You are on page 1of 3

AO REVISIONAL DE CONTRATO DE CARTO DE CRDITO APLICAO DO CDC Figurando de um lado a administradora e de outro o usurio, estabelece-se relao de consumo, incidindo

do na espcie as disposies do CDC. Juros remuneratrios. No constitui abuso nem ilegalidade, a administradora do carto de crdito transferir ao usurio os encargos financeiros relativos a capital obtido no mercado, de acordo com mandato contratual conferido pelo devedor, porque se trata de prtica derivada de pacto previamente ajustado e estando os juros repassados em patamares que afastem manifesta situao de abusividade. Incidncia dos juros at a inatividade da conta com a administradora, aplicando-se, aps, os juros e encargos legais. Capitalizao. Inexistente previso legal a autoriz-la para o caso, no h que se admitir a capitalizao em qualquer periodicidade. Repetio e compensao de valores. Possvel a repetio de indbito, alm das hipteses de erro ou coao, quando houver crdito remanescente decorrente de eventual pagamento a maior. Compensao. Cabvel operarse a compensao porventura superveniente por ser corolrio bsico da reviso de dvidas. Permissivo legal do CC, art. 1.009 c/c art. 964. Inscrio em cadastros de inadimplentes. A matria encontra-se pacificada na jurisprudncia da corte e do STJ no sentido de proibir o credor de inscrever o devedor em rgos de proteo ao crdito (SERASA, SPC, etc. ) Enquanto perdurar ao revisional que discuta em juzo a composio da dvida. Dita medida pode ser concedida em antecipao de tutela face a presena dos requisitos para tanto, a medida que o devedor no pode ser tratado como inadimplente enquanto aguarda manifestao do poder judicirio a respeito. Sucumbncia. Redimensionada. Apelao parcialmente provida, por maioria. (TJRS APC 70003095676 18 C.Cv. Rel. Des. Andr Luiz Planella Villarinho J. 21.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO DE ABERTURA DE CRDITO FIXO APLICAO DO CDC Figurando de um lado a empresa fornecedora de crdito e de outro o muturio, estabelece-se cristalina relao de consumo, incidindo na espcie as disposies do CDC. Reviso de contratos extintos. No se revisam, em nome da segurana do ato jurdico perfeito. Demonstrada a existncia de novao, impe-se a reviso apenas nos contratos vigentes, respeitando-se os negcios contratados e cumpridos. Juros remuneratrios. Pendente de regulamentao o art. 192 3 da Constituio Federal, como j decidiu o STF, inaplicvel e a limitao das taxas de juros em 12% ao ano. Impossibilidade de limitao com fundamento em legislao infraconstitucional, pois as instituies financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional no se aplicam as disposies do Decreto 22.626/33. Observncia do princpio pacta sunt servanda, mesmo em sua relatividade. Capitalizao mensal. Inadmissvel capitalizao, por ausncia de previso legal. Correo monetria. IGP-M. Considerando o IGP-M como o fator de correo que melhor reflete a desvalorizao da moeda, deve prevalecer, substituindo qualquer outro. Comisso de permanncia. Mostra-se ilegal e abusiva a pretensa cobrana da comisso de permanncia, fixada unilateralmente pelo credor, ex vi do art. 115 c/c art. 145, V, do CC, e art. 51, IV, do CDC. Encargos moratrios. Incidem desde que expressamente pactuados e existindo a mora. Sucumbncia. Redimensionada. Preliminares rejeitadas e apelao parcialmente provida. (TJRS APC 70002607653 18 C.Cv. Rel. Des. Andr Luiz Planella Villarinho J. 21.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO DE ABERTURA DE CRDITO EM CONTA CORRENTE REVISO JUDICIAL POSSVEL O EXAME DA RELAO CONTRATUAL PELO CDC E PELO DIREITO COMUM PARA ADEQUAO DO CONTRATO AOS PARMETROS LEGAIS E RAZOVEIS APLICAO DO CDC Figurando de um lado a instituio financeira, na condio de fornecedora da quantia creditada, e de outro, o correntista creditado, estabelece-se cristalina relao de consumo, incidindo na espcie as disposies do CDC. Juros remuneratrios. Pendente de regulamentao o art. 192 3 da Constituio Federal, como j decidiu o STF, inaplicvel e a limitao das taxas de juros em 12% ao ano. Impossibilidade de limitao com fundamento em legislao infraconstitucional, pois as instituies financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional no se aplicam as disposies do Decreto 22.626/33. Observncia do princpio pacta sunt servanda, mesmo em sua relatividade. Incidncia dos juros contratados at a inativao da conta, aplicando-se, aps, os juros e encargos legais. Multa contratual. Incide quando estipulada no contrato e estando em mora o devedor. Negcio posterior a vigncia da Lei 9.298/96 reduz-se o percentual contratado para 2%correo monetria. Considerando que a TR consiste em taxa remuneratria do mercado financeiro e no ndice de correo monetria, deve ser aplicado o INPC como fator de correo, por melhor refletir a desvalorizao da moeda. Capitalizao mensal. Inadmissvel, na espcie, capitalizao mensal de juros, por ausncia de previso legal. Comisso de permanncia. Mostra-se ilegal e abusiva a pretensa cobrana da comisso de permanncia, fixada unilateralmente pelo credor, ex vi do art. 115 c/c art. 145, V, do CC, e art. 51, IV, do CDC. Repetio de indbito em dobro. Invivel a repetio de indbito em dobro sob pena de se propiciar o enriquecimento sem causa. Sucumbncia. Redimensionada. Apelao do banco parcialmente provida por maioria, e recurso adesivo parcialmente provido a unanimidade. (TJRS APC 70002780690 18 C.Cv. Rel. Des. Andr Luiz Planella Villarinho J. 21.