You are on page 1of 16

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

1.

ms podem ser associados e arranjados de diversas maneiras criando configuraes de campos magnticos bastante diversas, permitindo o desenvolvimento dos mais variados dispositivos. a) A figura abaixo representa um m de ferradura com os polos diferenciados pelas cores cinza e branco. Os crculos representam trs bssolas. Desprezando a ao do campo magntico da Terra, indique na figura os polos Norte e Sul, as linhas do campo magntico que cruzam os centros de cada uma das bssolas e a direo de equilbrio das agulhas. Considere as seguintes propriedades das linhas do campo magntico:

i. so linhas fechadas, suaves e no se cruzam. ii. direcionam-se do norte para o sul externamente ao m e do sul para o norte internamente ao m. iii. os pontos em que a linha aparenta sair e entrar no m apresentam a mesma intensidade magntica, e nestes pontos cruzam a superfcie perpendicular a ela.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

2. No diagrama da figura (a) e (b), vemos o esquema de organizao de magnetos utilizados para a pro-

duo de alto-falantes. Trata-se de um dos esquemas presentes em uma patente depositada em 1972 por Dietrich, Schuler e Meese.
http://www.freepatentsonline.com/3665352.html

(a)
Representao presente adaptada do desenho contido na patente Permanent Magnet System for a loudspeaker, no. 3.665.352. Hermann Dietrich, Karl Schuler, Heinz Gunter Meese. 23 de maio de 1972.

(b)
Representao do corte superior do altofalante do esquema ao lado. O pontilhado indica o corte feito na figura (a).

a) Represente no diagrama abaixo, que representa as linhas externas do esquema de Dietrich, Schuler e Meese, as linhas de campo magntico produzidas pelos ms que estejam completamente definidas neste plano do corte.

b) Represente as linhas de campo no corte superior. Em que regio o campo mais intenso?

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

3. Abaixo est representado um experimento para medio do campo magntico terrestre. Na figura 01a,

a agulha da bssola est sob a ao exclusiva do campo magntico da terra, j na figura 01b, a agulha tambm est sob a ao do campo gerado pelo fio percorrido por corrente eltrica, colocado sobre ela.

Figura 01 Para a obteno da intensidade do campo magntico terrestre, so considerados os seguintes parmetros: - Corrente no fio: 4,25 A - Distncia entre o fio e a agulha da bssola: 0,5 cm - ngulo de deflexo da agulha: 60 a) indique na figura 01b, a direo e o sentido da corrente, o campo magntico da Terra, o campo magntico gerado pelo fio e o campo magntico resultante sobre a bssola. b) Calcule a intensidade do campo magntico gerado pela corrente eltrica que circula pelo fio, na posio da agulha da bssola. c) indique no grfico abaixo em qual regio do pas essa medida pode ter sido realizada sabendo que se trata de uma cidade litornea. obs.: considere 3 = 1.7.

Grfico da intensidade do campo magntico terrestre. Valores em nanotesla.

Pelo que foi estudado at agora, pode-se concluir que existem dois grupos de ms: os naturais e os produzidos pela passagem de uma corrente Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8 eltrica. Os materiais que possuem propriedades ligadas ao magnetismo so denominados ferromagnticos. So eles o ferro, o nquel, o cobalto e as ligas feitas com esses elementos. d) Qual o valor da intensidade da corrente eltrica que deve percorrer um fio retilneo para reproduzir aQuando se do campo magnticode material ferromagntico a uma distncia de 1,0 cm do fio? intensidade coloca uma barra equatorial na superfcie da Terra no interior de um solenoide, as propriedades do material da i barra fazem com que o campo magntico gerado pelo soN Observaes: lenoide seja intensificado, e o conjunto funciona como um - Campo magntico produzido por um fio retilneo de comprimento infinito percorrido por uma poderoso m. corrente eltrica contnua: O campo magntico assim produzido, porm, cessa quano intensifica o B = .i /(2d), do a corrente deixa de percorrer o solenoide, permitindo liser controlado gar e desligar o campo magntico a permeabilidade magntica do meio, i a intensidade onde B o campo magntico, quando se desejar. Esse o princpio de funcionamentoeltrica e d a distncia ao fio. Considere a permeabilidade do ar igual do da corrente dos eletroms, dispositivos que tm muitas aplicaes tecnolgicas, como as descritas a seguir. vcuo, ou seja, =4.10-7mT/A.

