You are on page 1of 10

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

PROVA COMENTADA
1 parte Analista Judicirio TRT 23 Regio (aplicada dia 15/5/2011)

FUNDAO CARLOS CHAGAS LNGUA PORTUGUESA

PROF. JOO BOLOGNESI

JUNHO - 2011
1

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Lngua Portuguesa
Ateno: As questes de nmeros 1 a 6 referem-se ao texto abaixo.

Poltica e sociedade na obra de Srgio Buarque de Holanda Para Srgio Buarque de Holanda a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. Entretanto, conceitos herdados e intelectualismos abstratos impediam a sensibilidade para com o processo do devir. Raramente o que se afigurava como predominante na historiografia brasileira apontava um caminho profcuo para o historiador preocupado em estudar mudanas. Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala. Tanto as fontes quanto a prpria historiografia falavam a linguagem do poder, e sempre imbudas da ideologia dos interesses estabelecidos. Desvendar ideologias implica para o historiador um cuidadoso percurso interpretativo voltado para indcios tnues e nuanas sutis. Pormenores significativos apontavam caminhos imperceptveis, o fragmentrio, o no determinante, o secundrio. Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho da interpretao da mudana, do processo do vir a ser dos figurantes mudos em processo de forjar estratgias de sobrevivncia.

Era engajado o seu modo de escrever histria. Como historiador quis elaborar formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos eventualmente participantes da histria. Para chegar a escrever uma histria verdadeiramente engajada deveria o historiador partir do estudo da urdidura dos pormenores para chegar a uma viso de conjunto de sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais. Aderir pluralidade se lhe afigurava como uma condio essencial para este sondar das possibilidades de emergncia de novos fatores de mudana social.

Tratava-se, na historiografia, de aceitar o provisrio como necessrio. Caberia ao historiador o desafio de discernir e de apreender, juntamente com valores ideolgicos preexistentes, as possibilidades de coexistncia de valores e necessidades sociais diversas que conviviam entre si no processo de formao da sociedade brasileira sem uma necessria coerncia.
So Paulo, Perseu Abramo, 1998, pp.15-17) (Fragmento adaptado de Maria Odila Leite da Silva Dias, Srgio Buarque de Holanda e o Brasil.

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

01. Na viso de Srgio Buarque de Holanda, o historiador deve valorizar (A) os personagens que tiveram papel

A) errada, pois contradiz. Srgio d destaque no ao heri, mas aos figurantes, procura coletar deles os sinais do vir a ser; C) errada, pois extrapola. Nada diz o texto sobre Srgio Buarque de Holanda convergir para a historiografia brasileira tradicional, nem que esta recusa a estabilidade e a permanncia; D) errada, h contradio. O texto fala de um autor que valoriza o provisrio, o vir a ser, valores que caracterizam processo, algo em desenvolvimento; E) errado, tambm h contradio. No pensamento do autor, nota-se uma renovao historiogrfica ao dar voz aos que eram simplesmente marginalizados da histria nacional, por isso em nenhum momento o texto sobrevaloriza as ideologias em detrimento do indivduo.

preponderante na histria nacional, deixando de lado os figurantes a quem dado muito espao na historiografia brasileira tradicional. (B) o fragmento e o detalhe, contrapondo-se assim historiografia brasileira tradicional, que privilegia a totalidade e a sntese. (C) o inacabado e o imperfeito, convergindo para a historiografia brasileira tradicional, que sempre recusou a estabilidade e a permanncia. (D) os resultados tornar em lugar do processo, as

objetivando

mais

significativas

descobertas da histria tradicional feita no Brasil. (E) as ideologias e o papel fundamental que desempenham em todo o processo histrico, muito mais importante que aquele exercido pelos indivduos.

