You are on page 1of 52

394

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


() l) Garantir aos estrangeiros que habitem permanente ou transitoriamente em Cabo Verde, ou que estejam em trnsito pelo territrio nacional, um tratamento compatvel com as normas internacionais relativas aos direitos humanos e o exerccio dos direitos que no estejam constitucional ou legalmente reservados aos cidados cabo-verdianos. 5. Os nmeros 1, 2, 5 e 7 do artigo 11 da Constituio passam a ter a seguinte redaco:
Artigo 11 (Relaes internacionais)

ASSEMBLEIA NACIONAL
Lei Constitucional n 1/VII/2010
de 3 de Maio

Por mandato do povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea a) do artigo 174 da Constituio, o seguinte:
Artigo 1 Modicaes

revista a Constituio de 1992, aprovada pela Lei Constitucional n 1/IV/92, de 25 de Setembro, alterada pelas Leis Constitucionais nos 1/IV/95, de 13 de Novembro e 1/V/99, de 23 de Novembro, nos termos seguintes: 1. O nmero 1 do artigo 1 da Constituio passa a ter a seguinte redaco:
Artigo 1 (Repblica de Cabo Verde)

1. Cabo Verde uma Repblica soberana, unitria e democrtica, que garante o respeito pela dignidade da pessoa humana e reconhece a inviolabilidade e inalienabilidade dos direitos humanos como fundamento de toda a comunidade humana, da paz e da justia. () 2. aditado um nmero 4 ao artigo 5 da Constituio com a seguinte redaco:
Artigo 5 (Cidadania)

1. O Estado de Cabo Verde rege-se, nas relaes internacionais, pelos princpios da independncia nacional, do respeito pelo Direito Internacional e pelos direitos humanos, da igualdade entre os Estados, da no ingerncia nos assuntos internos dos outros Estados, da reciprocidade de vantagens, da cooperao com todos os outros povos e da coexistncia pacca. 2. O Estado de Cabo Verde defende o direito dos povos autodeterminao e independncia, apoia a luta dos povos contra qualquer forma de dominao ou opresso poltica ou militar e participa no combate internacional contra o terrorismo e a criminalidade organizada transnacional. () 5. O Estado de Cabo Verde presta s Organizaes Internacionais, nomeadamente Organizao das Naes Unidas e Unio Africana, a colaborao necessria para a resoluo pacca dos conitos e para assegurar a paz e a justia internacionais, bem como o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais e apoia todos os esforos da comunidade internacional tendentes a garantir o respeito pelos princpios consagrados na Carta das Naes Unidas. (). 7. O Estado de Cabo Verde empenha-se no reforo da identidade, da unidade e da integrao africanas e no fortalecimento das aces de cooperao a favor do desenvolvimento, da democracia, do progresso e bem-estar dos povos, do respeito pelos direitos humanos, da paz e da justia. 6. aditado um nmero 8 ao artigo 11 da Constituio com a seguinte redaco: () 8. O Estado de Cabo Verde pode, tendo em vista a realizao de uma justia internacional que promova o respeito pelos direitos da pessoa humana e dos povos, aceitar a jurisdio do Tribunal Penal Internacional, nas condies de complementaridade e demais termos estabelecidos no Estatuto de Roma.

() 4. A lei regula a aquisio, a perda e a reaquisio da nacionalidade, bem como o seu registo e prova. 3. O nmero 2 do artigo 6 da Constituio passa a ter a seguinte redaco:
Artigo 6 (Territrio)

() 2. Na sua zona contgua, na sua zona econmica exclusiva e na plataforma continental, denidas na lei, o Estado de Cabo Verde tem direitos de soberania em matria de conservao, explorao e aproveitamento dos recursos naturais, vivos ou no vivos, e exerce jurisdio nos termos do direito interno e das normas do Direito Internacional. () 4. As alneas b) e l) do artigo 7 da Constituio passam a ter a seguinte redaco:
Artigo 7 (Tarefas do Estado)

() b) Garantir o respeito pelos direitos humanos e assegurar o pleno exerccio dos direitos e liberdades fundamentais a todos os cidados;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 5 Renumerao e republicao

407

vogando o artigo 4 da Constituio e institucionalizando o princpio do pluralismo, consubstanciou um novo tipo de regime poltico. Concebida como instrumento de viabilizao das eleies democrticas e de transio para um novo modelo de organizao da vida poltica e social do pas, no deixou contudo de instituir um diferente sistema de governo e uma outra forma de sufrgio, em vspera de eleies para uma nova assembleia legislativa. Foi nesse quadro que se realizaram as primeiras eleies legislativas em Janeiro de 1991, seguidas, em Fevereiro, de eleies presidenciais. A expressiva participao das populaes nessas eleies demonstrou claramente a opo do pas no sentido da mudana do regime poltico. No entanto, o contexto histrico preciso em que, pela via da reviso parcial da Constituio, se reconheceu os partidos como principais instrumentos de formao da vontade poltica para a governao, conduziu a que a democracia pluralista continuasse a conviver com regras e princpios tpicos do regime anterior. No obstante, a realidade social e poltica em que vivia, o pas encontrava-se num processo de rpidas e profundas transformaes, com assuno por parte das populaes e foras polticas emergentes de valores que caracterizam um Estado de Direito Democrtico, e que, pelo seu contedo, conguravam j um modelo material ainda no espelhado no texto da Constituio. A presente Lei Constitucional pretende, pois, dotar o pas de um quadro normativo que valer, no especialmente pela harmonia imprimida ao texto, mas pelo novo modelo institudo. A opo por uma Constituio de princpios estruturantes de uma democracia pluralista, deixando de fora as opes conjunturais de governao, permitir a necessria estabilidade a um pas de fracos recursos e a alternncia poltica sem sobressaltos. Assumindo plenamente o princpio da soberania popular, o presente texto da Constituio consagra um Estado de Direito Democrtico com um vasto catlogo de direitos, liberdades e garantias dos cidados, a concepo da dignidade da pessoa humana como valor absoluto e sobrepondo-se ao prprio Estado, um sistema de governo de equilbrio de poderes entre os diversos rgos de soberania, um poder judicial forte e independente, um poder local cujos titulares dos rgos so eleitos pelas comunidades e perante elas responsabilizados, uma Administrao Pblica ao servio dos cidados e concebida como instrumento do desenvolvimento e um sistema de garantia de defesa da Constituio caracterstico de um regime de democracia pluralista. Esta Lei Constitucional vem, assim, formalmente corporizar as profundas mudanas polticas operadas no pas e propiciar as condies institucionais para o exerccio do poder e da cidadania num clima de liberdade, de paz e de justia, fundamentos de todo o desenvolvimento econmico, social e cultural de Cabo Verde.

As modicaes da Constituio operadas pela presente Lei Constitucional sero inseridas no lugar prprio da Constituio, mediante substituies, supresses e aditamentos necessrios, respectivamente, das alneas, nmeros e artigos alterados, suprimidos ou aditados, procedendo-se nova numerao.
Artigo 6 Entrada em vigor

A presente Lei Constitucional entra em vigor na data da sua publicao. Aprovada em 5 de Fevereiro de 2010. O Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima Promulgada em 6 de Abril de 2010 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Assinada em 7 de Abril de 2010 O Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima CONSTITUIO DA REPBLICA DE CABO VERDE Prembulo A proclamao da Independncia Nacional constituiu-se num dos momentos mais altos da Histria da Nao Cabo-verdiana. Factor de identidade e revitalizao da nossa condio de povo, sujeito s mesmas vicissitudes do destino, mas comungando da tenaz esperana de criar nestas ilhas as condies de uma existncia digna para todos os seus lhos, a Independncia permitiu ainda que Cabo Verde passasse a membro de pleno direito da comunidade internacional. No entanto, a armao do Estado independente no coincidiu com a instaurao do regime de democracia pluralista, tendo antes a organizao do poder poltico obedecido losoa e princpios caracterizadores dos regimes de partido nico. O exerccio do poder no quadro desse modelo demonstrou, escala universal, a necessidade de introduzir profundas alteraes na organizao da vida poltica e social dos Estados. Novas ideias assolaram o mundo fazendo ruir estruturas e concepes que pareciam solidamente implantadas, mudando completamente o curso dos acontecimentos polticos internacionais. Em Cabo Verde a abertura poltica foi anunciada em mil novecentos e noventa, levando criao das condies institucionais necessrias s primeiras eleies legislativas e presidenciais num quadro de concorrncia poltica. Foi assim que a 28 de Setembro a Assembleia Nacional Popular aprovou a Lei Constitucional n 2/III/90 que, re-

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

408

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 4 (Exerccio do poder poltico)

PARTE I PRINCPIOS FUNDAMENTAIS TTULO I DA REPBLICA


Artigo 1 (Repblica de Cabo Verde)

1. O poder poltico exercido pelo povo atravs do referendo, do sufrgio e pelas demais formas constitucionalmente estabelecidas. 2. Para alm da designao por sufrgio dos titulares dos rgos do poder poltico, estes podero ser tambm designados pelos representantes do povo ou pela forma constitucional ou legalmente estabelecida.
Artigo 5 (Cidadania)

1. Cabo Verde uma Repblica soberana, unitria e democrtica, que garante o respeito pela dignidade da pessoa humana e reconhece a inviolabilidade e inalienabilidade dos direitos humanos como fundamento de toda a comunidade humana, da paz e da justia. 2. A Repblica de Cabo Verde reconhece a igualdade de todos os cidados perante a lei, sem distino de origem social ou situao econmica, raa, sexo, religio, convices polticas ou ideolgicas e condio social e assegura o pleno exerccio por todos os cidados das liberdades fundamentais. 3. A Repblica de Cabo Verde assenta na vontade popular e tem como objectivo fundamental a realizao da democracia econmica, poltica, social e cultural e a construo de uma sociedade livre, justa e solidria. 4. A Repblica de Cabo Verde criar progressivamente as condies indispensveis remoo de todos os obstculos que possam impedir o pleno desenvolvimento da pessoa humana e limitar a igualdade dos cidados e a efectiva participao destes na organizao poltica, econmica, social e cultural do Estado e da sociedade cabo-verdiana.
Artigo 2 (Estado de Direito Democrtico)

1. So cidados cabo-verdianos todos aqueles que, por lei ou por conveno internacional, sejam considerados como tal. 2. O Estado poder concluir tratados de dupla nacionalidade. 3. Os Cabo-verdianos podero adquirir a nacionalidade de outro pas sem perder a sua nacionalidade de origem. 4. A lei regula a aquisio, a perda e a reaquisio da nacionalidade, bem como o seu registo e prova.
Artigo 6 (Territrio)

1. O territrio da Repblica de Cabo Verde composto: a) Pelas ilhas de Santo Anto, So Vicente, Santa Luzia, So Nicolau, Sal, Boa Vista, Maio, Santiago, Fogo e Brava, e pelos ilhus e ilhotas que historicamente sempre zeram parte do arquiplago de Cabo Verde; b) Pelas guas interiores, as guas arquipelgicas e o mar territorial denidos na lei, assim como os respectivos leitos e subsolos; c) Pelo espao areo suprajacente aos espaos geogrcos referidos nas alneas anteriores. 2. Na sua zona contgua, na sua zona econmica exclusiva e na plataforma continental, denidas na lei, o Estado de Cabo Verde tem direitos de soberania em matria de conservao, explorao e aproveitamento dos recursos naturais, vivos ou no vivos, e exerce jurisdio nos termos do direito interno e das normas do direito internacional. 3. Nenhuma parte do territrio nacional ou dos direitos de soberania que o Estado sobre ele exerce pode ser alienada pelo Estado.
Artigo 7 (Tarefas do Estado)

1. A Repblica de Cabo Verde organiza-se em Estado de direito democrtico assente nos princpios da soberania popular, no pluralismo de expresso e de organizao poltica democrtica e no respeito pelos direitos e liberdades fundamentais. 2. A Repblica de Cabo Verde reconhece e respeita, na organizao do poder poltico, a natureza unitria do Estado, a forma republicana de governo, a democracia pluralista, a separao e a interdependncia dos poderes, a separao entre as Igrejas e o Estado, a independncia dos Tribunais, a existncia e a autonomia do poder local e a descentralizao democrtica da Administrao Pblica.
Artigo 3 (Soberania e constitucionalidade)

1. A soberania pertence ao povo, que a exerce pelas formas e nos termos previstos na Constituio. 2. O Estado subordina-se Constituio e funda-se na legalidade democrtica, devendo respeitar e fazer respeitar as leis. 3. As leis e os demais actos do Estado, do poder local e dos entes pblicos em geral s sero vlidos se forem conformes com a Constituio.

So tarefas fundamentais do Estado: a) Defender a independncia, garantir a unidade, preservar, valorizar e promover a identidade da nao cabo-verdiana, favorecendo a criao das condies sociais, culturais, econmicas e polticas necessrias; b) Garantir o respeito pelos direitos humanos e assegurar o pleno exerccio dos direitos e liberdades fundamentais a todos os cidados;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


c) Garantir o respeito pela forma republicana do Governo e pelos princpios do Estado de Direito Democrtico; d) Garantir a democracia poltica e a participao democrtica dos cidados na organizao do poder poltico e nos demais aspectos da vida poltica e social nacional; e) Promover o bem estar e a qualidade de vida do povo cabo-verdiano, designadamente dos mais carenciados, e remover progressivamente os obstculos de natureza econmica, social, cultural e poltica que impedem a real igualdade de oportunidades entre os cidados, especialmente os factores de discriminao da mulher na famlia e na sociedade; f) Incentivar a solidariedade social, a organizao autnoma da sociedade civil, o mrito, a iniciativa e a criatividade individual; g) Apoiar a comunidade cabo-verdiana espalhada pelo mundo e promover no seu seio a preservao e o desenvolvimento da cultura cabo-verdiana; h) Fomentar e promover a educao, a investigao cientca e tecnolgica, o conhecimento e a utilizao de novas tecnologias, bem como o desenvolvimento cultural da sociedade caboverdiana; i) Preservar, valorizar e promover a lngua materna e a cultura cabo-verdianas; j) Criar, progressivamente, as condies necessrias para a transformao e modernizao das estruturas econmicas e sociais por forma a tornar efectivos os direitos econmicos, sociais e culturais dos cidados; k) Proteger a paisagem, a natureza, os recursos naturais e o meio ambiente, bem como o patrimnio histrico - cultural e artstico nacional; l) Garantir aos estrangeiros que habitem permanente ou transitoriamente em Cabo Verde, ou que estejam em trnsito pelo territrio nacional, um tratamento compatvel com as normas internacionais relativas aos direitos humanos e o exerccio dos direitos que no estejam constitucional ou legalmente reservados aos cidados cabo-verdianos.
Artigo 8 (Smbolos nacionais)

409

b) Separando os dois rectngulos azuis, existem trs faixas, cada uma com a superfcie igual a um duodcimo da rea da Bandeira; c) As faixas adjacentes aos rectngulos azuis so de cor branca e a que ca entre estas de cor vermelha; d) Sobre os cinco rectngulos, dez estrelas amarelas de cinco pontas, com o vrtice superior na posio dos noventa graus, denem um crculo cujo centro se situa na interseco da mediana do segundo quarto vertical a contar da esquerda com a mediana do segundo quarto horizontal a contar do bordo inferior. A estrela mais prxima deste bordo est inscrita numa circunferncia invisvel cujo centro ca sobre a mediana da faixa azul inferior. 3. O Hino Nacional o Cntico da Liberdade cujas letra e msica se publicam em anexo presente Constituio de que fazem parte integrante. 4. As Armas da Repblica de Cabo Verde reectem uma composio radial que apresenta, do centro para a periferia, os seguintes elementos: a) Um tringulo equiltero de cor azul sobre o qual se inscreve um facho de cor branca; b) Uma circunferncia limitando um espao no qual se inscreve, a partir do ngulo esquerdo e at o direito do tringulo, as palavras REPBLICA DE CABO VERDE; c) Trs segmentos de recta de cor azul paralelos base do tringulo, limitados pela primeira circunferncia; d) Uma segunda circunferncia; e) Um prumo de cor amarela, alinhado com o vrtice do tringulo equiltero, sobreposto s duas circunferncias na sua parte superior; f) Trs elos de cor amarela ocupando a base da composio, seguidos de duas palmas de cor verde e dez estrelas de cinco pontas de cor amarela dispostas simetricamente em dois grupos de cinco.
Artigo 9 (Lnguas ociais)

1. lngua ocial o Portugus. 2. O Estado promove as condies para a ocializao da lngua materna cabo-verdiana, em paridade com a lngua portuguesa. 3. Todos os cidados nacionais tm o dever de conhecer as lnguas ociais e o direito de us-las.
Artigo 10 (Capital da Repblica)

1. A Bandeira, o Hino e as Armas Nacionais so smbolos da Repblica de Cabo Verde e da soberania nacional. 2. A Bandeira Nacional constituda por cinco rectngulos dispostos no sentido do comprimento e sobrepostos. a) Os rectngulos superior e inferior so de cor azul, ocupando o superior uma superfcie igual a metade da bandeira e o inferior um quarto;

1. A Capital da Repblica de Cabo Verde a cidade da Praia, na ilha de Santiago. 2. A Capital da Repblica goza de estatuto administrativo especial, nos termos da lei.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

410

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


verdiana aps a sua publicao ocial e entrada em vigor na ordem jurdica internacional e enquanto vincularem internacionalmente o Estado de Cabo Verde. 3. Os actos jurdicos emanados dos rgos competentes das organizaes supranacionais de que Cabo Verde seja parte vigoram directamente na ordem jurdica interna, desde que tal esteja estabelecido nas respectivas convenes constitutivas. 4. As normas e os princpios do direito internacional geral ou comum e do direito internacional convencional validamente aprovados ou raticados tm prevalncia, aps a sua entrada em vigor na ordem jurdica internacional e interna, sobre todos os actos legislativos e normativos internos de valor infraconstitucional.
Artigo 13 (Adeso e desvinculao de tratados ou acordos internacionais)

TTULO II RELAES INTERNACIONAIS E DIREITO INTERNACIONAL


Artigo 11 (Relaes internacionais)

1. O Estado de Cabo Verde rege-se, nas relaes internacionais, pelos princpios da independncia nacional, do respeito pelo direito internacional e pelos direitos humanos, da igualdade entre os Estados, da no ingerncia nos assuntos internos dos outros Estados, da reciprocidade de vantagens, da cooperao com todos os outros povos e da coexistncia pacca. 2. O Estado de Cabo Verde defende o direito dos povos autodeterminao e independncia, apoia a luta dos povos contra qualquer forma de dominao ou opresso poltica ou militar e participa no combate internacional contra o terrorismo e a criminalidade organizada transnacional. 3. O Estado de Cabo Verde preconiza a abolio de todas as formas de dominao, opresso e agresso, o desarmamento e a soluo pacca dos conitos, bem como a criao de uma ordem internacional justa e capaz de assegurar a paz e a amizade entre os povos. 4. O Estado de Cabo Verde recusa a instalao de bases militares estrangeiras no seu territrio. 5. O Estado de Cabo Verde presta s Organizaes Internacionais nomeadamente Organizao das Naes Unidas e Unio Africana, a colaborao necessria para a resoluo pacca dos conitos e para assegurar a paz e a justia internacionais, bem como o respeito pelos direitos humanos pelas liberdades fundamentais e apoia todos os esforos da comunidade internacional tendentes a garantir o respeito pelos princpios consagrados na Carta das Naes Unidas. 6. O Estado de Cabo Verde mantm laos especiais de amizade e de cooperao com os pases de lngua ocial portuguesa e com os pases de acolhimento de emigrantes cabo-verdianos. 7. O Estado de Cabo Verde empenha-se no reforo da identidade, da unidade e da integrao africanas e no fortalecimento das aces de cooperao a favor do desenvolvimento, da democracia, do progresso e bemestar dos povos, do respeito pelos direitos humanos, da paz e da justia. 8. O Estado de Cabo Verde pode, tendo em vista a realizao de uma justia internacional que promova o respeito pelos direitos da pessoa humana e dos povos, aceitar a jurisdio do Tribunal Penal Internacional, nas condies de complementaridade e demais termos estabelecidos no Estatuto de Roma.
Artigo 12 (Recepo dos tratados e acordos na ordem jurdica interna)

1. A adeso do Estado de Cabo Verde a qualquer tratado ou acordo Internacional deve ser previamente aprovada pelo rgo constitucionalmente competente para o efeito. 2. A cessao de vigncia dos tratados ou acordos internacionais por acordo, denncia ou recesso, renncia ou qualquer outra causa permitida internacionalmente, com excepo da caducidade, seguir o processo previsto para a sua aprovao.
Artigo 14 (Acordos em forma simplicada)

Os Acordos em forma simplicada, que no carecem de raticao, so aprovados pelo Governo mas unicamente versaro matrias compreendidas na competncia administrativa deste rgo. PARTE II DIREITOS E DEVERES FUNDAMENTAIS TTULO I PRINCPIOS GERAIS
Artigo 15 (Reconhecimento da inviolabilidade dos direitos, liberdades e garantias)

1. O Estado reconhece como inviolveis os direitos e liberdades consignados na Constituio e garante a sua proteco. 2. Todas as autoridades pblicas tm o dever de respeitar e de garantir o livre exerccio dos direitos e das liberdades e o cumprimento dos deveres constitucionais ou legais.
Artigo 16 (Responsabilidade das entidades pblicas)

1. O direito internacional geral ou comum faz parte integrante da ordem jurdica cabo-verdiana. 2. Os tratados e acordos internacionais, validamente aprovados ou raticados, vigoram na ordem jurdica cabo-

1. O Estado e as demais entidades pblicas so civilmente responsveis por aces ou omisses dos seus agentes praticadas no exerccio de funes pblicas ou por causa delas, e que, por qualquer forma, violem os direitos, liberdades e garantias com prejuzo para o titular destes ou de terceiros.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


2. Os agentes do Estado e das demais entidades pblicas so, nos termos da lei, criminal e disciplinarmente responsveis por aces ou omisses de que resulte violao dos direitos, liberdades e garantias.
Artigo 17 (mbito e sentido dos direitos, liberdades e garantias) Artigo 21 (Provedor de Justia)

411

1. As leis ou convenes internacionais podero consagrar direitos, liberdades e garantias no previstos na Constituio. 2. A extenso e o contedo essencial das normas constitucionais relativas aos direitos, liberdades e garantias no podem ser restringidos pela via da interpretao. 3. As normas constitucionais e legais relativas aos direitos fundamentais devem ser interpretadas e integradas de harmonia com a Declarao Universal dos Direitos do Homem. 4. S nos casos expressamente previstos na Constituio poder a lei restringir os direitos, liberdades e garantias. 5. As leis restritivas dos direitos, liberdades e garantias sero obrigatoriamente de carcter geral e abstracto, no tero efeitos retroactivos, no podero diminuir a extenso e o contedo essencial das normas constitucionais e devero limitar-se ao necessrio para a salvaguarda de outros direitos constitucionalmente protegidos.
Artigo 18 (Fora jurdica)

1. Todos podem apresentar queixas, por aces ou omisses dos poderes pblicos, ao Provedor de Justia que as apreciar sem poder decisrio, dirigindo aos rgos competentes as recomendaes necessrias para prevenir e reparar ilegalidades ou injustias. 2. A actividade do Provedor de Justia independente dos meios graciosos e contenciosos previstos na Constituio e nas leis. 3. O Provedor de Justia um rgo independente, eleito pela Assembleia Nacional, pelo tempo que a lei determinar. 4. O Provedor de Justia tem direito cooperao de todos os cidados e de todos os rgos e agentes do Estado e demais pessoas colectivas pblicas ou privadas, bem como o direito de tornar pblicas as suas recomendaes pela comunicao social. 5. A lei regula a competncia do Provedor de Justia e a organizao do respectivo servio.
Artigo 22 (Acesso justia)

1. A todos garantido o direito de acesso justia e de obter, em prazo razovel e mediante processo equitativo, a tutela dos seus direitos ou interesses legalmente protegidos. 2. A todos conferido, pessoalmente ou atravs de associaes de defesa dos interesses em causa, o direito de promover a preveno, a cessao ou a perseguio judicial das infraces contra a sade, o ambiente, a qualidade de vida e o patrimnio cultural. 3. Todos tm direito de defesa, bem como informao jurdica, ao patrocnio judicirio e a fazer-se acompanhar por advogado perante qualquer autoridade, nos termos da lei. 4. A justia no pode ser denegada por insucincia de meios econmicos ou indevida dilao da deciso. 5. A lei dene e assegura a adequada proteco do segredo de justia. 6. Para defesa dos direitos, liberdades e garantias individuais, a lei estabelece procedimentos judiciais cleres e prioritrios que assegurem a tutela efectiva e em tempo til contra ameaas ou violaes desses mesmos direitos, liberdades e garantias.
Artigo 23 (Princpio da universalidade)

As normas constitucionais relativas aos direitos, liberdades e garantias vinculam todas as entidades pblicas e privadas e so directamente aplicveis.
Artigo 19 (Direito de resistncia)

reconhecido a todos os cidados o direito de no obedecer a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias e de repelir pela fora qualquer agresso ilcita, quando no seja possvel recorrer autoridade pblica.
Artigo 20 (Tutela dos direitos, liberdades e garantias)

1. A todos os indivduos reconhecido o direito de requerer ao Tribunal Constitucional, atravs de recurso de amparo, a tutela dos seus direitos, liberdades e garantias fundamentais, constitucionalmente reconhecidos, nos termos da lei e com observncia do disposto nas alneas seguintes: a) O recurso de amparo s pode ser interposto contra actos ou omisses dos poderes pblicos lesivos dos direitos, liberdades e garantias fundamentais, depois de esgotadas todas as vias de recurso ordinrio; b) O recurso de amparo pode ser requerido em simples petio, tem carcter urgente e o seu processamento deve ser baseado no princpio da sumariedade. 2. A todos reconhecido o direito de exigir, nos termos da lei, indemnizao pelos prejuzos causados pela violao dos seus direitos, liberdades e garantias.

