You are on page 1of 4

Teste de Portugus 12A 6 de dezembro GRUPO I

Leia o texto a seguir transcrito.

Antes de ns nos mesmos arvoredos Passou o vento, quando havia vento, E as folhas no falavam De outro modo do que hoje. Passamos e agitamo-nos debalde. No fazemos mais rudo no que existe Do que as folhas das rvores Ou os passos do vento. Tentemos pois com abandono assduo Entregar nosso esforo Natureza E no querer mais vida Que a das rvores verdes. Inutilmente parecemos grandes. Salvo ns nada pelo mundo fora Nos sada a grandeza Nem sem querer nos serve. Se aqui, beira-mar, o meu indcio Na areia o mar com ondas trs o apaga, Que far na alta praia Em que o mar o Tempo?
Ricardo Reis, Odes, Lisboa, Edies tica, 1994

Debalde: inutilmente, em vo

Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem. 1. Explicite a relao que se estabelece entre ns e os elementos da Natureza referidos na primeira e na segunda estrofes do poema. 2. Explique o sentido da terceira estrofe, tendo em conta uma das ideias filosficas em que assenta a poesia de Ricardo Reis. 3. Apresente uma justificao para o uso de um sujeito plural nas quatro primeiras estrofes do poema e para o aparecimento da primeira pessoa do singular na ltima quadra. 4. Refira o valor expressivo da interrogao retrica presente na ltima estrofe.
[Prova 639/2. Fase 2009]

GRUPO II Leia o texto seguinte. 1 Cames viveu a fase terminal da expanso portuguesa e, depois, a da decadncia e do desmoronamento poltico do seu pas. (...) Mas, ao mesmo tempo, Cames viveu um perodo intelectual singular da histria sociocultural, econmica e poltica de Portugal, da Europa e do Mundo. (...) Com as navegaes, os homens acabavam de adquirir novas dimenses, muitas vezes contraditrias, para o pensamento, e novos horizontes, muitas vezes lucinantes, para a sua errncia, o que tornava possvel a mistura de vontade e audcia, especulao e riqueza, viagem e perigo, livre-arbtrio e fatalismo. Tudo isso os levava a viver dramaticamente uma poca em que os mais esclarecidos viam a aventura portuguesa como uma forma de expanso europeia sob o denominador comum que lhes era possvel conceber: a propagao da f crist. (...) A ideologia dominante, consciente do alcance universal das descobertas portuguesas e comparando-as s narrativas fabulosas dos feitos heroicos da antiguidade clssica, conclua pela superioridade das expedies modernas e aspirava a v-las cantadas sob o modelo clssico da epopeia, dimenso que faltava ainda glria que tais feitos mereciam e que poderia faz-la valer em toda a parte. A viagem de Bartolomeu Dias (passagem do Cabo da Boa Esperana), em 1488, quatro anos antes de Colombo e muito mais do que a jornada deste, abriu novas perspetivas para a revoluo da noo de espao planetrio, podendo, por isso, ser justamente considerada o limiar de uma nova era. Dez anos depois, a viagem de Vasco da Gama (1497/98) tinha sido a que mais radicalmente contribura para a transformao da civilizao europeia e da Histria do Mundo. E houvera ainda, ao longo de dcadas, muitas outras viagens portuguesas da maior importncia. Mas faltava ainda a dimenso da glorificao pela criao artstica, relativamente aos feitos de que provinha to grande transformao (...) e que haviam gerado to grande massa de informaes acumuladas sobre os descobrimentos portugueses, informaes essas que todos, prncipes, homens polticos e de cincia, eclesisticos e intelectuais, aventureiros, viajantes, marinheiros, piratas, diplomatas e espies, buscavam avidamente na Europa.
Vasco Graa Moura, Cames e os Descobrimentos, in Oceanos, n. 10, abril, 1992 (adaptado)

10

15

20

25

Selecione, em cada um dos itens de 1 a 7, a nica opo que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo correta. 1. Em relao s proezas exaltadas na antiguidade clssica, os contemporneos de Cames consideraram a expanso portuguesa de importncia (A) similar. (B) irrelevante. (C) superior. (D) inconcebvel. 2. A aventura portuguesa entendida como uma forma de divulgao do cristianismo traduz o pensamento da classe mais (A) inculta. (B) instruda. (C) poderosa. (D) belicosa.

