You are on page 1of 38

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

A frmula de Consagrao Total a Jesus por Maria de So Lus Maria Grignion de Montfort, no deve ser tomada rapidamente. Isto fica provado pelo fato do mesmo Santo advogar uma sria preparao, que consiste em doze dias preliminares, para que a alma trate de esvaziar-se do esprito do mundo, que totalmente o oposto do Esprito de Jesus Cristo. A estes doze dias, seguiro trs semanas de orao e meditao, durante as quais a alma buscar um melhor conhecimento de si mesma (primeira semana), de Maria (segunda semana) e de Jesus Cristo (terceira semana).

Examine sua conscincia, reze, pratique a renncia sua prpria vontade; mortificao, pureza de corao. Esta pureza a condio indispensvel para contemplar a Deus no cu, v-lo na terra e conhec-lo luz da f. A primeira parte da preparao dever ser empregada em esvaziar-se do esprito do mundo, que contrrio ao Esprito de Jesus Cristo. O esprito do mundo consiste, em essncia, na negao do domnio supremo de Deus, negao que se manifesta na prtica do pecado e na desobedincia; portanto, totalmente oposto ao Esprito de Jesus Cristo, que tambm o de Maria. Isto se manifesta pela concupiscncia da carne, pela concupiscncia dos olhos e pelo orgulho como norma de vida, assim como pela desobedincia s leis de Deus e o abuso das coisas criadas. Suas obras so o pecado em todas as suas formas; conseqentemente, tudo aquilo pelo que o demnio nos leva ao pecado; obras que conduzem ao erro e escurido da mente e seduo e corrupo da vontade. Suas presunes so o esplendor e as artimanhas empregadas pelo demnio para fazer com que o pecado seja deleitoso nas pessoas, lugares e coisas.

Oraes para todos os dias da Primeira Parte Vinde, Esprito Criador Vem, Criador Esprito, As almas dos teus visita; Os coraes que criaste Enche de graa infinita. Tu parclito s chamado, Dom do Pai Celestial, Fogo, caridade, fonte Viva e uno espiritual.
1

Tu ds septiforme graa; Dedo s da destra paterna; Do Pai, solene promessa, Ds fora da voz superna.

Nossa razo esclarece, Teu amor no peito acende, Do nosso corpo a fraqueza Com tua fora defende.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

De ns afasta o inimigo, D-nos a paz sem demora, Guiai-nos; e evitaremos Tudo quanto se deplora. A Deus Pai se d a glria E ao Filho ressuscitado, Parclito e a ti tambm Com louvor perpetuado. Amm. Enviai o vosso Esprito, e tudo ser criado E renovareis a face da Terra.

D que Deus Pai e seu Filho Por ti ns bem conheamos E em ti, Esprito de ambos, Em todo tempo creiamos.

Oremos: Deus, que instrustes os coraes dos vossos fiis com a luz do Esprito Santo, concedei-nos que no mesmo Esprito conheamos o que reto, e gozemos sempre as suas consolaes. Por Cristo Nosso Senhor. Amm. Ave, Estrela do Mar Ave do mar Estrela, De Deus Me bela, Sempre Virgem, da morada Celeste feliz entrada. tu que ouviste da boca Do anjo a saudao; D-nos paz e quietao; E o nome de Eva troca. As prises a os rus desata E a ns, cegos, alumia; De tudo que nos maltrata Nos livra, o bem nos granjeia. Que os rogos do povo seu Oua aquele que, nascendo Por ns, quis ser Filho teu. Virgem especiosa, Toda cheia de ternura, Extintos nossos pecados, D-nos pureza e brandura. D-nos uma vida pura, Pe-nos em via segura, Para que a Jesus gozemos, E sempre nos alegremos. A Deus Pai veneremos; A Jesus Cristo tambm, E ao Esprito Santo; demos Aos trs louvor. Amm. Magnificat Minha alma engrandece o Senhor, e meu esprito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhao de sua serva. Sim! Doravante as geraes todas me chamaro de bem-aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome santo e sua misericrdia perdura de gerao em gerao, para aqueles que o temem.
2

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Agiu com a fora de seu brao, dispersou os homens de corao orgulhoso. Deps poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrado de sua misericrdia - conforme prometera a nossos pais em favor de Abrao e de sua descendncia para sempre!

MEDITAES PARA OS PRIMEIROS 12 DIAS 1 DIA (fazer primeiro as oraes) Vendo aquelas multides, Jesus subiu montanha. Sentou-se e seus discpulos aproximaramse dele. Ento abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: Bem-aventurados os que tm um corao de pobre, porque deles o Reino dos cus! Bem-aventurados os que choram, porque sero consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuiro a terra! Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcanaro misericrdia! Bem-aventurados os puros de corao, porque vero Deus! Bem-aventurados os pacficos, porque sero chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que so perseguidos por causa da justia, porque deles o Reino dos cus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vs por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque ser grande a vossa recompensa nos cus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vs. Vs sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe ser restitudo o sabor? Para nada mais serve seno para ser lanado fora e calcado pelos homens. Vs sois a luz do mundo. No se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para coloc-la debaixo do alqueire, mas sim para coloc-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que esto em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que est nos cus. No julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. No vim para os abolir, mas sim para lev-los perfeio. Pois em verdade vos digo: passar o cu e a terra, antes que desaparea um jota, um trao da lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, ser declarado o menor no Reino dos cus. Mas aquele que os guardar e os ensinar ser declarado
www.perfeitadevocao.org pg. 3

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

grande no Reino dos cus. (Mt 5,1-19)

2 DIA (fazer primeiro as oraes) Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste perfeito. Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrrio, no tereis recompensa junto de vosso Pai que est no cu. Quando, pois, ds esmola, no toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipcritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: j receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mo esquerda no saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se far em segredo; e teu Pai, que v o escondido, recompensar-te-. Quando orardes, no faais como os hipcritas, que gostam de orar de p nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: j receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que v num lugar oculto, recompensar-te-. Nas vossas oraes, no multipliqueis as palavras, como fazem os pagos que julgam que sero ouvidos fora de palavras. No os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos necessrio, antes que vs lho peais. Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no cu, santificado seja o vosso nome; venha a ns o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos aos que nos ofenderam; e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste tambm vos perdoar. Mas se no perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoar. (Mt 5,48;6,1-15)

3 DIA (fazer primeiro as oraes) No julgueis, e no sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis tambm vs julgados e, com a medida com que tiverdes medido, tambm vs sereis medidos. Por que olhas a palha que est no olho do teu irmo e no vs a trave que est no teu? Como ousas dizer a teu irmo: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipcrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim vers para tirar a palha do olho do teu irmo. No lanceis aos ces as coisas santas, no atireis aos porcos as vossas prolas, para que no as calquem com os seus ps, e, voltando-se contra vs, vos despedacem. Pedi e se vos dar. Buscai e achareis. Batei e vos ser aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-. Quem dentre vs dar uma pedra a seu filho, se este lhe pedir po?
www.perfeitadevocao.org pg. 4

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe- uma serpente? Se vs, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dar boas coisas aos que lhe pedirem. Tudo o que quereis que os homens vos faam, fazei-o vs a eles. Esta a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga a porta e espaoso o caminho que conduzem perdio e numerosos so os que por a entram. Estreita, porm, a porta e apertado o caminho da vida e raros so os que o encontram. (Mt 7,1-14)

4 DIA (fazer primeiro as oraes) Que o homem de si nada tem de bom, nem coisa alguma de que gloriar-se Senhor, que o homem, para que Vos lembreis dele? E que o filho do homem, para que o visiteis? (Sl 8,5) Que merecimento tinha o homem para que lhe dsses vossa graa? De que poderei queixar-me, Senhor, se me desamparardes? Ou que terei justamente que dizer se no fizerdes o que eu peo? Por certo que no posso pensar, nem dizer com verdade, seno isto: Nada sou, Senhor, nada posso, nada de bom tenho de mim, de tudo que bom acho-me vazio e caminho sempre para o nada. E se no for ajudado e fortalecido interiormente por Vs, para logo cairei na tibieza e dissipao. Vs porm, Senhor, sempre sois o mesmo e permaneceis eternamente bom, justo e santo, agindo sempre com bondade, com justia e santidade, e ordenando tudo com sabedoria (Sl 101,27). Mas eu, que mais pendo para o mal que para o bem, no persevero muito tempo no mesmo estado e mudo muitas vezes no dia. Contudo, logo me acho menos fraco quando vos dignais estender-me vossa mo auxiliadora; porque Vs s, sem humano favor, me podeis socorrer e fortificar, de tal sorte que no esteja jamais sujeito a todas essas mudanas, e meu corao s para Vs se converta, e em Vs s descanse para sempre. (Imitao de Cristo, Livro III, captulo XL, 1-2) Quem se considera mui seguro em tempo de paz se achar tmido e covarde em tempo de guerra. Se souberas viver sempre humilde e pequeno no teu conceito, contendo-te nos limites duma justa moderao, no cairias to depressa na tentao e no pecado. Quando te achares penetrado dum grande fervor de esprito, bem que medites no que ser de ti, retirando-se esta graa. (Imitao de Cristo, Livro III, captulo VII, 4)

5 DIA (fazer primeiro as oraes)

www.perfeitadevocao.org

pg. 5

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Se eu bem soubesse desprezar todas as consolaes humanas, j para adquirir o santo fervor, j pela infeliz necessidade que me obriga a buscar em Vs a verdadeira consolao que nenhum homem pode dar-me, ento teria eu grande motivo para esperar com razo vossa graa e para alegrar-me com o dom duma nova consolao. Graas Vos dou, Senhor, por serdes a fonte de que dimana todo o bem que me sucede. Eu, homem inconstante e frgil, no sou na vossa presena mais que um nada e uma pura vaidade. De que posso eu pois gloriar-me, ou com que motivo desejo ser estimado? Acaso por ser um nada? Porm que coisa mais insensata e vaidosa! A v glria , na verdade, uma peste detestvel e um mal terrvel, porque nos aparta da verdadeira glria e nos despoja da graa celestial. Desde que o homem se compraz em si mesmo, comea a desagradar-Vos; e logo que aspira aos louvores humanos, perde a verdadeira virtude. A verdadeira glria e a santa alegria consistem em gloriar-se cada um em Vs e no em si; em alegrar-se de vossa grandeza e no de sua prpria virtude; em no achar prazer em criatura alguma seno por amor de Vs. Seja louvado vosso nome e no o meu; engrandecidas sejam vossas obras e no as minhas. Louvem e abenoem todos os homens a vossa grandeza e nada participe eu de seus louvores. Vs sois minha glria, Vs sois a alegria de meu corao. Todo o dia me gloriarei e alegrarei em vs; pois em minha nada tenho em que gloriar-me, seno em minhas fraquezas (2 Cor 12,5) (Imitao de Cristo, Livro III, captulo XL, 3-5) 6 DIA (fazer primeiro as oraes) Do exemplo dos Santos Padres. Considera bem os hericos exemplos dos Santos Padres, nos quais resplandece a verdadeira perfeio da vida religiosa, e vers quo pouco ou nada o que fazemos. Ai de ns! Que a nossa vida, comparada com a deles? Os santos e amigos de Cristo serviram ao Senhor em fome, em sede, em frio e nudez, em trabalhos, em fadigas, em viglias e jejuns, em rezas e santas meditaes, em perseguies e muitos oprbrios. Oh! quantas e quo graves tribulaes padeceram os apstolos, os mrtires, os confessores, as virgens, e todos os demais que quiseram seguir as pisadas de Cristo! Pois aborreceram neste mundo suas vidas para as possurem na eternidade (Jo 12,25). Que vida de renncia e austeridade foi a dos Santos Padres no deserto! Que longas e graves tentaes padeceram! Quantas vezes foram atormentados pelo inimigo! Quo fervorosas e contnuas oraes ofereceram a Deus! Quo rigorosas abstinncias praticaram! Que zelo, que ardor em seu aproveitamento espiritual! Que forte guerra contra suas paixes! Que inteno pura e reta sempre dirigida para Deus! De dia trabalhavam e passavam as noites em larga orao; ainda que trabalhando, no interrompiam a sua orao mental. Todo o tempo gastavam santamente: as horas lhes pareciam curtas para se darem a Deus; e pela grande doura da contemplao se esqueciam da necessria refeio do corpo. Renunciavam todas as riquezas, honras, dignidades, parentes e amigos: nada queriam do mundo; apenas tomavam o necessrio para a vida, e lhes era pesado servir ao corpo ainda nas coisas necessrias. De modo que eram pobres das coisas da terra, porm riqussimos de graa e virtudes.
www.perfeitadevocao.org pg. 6