1. Todos os cidados gozam dos direitos, das liberdades e das garantias e esto sujeitos aos deveres estabelecidos na Constituio. 2. Os cidados cabo-verdianos que residam ou se encontrem no estrangeiro gozam dos direitos, liberdades e garantias e esto sujeitos aos deveres constitucionalmente consagrados que no sejam incompatveis com a sua ausncia do territrio nacional.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

412

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 29 (Direito liberdade)

3. A lei poder estabelecer restries ao exerccio de direitos polticos e ao acesso a certas funes ou cargos pblicos por parte de cidados cabo-verdianos que o no sejam de origem.
Artigo 24 (Princpio da igualdade)

1. inviolvel o direito liberdade. 2. So garantidas as liberdades pessoal, de pensamento, de expresso e de informao, de associao, de religio, de culto, de criao intelectual, artstica e cultural, de manifestao e as demais consagradas na Constituio, no direito internacional geral ou convencional, recebido na ordem jurdica interna, e nas leis. 3. Ningum pode ser obrigado a declarar a sua ideologia, religio ou culto, liao poltica ou sindical.
Artigo 30 (Direito liberdade e segurana pessoal)

Todos os cidados tm igual dignidade social e so iguais perante a lei, ningum podendo ser privilegiado, beneciado ou prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razo de raa, sexo, ascendncia, lngua, origem, religio, condies sociais e econmicas ou convices polticas ou ideolgicas.
Artigo 25 (Estrangeiros e aptridas)

1. Com excepo dos direitos polticos e dos direitos e deveres reservados constitucional ou legalmente aos cidados nacionais, os estrangeiros e aptridas que residam ou se encontrem no territrio nacional gozam dos mesmos direitos, liberdades e garantias e esto sujeitos aos mesmos deveres que os cidados cabo-verdianos. 2. Os estrangeiros e aptridas podem exercer funes pblicas de carcter predominantemente tcnico, nos termos da lei. 3. Podero ser atribudos aos cidados dos pases de lngua ocial portuguesa direitos no conferidos aos estrangeiros e aptridas, excepto o acesso titularidade dos rgos de soberania, o servio nas Foras Armadas e a carreira diplomtica. 4. Aos estrangeiros e aptridas residentes no territrio nacional poder ser atribuda, por lei, capacidade eleitoral activa e passiva para eleies dos titulares dos rgos das autarquias locais.
Artigo 26 (Regime dos direitos, liberdades e garantias)

1. Todos tm direito liberdade e segurana pessoal. 2. Ningum pode ser total ou parcialmente privado da liberdade, a no ser em consequncia de sentena judicial condenatria pela prtica de actos punveis por lei com pena de priso ou de aplicao judicial de medida de segurana prevista na lei. 3. Exceptua-se do princpio estabelecido no nmero anterior, a privao de liberdade, pelo tempo e nas condies determinadas na lei, num dos casos seguintes: a) Deteno em agrante delito; b) Deteno ou priso preventiva por fortes indcios da prtica de crime doloso a que corresponda pena de priso, cujo limite mximo seja superior a trs anos, quando outras medidas cautelares processuais se mostrem insucientes ou inadequadas; c) Deteno por incumprimento das condies impostas ao arguido em regime de liberdade provisria; d) Deteno para assegurar a obedincia a deciso judicial ou a comparncia perante autoridade judiciria competente para a prtica ou cumprimento de acto ou deciso judicial; e) Sujeio de menor a medidas tutelares socioeducativas decretadas por deciso judicial; f) Priso, deteno ou outra medida coactiva sujeita a controlo judicial, de pessoa que tenha penetrado ou permanea irregularmente no territrio nacional ou contra quem esteja em curso processo de extradio ou de expulso; g) Priso disciplinar imposta a militares, com garantia de recurso para o tribunal competente, nos termos da lei, depois de esgotadas as vias hierrquicas; Deteno de suspeitos, para efeitos de identicao, nos casos e pelo tempo mnimo estritamente necessrios, xados na lei;

Os princpios enunciados neste ttulo so aplicveis aos direitos, liberdades e garantias individuais e direitos fundamentais de natureza anloga estabelecidos na Constituio ou consagrados por lei ou conveno internacional.
Artigo 27 (Suspenso dos direitos, liberdades e garantias)

Os direitos, liberdades e garantias s podero ser suspensos em caso de declarao do estado de stio ou de emergncia, nos termos previstos na Constituio. TTULO II DIREITOS, LIBERDADES E GARANTIAS CAPTULO I Dos direitos, liberdades e garantias individuais
Artigo 28 (Direito vida e integridade fsica e moral)

h)

1. A vida humana e a integridade fsica e moral das pessoas so inviolveis. 2. Ningum pode ser submetido a tortura, penas ou tratamentos cruis, degradantes ou desumanos, e em caso algum haver pena de morte.

i) Internamento de portador de anomalia psquica em estabelecimento adequado, quando pelo seu comportamento se mostrar perigoso e for decretado ou conrmado por autoridade judicial competente.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


4. Toda pessoa detida ou presa deve ser imediatamente informada, de forma clara e compreensvel, das razes da sua deteno ou priso e dos seus direitos constitucionais e legais, e autorizada a contactar advogado, directamente ou por intermdio da sua famlia ou de pessoa da sua conana. 5. A pessoa detida ou presa tem o direito identicao dos responsveis pela sua deteno ou priso e pelo seu interrogatrio. 6. A deteno ou priso de qualquer pessoa e o local preciso onde se encontra so comunicados imediatamente famlia do detido ou preso ou a pessoa por ele indicada, com a descrio sumria das razes que a motivaram.
Artigo 31 (Priso preventiva)

413

5. Ningum pode ser julgado mais de uma vez pela prtica do mesmo crime, nem ser punido com pena que no esteja expressamente prevista na lei ou com pena mais grave do que a estabelecida na lei no momento da prtica da conduta delituosa. 6. As medidas de segurana privativas da liberdade fundadas em grave anomalia psquica de que resulte perigosidade, podem ser sucessivamente prorrogadas por deciso judicial, enquanto se mantiver esse estado e desde que no seja medicamente possvel ou aconselhvel a adopo de outras medidas no restritivas da liberdade. 7. O disposto no nmero 2 no impede a punio, nos limites da lei interna, por aco ou omisso que, no momento da sua prtica, seja considerada criminosa segundo os princpios e normas do direito internacional geral ou comum.
Artigo 33 (Proibio da priso perptua ou de durao ilimitada)

1. Qualquer pessoa detida deve ser apresentada, no prazo mximo de quarenta e oito horas, ao juiz competente, o qual obrigado a: a) Explicar-lhe claramente os factos que motivaram a sua deteno ou priso; b) Inform-la de forma clara e compreensvel dos seus direitos e deveres, enquanto detida ou presa; c) Interrog-la e ouvi-la sobre os factos alegados para justicar a sua deteno ou priso, na presena de defensor por ela livremente escolhido, dando-lhe oportunidade de se defender; d) Proferir deciso fundamentada, validando ou no a deteno ou priso. 2. A deteno ou priso preventiva no se mantm sempre que se mostre adequada ou suciente aos ns da lei a sua substituio por medida cautelar processual mais favorvel estabelecida na lei. 3. A deciso judicial que ordene ou mantenha a priso preventiva, bem como o local onde esta vai ser cumprida, devem ser imediatamente comunicados a pessoa de famlia do detido ou preso, ou a pessoa de conana, por ele indicada. 4. A priso preventiva est sujeita aos prazos estabelecidos na lei, no podendo, em caso algum, ser superior a trinta e seis meses, contados a partir da data da deteno ou captura, nos termos da lei.
Artigo 32 (Aplicao da lei penal)

Em caso algum haver pena privativa da liberdade ou medida de segurana com carcter perptuo ou de durao ilimitada ou indenida.
Artigo 34 (Efeitos das penas e medidas de segurana)

Nenhuma pena ou medida de segurana tem, como efeito necessrio, a perda dos direitos civis, polticos ou prossionais, nem priva o condenado dos seus direitos fundamentais, salvas as limitaes inerentes ao sentido da condenao e s exigncias especcas da respectiva execuo.
Artigo 35 (Princpios do processo penal)

1. Todo o arguido presume-se inocente at ao trnsito em julgado de sentena condenatria, devendo ser julgado no mais curto prazo compatvel com as garantias de defesa. 2. A pessoa detida ou constituda arguida no pode ser obrigada a prestar declaraes sobre os factos que lhe sejam imputados. 3. O arguido tem o direito de escolher livremente o seu defensor para o assistir em todos os actos do processo. 4. O defensor deve ser advogado, podendo, o arguido, na falta daquele, ser assistido por qualquer outra pessoa da sua livre escolha, salvo nos casos em que, por lei, o patrocnio deva ser exercido por advogado. 5. Aos arguidos que por razes de ordem econmica no possam constituir advogado ser assegurada, atravs de institutos prprios, adequada assistncia judiciria. 6. O processo penal tem estrutura basicamente acusatria, cando os actos instrutrios que a lei determinar, a acusao, a audincia de julgamento e o recurso submetidos ao princpio do contraditrio. 7. Os direitos de audincia e de defesa em processo criminal ou em qualquer processo sancionatrio, incluindo

1. A responsabilidade penal intransmissvel. 2. proibida a aplicao retroactiva da lei penal, excepto se a lei posterior for de contedo mais favorvel ao arguido. 3. proibida a aplicao de medidas de segurana cujos pressupostos no estejam xados em lei anterior. 4. No podem ser aplicadas penas ou medidas de segurana que no estejam expressamente cominadas em lei anterior.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

414

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


3. No ainda admitida a extradio de cidados caboverdianos do territrio nacional, salvo quando se veriquem, cumulativamente, as seguintes circunstncias: a) O Estado requerente admita a extradio de seus nacionais para o Estado de Cabo Verde e consagre garantias de um processo justo e equitativo; b) Nos casos de terrorismo e de criminalidade internacional organizada; c) Tenha o extraditando adquirido ou readquirido a nacionalidade cabo-verdiana aps o cometimento do facto tipicado na lei penal como crime, que tenha dado causa ao pedido de extradio. 4. Caso a extradio seja recusada, o extraditando responde perante os tribunais cabo-verdianos pelos crimes cometidos no estrangeiro, podendo ser convalidados os actos praticados no processo transmitido, como se tivessem sido praticados pelas ou perante autoridades cabo-verdianas, desde que tenham sido asseguradas garantias de defesa similares s previstas na ordem jurdica cabo-verdiana. 5. O disposto neste artigo no impede o exerccio da jurisdio do Tribunal Penal Internacional, nas condies de complementaridade e demais termos estabelecidos no Estatuto de Roma. 6. A extradio s pode ser decretada por deciso judicial, nos termos da lei.
Artigo 39 (Direito de asilo)

o direito de acesso s provas da acusao, as garantias contra actos ou omisses processuais que afectem os seus direitos, liberdades e garantias, bem como o direito de recurso, so inviolveis e sero assegurados a todo o arguido. 8. So nulas todas as provas obtidas por meio de tortura, coaco, ofensa integridade fsica ou moral, abusiva intromisso na correspondncia, nas telecomunicaes, no domiclio ou na vida privada ou por outros meios ilcitos. 9. As audincias em processo criminal so pblicas, salvo quando a defesa da intimidade pessoal, familiar ou social determinar a excluso ou a restrio da publicidade. 10. Nenhuma causa pode ser subtrada ao tribunal cuja competncia esteja xada em lei anterior.
Artigo 36 (Habeas corpus)

1. Qualquer pessoa detida ou presa ilegalmente pode requerer habeas corpus ao tribunal competente. 2. Qualquer cidado no gozo dos seus direitos polticos pode requerer habeas corpus a favor de pessoa detida ou presa ilegalmente. 3. O tribunal deve decidir sobre o pedido de habeas corpus no prazo mximo de cinco dias. 4. A lei regula o processo de habeas corpus, conferindolhe celeridade e mxima prioridade.
Artigo 37 (Expulso)

1. Nenhum cidado cabo-verdiano pode ser expulso do pas. 2. O estrangeiro ou o aptrida que haja sido autorizado a residir no pas ou haja solicitado asilo, s pode ser expulso por deciso judicial, nos termos da lei.
Artigo 38 (Extradio)

1. Os estrangeiros ou aptridas perseguidos por motivos polticos ou seriamente ameaados de perseguio em virtude da sua actividade em prol da libertao nacional, da democracia, ou do respeito pelos direitos do homem, tm direito de asilo no territrio nacional. 2. A lei dene o estatuto do refugiado poltico.
Artigo 40 (Direito nacionalidade)

1. Em caso algum admitida a extradio quando requerida: a) Por motivos polticos, tnicos ou religiosos ou por delito de opinio; b) Por crime a que corresponda no Estado requerente pena de morte; c) Sempre que, fundadamente, se admita que o extraditando possa vir a ser sujeito a tortura, tratamento desumano, degradante ou cruel. 2. Tambm no admitida a extradio de cidados cabo-verdianos por crimes a que corresponda, segundo o direito do Estado requerente, pena ou medida de segurana privativa ou restritiva da liberdade com carcter perptuo ou de durao indenida, salvo quando o mesmo Estado oferea garantias de que tal pena ou medida de segurana no sero executadas.

Nenhum cabo-verdiano de origem poder ser privado da nacionalidade ou das prerrogativas da cidadania.
Artigo 41 (Direito identidade, personalidade, ao bom nome, imagem e intimidade)

1. A todos so garantidos os direitos identidade pessoal, ao desenvolvimento da personalidade e capacidade civil, a qual s pode ser limitada por deciso judicial e nos casos e termos estabelecidos na lei. 2. Todo o cidado tem direito ao bom nome, honra e reputao, imagem e reserva da intimidade da sua vida pessoal e familiar.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 42 (Direito de escolha de prosso e de acesso Funo Pblica) Artigo 45 (Utilizao de meios informticos e proteco de dados pessoais)

415

1. Todo o cidado tem o direito de escolher livremente o seu ofcio, trabalho ou prosso ou fazer a sua formao prossional, salvas as restries legais impostas pelo interesse pblico ou inerentes sua prpria capacidade ou qualicao prossional. 2. Todos os cidados tm direito de acesso funo pblica, em condies de igualdade, nos termos estabelecidos na lei. 3. Ningum pode ser obrigado a um trabalho determinado, salvo para cumprimento de um servio pblico geral e igual para todos ou em virtude de deciso judicial, nos termos da lei.
Artigo 43 (Inviolabilidade do domiclio)

1. Todos os cidados tm o direito de acesso aos dados informatizados que lhes digam respeito, podendo exigir a sua recticao e actualizao, bem como o direito de conhecer a nalidade a que se destinam, nos termos da lei. 2. proibida a utilizao dos meios informticos para registo e tratamento de dados individualmente identicveis relativos s convices polticas, loscas ou ideolgicas, f religiosa, liao partidria ou sindical ou vida privada salvo: a) Mediante consentimento expresso do titular; b) Mediante autorizao prevista por lei, com garantias de no discriminao; c) Quando se destinem a processamento de dados estatsticos no individualmente identicveis. 3. A lei regula a proteco de dados pessoais constantes dos registos informticos, as condies de acesso aos bancos de dados, de constituio e de utilizao por autoridades pblicas e entidades privadas de tais bancos ou de suportes informticos dos mesmos. 4. No permitido o acesso a arquivos, cheiros, registos informticos ou bases de dados para conhecimento de dados pessoais relativos a terceiros, nem a transferncia de dados pessoais de um para outro cheiro informtico pertencente a distintos servios ou instituies, salvo nos casos estabelecidos na lei ou por deciso judicial. 5. Em nenhum caso pode ser atribudo um nmero nacional nico aos cidados. 6. A todos garantido acesso s redes informticas de uso pblico, denindo a lei o regime aplicvel aos uxos de dados transfronteiras e as formas de proteco de dados pessoais e de outros cuja salvaguarda se justique por razes de interesse nacional, bem como o regime de limitao do acesso, para defesa dos valores jurdicos tutelados pelo disposto no nmero 4 do artigo 48. 7. Os dados pessoais constantes de cheiros manuais gozam de proteco idntica prevista nos nmeros anteriores, nos termos da lei.
Artigo 46 (Habeas data)

1. O domiclio inviolvel. 2. Ningum pode entrar no domiclio de qualquer pessoa ou nele fazer busca, revista, ou apreenso contra a sua vontade, salvo quando munido de mandado judicial emitido nos termos da lei ou, ainda, em caso de agrante delito, de desastre ou para prestar socorro. 3. A lei tipica os casos em que pode ser ordenada por autoridade judicial competente a entrada, busca e apreenso de bens, documentos ou outros objectos em domiclio. 4. No permitida a entrada no domiclio de uma pessoa durante a noite, salvo: a) Com o seu consentimento; b) Para prestar socorro ou em casos de desastre ou outros que congurem estado de necessidade nos termos da lei; c) Em agrante delito, ou com mandado judicial que expressamente a autorize, em casos de criminalidade especialmente violenta ou organizada, designadamente, de terrorismo, trco de pessoas, de armas e de estupefacientes. 5. O despacho judicial que ordenar as buscas domicilirias nocturnas dever explicitar com clareza os factos e as circunstncias que especialmente as motivam. 6. As buscas domicilirias nocturnas determinadas nos termos da alnea c) do nmero 4 devero ser presididas por um magistrado do Ministrio Pblico, salvo quando a lei processual penal imponha a presena de magistrado judicial.
Artigo 44 (Inviolabilidade de correspondncia e de telecomunicaes)

1. A todo o cidado concedido habeas data para assegurar o conhecimento de informaes constantes de cheiros, arquivos ou registo informtico que lhe digam respeito, bem como para ser informado do m a que se destinam e para exigir a recticao ou actualizao dos dados. 2. A lei regula o processo de habeas data.
Artigo 47 (Casamento e liao)

garantido o segredo da correspondncia e das telecomunicaes, salvo nos casos em que por deciso judicial proferida nos termos da lei do processo criminal for permitida a ingerncia das autoridades pblicas na correspondncia ou nas telecomunicaes.