Eletromagnetismo

Alto-falante

Intensidade do campo magntico equatorial na superfcie da Terra: 30 T.

ar

Uma das aplicaes mais comuns dos eletroms so os alto-falantes. O No desenho, representado o corte de um alto-falante. O cone de papel (diafragma) preso bobina eletrom encontra-se em suspenso, preso a um cone feito de material leveseu eixo de simetria. No desenho (eletrom) que pode se movimentar verticalmente ao longo do (diafragma). Uma corrente eltricaesquema de ms permanentes e dispositivo representam o campo magntico seguinte, tem-se um varivel, proveniente de um as linhas que produzido instrumento musical), passa pelo eletrom, geranexterno (aparelho de som,por eles. A bobina atua como eletrom e fica mais prxima do polo norte produzido pelos ms permanentes. do um campo magntico.
Fonte: Ser Protagonista: Fsica, 3 ano: Ensino Mdio.

armao

suspenso diafragma trip eletrom m

capa de metal
So Paulo: Edies SM, 2009, p. 186.

Esquema mostrando o interior de um alto-falante.

Esse campo varivel, por meio de um mecanismo de atrao e repulso com um m permanente, faz vibrar o diafragma, produzindo ondas sonoras de acordo com a corrente.

Transporte de sucata e separadores de metais


Em razo de sua capacidade de gerar campos magnticos de grande intensidade, os eletroms podem ser destinados ao transporte de sucata, utilizados em depsitos como separadores, ou na indstria do ao, removendo o ferro do restante do minrio que no contm esse Representao do campo local (linhas) sobre a regio daque torna essascilindro central. elemento. O bobina que corre pelo aplicaes possveis, alm do forte campo magntico gerado por um eletrom, o fato de ele poder ser ligado e desligado quando se deseja, possibilitando soltar o mateEletrom utilizado para transporte rial capturado pelo dispositivo. de sucata.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo
movimento

Nos esquemas abaixo, anote a orientao correspondente da corrente eltrica nos fios; admita que no fio da esquerda a primeira volta seja feita pelo lado da frente do desenho.

movimento

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

5.

O esquema abaixo representa duas trajetrias de feixe de eltrons, quando submetido influncia de um campo magntico em uma regio do espao, transitando livre de foras externas aps abandonar esta regio.

Ao colocarmos um anteparo translcido recoberto de fsforo, podemos observar pontos brilhantes produzidos pelo impacto dos eltrons com a tela. No esquema abaixo, so traadas trs trajetrias circulares de referncia (vermelho: R1 = 180 cm, verde: R2 = 240 cm, e azul: R3 = 420 cm). Os eltrons na regio demarcada descrevem essas trajetrias em forma de circunferncia por conta da ao do campo magntico B existente nessa regio. A trajetria a ser desenvolvida depende da intensidade do campo magntico aplicado.

a) Represente no desenho os pontos P1, P2 e P3, onde os eltrons percorrendo cada uma destas trs circunferncias atingem a tela de fsforo. b) Represente, no desenho, a direo e o sentido do campo magntico que produz as trajetrias acima. Como deve ser orientado o campo magntico para que os eltrons colidam na metade direita da tela?

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

6. Deseja-se projetar uma balana que funcione por meio da fora magntica atuando sobre um con-

dutor percorrido com uma corrente eltrica i. O fio condutor passa por uma regio onde existe um campo magntico uniforme B, conforme o diagrama abaixo:

a) Qual a direo do fluxo de eltrons que faz o fio flutuar, deixando o apoio sobre o fundo do mancal azul? Faa uma representao esquemtica do circuito onde se ligar o ampermetro e o controlador de tenso. b) Para este arranjo, a fora magntica total que atua sobre os eltrons que percorrem o fio dada por

F = QvB,
onde Q a carga total que flui pelo fio, v a velocidade de cada eltron e B a intensidade do campo magntico externo. Obtenha a expresso da fora magntica sobre o fio em termos da intensidade da corrente que o percorre. Dica: Utilize a expresso para a velocidade como v = D/t, para o comprimento do fio, D, imerso no campo magntico uniforme e o campo magntico B. c) Considerando 1A a intensidade da corrente eltrica que atravessa o fio de D = 10 cm, em um campo de 0,5 T, calcule a massa (em gramas) que pode ser suspensa pelo aparato. Use g = 10 m/s2. d) Como ficaria a expresso do item b, se em vez de 1 fio forem usados N fios percorridos por correntes eltricas de mesma intensidade e na mesma direo? Nessas condies, quantos fios seriam necessrios para suportar uma massa de 100 g, considerando o mesmo tamanho de fio, intensidade de corrente e intensidade de campo magntico do item anterior?