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

(Imitao de Cristo, Livro I, captulo XVIII, 1-3)

7 DIA (fazer primeiro as oraes) No exterior tudo lhes faltava; mas interiormente Deus os fortificava com sua graa e recreava com suas consolaes. Eram estranhos ao mundo; mas ntimos e particulares amigos de Deus. Tinham-se por nada a si mesmos, e o mundo os tratava com desprezo, mas aos olhos de Deus eram preciosos e amados. Estavam em verdadeira humildade, viviam em singela obedincia; por isso cada dia cresciam em esprito e alcanavam muita graa diante de Deus. Foram dados por exemplo a todos os religiosos; e mais nos devem mover para aproveitarmos no bem, que a multido dos tbios para afrouxarmos em nossos exerccios. Oh! Quo grande foi o fervor de todos os religiosos no princpio dos seus sagrados institutos! Quanto ardor na orao! Quanto zelo na virtude! Que severidade de disciplina! Como florescia a submisso e obedincia regra do santo fundador! O que ainda nos resta deles nos atesta a santidade e perfeio daqueles homens insignes que, pelejando esforadamente, pisaram aos ps o mundo. Agora j se estima em muito aquele que no transgride a regra, e se com pacincia pode sofrer algum dissabor. Oh! tibieza e negligncia de nosso estado, que to depressa declinamos do fervor primitivo, e j nos molesto o viver em conseqncia da frouxido e tibieza! Praza a Deus que, tendo visto tantos exemplos de santos homens, de todo se no acabe em ti o desejo de aproveitar nas virtudes! (Imitao de Cristo, Livro I, captulo XVIII, 3-6)

8 DIA (fazer primeiro as oraes) A resistncia s tentaes. Enquanto vivemos no mundo, no podemos estar sem trabalhos e tentaes. Por isso est escrito no livro de J: A vida do homem sobre a terra uma contnua tentao (7,1). Cada qual, pois, deve ser muito cuidadoso nas tentaes, procurando, vigilante na orao, no dar lugar s iluses do demnio, que nunca dorme, nem cessa de andar roda das almas para as devorar (1Pd 5,8). Ningum h to santo e to perfeito, que no tenha algumas vezes tentaes, e no podemos viver sem elas. Se bem que inoportunas e penosas, as tentaes so muitas vezes utilssimas ao homem, porque atravs delas se humilha, se instrui e se purifica. Todos os santos passaram por muitas tentaes e trabalhos e foi assim que progrediram na santidade. E os que no quiseram suport-los, falharam e condenaram-se. No h ordem to santa nem lugar to retirado onde no haja tentaes e adversidades.
www.perfeitadevocao.org pg. 7

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Nenhum homem est inteiramente livre de tentaes enquanto vive; porque em ns mesmos est a causa donde elas vm, pois nascemos com inclinao ao pecado. Passada uma tentao ou tribulao, sobrevm outra, e sempre teremos que sofrer, porque se perdeu o bem de nossa primeira felicidade. Muitos querem fugir s tentaes e caem nelas mais gravemente. Mas, no fugindo que podemos venc-las, porm com pacincia e verdadeira humildade que nos fazemos mais fortes que todos os nossos inimigos. Quem somente evita as ocasies exteriores e no arranca o mal pela raiz, pouco aproveitar; antes lhe tornaro mais depressa as tentaes e se achar pior que dantes. Com a ajuda de Deus, mais facilmente vencers, com pacincia e perseverana, do que com teu prprio esforo e fadiga. Toma muitas vezes conselho na tentao, e no sejas desabrido e spero como que est tentado, antes procura consol-lo como quiseras ser consolado. O princpio de toda a tentao a inconstncia de nimo e a pouca confiana em Deus. Como um navio sem leme levado pelas ondas em todas as direes, assim o homem negligente e inconstante em seus propsitos tentado de todas as maneiras. (Imitao de Cristo, Livro I, captulo XIII, 1-5)

9 DIA (fazer primeiro as oraes) O fogo prova o ferro, e a tentao o justo. Muitas vezes no sabemos o que podemos; mas a tentao mostra-nos o que somos. Devemos, pois, vigiar principalmente no princpio da tentao, porque mais facilmente se vence o inimigo quando no o deixamos passar da porta da alma, e lhe samos ao encontro, logo que bate. Donde veio dizer um poeta: Resiste no princpio, Tarde chega o remdio Se j, por largo tempo, O mal lanou razes. Porque, primeiramente, se oferece alma um simples pensamento, podeis, a importuna imaginao, logo o prazer, o movimento desordenado e o consentimento da vontade. E assim pouco a pouco entra o inimigo e se apodera de tudo, porque se lhe no resistiu no princpio. E quanto mais preguioso for o homem em resistir-lhe, tanto se far cada dia mais fraco, e o inimigo contra ele mais poderoso. Alguns padecem graves tentaes no princpio de sua converso, outros, no fim, muitos por toda a vida. Alguns so tentados brandamente, segundo a sabedoria e a eqidade da Divina Providncia, que pondera o estado e os mritos dos homens, e tudo ordena para a salvao de seus escolhidos. Por isso, no devemos desconfiar quando formos tentados; mas antes rogar a Deus com maior fervor para que se digne ajudar-nos em toda a atribuio; porque, segundo o dito de So Paulo, nos dar o auxlio junto com a tentao para que lhe possamos resistir (1Cor 10,13). Humilhemos, pois, nossas almas, debaixo da mo de Deus em toda tribulao e tentao, porque ele h de salvar e engrandecer os humildes de esprito (Sl 33,19).
www.perfeitadevocao.org pg. 8

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

nas tentaes e nos reveses que o homem verifica quanto progrediu; por elas maior se torna o mrito, e melhor se revelam as virtudes. (Imitao de Cristo, Livro I, captulo XIII, 5-7)

10 DIA (fazer primeiro as oraes) Desprezando-se o mundo, suave servir a Deus. Outra vez falarei agora, Senhor, e no me calarei. Direi a meu Deus, meu Senhor e meu Rei, assentado no trono dos cus: Senhor, quo grande a abundncia de vossa doura que reservais para os que Vos temem. O que no ser pois para os que Vos amam, e Vos servem de todo o corao? (Sl 30,20). Na verdade, so inefveis as delcias de que inundais os que Vos amam, quando sua alma Vos contempla. Eis que me mostrastes singularmente a ternura de vosso amor; quando no existia me criastes, quando andava errante me chamastes a Vs para que Vos servisse e me pusestes o doce preceito de Vos amar. fonte de amor perene! Que direi de Vs? Poderei eu esquecer-me de Vs, que Vos dignastes lembrar-vos de mim, quando eu jazia no abismo da corrupo e da morte? Usastes de misericrdia com vosso servo sobre toda esperana; e alm de todo merecimento me concedestes vossa graa e amizade. Com que Vos agradecerei, Senhor, um to singular favor? Porque nem a todos permitido deixar tudo, renunciar o mundo para abraar a vida religiosa. Porventura grande coisa que eu Vos sirva, quando toda criatura est obrigada a servir-vos? Conheo que no fao coisa grande em vos servir; mas o que me enche da mais profunda admirao, e que meu conceito parece grande que vos digneis receber-me ao vosso servio e unir-me com vossos amados servos, sendo eu to pobre e to indigno desta honra. Vossas so, pois, todas as coisas que tenho, e ainda o servio que Vos fao um dom que me concedeis. Eu devia fazer tudo por vosso amor, e sucede que mais servis Vs a mim do que eu a Vs. Criastes para o servio do homem o cu e a ter, que esto sempre em vossa presena e fazem cada dia o que lhes mandais; e isto ainda pouco, pois at haveis destinado os anjos para o servirem. Mas no pra aqui vossa bondade infinita, pois Vos dignastes servir ao homem e lhe prometestes que Vos dareis a ele com toda a vossa glria. Que vos darei, meu Deus, por tantos milhares de benefcios? Oh! se eu pudesse servir-vos todos os dias de minha vida! Se pudesse ao menos servir-vos dignamente um s dia! Em verdade s Vs sois digno de ser por todos servido, honrado e louvado eternamente. Vs sois, na realidade, meu senhor e eu vosso pobre escravo, obrigado a servir-vos com todas as minhas foras, sem jamais me cansar de publicar vossos louvores. Assim o quero, assim o desejo: dignai-Vos de suprir por vossa graa o que me falta para cumprir este meu desejo. Que honra, Senhor, que glria no servir-Vos e desprezar tudo por amor de Vs! Inmeras graas recebero aqueles que voluntariamente se sujeitarem a Vs. Acharo a suavssima consolao do Esprito Santo os que, por vosso amor, desprezarem todos os atrativos da carne. (Imitao de Cristo, Livro III, captulo X, 1-50)

www.perfeitadevocao.org

pg. 9

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

11 DIA (fazer primeiro as oraes) Da fervorosa emenda de toda a nossa vida Um homem que flutuava muitas vezes, cheio de ansiedade, entre o temor e a segurana, estando um dia oprimido de tristeza, entrou numa igreja e, prostrando-se diante dum altar para fazer sua orao, dizia e repetia consigo mesmo: Oh! se eu soubesse que havia de perseverar! E logo ouviu no ntimo d'alma esta divina resposta: Que farias se isso soubesses? Faze agora o que desejarias fazer e estars seguro. E no mesmo instante, consolado e fortalecido, se ofereceu divina vontade, e cessou sua ansiosa turbao. Nem quis curiosamente esquadrinhar o que lhe havia de suceder; aplicou-se unicamente a conhecer a vontade de Deus, e o que a seus divinos olhos fosse mais agradvel e perfeito para comear a perfazer toda a boa obra. Espera no Senhor, diz o Profeta, faze boas obras, habitars em paz a terra, e sers alimentado com as suas riquezas (Sl 36,3). Uma coisa resfria em alguns o ardor de aproveitar e de se emendar: o receio das dificuldades ou o trabalho da peleja. Certamente aproveitam mais nas virtudes aqueles que com maior empenho trabalham por vencer-se a si mesmos naquilo que lhes mais penoso e contraria mais as suas inclinaes. Porque o homem tanto mais aproveita e tanto maior graa alcana, quanto mais se vence a si mesmo e se mortifica no esprito. Porm, nem todos tm igual nimo para vencer-se e mortificar-se. Mas o diligente e zeloso imitador de Cristo mais forte ser para o seu aproveitamento, ainda que seja combatido de muitas paixes, do que o que tem dom natural, se menos fervoroso em adquirir as virtudes. (Imitao de Cristo, Livro I, captulo XXV, 2-4)