3. A passagem do Cabo da Boa Esperana, no sculo XV, (A) marcou o trmino da aventura portuguesa. (B) constituiu um hiato na evoluo do conhecimento. (C) marcou o comeo de uma nova poca. (D) constituiu um embargo ao avano cientfico. 4. As expresses textuais expanso portuguesa (linha 1), aventura portuguesa (linha 9), descobertas portuguesas (linha 11) e descobrimentos portugueses (linha 23) contribuem para a coeso (A) frsica. (B) lexical. (C) interfrsica. (D) temporal. 5. Os termos livre-arbtrio (linha 8) e fatalismo (linha 8) mantm entre si uma relao semntica de (A) equivalncia. (B) hierarquia. (C) oposio. (D) incluso. 6. Em para a sua errncia (linhas 6 e 7) sua remete para (A) as navegaes (linha 5). (B) os homens (linha 5). (C) o pensamento (linha 6). (D) novos horizontes (linha 6). 7. Na ltima frase do texto, na europa funciona como (A) modificador frsico. (B) complemento oblquo. (C) modificador do um modificador do predicado. (D) complemento do nome. 8. Faa corresponder a cada segmento textual da coluna A um nico segmento textual da coluna B, de modo a obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.
COLUNA A

(a) Com o conector Mas (linha 2), (b) Ao usar o pronome tono os (linha 8), (c) Ao usar parnteses (linha 17), (d) Ao mencionar a viagem de Bartolomeu Dias, a de Vasco da Gama e outras viagens portuguesas, nas linhas 17 a 22, (e) Com o advrbio avidamente (linha 28),

COLUNA B (1) o enunciador constri uma relao de simultaneidade com a escrita da epopeia. (2) o enunciador fundamenta a ideia exposta no segundo pargrafo do texto. (3) o enunciador introduz uma perspetiva de outro autor, relativamente aos factos apresentados. (4) o enunciador clarifica a referncia de uma expresso nominal. (5) o enunciador desvaloriza a importncia dos factos apresentados. (6) o enunciador introduz uma relao de contraste. (7) o enunciador introduz um modificador do predicado. (8) o enunciador retoma um referente expresso na primeira linha do pargrafo.

GRUPO III
A - Tal como em lvaro de Campos, tambm em Alberto Caeiro as sensaes so um elemento relevante. Fazendo apelo sua experincia de leitura, exponha, num texto de cem a cento e trinta palavras, a sua opinio sobre a importncia das sensaes na poesia de Caeiro. [2. Fase 2007] B Reis [] manifesta uma aguda mas estica sensibilidade em relao ao tema da passagem do tempo. Considere o juzo crtico apresentado e comente-o, fundamentando-se na sua experincia de leitor. Redija um texto expositivo-argumentativo bem estruturado, cem a cento e trinta palavras. [1. Fase 2002]

GRUPO I .................................................................................................................... 70 pontos 1. .......................................... 20 pontos Contedo (12 pontos) Organizao e correo lingustica (8 pontos) 2. ........................................... 20 pontos Contedo (12 pontos) Organizao e correo lingustica (8 pontos) 3. ...........................................15 pontos Contedo (9 pontos) Organizao e correo lingustica (6 pontos) 4. ........................................... 15 pontos Contedo (9 pontos) Organizao e correo lingustica (6 pontos) GRUPO II.................................................................................................................... 50 pontos 1. .................................................................................................................... 15 pontos 2. .................................................................................................................... 15 pontos 3. .................................................................................................................... 15 pontos 4. .................................................................................................................... 15 pontos 5. .................................................................................................................... 15 pontos 6. .................................................................................................................... 15 pontos 7. .................................................................................................................... 15 pontos 8. .................................................................................................................... 15 pontos GRUPO III.................................................................................................................... 80 pontos A - Estruturao temtica e discursiva .. 28 pontos | Correo lingustica 12 pontos (40) B- Estruturao temtica e discursiva .. 28 pontos | Correo lingustica 12 pontos (40)

A professora, Paula Cruz

You might also like