You are on page 1of 16

OS ADVENTISTAS SO EVANGLICOS? NO! 1. A histria Adventista prova que ela uma heresia.

Um homem chamado William Miller, declarou que Jesus Cristo iria voltar em 22 de outubro de 1843 em Washington, New Hampshire. Como sempre acontece com um falso profeta, nada aconteceu e esse dia ficou marcado na histria com "O Grande Desapontamento"( ver em Deut 18:20-22 o que deveria acontecer a um falso profeta no Velho Testamento). No satisfeitos, um ano depois houve outra CENA PASTELO. A partir da, surgiu outra figura chamada Ellen G. White que, depois dessa segunda cena pastelo, comeou a ter diversas "vises". Numa delas, ela relatou que via a arca e os dez mandamentos. O quarto mandamento, porm, apresentava-se envolvido num "halo de glria". Apesar dessas tristes seqncias de falsas vises e profecias claramente anti-bblicas, muitos ingnuos deram crdito a essas pessoas. Isso se refletiu nos ensinos dos adventistas:

"Que o dom do Esprito de profecia um das marcas identificadoras da igreja remanescente...Eles [Adventistas do stimo Dia] reconhecem que esse Dom foi manifestado na vida e no ministrio de Ellen White" (Perguntas sobre Doutrinas, pg. 16 , citado no livro Seventh Day Adventism, A. A. Hoekema, pg. 19)

Os crentes genunos, entretanto, crem que as Sagradas Escrituras so o Velho e o Novo Testamento, a Palavra de Deus verbalmente inspirada, a autoridade nica e final para a nossa f e vida, sem erros, infalvel, inspirada e preservada por Deus ( Sal. 12:6-7, 2Tim. 3:16, 17; 2Pe. 1:20,21 Mat. 5:18)

NENHUMA OUTRA FONTE tem a autoridade da Palavra de Deus, pois a Sua revelao j cessou COMPLETAMENTE. Em Judas 1:3 lemos que a f foi dada aos santos. Isso significa que a inspirao j foi dada DE UMA VEZ POR TODAS, e no h mais NADA a ser adicionado! Quando essa falsa profetiza iniciou o seu "ministrio proftico" com novas revelaes, ela estava caindo na desgraa predita em Gl 1:8: Seja ANTEMA!

2. A doutrina Adventista prova que ela uma heresia .


Vejamos apenas alguns ensinos herticos do Adventismo:

2.1 O Adventismo ensina que em 1844 todas as igrejas haviam se corrompido...menos, claro, os adventistas.
Jesus Cristo disse: "...sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela..." (Mat. 16:18 ACF). "Porque ningum pode pr outro fundamento alm do que j est posto, o qual Jesus Cristo" (1Cor. 3:11 ACF). "Edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra da esquina" (Ef. 2:20 ACF).

2.2 O Adventismo ensina outro evangelho (pervertido) e no aquele da Bblia.


O evangelho do Adventismo so as OBRAS. A Bblia diz:

"Tambm vos notifico, irmos, o evangelho que j vos tenho anunciado; (vs. 3) ...que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, (vs. 4) E que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1Cor. 15:1-4 ACF).

"Assim como j vo-lo dissemos, agora de novo tambm vo-lo digo. Se algum vos anunciar outro evangelho alm do que j recebestes, seja antema." (Gl. 1:9 ACF)

2.3 O Adventismo ensina que existem profetas modernos e revelaes divinas atualizadas.
O Adventismo reinvidica que os escritos de Ellen White tem o mesmo valor que as Escrituras e so revelaes avanadas...(ver citao acima sobre Ellen White) A Bblia diz: "Havendo Deus, antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, a ns falou-nos nestes ltimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez tambm o mundo."( Heb 1:1-2 ACF).

Encontramos em Deut. 18:20-22 o modo Bblico para testar um profeta. Note que A PENA PARA UM FALSO PROFETA ERA A MORTE!

2.4 O Adventismo ensina que a salvao depende da guarda do sbado.


A Bblia ensina que a salvao atravs de Jesus Cristo SOMENTE:

"E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:10-12 ACF).

"Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus; No vem das obras, para que ningum se glorie" (Ef. 2:89 ACF)

2.5 O Adventismo amacia a conscincia do perdido, ensinando que ele ser aniquilado!
Se no existe uma condenao eterna, Jesus Salvador de qu? De uma aniquilao? Nada disso! Veja por si prprio o que a Bblia ensina claramente!

"E, como aos homens est ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juzo," (Heb. 9:27 ACF). "E o diabo, que os enganava, foi lanado no lago de fogo e enxofre, onde est a besta e o falso profeta, e de dia e de noite sero atormentados para todo o sempre." (Apoc. 20:10 ACF) Note que depois do milnio, o diabo ser lanado no lago de fogo, onde estavam sofrendo por mil anos, conscientemente, a besta e o falso profeta! Em Mat 25:41-46 , a Bblia ensina claramente que o castigo do perdido PARA SEMPRE. Se o cu para sempre, tambm o a perdio.

2.6 O Adventismo ensina que foi Satans quem levou nossos pecados e no Jesus Cristo!
Em Levtico 16, dois bodes expiatrios simbolizam Jesus Cristo. Um sacrificado com derramamento de sangue, simbolizando o ato expiatrio do Salvador na cruz do Calvrio. O outro solto ao deserto, simbolizando o ato de suficincia do sacrifcio de Jesus Cristo retirando de uma vez para sempre os pecados do mundo (Joo 1:29), apresentando-se "...vivo perante o Senhor..." (Lv. 16:10). Identificar o

bode expiatrio com Satans uma blasfmia, atribuindo ao mesmo o ato expiatrio que Jesus fez!

CONCLUSO:
O Adventismo, pela sua histria vergonhosa e pelos seus ensinos herticos se enquadra como uma falsa religio. Apesar de muitos adventistas serem pessoas honestas, educadas, bons cidados, sustentarem hospitais, boas escolas, e terem bons hbitos de alimentao, isso nada tem a ver com os seus ensinos em matria de f, que so claramente contra a Palavra de Deus. Os evanglicos no se enganem: batalhemos "...pela f dada aos santos." (Judas 1:3 ACF)

(Todas as citaes Bblica da traduo ALMEIDA CORRIGIDA E FIEL: ACF)

Adventistas: Evanglicos ou Seita?


Pr. Moiss Mattos MIPES - USB

Uma resposta ao artigo: Como gua e leo Eclesia Janeiro de 2001

Acabo de reler a revista Eclsia de janeiro de 2001 onde me deparei com a matria de Carlos Fernandes intitulada: Como gua e leo (p. 50 a 58). Atravs dela se pretende mostrar que doutrinas antagnicas separam evanglicos de adventistas.

Acredito que Fernandes seja um jornalista, pelo menos o que posso perceber na sua maneira de escrever.

Em linhas gerais o autor parece ser isento, apenas se limitando a colocar as posies adventistas de um lado e a dos evanglicos do outro. Digo em linhas gerais pois de vez em quando ele deixa de ser reprter e se comporta como um militante evanglico. O que chega em alguns pontos a tirar a credibilidade do material.

Tergiversaes parte o artigo merece alguns esclarecimentos, o que fao a seguir:

1. A Matria contm imprecises histricas: uma pena que os escribas que escrevem sobre o adventismo no bebam em fontes seguras e primrias. Por primrias, eu entendo como sendo livros e artigos escritos por pessoas isentas de preconceito e que no escreveram baseados em mitos sobre os adventistas e sua histria.

Hoje muitos opsculos, que esto nas prateleiras de muitas livrarias, na verdade so cpias de cpias, e no refletem a verdade. Quase todos seguem o trilho do bezerro doente. Um escreveu e os outros se limitaram a copiar sem investigao acurada.

Infelizmente o senhor Fernandes caiu neste canto da sereia que pesquisar pouco para escrever. Seno vejamos: Ele diz na p. 51 que Willian Miller criou o Movimento do Advento em meados do sculo 19. primeira vista isto mesmo. Mas as coisas no so bem assim.