12 DIA (fazer primeiro as oraes) Mas se vires alguma coisa digna de repreenso, guarda-te de faz-la; e, se em igual falta caste, procura emendar-te logo dela. Assim como tu observas os outros, assim tambm eles te observam. Oh! que alegre e doce coisa ver os devotos e fervorosos irmos com santos costumes e bem disciplinados. Pelo contrrio, que triste e penoso v-los andar desordenados, e sem se ocuparem nos compromissos de sua vocao! Oh! quo nocivo ser descuidado no propsito de sua vocao, e cuidadoso no que Deus no ordena! Lembra-te do propsito que tomaste e prope-te por modelo a Cristo Crucificado. Com razo te podes envergonhar, considerando a vida de Jesus Cristo, de no ter feito at aqui bastante esforo para te conformares com ela, estando h tanto tempo no caminho de Deus. O religioso que, devota e cuidadosamente, se exercita a meditar na santssima vida e dolorosa
www.perfeitadevocao.org 10 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

paixo do Senhor, acha nela com abundncia tudo que til e necessrio para sua santificao: e no precisa buscar coisa nenhuma melhor for a Jesus Cristo. Oh! se Jesus Crucificado viesse a nosso corao, quo depressa e completamente seramos ensinados! O homem fervoroso e diligente est preparado para tudo. Maior trabalho resistir aos vcios e paixes, que suar nos trabalhos corporais. Quem no evita as faltas pequenas, pouco a pouco cai nas grandes (Ecl 29,1). Alegrar-te-s sempre noite, se empregares com fruto teu dia. Vigia sobre ti; exorta-te, admoesta-te; e acontea o que acontecer aos outros, no te descuides de ti mesmo. Tanto aproveitars, quanto for a violncia que fizeres a ti mesmo... (Imitao de Cristo, Livro I, captulo XXV, 5-6.11)

www.perfeitadevocao.org 11

pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

conscincia, as reflexes, os atos de renncia nossa prpria vontade, de arrependimento por nossos pecados e de desprezo de si mesmo, sero realizados todos aos ps de Maria, j que por Ela esperamos obter a luz para conhecermos a ns mesmos. Somente junto a Ela poderemos medir o abismo de nossas misrias sem nos desesperarmos. Devemos empregar todas as nossas aes piedosas para pedir um auto-conhecimento e o arrependimento por nossos pecados, e devemos fazer isto com um profundo esprito de piedade. Durante este perodo, consideraremos tanto a oposio que existe entre o Esprito de Jesus e o nosso, como o miservel e humilhante estado a que nos reduziram nossos pecados. Alm disso, sendo a verdadeira devoo a Maria uma maneira fcil, curta, segura e perfeita para chegar a essa unio com Nosso Senhor, que a perfeio imitao de Cristo, entraremos decididamente por este caminho, firmemente convencidos de nossa misria e incapacidade. Mas, como poderamos conseguir isto sem o verdadeiro conhecimento de ns mesmos?

pedir o conhecimento de si mesmo e a contrio por seus pecados. Tudo faro em esprito de humildade. Para isso podero, se quiserem, meditar sobre o que ficou dito sobre o nosso fundo de maldade , e considerar-se, nos seis dias desta semana, como uma lesma, um sapo, um porco, uma serpente, um bode; ou, ento, estas trs palavras de So Bernardo:

fazei que eu Recorrero Santssima Virgem e lhe pediro esta grande graa que deve ser o l (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 228)

Oraes para todos os dias da Segunda Parte Ladainha do Esprito Santo (somente para devoo particular) Senhor, tende piedade de ns. Cristo, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo, ouvi-nos! Jesus Cristo, atendei-nos!
www.perfeitadevocao.org 12 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Deus Pai dos cus, tende piedade de ns. Deus Filho, redentor do mundo tende piedade de ns. Deus Esprito Santo, tende piedade de ns. Santssima Trindade, que sois um s Deus, tende piedade de ns. Esprito Santo, que procedeis do Pai e do Filho, iluminai-nos e santificai-nos Esprito do Senhor, que no incio da Criao, planando sobre as guas as fecundaste, vinde a ns. Esprito por cuja inspirao falaram os profetas, vinde a ns. Esprito cuja uno nos ensina todas as coisas, vinde a ns. Esprito que dais testemunho de Cristo, vinde a ns. Esprito de verdade que nos instrus sobre todas as coisas, vinde a ns. Esprito que cobre Maria, vinde a ns. Esprito do Senhor que encheis todo o universo, vinde a ns. Esprito de Deus que habita em ns, vinde a ns. Esprito de sabedoria e inteligncia, vinde a ns. Esprito de conselho e fortaleza, vinde a ns. Esprito de cincia e piedade, vinde a ns. Esprito de temor do Senhor, vinde a ns. Esprito de graa e misericrdia, vinde a ns. Esprito de fora, afeio e sobriedade, vinde a ns. Esprito de f, esperana, amor e paz, vinde a ns. Esprito de humildade e castidade, vinde a ns. Esprito de benignidade e mansido, vinde a ns. Esprito de multiforme graa, vinde a ns. Esprito que perscrutais os segredos de Deus, vinde a ns. Esprito que rogais por ns com gemidos inefveis, vinde a ns. Esprito que descestes sobre Cristo em forma de pomba, vinde a ns. Esprito no qual renascemos, vinde a ns. Esprito pelo qual se difunde a caridade em nossos coraes, vinde a ns. Esprito de adoo de filhos de Deus, vinde a ns. Esprito que aparecestes em lnguas de fogo sobre os apstolos, vinde a ns. Esprito do qual os apstolos foram repletos, vinde a ns. Esprito que distribus vossos dons a cada um como quereis, vinde a ns. Sede-nos propcio, perdoai-nos, Senhor. Sede-nos propcio, ouvi-nos, Senhor. De todo mal, livrai-nos, Senhor. De todo o pecado, livrai-nos, Senhor. De todas as tentaes e ciladas do demnio, livrai-nos, Senhor. De toda a presuno e desesperao, livrai-nos, Senhor. Do ataque verdade conhecida, livrai-nos, Senhor. Da inveja da graa fraterna, livrai-nos, Senhor. De toda a obstinao e impenitncia, livrai-nos, Senhor. De toda a negligncia e tepidez do esprito, livrai-nos, Senhor. De toda a impureza da mente e do corpo, livrai-nos, Senhor. De todas as heresias e erros, livrai-nos, Senhor. De todo o mau esprito, livrai-nos, Senhor.
www.perfeitadevocao.org 13 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Da morte m e eterna, livrai-nos, Senhor. Pela vossa eterna procedncia do Pai e do Filho, ns vos rogamos, ouvi-nos. Pela milagrosa conceio do Filho de Deus, ns vos rogamos, ouvi-nos. Pela vossa descida sobre Jesus Cristo batizado, ns vos rogamos, ouvi-nos. Pela vossa santa apario na transfigurao do Senhor, ns vos rogamos, ouvi-nos. Pela vossa vinda sobre os discpulos do Senhor, ns vos rogamos, ouvi-nos. No dia do juzo, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que. assim como vivemos do Esprito, atuemos tambm por Ele, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que, recordando que somos templo do Esprito Santo, no o profanemos, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que vivendo segundo o Esprito, no satisfaamos os desejos da carne, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que no entristeamos a vs, Esprito Santo de Deus, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que sejamos solcitos em guardar a unidade do Esprito, no vnculo da paz, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que no creiamos em qualquer esprito, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que provemos os espritos para saber se so de Deus, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que vos digneis renovar em ns o esprito de retido, ns vos rogamos, ouvi-nos. Para que nos confirmeis pelo soberano Esprito, ns vos rogamos, ouvi-nos. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de ns. OREMOS: Assista-nos, ns vos pedimos, a virtude do Esprito Santo, que clemente purifique nossos coraes, e nos preserve de todo mal. Ns vos pedimos pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amm.

Ladainha de Nossa Senhora Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo ouvi-nos, Jesus Cristo atendei-nos, Deus Pai dos Cus, tende piedade de ns. Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de ns. Deus Esprito Santo, tende piedade de ns. Santssima Trindade, que sois um s Deus, tende piedade de ns. Santa Maria, rogai por ns. Santa Me de Deus, rogai por ns. Santa Virgem das virgens, rogai por ns. Me de Jesus Cristo, rogai por ns.
www.perfeitadevocao.org 14 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Me da divina graa, rogai por ns. Me purssima, rogai por ns. Me castssima, rogai por ns. Me imaculada, rogai por ns. Me intacta, rogai por ns. Me amvel, rogai por ns. Me admirvel, rogai por ns. Me do bom conselho, rogai por ns. Me do Criador, rogai por ns. Me do Salvador, rogai por ns. Virgem prudentssima, rogai por ns. Virgem venervel, rogai por ns. Virgem louvvel, rogai por ns. Virgem poderosa, rogai por ns. Virgem benigna, rogai por ns. Virgem fiel, rogai por ns. Espelho da justia, rogai por ns. Sede da sabedoria, rogai por ns. Causa da nossa alegria, rogai por ns. Vaso espiritual, rogai por ns. Vaso honorfico, rogai por ns. Vaso insigne de devoo, rogai por ns. Rosa mstica, rogai por ns. Torre de Davi, rogai por ns. Torre de marfim, rogai por ns. Casa de ouro, rogai por ns. Arca da aliana, rogai por ns. Porta do Cu, rogai por ns. Estrela da manh, rogai por ns. Sade dos enfermos, rogai por ns. Refgio dos pecadores, rogai por ns. Consoladora dos aflitos, rogai por ns. Auxlio dos cristos, rogai por ns. Rainha dos Anjos, rogai por ns. Rainha dos patriarcas, rogai por ns. Rainha dos profetas, rogai por ns. Rainha dos apstolos, rogai por ns. Rainha dos mrtires, rogai por ns. Rainha dos confessores, rogai por ns. Rainha das virgens, rogai por ns. Rainha de todos os santos, rogai por ns. Rainha concebida sem pecado, rogai por ns. Rainha elevada ao cu, rogai por ns. Rainha do Santo Rosrio, rogai por ns. Rainha da Paz, rogai por ns. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor,
www.perfeitadevocao.org 15 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. V. Rogai por ns, Santa Me de Deus, R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amm. Oremos: Senhor Deus, ns Vos suplicamos que concedais a Vossos servos gozar uma perptua sade do corpo e da alma, e que pela intercesso gloriosa da bem-aventurada sempre Virgem Maria sejamos livres da presente tristeza e gozemos a eterna alegria. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amm.

