You are on page 1of 13

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Fsica, cincia e tecnologia | Cinemtica


1.

Raios consistem de descargas eltricas originadas pela existncia de uma alta diferena de potencial eltrico entre as nuvens (carregadas positiva ou negativamente) e a Terra. Considere uma nuvem localizada a 1 km da superfcie, carregada negativamente, com uma tenso de -500 x 106 V em relao ao solo.

a) No diagrama acima, esboce as linhas de campo eltrico criadas pela separao de cargas representada. Calcule a intensidade do campo eltrico. b) Ainda no diagrama anterior represente as linhas equipotenciais em intervalos de 250 m a partir do cho, indicando o valor do potencial correspondente a cada uma delas. c) A lei de Gauss para o eletromagnetismo permite calcular para este sistema a relao

E = /0
onde E a intensidade do campo eltrico, a densidade superficial de carga e 0 uma constante conhecida como constante de permissividade eltrica do vcuo, que vale cerca de 9 x 10-12 C2N-1m-2. Calcule a densidade superficial de cargas por metro quadrado acumuladas na superfcie do cho e da nuvem.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Fsica, cincia e tecnologia | Cinemtica


2. Os para-raios de Franklin (desenvolvidos em 1789 por Benjamin Franklin) consistem de dispositivos

com a finalidade de proteger uma regio da descarga de um raio, por tornar mais favorvel o caminho da descarga eltrica sobre a haste. Esta propriedade est fundamentada no chamado efeito das pontas (ou poder das pontas).
Stefan Witas/Istockphoto

Para-raios. a) Considere uma esfera condutora metlica de raio 1 m carregada com 1 C de carga. Represente esquematicamente a distribuio das cargas na esfera e calcule a densidade superficial de carga em C/m2. b) Considere uma esfera condutora metlica de raio 1 cm carregada com 1 C de carga. Qual a razo entre a densidade superficial de carga desta esfera e a densidade superficial de carga calculada no item anterior? c) Na regio prxima a uma superfcie, podemos estimar o campo produzido pela aproximao

E = /20
onde 0 uma constante conhecida como constante de permissividade eltrica do vcuo, que vale cerca de 9 x 10-12 C2N-1m-2, e a densidade superficial de carga. Qual a razo entre o campo eltrico produzido nas esferas de 1 cm e 1 m? d) Calcule a diferena de potencial eltrico a uma distncia de 1 cm dessas esferas carregadas com 1 C de carga considerando que o campo pode ser aproximado por uniforme.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Fsica, cincia e tecnologia | Cinemtica


3. Em 1897, J.J. Thomson demonstrou que partculas carregadas negativamente compunham as descargas

eltricas. Thomson utilizou em seu experimento o chamado Tubo de Crookes, ou tubo de raios catdicos. Trata-se de um tubo de vidro com vcuo em seu interior que tem uma alta tenso aplicada entre dois terminais C e A (C: ctodo negativo, A: nodo positivo), produzindo uma descarga eltrica entre C e A.

Ilustrao do trabalho de J.J. Thomson (1897), em que descobre serem os raios catdicos compostos por partculas carregadas negativamente. Philosophical Magazine, 44, 293 (1897). (DOMINIO PUBLICO)

Fendas no nodo (A) permitem que as descargas sejam conduzidas ao longo do tubo. Duas placas (D e E) paralelas so dispostas mais adiante no tubo, entre as quais existe uma tenso aplicada. No extremo do tubo ( direita), uma camada de fsforo colocada, de modo que o choque da descarga eltrica contra a tela de fsforo produza um ponto luminoso. a) No esquema do tubo de Crookes acima, represente esquematicamente uma trajetria caracterstica para os raios catdicos, assumindo que a placa E carregada positivamente e a placa D (superior) carregada negativamente. b) Considerando o raio catdico como uma partcula de carga -e, com massa m, aceleradas inicialmente por uma tenso de 5.000 V entre os terminais C e A (separados de 1 cm), determine a velocidade com que a carga chega ao incio das placas ED. c) Calcule a variao da altura do feixe ao final do trecho entre as placas D e E, considerando que nesta regio o campo uniforme, de intensidade 10 V/m, e que estas placas (D e E) tm comprimento de 1 cm.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Fsica, cincia e tecnologia | Cinemtica


4. Robert Millikan, em 1913, examinando o movimento ascendente e descendente de pequenas gotas de

leo carregadas eletricamente entre duas placas carregadas, obteve que as cargas eltricas destas gotas apresentavam-se sempre como mltiplas inteiras de um mesmo nmero. Evidncia, portanto, de haver uma carga fundamental, de aproximadamente 1,6 x 10-19 C.

O aparato utilizado por Millikan. Millikan, R. A. Physical Review 1913, 2, 109.