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO BANCRIO E EMBARGOS EXECUO CONFISSO DE DVIDA POSSIBILIDADE DE REVISO LIMITADA AO CONTRATO EM ABERTO APLICAO DO CDC Juros remuneratrios no limitados quando no demonstrada excessiva onerosidade. Capitalizao de juros inadmitida porque ausente substrato legal. Comisso de permanncia no incidente , eis que clusula potestativa. Multa contratada de 2%. Repetio do indbito inadmitida ante a ausncia de prova do pagamento por dolo ou culpa do credor. Vedada a inscrio do muturio nos cadastros de crdito enquanto no decidida a lide. Recurso provido, em parte. (TJRS APC 70002430544 15 C.Cv. Rel. Des. Ricardo Raupp Ruschel J. 20.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO BANCRIO POSSIBILIDADE DE REVISO E APLICAO DO CDC Juros remuneratrios limitados quando demonstrada excessiva onerosidade. Capitalizao mensal afastada porque sem substrato legal especfico. Comisso de permanncia no incidente, eis que clusula potestativa. Multa como contratada (2%). Juros de mora de 1 % ao ms. TR no incidente porque no contratada. Recurso conhecido em parte e parcialmente provido. (TJRS APC 70002441210 15 C.Cv. Rel. Des. Ricardo Raupp Ruschel J. 20.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO BANCRIO CONTRATO DE FINANCIAMENTO POSSIBILIDADE DE REVISO E APLICAO DO CDC REVISO INADMITIDA PARA CONTRATOS QUITADOS Juros remuneratrios limitados quando demonstrada excessiva onerosidade. Juros de mora como contratados. Capitalizao mensal inadmitida porque sem substrato legal especfico. Comisso de permanncia afastada porque clusula potestativa. Repetio do indbito no acolhida ante a ausncia da prova do erro no pagamento. Recurso do requerente provido em parte e desprovida a apelao da requerida. (TJRS APC 70002469567 15 C.Cv. Rel. Des. Ricardo Raupp Ruschel J. 20.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO BANCRIO CONTRATO DE ABERTURA DE CRDITO POSSIBILIDADE DE REVISO E APLICAO DO CDC Juros remuneratrios limitados quando demonstrada excessiva onerosidade. Questo de fato . Capitalizao mensal afastada porque sem substrato legal especfico. Comisso de permanncia no incidente, eis que clusula potestativa. Recurso desprovido. (TJRS APC 70002429579 15 C.Cv. Rel. Des. Ricardo Raupp Ruschel J. 20.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO BANCRIO CONTRATO DE ABERTURA DE CRDITO POSSIBILIDADE DE REVISO LIMITADA A PARTIR DA RENEGOCIAO APLICAO DO CDC PERCIA DESNECESSRIA Juros remuneratrios limitados quando demonstrada excessiva onerosidade. Capitalizao mensal afastada porque sem substrato legal. Comisso de permanncia excluda, eis que clusula potestativa. Repetio do indbito no admitida ante a ausncia da prova do pagamento por dolo ou culpa do credor. Multa reduzida para 2%. Preliminar rejeitada e recurso parcialmente provido . (TJRS APC 70002371714 15 C.Cv. Rel. Des. Ricardo Raupp Ruschel J. 20.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO BANCRIO Contrato de abertura de crdito em conta corrente Cheque especial. Matria de fato. Caso concreto. Interpretao de clusula contratual. Limite da reviso. Limitao constitucional dos juros. Capitalizao. Multa. Repetio de indbito. Apelo provido em parte. (TJRS APC 70003677846 15 C.Cv. Rel. Des. Vicente Barrco de Vasconcellos J. 27.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO BANCRIO Contrato de abertura de crdito em conta corrente Pessoa jurdica Conta empresarial. Caso concreto. Matria de fato. Interpretao de clusula contratual. Cdigo de Defesa do Consumidor. Limite da reviso. Limite constitucional dos juros. Capitalizao. Correo monetria. Multa. Repetio de indbito. Apelo provido em parte e recurso adesivo desprovido. (TJRS APC 70003626397 15 C.Cv. Rel. Des. Vicente Barrco de Vasconcellos J. 27.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO BANCRIO Contrato de abertura de crdito em conta corrente cheque especial pessoa fsica. Caso concreto . Matria de fato. Interpretao de clusula contratual. Limite da reviso. Limite constitucional dos juros. Capitalizao. Correo monetria. Multa. Repetio de indbito. Compensao. Apelos providos em parte. (TJRS APC 70003184793 15 C.Cv. Rel. Des. Vicente Barrco de Vasconcellos J. 20.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO POSSIBILIDADE DE REVISO E APLICAO DO CDC Juros remuneratrios limitados quando demonstrada excessiva onerosidade (18,36% ao ms). Cabvel, no caso, a compensao dos valores. Apelo improvido. (TJRS APC 70003488392 15 C.Cv. Rel. Des. Ricardo Raupp Ruschel J. 20.02.2002)

AO REVISIONAL DE CONTRATO CDULA RURAL POSSIBILIDADE DE REVISO APLICAO DO CDC Juros remuneratrios no limitados quando no demonstrada excessiva onerosidade. Capitalizao mensal admitida quando contratada. TR no contratada e no incidente. Multa como estipulada. Inadmissibilidade de elevao dos encargos na inadimplncia (comisso de permanncia), alm de 1% ao ano de juros de mora.

Repetio do indbito inacolhida ante a ausncia de prova da ocorrncia de dolo ou culpa do credor. Vedao de inscrio nos cadastros de crdito at o trnsito em julgado. Recurso provido, em parte. (TJRS APC 70002441046 15 C.Cv. Rel. Des. Ricardo Raupp Ruschel J. 20.02.2002)

You might also like