Ave, Estrela do Mar Ave do mar Estrela, De Deus Me bela, Sempre Virgem, da morada Celeste feliz entrada. tu que ouviste da boca Do anjo a saudao; D-nos paz e quietao; E o nome de Eva troca. As prises a os rus desata E a ns, cegos, alumia; De tudo que nos maltrata Nos livra, o bem nos granjeia. Que os rogos do povo seu Oua aquele que, nascendo Por ns, quis ser Filho teu. Virgem especiosa, Toda cheia de ternura, Extintos nossos pecados, D-nos pureza e brandura. D-nos uma vida pura, Pe-nos em via segura, Para que a Jesus gozemos, E sempre nos alegremos. A Deus Pai veneremos; A Jesus Cristo tambm, E ao Esprito Santo; demos Aos trs louvor. Amm. MEDITAO 13 DIA (fazer primeiro as oraes) Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a orao, disse-lhe um de seus discpulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como tambm Joo ensinou a seus discpulos. Disse-lhes ele, ento: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino; dai-nos hoje o po necessrio ao nosso sustento; perdoai-nos os nossos pecados, pois tambm ns perdoamos queles que nos ofenderam; e no nos deixeis cair em tentao. Em seguida, ele continuou: Se algum de vs tiver um amigo e for procur-lo meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me trs pes, pois um amigo meu acaba de chegar minha casa, de uma viagem, e no tenho nada para lhe oferecer; e se ele responder l de dentro: No me incomodes; a porta j est fechada, meus filhos e eu estamos deitados; no posso levantar-me
www.perfeitadevocao.org 16 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

para te dar os pes; eu vos digo: no caso de no se levantar para lhe dar os pes por ser seu amigo, certamente por causa da sua importunao se levantar e lhe dar quantos pes necessitar. E eu vos digo: pedi, e dar-se-vos-; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-. Pois todo aquele que pede, recebe; aquele que procura, acha; e ao que bater, se lhe abrir. (Lucas 11, 1 10).

14 DIA (fazer primeiro as oraes) Da obedincia do sdito humilde conforme o exemplo de Jesus Cristo. Filho, quem procura apartar-se da obedincia, aparta-se tambm da graa; e quem procura o seu bem particular, priva-se dos bens comuns gerais. Quando algum no se sujeita de bom grado a seu superior, sinal que sua carne ainda no obedece perfeitamente, mas que se rebela ainda muitas vezes contra o esprito. Aprende, pois, a submeter-se prontamente a teu superior, se desejas ter a tua carne sujeita. Porque o inimigo de fora bem depressa vencido, quando o homem no tem a guerra dentro de si mesmo. No h inimigo pior nem mais perigoso para tua alma que tu mesmo. necessrio que te desprezes a ti mesmo, se queres vencer a carne e o sangue. Mas porque ainda te amas desordenadamente, por isso receias sujeitar-te de todo vontade dos outros. Ora, que haver de especial em que tu, p e cinza, te submetas ao homem por amor de Deus, quando eu, Onipotente e Altssimo que tudo criei do nada, me sujeitei humildemente ao homem por teu amor? Fiz-me o mais humilde e abatido de todos, para que minha humildade te ensinasse a vencer a tua soberba. Aprende a obedecer, p soberbo; aprende, barro e lodo, a humilhar-te e a meter-te debaixo dos ps de todos. Aprende a quebrantar tua vontade e a fazer-te vtima da obedincia. (Imitao de Cristo, Livro III, captulo XIII, 1-2)

15 DIA (fazer primeiro as oraes) Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifcios. Jesus toma a palavra e lhes pergunta: Pensais vs que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo? No, digo-vos. Mas se no vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. Ou cuidais que aqueles dezoito homens, sobre os quais caiu a torre de Silo e os matou, foram mais culpados do que todos os demais habitantes de Jerusalm? No, digo-vos. Mas se no vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. (Lc 13,1-5) Precisamos de Maria para morrermos para ns mesmos
www.perfeitadevocao.org 17 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Para despojar-nos de ns mesmos, preciso que todos os dias morramos para ns, i. , importa renunciarmos s operaes das faculdades da alma e dos sentidos do corpo, precisamos ver como se no vssemos, ouvir como se no ouvssemos, servir-nos das coisas deste mundo como se no o fizssemos (cf. 1 Cor 7, 29-31), o que So Paulo chama morrer todos os dias: "Quotidie morior" (1 Cor 15, 31). "Se o gro de trigo, caindo na terra, no morrer, fica s, e no produz fruto aprecivel" (Jo 12, 24-25). Se no morrermos a ns mesmos, e se as mais santas devoes no nos levarem a esta morte necessria e fecunda, no produziremos fruto que valha, nossas devoes sero inteis, todas as nossas obras de justia ficaro manchadas por nosso amor-prprio e nossa prpria vontade, e Deus abominar os maiores sacrifcios e as melhores aes que possamos fazer. Na hora da nossa morte, teremos as mos vazias de virtudes e de mritos, e no brilhar em ns a menor centelha do puro amor, que s comunicado s almas mortas a si mesmas, almas cuja vida est oculta com Jesus Cristo em Deus (Col 3, 3). (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 81) preciso escolher, entre todas as devoes Santssima Virgem, a que nos leva com mais certeza a este aniquilamento do prprio eu. Esta ser a devoo melhor e mais santificante, pois mister reconhecer que nem tudo que luz ouro, nem tudo que doce mel, e nem tudo que fcil de fazer e praticar o mais santificante. Do mesmo modo que a natureza tem segredos para fazer em pouco tempo, sem muitos gastos e com facilidade, certas operaes naturais, h segredos, na ordem da graa, pelos quais se fazem, em pouco tempo, com doura e facilidade, operaes sobrenaturais, como despojar-nos de ns mesmos, encher-nos de Deus, e tornar-nos perfeitos. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 82)

16 DIA (fazer primeiro as oraes) Recordar que durante a primeira semana aplicaro todas as suas oraes e atos de piedade para pedir o conhecimento de si mesmo e a contrio por seus pecados. Tudo faro em esprito de humildade. Para isso podero, se quiserem, meditar sobre o que ficou dito sobre o nosso fundo de maldade , e considerar-se, nos seis dias desta semana, como uma lesma, um sapo, um porco, uma serpente, um bode; ou, ento,

Recorrero Santssima Virgem e lhe pediro esta grande graa que deve ser o fundamento o da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 228) Da considerao de si mesmo No devemos confiar demasiado em ns mesmos, porque muitas vezes nos faltam a graa e o discernimento. Pouca luz h em ns, e esse pouco perdemo-lo depressa, por nossos descuido. Muitas vezes tambm agimos mal, e ainda pior nos desculpamos. s vezes somos levados pela paixo, e julgamos que o zelo.
www.perfeitadevocao.org 18 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Repreendemos nos outros as faltas pequenas e desculpamos as nossas, mesmo as mais graves. Mui depressa sentimos e nos magoamos como que sofremos dos utros; mas no pensamos muito no quanto os outros sofrem por causa de ns. O que bem e retamente examinar suas aes, no ter que julgar severamente as alheias. (Imitao de Cristo, Livro II, captulo V, 1)

17 DIA (fazer primeiro as oraes) Do juzo e penas dos pecadores Em todas as coisas olha o fim, e como se encontrars diante daquele retssimo juiz para quem nada h oculto, que no se abranda com mpresentes, nem admite desculpas, mas julgar segundo a justia. nscio e miservel pecador! Que responders a Deus que sabe todas as tuas maldades, tu que s vezes temes o rosto de um homem irado? Por que no te acautelas para o dia do Juzo, quando ningum pdoer ser desculpado nem defendido por outrem, mas cada um ter bastante que fazer por si? (Imitao de Cristo, Livro I, captulo XXIV, 1) Jesus disse tambm a seus discpulos: Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens. Ele chamou o administrador e lhe disse: Que que ouo dizer de ti? Presta contas da tua administrao, pois j no poders administrar meus bens. O administrador refletiu ento consigo: Que farei, visto que meu patro me tira o emprego? Lavrar a terra? No o posso. Mendigar? Tenho vergonha. J sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego. Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patro e perguntou ao primeiro: Quanto deves a meu patro? Ele respondeu: Cem medidas de azeite. Disse-lhe: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinqenta. Depois perguntou ao outro: Tu, quanto deves? Respondeu: Cem medidas de trigo. Disse-lhe o administrador: Toma os teus papis e escreve: oitenta. E o proprietrio admirou a astcia do administrador, porque os filhos deste mundo so mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes. (Lucas 16, 1 8).

18 DIA (fazer primeiro as oraes) Jesus disse tambm a seus discpulos: impossvel que no haja escndalos, mas ai daquele por quem eles vm! Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoo uma pedra de moinho e que fosse lanado ao mar, do que levar para o mal a um s destes pequeninos. Tomai cuidado de vs mesmos. Se teu irmo pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-s. Os apstolos disseram ao Senhor: Aumenta-nos a f!
www.perfeitadevocao.org 19 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Disse o Senhor: Se tiverdes f como um gro de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecer. Qual de vs, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dir: Vem depressa sentar-te mesa? E no lhe dir ao contrrio: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disto comers e bebers tu? E se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigao? Assim tambm vs, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devamos fazer. (Lucas 17, 1 10). Devem sofrer-se todos os males temporais, na esperana dos bens eternos Filho, no esmoreas nos trabalhos que por mim empreendeste, nem te desanimes com as tribulaes, mas em tudo que te acontecer, minhas promesses te consolem e fortifiquem. Eu sou assaz poderoso para dar-te uma recompensa sem limites e sem medida. Os trabalhos que agora padeces no sero dilatados, nem sempre vivers oprimido de dores. Espera um pouco e vers quo depressa passam os males. Vir uma hora em que cessar todo o trabalho e inquietao. Sempre breve tudo o que passa com o tempo. (Imitao de Cristo, Livro III, captulo XLVII, 1)

19 DIA (fazer primeiro as oraes) Trouxeram-lhe tambm criancinhas, para que ele as tocasse. Vendo isto, os discpulos as repreendiam. Jesus, porm, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e no as impeais, porque o Reino de Deus daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem no receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele no entrar. Um homem de posio perguntou ento a Jesus: Bom Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? Jesus respondeu-lhe: Por que me chamas bom? Ningum bom seno s Deus. Conheces os mandamentos: no cometers adultrio; no matars; no furtars; no dirs falso testemunho; honrars pai e me. Disse ele: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade. A estas palavras, Jesus lhe falou: Ainda te falta uma coisa: vende tudo o que tens, d-o aos pobres e ters um tesouro no cu; depois, vem e segue-me. Ouvindo isto, ele se entristeceu, pois era muito rico. Vendo-o entristecer-se, disse Jesus: Como difcil aos ricos entrar no Reino de Deus! mais fcil passar o camelo pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Perguntaram os ouvintes: Quem ento poder salvar-se? Respondeu Jesus: O que impossvel aos homens possvel a Deus. Pedro ento disse: V, ns abandonamos tudo e te seguimos. Jesus respondeu: Em verdade vos declaro: ningum h que tenha abandonado, por amor do Reino de Deus, sua casa, sua mulher, seus irmos, seus pais ou seus filhos, que no receba muito mais neste mundo e no mundo vindouro a vida eterna. (Lc 18, 15 30)

www.perfeitadevocao.org 20

pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Os atos de amor, os afetos piedosos Santssima Virgem, devem ser sempre acompanhados por um esforo, de nossa parte, em imitar suas virtudes... Especialmente sua humildade profunda, sue f viva, sua obedincia cega, sua contnua orao mental, sua mortificao em todas as coisas, sua caridade ardente, sua pacincia herica, sua pureza incomparvel, sua doura angelical e sua sabedoria divina; que, como disse So Lus

Temos que nos unir a Jesus por Maria, esta a caracterstica de nossa devoo; portanto, So Lus Maria Grignion de Montfort nos pede que nos apliquemos a fundo para adquirir um conhecimento da Santssima Virgem. Maria nossa soberana e nossa medianera, nossa Me e nossa Senhora. Esforcemo-nos, pois, em conhecer os efeitos desta Realeza, desta Mediao e desta Maternidade, assim como as grandezas e prerrogativas que so os fundamentos ou as conseqncias deles. Nossa Me Santssima tambm perfeita um molde no qual podemos ser moldados para poder fazer nossas suas intenes e disposies . Mas no conseguiremos isto sem estudar a vida interior de Maria, ou seja, suas virtudes, seus sentimentos, suas aes, sua participao nos mistrios de Jesus Cristo e sua unio com Ele.

