz.

(cada quadrado corresponde a 170 m)

a) Qual a velocidade da fonte e do som no caso deste diagrama? b) Calcule o comprimento e frequncia do sinal para o observador em repouso na posio representada no diagrama. c) No diagrama abaixo, represente em escala o conjunto de trs frentes de onda emitidas pela mesma fonte em movimento com velocidade de 85 m/s e calcule a frequncia aparente para um observador em repouso atrs da fonte.

(cada quadrado corresponde a 170 m)

d) Qual a velocidade da fonte para a situao abaixo representada? O que se pode dizer sobre a velocidade da fonte comparada velocidade do som?

(cada quadrado corresponde a 170 m)

e) O cone de Mach consiste de uma superfcie cnica surgido na frente de corpos que se deslocam com velocidade supersnica, isto , quando ultrapassam a velocidade do som no meio em que se deslocam. Represente o cone de Mach no diagrama anterior e calcule a tangente da metade do ngulo de abertura do cone.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Respostas
1.

a) Assumindo g = 10 m/s2, temos: t = 5 ~ 2,24 s. Para uma boa medida consideremos que o pndulo realiza cerca de 5 oscilaes durante a queda, ou seja, T ~ 0,4 s e L ~ 4 cm. b) L = R = 1 cm. c)

( ) tempo (s)

d)

( ) tempo (s)

2. a) A frequncia da onda aumentou de 40/3 Hz para 20 Hz, o perodo reduziu de 0,075 s para 0,050 s

e o comprimento da onda de 15 cm para 10 cm. b) Dia Noite

3. a) v = 563,2 m/s

b) P = meio da corda = 32 cm
4. a) = 1,40 m ; f = 3,0 Hz

b) = 2,0 cm ; f = 210 Hz
5. a) Azul, verde, laranja e vermelho.

b) 475 nm /Azul e 625 nm / Vermelho c) Violeta = Azul + Vermelho

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Respostas

6. a) Porque a distncia das raias entre si a mesma em todos os momentos e portanto o fenmeno se

mostra como um deslocamento homogneo de todas elas. b) Vemos do grfico que as raias escuras correspondentes deslocam-se na direo do vermelho e, portanto, a estrela A e a estrela B esto se afastando da Terra. A estrela B afasta-se com maior velocidade porque o desvio observado no espectro dessa estrela. c) (A) = 5 a 10 nm; (B) = 25 a 30 nm
07. a) Reflexo

b) Interferncia c) Refrao d) Difrao


08. = 60 cm e v = 330 m/s 09. a) D 261,63 Hz: = 130 cm; D 523,25 Hz: = 65 cm; L 440 Hz: = 77 cm.

b)

10. a) vfonte = 170 m/s; vsom = 340 m/s.

b) faparente = 2,0Hz; aparente = 170 m. c) faparente = 0,8 Hz

d) vf = 780 m/s; a velocidade da fonte supersnica, com o dobro da velocidade do som.

Fsica LIVRO 2 | Unidade 3 | Avaliao captulos 8, 9 e 10

Respostas

e) tan(/2) = 7/12

You might also like