COMENTRIO questo 1 Alternativa correta B. Nota-se no texto que a autora procura distinguir caractersticas de Srgio Buarque de Holanda no identificadas em outros historiadores. Durante a leitura, caberia estabelecer o que era propriedade do agir e do pensar de Srgio e o que era da tradio da historiografia. Nesta primeira questo, a alternativa B a correta, pois a nica que destaca a essncia do texto, ou seja, a oposio entre a historiografia tradicional e a forma de fazer histria de Srgio Buarque de Holanda. Nas outras opes, podemos notar que:

02. Ao contrapor conceitos herdados e intelectualismos abstratos, de um lado, e a sensibilidade para com o processo do devir, de outro, a autora afirma a opo de Srgio Buarque de Holanda (A) pelo pensamento metdico e consagrado em detrimento da observao sempre enganosa dos fatos. (B) pela arte, capaz de despertar os sentidos mais embotados, em detrimento da filosofia, em que a razo invariavelmente predomina. (C) pelo trabalho braal, palpvel e concreto, em detrimento do trabalho intelectual, desvinculado da vida e da realidade. (D) pelo passado, que se pode conhecer em detalhes e de modo seguro, em detrimento do futuro, que no pode ser previsto seno especulativamente. (E) pela apreenso da realidade fugidia e instvel em detrimento da teoria inflexvel e da especulao vazia.

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

COMENTRIO questo 2 Alternativa correta E. Nesta questo, trabalhou-se diretamente a oposio entre a tradio historiogrfica e a renovao de Srgio Buarque de Holanda, entre mudana e permanncia, entre o narrar institucionalizado e o narrar com base no provisrio, na diversidade. Ao candidato caberia perceber esse contraste, o qual no s est amplamente registrado no texto, bem como sobrevaloriza Holanda em detrimento da histria tradicional. Por isso, na alternativa E, encontra-se a oposio, bem demarcada principalmente no primeiro pargrafo do texto. Nas outras opes, notam-se as seguintes falhas: A) falha ao usar a expresso observao sempre enganosa do texto, o que extrapola o texto; B) nada diz o texto sobre a arte como elemento conceitual da historiografia; C) nada diz o texto em relao ao contraste trabalho braal versus trabalho intelectual; D) outra informao extrapolante, pois nada se afirmou em relao entre as foras reveladoras de passado e futuro.

(D) ...sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais. (E) Era engajado o seu modo de escrever histria.

COMENTRIO questo 3 Alternativa correta A. Questo que envolve a regncia verbal. Para isso, pense que a nomenclatura gramatical brasileira estabelece as seguintes possibilidades: - Verbo de ligao + predicativo do sujeito (VL + PS) - Verbo intransitivo (VI) - Verbo transitivo direto + objeto direto (VTD + OD) - Verbo transitivo indireto + objeto indireto (VTI + OI) - Verbo transitivo direto e indireto + objeto direto + objeto indireto (VTDI + OD + OI) Diante disso, a frase Destes proviriam as pistas est em ordem inversa. Na ordem direta As pistas proviriam destes pode-se perceber com mais clareza as funes sintticas: sujeito = As pistas VTI = proviriam OI = destes Feita a anlise do enunciado, agora podem ser analisar as alternativas em busca de um VTI + OI: (A) ...a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. sujeito = a principal tarefa do historiador VTI = consistia OI = em estudar Alternativa correta, pois traz a mesma regncia que a do enunciado.

03. Destes proviriam as pistas que indicariam o caminho... O verbo empregado no texto que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est tambm grifado em: (A) ...a principal tarefa do historiador consistia em estudar possibilidades de mudana social. (B) Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala. (C) Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos...

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

(B) Os caminhos institucionalizados escondiam os figurantes mudos e sua fala. sujeito = Os caminhos institucionalizados VTD = escondiam OD = os figurantes mudos e sua fala (C) Enfatizava o provisrio, a diversidade, a fim de documentar novos sujeitos ... sujeito oculto = o modo de Srgio Buarque de Holanda fazer histria VTD = Enfatizava OD = o provisrio, a diversidade (D) ... sociabilidades, experincias de vida, que por sua vez traduzissem necessidades sociais. sujeito = pronome relativo que, retomando sociabilidades, experincias de vida VTD = traduzissem OD = necessidades sociais (E) Era engajado o seu modo de escrever histria. sujeito = o seu modo de escrever histria VL = era OS = engajado

COMENTRIO questo 4 Alternativa correta D. Como regra, a transposio para a voz passiva depende da configurao da voz ativa, ou seja, necessrio haver na ativa um verbo transitivo direto + objeto direto. Com eles nasce a voz passiva. No enunciado da questo, identificamos falavam (VTD) a linguagem do poder (OD). O passo seguinte observar que falavam est conjugado no pretrito imperfeito do indicativo. Isso relevante, pois tal tempo ser aplicado tambm na voz passiva. O ltimo passo refere-se ao encaixe das peas, em que: . objeto direto da ativa (a linguagem do poder) vira sujeito da passiva; . sujeito da ativa (tanto as fontes quanto a prpria historiografia) vira agente da passiva; . verbo construdo com SER (conjugado no pretrito imperfeito do indicativo) + PARTICPIO (do verbo falar). Vamos montagem das peas: Voz ativa Tanto as fontes quanto a prpria historiografia
sujeito

falavam
VTD

a linguagem do poder
OD

04.