Oraes para todos os dias da Terceira Parte Ladainha do Esprito Santo Ladainha de Nossa Senhora Ave, Estrela do Mar Orao a Maria (de So Lus Montfort) Ave, Maria, Filha bem-amada do Pai eterno; ave, Maria, Me admirvel do Filho; ave, Maria, Esposa fidelssima do Esprito Santo; ave, Maria, minha querida Me, minha amvel Senhora e poderosa soberana; ave, minha alegria, minha glria, meu corao e minha alma! Vs me pertenceis toda por misericrdia, e eu vos perteno todo por justia; mas no vos perteno bastante ainda; de novo me dou a vs todo inteiro, na qualidade de escravo perptuo, sem nada reservar para mim ou para outrem. Se vedes em mim qualquer coisa que no vos pertena, eu vos suplico de tir-la agora, e de vos tornar Senhora absoluta de tudo o que possuo; de destruir e desarraigar e aniquilar tudo o que desagrada a Deus; e de plantar tudo e promover e operar tudo o que vos agradar. Que a luz de vossa f dissipe as trevas de meu esprito; que vossa humildade profunda tome o
www.perfeitadevocao.org 21 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

lugar de meu orgulho; que vossa contemplao sublime suste as distraes de minha imaginao vagabunda; que a vossa vista contnua de Deus encha a minha memria de sua presena; que o incndio de vosso corao dilate e abrase a tibieza e frieza do meu; que vossas virtudes substituam os meus pecados; que vossos mritos sejam o meu ornamento e suplemente perante Deus. Enfim, mui querida e bem-amada Me, fazei, se possvel for, que no tenha oturo esprito seno o vosso, para conhecer Jesus Cristo e suas divinas vontades; que no tenha outra alma seno a vossa, para louvar e glorificar o Senhor; que no tenha outro corao seno o vosso, para amar a Deus com um amor puro e ardente como vs. No vos peo vises ou revelaes ou gozos ou mesmo prazeres, nem mesmo espirituais. privilgio vosso ver claramente, sem trevas; gozar plenamente, sem amargor; triunfar gloriosamente direita de vosso Filho, no cu, sem humilhao alguma; dominar absolutamente sobre os anjos, os homens e os demnios, sem resistncia, e, enfim, de dispor de todos os bens de Deus, sem restrio alguma. Eis, divina Maria, a tima parte que o Senhor vos deu e que no vos ser tirada; e isto me deleita sobremaneira. Por minha parte, no quero nesta terra seno o que vs tivestes, a saber: crer puramente, sem nada gozar ou ver; sofrer alegremente, sem consolao de criaturas; morrer continuamente a mim mesmo, sem relaxamento; e trabalhar resolutamente, at morte, por vs, sem interesse algum, como o mais vil dos escravos. A nica graa que vos peo, por pura misericrdia, que, a todos os dias e momentos de minha vida, eu diga trs vezes amm: Assim seja, a tudo que fizestes na terra, enquanto nela vivestes. Assim seja, a tudo que fazeis agora no cu. Assim seja, a tudo que operais em minha alma, a fim de que nela s vs estejais para glorificar plenamente a Jesus em mim, no tempo e na eternidade. Assim seja. Rezar tambm, todos os dias, antes ou depois destas oraes, o Santo Rosrio (meditando profundamente, ao menos os cinco Mistrios Gozosos e os cinco mistrios correspondentes a cada dia). MEDITAO 20 DIA (fazer primeiro as oraes) Foram com grande pressa e acharam Maria e Jos, e o menino deitado na manjedoura. Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu corao. Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito. Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno. (Lucas 2, 16 21).
www.perfeitadevocao.org 22 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalm, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalm, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas no o encontrando, voltaram a Jerusalm, procura dele. Trs dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua me disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andvamos tua procura, cheios de aflio. Respondeu-lhes ele: Por que me procurveis? No sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Eles, porm, no compreenderam o que ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazar e lhes era submisso. Sua me guardava todas estas coisas no seu corao. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graa, diante de Deus e dos homens. (Lucas 2, 42 52).

21 DIA (fazer primeiro as oraes) A verdadeira devoo Santssima Virgem Para subir e unir-se a Jesus, preciso se valer do mesmo meio que Ele usou para descer a ns, para fazer-se homem e para nos comunicar suas graas; e esse meio "a verdadeira devoo Santssima Virgem". H muitas devoes Virgem Santssima, e verdadeiras: pois no falo aqui das falsas. Consiste a primeira em cumprir com os deveres de cristo, evitando o pecado mortal, operando mais por amor do que por temor, rogando de tempo em tempo Santssima Virgem e honrando-a como Me de Deus, sem nenhuma outra devoo especial a Ela. A segunda tem para com a Virgem mais altos sentimentos de estima, amor, venerao e confiana; induz a entrar nas confrarias do Santo Rosrio e do escapulrio, a rezar "a coroa" ou o Santo Rosrio: a honrar as imagens e altares de Maria, a publicar seus louvores, a alistar-se em suas congregaes. E todas estas devoes so boas. Desde que nos abstenhamos de pecar, boa, santa e louvvel; mas no tanto como a que segue, para afastar as almas das criaturas e desprend-las de si mesmas, a fim de uni-las a Jesus Cristo. A terceira maneira de devoo Santssima Virgem, conhecida e praticada por muito poucas pessoas, , almas predestinadas, a que vou lhes revelar. Consiste em dar-se todo inteiro, como escravo, a Maria e a Jesus por Ela; e alm disso, em fazer todas as coisas com Maria, em Maria, por Maria e para Maria. preciso escolher um dia determinado para entregar-se, consagrar-se e sacrificar-se; e isto ter que ser voluntariamente e por amor, por inteiro e sem reserva alguma; corpo e alma: bens exteriores e riqueza, tais como casa, famlia, rendimentos, etc., e bens interiores da alma, a saber:
www.perfeitadevocao.org 23 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

seus mritos, graas, virtudes e satisfaes.

22 DIA (fazer primeiro as oraes) Caractersticas da verdadeira devoo a Maria Interior: a verdadeira devoo Santssima Virgem interior, isto , parte do esprito e do corao. Vem da estima em que se tem a Santssima Virgem, da alta idia que se formou de suas grandezas, e do amor que se lhe consagra. Terna: terna, quer dizer cheia de confiana na Santssima Virgem, da confiana de um filho em sua me. Impele uma alma a recorrer a ela em todas as necessidades do corpo e do esprito, com extremos de simplicidade, de confiana e de ternura. Santa: a verdadeira devoo Santssima Virgem santa: leva uma alma a evitar o pecado e a imitar as virtudes da Santssima Virgem, principalmente sua humildade profunda, sua contnua orao, sua obedincia cega, sua f viva, sua mortificao universal, sua pureza divina, sua caridade ardente, sua pacincia herica, sua doura anglica e sua sabedoria divina. A esto as dez virtudes principais da Santssima Virgem. Constante: a verdadeira devoo Santssima Virgem constante, firma uma alma no bem, e ajuda-a a perseverar em suas prticas de devoo. Torna-a corajosa para se opor ao mundo em suas modas e mximas, carne, em seus aborrecimentos e paixes, e ao demnio, em suas tentaes. Assim, uma pessoa verdadeiramente devota da Santssima Virgem no volvel, nem se deixa dominar pela melancolia, pelos escrpulos ou pelos receios. Desinteressada: a verdadeira devoo Virgem Santssima desinteressada, leva a alma a buscar no a si mesma, mas somente a Deus em sua Me Santssima. O verdadeiro devoto de Maria no serve a esta augusta Rainha por esprito de lucro e de interesse, nem para seu bem temporal ou eterno, corporal ou espiritual, mas unicamente porque ela merece ser servida, e Deus exclusivamente nela. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, n.s 105 a 110)

23 DIA (fazer primeiro as oraes)

A mais perfeita devoo aquela pela qual nos conformamos, unimos e consagramos mais perfeitamente a Jesus Cristo, pois toda a nossa perfeio consiste em sermos conformados, unidos e consagrados a ele. Ora, pois que Maria , de todas as criaturas, a mais conforme a Jesus Cristo, segue da que, de todas as devoes, a que mais consagra e conforma uma alma a Nosso Senhor a devoo Santssima Virgem, sua santa Me, e que, quanto mais uma alma se consagrar a Maria, mais consagrada estar a Jesus Cristo. Eis por que a perfeita consagrao a Jesus Cristo nada mais que uma perfeita e inteira consagrao Santssima Virgem, e nisto consiste a devoo que eu ensino; ou, por outra, uma perfeita renovao dos votos e promessas do santo batismo. Esta devoo consiste, portanto, em entregar-se inteiramente Santssima Virgem, a fim de, por ela, pertencer inteiramente a Jesus Cristo. preciso dar-lhe 1 nosso corpo com todos os
www.perfeitadevocao.org 24 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

seus membros e sentidos, 2 nossa alma com todas as suas potncias, 3 nossos bens exteriores, que chamamos de fortuna, presentes e futuros, 4 nossos bens interiores e espirituais, que so nossos mritos, nossas virtudes e nossas boas obras passadas, presentes e futuras. Numa palavra, tudo que temos na ordem da natureza e na ordem da graa, e tudo que, no porvir, poderemos ter na ordem da natureza, da graa e da glria, e isto sem nenhuma reserva, sem a reserva sequer de um real, de um cabelo, da menor boa ao, para toda a eternidade, sem pretender nem esperar a mnima recompensa de sua oferenda e de seu servio, a no ser a honra de pertencer a Jesus Cristo por ela e nela, mesmo que esta amvel Senhora no fosse, como sempre, a mais liberal e reconhecida das criaturas. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, n.s 120 e 121)

24 DIA (fazer primeiro as oraes) Esta devoo um caminho fcil, curto, perfeito e seguro para chegar unio com Nosso Senhor, e nisto consiste a perfeio do cristo. um caminho fcil; um caminho que Jesus Cristo abriu quando veio a ns, e no qual no h obstculo que nos impea de chegar a ele. Pode-se, verdade, chegar a ele por outros caminhos; mas encontram-se muito mais cruzes e mortes estranhas, e muito mais empecilhos, que dificilmente se vencem. um caminho curto. Esta devoo Santssima Virgem um caminho curto para encontrar Jesus Cristo, seja porque dele no nos extraviamos, seja porque, como acabo de dizer, nele marchamos com mais alegria e facilidade, e, conseqentemente, com mais prontido. Avanamos mais, em pouco tempo de submisso e dependncia a Maria, do que em anos inteiros de vontade prpria e contando apenas com o prprio esforo. um caminho perfeito. Esta prtica de devoo Santssima Virgem um caminho perfeito para ir e unir-se a Jesus Cristo, pois Maria a mais perfeita e a mais santa das criaturas, e Jesus Cristo, que veio perfeitamente a ns, no tomou outro caminho em sua grande e admirvel viagem. O Altssimo, o Incompreensvel, o Inacessvel, aquele que , quis vir a ns, pequenos vermes da terra, que nada somos. Como se fez isto? O Altssimo desceu perfeita e divinamente at ns por meio da humilde Maria, sem nada perder de sua divindade e santidade; e por Maria que os pequeninos devem subir perfeita e divinamente ao Altssimo sem recear coisa alguma. um caminho seguro. Esta devoo Santssima Virgem um caminho seguro para irmos a Jesus Cristo e adquirirmos a perfeio, unindo-nos a ele: Porque esta prtica, preconizada por mim, no nova; to antiga, que no se pode (...) determinar-lhe com toda a preciso os comeos. Nem seria possvel conden-la sem derrubar os fundamentos do cristianismo. Fica, portanto, de p que esta devoo no nova, e que no comum, por ser preciosa demais para ser apreciada e praticada por todo mundo. Esta devoo um meio seguro para ir a Jesus Cristo, porque pertence Santssima Virgem e lhe prprio conduzir-nos a Jesus Cristo, como compete a Jesus Cristo conduzir-nos ao Pai celestial. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, n.s 152, 155, 157, 159, 163 e 164)