O Movimento do Advento teve seus fundadores em vrios continentes com a participao de vrias religies. Por exemplo na Amrica do Sul um sacerdote catlico escreveu um livro sobre o segundo advento de Cristo. (La venida del Messias). Seu nome era Manuel Lacunza, um jesuta.

Jos Wolf, um judeu cristo, tambm pregou a segunda vinda de Cristo na Europa e no Oriente Mdio, e foi at perseguido por isso.

Mas, o interessante que ningum fala deles. Centram-se s em Miller como a dizer que ele era um desvairado marcador de datas para a volta de Jesus. Miller era um pesquisador sincero das Escrituras. Teve avanos significativos, e redescobriu pontos da Bblia esquecidos pelos religiosos de sua poca.

Alis, o artigo diz que quando Jesus no voltou em maro de 1843, Miller teria refeito os clculos e chegado concluso de que a data seria 22 de outubro de 1844. De novo o Sr. Carlos Fernandes leu na fonte errada. Na verdade quem refez o clculo no foi Miller, mas seus colaboradores, entre eles Samuel Snow. Para Miller o mais importante no era a data, mas a volta do Senhor.

Ainda outro erro histrico: Com o desapontamento de 1844 o movimento fragmentou-se em vrios grupos. O grupo dos que desanimaram e abandonaram a f foi grande; o segundo foi o grupo do status quo que continuou a marcar datas para a vinda de Cristo. E o terceiro grupo foi um formado por conjunto de estudiosos da Bblia que com orao e lgrimas descobriu as verdades bblicas at ento desconsideradas. Este grupo que em maio de 1863 tornou se a Igreja Adventista do Stimo Dia.

Os trs grupos no se uniram para formar a Associao Geral das Igrejas Adventista do Stimo Dia, como quer o articulista. (p. 52).

A Igreja Adventista no surge de alguma briga de lderes por causa do poder eclesistico, mas por um grupo que entendeu que Deus os chamou para pregar uma mensagem bblica cristocntrica e equilibrada.

Ellen White teve participao no desenvolvimento da doutrina, mas no foi ela quem lanou as bases da f adventista como apregoa a revista Eclsia.

Pessoas piedosas estudaram profundamente as Escrituras e chegaram s concluses sobre pontos doutrinrios. Ellen com suas vises apenas confirmou ou retificou o que j se havia estudado.

2. A matria contm distores sobre as doutrinas adventistas.

Em minha experincia de cristo aprendi que nem sempre uma heresia exatamente uma doutrina errada, mas pode ser uma nfase errada numa doutrina certa.

Propositalmente ou no o que o acontece quando muitos dos chamados especialistas em apologtica falam ou escrevem sobre doutrinas adventistas.

Por exemplo, o Sr. Roque Carvalho, um dos entrevistados diz o seguinte sobre a maneira como os adventistas vem a questo da salvao: Se a salvao, para eles, depende da obedincia lei do Antigo Testamento, ento a graa de Deus no faz sentido (p. 58). Ele ento desafia: possvel ser meio cristo?. Que argumentao pauprrima e descabida!

Os adventistas no crem em salvao pelas obras da lei. Vamos colocar as coisas nos devidos lugares.

A Igreja Adventista cr na salvao pela graa por meio da f em Cristo (Efsios 2:8). Entende tambm que sendo perdoada e justificada por Cristo (Romanos 5:1) a pessoa agora guarda pela f, os mandamentos de Deus. Pois f sem obras morta (Tiago 2:17).

A grande dificuldade de alguns entender a verdadeira funo da lei moral de Deus na vida do cristo.

Eles ficam confusos quando lem Paulo: Ningum ser justificado diante dele por obras da lei... (Romanos 3:20) e logo a seguir a lei santa e o mandamento, santo e justo e bom. (Romanos 7:12).

Afinal Paulo era contra ou a favor da lei? Um estudo isento de preconceitos e dentro de princpios hermenuticos mostrar que Paulo era contra o mau uso da lei de Deus. Na sua poca pessoas achavam que cumprindo os preceitos seriam salvos e deixavam Jesus de lado. Para Paulo a lei mostra o pecado (Romanos 3:20), e como um aio (um ajudador) conduz o pecador a Cristo (Glatas 3:24) a fim de este ser justificado pela f.