Tanto

as

fontes

quanto

prpria

historiografia falavam a linguagem do poder ... Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) eram faladas. (B) foi falada. (C) se falaram. (D) era falada. (E) tinha-se falado.

Voz Passiva A linguagem do poder


sujeito

era falada
verbo ser + particpio

tanto pelas historiografia

fontes

quanto

pela

prpria

agente da passiva

Na alternativa D, encontra-se a reposta correta.

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

05. O segmento retirado do texto cuja redao mantm-se correta com o acrscimo de uma vrgula : (A) Raramente o na que se afigurava como

predominante

historiografia

brasileira,

Na alternativa C, encontramos o uso correto, porque o trecho antecedente uma orao adverbial final, que se apresenta antes de sua orao principal, situao condizente ao uso da vrgula: Para chegar a escrever verdadeiramente engajada, uma histria

apontava um caminho profcuo... (B) Caberia ao historiador, o desafio de discernir e de apreender... (C) Para chegar a escrever uma histria o

orao subordinada adverbial final

deveria o historiador...
orao principal

verdadeiramente historiador...

engajada,

deveria

(D) Aderir pluralidade se lhe afigurava, como uma condio essencial para este sondar... (E) Desvendar ideologias, implica para o

historiador interpretativo...

um

cuidadoso

percurso

Na alternativa D, o trecho Aderir pluralidade se lhe afigurava, como uma condio essencial para este sondar o nico que poderia gerar suspeita, mas se deve pensar que tudo est na ordem direta e, por isso, a vrgula no se faz necessria. Na alternativa E, h falha, visto que no se pode separar o sujeito e seu verbo: Desvendar ideologias,
sujeito oracional

implica...
verbo

COMENTRIO questo 5 Alternativa correta C. Por se tratar de vrgula, temos uma questo em que se deve perceber a vinculao entre os termos e analisar os vnculos lgicos e os elementos acidentais, que so geralmente os deslocados ou os meramente explicativos. Na alternativa A, a presena da vrgula antes do verbo apontava produz falha, pois seu sujeito, que o pronome o (= aquilo), apesar da distncia, no deve vir separado do seu verbo. Na alternativa B, apesar da inverso dos termos, no se pode separar o sujeito e o verbo com vrgula, mas isso que ocorre em: Caberia ao historiador, o desafio
verbo sujeito

O correto sem vrgula.

06. Como historiador quis elaborar formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. A frase acima est corretamente

reescrita, preservando-se em linhas gerais o sentido original, em: (A) s formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira voltou-se o historiador Srgio Buarque, com o intento de elabor-las.
6

Sem a vrgula o correto.

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

(B) Srgio Buarque, como historiador, dedicou-se elaborar formas de apreenso do mutvel, do transitrio e dos processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. (C) As formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira o historiador Srgio Buarque pretendeu dar elaborao. (D) Em seu trabalho como historiador, Srgio Buarque tinha como meta chegar certas formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira. (E) O historiador Srgio Buarque dedicou-se a elaborao de formas de apreenso do mutvel, do transitrio e de processos ainda incipientes no vir a ser da sociedade brasileira.

B) Falha, pois antes de infinitivo no se usa artigo feminino e, por isso, no ocorre crase em dedicou-se a elaborar. Em a elaborar s h preposio A. C) Faltou acento. Observe na ordem direta a regncia do verbo dar (dar elaborao A algo), que exige preposio A, e o objeto indireto formas, que vem com artigo definido feminino AS: o historiador Srgio Buarque pretendeu dar elaborao s formas de apreenso do mutvel... D) Falha, visto que temos apenas a preposio A no trecho: chegar a certas formas. Observe que na frase a palavra certas classificada como pronome indefinido e ela no usada com artigo. E) Faltou acento. No trecho, h o verbo dedicarse, que exige preposio A, e h o substantivo feminino elaborao. Do vnculo, nasce a construo: dedicou-se elaborao. Algumas trocas evidenciam a presena da preposio e do artigo: dedicou-se elaborao = dedicou-se para a elaborao