25 DIA
www.perfeitadevocao.org 25 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

(fazer primeiro as oraes) Efeitos maravilhosos desta devoo Convencei-vos de que, se vos tornardes fiel s prticas interiores e exteriores desta devoo, que vos indico em seguida: Primeiro efeito: Pela luz que o Esprito Santo vos dar por intermdio de Maria, sua querida esposa, conhecereis vosso fundo mau, vossa corrupo e vossa incapacidade para todo bem, e, em consequncia deste conhecimento, vos desprezareis, e ser com horror que pensareis em vs mesmo. A humilde. Maria vos dar, enfim, parte de sua profunda humildade, com que vos desprezareis a vs mesmo, sem desprezar pessoa alguma, e gostareis at de ser desprezado. Segundo efeito: A Santssima Virgem vos dar uma parte de sua f, a maior que j houve na terra, maior que a de todos os patriarcas, profetas, apstolos e todos os santos. Terceiro efeito: Esta Me do amor formoso (Ecl 24, 24) aliviar vosso corao de todo escrpulo e de todo temor servil. Quarto efeito: A Santssima Virgem vos encher de grande confiana em Deus e nela, porque no vos aproximareis mais de Jesus Cristo por vs mesmo, mas sempre. por intermdio desta bondosa Me. Quinto efeito: A alma da Santssima Virgem se comunicar a vs para glorificar o Senhor; seu esprito tomar o lugar do vosso para regozijar-se em Deus, contanto que pratiqueis fielmente esta devoo. Sexto efeito: Se Maria, que a rvore da vida, for bem cultivada em nossa alma pela fidelidade s prticas desta devoo, ela dar fruto em seu tempo; e seu fruto no outro seno Jesus Cristo. Stimo efeito: Por esta prtica, fielmente observada, dareis a Jesus Cristo mais glria em um ms, que por qualquer outra, embora mais difcil, em muitos anos. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, n.s 213, 214, 215, 216, 217 e 222)

26 DIA (fazer primeiro as oraes) Se quiserdes compreender a Me - diz um santo - compreendei o Filho. Ela uma digna Me de Deus: Toda lngua aqui emudea, para demonstrar que Maria Santssima tem sido, at aqui, desconhecida, e que esta uma das razes por que Jesus Cristo no conhecido como deve ser. Quando, portanto, e certo, o conhecimento e o reino de Jesus Cristo tomarem o mundo, ser como uma consequncia necessria do conhecimento e do reino da Santssima Virgem Maria. Ela o deu ao mundo a primeira vez, e tambm, da segunda, o far resplandecer. Confesso com toda a Igreja que Maria uma pura criatura sada das mos do Altssimo. Comparada, portanto, Majestade infinita ela menos que um tomo, , antes, um nada, pois que s ele "Aquele que " (Ex 3, 14) e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, no tem nem teve jamais necessidade da Santssima Virgem para a realizao de suas vontades e a manifestao de sua glria. Basta-lhe querer para tudo fazer. Digo, entretanto, que, supostas as coisas como so, j que Deus quis comear e acabar suas maiores obras por meio da Santssima Virgem, depois que a formou, de crer que no mudar de conduta nos sculos dos sculos, pois Deus, imutvel em sua conduta e em seus sentimentos.
www.perfeitadevocao.org 26 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Maria a Rainha do cu e da terra, pela graa, como Jesus o Rei por natureza e conquista. Ora, como o reino de Jesus Cristo compreende principalmente o corao ou o interior do homem, conforme a palavra: "O reino de Deus est no meio de vs" (Lc 17, 21), o reino da Santssima Virgem est principalmente no interior do homem, i. , em sua alma, e principalmente nas almas que ela mais glorificada com seu Filho, do que em todas as criaturas visveis, e podemos cham-la com os santos a Rainha dos coraes. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, n.s 12 a 15; 38)

www.perfeitadevocao.org 27

pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Atos de amor a Deus, de ao de graas pelas bnos recebidas de Jesus; atos de contrio e propsito. Durante este perodo nos aplicaremos em estudar Jesus Cristo. O que preciso estudar sobre Jesus Cristo? Primeiro: O Homem-Deus, sua graa e glria. Depois, seus direitos de domnio soberano sobre ns, j que, tendo renunciado a Satans e ao mundo, tomaremos a Jesus Cristo como nosso Senhor. Segundo: Sua vida interior; as virtudes e os atos de seu Sagrado Corao; sua associao com Maria nos mistrios da Anunciao e Encarnao; durante sua infncia e vida oculta; na festa das Bodas de Can e no Calvrio...

Oraes para todos os dias da Quarta Parte Ladainha do Esprito Santo Ave, Estrela do Mar Ladainha do Santssimo Nome de Jesus Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo, tende piedade de ns. Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo ouvi-nos, Jesus Cristo atendei-nos, Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de ns. Filho Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de ns. Esprito Santo, que sois Deus, tende piedade de ns. Santssima Trindade, que sois um s Deus, tende piedade de ns. Jesus, Filho de Deus vivo, tende piedade de ns. Jesus, Esplendor do Pai, tende piedade de ns. Jesus, Pureza da luz eterna, tende piedade de ns. Jesus, Rei da glria, tende piedade de ns. Jesus, Sol de justia, tende piedade de ns. Jesus, Filho da Virgem Maria, tende piedade de ns. Jesus, amvel, tende piedade de ns. Jesus, admirvel, tende piedade de ns.
www.perfeitadevocao.org 28 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Jesus, Deus forte, tende piedade de ns. Jesus, Pai dos sculos futuros, tende piedade de ns. Jesus, poderosssimo, tende piedade de ns. Jesus, pacientssimo, tende piedade de ns. Jesus, obedientssimo, tende piedade de ns. Jesus, manso e humilde de Corao, tende piedade de ns. Jesus, Amante da castidade, tende piedade de ns. Jesus, repleto de amor por ns, tende piedade de ns. Jesus, Deus da paz, tende piedade de ns. Jesus, Autor da vida, tende piedade de ns. Jesus, Exemplar das virtudes, tende piedade de ns. Jesus, Zelador das almas, tende piedade de ns. Jesus, nosso Deus, tende piedade de ns. Jesus, nosso Refgio, tende piedade de ns. Jesus, Pai dos pobres, tende piedade de ns. Jesus, Tesouro dos fiis, tende piedade de ns. Jesus, Bom Pastor, tende piedade de ns. Jesus, Luz verdadeira, tende piedade de ns. Jesus, Sabedoria eterna, tende piedade de ns. Jesus, Bondade infinita, tende piedade de ns. Jesus, nosso Caminho e nossa Vida, tende piedade de ns. Jesus, Alegria dos Anjos, tende piedade de ns. Jesus, Rei dos Patriarcas, tende piedade de ns. Jesus, Mestre dos Apstolos, tende piedade de ns. Jesus, Doutor dos Evangelistas, tende piedade de ns. Jesus, Fortaleza dos Mrtires, tende piedade de ns. Jesus, Luz dos Confessores, tende piedade de ns. Jesus, Pureza das Virgens, tende piedade de ns. Jesus, Coroa de todos os santos, tende piedade de ns. Sede-nos propcio, perdoai-nos, Jesus. Sede-nos propcio, ouvi-nos, Jesus. De todo o mal, livrai-nos, Jesus. De todo o pecado, livrai-nos, Jesus. Das ciladas do demnio, livrai-nos, Jesus. Do esprito de impureza, livrai-nos, Jesus. Da morte eterna, livrai-nos, Jesus. Do desprezo das vossas inspiraes, livrai-nos, Jesus. Pelo mistrio da vossa Santa Encarnao, livrai-nos, Jesus. Pelo vosso Nascimento, livrai-nos, Jesus. Pela vossa Infncia, livrai-nos, Jesus. Pela vossa Vida Divina, livrai-nos, Jesus. Pelos vossos trabalhos, livrai-nos, Jesus. Pela vossa agonia e paixo, livrai-nos, Jesus. Pela vossa cruz e abandono, livrai-nos, Jesus. Pelas vossas angstias, livrai-nos, Jesus. Pela vossa Morte e sepultura, livrai-nos, Jesus.
www.perfeitadevocao.org 29 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Pela vossa Ressurreio, livrai-nos, Jesus. Pela vossa Ascenso, livrai-nos, Jesus. Pela instituio da Santssima Eucaristia, livrai-nos, Jesus. Pela vossas alegrias, livrai-nos, Jesus. Pela vossa glria, livrai-nos, Jesus. Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor, Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de ns. - Bendito seja o Nome do Senhor. - Agora e para sempre. Oremos: Deus de bondade e misericrdia, concedei-nos a graa de venerar dignamente, neste tempo de preparao para o Santo Natal, o Mistrio da Encarnao do vosso amado Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, a cujo nome santssimo quisestes que se dobre todo o joelho na terra, nos cus e nos abismos e nele todos os homens se salvem. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. Amm. Orao a Jesus (de So Lus Montfort) Meu amvel Jesus, permiti que me dirija a vs para testemunhar o meu reconhecimento pela graa que me concedestes, dando-me a vossa santa Me pela devoo da escravido, para ser minha advogada junto de vossa Majestade, e meu suplemento universal em minha grandssima misria. Ai de mim! Senhor, sou to miservel, que sem esta boa Me estaria irremediavelmente perdido. Sim. Maria me necessrio junto de vs, em toda parte: necessria para vos aplacar em vossa justa clera, pois vos tenho ofendido todos os dias; necessria, para sustar os castigos eternos de vossa justia, que mereo; necessria para contemplar-vos, falar-vos, rogar-vos, aproximar-me de vs e vos agradar; necessria para salvar minha alma e a dos outros; necessria, em uma palavra, para fazer sempre a vossa vontade e procurar em tudo a vossa maior glria. Ah! quem me dera publicar por todo o universo esta misericrdia que tivestes para comigo! E que todo o mundo soubesse que sem Maria j estaria condenado! Pudesse eu render-vos dignas aes de graas por to grande benefcio! Maria est em mim, haec facta est mihi, Oh! Que tesouro! Que consolo! E eu no seria, depois disso, todo dela? Que ingratido, meu Salvador amado! Enviai-me a morte antes que me acontea tal desgraa: pois prefiro morrer que viver sem ser todo de Maria. Mil e mil vezes tomei-a, com S.Joo Evangelista ao p da cruz, por todo o meu bem! e outras tantas vezes dei-me a Ela; mas se at agora no o fiz bem, conforme desejos, Jesus amado, faoo agora como quereis que o faa, e se vedes em minha alma e em meu corpo algo que no pertena a essa augusta Princesa eu vos rogo que o arranqueis e o jogueis para longe de mim, pois que o que no de Maria no digno de vs. Esprito Santo! concedei-me todas essas graas e plantai, regai e cultivai em minha alma a
www.perfeitadevocao.org 30 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

amvel Maria, que a Arvore da vida verdadeira, a fim de que cresa, floresa e suscite frutos de vida com abundncia. Esprito Santo! dai-me uma grande devoo e uma grande inclinao para com vossa divina Esposa, um grande apoio sobre seu seio maternal e recurso contnuo sua misericrdia, a fim de que nela formeis em mim a Jesus Cristo, grande e poderoso, at plenitude de sua idade perfeita. Assim seja.