1. Todos tm direito de contrair casamento, sob forma civil ou religiosa.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

416

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


religiosa da sua escolha, participar em actos de culto e livremente exprimir a sua f e divulgar a sua doutrina ou convico, contanto que no lese os direitos dos outros e o bem comum. 2. Ningum pode ser discriminado, perseguido, prejudicado, privado de direitos, beneciado ou isento de deveres por causa da sua f, convices ou prtica religiosas. 3. As igrejas e outras comunidades religiosas esto separadas do Estado e so independentes e livres na sua organizao e exerccio das suas actividades prprias, sendo consideradas parceiras na promoo do desenvolvimento social e espiritual do povo cabo-verdiano. 4. garantida a liberdade de ensino religioso. 5. garantida a liberdade de assistncia religiosa nos estabelecimentos hospitalares, assistenciais, prisionais, bem como no seio das foras armadas, nos termos da lei. 6. reconhecido s igrejas o direito utilizao de meios de comunicao social para a realizao das suas actividades e ns, nos termos da lei. 7. assegurada proteco aos locais de culto, bem como aos smbolos, distintivos e ritos religiosos, sendo proibida a sua imitao ou ridicularizao. 8. garantido o direito objeco de conscincia, nos termos da lei.
Artigo 50 (Liberdade de aprender, de educar e de ensinar)

2. A lei regula os requisitos e os efeitos civis do casamento e da sua dissoluo, independentemente da forma de celebrao. 3. Os cnjuges tm iguais direitos e deveres civis e polticos. 4. Os lhos s podem ser separados dos pais, por deciso judicial e sempre nos casos previstos na lei, se estes no cumprirem os seus deveres fundamentais para com eles. 5. No permitida a discriminao dos lhos nascidos fora do casamento, nem a utilizao de qualquer designao discriminatria relativa liao. 6. permitida a adopo, devendo a lei regular as suas formas e condies.
Artigo 48 (Liberdades de expresso e de informao)

1. Todos tm a liberdade de exprimir e de divulgar as suas ideias pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, ningum podendo ser inquietado pelas suas opinies polticas, loscas, religiosas ou outras. 2. Todos tm a liberdade de informar e de serem informados, procurando, recebendo e divulgando informaes e ideias, sob qualquer forma, sem limitaes, discriminaes ou impedimentos. 3. proibida a limitao do exerccio dessas liberdades por qualquer tipo ou forma de censura. 4. As liberdades de expresso e de informao tm como limites o direito honra e considerao das pessoas, o direito ao bom-nome, imagem e intimidade da vida pessoal e familiar. 5. As liberdades de expresso e de informao so ainda limitadas: a) Pelo dever da proteco da infncia e da juventude; b) Pela proibio da apologia da violncia, da pedolia, do racismo, da xenofobia e de qualquer forma de discriminao, nomeadamente da mulher; c) Pela interdio da difuso de apelos prtica dos actos referidos na alnea anterior. 6. As infraces cometidas no exerccio da liberdade de expresso e informao faro o infractor incorrer em responsabilidade civil, disciplinar e criminal, nos termos da lei. 7. assegurado a todas as pessoas singulares ou colectivas, em condies de igualdade e eccia, o direito de resposta e de recticao, bem como o direito de indemnizao pelos danos sofridos em virtude de infraces cometidas no exerccio da liberdade de expresso e informao.
Artigo 49 (Liberdade de conscincia, de religio e de culto)

1. Todos tm a liberdade de aprender, de educar e de ensinar. 2. A liberdade de aprender, de educar e de ensinar compreende: a) O direito de frequentar estabelecimentos de ensino e de educao e de neles ensinar sem qualquer discriminao, nos termos da lei; b) O direito de escolher o ramo de ensino e a formao; c) A proibio de o Estado programar a educao e o ensino segundo quaisquer directrizes loscas, estticas, polticas, ideolgicas ou religiosas; d) A proibio de ensino pblico confessional; e) O reconhecimento s comunidades, s organizaes da sociedade civil e demais entidades privadas e aos cidados, da liberdade de criar escolas e estabelecimentos de educao e de estabelecer outras formas de ensino ou educao privadas, em todos os nveis, nos termos da lei.
Artigo 51 (Liberdade de deslocao e de emigrao)

1. Todo o cidado tem o direito de sair e de entrar livremente no territrio nacional, bem como o de emigrar. 2. S por deciso judicial podem ser impostas restries aos direitos acima enunciados, sempre com carcter temporrio.

1. inviolvel a liberdade de conscincia, de religio e de culto, todos tendo o direito de, individual ou colectivamente, professar ou no uma religio, ter uma convico

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 52 (Liberdade de associao)

417

1. livre, no carecendo de qualquer autorizao administrativa, a constituio de associaes. 2. As associaes prosseguem os seus ns livremente e sem interferncia das autoridades. 3. A dissoluo das associaes ou a suspenso das suas actividades s podem ser determinadas por deciso judicial e nos termos da lei. 4. So proibidas as associaes armadas ou de tipo militar ou paramilitar, e as que se destinam a promover a violncia, o racismo, a xenofobia ou a ditadura ou que prossigam ns contrrios lei penal. 5. Ningum pode ser obrigado a associar-se ou a permanecer associado.
Artigo 53 (Liberdade de reunio e de manifestao)

2. Ningum pode ser prejudicado na sua colocao, carreira, emprego ou actividade pblica ou privada, nem nos benefcios sociais a que tenha direito, por desempenhar cargos pblicos ou exercer os seus direitos polticos. 3. A lei garante a iseno e a independncia do exerccio dos cargos pblicos s podendo, no acesso aos cargos electivos, estabelecer as inelegibilidades necessrias para garantir a liberdade de escolha dos eleitores e a iseno e independncia do seu exerccio.
Artigo 57 (Participao na organizao do poder poltico - partidos polticos)

1. Todos os cidados tm o direito de constituir partidos polticos e de neles participar, concorrendo democraticamente para a formao da vontade popular e a organizao do poder poltico, nos termos da Constituio e da lei. 2. livre, no carecendo de autorizao, a criao de partidos polticos, bem como a sua fuso e coligao, nos termos da Constituio e da lei. 3. Os partidos polticos no podem adoptar denominaes que, directa ou indirectamente, se identiquem com qualquer parcela do territrio nacional ou com igreja, religio ou consso religiosa ou que possam evocar nome de pessoa ou de instituio. 4. Os partidos polticos no podem, ainda, adoptar emblemas, smbolos e siglas que sejam iguais ou confundveis com os smbolos nacionais ou municipais. 5. proibida a constituio de partidos que: a) Tenham mbito regional ou local ou se proponham objectivos programticos do mesmo mbito; b) Se proponham utilizar meios subversivos ou violentos na prossecuo dos seus ns; c) Tenham fora armada ou natureza para-militar. 6. Os partidos polticos devem respeitar a independncia, a unidade nacional, a integridade territorial do pas, o regime democrtico, o pluri-partidarismo, os direitos, as liberdades e as garantias fundamentais da pessoa humana. 7. Os partidos polticos regem-se por princpios de organizao e expresso democrticas, devendo a aprovao dos respectivos programas e estatutos e a eleio peridica dos titulares dos rgos nacionais de direco serem feitas directamente pelos seus liados ou por uma assembleia representativa deles. 8. Os partidos polticos s podem ser compulsivamente extintos por deciso judicial fundamentada em violao grave do disposto na Constituio ou na lei. 9. A lei regula a constituio, a organizao, a fuso, a coligao e a extino dos partidos polticos e dene, designadamente, o regime do seu nanciamento e prestao de contas, bem como os benefcios e facilidades a conceder-lhes pelo Estado e demais poderes pblicos.

1. Os cidados tm o direito de se reunir, pacicamente e sem armas, mesmo em lugares abertos ao pblico, sem necessidade de qualquer autorizao. 2. A todos os cidados reconhecido o direito de manifestao. 3. A reunio, quando ocorra em lugares abertos ao pblico, e a manifestao devem ser comunicadas previamente s autoridades competentes, nos termos da lei.
Artigo 54 (Liberdade de criao intelectual, artstica e cultural)

1. livre a criao intelectual, cultural e cientca, bem como a divulgao de obras literrias, artsticas e cientcas. 2. A lei garante a proteco dos direitos de autor. CAPTULO II Direitos, liberdades e garantias de participao poltica e de exerccio de cidadania
Artigo 55 (Participao na vida pblica)

1. Todos os cidados tm o direito de participar na vida poltica directamente e atravs de representantes livremente eleitos. 2. So eleitores os cidados maiores, nos termos da lei. 3. O direito de voto no pode ser limitado seno em virtude das incapacidades estabelecidas na lei. 4. O Estado incentiva a participao equilibrada de cidados de ambos os sexos na vida poltica.
Artigo 56 (Participao na direco dos assuntos pblicos)

1. Todos os cidados tm o direito de aceder, em condies de igualdade e liberdade, s funes pblicas e aos cargos electivos, nos termos estabelecidos por lei.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

418

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


6. A criao ou fundao de jornais e outras publicaes no carece de autorizao administrativa, nem pode ser condicionada a prvia prestao de cauo ou de qualquer outra garantia. 7. A criao ou fundao de estaes de radiodifuso ou de televiso depende de licena a conferir mediante concurso pblico, nos termos da lei. 8. Aos jornalistas garantido, nos termos da lei, o acesso s fontes de informao e assegurada a proteco da independncia e sigilo prossionais, no podendo nenhum jornalista ser obrigado a revelar as suas fontes de informao. 9. O Estado assegura a existncia e o funcionamento de um servio pblico de radiodifuso e de televiso. 10. obrigatria a divulgao da titularidade e dos meios de nanciamento dos rgos de comunicao social, nos termos da lei. 11. A apreenso de jornais ou de outras publicaes s permitida nos casos de infraco lei de imprensa ou quando neles no se indique os responsveis pela publicao. 12. Cabe a uma autoridade administrativa independente assegurar a regulao da comunicao social e garantir, designadamente: a) O direito informao e liberdade de imprensa; b) A independncia dos meios de comunicao social perante o poder poltico e o poder econmico; c) O pluralismo de expresso e o confronto de correntes de opinio; d) O respeito pelos direitos, liberdades e garantias fundamentais; e) O estatuto dos jornalistas; f) O exerccio dos direitos de antena, de resposta e de rplica polticas. 13. Os membros da autoridade administrativa independente so eleitos pela Assembleia Nacional. 14. A lei regula a organizao, a composio, a competncia e o funcionamento da autoridade administrativa independente da comunicao social. CAPTULO III Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores
Artigo 61 (Direito ao trabalho)

Artigo 58 (Direito de antena, de resposta e de rplica polticas)

1. Os partidos polticos tm direito a tempo de antena no servio pblico de rdio e de televiso, de acordo com a sua representatividade e segundo critrios objectivos denidos por lei . 2. Os partidos polticos representados na Assembleia Nacional e que no faam parte do Governo tm, nos termos da lei, direito de resposta ou de rplica poltica s declaraes polticas do Governo, de durao e relevo, para o conjunto de partidos, iguais aos dos tempos de antena e das declaraes do Governo. 3. O direito de antena pode tambm ser concedido, por lei, a parceiros sociais e s consses religiosas, legalmente reconhecidos. 4. Nos perodos eleitorais os concorrentes tm, nos termos da lei, direito a tempos de antena regulares e equitativos em todas as estaes de radiodifuso e televiso, qualquer que seja o mbito destas ou a sua titularidade. 5. A lei regula os direitos de antena, de resposta e de rplica polticas estabelecidos neste artigo.
Artigo 59 (Direito de petio e de aco popular)

1. Todos os cidados, individual ou colectivamente, tm o direito de apresentar, por escrito, aos rgos de soberania ou do poder local e a quaisquer autoridades, peties, queixas, reclamaes ou representaes para defesa dos seus direitos, da Constituio, das leis ou do interesse geral e bem assim o direito de serem informados em prazo razovel sobre os resultados da respectiva apreciao. 2. As peties apresentadas Assembleia Nacional so submetidas ao Plenrio nas condies previstas na lei. 3. garantido, nos termos da lei, o direito de aco popular, designadamente para defesa do cumprimento do estatuto dos titulares de cargos pblicos e para defesa do patrimnio do Estado e de demais entidades pblicas.
Artigo 60 (Liberdade de imprensa)

1. garantida a liberdade de imprensa. 2. liberdade de imprensa aplicvel o disposto no artigo 48. 3. assegurada a liberdade e a independncia dos meios de comunicao social relativamente ao poder poltico e econmico e a sua no sujeio a censura de qualquer espcie. 4. Nos meios de comunicao social do sector pblico assegurada a expresso e o confronto de ideias das diversas correntes de opinio. 5. O Estado garante a iseno dos meios de comunicao do sector pblico, bem como a independncia dos seus jornalistas perante o Governo, a Administrao e os demais poderes pblicos.

1. Todos os cidados tm direito ao trabalho, incumbindo aos poderes pblicos promover as condies para o seu exerccio efectivo. 2. O dever de trabalhar inseparvel do direito ao trabalho.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 62 (Direito retribuio)

419

garantir a sua independncia e autonomia relativamente ao Estado, patronato, partidos e associaes polticas, Igreja ou consses religiosas. 7. A lei assegurar a adequada proteco aos representantes eleitos dos trabalhadores contra quaisquer limitaes ao exerccio das suas funes, perseguies ou ameaas no local onde trabalham.
Artigo 65 (Liberdade de inscrio em sindicatos)

1. Os trabalhadores tm direito a justa retribuio segundo a quantidade, natureza e qualidade do trabalho prestado. 2. Por igual trabalho, o homem e a mulher percebem igual retribuio. 3. O Estado cria as condies para o estabelecimento de um salrio mnimo nacional.
Artigo 63 (Outros direitos)

1. Os trabalhadores tm, ainda, direito a: a) Condies de dignidade, higiene, sade e segurana no trabalho; b) Um limite mximo da jornada de trabalho; c) Descanso semanal; d) Segurana social; e) Repouso e lazer. 2. proibido e nulo o despedimento por motivos polticos ou ideolgicos. 3. O despedimento sem justa causa ilegal, constituindo-se a entidade empregadora no dever de justa indemnizao ao trabalhador despedido, nos termos da lei. 4. A lei estabelece especial proteco ao trabalho de menores, de portadores de decincia e de mulheres durante a gravidez e ps-parto. 5. A lei garante mulher condies de trabalho que facilitem o exerccio da sua funo maternal e familiar.
Artigo 64 (Liberdade de associao prossional e sindical)

Ningum obrigado a inscrever-se em sindicato ou em associao prossional, a permanecer sindicalizado ou associado prossionalmente, nem a pagar quotizaes para sindicato ou associao prossional em que no se encontre inscrito.
Artigo 66 (Direitos dos sindicatos e associaes prossionais)

1. Para defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, reconhecido aos sindicatos o direito de, nos termos da lei, participar: a) Nos organismos de concertao social; b) Na denio da poltica de instituies de segurana social e de outras instituies que visem a proteco e a defesa dos interesses dos trabalhadores; c) Na elaborao da legislao laboral. 2. Aos sindicatos compete celebrar os contratos colectivos de trabalho, nos termos da lei.
Artigo 67 (Direito greve e proibio do lock-out)

1. garantido o direito greve, cabendo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de o exercer e sobre os interesses que com ele visam defender. 2. A lei regula o exerccio do direito greve e dene as condies de prestao, durante a greve, de servios necessrios segurana e manuteno de equipamentos e instalaes, bem como de servios mnimos indispensveis para acorrer satisfao de necessidades sociais impreterveis. 3. proibido o lock-out. TTULO III DIREITOS E DEVERES ECONMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS
Artigo 68 (Iniciativa privada)

1. A todos os trabalhadores reconhecida a liberdade de criao de associaes sindicais ou de associaes prossionais para defesa dos seus interesses e direitos colectivos ou individuais. 2. A criao de associaes sindicais ou de associaes prossionais no carece de autorizao administrativa. 3. garantido s associaes sindicais e s associaes prossionais plena autonomia organizacional, funcional e de regulamentao interna. 4. As associaes sindicais e as associaes prossionais devero reger-se pelos princpios de organizao e de gesto democrticas, baseados na activa participao dos seus membros em todas as suas actividades e de eleio peridica e por escrutnio secreto dos seus rgos. 5. As associaes sindicais e as associaes prossionais so independentes do patronato, do Estado, partidos polticos, Igreja ou consses religiosas. 6. A lei regular a criao, unio, federao e extino das associaes sindicais e das associaes prossionais e

A iniciativa privada exerce-se livremente no quadro denido pela Constituio e pela lei.
Artigo 69 (Direito propriedade privada)

1. garantido a todos o direito propriedade privada e sua transmisso em vida ou por morte, nos termos da Constituio e da lei.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

420

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 72 (Direito habitao)

2. garantido o direito herana. 3. A requisio ou expropriao por utilidade pblica s podem ser efectuadas com base na lei e sempre mediante o pagamento da justa indemnizao.
Artigo 70 (Direito segurana social)

1. Todos os cidados tm direito a habitao condigna. 2. Para garantir o direito habitao, incumbe, designadamente, aos poderes pblicos: a) Promover a criao de condies econmicas, jurdicas institucionais e infra-estruturais adequadas, inseridas no quadro de uma poltica de ordenamento do territrio e do urbanismo; b) Fomentar e incentivar a iniciativa privada na produo de habitao e garantir a participao dos interessados na elaborao dos instrumentos de planeamento urbanstico.
Artigo 73 (Direito ao ambiente)

1. Todos tm direito segurana social para sua proteco no desemprego, doena, invalidez, velhice, orfandade, viuvez e em todas as situaes de falta ou diminuio de meios de subsistncia ou de capacidade para o trabalho. 2. Incumbe ao Estado criar as condies para o acesso universal dos cidados segurana social, designadamente: a) Garantir a existncia e o funcionamento eciente de um sistema nacional de segurana social, com a participao dos contribuintes e das associaes representativas dos benecirios; b) Apoiar, incentivar, regular e scalizar os sistemas privados de segurana social. 3. O Estado incentiva, regula e scaliza, nos termos da lei, a actividade das instituies particulares de solidariedade social e de outras de reconhecido interesse pblico, com vista prossecuo dos objectivos de solidariedade social consignados na Constituio.
Artigo 71 (Direito sade)

1. Todos tm direito a um ambiente sadio e ecologicamente equilibrado e o dever de o defender e valorizar. 2. Para garantir o direito ao ambiente, incumbe aos poderes pblicos: a) Elaborar e executar polticas adequadas de ordenamento do territrio, de defesa e preservao do ambiente e de promoo do aproveitamento racional de todos os recursos naturais, salvaguardando a sua capacidade de renovao e a estabilidade ecolgica; b) Promover a educao ambiental, o respeito pelos valores do ambiente, a luta contra a deserticao e os efeitos da seca.
Artigo 74 (Direitos das crianas)

1. Todos tm direito sade e o dever de a defender e promover, independentemente da sua condio econmica. 2. O direito sade realizado atravs de uma rede adequada de servios de sade e pela criao das condies econmicas, sociais, culturais e ambientais que promovam e facilitem a melhoria da qualidade de vida das populaes. 3. Para garantir o direito sade, incumbe ao Estado criar as condies para o acesso universal dos cidados aos cuidados de sade, designadamente: a) Assegurar a existncia e o funcionamento de um sistema nacional de sade; b) Incentivar a participao da comunidade nos diversos nveis dos servios de sade; c) Assegurar a existncia de cuidados de sade pblica; d) Incentivar e apoiar a iniciativa privada na prestao de cuidados de sade preventiva, curativa e de reabilitao; e) Promover a socializao dos custos dos cuidados mdicos e medicamentosos; f) Regular e scalizar a actividade e a qualidade da prestao dos cuidados de sade; g) Disciplinar e controlar a produo, a comercializao e o uso de produtos farmacolgicos, e outros meios de tratamento e de diagnstico.

1. Todas as crianas tm direito proteco da famlia, da sociedade e dos poderes pblicos, com vista ao seu desenvolvimento integral. 2. As crianas tm direito a especial proteco em caso de doena, orfandade, abandono e privao de um ambiente familiar equilibrado. 3. As crianas tm ainda direito a especial proteco contra: a) Qualquer forma de discriminao e de opresso; b) O exerccio abusivo da autoridade na famlia e nas demais instituies a que estejam conadas; c) A explorao de trabalho infantil; d) O abuso e a explorao sexual. 4. proibido o trabalho infantil. 5. A lei dene os casos e condies em que pode ser autorizado o trabalho de menores.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


6. A lei pune especialmente, como crimes graves, o abuso e explorao sexuais e o trco de crianas. 7. A lei pune, igualmente, como crimes graves as sevcias e os demais actos susceptveis de afectar gravemente a integridade fsica e ou psicolgica das crianas.
Artigo 75 (Direitos dos jovens)

421

c) Garantir aos portadores de decincia prioridade no atendimento nos servios pblicos e a eliminao de barreiras arquitectnicas e outras no acesso a instalaes pblicas e a equipamentos sociais; d) Organizar, fomentar e apoiar a integrao dos portadores de decincia no ensino e na formao tcnico-prossional.
Artigo 77 (Direitos dos idosos)

1. Os jovens tm direito a estmulo, apoio e proteco especiais da famlia, da sociedade e dos poderes pblicos. 2. O estmulo, o apoio e a proteco especiais aos jovens tm por objectivos prioritrios o desenvolvimento da sua personalidade e das suas capacidades fsicas e intelectuais, do gosto pela criao livre e do sentido do servio comunidade, bem como a sua plena e efectiva integrao em todos os planos da vida activa. 3. Para garantir os direitos dos jovens, a sociedade e os poderes pblicos fomentam e apoiam as organizaes juvenis para a prossecuo de ns culturais, artsticos, recreativos, desportivos e educacionais. 4. Tambm para garantir os direitos dos jovens, os poderes pblicos, em cooperao com as associaes representativas dos pais e encarregados de educao, as instituies privadas e organizaes juvenis, elaboram e executam polticas de juventude tendo, designadamente, em vista: a) A educao, a formao prossional e o desenvolvimento fsico, intelectual e cultural dos jovens; b) O acesso dos jovens ao primeiro emprego e habitao; c) O aproveitamento til dos tempos livres dos jovens; d) Assegurar a preveno, o apoio e a recuperao dos jovens em relao txico-dependncia, ao alcoolismo, ao tabagismo e s doenas sexualmente transmissveis e a outras situaes de risco para os objectivos referidos no nmero 2.
Artigo 76 (Direitos dos portadores de decincia)

1. Os idosos tm direito a especial proteco da famlia, da sociedade e dos poderes pblicos. 2. Para garantir a proteco especial dos idosos e prevenir a sua excluso social, incumbe aos poderes pblicos, designadamente: a) Promover as condies econmicas, sociais e culturais que facilitem aos idosos a participao condigna na vida familiar e social; b) Sensibilizar a sociedade e a famlia quanto aos deveres de respeito e de solidariedade para com os idosos, fomentando e apoiando as respectivas organizaes de solidariedade; c) Garantir aos idosos prioridade no atendimento nos servios pblicos e a eliminao de barreiras arquitectnicas e outras no acesso a instalaes pblicas e a equipamentos sociais.
Artigo 78 (Direito educao)

1. Todos tm direito educao. 2. A educao, realizada atravs da escola, da famlia e de outros agentes, deve: a) Ser integral e contribuir para a promoo humana, moral, social, cultural e econmica dos cidados; b) Preparar e qualicar os cidados para o exerccio da actividade prossional, para a participao cvica e democrtica na vida activa e para o exerccio pleno da cidadania; c) Promover o desenvolvimento do esprito cientco, a criao e a investigao cientcas, bem como a inovao tecnolgica; d) Contribuir para a igualdade de oportunidade no acesso a bens materiais, sociais e culturais; e) Estimular o desenvolvimento da personalidade, da autonomia, do esprito de empreendimento e da criatividade, bem como da sensibilidade artstica e do interesse pelo conhecimento e pelo saber; f) Promover os valores da democracia, o esprito de tolerncia, de solidariedade, de responsabilidade e de participao.