Desta forma o apstolo no descartou a lei, mas colocou-a no seu devido lugar: mostrar o pecado.

Todavia, o problema est com os que param por ai e dizem: Paulo nos desobriga de guardar a lei... Ledo engano. O mesmo escritor sagrado diz que os simples ouvidores da lei no so justos diante de Deus, mas os que praticam a lei ho de ser justificados (Romanos 2:20).

Estaria ele (Paulo) pregando salvao pela lei? De forma alguma. Ele apenas est dizendo que os que guardam a lei o fazem depois de terem uma experincia de salvao com Jesus Cristo e sua graa.

Portanto,, para os adventistas guardar a lei no um meio de salvao, mas uma conseqncia de salvao.

Alguns parecem dizer que estar salvo em Cristo o mesmo que desobedecer a lei. Isto um absurdo que nem os oponentes gratutos do adventismo aceitariam.

Teimam em distorcer este assunto. Talvez por medo de seus fiis compreenderem esta verdade bblica e eles perderem suas gratificantes funes de intrpretes da lei. Os escribas modernos usam do Velho Testamento s o que lhes interessa. Quando o assunto dzimo logo eles correm para Levticos, Deuteronmio e Malaquias. Mas quando se fala em sbado dizem que ele foi abolido...

Outro exemplo de distoro ficou por conta do Pr. Natanael Rinaldi. Duas coisas ditas por ele merecem uma explicao maior. A primeira com respeito a Miguel ser igual a Cristo. Na verdade Miguel um dos nomes de Cristo na Bblia. Como um razovel conhecimento de hebraico se conclu que o nome Miguel quer dizer: Quem igual a Deus?

E, a resposta natural seria esta: Quem igual a Deus, s Jesus Cristo. Portanto, diferente do que expe Rinaldi, dizer que Miguel um nome de Cristo na Bblia no relativiza a deidade de Cristo, mas a confirma. Para o adventismo Jesus Cristo Deus pleno (Colossenses 2:9).

provvel que alguma autoridade do Instituto Cristo de Pesquisas ainda fique com dvidas e argumente dizendo que a Bblia fala de Miguel como um arcanjo e no como Cristo. Pois bem, seria interessante lembr-lo de que a palavra bblica para anjo tambm quer dizer mensageiro. E, Jesus Cristo foi o mensageiro de Deus para a humanidade. Em Cristo est a maior revelao de Deus Pai (Hebreus 1:1 e 2). E ainda mais, devemos recordar que ao identificar Jesus como o Arcanjo Miguel, a Bblia no o torna um mero anjo, como tambm no o transforma em animal ao identific-lo como um Cordeiro (Joo 1:29) ou como um leo (Apocalipse 5:5).

Algo mais: Miguel em Daniel 12:1 e 2 aparece para defender o povo de Deus e de acordo com o profeta ocorre uma ressurreio como conseqncia disto. Ser que um anjo pode ressuscitar mortos? Este Miguel deve ser mais do que um anjo...

Outra afirmao infeliz: Os adventistas consideram que Cristo adentrou no santurio celeste em 1844....

Quem disse isto? Onde Rinaldi encontrou tal afirmao?

A literatura adventista deixa claro que Cristo pode ir (e foi) ao lugar santssimo do santurio celeste desde sua ascenso ao cu. O que se destaca que em 1844 (segundo a profecia de Daniel 8:14) Jesus iniciou a fase do santssimo no santurio celestial. Todavia, Ele sempre trabalhou em nosso favor, como intercessor. Os adventistas no limitam a Cristo.

Sobre este ponto seria saudvel dizer que embora a obra de salvao foi completa na cruz do calvrio seus efeitos sero sentidos por toda a eternidade. Alguns no entendem porque Jesus hoje est ministrando no Santurio Celestial (Hebreus 8:1 e 2) como sumo sacerdote se Ele j fez tudo na cruz.

Eles no entendem que a salvao um plano completo. Ela envolve nascimento, a vida impecvel de Cristo, sua morte na cruz, sua ressurreio, sua intercesso, e o juzo no santurio celestial e a sua segunda vinda para fazer o juzo final.