Jesus, que viveis em Maria Jesus, que viveis em Maria, vinde viver em vossos servos, no esprito de vossa santidade; na plenitude de vossa fora, na perfeio de vossos caminhos, na verdade de vossas virtudes, na comunho de vossos mistrios, dominais sobre todo o poder inimigo, em vosso Esprito e para a glria do Pai. Amm.

MEDITAO 27 DIA (fazer primeiro as oraes) Jesus Cristo, nosso Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, deve ser o fim ltimo de todas as nossas devoes; de outro modo, elas sero falsas e enganosas. Jesus Cristo o alfa e o mega , o princpio e o fim de todas as coisas. Ns s trabalhamos, como diz o apstolo, para tornar todo homem perfeito em Jesus Cristo, pois em Jesus Cristo que habita toda a plenitude da Divindade e todas as outras plenitudes de graas, de virtudes, de perfeies; porque nele somente fomos abenoados de toda a bno espiritual; porque nosso nico mestre que deve ensinar-nos, nosso nico Senhor de quem devemos depender, nosso nico chefe ao qual devemos estar unidos, nosso nico modelo, com o qual devemos conformarnos, nosso nico mdico que nos h de curar, nosso nico pastor que nos h de alimentar, nosso nico caminho que devemos trilhar, nossa nica verdade que devemos crer, nossa nica vida que nos h de vivificar, e nosso tudo em todas as coisas, que deve bastar-nos. Abaixo do cu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos. Deus no nos deu outro fundamento para nossa salvao, nossa perfeio e nossa glria, seno Jesus Cristo. Todo edifcio cuja base no assentar sobre esta pedra firme, estar construdo sobre areia movedia, e ruir fatalmente, mais cedo ou mais tarde. Por Jesus Cristo, com Jesus Cristo, em Jesus Cristo, podemos tudo: render toda a honra e glria ao Pai, em unidade do Esprito Santo e tornar-nos perfeitos e ser para nosso prximo um bom odor de vida eterna. Se estabelecermos, portanto, a slida devoo Santssima Virgem, teremos contribudo para estabelecer com mais perfeio a devoo a Jesus Cristo, teremos proporcionado um meio fcil e seguro de achar Jesus Cristo; como j fiz ver e farei ver, ainda, nas pginas seguintes, esta devoo s nos necessria para encontrar Jesus Cristo, am-lo ternamente e fielmente servi-lo. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 61)

www.perfeitadevocao.org 31

pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

28 DIA (fazer primeiro as oraes) Quando Jesus acabou todos esses discursos, disse a seus discpulos: Sabeis que daqui a dois dias ser a Pscoa, e o Filho do Homem ser trado para ser crucificado. Durante a refeio, Jesus tomou o po, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discpulos, dizendo: Tomai e comei, isto meu corpo. Tomou depois o clice, rendeu graas e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto meu sangue, o sangue da Nova Aliana, derramado por muitos homens em remisso dos pecados. Digo-vos: doravante no beberei mais desse fruto da vinha at o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai. Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, comeou a entristecer-se e a angustiar-se. Disse-lhes, ento: Minha alma est triste at a morte. Ficai aqui e vigiai comigo. Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se possvel, afasta de mim este clice! Todavia no se faa o que eu quero, mas sim o que tu queres. Foi ter ento com os discpulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Ento no pudestes vigiar uma hora comigo... Vigiai e orai para que no entreis em tentao. O esprito est pronto, mas a carne fraca. Afastou-se pela segunda vez e orou, dizendo: Meu Pai, se no possvel que este clice passe sem que eu o beba, faa-se a tua vontade! Voltou ainda e os encontrou novamente dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras. Voltou ento para os seus discpulos e disse-lhes: Dormi agora e repousai! Chegou a hora: o Filho do Homem vai ser entregue nas mos dos pecadores... Levantai-vos, vamos! Aquele que me trai est perto daqui. (Mt 26, 1-2; 26-29; 36-46)

29 DIA (fazer primeiro as oraes) Da imitao de Cristo e do desapego das vaidades do mundo "Quem me segue no anda em trevas" (Jo 8,12). So palavras de Cristo, com as quais nos admoesta que imitemos sua vida e costumes, se quisermos verdadeiramente ser esclarecidos e livres de toda a cegueira de corao. Seja, pois, nosso principal desempenho meditar a vida de Jesus Cristo. A sua doutrina excede a de todos os santos; e quem possuir o seu esprito, nela achar o man escondido. Acontece, porm, que muitos, ainda que amide ouam o Evangelho, sentem nele pouco gosto e tiram pouco proveito, porque no tm o esprito de Cristo. Quem quiser compreender com satisfao e proveito as palavras de Jesus Cristo, deve conformar sua vida com a dele. Que te aproveita discorrer com sabedoria sobre a Trindade, se no s humilde, e por isso lhe desagradas? A verdade que no so palavras sbias que fazem o homem santo ou justo, mas sim a vida virtuosa que o faz agradvel a Deus. prefervel sentir a compuno do que saber defini-la. Ainda que soubesses de cor toda a Bblia e os ditos de todos os filsofos, que te aproveitaria tudo isto sem o amor e a graa de Deus?
www.perfeitadevocao.org 32 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Vaidade das vaidades, tudo vaidade, exceto amar a Deus e s a Ele servir (Ecl.1,2). A suma sabedoria , pelo desprezo do mundo, caminhar para o reino dos cus. (Imitao de Cristo, Livro I, captulo I, 1-3)

30 DIA (fazer primeiro as oraes) Sentaram-se e montaram guarda. Por cima de sua cabea penduraram um escrito trazendo o motivo de sua crucificao: Este Jesus, o rei dos judeus. Ao mesmo tempo foram crucificados com ele dois ladres, um sua direita e outro sua esquerda. Os que passavam o injuriavam, sacudiam a cabea e diziam: Tu, que destris o templo e o reconstris em trs dias, salva-te a ti mesmo! Se s o Filho de Deus, desce da cruz! Os prncipes dos sacerdotes, os escribas e os ancios tambm zombavam dele: Ele salvou a outros e no pode salvar-se a si mesmo! Se rei de Israel, desa agora da cruz e ns creremos nele! Confiou em Deus, Deus o livre agora, se o ama, porque ele disse: Eu sou o Filho de Deus! E os ladres, crucificados com ele, tambm o ultrajavam. (Mt 27, 36-44) A muitos parecem duras estas palavras do Salvador: "Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-me" (Lc 9,23). Porm, muito mais duras parecero aquelas que Ele pronunciar no dia do juzo: "Apartai-vos de mim, malditos, ide para o fogo eterno! (Mt 25,41). Os que agora ouvem e seguem de boa vontade a palavra da cruz, no temero ento a sentena da eterna condenao. "Este sinal da cruz aparecer no cu quando o Senhor vier a julgar" (Mt 24,30). Ento todos os servos da cruz, que se conformaram na vida com Cristo crucificado, se achegaro a Cristo Juiz com grande confiana. Por que temes, pois, tomar a cruz, pela qual se vai ao cu? Na cruz esto a salvao e a vida, na cruz a proteo contra nossos inimigos. Da cruz manam as suavidades celestiais; na cruz esto a fortaleza da alma, a alegria do corao, o compndio da virtude, a perfeio da santidade. No h salvao da alma, nem esperana da vida eterna, seno na cruz. Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus e chegars vida eterna. Este Senhor foi adiante, levando s costas a sua cruz; e nela morreu por ti, para que tu leves tambm a tua, e nela desejes morrer. "Porque se morreres com Ele, tambm com Ele vivers" (Rm 6,8); e se fores seu companheiro nos trabalhos, o sers tambm na glria. (Imitao de Cristo, Livro II, Cap XII, 12)

31 DIA (fazer primeiro as oraes) Deus manifesta ao homem sua bondade e seu amor no sacramento da Eucaristia Senhor, confiado em vossa bondade e misericrdia infinita, venho a Vs como enfermo ao mdico; como faminto sequioso, fonte da vida; como pobre, ao rei do cu; como escravo ao Senhor soberano; como criatura ao meu Criador; como aflito, a meu piedoso consolador.
www.perfeitadevocao.org 33 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Mas donde me vem, meu Deus, a graa de virdes a mim? Quem sou eu para que Vs mesmo vos deis a mim? Como se atreve o pecador a aparecer em vossa presena? Como Vos dignais de ouvir o pecador? Vs conheceis vosso servo e sabeis que no h em mim bem algum que merea esta graa. Confesso, pois, minha vileza, reconheo vossa bondade, louvo vossa piedade e vos dou graas por vossa caridade infinita. (Imitao de Cristo, Livro IV, Cap II, 1-2) Os que tomarem esta santa escravido tero uma devoo especial pelo mistrio da Encarnao do Verbo, a 25 de maro , que o mistrio adequado a esta devoo, pois que esta devoo foi inspirada pelo Esprito Santo: 1 para honrar e imitar a dependncia em que Deus Filho quis estar de Maria, para glria de Deus seu Pai e para nossa salvao; dependncia que transparece particularmente neste mistrio em que Jesus Cristo se torna cativo e escravo no seio de Maria SS., a dependendo dela em tudo; 2 para agradecer a Deus as graas incomparveis que concedeu a Maria, principalmente por t-la escolhido para sua Me dignssima, escolha feita neste mistrio. So estes os dois fins principais da escravizao a Jesus Cristo em Maria Visto estarmos num sculo orgulhoso, em que pululam os sbios enfatuados, os espritos fortes e crticos, que sempre acham o que falar das mais slidas e bem estabelecidas prticas de piedade, prefervel, para evitar-lhes ocasio de crtica desnecessria, dizer "escravido de Jesus em Maria" e dizer-se "escravo de Jesus Cristo" do que escravo de Maria. Assim a denominao desta devoo ser dada antes pela sua finalidade, Jesus Cristo, que pelo caminho e meio para atingir este fim, Maria Santssima. Pode-se, entretanto, usar uma ou outra sem o menor escrpulo, como eu fao. Como o principal mistrio que se celebra e honra nesta devoo a mistrio da Encarnao, no qual s se pode contemplar Jesus em Maria, e encarnado em seu seio, mais adequado dizer-se "a escravido de Jesus em Maria", de Jesus residindo e reinando em Maria, conforme a bela orao de tantos homens clebres: " Jesus vivendo em Maria, vinde e vivei em ns, em vosso esprito de santidade", etc. Os que adotarem esta escravido tero grande devoo ao recitar a Ave-Maria, ou a Saudao Anglica, da qual bem poucos cristos, mesmo esclarecidos, conhecem o valor, o mrito, a excelncia e a necessidade. Foi preciso que a Santssima Virgem aparecesse vrias vezes a grandes santos muito doutos, para demonstrar-lhes o mrito desta pequena orao. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 243, 245, 246, 249)