1. Os portadores de decincia tm direito a especial proteco da famlia, da sociedade e dos poderes pblicos. 2. Para efeitos do nmero anterior, incumbe aos poderes pblicos, designadamente: a) Promover a preveno da decincia, o tratamento, a reabilitao e a reintegrao dos portadores de decincia, bem como as condies econmicas, sociais e culturais que facilitem a sua participao na vida activa; b) Sensibilizar a sociedade quanto aos deveres de respeito e de solidariedade para com os portadores de decincia, fomentando e apoiando as respectivas organizaes de solidariedade;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

422

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 79 (Direito cultura)

3. Para garantir o direito educao, incumbe ao Estado, designadamente: a) Garantir o direito igualdade de oportunidades de acesso e de xito escolar; b) Promover, incentivar e organizar a educao pr-escolar; c) Garantir o ensino bsico obrigatrio, universal e gratuito, cuja durao ser xada por lei; d) Promover a eliminao do analfabetismo e a educao permanente; e) Promover a educao superior, tendo em conta as necessidades em quadros qualicados e a elevao do nvel educativo, cultural e cientco do pas; f) Criar condies para o acesso de todos, segundo as suas capacidades, aos diversos graus de ensino, investigao cientca e educao e criao artsticas; g) Organizar a aco social escolar; h) Promover a socializao dos custos da educao; i) Fiscalizar o ensino pblico e privado e velar pela sua qualidade, nos termos da lei; j) Organizar e denir os princpios de um sistema nacional de educao, integrando instituies pblicas e privadas; k) Regular, por lei, a participao dos docentes, discentes, da famlia e da sociedade civil na denio e execuo da poltica de educao e na gesto democrtica da escola; l) Fomentar a investigao cientca fundamental e a investigao aplicada, preferencialmente nos domnios que interessam ao desenvolvimento humano sustentado e sustentvel do pas. 4. Aos poderes pblicos cabe, ainda: a) Organizar e garantir a existncia e o regular funcionamento de uma rede de estabelecimentos pblicos de ensino que cubra as necessidades de toda a populao; Promover a interligao da escola, da comunidade, e das actividades econmicas, sociais e culturais;

1. Todos tm direito fruio e criao cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o patrimnio cultural. 2. Para garantir o direito cultura, os poderes pblicos promovem, incentivam e asseguram o acesso de todos os cidados fruio e criao cultural, em colaborao com outros agentes culturais. 3. Para garantir o direito cultura, incumbe especialmente ao Estado: a) Corrigir as assimetrias e promover a igualdade de oportunidades entre as diversas parcelas do pas no acesso efectivo aos bens de cultura; b) Apoiar iniciativas que estimulem a criao individual e colectiva e a circulao de obras e bens culturais de qualidade; c) Promover a salvaguarda e a valorizao do patrimnio cultural, histrico e arquitectnico; d) Assegurar a defesa e a promoo da cultura cabo-verdiana no mundo; e) Promover a participao dos emigrantes na vida cultural do pas e a difuso e valorizao da cultura nacional no seio das comunidades cabo-verdianas emigradas; f) Promover a defesa, a valorizao e o desenvolvimento da lngua materna caboverdiana e incentivar o seu uso na comunicao escrita;

g) Incentivar e apoiar as organizaes de promoo cultural e as indstrias ligadas cultura.


Artigo 80 (Direito cultura fsica e ao desporto)

1. A todos reconhecido o direito cultura fsica e ao desporto. 2. Para garantir o direito cultura fsica e ao desporto, aos poderes pblicos em colaborao com as associaes, colectividades desportivas, escolas e demais agentes desportivos incumbe designadamente: a) Estimular a formao de colectividades desportivas; associaes e

b)

c) Incentivar e apoiar, nos termos da lei, as instituies privadas de educao, que prossigam ns de interesse geral; d) Promover a educao cvica e o exerccio da cidadania; e) Promover o conhecimento da histria e da cultura cabo-verdianas e universais.

b) Promover a infra-estruturao desportiva do pas; c) Estimular, orientar e apoiar a prtica e a difuso da cultura fsica e do desporto; d) Prevenir a violncia no desporto.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 81 (Direitos dos consumidores) Artigo 84 (Deveres para com o seu semelhante)

423

1. Os consumidores tm direito qualidade dos bens e servios consumidos, adequada informao, proteco da sade, da segurana e dos seus interesses econmicos, bem como reparao dos danos sofridos pela violao de tais direitos. 2. Os poderes pblicos fomentam e apoiam as associaes de consumidores, devendo a lei proteger os consumidores e garantir a defesa dos seus interesses.
Artigo 82 (Direitos da famlia)

Todo o indivduo tem o dever de respeitar e considerar os seus semelhantes, sem discriminao de espcie alguma, e de manter com eles relaes que permitam promover, salvaguardar e reforar o respeito e a tolerncia recprocas.
Artigo 85 (Deveres para com a Nao e a comunidade)

Todo o cidado tem o dever de: a) Respeitar a Constituio e as leis; b) Ser el Ptria e participar na sua defesa; c) Honrar e respeitar os smbolos nacionais; d) Promover a consolidao da unidade e coeso nacionais; e) Servir as comunidades e colectividades em que se integra e o pas, pondo ao seu servio as suas capacidades fsicas, morais e intelectuais; f) Desenvolver uma cultura de trabalho e trabalhar, na medida das suas possibilidades e capacidades;

1. A famlia o elemento fundamental e a clula base de toda a sociedade. 2. A paternidade e maternidade so valores sociais eminentes. 3. Todos tm o direito de constituir famlia. 4. Os pais tm o direito e o dever de orientar e educar os lhos em conformidade com as suas opes fundamentais, tendo em vista o desenvolvimento integral da personalidade das crianas e adolescentes e respeitando os direitos a estes legalmente reconhecidos. 5. Os lhos menores tm o dever de obedecer aos pais e de acatar a sua autoridade exercida nos termos do nmero 4. 6. Os pais devem prestar assistncia aos lhos menores ou incapacitados. 7. Os lhos maiores devem prestar assistncia moral e material aos pais que se encontrem em situao de vulnerabilidade, designadamente por motivo de idade, doena ou carncia econmica. 8. A sociedade e os poderes pblicos protegem a famlia e promovem a criao de condies que assegurem a estabilidade dos agregados familiares e permitam o cumprimento da sua funo social e da sua misso de guardi de valores morais reconhecidos pela comunidade, bem como a realizao pessoal dos seus membros. 9. A lei pune a violncia domstica e protege os direitos de todos os membros da famlia TTULO IV DEVERES FUNDAMENTAIS
Artigo 83 (Deveres gerais)

g) Pagar as contribuies e impostos estabelecidos nos termos da lei; h) Contribuir activamente para a preservao e a promoo do civismo, da cultura, da moral, da tolerncia, da solidariedade, do culto da legalidade e do esprito democrtico de dilogo e concertao; i) Defender e promover a sade, o ambiente e o patrimnio cultural.
Artigo 86 (Deveres para com as autoridades)

Todas as pessoas tm o dever de cumprir as obrigaes estabelecidas por lei e de acatar as ordens, instrues ou indicaes das autoridades legtimas, emitidas, com respeito pelos seus direitos, liberdades e garantias, nos termos da Constituio e da lei. TTULO V DA FAMLIA
Artigo 87 (Proteco da sociedade e do Estado)

1. A famlia o elemento fundamental e a base de toda a sociedade. 2. A famlia dever ser protegida pela sociedade e pelo Estado de modo a permitir a criao das condies para o cumprimento da sua funo social e para a realizao pessoal dos seus membros. 3. Todos tm o direito de constituir famlia. 4. O Estado e as instituies sociais devem criar as condies que assegurem a unidade e a estabilidade da famlia.

1. Todo o indivduo tem deveres para com a famlia, a sociedade e o Estado e, ainda, para com outras instituies legalmente reconhecidas. 2. Todo o indivduo tem o dever de respeitar os direitos e liberdades de outrem, a moral e o bem comum.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

424

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


2. O Estado e os demais poderes pblicos garantem as condies de realizao da democracia econmica, assegurando, designadamente: a) A fruio por todos os cidados dos benefcios resultantes do esforo colectivo de desenvolvimento, traduzida, nomeadamente na melhoria quantitativa e qualitativa do seu nvel e condio de vida. b) A igualdade de condies de estabelecimento e de actividade entre os agentes econmicos e a s concorrncia; c) A regulao e scalizao do mercado e da actividade econmica; d) A qualidade, a regularidade e a acessibilidade dos bens de consumo humano e das prestaes de servio pblico essencial; e) A qualidade e o equilbrio ambientais; f) O ordenamento territorial e o planeamento urbanstico equilibrados; g) O ambiente favorvel ao livre e generalizado acesso ao conhecimento, informao e propriedade; h) O desenvolvimento equilibrado de todas as ilhas e o aproveitamento adequado das suas vantagens especcas. 3. As actividades econmicas devem ser realizadas tendo em vista a preservao do ecossistema, a durabilidade do desenvolvimento e o equilbrio das relaes entre o homem e o meio envolvente. 4. O Estado apoia os agentes econmicos nacionais na sua relao com o resto do mundo e, de modo especial, os agentes e actividades que contribuam positivamente para a insero dinmica de Cabo Verde no sistema econmico mundial. 5. O Estado incentiva e apoia, nos termos da lei, o investimento externo que contribua para o desenvolvimento econmico e social do pas. 6. garantida, nos termos da lei, a coexistncia dos sectores pblico e privado na economia, podendo tambm existir propriedade comunitria autogerida. 7. So do domnio pblico: a) As guas interiores, as guas arquipelgicas, o mar territorial, seus leitos e subsolos, bem como os direitos de jurisdio sobre a plataforma continental e a zona econmica exclusiva, e ainda todos os recursos vivos e no vivos existentes nesses espaos; b) Os espaos areos sobrejacentes s reas de soberania nacional acima do limite reconhecido ao proprietrio; a) Os jazigos e jazidas minerais, as guas subterrneas, bem como as cavidades naturais, existentes no subsolo; c) As estradas e caminhos pblicos, bem como, as praias; d) Outros bens determinados por lei.

Artigo 88 (Tarefas do Estado)

1. Para a proteco da famlia, incumbe ao Estado, designadamente: Assistir a famlia na sua misso de guardi dos valores morais reconhecidos pela comunidade; a) Promover a independncia social e econmica dos agregados familiares; b) Cooperar com os pais na educao dos lhos; c) Denir e executar, ouvidas as associaes representativas das famlias, uma poltica de famlia com carcter global e integrado. 2. O Estado tem ainda o dever de velar pela eliminao das condies que importam a discriminao da mulher e de assegurar a proteco dos seus direitos, bem como dos direitos da criana.
Artigo 89 (Paternidade e maternidade)

1. Os pais e as mes devem prestar assistncia aos lhos nascidos dentro e fora do casamento, nomeadamente quanto sua alimentao, guarda e educao. 2. Os pais e as mes tm direito proteco da sociedade e do Estado na realizao da sua insubstituvel aco em relao aos lhos. 3.A paternidade e a maternidade constituem valores sociais eminentes.
Artigo 90 (Infncia)

1. Todas as crianas tm direito a especial proteco da famlia, da sociedade e do Estado, que lhes dever garantir as condies necessrias ao desenvolvimento integral das suas capacidades fsicas e intelectuais e cuidados especiais em caso de doena, abandono ou de carncia afectiva. 2. A famlia, a sociedade e o Estado devero garantir a proteco da criana contra qualquer forma de discriminao e de opresso, bem como contra o exerccio abusivo da autoridade na famlia, em instituies pblicas ou privadas a que estejam conadas e, ainda, contra a explorao do trabalho infantil. 3. proibido o trabalho de crianas em idade de escolaridade obrigatria. PARTE III ORGANIZAO ECONMICA E FINANCEIRA
Artigo 91 (Princpios gerais da organizao econmica)

1. A explorao das riquezas e recursos econmicos do pas, qualquer que seja a sua titularidade e as formas de que se revista, est subordinada ao interesse geral.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


8. , ainda, do domnio pblico do Estado, a orla martima, denida nos termos da lei, que deve merecer ateno e proteco especiais. 9. A lei regula o regime jurdico dos bens do domnio pblico do Estado, das autarquias locais e comunitrio, na base dos princpios da inalienabilidade, da imprescritibilidade, da impenhorabilidade e da desafectao.
Artigo 92 (Banco de Cabo Verde)

425

5. O ano econmico-scal xado pela lei de bases do Oramento de Estado e pode no coincidir com o ano civil. 6. A proposta de Oramento do Estado apresentada pelo Governo e votada pela Assembleia Nacional nos prazos xados por lei, antes do incio do ano scal a que respeite. 7. A execuo do Oramento do Estado scalizada pelo Tribunal de Contas e pela Assembleia Nacional, que aprecia e vota a Conta do Estado, ouvido aquele Tribunal. 8. A lei de bases do Oramento do Estado dene as regras da sua elaborao, apresentao, votao, execuo e scalizao, bem como o processo a seguir quando no seja possvel cumprir os prazos de apresentao e votao do Oramento. PARTE IV DO EXERCCIO DO PODER POLTICO TTULO I DAS FORMAS DE EXERCCIO DO PODER POLTICO CAPTULO I Princpios gerais e comuns
Artigo 95 (Recenseamento eleitoral)

O Banco de Cabo Verde o banco central, detm o exclusivo da emisso de moeda, colabora na denio das polticas monetria e cambial do Governo e executa-as de forma autnoma, exercendo as suas funes nos termos da lei e das normas e compromissos internacionais a que o Estado de Cabo Verde se vincule.
Artigo 93 (Sistema scal)

1. O sistema scal estruturado com vista a satisfazer as necessidades nanceiras do Estado e demais entidades pblicas, realizar os objectivos da poltica econmica e social do Estado e garantir uma justa repartio dos rendimentos e da riqueza. 2. Os impostos so criados por lei, que determinar a incidncia, a taxa, os benefcios scais e as garantias dos contribuintes. 3. Ningum pode ser obrigado a pagar impostos que no tenham sido criados nos termos da Constituio ou cuja liquidao e cobrana se no faam nos termos da lei. 4. Aprovado o Oramento do Estado para o ano econmico-scal, no pode, nesse mesmo ano, ser alargada a base de incidncia nem agravada a taxa de qualquer imposto. 5. Pode haver impostos municipais. 6. A lei scal no tem efeito retroactivo, salvo se tiver contedo mais favorvel para o contribuinte.
Artigo 94 (Oramento do Estado)

1. S pode exercer o direito de sufrgio ou ser eleito para qualquer cargo poltico, o cidado eleitor que se encontre validamente recenseado na data das eleies ou da apresentao da candidatura. 2. O recenseamento eleitoral ser ocioso, obrigatrio, permanente e nico para todas as eleies por sufrgio directo, universal e secreto e deve corresponder em cada momento ao universo eleitoral. 3. A lei regula o recenseamento eleitoral.
Artigo 96 (Comisso Nacional de Eleies)

1. O oramento do Estado unitrio e especica as receitas e as despesas do sector pblico administrativo, discriminando-as segundo a respectiva classificao orgnica e funcional e nele se integra o oramento da segurana social. 2. O Oramento do Estado pode ser estruturado por programas, anuais ou plurianuais, devendo, neste ltimo caso, inscrever-se no Oramento de cada ano os encargos que a ele se reram. 3. proibida a existncia de fundos secretos. 4. Para a realizao de actividades de carcter condencial de interesse do Estado, podem, excepcionalmente, existir verbas condenciais cuja gesto sujeita a um regime especial de controlo e de prestao de contas nos termos da lei.

A Comisso Nacional de Eleies o rgo superior da administrao eleitoral cuja organizao, composio, competncia e funcionamento so regulados por lei.
Artigo 97 (Julgamento do processo eleitoral)

Cabe exclusivamente aos Tribunais o julgamento da regularidade e da validade do processo eleitoral.


Artigo 98 (Estabilidade da lei eleitoral)

1. A lei eleitoral no pode ser alterada ou revogada: a) Nos dez meses que antecedem o ltimo domingo do perodo dentro do qual pode ser marcada a eleio a que respeite; b) No perodo subsequente eleio a que respeite at ao apuramento dos respectivos resultados.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

426

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


2. proibida a convocao e a realizao de referendo entre a data da convocao e a de realizao de eleies para os rgos de soberania ou do poder local, durante a vigncia e at ao trigsimo dia seguinte cessao do estado de stio ou de emergncia, e, neste ltimo caso, s na parte do territrio declarada em estado de emergncia. 3. Cada referendo s pode ter por objecto uma nica questo, no podendo, em qualquer caso, serem submetidas a consulta popular as seguintes questes: a) Separao e a interdependncia dos rgos de soberania e as competncias destes; b) Independncia dos tribunais e as decises destes; c) Separao entre as consses religiosas e o Estado; d) Designao dos titulares efectivos dos rgos de soberania e do poder local por sufrgio universal, directo, secreto e peridico; e) Pluralismo de expresso, existncia de partidos e associaes polticas e direitos da oposio; f) Direitos, liberdades e garantias constitucionalmente estabelecidos; g) Actos de contedo oramental, tributrio ou nanceiro nacional ou local; h) Autonomia das autarquias locais, bem como a organizao e a competncia dos seus rgos. 4. As propostas de referendo esto sujeitas scalizao preventiva da constitucionalidade e da legalidade. 5. O resultado do referendo impe-se a todos os rgos do poder poltico e s entidades pblicas e privadas. O referendo local tem sempre eccia deliberativa. 6. Cada pergunta a submeter aos eleitores deve ser formulada com objectividade, preciso e clareza, por forma a no sugerir, directa ou indirectamente, a resposta. 7. A lei regula o referendo nacional e local. CAPTULO III Do sufrgio
Seco I Princpios gerais Artigo 104 (Exerccio do poder poltico por sufrgio)

2. As novas eleies marcadas por virtude da dissoluo de rgos colegiais baseados no sufrgio directo realizamse pela lei eleitoral vigente ao tempo da dissoluo, sob pena de inexistncia jurdica.
Artigo 99 (Campanha eleitoral)

1. As candidaturas s eleies tm o direito de, livremente, promover e realizar a campanha eleitoral, incluindo nesta a propaganda eleitoral, em qualquer ponto do territrio nacional. 2. O perodo da campanha eleitoral estabelecido por lei. 3. Os cidados tm o direito de participar activamente nas campanhas eleitorais. 4. A expresso de ideias ou de princpios polticos, econmicos e sociais no pode ser limitada no decurso das campanhas eleitorais, sem prejuzo de eventual responsabilidade civil ou criminal. 5. A lei eleitoral regula as campanhas eleitorais com base nos princpios da liberdade de propaganda, da igualdade de oportunidade e de tratamento de todas as candidaturas, da neutralidade e imparcialidade de todas as entidades pblicas perante as candidaturas e da scalizao das contas eleitorais.
Artigo 100 (Fiscalizao das operaes eleitorais)

As operaes de votao e de apuramento dos votos so scalizadas pelas candidaturas, atravs de delegados por elas nomeados para cada eleio.
Artigo 101 (Segredo e unicidade do voto)

1. O voto secreto e ningum deve ser obrigado a revelar o sentido do seu voto. 2. Cada eleitor s pode votar uma nica vez.
Artigo 102 (Crculos eleitorais)

1. Para efeitos de eleio do Presidente da Repblica, o territrio nacional constitui um s crculo eleitoral, a que corresponde um nico colgio eleitoral. 2. Para efeitos de eleio dos Deputados Assembleia Nacional, o territrio nacional divide-se em crculos eleitorais, a denir por lei, correspondendo a cada um deles um colgio eleitoral. 3. Fora do territrio nacional os crculos eleitorais so os denidos por lei, mas tero sempre a sua sede na cidade da Praia. CAPTULO II Do referendo
Artigo 103 (Princpios gerais e comuns)

No exerccio do poder poltico, o povo designa por sufrgio universal, directo, secreto e peridico os titulares dos rgos electivos do poder poltico.
Artigo 105 (Converso de votos)

1. reconhecido aos cidados eleitores recenseados no territrio nacional o direito de se pronunciarem, atravs de referendo, sobre questes de relevante interesse nacional ou local.

A converso de votos em mandatos, em cada colgio eleitoral plurinominal, far-se- de acordo com o princpio da representao proporcional, salvo nos casos previstos na legislao eleitoral.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 106 (Apresentao de candidaturas) Artigo 110 (Elegibilidade)

427

1. Salvo o disposto para a eleio do Presidente da Repblica, as candidaturas so apresentadas pelos partidos polticos registados, isoladamente ou em coligao, e, no caso das eleies autrquicas, tambm por grupos de cidados independentes. 2. Os partidos polticos, as suas coligaes ou os grupos de cidados independentes no podem apresentar em cada crculo eleitoral mais do que uma lista de candidatos para o mesmo acto eleitoral. 3. Ningum pode ser candidato por mais de um crculo eleitoral ou gurar em mais de uma lista, sob pena de inelegibilidade.
Artigo 107 (Imunidade dos candidatos)

S pode ser eleito Presidente da Repblica o cidado eleitor cabo-verdiano de origem, que no possua outra nacionalidade, maior de trinta e cinco anos data da candidatura e que, nos trs anos imediatamente anteriores quela data tenha tido residncia permanente no territrio nacional.
Artigo 111 (Candidaturas)

As candidaturas para Presidente da Repblica so propostas por um mnimo de mil e um mximo de quatro mil cidados eleitores e devem ser apresentadas no Tribunal Constitucional at ao sexagsimo dia anterior data das eleies.
Artigo 112 (Data da eleio)

1. Nenhum candidato pode ser detido ou sujeito priso preventiva, salvo em caso de agrante delito por crime punvel com pena de priso, cujo limite mximo seja superior a trs anos e, fora de agrante delito, por crime punvel com pena cujo limite mximo seja superior a oito anos de priso. 2. Movido procedimento criminal contra qualquer candidato ou indiciado este por despacho de pronncia ou equivalente, o processo s poder prosseguir os seus termos aps a proclamao dos resultados das eleies.
Artigo 108 (Marcao de datas de eleies)

1. A data da eleio do Presidente da Repblica xada nos termos da lei eleitoral. 2. Salvo nos casos de vacatura do cargo, a eleio no poder realizar-se nos cento e oitenta dias anteriores ou posteriores data das eleies para a Assembleia Nacional. 3. Para dar cumprimento ao disposto na segunda parte do nmero antecedente, observar-se- o seguinte: a) Se a eleio para a Assembleia Nacional estiver prevista para data anterior do Presidente da Repblica, o mandato deste ser prorrogado pelo tempo necessrio; b) Se a eleio para Presidente da Repblica estiver prevista para uma data anterior das eleies para a Assembleia Nacional, ser prorrogada a Legislatura pelo tempo necessrio.
Artigo 113 (Regime de eleio)

1. A data da realizao do sufrgio para a designao dos titulares electivos dos rgos do poder poltico ser marcada nos termos da Constituio e da lei, devendo o dia das eleies ser o mesmo em todos os crculos eleitorais, salvo nos casos previstos na lei. 2. Na marcao de datas das eleies so ainda observados os seguintes princpios: a) Na falta de disposio especial da Constituio ou da lei, as eleies ordinrias de titulares de rgos electivos do poder poltico so marcadas para uma data do perodo compreendido entre trinta dias antes e trinta dias depois da data em que, legalmente, se completam os respectivos mandatos; b) No acto de dissoluo de rgos colegiais baseados no sufrgio directo, obrigatoriamente marcada a data para novas eleies, que devem realizar-se nos noventa dias seguintes.
Seco II Da Eleio do Presidente da Repblica Artigo 109 (Modo de eleio)

1. Considera-se eleito Presidente da Repblica o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos validamente expressos, no se contando os votos em branco. 2. Se a soma dos votos dos eleitores recenseados no estrangeiro ultrapassar um quinto dos votos apurados no territrio nacional, convertida em nmero igual a esse limite e o conjunto de votos obtidos por cada candidato igualmente convertido na respectiva proporo.
Artigo 114 (Segundo sufrgio)

1. Se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta de votos nos termos do artigo 113, procede-se a segundo sufrgio, ao qual s podem concorrer os dois candidatos mais votados no primeiro escrutnio. 2. A lei eleitoral regula os casos de desistncia, morte ou incapacidade para o exerccio das funes presidenciais de qualquer dos concorrentes ao segundo sufrgio.

