You are on page 1of 3

ETAPA 1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO E NFASE NAS TAREFAS

Nosso habitat uma sociedade institucionalizada e composta por grandes empresas. Todas as qualidades relacionadas produo de bens (produtos) ou prestao de servios (atividades especializadas) so planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizaes. Uma organizao um recurso que provoca realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos), e que alm dos objetivos e recursos, as organizaes contam tambm com dois outros componentes, so eles: processos de transformao e diviso do trabalho De acordo com Katz a carreira do administrador depende do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e determina seus traos particulares de carcter. Depende daquilo que ele consegue fazer e no daquilo que ele . Esse cumprimento o resultado de certas aptides que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade a capacidade de transformar conhecimento em ao que resulta em um desempenho desejado. Para Robert L. Katz classificou-as em trs grandes habilidades: Habilidade Tcnicas envolvem o uso de experincias especializadas e facilidade na maneira relacionada com o trabalho. Habilidades Humanas esto relacionadas com o trabalho de pessoas com pessoas ou em grupo. Habilidades Conceituais envolvema estrutura ou unidade organizacional com um todo. Teorias da Administrao a partir de Taylor A administrao comea mesmo a ser estudada como a administrao cientifica, desenvolvida nos Estados Unidos por Frederick Winslow Taylor, que divulgou sua proposta de filosofia, que partir de quatro princpios: 1 - Em uma boa administrao objetivoera remunerar com altos salrios e ter baixos custos de produo;

2 - Com isso, deveria aplicar procedimentos de pesquisae melhorar a execuo de tarefas; 3 - Os funcionrios deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as funesfossem compatveis; 4 - Deveria haver um bom clima amistoso entre administrao e os trabalhadores, para garantir um lugar favorvel psicologicamente aplicao desses princpios Maximiano. No incio do sculo XX, com o crescimento acelerado das empresas, a ineficincia era fator predominante. As empresas nessa poca estavam padecendo em decorrncia de no haver padronizao nos mtodos e nas tcnicas de trabalho, tambm havia a questo da falta de conhecimento das rotinas de trabalho por parte da gerncia. Para Taylor as empresas de sua poca padeciam de trs males: 1 - Vadiagem permanente dos operrios, que diminua a produo acerca de que seria o normal, para evitar a reduo da remunerao pela gerncia. 2 - Desconhecimento, pela gerncia, das rotinas de trabalho e do tempo necessrio para sua realizao. 3 - Falta de uniformidade das tcnicas e dos mtodos de trabalho. ChivenatoCom a aparente desorganizao que havia, os operrios da poca procuravam desenvolver seus mtodos prprios, assim os operrios realizavam as atividades de maneira que consideravam mais apropriadas e aperfeioavam as ferramentas conforme a necessidade. Esse mtodo gerava inmeras maneiras de realizar o mesmo trabalho. Desenvolveu-se ento uma anlise cientfica do trabalho, que era realizada pelos operrios, e tambm um estudo de tempos e movimentos que permitiria racionalizar a realizao do trabalho. Com isso surge a ORT (Organizao Racional do Trabalho). A ORT foi tentativa de substituir mtodos empricos e rudimentares pelos mtodos cientficos Chiavenato, quais sejam: anlise do trabalho e estudo tempos e movimentos, estudo da fadiga humana, diviso do trabalhoe especializao, incentivos salariais e prmios por produo, homem econmico, condies de mtodos e superviso funcional. As contribuies de Taylor foram tamanhas que at hoje muito de seus princpios ainda so utilizados. Uma confirmao disso est na citao de Morgan, na qual diz que:

Na Administrao Cientfica e encontrada nasfbricas e organizaes em que se trabalha de maneira sistemtica e produtiva . Considerando, por exemplo, as cadeias de refeies rpidas que servem hambrgueres, pizza e outros produtos altamente padronizados. Aqui, o trabalho feito de forma organizada e planejada onde o trabalhador analisa o processo total de produo, desempenhando de maneira precisa.

CONCLUSO SOBRE TAYLOR


Taylor queria eliminar os desperdcios que as empresas americanas sofriam e atravs de mtodos e tcnicas de engenharia, queria elevar os ndice de produtividade. Suas tcnicas eram centradas do operrio para a direo, atravs do estudo de tempos e movimentos, da diviso de tarefas e na especializao do trabalhador, reorganizar a fabrica com os conceitos de reconhecimentos por produo e incentivoao operrio. No processo de mudana os chefes teriam que mudar sua maneira de gerenciar, no era colocado totalmente em prtica a administrao cientfica de Taylor e continuando na mesma rotina . Sendo assim as limitaes no apagam o fato de que o estudo cientfico da administrao foia base estrutural para a administrao atual.

You might also like