No esquema de Millikan acima temos um aparato tico (lentes e rguas) para observar o movimento das microscpicas gotas de leo carregadas suspensas entre as placas M e N, que esto sob uma tenso conhecida. a) No esquema abaixo, uma representao das placas M e N do esquema de Millikan, represente uma gota de leo de carga negativa e as foras que agem sobre ela.

b) Supondo uma tenso de 10 V entre os terminais e que eles esto separados de 1 cm, desprezando o atrito da gota com o ar, expresse a razo q/m em termos da acelerao observada para a partcula. Use g = 10 m/s2. c) Qual deveria ser a carga acumulada em uma gota de leo de dimetro de 10 m, com massa de cerca de 8 x 10-10 g, para que esta ficasse em equilbrio se a tenso aplicada entre as placas, separadas de 1 mm, fosse de 10 V? A quantidade de eltrons grande ou pequena face hiptese de Millikan? d) Descreva mudanas com respeito ao item anterior para se conseguir reduzir o nmero mnimo de eltrons acumulados em uma gota que permitiram que se observe o movimento ascendente das gotas.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Fsica, cincia e tecnologia | Cinemtica


5. O desenvolvimento de um modelo atmico onde se distinguiam o prton e o eltron como partculas

fundamentais se deu no incio do sculo XX com o modelo de Rutherford. Tratava-se de um modelo semelhante ao do movimento planetrio, entretanto envolvendo eltrons, de carga -e (e = 1,6 x 10-19C) e massa 9 x 10-31 kg, em torno do ncleo do tomo. a) Um prton tem carga +e e o eltron tem carga -e. Qual a intensidade da fora eltrica entre um prton e um eltron a uma distncia de 0,5 x 10-10 m? Considere a constante eletrosttica K = 9 x 109 Nm2/C2. b) Supondo que o eltron fosse mantido em rbita circular devido fora eltrica entre ele e o prton, qual deveria ser a velocidade tangencial do eltron?
6. Em uma reao nuclear conhecida como decaimento beta, temos a desintegrao de um nutron

com produo de um prton e um eltron. A constante eletrosttica de K = 9 x 109 Nm2/C2, e a carga fundamental 1,6 x 10-19 C. A massa do eltron de 9 x 10-31 kg.

n p + e + e
a) Qual a carga eltrica da partcula e? b) O raio do nutron pode ser estimado em 1 x 10-15 m e um tomo de hidrognio tem raio de cerca de 0,5 x 10-10 m. Calcule a razo entre a intensidade da fora de atrao entre um eltron e um prton se os supusermos presentes simultaneamente no interior de um nutron, e a fora entre o eltron e o prton no tomo de hidrognio. c) Calcule a razo entre o quadrado das velocidades vN2 e vH2 do eltron, supondo trajetria circular, no nutron e no tomo de hidrognio.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Fsica, cincia e tecnologia | Cinemtica


7.

Considere fios retilneos de comprimento L carregados eletricamente. Nas imagens abaixo duas vises so dadas: uma lateral e uma frontal. Para cada situao, represente esquematicamente as linhas de campo e as superfcies equipotenciais. a)

b)

8. Caractersticas singulares possibilitam aos neurnios responder a estmulos eltricos externos. A in-

terao eltrica com o meio e os neurnios prximos permite o estabelecimento das redes nervosas. A reao a estmulos eltricos externos de um neurnio pode ser acompanhada pela mudana da polarizao eltrica da membrana celular a partir da difuso de ons atravs da membrana (em canais especficos).

Membrana celular polarizada No grfico abaixo, representado o potencial de polarizao de uma das camadas da membrana ao longo do tempo. A tenso inicial e final chamada potencial de repouso.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Fsica, cincia e tecnologia | Cinemtica


a) Identifique, justificando, os instantes onde ocorre a entrada de ctions na membrana e o tempo durante o qual os canais se mantm abertos. b) Estime a intensidade do campo eltrico na regio da membrana plasmtica quando a clula est em seu potencial de repouso. Admita que o meio externo tem potencial eltrico nulo e que a membrana tem espessura de cerca de 5 x 10-9 m. Suponha, ainda, que o campo pode ser considerado uniforme. c) Faa uma estimativa da intensidade do campo eltrico no interior da membrana no pico de tenso, admitindo as mesmas aproximaes do item anterior. Ocorre inverso na direo do campo eltrico em relao situao de repouso? d) A intensidade do campo eltrico E diretamente proporcional densidade superficial de carga :

E=A
Calcule a razo e, ento, a variao das densidades superficiais de carga entre a situao de repouso e o pico de tenso do neurnio, em termos da densidade superficial de carga na situao de repouso.
9. Um campo eltrico em um meio uniforme pode criar efeitos de polarizao que influenciam, por con-

seguinte, o valor do campo observado neste meio (dieltrico).

a) Explique com base no esquema acima por que o dieltrico produziria um campo que estaria oposto ao campo produzido pelo capacitor. b) A influncia do meio (ou dieltrico) sobre o campo observado inserida por meio da constante de permissividade efetiva do dieltrico () e da densidade de carga superficial das placas ( = carga/rea):

E = /
Considere um capacitor de placas paralelas com um dieltrico interno de porcelana. Sabendo que a permissividade da porcelana cerca de 6 vezes maior que a do vcuo (vcuo = 0 = 9.10-12F/m), qual o valor do campo eltrico no interior do dieltrico em relao ao que seria observado caso no houvesse o dieltrico? Justifique utilizando a equao.