O Presidente da Repblica eleito por sufrgio universal, directo e secreto, pelos cidados eleitores recenseados no territrio nacional e no estrangeiro, nos termos da lei.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

428

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


PARTE V DA ORGANIZAO DO PODER POLTICO TTULO I PRINCPIOS GERAIS E COMUNS
Artigo 119 (rgos de soberania)

Seco III Da Eleio dos Deputados Assembleia Nacional Artigo 115 (Sufrgio por listas)

1. Os Deputados so eleitos por listas em cada colgio eleitoral. 2. O nmero de candidatos efectivos em cada lista proposta eleio dever ser igual ao nmero dos mandatos atribudos ao respectivo colgio eleitoral. 3. O nmero de candidatos suplentes dever ser, no mximo, igual ao nmero dos mandatos atribudos ao respectivo colgio eleitoral no podendo nunca ser inferior a trs. 4. O nmero de Deputados por cada colgio eleitoral proporcional ao nmero de eleitores inscritos, no podendo, porm, ser inferior a um mnimo estabelecido por lei e sem prejuzo do disposto no nmero 2 do artigo 141.
Artigo 116 (Distribuio dos mandatos dentro das listas)

1. So rgos de soberania o Presidente da Repblica, a Assembleia Nacional, o Governo e os Tribunais. 2. Os rgos de soberania, nas suas relaes recprocas e no exerccio de funes, respeitam a separao e a interdependncia de poderes, nos termos da Constituio. 3. Os partidos polticos participam, de acordo com a sua representatividade eleitoral, na Assembleia Nacional. 4. A formao, a composio, a competncia e o funcionamento dos rgos de soberania so denidos nos termos da Constituio.
Artigo 120 (Publicidade das reunies)

Em cada lista os candidatos consideram-se ordenados segundo a ordem de precedncia indicada na respectiva declarao de candidatura e os mandatos sero atribudos pela referida ordem de precedncia.
Artigo 117 (Condies de elegibilidade)

1. So pblicas as reunies plenrias da Assembleia Nacional, dos rgos deliberativos das autarquias locais e dos demais rgos do poder poltico que funcionem em assembleia, excepto nos casos expressamente previstos na lei. 2. As actas das reunies pblicas dos rgos referidos no nmero 1 podem ser livremente consultadas por qualquer pessoa, nos termos regulamentares.
Artigo 121 (Qurum e deliberao)

So elegveis os cidados cabo-verdianos eleitores ressalvadas as inelegibilidades previstas na lei.


Artigo 118 (Direito de oposio)

1. reconhecido aos partidos polticos que no faam parte do Governo o direito de oposio democrtica, nos termos da Constituio e da lei. 2. Os partidos polticos representados na Assembleia Nacional e que no faam parte do Governo tm, designadamente: a) O direito de ser informados, regular e directamente pelo Governo, sobre o andamento dos principais assuntos de interesse pblico; b) O direito de antena, de resposta e de rplica polticas. 3. Os partidos polticos representados em quaisquer outras assembleias designadas por eleio directa gozam, relativamente aos correspondentes executivos de que no faam parte: a) Do direito de ser informados regular e directamente sobre o andamento dos principais assuntos de interesse pblico; b) Do direito de resposta e de rplica polticas.

1. Os rgos colegiais podem funcionar com a presena de pelo menos um tero dos seus membros mas s deliberam com a presena da maioria dos seus membros. 2. As deliberaes dos rgos colegiais so tomadas pluralidade de votos, excepto nos casos em que a Constituio, a lei ou os respectivos regimentos disponham de forma diferente. 3. Para efeitos de apuramento da maioria exigida nas deliberaes, no so contados os votos nulos ou em branco nem as abstenes.
Artigo 122 (Princpio da renovao)

Nenhum cargo poltico ou de designao por parte de rgos polticos pode ser exercido a ttulo vitalcio, estabelecendo a Constituio ou a lei a durao dos respectivos mandatos.
Artigo 123 (Responsabilidade dos titulares de cargos polticos)

1. Os titulares de cargos polticos respondem poltica, civil e criminalmente pelos actos e omisses que praticarem no exerccio das suas funes e por causa delas, nos termos da lei.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


2. Os crimes cometidos pelos titulares de cargos polticos no exerccio das suas funes e por causa delas, denominam-se crimes de responsabilidade, cabendo lei estabelecer as sanes aplicveis e os efeitos destas, que podero incluir a perda do cargo ou do mandato e a impossibilidade temporria de exercer cargos polticos. 3. Ficam, ainda, impossibilitados de exercer cargos polticos pelo perodo que a lei estabelecer os titulares sancionados com a perda de cargo ou mandato pela prtica de grave ilegalidade.
Artigo 124 (Direitos, regalias e imunidades) Artigo 128 (Renncia ao mandato)

429

1. O Presidente da Repblica pode renunciar ao mandato em mensagem dirigida ao Pas atravs da Assembleia Nacional, reunida em Plenrio. 2. A renncia torna-se efectiva com o conhecimento da mensagem pela Assembleia Nacional, sem prejuzo de sua posterior publicao no jornal ocial da Repblica. CAPTULO II Estatuto
Artigo 129 (Incompatibilidades)

1. Os titulares dos rgos do poder poltico gozam dos direitos, liberdades, regalias e imunidades e esto sujeitos aos deveres estabelecidos na Constituio e na lei. 2. A Constituio e a lei denem as responsabilidades e as incompatibilidades dos titulares dos rgos do poder poltico. TTULO II DO PRESIDENTE DA REPBLICA CAPTULO I Denio, mandato e posse
Artigo 125 (Denio)

O Presidente da Repblica no pode, salvo nos casos expressamente previstos na Constituio, exercer qualquer outro cargo poltico ou outra funo pblica e, em nenhum caso, desempenhar quaisquer funes privadas.
Artigo 130 (Ausncia do territrio nacional)

1. O Presidente da Repblica no pode ausentar-se do territrio nacional sem prvia comunicao Assembleia Nacional ou, caso esta no esteja em funcionamento, sua Comisso Permanente. 2. O Presidente da Repblica no pode ausentar-se do pas por mais de quinze dias sem autorizao da Assembleia Nacional ou, caso esta no esteja em funcionamento, da sua Comisso Permanente. 3. A autorizao prevista no nmero 2 s pode ser recusada com fundamento em imperiosa necessidade da presena do Presidente da Repblica no territrio nacional. 4. A ausncia do territrio nacional em desconformidade com o disposto no presente artigo implica a perda do mandato do Presidente da Repblica, salvo justicao atendvel.
Artigo 131 (Substituio interina)

1. O Presidente da Repblica o garante da unidade da Nao e do Estado, da integridade do territrio, da independncia nacional e vigia e garante o cumprimento da Constituio e dos tratados internacionais. 2. O Presidente da Repblica representa interna e externamente a Repblica de Cabo Verde e, por inerncia das suas funes, o Comandante Supremo das Foras Armadas.
Artigo 126 (Mandato)

1. O Presidente da Repblica eleito por um perodo de cinco anos, que se inicia com a tomada de posse e termina com a posse do novo Presidente eleito. 2. Em caso de vacatura do cargo, o Presidente eleito inicia um novo mandato.
Artigo 127 (Posse e juramento)

1. O Presidente da Repblica toma posse perante a Assembleia Nacional, no ltimo dia do mandato do seu antecessor ou, no caso de eleio por vacatura do cargo, no quinto dia seguinte ao da publicao dos resultados eleitorais. 2. No acto de posse o Presidente da Repblica eleito prestar o seguinte juramento: Juro por minha honra desempenhar elmente o cargo de Presidente da Repblica de Cabo Verde em que co investido, defender, cumprir e fazer cumprir a Constituio, observar as leis e garantir a integridade do territrio e a independncia nacional.

1. Em caso de impedimento temporrio, de ausncia no estrangeiro, bem como no caso de vacatura do cargo, e at tomada de posse do novo Presidente eleito, o Presidente da Repblica ser interinamente substitudo pelo Presidente da Assembleia Nacional ou, no impedimento deste, pelo Primeiro-Vice-Presidente. 2. Enquanto exercer interinamente as funes de Presidente da Repblica, o mandato de deputado do Presidente da Assembleia Nacional ou do Primeiro-Vice-Presidente ca automaticamente suspenso.
Artigo 132 (Responsabilidade criminal)

1. Pelos crimes cometidos no exerccio das suas funes, o Presidente da Repblica responde perante o Supremo Tribunal de Justia.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

430

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


h) Convocar referendo a nvel nacional e marcar a data da sua realizao; i) Nomear o Primeiro Ministro, ouvidas as foras polticas com assento na Assembleia Nacional e tendo em conta os resultados das eleies; j) Nomear cinco Repblica; membros do Conselho da

2. Cabe Assembleia Nacional requerer ao ProcuradorGeral da Repblica o exerccio da aco penal contra o Presidente da Repblica, por proposta de vinte e cinco Deputados aprovada por maioria de dois teros dos Deputados em efectividade de funes. 3. O Presidente da Repblica ca suspenso das suas funes a partir da data do trnsito em julgado do despacho de pronncia ou equivalente e a sua condenao implica imediata perda do mandato e destituio do cargo e a impossibilidade de ser reeleito. 4. Pelos crimes praticados fora do exerccio das suas funes, o Presidente da Repblica responde perante os Tribunais comuns, depois de ndar o seu mandato.
Artigo 133 (Priso preventiva)

k) Nomear o Presidente do Supremo Tribunal de Justia de entre os juzes que o integram, sob proposta dos seus pares; l) Nomear um juiz para o Conselho Superior da Magistratura Judicial; m) Nomear o Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial, sob proposta dos membros deste rgo; n) Indultar e comutar penas, ouvido o Governo; o) Requerer ao Presidente da Assembleia Nacional, ouvido o Conselho da Repblica, a convocao extraordinria daquele rgo, para apreciar assuntos especcos; p) Requerer ao Tribunal Constitucional a scalizao preventiva da constitucionalidade ou da legalidade das propostas de referendo a nvel nacional; Requerer ao Tribunal Constitucional a apreciao preventiva da constitucionalidade dos Tratados Internacionais;

O Presidente da Repblica em nenhum caso pode ser sujeito a priso preventiva.


Artigo 134 (No recandidatura)

1. O Presidente da Repblica no poder candidatar-se para um terceiro mandato nos cinco anos imediatamente subsequentes ao termo do segundo mandado consecutivo. 2. Se o Presidente da Repblica renunciar ao cargo no poder, a partir da data da renncia, candidatar-se para um novo mandato nos dez anos seguintes quela data. 3. Se o Presidente da Repblica abandonar as funes ou ausentar-se do territrio nacional com inobservncia do disposto nos nmeros 1 e 2 do artigo 130, no poder recandidatar-se para o cargo, nem poder exercer qualquer outro cargo poltico nos rgos de soberania ou das autarquias. CAPTULO III Competncia
Artigo 135 (Competncia do Presidente da Repblica)

q)

r) Requerer ao Tribunal Constitucional a scalizao da constitucionalidade das normas jurdicas; s) Exercer o direito de veto poltico no prazo de trinta dias contados da data de recepo de qualquer diploma para promulgao. 2. Compete, ainda, ao Presidente da Repblica: a) Presidir ao Conselho de Ministros, a solicitao do Primeiro Ministro; b) Promulgar e mandar publicar as leis, os decretoslegislativos, os decretos-leis e os decretosregulamentares; c) Demitir o Governo, nos termos do nmero 2 do artigo 202; d) Nomear e exonerar os membros do Governo, sob proposta do Primeiro Ministro; e) Nomear, sob proposta do Governo, o Presidente do Tribunal de Contas; f) Nomear, sob proposta do Governo, o ProcuradorGeral da Repblica; g) Nomear e exonerar, sob proposta do Governo, o Chefe do Estado Maior das Foras Armadas e o Vice-Chefe do Estado Maior das Foras Armadas, quando exista; h) Declarar o estado de stio e de emergncia, ouvido o Governo e depois de autorizado pela Assembleia Nacional.

1. Compete ao Presidente da Repblica: a) Exercer as funes de Comandante Supremo das Foras Armadas; b) Presidir ao Conselho da Repblica; c) Presidir ao Conselho Superior de Defesa Nacional; d) Presidir ao Conselho Superior das Ordens Honorcas; e) Dissolver a Assembleia Nacional, observado o disposto no nmero 2 do artigo 143 e ouvidos os partidos polticos que nela tenham assento; f) Dirigir mensagens Assembleia Nacional e ao Pas; g) Marcar o dia das eleies do Presidente da Repblica e dos Deputados da Assembleia Nacional, ouvido o Conselho da Repblica e nos termos da lei eleitoral;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


3. O Presidente da Repblica, sempre que requeira a convocao extraordinria da Assembleia Nacional, indicar claramente os assuntos especcos que ela ter de apreciar e o prazo dentro do qual tal convocao deve ser feita, cabendo ao Presidente da Assembleia Nacional proceder convocao requerida dentro do prazo indicado. 4. No caso referido na alnea h) do nmero 2, no estando reunida a Assembleia Nacional, nem sendo possvel a sua imediata reunio, a autorizao pode ser dada pela sua Comisso Permanente, mas ter sempre de ser raticada pelo Plenrio na primeira reunio posterior data da autorizao.
Artigo 136 (Competncia do Presidente da Repblica nas Relaes Internacionais) Artigo 139 (Actos do Presidente da Repblica interino)

431

1. O Presidente da Repblica interino no pode praticar os actos previstos nas alneas e), f), h), j), l), m) e n) do nmero 1 do artigo 135. 2.O Presidente da Repblica interino s pode praticar os actos previstos nas alneas a) e i) do nmero 1 e e), f) e g) do nmero 2 do artigo 135, bem como na alnea c) do artigo 136, aps audio do Conselho da Repblica. TTULO III DA ASSEMBLEIA NACIONAL CAPTULO I Denio, composio e dissoluo
Artigo 140 (Denio)

No domnio das relaes internacionais compete ao Presidente da Repblica: a) Raticar, depois de validamente aprovados, os Tratados e Acordos Internacionais; b) Declarar a Guerra e fazer a Paz, sob proposta do Governo, ouvido o Conselho da Repblica, e mediante autorizao da Assembleia Nacional, ou, quando esta no estiver reunida, da sua Comisso Permanente; c) Nomear e exonerar embaixadores, representantes permanentes e enviados extraordinrios, sob proposta do Governo; d) Receber as cartas credenciais e aceitar a acreditao dos representantes diplomticos estrangeiros.
Artigo 137 (Veto)

A Assembleia Nacional a assembleia que representa todos os cidados cabo-verdianos.


Artigo 141 (Composio)

1. A Assembleia Nacional tem um mnimo de sessenta e seis e um mximo de setenta e dois Deputados, eleitos nos termos da Constituio e da lei. 2. Ao conjunto dos crculos eleitorais fora do territrio nacional correspondero seis Deputados distribudos entre eles, nos termos da lei.
Artigo 142 (Data da eleio)

A data da eleio dos Deputados Assembleia Nacional xada nos termos da lei eleitoral.
Artigo 143 (Dissoluo)

1. Sempre que o Presidente da Repblica exera o direito de veto poltico deve devolver o diploma ao rgo que o aprovou, solicitando-lhe, em mensagem fundamentada, nova apreciao do mesmo. 2. Tratando-se de diploma da Assembleia Nacional, se esta, no prazo de cento e vinte dias contados da data da recepo da mensagem do Presidente da Repblica, confirmar a deliberao que o aprovou por maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funes, o Presidente da Repblica obrigado a promulg-lo no prazo de oito dias.
Artigo 138 (Promulgao e referenda)

1. A Assembleia Nacional ser dissolvida sempre que na mesma legislatura: a) Rejeitar duas moes de conana ao Governo; b) Aprovar quatro moes de censura ao Governo. 2. A Assembleia Nacional poder ainda ser dissolvida em caso de crise institucional grave, consubstanciada no facto de se mostrar praticamente impossvel assegurar, de outra forma, o regular funcionamento das instituies democrticas, devendo o acto ser precedido de parecer do Conselho da Repblica.
Artigo 144 (Proibio de dissoluo)

1. So promulgados ou assinados pelo Presidente da Repblica os actos legislativos e normativos referidos na alnea b) do nmero 2 do artigo 135, sob pena de inexistncia jurdica. 2. Os actos do Presidente da Repblica que devam ser praticados sob proposta ou depois de ouvido o Governo so referendados pelo Primeiro Ministro, sob pena de inexistncia jurdica.

1. A Assembleia Nacional no pode ser dissolvida nos doze meses posteriores sua eleio, no ano anterior ao termo do mandato do Presidente da Repblica, em caso de estado de stio ou de emergncia, durante a vigncia deste e at ao trigsimo dia posterior sua cessao ou, ainda, depois de apresentada uma moo de conana ou de censura e at ao dcimo dia seguinte ao da votao da moo.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

432

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


3. s Comisses Especializadas e s Comisses Eventuais pode ainda ser conferida competncia para proceder audio parlamentar de personalidades indigitadas para altos cargos, nos termos da Constituio. 4. A composio das comisses, com excepo da Comisso Permanente, deve corresponder representao de cada partido na Assembleia Nacional. 5. A composio, a competncia e o funcionamento das Comisses so regulados pelo Regimento da Assembleia Nacional.
Artigo 148 (Comisso Permanente)

2. juridicamente inexistente o acto de dissoluo praticado com violao do disposto no nmero anterior. 3. A dissoluo no pe termo ao mandato dos Deputados nem prejudica a subsistncia, competncia e funcionamento da Comisso Permanente at abertura da sesso constitutiva da nova assembleia eleita. CAPTULO II Da Organizao
Artigo 145 (Composio da Mesa)

1. A Mesa da Assembleia composta pelo Presidente, dois Vice-Presidentes e dois a quatro Secretrios. 2. O Presidente eleito de entre candidatos propostos por um mnimo de quinze e um mximo de vinte deputados. 3. Os Vice-Presidentes e os Secretrios so eleitos por sufrgio de lista completa e nominativa. 4. Cada um dos dois maiores grupos parlamentares prope um Vice-Presidente. 5. Cada um dos grupos parlamentares com dez ou mais deputados prope, pelo menos, um Secretrio. 6. Os membros da Mesa da Assembleia Nacional so eleitos por toda a legislatura, nos termos do Regimento da Assembleia Nacional. 7. Os membros da Mesa, enquanto se mantiverem no exerccio das suas funes, no podero fazer parte da direco de grupos parlamentares, nem integrar quaisquer Comisses Especializadas ou Eventuais.
Artigo 146 (Subsistncia da Mesa)

1. A Comisso Permanente funciona durante o perodo em que se encontrar dissolvida a Assembleia Nacional, nos intervalos das sesses legislativas e nos demais casos e termos previstos na Constituio. 2. A Comisso Permanente presidida pelo Presidente da Assembleia Nacional e integra os Vice-Presidentes e os Secretrios da Mesa, bem como um Deputado indicado por cada Grupo Parlamentar. 3. Cada partido poltico com assento na Assembleia Nacional que no tenha Grupo Parlamentar constitudo representado na Comisso Permanente por um Deputado designado pelo conjunto dos seus Deputados. 4. Os representantes referidos nos nmeros anteriores tm na Comisso Permanente um nmero de votos igual ao nmero de deputados que representam. 5. Compete Comisso Permanente: a) Exercer os poderes da Assembleia Nacional relativamente aos mandatos dos deputados; b) Acompanhar as actividades do Governo e da Administrao; c) Dar assentimento ausncia do Presidente da Repblica do territrio nacional; d) Autorizar o Presidente da Repblica a declarar o estado de stio e de emergncia, a declarar a guerra e a fazer a paz. 6. No termo da legislatura ou em caso de dissoluo da Assembleia Nacional, a Comisso Permanente mantmse em funes at abertura da sesso constitutiva da nova Assembleia eleita.
Artigo 149 (Grupos Parlamentares)

No termo da legislatura ou em caso de dissoluo, a Mesa da Assembleia Nacional mantm-se em funes at abertura da sesso constitutiva da nova Assembleia eleita.
Artigo 147 (Comisses)

1. A Assembleia Nacional tem uma Comisso Permanente e Comisses Especializadas, podendo ainda constituir Comisses Eventuais e Comisses de Inqurito aos actos do Governo ou da Administrao Pblica e para outros ns especicamente determinados. 2. As Comisses tm, em especial, o direito de, directamente, solicitar e obter: a) Informaes completas sobre matrias da sua competncia, da parte de qualquer rgo ou servio do Estado, salvo tratando-se de assuntos cobertos por segredo de Estado ou de justia; b) A comparncia para audio de membros do Governo, excepo do Primeiro Ministro, de qualquer funcionrio ou agente da Administrao Pblica, ou de qualquer pessoa singular ou colectiva ou entidade privada.