COMENTRIO questo 6 Alternativa correta A. Durante a resoluo da questo, logo se notaria que as cinco alternativas trabalharam noes de regncia e o uso do acento grave, indicador da crase. Observe a anlise:

dedicou-se elaborao = dedicou-se ao desenvolvimento

Ateno: As questes de nmeros 7 a 10

A) Alternativa correta. Apesar da inverso, que visa dificultar a percepo do vnculos, temos na ordem direta a seguinte situao: O historiador Srgio Buarque voltou-se s formas de apreenso do mutvel... Nota-se o uso correto do acento grave, pois voltou-se exige preposio A e formas vem com o artigo definido feminino AS.

referem-se ao texto abaixo. A navegao fazia-se, comumente, das oito horas da manh s cinco da tarde, quando as canoas embicavam pelos barrancos e eram presas a troncos de rvores, com o auxlio de cordas ou cips. Os densos nevoeiros, que se acumulam sobre os rios durante a tarde e pela manh, s vezes at o meio-dia, impediam que se prolongasse o horrio das viagens.

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

Antes do pr-do-sol, costumavam os homens arranchar-se e cuidar da ceia, que constava principalmente de feijo com toucinho, alm da indefectvel farinha, e algum pescado ou caa apanhados pelo caminho. Quando a bordo, e por no poderem acender fogo, os viajantes tinham de contentar-se, geralmente, com feijo frio, feito de vspera. De qualquer modo, era esse alimento tido em grande conta nas expedies, passando por extremamente substancial e saudvel. Um dos motivos para tal preferncia vinha, sem dvida, da grande abundncia de feijo nos povoados, durante as ocasies em que costumavam sair as frotas destinadas ao Cuiab e a Mato Grosso.
(Adaptado de Srgio Buarque de Holanda. Mones. 3.ed. So Paulo, Brasiliense, 2000, pp.105-6)

Nesta questo, as alternativas D e E trazem mais potencialidade de correo e, em razo disso, exigiram um foco mais atencioso. As outras opes trazem trocas muito distantes do sentido original, o que facilita a excluso. Observe as duas mais difceis: (D) arranchar-se e cuidar da ceia = abancar-se e servir o jantar. A palavra arranchar-se significa reunirse em rancho, hospedar-se e cuidar da ceia preparar a ltima alimentao antes de dormir. A troca proposta traz abancar-se, que significa sentar-se ao banco, e servir o jantar, que no exatamente cuidar da ceia, pois, apesar da ideia de alimentao, h um lapso entre o cuidar e o servir. (E) impediam que se prolongasse = obstavam que se estendesse. Na E, impedir sinnimo de obstar e prolongar tambm tem significao relacionada a estender. Em razo disso, a alternativa E ajusta-se melhor nas trocas e a D s no a correta por causa de detalhes, j que h correlao, mas no com o mesmo encaixe que a E.

07. O segmento cujo sentido est corretamente expresso em outras palavras : (A) alm da indefectvel farinha sem contar a eventual moagem. (B) feito de vspera ritualmente preparado. (C) tido em grande conta nas expedies muito caro para as viagens. (D) arranchar-se e cuidar da ceia abancar-se e servir o jantar. (E) impediam que se prolongasse obstavam que se estendesse.

08. Quando a bordo, e por no poderem acender

fogo, os viajantes tinham de contentar-se, geralmente, com feijo frio, feito de vspera. Identificam-se nos segmentos grifados na frase acima, respectivamente, noes de (A) modo e consequncia. (B) causa e concesso. (C) temporalidade e causa.

COMENTRIO questo 7 Alternativa correta E.

(D) modo e temporalidade. (E) consequncia e oposio.