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

e) Faa um grfico da escala desta balana relacionando a massa m (em g) equilibrada (levitando) pelo fio em funo da corrente i que percorre o fio entre 0 e 1 A. Considere o arranjo do item d), onde se tem como limite de massa 100 g.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

7.

Voc precisa montar um transformador de 120 V para 12 V e possui uma bobina pronta de 4 mil espiras, um ncleo de ferro, um carretel para enrolar outra bobina e fios esmaltados vontade.

a) Utilize a representao do ncleo de ferro abaixo e desenhe o transformador indicando as tenses de entrada e sada, as bobinas primria e secundria e qual possui maior e menor nmero de espiras. b) Considerando que este um transformador ideal e que uma das bobinas tem 4 mil espiras, quantas espiras tem a outra bobina? Justifique sua resposta. c) Considere que a bobina primria possui 3 mil espiras e que a eficincia na reduo da tenso seja de 60%, ou seja, a tenso de sada apenas 60% da tenso ideal. Nesta situao, qual deveria ser o nmero de espiras da bobina secundria para garantir os 12 V na sada?

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

8. No grfico abaixo est representada a variao temporal da tenso eltrica das trs fases do sistema

trifsico com frequncia de 60 Hz, como o utilizado no Brasil. Com base no grfico, responda:

a) Qual a tenso de pico das fases e em quais instantes a fase 1 mxima? b) Qual a tenso de cada fase no instante 10 ms? Qual a tenso em uma tomada formada pelas fases 1 e 2 no instante 10 ms? c) Em quais instantes as fases 1 e 2 so iguais? Qual a tenso de uma tomada formada pelas fases na condio neste instante?

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Eletromagnetismo

9. A usina de itaipu tem potncia total de operao de 14.000 MW obtidas por meio de 20 unidades ge-

radoras de 700 MW. A tenso nominal de 18 kV que, a partir de sua subestao, elevada para 500 kV aps a qual, a corrente eltrica direcionada para as linhas de transmisso que vai aos centros consumidores.
Itaipu Binacional Fonte: www.itaipu.gov.br

Supondo que a potncia transferida s ps de uma usina hidreltrica dada por:

P = g.H
onde P a potncia, g a acelerao gravitacional (10 m/s2), o fluxo corresponde quantidade de gua que atravessa as ps (em litros por segundo), e H o desvio entre o nvel da gua, calcule a vazo (fluxo) da gua da represa de itaipu que aciona as turbinas, para que se obtenha a potncia de operao citada.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Respostas
1.

a)

2. a)

b)

Mais intenso na regio central deste corte superior.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Respostas
3. a)

b) 170.000 nT c)

d) 1.5 A
4.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Respostas
5. a)

b) Para as trajetrias descritas na tela, o campo magntico entrando na folha de papel e para que os eltrons colidam na parte direita, o campo deveria sair da folha.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Respostas

6. a) Fluxo de eltrons de P2 para P1

b) F = i D B c) m = 5 g d) F = N i D B; N = 20 fios. e)

Fsica LIVRO 3 | Unidade 2 | Avaliao captulos 6, 7 e 8

Respostas
7

a)

b) A razo entre a bobina primria e secundria deve ser dez, logo se a primria tem 3 mil espiras a secundria deve ter 300; por outro lado, se a bobina secundria que possui 4 mil espiras, ento a bobina primria ter 30 mil espiras. c) 500 espiras na bobina secundria.
8. a) 130 V, nos instantes 4 ms e 23 ms

b) fase 1: -80 V; fase 2: 130 V e fase 3: -60 V c) 7 ms, 13 ms e 23 ms


9. 60869,56 l/s

You might also like