1. Os Grupos Parlamentares so constitudos por um mnimo de cinco deputados. 2. Nenhum Deputado pode pertencer a mais do que um Grupo Parlamentar. 3. A organizao, o funcionamento e as competncias dos Grupos Parlamentares so reguladas pelo Regimento da Assembleia Nacional.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


CAPTULO III Do funcionamento
Artigo 150 (Legislatura)

433

para apreciar o programa do Governo, ou para se ocupar de assunto especco urgente e de relevante interesse nacional. 2. A Assembleia pode ainda ser convocada, extraordinariamente, a requerimento do Presidente da Repblica para tratar de assuntos especcos, nos termos da alnea o) do nmero 1 e do nmero 3 do artigo 135. 3. Nas reunies extraordinrias a Assembleia Nacional s pode ocupar-se dos assuntos especcos objecto da convocao.
Artigo 155 (Ordem do dia)

1. A legislatura tem a durao de cinco sesses legislativas. 2. A legislatura inicia-se com a primeira reunio da Assembleia Nacional depois das eleies e termina com a primeira reunio da nova Assembleia eleita. 3. No caso de dissoluo, a nova Assembleia eleita inicia nova legislatura.
Artigo 151 (Sesso Legislativa)

1. A sesso legislativa tem a durao de um ano. 2. O perodo normal de funcionamento da Assembleia Nacional decorre de 1 de Outubro a 31 de Julho seguinte, sem prejuzo das suspenses que o Plenrio delibere por maioria de dois teros dos Deputados presentes.
Artigo 152 (Reunio por direito prprio)

1. A ordem do dia de cada sesso legislativa xada pelo Presidente da Assembleia Nacional, ouvida a Conferncia dos Representantes dos Grupos Parlamentares, de harmonia com a prioridade das matrias denidas no Regimento da Assembleia Nacional e sem prejuzo do recurso para o Plenrio da Assembleia. 2. Os grupos parlamentares tm direito xao da ordem do dia de um certo nmero de reunies, nos termos do Regimento da Assembleia Nacional, ressalvando-se sempre a posio dos partidos minoritrios ou no representados no Governo. 3. O Governo e os grupos parlamentares podem requerer prioridade para assuntos de interesse nacional, de resoluo urgente.
Artigo 156 (Participao do Governo)

1. A Assembleia Nacional rene-se por direito prprio, na data estabelecida para o incio da legislatura e na vigncia do estado de stio ou de emergncia. 2. No sendo possvel a reunio da Assembleia Nacional na vigncia do estado de stio ou de emergncia, ou estando dissolvida data da declarao do estado de stio ou de emergncia, os seus poderes sero automaticamente assumidos pela Comisso Permanente.
Artigo 153 (Primeira reunio aps eleies)

1. O Primeiro-Ministro deve apresentar-se regularmente perante o plenrio da Assembleia Nacional para debate de interesse pblico, com a periodicidade prevista no Regimento da Assembleia Nacional. 2. O Governo tem o direito de comparecer s reunies plenrias da Assembleia Nacional, podendo usar da palavra, nos termos regimentais. 3. Podero ser marcadas reunies para interpelao do Governo, para formulao de perguntas orais ou escritas ou para pedidos de esclarecimentos, nas quais obrigatria a presena do membro ou membros do Governo convocados, podendo, contudo, o Primeiro Ministro ser substitudo por um dos Vice-Primeiros Ministros ou por um Ministro e os Ministros por Secretrios de Estado. 4. Os membros do Governo podem solicitar a sua participao nos trabalhos das Comisses e devem comparecer perante as mesmas, quando tal seja requerido. CAPTULO IV Formao dos actos
Seco I Da iniciativa de Lei e de Referendo Artigo 157 (Iniciativa de Lei e de Referendo)

A Assembleia Nacional rene-se, para incio da legislatura, no vigsimo dia subsequente publicao dos resultados eleitorais no jornal ocial da Repblica, devendo, nessa reunio: a) Vericar os mandatos dos candidatos eleitos e emposs-los; b) Substituir, aps empossamento, os Deputados nomeados membros do Governo ou providos em outras funes incompatveis com o exerccio do mandato de Deputado; c) Eleger, por maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funes, o Presidente e os demais membros da Mesa da Assembleia Nacional; d) Constituir a Comisso Permanente.
Artigo 154 (Reunio extraordinria)

1. Fora do perodo normal de funcionamento, a Assembleia Nacional pode reunir-se extraordinariamente, em caso de guerra, estado de stio ou de emergncia,

1. As leis podem ser: a) Da iniciativa dos Deputados ou dos Grupos Parlamentares, sob a forma de projectos de lei;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

434

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


2. A votao dos projectos e propostas de lei e de propostas de referendo compreende uma votao na generalidade, uma votao na especialidade e uma votao nal global. 3. Por deliberao do Plenrio da Assembleia Nacional, os projectos e as propostas de lei podem ser votados na especialidade pelas Comisses Especializadas, sem prejuzo do poder de avocao do Plenrio da Assembleia Nacional. 4. Os projectos de leis constitucionais e os projectos e propostas de lei sobre as matrias previstas nas alneas a), b) c), d), e), f), g), h), i), j), k), n), o), p) e q) do artigo 176 so obrigatoriamente votados na especialidade pelo Plenrio da Assembleia Nacional.
Artigo 161 (Maiorias especiais)

b) Da iniciativa do Governo, sob a forma de propostas de lei; c) Da iniciativa directa de grupo de cidados eleitores, nas condies e termos regulados por lei. 2. Em sede parlamentar, as propostas de referendo podem ser de iniciativa dos Deputados ou dos Grupos Parlamentares. 3. No so admissveis projectos ou propostas de lei e propostas de referendo manifestamente inconstitucionais ou ilegais. 4. Os Deputados, os Grupos Parlamentares e os cidados eleitores, referidos na alnea c) do nmero 1, no podem apresentar iniciativa legislativa que envolva, directa ou indirectamente, o aumento de despesas ou a diminuio de receitas previstas no Oramento do Estado ou que o modiquem, por qualquer forma, no ano econmico em curso. 5. Os projectos ou propostas de lei de contedo substancialmente idntico ou que tenham em vista regular matrias sujeitas ao mesmo circunstancialismo de facto e hajam sido rejeitados, no podem ser renovados na mesma sesso legislativa.
Artigo 158 (Aprovao e caducidade das propostas de lei e de referendo)

1. Os projectos de lei constitucional so aprovados por maioria de dois teros dos deputados em efectividade de funes. 2. Salvo o disposto no nmero seguinte, os projectos e propostas de lei so aprovados por maioria absoluta dos Deputados presentes. 3. Os projectos e propostas de lei que tenham por objecto as matrias do artigo 176 referidas no nmero 4 do artigo 160 so aprovados por maioria de dois teros dos Deputados presentes desde que superior maioria absoluta dos Deputados em efectividade de funes.
Artigo 162 (Processo de urgncia)

1. Os projectos de lei podem ser aprovados at ao termo da legislatura. 2. As propostas de lei caducam com a demisso do Governo. 3. Os projectos e as propostas de lei e as propostas de referendo caducam com a dissoluo da Assembleia Nacional ou com o termo da legislatura.
Artigo 159 (Iniciativa de resolues e de moes)

1. A iniciativa de resoluo compete aos Deputados e, ainda: a) Mesa da Assembleia Nacional, nos casos previstos na lei; b) Ao Governo para a aprovao de tratados ou acordos internacionais. 2. A resoluo que autoriza o Presidente da Repblica a declarar o estado de stio e de emergncia e a ausentar-se do territrio nacional adoptada mediante pedido fundamentado do Presidente da Repblica Assembleia Nacional. 3. A iniciativa de moes compete aos Deputados e, ainda, ao Governo relativamente s moes de conana.
Seco II Da discusso e da votao Artigo 160 (Discusso e votao)

A Assembleia Nacional pode, por deliberao do Plenrio, a requerimento de pelo menos quinze Deputados, de qualquer Grupo Parlamentar ou Comisso Especializada ou do Governo, declarar a urgncia no processamento de qualquer projecto ou proposta de lei ou proposta de resoluo ou ainda de qualquer debate. CAPTULO V Do estatuto dos Deputados
Artigo 163 (Natureza e mbito da representao)

Os Deputados so os representantes de todo o povo e no unicamente dos crculos eleitorais por que foram eleitos.
Artigo 164 (Incio e termo do mandato)

1. O mandato dos Deputados inicia-se com o seu empossamento e cessa com o empossamento dos Deputados eleitos na eleio seguinte, sem prejuzo da suspenso ou cessao individual do mandato. 2. O Estatuto do Deputado regula a suspenso, a substituio, a renncia e a perda do mandato.

1. A discusso dos projectos e propostas de lei e de proposta de referendo compreende um debate na generalidade e outro na especialidade.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 165 (Incompatibilidades)

435

c) Requerer a raticao de Decretos Legislativos; d) Requerer e obter do Governo e dos rgos da Administrao ou de qualquer entidade pblica informaes e publicaes teis que considere indispensveis ao exerccio das suas funes; e) Fazer perguntas e interpelaes ao Governo, Administrao Pblica ou a qualquer entidade pblica e obter resposta em prazo razovel; f) Requerer a constituio de Comisses Eventuais, nos termos do Regimento da Assembleia Nacional; g) Os demais constantes do Regimento da Assembleia Nacional e do Estatuto dos Deputados.
Artigo 169 (Deveres dos Deputados)

1. Os Deputados nomeados membros do Governo ou providos em outras funes incompatveis com o exerccio da funo de Deputado suspendem, automaticamente, o mandato, sendo substitudos nos termos do nmero 2 do artigo 164. 2. O disposto no nmero 1 do presente artigo no prejudica o direito e o dever de o candidato eleito participar na reunio de incio de legislatura, at substituio nos termos da alnea b) do artigo 153. 3. A lei determina as demais incompatibilidades. 4. A lei regula os casos e condies em que os Deputados carecem de autorizao da Assembleia Nacional para serem rbitros, peritos, declarantes ou testemunhas.
Artigo 166 (Exerccio da funo de Deputado)

1. As entidades pblicas e privadas tm o dever de dispensar aos Deputados toda a colaborao necessria e de com eles cooperar no exerccio das suas funes. 2. Aos Deputados sero garantidas todas as condies necessrias ao exerccio das suas funes, nomeadamente para o estreito contacto com o crculo eleitoral por que foram eleitos e com os cidados eleitores. 3. As faltas dos Deputados a actos ou diligncias ociais estranhas s suas funes, por causa de reunies ou de misses da Assembleia Nacional, so sempre consideradas justicadas e motivo de adiamento dos actos ou diligncias. 4. O mandato do Deputado preso em agrante delito por crime punvel com pena de priso, cujo limite mximo seja superior a trs anos, ca automaticamente suspenso, a partir da data em que tal facto for comunicado Assembleia Nacional.
Artigo 167 (Direitos e regalias dos Deputados)

So deveres dos Deputados: a) Comparecer s reunies do Plenrio e das Comisses a que pertenam; b) Desempenhar os cargos e as funes para que sejam designados pela Assembleia Nacional; c) Participar nas votaes e nos trabalhos da Assembleia Nacional; d) Os demais constantes do Regimento da Assembleia Nacional e do Estatuto dos Deputados.
Artigo 170 (Imunidades)

1. Pelos votos e opinies que emitirem no exerccio das suas funes, os Deputados e os Grupos Parlamentares no respondem civil, criminal ou disciplinarmente. 2. Nenhum Deputado pode ser detido ou preso preventivamente sem autorizao da Assembleia Nacional, salvo em caso de agrante delito por crime a que corresponda pena de priso, cujo limite mximo seja superior a trs anos. 3. Movido procedimento criminal contra um Deputado e pronunciado este, a Assembleia Nacional, a requerimento do Procurador-Geral da Repblica, decidir se o respectivo mandato deve ou no ser suspenso para efeitos de prosseguimento do processo, sendo obrigatria a suspenso quando se trate de crime a que corresponda pena de priso, cujo limite mximo seja superior a oito anos. 4. Os Deputados respondem perante tribunal de segunda instncia pelos crimes cometidos no exerccio de funes.
Artigo 171 (Perda e renncia do mandato)

Os Deputados gozam ainda dos seguintes direitos e regalias: a) Livre trnsito em locais pblicos de acesso condicionado; b) Carto especial de identicao; c) Adiamento do servio militar ou cvico; d) Subsdios prescritos na lei; e) Outros estabelecidos no Estatuto dos Deputados.
Artigo 168 (Poderes dos Deputados)

So poderes dos Deputados: a) Apresentar projectos Constituio; de reviso da

1. Perdem o mandato os Deputados que: a) No tomem assento na Assembleia Nacional durante o nmero de reunies ou que excedam o nmero de faltas estabelecidos no respectivo Regimento;

b) Apresentar projectos de lei, propostas de referendo, de resolues, de moes e de deliberaes;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

436

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


b) Fazer leis sobre todas as matrias, excepto as da competncia exclusiva do Governo; c) Conferir autorizaes legislativas ao Governo; d) Velar pelo cumprimento da Constituio e das leis; e) Apreciar o programa do Governo; f) Aprovar o Oramento do Estado, sob proposta do Governo; g) Aprovar tratados e acordos internacionais; h) Tomar as contas do Estado e das demais entidades pblicas que a lei determinar; i) Propor ao Presidente da Repblica a sujeio a referendo nacional de questes de relevante interesse nacional; j) Autorizar ou raticar a declarao do estado de stio e do estado de emergncia; k) Autorizar o Presidente da Repblica a declarar a guerra e a fazer a paz; l) Conceder amnistias e perdes genricos; m) Desempenhar as demais funes que lhe sejam atribudas pela Constituio e pela lei.
Artigo 176 (Competncia legislativa absolutamente reservada)

b) Se recusem, trs vezes seguidas ou cinco interpoladas, a desempenhar funes ou cargos para que sejam designados pela Assembleia Nacional, desde que esta no considere justicada a recusa; c) Sejam judicialmente condenados por crime de responsabilidade; d) Se inscrevam em partido diverso daquele pelo qual foram apresentados a sufrgio; e) Venham a ser feridos por alguma das incapacidades ou incompatibilidades previstas na lei. 2. Implica, ainda, a perda de mandato qualquer inelegibilidade existente data das eleies e conhecida posteriormente. 3. Podem os Deputados renunciar ao mandato mediante comunicao escrita dirigida Assembleia Nacional. CAPTULO VI Da competncia da Assembleia Nacional
Seco I Da competncia para a prtica de actos organizatrios e funcionais Artigo 172 (Competncia interna)

Em relao sua prpria organizao e funcionamento, compete Assembleia Nacional, para alm do disposto no artigo 153: a) Elaborar e aprovar o seu Regimento; b) Constituir as Comisses Especializadas e as Comisses Eventuais; c) Exercer as demais competncias que lhe forem conferidas pelo seu Regimento.
Artigo 173 (Competncia do Presidente)

Compete exclusivamente Assembleia Nacional fazer leis sobre as seguintes matrias: a) Aquisio, perda e reaquisio da nacionalidade; b) Regime dos referendos nacional e local; c) Processo de scalizao da constitucionalidade das leis; d) Organizao, composio, competncia e funcionamento dos Tribunais, do Ministrio Pblico, do Conselho Superior da Magistratura Judicial, do Conselho Superior do Ministrio Pblico, da Inspeco Judicial e da Inspeco do Ministrio Pblico;

Compete ao Presidente da Assembleia Nacional: a) Representar a Assembleia e presidir Mesa; b) Marcar as reunies Plenrias e xar a Ordem do Dia, nos termos regimentais; c) Exercer as restantes competncias consignadas na Constituio e no Regimento da Assembleia Nacional.
Artigo 174 (Competncia das Comisses e dos Grupos Parlamentares)

As Comisses e os Grupos Parlamentares tm as competncias estabelecidas na Constituio e no Regimento da Assembleia Nacional.


Seco II Competncia legislativa e poltica Artigo 175 (Competncia poltica e legislativa genrica)

e) Estatuto dos magistrados judiciais e dos magistrados do Ministrio Pblico, dos membros do Conselho Superior da Magistratura Judicial, dos membros do Conselho Superior do Ministrio Pblico, dos inspectores judiciais e dos inspectores do Ministrio Pblico; f) Organizao da defesa nacional; g) Regimes do estado de stio e do estado de emergncia; h) Partidos polticos e estatuto da oposio; i) Eleies e estatuto dos titulares dos rgos de soberania e das autarquias locais, bem como dos restantes rgos constitucionais ou eleitos por sufrgio directo e universal;

Compete, especicamente, Assembleia Nacional: a) Aprovar as leis constitucionais;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


j) Criao, modicao e extino de autarquias locais; k) Restries ao exerccio de direitos; l) Regime do sistema de informaes da Repblica e do segredo de Estado; m) Regime de proteco de dados pessoais; n) Bases dos oramentos do Estado e das autarquias locais; o) Regime do indulto e comutao de penas; p) Denio dos limites das guas territoriais, da zona econmica exclusiva e dos leitos e subsolos marinhos; q) Bases do sistema scal e regime das garantias dos contribuintes; r) Criao, incidncia e taxa de impostos; s) Regime dos smbolos nacionais; t) Regime de autonomia organizativa, administrativa e nanceira dos servios de apoio do Presidente da Repblica e da Assembleia Nacional; k) Regime geral das Foras Armadas; l) Regime geral das foras de segurana;

437

m) Regime geral do arrendamento rural e urbano; n) Regime das associaes pblicas; o) Garantias graciosas administrados; e contenciosas dos

p) Regime geral da requisio e expropriao por utilidade pblica; q) Regime geral da comunicao social e bases da organizao do servio pblico de rdio e televiso; r) Denio e regime dos bens do domnio pblico; s) Regime geral do servio militar ou cvico e da objeco de conscincia; t) Regime de privatizao de empresas e bens do sector pblico. 2. Compete, ainda, exclusivamente, Assembleia Nacional, salvo autorizao legislativa concedida ao Governo, fazer leis sobre as seguintes matrias: a) Bases do regime da Funo Pblica; b) Bases do sistema de ensino; c) Bases do sistema nacional de sade; d) Bases do sistema de segurana social;

u) Regime da iniciativa legislativa directa de grupo de cidados eleitores.


Artigo 177 (Competncia legislativa relativamente reservada)

1. Compete, exclusivamente, Assembleia Nacional, salvo autorizao legislativa concedida ao Governo, fazer leis sobre as seguintes matrias: a) Direitos, liberdades e garantias; b) Estado e capacidade das pessoas, direito de famlia e das sucesses; c) Denio de crimes, penas e medidas de segurana e os respectivos pressupostos, bem como o processo criminal; d) Regime geral de punio das infraces disciplinares, bem como dos actos ilcitos de mera ordenao social e do respectivo processo; e) Atribuies, competncias, bases de organizao e funcionamento das autarquias locais, bem como o regime de nanas locais e o regime e formas da criao das polcias municipais; f) Responsabilidade civil do Estado; g) Sistema monetrio e padro de pesos e medidas; h) Regime dos benefcios scais; i) Regime geral das taxas e demais contribuies nanceiras a favor das entidades pblicas; j) Direito sindical e direito greve;

e) Bases do sistema de planeamento e de ordenamento do territrio; f) Bases do sistema de proteco da natureza; g) Bases do estatuto das empresas pblicas; h) Bases do sistema nanceiro.
Artigo 178 (Competncia em matria nanceira)

Compete Assembleia Nacional, em matria nanceira e sem prejuzo de outras competncias previstas no artigo 175: a) Receber, submeter a parecer do Tribunal de Contas e apreciar a Conta Geral do Estado e as contas das demais entidades pblicas que a lei determinar, as quais sero apresentadas at 31 de Dezembro do ano seguinte quele a que respeitam; b) Autorizar o Governo, denindo as condies gerais, a contrair e conceder emprstimos e a realizar outras operaes de crdito que no sejam de dvida utuante; c) Estabelecer o limite mximo dos avales a conceder pelo Governo em cada ano econmico-social; d) Fiscalizar a execuo oramental; e) Desempenhar as demais funes que lhe sejam cometidas pela Constituio ou pela lei.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

438

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


d) Os membros da Comisso Nacional de Eleies; e) Os membros do Conselho Superior da Magistratura Judicial e do Conselho Superior do Ministrio Pblico;

Artigo 179 (Competncia em matria de Tratados e de Acordos Internacionais)

Compete Assembleia Nacional: a) Aprovar para raticao ou adeso os tratados e acordos internacionais de participao de Cabo Verde em organizaes internacionais, os tratados e acordos de amizade, de paz, de defesa, de estabelecimento ou recticao de fronteiras e os respeitantes a assuntos militares; b) Aprovar para raticao ou adeso outros tratados e acordos internacionais que versem matrias da sua competncia reservada e os demais que o Governo entenda submeter sua apreciao; c) Aprovar a desvinculao dos tratados e acordos internacionais referidos nas alneas antecedentes.
Artigo 180 (Competncia de scalizao poltica)

f) Os membros da autoridade administrativa independente reguladora da comunicao social. 2. Compete igualmente Assembleia Nacional, atravs da Comisso Especializada competente, proceder, seguida de recomendao, audio prvia dos membros dos rgos de administrao das autoridades administrativas independentes, designados pelo Governo. 3. Compete ainda Assembleia Nacional, relativamente a outros rgos e sem prejuzo das competncias previstas no artigo 175: a) Testemunhar a tomada de posse e a renncia do Presidente da Repblica; b) Autorizar a ausncia do Presidente da Repblica do territrio nacional; c) Promover aco penal contra o Presidente da Repblica nos termos do artigo 132; d) Apreciar os relatrios sobre a situao da Justia apresentados pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial e pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico, no incio de cada sesso legislativa; e) Exercer ainda outras competncias conferidas pela Constituio e pela lei.
Artigo 182 (Regime das autorizaes legislativas)

Compete Assembleia Nacional, no exerccio das suas funes de scalizao poltica e sem prejuzo de outras competncias previstas no artigo 175: a) Apreciar e scalizar os actos do Governo e da Administrao Pblica; b) Fazer perguntas e interpelaes ao Governo; c) Votar moes de conana e moes de censura; d) Apreciar o discurso sobre o estado da Nao apresentado pelo Primeiro Ministro no nal de cada sesso legislativa; e) Apreciar e scalizar a aplicao da declarao do estado de stio ou do estado de emergncia; f) Apreciar, para efeitos de raticao, nos termos da Constituio e da lei, os decretos legislativos e os decretos-leis de desenvolvimento de bases ou regimes gerais correspondentes; g) Exercer outras competncias que lhe sejam conferidas pela Constituio e pela lei.
Artigo 181 (Competncia em relao a outros rgos)

1. As leis de autorizao legislativa s podem ter por objecto as matrias da competncia legislativa relativamente reservada da Assembleia Nacional e devem estabelecer o objecto, a extenso e a durao da autorizao, que pode ser prorrogada. 2. As leis de autorizao legislativa no podem ser utilizadas mais do que uma vez, sem prejuzo da sua utilizao parcelar. 3. As leis de autorizao legislativa caducam com o termo da legislatura, com a dissoluo da Assembleia Nacional ou com a demisso do Governo e podem ser revogadas pela Assembleia Nacional. 4. O Governo deve publicar o decreto legislativo at ao ltimo dia do prazo indicado na lei de autorizao, que comea a correr a partir da data da publicao desta. 5. As autorizaes legislativas conferidas ao Governo na lei de aprovao do Oramento do Estado observam o disposto no presente artigo e, quando incidam sobre matria scal, caducam no termo do ano econmico-scal a que respeitam.