A mesma Bblia que diz que quem no cr em Cristo j est julgado (Joo 3:18), tambm diz que Deus estabeleceu um dia em que h de julgar o mundo com justia... (Atos 17:31).

Portanto, ao se falar sobre a obra de Cristo na cruz, temos que enfatizar todos os atos do Senhor antes e depois dela. A cruz o centro, e o centro deve ser um ponto de atrao de todos os demais atos do plano de salvao, sem anul-los.

Deveria parar aqui, mas Rinaldi tem outra afirmao infeliz: os ensinos de Ellen White deixam claro que o salvador no Cristo, e sim, Satans, j que sobre eles seriam lanados os pecados, semelhana do bode emissrio descrito no livro de Levtico (P. 52).

O arguto pesquisador certamente est por deduo tentando distorcer a aplicao adventista sobre o bode por Azazel (Levticos 16:8).

Azazel e o bode emissrio representam a mesma coisa. No original hebraico est exatamente assim: E lanar Aro sorte sobre os dois bodes. Uma sorte para Jav e outra sorte para Azazel.

Comentando este texto diz o comentrio evanglico (no adventista) The New Schaff-Herzog Encyclopedia of Religious Knowledge: Partindo do fato de que h um contraste entre expresses para Jeov para Azazel, supem muitos que Azazel seja um nome oposto a Jeov, um monstro do deserto, um demnio, ou diretamente Satans... O contraste entre para Jeov e para Azazel favorece a interpretao de Azazel como substantivo prprio, sugerindo em si mesmo, uma referncia a Satans.

Desta maneira o bode emissrio (Azazel) visto como o prprio Satans. Porm a acusao de que os adventistas por interpretarem assim Levtico 16 esto dizendo que o diabo o salvador, e no Cristo. No sei onde se l esta afirmao nos livros adventistas.

Para os adventistas Azazel (Satans) no participa da expiao. Ele no o Salvador, pois ele no derramou seu sangue. Isto concludo a partir de uma leitura bem feita de Levtico 16:9 e 10. O verso 9 fala do bode para o Senhor (que simbolizava Cristo) que era o nico que tinha o seu sangue derramado. Sem derramamento de sangue no h remisso (Hebreus 9:22). O verso 10 fala do bode emissrio (Azazel) cujo sangue no era derramado, em resumo ele no era oferecido em sacrifcio pelo pecado. Ele apenas simbolicamente carregava os pecados do povo e morria no deserto sem derramar sangue.

O bode emissrio prefigura Satans que vai morrer, no para perdoar pecados, mas por causa dos pecados que cometeu e induziu pessoas a cometer (Apocalipse 20:7 e 10).

Portanto, dizer que por esta interpretao de Levtico 16 os adventistas crem em Satans como salvador um absurdo que se petrifica no absurdo.

Satans no , nem nunca foi nosso salvador. A Igreja Adventista do Stimo Dia nunca ensinou isto.

Concluso:

Muita coisa ainda poderia ser dita sobre a polmica matria da revista evanglica.

Porm, gostaria de fazer mais duas explicaes e depois uma pergunta:

a. Estado do homem na morte: Na Bblia a alma significa a pessoa total. O homem no tem uma alma, ele uma alma. Gnesis 2:7 diz que da juno de flego de vida e p da terra o homem foi feito alma vivente. No veio uma alma e entrou dentro dele, mas ele inteiro passou a ser uma alma. Alma significa a pessoa inteira. A morte seria a desintegrao da alma. O p volta terra e o esprito (ruach no hebraico = flego de vida) volta para Deus (Eclesiastes 12:7).

H vrias razes par se crer que a alma mortal: 1. A alma que pecar esta morrer Ezequiel 18:4 Ezequiel no est falando figurativamente (ou espiritualmente apenas). Ele est falando de pessoas e situaes reais (leia tambm Ezequiel 18:1 a 9). 2. A nica vez que a palavra imortal aparece na Bblia atribuda a Deus (I Timteo 1:17).