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

COMENTRIO questo 8 Alternativa correta C. Questo bastante tranqila, visto que no enunciado h pistas bastante significativas e as alternativas no criaram dificuldades. As pistas esto exatamente na conjuno quando e na preposio por, palavras que trazem, respectivamente, o sentido de tempo e de causa. A alternativa C a correta. No primeiro trecho, h uma orao adverbial temporal, a qual recebe essa classificao exatamente por causa da conjuno temporal quando. Na sequncia vemos por no poderem acender fogo, trecho que pode ser reconstrudo assim: porque no podiam acender fogo. Note que com tal procedimento o sentido de causa fica mais perceptvel graas conjuno porque. Essas duas verses recebem a seguinte classificao gramatical: porque no podiam acender fogo: orao subordinada adverbial causal por no poderem acender fogo: orao subordinada adverbial causal, reduzida de infinitivo

III. A expresso De qualquer modo, no ltimo pargrafo, equivalente a Em todo caso. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (E) I, II e III. (D) II e III, apenas.

COMENTRIO questo 9 Alternativa correta D. Trata-se de uma questo em que se propuseram trocas de pequenos trechos. Em I, a palavra consoante no se encaixa no trecho. Ela tem o mesmo valor de conforme e ambas so classificadas como conjunes conformativas. Fica muito claro o desajuste e a incoerncia quando colocamos no trecho a conjuno sinnima: auxiliadas conforme cordas ou cips. claro que a prova, em busca de ampliar as dificuldades, quase sempre opta pela palavra mais rara (usou-se a rara consoante e no a conhecida conforme), o que potencializa a chance de erro. Em II, novamente vemos o procedimento de reduzir orao, o que produz estruturas fisicamente diferentes, mas com sentido idntico. Os densos nevoeiros, que se acumulam sobre os rios Os densos nevoeiros, acumulados sobre os rios Em III, correta a afirmao, pois temos duas expresses equivalentes: de qualquer modo e em todo caso. Elas trazem um sentido de ressalva, de contrariedade, como de toda forma, apesar disso, de qualquer maneira, mesmo assim.

09. Leia atentamente as afirmaes a seguir. I. O segmento grifado em as canoas [...] eram presas a troncos de rvores, com o auxlio de cordas ou cips (primeiro pargrafo) pode ser substitudo por auxiliadas consoante, sem prejuzo para a correo e a clareza. II. Em Os densos nevoeiros, que se acumulam sobre os rios (primeiro pargrafo), o segmento grifado pode ser substitudo, sem prejuzo para a correo e o sentido, por acumulados.

Prova Comentada Analista dos Tribunais Joo Bolognesi Lngua Portuguesa

10.

verbo

corretamente

empregado

(A) alternativa errada, pois antever derivado de ver: Primitivo: se dificuldades os viajantes vissem as

flexionado est grifado em: (A) de se imaginar que, se os viajantes setecentistas antevessem as dificuldades que iriam deparar, muitos deles desistiriam da aventura antes mesmo de embarcar. (B) O que quer que os compelisse, cabe admirar a coragem desses homens que partiam para o desconhecido sem saber o que os aguardava a cada volta do rio. (C) Caso no se surtisse com os mantimentos necessrios para o longo percurso, o viajante corria o risco de literalmente morrer de fome antes de chegar ao destino. (D) Se no maldiziam os santos, bastante provvel que muitos dos viajantes maldizessem ao menos o destino diante das terrveis tribulaes que deviam enfrentar. (E) Na histria da humanidade, desbravadores foram no raro aqueles que sobreporam o desejo de enriquecer relativa segurana de uma vida sedentria.

Derivado: se os dificuldades

viajantes antevissem as

(C) alternativa errada, pois surtir significa produzir resultado e no contexto s cabe o verbo sortir, cujo significado abastecer, municiar, prover. A conjugao fica: Caso no se sortisse com os mantimentos necessrios. (D) alternativa errada, visto que maldizer derivado de dizer: Primitivo: bastante provvel que muitos dos viajantes dissessem ao menos o destino Derivado: bastante provvel que muitos dos viajantes maldissessem ao menos o destino (E) alternativa errada e com o uso dos mesmos defeitos das anteriores, ou seja, sobrepor segue pr: Primitivo: aqueles que puseram o desejo de enriquecer Derivado: aqueles que sobrepuseram o desejo de enriquecer

COMENTRIO questo 10 Alternativa correta B. Questo sobre conjugao verbal. Para ampliar o bom resultado, no deixe de notar: a ortografia dos verbos, os tempos recorrentes e a relao entre verbo primitivo e verbo derivado. Acompanhe a correo das alternativas com falhas:
10

You might also like