1. Compete Assembleia Nacional eleger, por maioria de dois teros dos Deputados presentes, desde que superior maioria absoluta dos membros em efectividade de funes e aps processo de audio parlamentar em Comisso Especializada: a) Os Juzes do Tribunal Constitucional; b) Os membros do Conselho Superior da Magistratura Judicial e do Conselho Superior do Ministrio Pblico cuja designao lhe seja cometida pela Constituio;

c) Presidente do Conselho Econmico, Social e Ambiental;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 183 (Raticao de decreto legislativo e de decreto-lei de desenvolvimento)

439

2. Poder haver um ou mais Vice-Primeiros Ministros. 3. O Governo tem como rgo colegial o Conselho de Ministros. 4. A orgnica do Governo, incluindo as atribuies, as competncias dos seus membros e os mecanismos de coordenao entre eles, bem como a estrutura, as competncias e a coordenao dos respectivos servios de apoio denida por decreto-lei, ao abrigo da competncia estabelecida no nmero 1 do artigo 204.
Artigo 188 (Conselho de Ministros)

1. Nos sessenta dias seguintes publicao de qualquer decreto legislativo ou decreto-lei de desenvolvimento podem, pelo menos, cinco deputados, ou qualquer Grupo Parlamentar, requerer a sua sujeio raticao da Assembleia Nacional, para efeitos de cessao da vigncia ou de alterao. 2. A Assembleia Nacional no pode suspender o decreto legislativo ou o decreto-lei de desenvolvimento objecto do requerimento de raticao.
Artigo 184 (Reserva de lei)

1. A incluso de qualquer matria na reserva absoluta ou relativa de competncia da Assembleia Nacional atribui a esta, em exclusivo, toda a regulao legislativa da matria. 2. Exceptuam-se do disposto no nmero 1: a) Os casos em que a Constituio reserva Assembleia Nacional um regime geral, competindo-lhe, em tais casos, denir o regime comum ou normal, sem prejuzo de os regimes especiais poderem ser denidos pelo Governo; b) Os casos em que a Constituio reserva Assembleia Nacional as bases de um sistema ou matria competindo-lhe, em tais casos, denir as opes fundamentais dos regimes jurdicos do sistema ou matria, que podero ser desenvolvidas pelo Governo. TTULO IV DO GOVERNO CAPTULO I Funo, responsabilidade poltica, composio e organizao
Seco I Funo e responsabilidade Artigo 185 (Funo)

1. O Conselho de Ministros constitudo pelo PrimeiroMinistro, pelos Vice-Primeiros Ministros, se os houver, e pelos Ministros, sendo presidido e coordenado pelo Primeiro Ministro. 2. O Primeiro-Ministro pode, sempre que entender ou por deliberao do Conselho de Ministros, convocar os Secretrios de Estado para participarem, sem direito de voto, nas reunies do Conselho de Ministros. 3. Pode haver Conselhos de Ministros Especializados, em razo da matria, com competncia para: a) Preparar matrias Plenrio; para deliberao do

b) Coordenar a execuo de deliberaes do Plenrio; c) Exercer funes regulamentares, administrativas ou outras que lhe forem delegadas pelo Plenrio.
Artigo 189 (Representao do Governo)

O Governo poder estabelecer uma representao integrada, com jurisdio sobre cada ilha ou sobre dois ou mais concelhos da mesma ilha ou de ilhas vizinhas, dirigida por um alto representante e encarregada, designadamente, de: a) Representar a autoridade do Estado; b) Velar pelo cumprimento das leis, pela preparao e execuo eciente dos programas e projectos da administrao central ou por ela comparticipados, pela satisfao das necessidades bsicas da populao e pela manuteno da ordem e segurana pblicas; c) Superintender nos servios perifricos do Estado e das demais entidades pblicas includas no sector pblico administrativo central; d) Coordenar o apoio do Governo s autarquias includas no mbito da rea territorial da sua jurisdio; e) Exercer, nos termos da Constituio e da lei, a tutela administrativa sobre as autarquias includas no mbito da rea territorial da sua jurisdio.

O Governo o rgo que dene, dirige e executa a poltica geral interna e externa do pas, e o rgo superior da Administrao Pblica.
Artigo 186 (Responsabilidade do Governo)

O Governo politicamente responsvel perante a Assembleia Nacional.


Seco II Composio e organizao Artigo 187 (Composio e orgnica)

1. O Governo composto pelo Primeiro Ministro, pelos Ministros e pelos Secretrios de Estado.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

440

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


CAPTULO III Formao e subsistncia do Governo
Seco I Formao Artigo 194 (Formao)

Artigo 190 (Suplncia)

1. O Primeiro-Ministro substitudo, nos seus impedimentos e ausncias, pelo Vice-Primeiro Ministro ou, na falta deste, pelo Ministro por ele indicado ao Presidente da Repblica. 2. Na falta de indicao ou no caso de vacatura, no havendo Vice-Primeiro Ministro, compete ao Presidente da Repblica designar um Ministro para substituir o Primeiro-Ministro. 3. O Ministro substitudo, em caso de vacatura, impedimentos ou ausncias e, em geral, nos casos de impossibilidade ou incapacidade de exerccio efectivo de funes, pelo Ministro designado pelo Primeiro Ministro. CAPTULO II Incio e termo das funes
Artigo 191 (Incio e cessao das funes do Governo)

1. O Primeiro-Ministro nomeado pelo Presidente da Repblica, ouvidas as foras polticas com assento na Assembleia Nacional e tendo em conta os resultados eleitorais, a existncia ou no de fora poltica maioritria e as possibilidades de coligaes ou de alianas. 2. Os Ministros e os Secretrios de Estado so nomeados pelo Presidente da Repblica sob proposta do Primeiro-Ministro.
Artigo 195 (Solidariedade dos membros do Governo)

O Governo inicia as suas funes com a posse do Primeiro-Ministro e dos Ministros e cessa-as com a sua demisso, ou exonerao, morte, incapacidade fsica ou psquica permanente do Primeiro Ministro.
Artigo 192 (Incio e cessao de funes dos membros do Governo)

Os membros do Governo esto vinculados ao programa do Governo e s deliberaes do Conselho de Ministros, e so solidria e politicamente responsveis pela sua execuo.
Artigo 196 (Elaborao do Programa do Governo)

1. O Primeiro-Ministro inicia funes com a sua posse e cessa-as com a sua exonerao pelo Presidente da Repblica, a seu pedido ou na sequncia da demisso do Governo. 2. O Primeiro-Ministro cessante exonerado na data da nomeao e posse do novo Primeiro Ministro. 3. As funes dos Ministros iniciam-se com a sua posse e cessam com a sua exonerao ou com a do Primeiro Ministro. 4. As funes dos Secretrios de Estado iniciam-se com a sua posse e cessam com a sua exonerao ou e com a dos respectivos Ministros. 5. O Primeiro-Ministro que abandonar o exerccio das suas funes antes da nomeao e posse do novo titular do cargo no poder ser nomeado para funes governativas antes de decorridos dez anos contados da data do abandono.
Artigo 193 (Governo de gesto)

1. Nomeado o Governo, este deve elaborar o seu programa do qual constaro os objectivos e as tarefas que se prope realizar, as medidas a adoptar e as principais orientaes polticas que pretende seguir em todos os domnios da actividade governamental. 2. O Programa do Governo deve ser aprovado em Conselho de Ministros e submetido apreciao da Assembleia Nacional.
Artigo 197 (Apreciao do Programa do Governo pela Assembleia Nacional)

No prazo mximo de quinze dias a contar da data do incio da entrada em funes do Governo, o Primeiro Ministro submeter o programa do Governo apreciao da Assembleia Nacional e solicitar obrigatoriamente a esta a aprovao de uma moo de conana exclusivamente sobre a poltica geral que pretende realizar.
Seco II Responsabilidade poltica e criminal dos membros do Governo Artigo 198 (Responsabilidade poltica dos membros do Governo)

1. O Primeiro Ministro politicamente responsvel perante a Assembleia Nacional. 2. Os Vice-Primeiros-Ministros e os Ministros so responsveis perante o Primeiro-Ministro e, no mbito da responsabilidade poltica do Governo, perante a Assembleia Nacional. 3. Os Secretrios de Estado so politicamente responsveis perante o Primeiro Ministro e os respectivos Ministros.

1. No caso de demisso do Governo, este continua em exerccio at nomeao e posse do novo Primeiro-Ministro. 2. Antes da apreciao do seu programa pela Assembleia Nacional, ou aps a sua demisso, o Governo limitar-se- prtica de actos estritamente necessrios gesto corrente dos negcios pblicos e administrao ordinria.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 199 (Responsabilidade criminal dos membros do Governo)

441

1. Nenhum membro do Governo pode ser detido ou preso preventivamente sem autorizao da Assembleia Nacional, salvo em caso de agrante delito por crime a que corresponda pena de priso, cujo limite mximo seja superior a trs anos. 2. Movido procedimento criminal contra um membro do Governo e pronunciado este denitivamente, a Assembleia Nacional, a requerimento do Procurador-Geral da Repblica, decidir se o mesmo deve ou no ser suspenso para efeitos de prosseguimento do processo, sendo obrigatria a suspenso quando se trate de crime a que corresponda pena de priso, cujo limite mximo seja superior a oito anos. 3. Os membros do Governo respondem perante o tribunal de segunda instncia pelos crimes cometidos no exerccio de funes.
Seco III Moo de conana, de censura e demisso do Governo Artigo 200 (Moo de conana)

d) A no submisso apreciao da Assembleia Nacional do seu programa ou a no apresentao, juntamente com este, da moo de conana sobre a poltica geral que pretende realizar; e) A no aprovao de uma moo de conana; f) A aprovao de duas moes de censura na mesma legislatura. 2. O Presidente da Repblica pode demitir o Governo no caso de aprovao de uma moo de censura, ouvidos os partidos representados na Assembleia Nacional e o Conselho da Repblica. CAPTULO IV Da competncia do Governo
Artigo 203 (Competncia poltica)

1. Compete ao Governo, no exerccio de funes polticas: a) Denir e executar a poltica interna e externa do pas; b) Aprovar propostas de lei e de resoluo a submeter Assembleia Nacional; c) Apresentar moes de conana; d) Propor Assembleia Nacional o Oramento do Estado; e) Referendar os actos do Presidente da Repblica nos termos do nmero 2 do artigo 138; f) Apresentar Assembleia Nacional a Conta Geral do Estado e as contas das demais entidades pblicas que a lei determinar, nos termos constitucionais e legais; g) Apresentar Assembleia Nacional o estado da Nao; h) Assegurar a representao do Estado nas relaes internacionais; i) Negociar e ajustar convenes internacionais; j) Aprovar, por decreto, os tratados e acordos internacionais cuja aprovao no seja da competncia da Assembleia Nacional nem a esta tenha sido submetida; k) Pronunciar-se sobre a execuo da declarao do estado de stio ou do estado de emergncia e adoptar as providncias que se mostrem adequadas situao, nos termos da Constituio e da lei; l) Praticar os demais actos que lhe sejam cometidos pela Constituio ou pela lei. 2. Compete ao Governo, no exerccio de funes polticas, propor ao Presidente da Repblica: a) A sujeio a referendo de questes de relevante interesse nacional, nos termos do artigo 103; b) A declarao do estado de stio ou do estado de emergncia;

1. O Governo, por deliberao do Conselho de Ministros, pode solicitar em qualquer momento, Assembleia Nacional uma moo de conana sobre a orientao poltica que pretende seguir ou sobre qualquer assunto de relevante interesse nacional. 2. Por deliberao do Conselho de Ministros, o Governo pode retirar a moo de conana at ao incio da sua discusso pela Assembleia Nacional.
Artigo 201 (Moo de censura)

1. A Assembleia Nacional pode, por iniciativa de um quinto dos Deputados ou de qualquer Grupo Parlamentar, votar moes de censura ao Governo sobre a sua poltica geral ou sobre qualquer assunto de relevante interesse nacional. 2. A moo de censura tem de ser fundamentada. 3. A moo de censura s pode ser apreciada no terceiro dia seguinte ao da sua apresentao, em debate de durao no superior a quatro dias. 4. Se a moo de censura no for aprovada, os seus signatrios no podero apresentar outra durante a mesma sesso legislativa.
Artigo 202 (Demisso do Governo)

1. Implicam a demisso do Governo: a) O incio de nova legislatura e a dissoluo da Assembleia Nacional; b) A aceitao pelo Presidente da Repblica do pedido de exonerao apresentado pelo Primeiro Ministro; c) A morte ou a incapacidade fsica ou psquica permanente do Primeiro-Ministro;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

442

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 206 (Competncia do Conselho de Ministros)

c) A declarao de guerra e a feitura da paz; d) A nomeao do Presidente e demais juzes do Tribunal de Contas, do Procurador-Geral da Repblica, do Chefe de Estado Maior e o ViceChefe de Estado Maior das Fora e) Armadas, bem como dos Embaixadores, dos representantes permanentes e dos enviados extraordinrios.
Artigo 204 (Competncia legislativa)

Compete ao Conselho de Ministros: a) Denir as linhas gerais da poltica governamental interna e externa, bem como as da sua execuo e proceder sua avaliao regular; b) Deliberar sobre a apresentao de moo de conana Assembleia Nacional; c) Aprovar as propostas de lei e de resoluo a apresentar Assembleia Nacional; d) Aprovar as propostas de referendo, de declarao de estado de stio ou de estado de emergncia, de declarao de guerra ou de feitura de paz a apresentar ao Presidente da Repblica; e) Aprovar tratados e acordos internacionais da competncia do Governo; f) Aprovar, no exerccio de funes legislativas do Governo, os decretos, os decretos-legislativos e os decretos-leis; g) Aprovar os decretos-regulamentares, resolues e moes, nos termos dos artigos 264 a 268; h) Aprovar a proposta de Oramento do Estado e as propostas de sua alterao; i) Aprovar os actos do Governo que envolvam aumento ou diminuio de receitas e despesas pblicas; j) Aprovar as propostas de nomeao do Presidente e demais juzes do Tribunal de Contas, do Procurador-Geral da Repblica, do Chefe de Estado Maior e Vice-Chefe de Estado Maior das Foras Armadas e dos embaixadores, representantes permanentes ou enviados extraordinrios; k) Nomear os altos representantes previstos no artigo 189; l) Deliberar sobre outros assuntos da competncia do Governo que lhe sejam cometidos pela Constituio ou por lei ou apresentados pelo Primeiro Ministro ou por qualquer Ministro.
Artigo 207 (Competncia do Primeiro Ministro)

1. Compete exclusivamente ao Governo, reunido em Conselho de Ministros, no exerccio de funes legislativas, fazer e aprovar decretos-leis e outros actos normativos sobre a sua prpria organizao e funcionamento. 2. Compete ainda ao Governo, no exerccio de funes legislativas: a) Fazer decretos-lei em matrias no reservadas Assembleia Nacional; b) Fazer decretos-legislativos em matrias relativamente reservadas Assembleia Nacional, mediante autorizao legislativa desta; c) Fazer decretos-leis de desenvolvimento das bases e regimes gerais contidos em leis; d) Fazer decretos de aprovao de tratados e acordos internacionais. 3. Os decretos-legislativos e os decretos-leis referidos nas alneas b) e c) do nmero anterior devero indicar, respectivamente, a lei da autorizao legislativa e a lei de base ao abrigo da qual so aprovados.
Artigo 205 (Competncia administrativa)

Compete ao Governo, no exerccio de funes administrativas: a) Elaborar e executar o Oramento do Estado; b) Fazer os regulamentos necessrios boa execuo das leis; c) Dirigir os servios e a actividade da administrao directa do Estado, civil ou militar, e superintender na administrao indirecta, bem como exercer tutela sobre a administrao autnoma;

Compete ao Primeiro Ministro: a) Presidir ao Conselho de Ministros; b) Dirigir e coordenar a poltica geral do Governo e o funcionamento deste; c) Orientar e coordenar a aco de todos os Ministros e dos Secretrios de Estados que dele dependam directamente, sem prejuzo da responsabilidade directa dos mesmos na gesto dos respectivos departamentos governamentais; d) Dirigir e coordenar as relaes do Governo com os demais rgos de soberania e do poder poltico;

d) Praticar os actos exigidos pela lei respeitantes aos funcionrios pblicos e agentes do Estado e de outras pessoas colectivas pblicas; e) Garantir o respeito pela legalidade democrtica; f) Praticar todos os actos e tomar todas as providncias necessrias promoo do desenvolvimento econmico-social e satisfao das necessidades colectivas; g) Exercer outras competncias que lhe sejam atribudas pela Constituio e pela lei.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


e) Referendar os actos do Presidente da Repblica nos termos do nmero 2 do artigo 138; f) Informar regular e completamente o Presidente da Repblica sobre os assuntos relativos poltica interna e externa do Governo; g) Representar o Governo em todos os actos ociais, podendo delegar o exerccio dessa funo em qualquer outro membro do Governo; h) Apresentar aos demais rgos de soberania ou do poder poltico, em nome do Governo, as propostas por este aprovadas, bem como solicitar queles rgos quaisquer outras diligncias requeridas pelo Governo; i) Praticar os demais actos que lhe sejam cometidos pela Constituio e pela lei ou pelo Conselho de Ministros.
Artigo 208 (Competncia dos Ministros e Secretrios de Estado)

443

TTULO V DO PODER JUDICIAL CAPTULO I Princpios gerais


Artigo 209 (Administrao da Justia)

A administrao da Justia tem por objecto dirimir conitos de interesses pblicos e privados, reprimir a violao da legalidade democrtica e assegurar a defesa dos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidados.
Artigo 210 (rgos de administrao da Justia)

1. A Justia administrada, em nome do povo, pelos tribunais e pelos rgos no jurisdicionais de composio de conitos, criados nos termos da Constituio e da lei, em conformidade com as normas de competncia e de processo legalmente estabelecidas. 2. A Justia tambm administrada por tribunais institudos atravs de tratados, convenes ou acordos internacionais de que Cabo Verde seja parte, em conformidade com as respectivas normas de competncia e de processo.
Artigo 211 (Princpios fundamentais da administrao da Justia)

1. Compete aos Ministros: a) Participar, atravs do Conselho de Ministros, na denio da poltica interna e externa do Governo; b) Executar a poltica geral do Governo e, em especial, a denida para os respectivos Ministrios; c) Estabelecer as relaes entre o Governo e os demais rgos do Estado no mbito do respectivo Ministrio; d) Exercer as funes que lhe sejam cometidas pelo Primeiro-Ministro e pelo Conselho de Ministros; e) Exercer as demais funes que lhe sejam cometidas pela Constituio ou pela lei. 2. Compete aos Secretrios de Estado: a) Executar, sob a orientao dos respectivos Ministros, a poltica denida para os respectivos Ministrios ou Secretarias de Estado; b) Praticar os actos que lhe sejam delegados pelos respectivos Ministros; c) Substituir os respectivos Ministros nas suas ausncias ou impedimentos temporrios, sem prejuzo do disposto no nmero 3 do artigo 190; d) Coadjuvar os respectivos Ministros na gesto dos servios dos respectivos Ministrios; e) Gerir, sob a direco do respectivo Ministro, todos os departamentos compreendidos nas respectivas Secretarias de Estado ou reas de actuao; f) Exercer as funes que lhes sejam cometidas pelos respectivos Ministros ou pela lei.

1. No exerccio das suas funes, os tribunais so independentes e apenas esto sujeitos Constituio e lei. 2. Os tribunais s podem exercer as funes estabelecidas na lei. 3. Os tribunais no podem aplicar normas contrrias Constituio ou aos princpios nela consignados. 4. As audincias dos tribunais so pblicas, salvo deciso em contrrio do prprio Tribunal, devidamente fundamentada e proferida nos termos da lei de processo, para salvaguarda da dignidade das pessoas, da intimidade da vida privada e da moral pblica, bem como para garantir o seu normal funcionamento. 5. As decises dos tribunais que no sejam de mero expediente so fundamentadas nos termos da lei. 6. As decises dos tribunais sobre a liberdade pessoal so sempre susceptveis de recurso por violao da lei. 7. As decises dos tribunais so obrigatrias para todas as entidades pblicas e privadas e prevalecem sobre as de quaisquer outras autoridades. 8. Todas as entidades pblicas e privadas so obrigadas a prestar aos tribunais a colaborao por estes solicitada no exerccio de funes. 9. A lei regula os termos da execuo das decises dos tribunais relativamente a qualquer autoridade e determina sanes a aplicar aos responsveis pela sua inexecuo.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

444

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


b) Vericao da morte e declarao de incapacidade, de impedimento ou de perda de cargo do Presidente da Repblica; c) Jurisdio em matria de eleies e de organizaes poltico-partidrias, nos termos da lei; d) Resoluo de conitos de jurisdio, nos termos da lei; e) Recurso de amparo. 2. O Tribunal Constitucional tem sede na cidade da Praia. 3. O Tribunal Constitucional composto por um mnimo de trs juzes eleitos pela Assembleia Nacional, de entre personalidades de reputado mrito e competncia e de reconhecida probidade, com formao superior em Direito. 4. O Presidente do Tribunal Constitucional eleito pelos seus pares. 5. O mandato dos juzes do Tribunal Constitucional de nove anos, no sendo renovvel. 6. Os juzes do Tribunal Constitucional gozam das garantias e esto sujeitos s incompatibilidades dos demais juzes. 7. A lei regula a organizao, a competncia e o funcionamento do Tribunal Constitucional, bem como o estatuto dos seus juzes.
Artigo 216 (Supremo Tribunal de Justia)

Artigo 212 (Patrocnio judicirio)

A lei regula o patrocnio judicirio como elemento indispensvel administrao da Justia e assegura aos que o prestam as garantias necessrias ao exerccio do mandato forense.
Artigo 213 (Composio no jurisdicional de conitos)

A lei pode criar mecanismos e rgos de composio no jurisdicional de conflitos regulando, designadamente, a sua constituio, organizao, competncia e funcionamento. CAPTULO II Organizao dos tribunais
Artigo 214 (Categorias de tribunais)

1. Alm do Tribunal Constitucional, h os seguintes tribunais: a) O Supremo Tribunal de Justia; b) Os Tribunais Judiciais de Segunda Instncia; c) Os Tribunais Judiciais de Primeira Instncia; d) O Tribunal de Contas; e) O Tribunal Militar de Instncia; f) Os Tribunais Fiscais e Aduaneiros. 2. Podem ser criados, por lei: a) Tribunais Administrativos; b) Tribunais Arbitrais; c) Organismos de regulao de conitos em reas territoriais mais restritas do que as de jurisdio dos Tribunais Judiciais de Primeira Instncia. 3. Na primeira instncia pode haver tribunais com competncia especca e tribunais especializados para o julgamento de matrias determinadas. 4. A lei determina os casos e as formas em que os tribunais previstos nos nmeros anteriores se podem constituir, separada ou conjuntamente, em tribunais de conitos. 5. Sem prejuzo do disposto na Constituio, no pode haver tribunais com competncia exclusiva para o julgamento de determinadas categorias de crimes.
Artigo 215 (Tribunal Constitucional)

1. O Supremo Tribunal de Justia o rgo superior da hierarquia dos Tribunais Judiciais, Administrativos, Fiscais e Aduaneiros e do Tribunal Militar de Instncia. 2. O Supremo Tribunal de Justia tem sede na cidade da Praia e jurisdio sobre todo o territrio nacional. 3. O acesso ao cargo de juiz do Supremo Tribunal de Justia faz-se mediante concurso pblico, aberto a magistrados judiciais. 4. O Presidente do Supremo Tribunal de Justia nomeado pelo Presidente da Repblica, de entre os juzes que o compem, mediante proposta destes, para um mandato de cinco anos, renovvel uma nica vez. 5. A lei regula a organizao, a composio, a competncia e o funcionamento do Supremo Tribunal de Justia.
Artigo 217 (Tribunais Judiciais de Segunda Instncia)

1. Os Tribunais Judiciais de Segunda Instncia so tribunais de recurso das decises proferidas pelos tribunais judiciais de primeira instncia, tribunais administrativos, scais e aduaneiros e Tribunal Militar de Instncia. 2. A lei pode cometer aos Tribunais de Segunda Instncia o julgamento de determinadas matrias em primeira instncia. 3. A organizao, a composio, a competncia e o funcionamento dos Tribunais Judiciais de Segunda Instncia so regulados por lei.