3. A idia de uma alma imortal de origem pag. Os gregos transmitiram para os judeus e esta pregao anti-bblica chegou at os cristos. 4. O inferno como lago de fogo acontecer no fim (Apocalipse 20:14). A palavra inferno quer dizer sepultura ou lugar inferior. O credo dos apstolos diz que Jesus morreu e desceu aos infernos (sepultura). S uma perguntinha: Se as pessoas que morrem hoje j vo para o cu ou para o inferno de condenao, por que Deus ter que realizar um juzo final? Afinal de contas j no esto todos julgados? Quando a Bblia usa a palavra inferno no sentido de fogo o faz referindo-se ao lago de fogo no fim.

b. A questo do adventismo como seita. A questo do adventismo ser ou no uma seita no me preocupa. Explico porque: Nem sempre a palavra seita tem uma conotao ruim ou desastrosa. Os especialistas em apologtica que usam de forma indiscriminada esta palavra para ofender o adventismo certamente estudaram a histria do cristianismo.

Em seus primrdios a igreja crist nada mais era do que uma seita rejeitada do judasmo. Nem por isso o cristianismo deixou de ser a f verdadeira.

Se continuarmos a pesquisa veremos que o mesmo ocorreu com a reforma protestante do sculo 16. Lutero, Calvino e outros eram considerados uma seita do diabo por aqueles que detinham as chaves do cu e do inferno: a igreja oficial.

Apesar de os adventistas se considerarem cristos por crerem nas doutrinas essenciais do cristianismo, eles empunham a bandeira de doutrinas que tem sido esquecidos pelos chamados cristos evanglicos em nossos dias.

Walter Martin, conhecido autor batista do livro The Kingdon of the Cults, depois de uma exaustiva pesquisa sobre doutrinas adventistas concluiu que embora a igreja tenha doutrinas distintivas, ela ainda pode ser crist por proclamar verdades bsicas do cristianismo.

Apesar disto ser chamado de seita por uma causa justa no ruim, mas um testemunho da verdade no tempo do fim.

c. Uma ltima pergunta: Durante toda a reportagem se falou de um aparente confronto entre a igreja adventista e os evanglicos.

Mas, perdoem-me a pergunta incisiva: De que povo evanglico estamos falando? Confesso que tenho dvidas sobre quem so de fato os verdadeiros evanglicos em nossos dias.

s vezes acho que so os protestantes histricos que receberam um legado maravilhoso dos homens de Deus que foram os precursores da f. Mas, desisto de pensar assim, pois algumas destas igrejas esto mais ligadas a uma filosofia e teorias de telogos do que na Bblia. O princpio de sola scriptura substitudo por teorias e mtodos racionalistas de estudo bblico. O fervor missionrio de algumas correntes tem estado em queda e em alguns pases templos tem sido vendidos por absoluta falta de assistncia dos fiis que perderam a f e a devoo.

s vezes chego a pensar que so os queridos e fervorosos irmos pentecostais. Mas infelizmente alguns se limitam apenas a uma interpretao unilateral dos dons do esprito.

Onde esto as outras doutrinas bblicas? A f muitas vezes baseada s na emoo em detrimento de um Assim diz o Senhor.

Ser que por evanglicos devo entender alguns (no todos) polticos que usam o nome de evanglicos para conseguir votos dos de boa f?

Ser que evanglicos so alguns (no todos) pregadores do rdio e da televiso que fazem um imprio na terra e vivem fugindo da Receita Federal como o diabo foge da cruz?

Ou evanglicos sero alguns pregadores que gostam de estar de bem com todos fazendo um discurso politicamente correto, e no raro estando envolvidos em escndalos financeiros e sexuais manchando o nome de Cristo?

Seriam evanglicos determinados artistas que continuam vivendo como sempre viveram e se declaram evanglicos nas entrevistas?

Sinceramente, ser evanglico viver o evangelho de Cristo. Alguns tipos de evanglicos no me fascinam.

Simplesmente ter o nome de evanglico pode no significar nada. Parafraseando Paulo eu diria: Evanglico ou no evanglico no importa, mas sim ser uma nova criatura.

Autor: Pr. Moiss Mattos MIPES - USB

You might also like