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Fsica, cincia e tecnologia | Cinemtica


10. Duas partculas puntiformes A e B, mantidas prximas a uma distncia d e eletrizadas com cargas

opostas consistem de um dipolo. O momento de dipolo, p, calculado como:

p = qd
onde q o valor em mdulo da carga e d a distncia, sua unidade no SI C.m (Coulomb x metro). E o dipolo se comporta como um vetor que une a carga positiva com a negativa (apontando) na direo da carga negativa, assim como o campo resultante. Em um ponto P sobre o eixo de simetria tal que sua distncia L ao eixo do dipolo seja bem maior que d (L >> d) possvel calcular aproximadamente a intensidade do campo eltrico com:

E = Kp/L3
onde K = 9 x 109 C2/Nm2.

a) Represente as linhas de campo eltrico no esquema abaixo e algumas linhas equipotenciais.

b) Em uma molcula de CO (Figura A), a intensidade de dipolo eltrico aproximadamente 0,11 Debye (1 Debye = 1D = 3 x 10-30 C.m) e o comprimento da ligao entre os tomos C-O cerca de 1,1.10-10 m.

Figura A: Monxido de carbono - CO Admitindo a aproximao para esta molcula como a de um altere com os tomos de C e O nos extremos, calcule a quantidade de carga separada em uma molcula de CO, em termos da carga fundamental e = 1,6 x 10-19 C. c) Qual seria o momento de dipolo de uma molcula de CO2 (figura B)?

Figura B: Dixido de carbono - CO2

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Respostas
1.

a)

E = 500.103 V/m b)

500 x 106

750

375 x 106

500

250 x 106

250

125 x 106

E
c) cho = + 4,5 x 10-6 C/m2 nuvem = -4,5 x 10-6 C/m2

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Respostas
2.

a)

cho = 0,0796 C/m2


~ 0,080 C/m2 b) Razo = 104. c) A mesma razo = 104. d) V1m = 4,4.107 V V1cm = 44.000.107 V
3.

a)

b) vx = (e/m)1/2 c) y = 5 x 10-4 m

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Respostas
4.

a)

F el P
b) q/m = 10-3.(a-10), no SI. c) vmax = (10-4q/m + 10-1)1/2 onde q e m so respectivamente a carga e a massa da gota. d) 8 x 10-6 C, o que corresponde a cerca de 5 x 1015 eltrons, um nmero alto j que se quer observar que existe uma multiplicidade com a carga fundamental (preciso de unidades de eltron, portanto). e) possvel reduzir o nmero de eltrons necessrio para equilibrar a gota (e, portanto, possibilitar o movimento ascendente) reduzindo a distncia entre as placas carregadas, aumentando a tenso aplicada a elas, utilizando gotas de leo menores, ou mesmo fazendo as gotas com um tipo de leo de menor densidade ou, ainda, outro material menos denso.
5.

a) ~ 9 x 10-8 N b) 5 x 106 m/s ~ 2 x 106 m/s


6.

a) neutra; b) FN/FH = 0,25 x 1010 c) VN2/VH2 = 0,5 x 105

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Respostas
7.

a)

b)

8.

a) abertura (entrada de ons quando o potencial comea a aumentar): ~ 1,25 ms fechamento dos canais quando o potencial comea a diminuir: ~ 2,4 ms tempo em que ficaram abertos os canais de difuso: ~ 1,15 ms b) 14 x 106 V/m, com o campo apontando para a clula. c) 6 x 106 V/m, ocorre inverso da direo do campo, pois agora a membrana tem potencial positivo indicando que est carregada com cargas positivas em maior quantidade que o meio externo. d) repouso / ao = 7/3, em valores absolutos, mas a carga no repouso negativa, e no pico positiva. Variao: (10/7)repouso. (nota: ou seja, entraram cargas positivas em uma quantidade de cerca de 43% a mais daquela inicialmente presente na membrana).

Fsica LIVRO 3 | Unidade 1 e 2 | Avaliao captulos 1 a 3

Respostas
9.

a) A separao de cargas representada faz com que haja uma carga residual nas bordas do material, o que cria um campo que se sobrepe ao campo do capacitor na direo oposta, reduzindo o campo resultante. b) Com o dieltrico, o campo no interior 1/6 do campo eltrico se houvesse vcuo entre as placas do capacitor.
10.

a)

b) 3 x 10-21/1,6 x 10-19 ~ 0,02 e c) nulo, pois haveriam dipolos opostos em cada lado da molcula, cuja soma se aproximaria, assim, de zero.

You might also like