32 DIA (fazer primeiro as oraes) Do amor de Jesus sobre todas as coisas Bem-aventurado o que conhece o que amar a Jesus e desprezar-se a si mesmo por amor de Jesus! Nosso amor para com ele deve apartar-nos de qualquer outro amor, porque Jesus quer ser amado sobre todas as coisas. O amor da criatura enganoso e mutvel, o amor de Jesus fiel e constante. O que se prende criatura cair com ela; o que se abraa com Jesus estar firme para sempre. Ama e tem por amigo aquele que no te faltar quando todos te desampararem, nem te deixar perecer quando chegar o fim da vida.
www.perfeitadevocao.org 34 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

De todos hs de te separar um dia, queiras ou no queiras. (...) Teu amado de tal condio que no quer admitir companhia no amor; ele s, quer possuir teu corao e nele reinar como soberano em seu trono. A experincia te mostrar que toda a afeio que no puseres em Jesus, mas nos homens, perdida (Imitao de Cristo, Livro II, Captulo VII, 1-2) Eis aqui algumas prticas interiores assaz santificantes para aqueles chamados pelo Esprito Santo a mais alta perfeio. Consiste, em quatro palavras, em fazer todas as suas aes por Maria, com Maria, em Maria e para Maria, a fim de faz-las mais perfeitamente por Jesus, com Jesus, em Jesus e para Jesus. preciso fazer todas as aes por Maria, quer dizer, em todas as coisas obedecer Santssima Virgem, e em tudo conduzir-se por seu esprito, que o santo esprito de Deus. So filhos de Deus os que se conduzem pelo esprito de Deus (Rm 8, 14). E os que pautam sua conduta pelo esprito de Maria so filhos de Maria e, por conseguinte, filhos de Deus, como j demonstramos; entre tantos devotos da Santssima Virgem, s os que se conduzem por seu esprito que so devotos verdadeiros e fiis. Disse que o esprito de Maria o esprito de Deus, porque ela jamais se conduziu por seu prprio esprito, e sempre pelo esprito de Deus, e este de tal modo a dominou que acabou tornando-se seu prprio esprito. Quo feliz uma alma quando, a exemplo do bom irmo jesuta Rodrguez, falecido em odor de santidade, toda possuda e governada pelo esprito de Maria, que um esprito suave e forte, zeloso e prudente, humilde e corajoso, puro e fecundo! mister fazer todas as aes com Maria, isto , em todas as aes olhar Maria como um modelo acabado de todas as virtudes e perfeies, que o Esprito Santo formou numa pura criatura, e imit-lo na medida de nossa capacidade. Cumpre, portanto, que, em cada ao, consideremos como Maria a fez ou faria se estivesse em nosso lugar. Devemos, por isso, examinar e meditar as grandes virtudes que ela praticou durante a vida, especialmente 1 sua f viva, pela qual creu fiel e constantemente at ao p da cruz, sobre o Calvrio; 2 sua humildade profunda que a levou a esconder-se, a calar-se, a submeter-se a tudo e a colocar-se em ltimo lugar. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 257, 258, 260)

33 DIA (fazer primeiro as oraes) Que o corpo de Jesus Cristo e a Sagrada Escritura so de grande necessidade alma fiel dulcssimo Jesus, que delcias inundam a alma fiel admitida ao Vosso banquete, onde se lhe no apresenta outro alimento seno Vs mesmo, seu nico amado, o mais caro objeto de seus desejos! Oh! quo suave seria para mim derramar em vossa presena copiosas lgrimas de amor e regar com elas vossos divinos ps como a Madalena? Mas onde se achar esta devoo to viva, esta efuso to copiosa de santas lgrimas? Na verdade, o meu corao deveria abrasar-se em lgrimas de gosto diante de Vs e dos vossos santos anjos; pois que em vosso sacramento, Vos tenho verdadeiramente presente, posto que oculto debaixo das espcies sacramentais. Meus olhos no poderiam suportar o resplendor da vossa luz divida e o mundo inteiro se esvaeceria em vossa presena se aparecsseis com toda a majestade de vossa glria. , pois, por uma graa que fazeis minha fraqueza que vos escondeis nesse Sacramento. (Imitao de Cristo,
www.perfeitadevocao.org 35 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Livro IV, Captulo XI, 1-2) preciso fazer todas as aes em Maria. A Santssima Virgem o verdadeiro paraso terrestre do novo Ado, de que o antigo paraso terrestre apenas a figura. H, portanto, neste paraso terrestre, riquezas, belezas, raridades e douras inexplicveis, que o novo Ado, Jesus Cristo, a deixou. Neste paraso ele ps suas complacncias durante novos meses, a operou suas maravilhas e a acumulou riquezas com a magnificncia de um Deus. neste paraso terrestre que est em verdade a rvore da vida que produziu Jesus Cristo, o fruto de vida; a rvore da cincia do bem e do mal, que deu a luz ao mundo. H, neste lugar divino, rvores plantadas pela mo de Deus e orvalhadas por sua uno divina, rvores que produziram e produzem, todos os dias, frutos maravilhosos dum sabor divino O Esprito Santo, pela boca dos Santos Padres, chama tambm a Santssima Virgem a porta oriental, por onde o sumo sacerdote Jesus Cristo entra e vem ao mundo (cf. Ez 44, 2-3); por ela entrou da primeira vez, e por ela vir da segunda. preciso fazer finalmente todas as aes para Maria. No a tomamos, porm, como fim ltimo de nossos servios; que somente Jesus Cristo, mas como fim prximo, intermdio misterioso, e o meio mais fcil de chegar a ele. preciso que no fiquemos ociosos, e sim que, apoiados por sua proteo; empreendamos e realizemos grandes coisas para to augusta Soberana. preciso defender seus privilgios quando algum lhos disputar; sustentar sua glria, quando algum a atacar: atrair todo o mundo, se for possvel, ao seu servio e a esta verdadeira e slida devoo; falar, clamar contra todos os que abusem de sua devoo para ultrajar seu Filho; e ao mesmo tempo estabelecer esta verdadeira devoo. E como recompensa destes pequenos servios, no devemos pretender mais que a honra de pertencer a uma Princesa to amvel, e a felicidade de, por meio dela, ficarmos unidos a Jesus Cristo, seu Filho, com um liame indissolvel no tempo e na eternidade. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 261, 262, 265)

www.perfeitadevocao.org 36

pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Ao fim destas trs semanas, confessar-se-o e comungaro na inteno de se darem a Jesus Cristo na condio de escravos por amor, pelas mos de Maria. E depois da comunho, recitaro a frmula de consagrao, que ser necessrio que a escrevam ou mandem escrever, se no estiver impressa, e a assinem no mesmo dia em que a fizerem. Nesse dia, ser bom renderem algum tributo a Jesus Cristo e a sua Me Santssima, seja em penitncia de sua infidelidade passada s promessas do batismo, seja em sinal de sua dependncia do domnio de Jesus e de Maria. Ora, esse tributo ser conforme a devoo e capacidade de cada um: um jejum, uma mortificao, uma esmola, um crio. Ainda que no dem mais que um alfinete em homenagem, contanto que o dem de bom corao, o bastante para Jesus, que s olha a boa vontade. Todos os anos, ao menos, no mesmo dia, renovaro a consagrao, observando as mesmas prticas durante trs semanas. (Tratado da Verdadeira Devoo Santssima Virgem, 231-233)

CONSAGRAO DE SI MESMO A JESUS CRISTO, SABEDORIA ENCARNADA, POR MEIO DE MARIA Sabedoria Eterna e Encarnada! amabilssimo e adorvel Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, unignito Filho do Eterno Pai e da sempre Virgem Maria, adoro-vos profundamente no seio e nos esplendores do vosso Pai, durante a eternidade, e no seio virginal de Maria, vossa Me dignssima, no tempo de vossa Encarnao. Eu vos dou graas por vos terdes aniquilado a vs mesmo, tomando a forma de escravo, para livrar-me do cruel cativeiro do demnio. Eu vos louvo e glorifico por vos terdes querido submeter a Maria, vossa Me Santssima, em todas as coisas, a fim de por Ela tornar-me vosso fiel escravo. Mas, ai de mim, criatura ingrata e infiel! No cumpri as promessas que vos fiz solenemente no Batismo. No cumpri com minhas obrigaes; no mereo ser chamado vosso filho nem vosso escravo, e, como nada h em mim que de vs no tenha merecido repulsa e clera, j no ouso aproximar-me por mim mesmo de vossa santssima e augustssima Majestade. por esta razo que recorro intercesso de vossa Me Santssima, que me deste por Medianeira junto a Vs, e por este meio que espero obter de Vs a contrio e o perdo de meus pecados, a aquisio e conservao da Sabedoria. Ave, pois, Maria Imaculada, Tabernculo vivo da Divindade, onde a Eterna Sabedoria escondida quer ser adorada pelos anjos e pelos homens!
www.perfeitadevocao.org 37 pg.

PREPARAO PARA A TOTAL CONSAGRAO

Ave, Rainha do cu e da terra, a cujo imprio est sujeito tudo o que est abaixo de Deus! Ave, refgio seguro dos pecadores, cuja misericrdia jamais a ningum falece! Atendei ao desejo que tenho da Divina Sabedoria, e recebei, para este fim, os votos e as oferendas, apresentadas pela minha baixeza. Eu, N..., infiel pecador, renovo e ratifico hoje, em vossas mos, os votos do Batismo. Renuncio para sempre a Satans, suas pompas e suas obras, e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, para segui-lo levando minha cruz, em todos os dias de minha vida. E, a fim de lhe ser mais fiel do que at agora tenho sido, escolho-vos neste dia, Maria Santssima, em presena de toda a corte celeste, para minha Me e minha Senhora. Entrego-vos e consagro-vos, na qualidade de escravo, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores, e at o valor de minhas boas obras passadas, presentes e futuras, deixando-Vos direito pleno e inteiro de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceo, a vosso gosto, para a maior glria de Deus, no tempo e na eternidade. Recebei, benignssima Virgem, esta pequena oferenda de minha escravido, em unio e honra submisso que a Sabedoria Eterna quis ter vossa Maternidade; em homenagem ao poder que tendes ambos sobre este vermezinho e miservel pecador; em ao de graas pelos privilgios com que Vos favoreceu a Santssima Trindade. Protesto que quero, de agora em diante, como vosso verdadeiro escravo, procurar vossa honra e obedecer-Vos em todas as coisas. Me admirvel, apresentai-me a vosso amado Filho, na qualidade de escravo perptuo, para que, tendo-me remido por Vs, por Vs tambm me receba favoravelmente. Me de misericrdia, concedei-me a graa de obter a verdadeira Sabedoria de Deus, e de colocar-me, para este fim, no nmero daqueles a quem amais, ensinais, guiais, sustentais e protegeis como a filhos e escravos vossos. Virgem fiel, tornai-me em todos os pontos um to perfeito discpulo, imitador e escravo da Sabedora Encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho, que eu chegue um dia, por vossa intercesso e a vosso exemplo plenitude de sua idade na terra e de sua glria nos cus. Assim seja.

www.perfeitadevocao.org 38

pg.

You might also like