You are on page 1of 2

Referente ao Ambiente Virtual de Aprendizagem consegui entrar sem maiores dificuldades, pelo fato de estar familiarizada com o ambiente

atravs da disciplina de Tecnologia da Informao e Comunicao, ministrada no semestre anterior. O problema foi que fiquei um perodo sem computador o que dificultou os acessos e interao nos fruns existentes, tive que xerocar o material indicado para leitura, sendo que um deles eu j possua, A escola como ambiente scio-cultural de Juarez Dayrell, tendo feito a sua leitura para a disciplina de Didtica II. Confesso que me lembro de poucos fatos ocorridos em minha vida escolar, pois j faz bastante tempo que isto ocorreu. Conclui o curso primrio em escola particular, depois segui para uma escola publica, foi uma mudana muito difcil, pois havia feito muitos amigos aps trs anos na mesma escola. No novo colgio fiquei isolada, no quis envolver-me com nada, acho que por isso no me lembro de nada e ningum. Felizmente fiquei apenas um ano nesta escola. O que ocorre nos corredores entre os estudantes independe de ser uma escola privada ou pblica, o que vai determinar se esses momentos sero semelhantes acredito que seja a idade e o interesse desses jovens, que muitas vezes se assemelham, apesar da diferena de classes. Fiz o incio do ginsio num colgio e nos trs anos seguintes segui para outro colgio onde conclu o ginsio, fiz novas amizades com colegas que moravam nas proximidades. Gostava do horrio do recreio, acho que foi a nica escola em que eu apreciava o lanche. Ficvamos em grupo somente de meninas, abordvamos diversos assuntos, mas sei que com certeza falvamos tambm dos meninos. Embora nunca tenha permanecido sempre na mesma turma, vrios colegas me acompanharam durante alguns anos, por isso mesmo decidi fazer o ensino mdio no mesmo colgio que a maioria de minhas amigas. Isso facilitou os estudos, pois ns morvamos prximas umas das outras e tnhamos muito trabalho em equipe e costumvamos sair juntas com o objetivo de estudar e pesquisar em bibliotecas pblicas.

No me recordo de ter presenciado nenhum tipo de discriminao racial, eu, por exemplo, sempre preferi ficar com as meninas negras que eram maioria na escola, pois decidi fazer parte do grupo que poderia ser discriminado, mas queria que elas soubessem que eu no tinha esse tipo de preconceito. Principalmente por saber da trajetria de minha me e sua famlia de origem negra, portuguesa e indgena, que durante muito tempo foi discriminada pela famlia de meu pai, descentes de italianos. Como falei anteriormente, no me recordo de tantos detalhes de toda a minha vida escolar, mas havia um clima de respeito entre os alunos com os professores e at mesmo com os funcionrios. Os textos que possuem anlises de dados so Raa e Oportunidades Educacionais no Brasil e Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educao bsica. Em outras disciplinas tive a oportunidade de avaliar esse tipo de dados, atravs de grficos fornecidos por pesquisas, como por exemplo, em Organizao Escolar, Educao de Jovens e Adultos, Gesto Escolar, entre outras. Alguns conceitos so mais compreensveis que os outros, dependendo dos dados disponveis podemos identificar alguns resultados de determinadas pesquisas. Acredito que seria importante termos em nosso currculo, seno uma disciplina, um estudo mais aprofundado relacionado s estatsticas. Por ter vivido algumas experincias em diversos tipos de escola, tambm em pocas diferentes posso verificar que houve mudanas ao longo deste percurso. Embora muitas dessas mudanas tenham at contribudo para uma participao mais atuante dos estudantes, pois acho que se o jovem souber aproveitar o perodo escolar, ele perceber que tem a possibilidade de se expressar melhor e de contribuir para que a escola cumpra sua funo social.

You might also like