1. O Tribunal Constitucional o tribunal ao qual compete, especicamente, administrar a Justia em matrias de natureza jurdico-constitucional, designadamente, no que se refere a: a) Fiscalizao da constitucionalidade e legalidade, nos termos da Constituio;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 218 (Tribunais judiciais de primeira instncia)

445

CAPTULO III Estatuto dos juizes


Artigo 222 (Magistratura Judicial)

1. Os tribunais judiciais de primeira instncia so os tribunais comuns em matria cvel e criminal e conhecem de todas as causas que por lei no sejam atribudas a outra jurisdio. 2. A lei regula a organizao, a composio, a competncia e o funcionamento dos tribunais judiciais de primeira instncia.
Artigo 219 (Tribunal de Contas)

1. Os juzes formam um corpo nico, autnomo e independente de todos os demais poderes e regem-se por estatuto prprio. 2. O recrutamento e o desenvolvimento na carreira dos juzes fazem-se com prevalncia do critrio de mrito dos candidatos. 3. Os juzes, no exerccio das suas funes, so independentes e s devem obedincia lei e sua conscincia. 4. Os juzes so inamovveis, no podendo ser suspensos, transferidos, aposentados compulsivamente ou demitidos, salvo nos casos especialmente previstos na lei. 5. Em caso algum os juzes podem ser transferidos para circunscrio judicial diversa daquela em que desempenhem funes, salvo se nisso expressamente consentirem, por escrito, ou a transferncia assentar em razes ponderosas de interesse pblico, de natureza excepcional, devidamente perceptveis e explicitadas em comunicao prvia. 6. Os juzes no respondem pelos seus julgamentos e decises, excepto nos casos especialmente previstos na lei. 7. Os juzes em exerccio de funes no podem desempenhar qualquer outra funo pblica ou privada, salvo as de docncia e de investigao cientca de natureza jurdica, quando devidamente autorizados pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial. 8. Os juzes em exerccio no podem estar liados em qualquer partido poltico ou em associao poltica, nem dedicar-se, por qualquer forma, actividade polticopartidria. 9. A lei pode estabelecer outras incompatibilidades com o exerccio da funo de juiz. 10. A nomeao, a colocao, a transferncia e o desenvolvimento da carreira dos juzes, bem como o exerccio da aco disciplinar sobre os mesmos competem ao Conselho Superior da Magistratura Judicial.
Artigo 223 (Conselho Superior da Magistratura Judicial)

1. O Tribunal de Contas o rgo supremo de scalizao da legalidade das despesas pblicas e de julgamento das contas que a lei mandar submeter-lhe. 2. O mandato dos Juzes do Tribunal de Contas tem a durao de cinco anos, renovvel e s pode cessar antes do m do mandato por ocorrncia de: a) Morte ou incapacidade fsica ou psquica permanente e inabilitante; b) Renncia apresentada por escrito; c) Demisso ou aposentao compulsiva em consequncia de processo disciplinar ou criminal; d) Investidura em cargo ou exerccio de actividade incompatveis com o exerccio do mandato, nos termos da Constituio e da lei. 3. A lei regula a organizao, a composio, a competncia e o funcionamento do Tribunal de Contas.
Artigo 220 (Tribunal Militar de Instncia)

1. Ao Tribunal Militar de Instncia compete o julgamento de crimes que, em razo da matria, sejam denidos por lei como essencialmente militares, com recurso para o Supremo Tribunal de Justia, nos termos da lei. 2. A lei regula a organizao, a composio, a competncia e o funcionamento do Tribunal Militar de Instncia.
Artigo 221 (Tribunais Fiscais e Aduaneiros)

1. Aos Tribunais Fiscais e Aduaneiros compete, com recurso para o Supremo Tribunal de Justia, nos termos da lei: a) O julgamento de aces e recursos contenciosos emergentes de relaes jurdicas scais ou aduaneiras; b) O julgamento de crimes em matria scal e aduaneira, bem como de outras infraces criminais de natureza econmica ou nanceira atribudas por lei; c) O julgamento de recursos em matria de contraordenaes scais, aduaneiras, comerciais ou outras econmicas ou nanceiras. 2. A lei regula a organizao, composio, competncia e funcionamento dos tribunais scais e aduaneiros.

1. O Conselho Superior da Magistratura Judicial o rgo de gesto e disciplina dos juzes, de administrao autnoma dos recursos humanos, nanceiros e materiais dos tribunais, bem como dos seus prprios. 2. Compete ao Conselho Superior de Magistratura Judicial, designadamente: a) A orientao geral e a scalizao da actividade dos Tribunais Judiciais, Administrativos e Fiscais e Aduaneiros, bem como do Tribunal Militar de Instncia e de Organismos de Regulao de Conitos; b) A superintendncia no funcionamento das secretarias judiciais; c) A nomeao, a colocao, a transferncia, o desenvolvimento na carreira e a disciplina dos recursos humanos e das secretarias judiciais.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

446

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


2. A Procuradoria-Geral da Repblica o rgo superior da hierarquia do Ministrio Pblico, tem sede na cidade da Praia e jurisdio sobre todo o territrio nacional. 3. A Procuradoria-Geral da Repblica presidida pelo Procurador-Geral da Repblica e compreende o Conselho Superior do Ministrio Pblico. 4. O Procurador-Geral da Repblica nomeado pelo Presidente da Repblica, sob proposta do Governo, para um mandato de cinco anos, renovvel e que s pode cessar antes do seu termo normal por ocorrncia de: a) Morte ou incapacidade fsica ou psquica permanente e inabilitante; b) Renncia apresentada por escrito; c) Demisso ou aposentao compulsiva em consequncia de processo disciplinar ou criminal; d) Investidura em cargo ou exerccio de actividade incompatveis com o exerccio do mandato, nos termos da Constituio ou da lei. 5. O Conselho Superior do Ministrio Pblico o rgo de gesto e disciplina dos magistrados do Ministrio Pblico, de administrao autnoma dos recursos humanos, nanceiros e materiais das procuradorias, bem como dos seus prprios, designadamente: 6. Compete ao Conselho Superior do Ministrio Pblico, designadamente: a) A orientao geral e a scalizao da actividade do Ministrio Pblico; b) A superintendncia no funcionamento das secretarias do Ministrio Pblico; c) A nomeao, a colocao, a transferncia, o desenvolvimento na carreira e a disciplina dos recursos humanos das secretarias do Ministrio Pblico. 7. Compete, ainda, ao Conselho Superior do Ministrio Pblico colaborar com o Governo em matria de execuo da poltica da justia, em particular da poltica criminal. 8. O Conselho Superior do Ministrio Pblico apresenta Assembleia Nacional, anualmente, o seu relatrio sobre a situao da Justia, nos termos da lei. 9. O Conselho Superior do Ministrio Pblico presidido pelo Procurador-Geral da Repblica e compe-se dos seguintes vogais: a) Quatro cidados nacionais idneos e de reconhecido mrito, que no sejam magistrados nem advogados e estejam no pleno gozo dos seus direitos civis e polticos, eleitos pela Assembleia Nacional; b) Um cidado nacional idneo e de reconhecido mrito, que no seja magistrado nem advogado e esteja no pleno gozo dos seus direitos civis e polticos, designado pelo Governo; c) Trs magistrados do Ministrio Pblico, eleitos pelos seus pares.

3. Compete, ainda, ao Conselho Superior da Magistratura Judicial colaborar com o Governo em matria de execuo da poltica de justia. 4. O Conselho Superior da Magistratura Judicial apresenta Assembleia Nacional, anualmente, o seu relatrio sobre a situao da Justia, nos termos da lei. 5. O Conselho Superior da Magistratura Judicial composto por nove membros, sendo: a) Um juiz designado Repblica; pelo Presidente da

b) Quatro cidados de reconhecida probidade e mrito, que no sejam magistrados nem advogados, eleitos pela Assembleia Nacional; c) Quatro magistrados judiciais eleitos pelos seus pares. 6. O Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial designado pelo Presidente da Repblica, de entre os juzes que dele fazem parte, mediante proposta dos restantes membros desse rgo, para um mandato de cinco anos, renovvel uma nica vez. 7. O cargo de Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial incompatvel com o exerccio de qualquer outra funo pblica ou privada. 8. A todos os membros do Conselho Superior da Magistratura Judicial so aplicveis as regras sobre garantias dos juzes estabelecidas pela Constituio e pela lei. 9. A lei regula a competncia, a organizao e o funcionamento do Conselho Superior da Magistratura Judicial, bem como o estatuto dos seus membros.
Artigo 224 (Inspeco Judicial)

1. A scalizao da actividade dos tribunais exercida atravs de um servio de inspeco judicial, integrado por um corpo de inspectores, recrutados de entre magistrados judiciais e dirigido por um Inspector Superior, nomeado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial, ao qual prestar contas. 2. A lei regula a organizao, composio, competncia e funcionamento do servio de inspeco judicial. CAPTULO IV Do Ministrio Pblico
Artigo 225 (Funes)

1. O Ministrio Pblico defende os direitos dos cidados, a legalidade democrtica, o interesse pblico e os demais interesses que a Constituio e a lei determinarem. 2. O Ministrio Pblico representa o Estado, o titular da aco penal e participa, nos termos da lei, de forma autnoma, na execuo da poltica criminal denida pelos rgos de soberania.
Artigo 226 (Organizao do Ministrio Pblico)

1. A organizao do Ministrio Pblico compreende a Procuradoria-Geral da Repblica e Procuradorias da Repblica.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


10. A todos os membros do Conselho Superior do Ministrio Pblico so aplicveis as regras sobre garantias dos magistrados do Ministrio Pblico, estabelecidas pela Constituio e pela lei. 11. A lei regula a competncia, a organizao e o funcionamento do Conselho Superior do Ministrio Pblico, bem como o estatuto dos seus membros.
Artigo 227 (Magistratura do Ministrio Pblico)

447

CAPTULO V Dos Advogados


Artigo 229 (Funo e garantias do Advogado)

1. O Advogado no exerccio da sua funo um servidor da Justia e do Direito e um colaborador indispensvel da administrao da Justia. 2. No exerccio das suas funes e nos limites da lei, so inviolveis os documentos, a correspondncia e outros objectos que tenham sido conados ao advogado pelo seu constituinte, que tenha obtido para a defesa deste ou que respeitem sua prosso. 3. As buscas, apreenses ou outras diligncias semelhantes no escritrio ou nos arquivos do Advogado s podem ser ordenadas por deciso judicial e devero ser efectuadas na presena do juiz que as autorizou, do Advogado e de um representante do organismo representativo dos Advogados nomeado por este para o efeito. 4. O Advogado tem o direito de comunicar pessoal e reservadamente com o seu patrocinado, mesmo quando este se encontre preso ou detido. 5. O exerccio da funo de advogado sujeita-se a regras deontolgicas, implica responsabilidade prossional e submete-se regulao e disciplina da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, nos termos da lei. TTULO VI DO PODER LOCAL
Artigo 230 (Autarquias locais)

1. Os representantes do Ministrio Pblico constituem uma magistratura autnoma e com estatuto prprio, nos termos da lei. 2. Os representantes do Ministrio Pblico actuam com respeito pelos princpios da imparcialidade e da legalidade e pelos demais princpios estabelecidos na lei. 3. Os representantes do Ministrio Pblico so magistrados responsveis, hierarquicamente subordinados. 4. Os representantes do Ministrio Pblico no podem ser suspensos, transferidos, demitidos ou aposentados, salvo nos casos previstos na lei. 5. O recrutamento e o desenvolvimento na carreira dos representantes do Ministrio Pblico fazem-se com prevalncia do critrio do mrito dos candidatos, nos termos da lei. 6. Os magistrados do Ministrio Pblico em exerccio de funes no podem desempenhar qualquer outra funo pblica ou privada, salvo as de docncia e de investigao cientca de natureza jurdica, quando devidamente autorizados pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico. 7. Os representantes do Ministrio Pblico em exerccio no podem estar liados em qualquer partido poltico ou em associao poltica, nem dedicar-se, de qualquer forma, actividade poltico-partidria. 8. A lei pode estabelecer outras incompatibilidades com o exerccio da funo de representante do Ministrio Pblico. 9. A nomeao, a colocao, a transferncia e o desenvolvimento na carreira dos magistrados do Ministrio Pblico, bem como o exerccio da aco disciplinar sobre os mesmos competem, nos termos da lei, ProcuradoriaGeral da Repblica.
Artigo 228 (Inspeco do Ministrio Pblico)

1. A organizao do Estado compreende a existncia de autarquias locais. 2. As autarquias locais so pessoas colectivas pblicas territoriais dotadas de rgos representativos das respectivas populaes, que prosseguem os interesses prprios destas. 3. A criao e extino das autarquias locais, bem como a alterao dos respectivos territrios so feitas por lei, com prvia consulta aos rgos das autarquias abrangidas. 4. A lei estabelece a diviso administrativa do territrio.
Artigo 231 (Categorias de autarquias locais)

As autarquias locais so os municpios, podendo a lei estabelecer outras categorias autrquicas de grau superior ou inferior ao municpio.
Artigo 232 (Solidariedade)

1. A scalizao da actividade dos servios do Ministrio Pblico exercida atravs de um servio de inspeco, integrado por um corpo de inspectores, recrutados de entre magistrados do Ministrio Pblico e dirigido por um Inspector Superior, nomeado pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico, ao qual prestar contas. 2. A lei regula a organizao, composio, competncia e funcionamento do servio de inspeco do Ministrio Pblico.

1. O Estado promove a solidariedade entre as autarquias, de acordo com as particularidades de cada uma e tendo em vista a reduo das assimetrias regionais e o desenvolvimento nacional. 2. A administrao central, com respeito pela autonomia das autarquias, garante a estas, nos termos da lei, apoio tcnico, material e em recursos humanos.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

448

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 239 (Associaes de autarquias locais)

Artigo 233 (Patrimnio e nanas das autarquias)

1. As autarquias locais tm nanas e patrimnio prprios. 2. A lei dene o patrimnio das autarquias locais e estabelece o regime das nanas locais, tendo em vista a justa repartio de recursos pblicos entre o Estado e as autarquias, bem como os demais princpios referidos neste ttulo. 3. As autarquias locais podem dispor de poderes tributrios, nos casos e nos termos previstos na lei. 4. A lei regula a participao dos municpios nas receitas scais.
Artigo 234 (Organizao das autarquias)

As autarquias locais podem constituir associaes para a realizao de interesses comuns. TTULO VII DA ADMINISTRAO PBLICA
Artigo 240 (Princpios gerais)

1. A Administrao Pblica prossegue o interesse pblico, com respeito pela Constituio, pela lei, pelos princpios da justia, da transparncia, da imparcialidade e da boa f e pelos direitos e interesses legtimos dos cidados. 2. A Administrao Pblica estruturada de modo a prestar aos cidados um servio eciente e de qualidade, obedecendo, designadamente, aos princpios da subsidiariedade, da desconcentrao, da descentralizao, da racionalizao, da avaliao e controlo e da participao dos interessados, sem prejuzo da necessria eccia e unidade de aco da Administrao e dos poderes de direco, superintendncia e tutela dos rgos competentes, nos termos da lei. 3. A lei pode criar autoridades administrativas independentes. 4. As associaes pblicas s podem ser constitudas para a satisfao de necessidades pblicas especcas relevantes, no podem exercer funes de natureza sindical e tm organizao interna baseada em princpios democrticos. 5. As entidades privadas que exeram poderes pblicos podem ser sujeitas, nos termos da lei, a scalizao administrativa.
Artigo 241 (Funo Pblica)

1. A organizao das autarquias locais compreende uma assembleia eleita, com poderes deliberativos e um rgo colegial executivo responsvel perante aquela. 2. A assembleia eleita pelos cidados eleitores residentes na circunscrio territorial da autarquia, segundo o sistema de representao proporcional.
Artigo 235 (Poder regulamentar)

As autarquias locais gozam de poder regulamentar prprio, nos limites da Constituio, das leis e dos regulamentos emanados das autarquias de grau superior ou das autoridades com poder tutelar.
Artigo 236 (Tutela)

1. A tutela administrativa sobre as autarquias locais consiste na vericao do cumprimento da lei pelos rgos autrquicos e exercida nos casos e nos termos da lei. 2. As medidas tutelares restritivas da autonomia local so precedidas de parecer da assembleia deliberativa da autarquia, nos termos da lei. 3. A dissoluo de rgos autrquicos resultantes de eleio directa s pode ter lugar por causa de aces ou omisses graves, estabelecidas pela lei.
Artigo 237 (Pessoal das autarquias locais)

1.As autarquias locais possuem quadros de pessoal prprio, nos termos da lei. 2.Aos funcionrios e agentes das autarquias locais aplicvel o regime dos funcionrios e agentes da administrao central, com as adaptaes necessrias, nos termos da lei.
Artigo 238 (Atribuies e organizao das autarquias locais)

1. O pessoal da Administrao Pblica e os demais agentes do Estado e de outras entidades pblicas esto exclusivamente ao servio do interesse pblico denido pelos rgos competentes, devendo, no exerccio das suas funes, agir com especial respeito pelos princpios de justia, iseno e imparcialidade, de respeito pelos direitos dos cidados e de igualdade de tratamento de todos os utentes, nos termos da lei. 2. O pessoal da Administrao Pblica e os demais agentes do Estado e de outras entidades pblicas no podem ser beneciados ou prejudicados em virtude das suas opes poltico-partidrias ou do exerccio dos seus direitos estabelecidos na Constituio ou na lei. 3. O pessoal da Administrao Pblica e os demais agentes do Estado e de outras entidades pblicas no podem ainda beneciar ou prejudicar outrem, em virtude das suas opes poltico-partidrias ou do exerccio dos seus direitos estabelecidos na Constituio ou na lei. 4. Sem prejuzo das inelegibilidades estabelecidas na lei, o pessoal da Administrao Pblica, os demais agentes civis do Estado e de outras entidades pblicas no carecem de autorizao para se candidatarem a

1. As atribuies e organizao das autarquias, bem como a competncia dos seus rgos so reguladas por lei, com respeito pelo princpio da autonomia e da descentralizao. 2. Os rgos das autarquias podem delegar nas organizaes comunitrias, tarefas administrativas, que no envolvam o exerccio de poderes de autoridade.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


qualquer cargo electivo do Estado ou das autarquias locais suspendendo, no entanto, o exerccio de funes a partir da apresentao formal da candidatura, sem perda de direitos. 5. No permitida a acumulao de empregos ou cargos pblicos, salvo nos casos expressamente admitidos na lei. 6. Na Funo Pblica, o acesso e o desenvolvimento prossional baseiam-se no mrito e na capacidade dos candidatos ou agentes. 7. A lei determina as incompatibilidades entre o exerccio de cargos pblicos e o de outras actividades, bem como as demais garantias de imparcialidade no exerccio de cargos pblicos.
Artigo 242 (Restries ao exerccio de direitos) Artigo 245

449

(Direitos e garantias do particular face Administrao)

O particular, directamente ou por intermdio de associaes ou organizaes de defesa de interesses difusos a que pertena, tem, nos termos da lei, direito a: a) Ser ouvido nos processos administrativos que lhes digam respeito; b) Ser informado pela Administrao, dentro de prazo razovel, sobre o andamento dos processos em que tenha interesse directo, sempre que o requeira; c) Ser noticado dos actos administrativos em que tenha interesse legtimo, na forma prevista na lei, incluindo a fundamentao expressa e acessvel dos mesmos, quando afectem os seus direitos ou interesses legalmente protegidos; d) Aceder aos arquivos e registos administrativos, sem prejuzo do disposto na lei em matrias relativas segurana interna e externa do Estado, investigao criminal, ao segredo de justia, ao segredo do Estado e intimidade das pessoas; e) Requerer e obter tutela jurisdicional efectiva dos seus direitos e interesses legalmente protegidos, nomeadamente atravs da impugnao de quaisquer actos administrativos que os lesem, independentemente da forma de que se revistam, de aces de reconhecimento judicial desses direitos e interesses, de pedido de adopo de medidas cautelares adequadas e de imposio judicial Administrao de prtica de actos administrativos legalmente devidos;

Para os diplomatas, magistrados, ociais de justia e inspectores pblicos em efectividade de servio ou situao equivalente, a lei pode estabelecer deveres especiais decorrentes das exigncias prprias das suas funes, por forma a salvaguardar o interesse pblico e legtimos interesses do Estado ou de terceiros.
Artigo 243 (Responsabilidade dos agentes pblicos)

1. A lei regula a responsabilidade civil, criminal e disciplinar do pessoal da Administrao Pblica e demais agentes do Estado e de outras entidades pblicas por actos ou omisses praticados no exerccio das suas funes, bem como os termos em que o Estado e outras entidades pblicas tm direito de regresso contra os seus agentes. 2. A responsabilidade do agente excluda, quando actue no cumprimento de ordens ou instrues emanadas de superior hierrquico e em matria de servio, cessando, no entanto, o dever de obedincia sempre que o cumprimento das ordens ou instrues implique a prtica de crime.
Artigo 244 (Polcia)

f) Impugnar as normas administrativas com eccia externa lesivas dos seus direitos ou interesses legalmente protegidos; g) Ser indemnizado pelos danos resultantes da violao dos seus direitos e interesses legalmente protegidos, por aco ou omisso de agentes pblicos, praticadas no exerccio de funes e por causa delas. TTULO VIII DA DEFESA NACIONAL
Artigo 246 (Defesa Nacional)

1. A polcia tem por funes defender a legalidade democrtica, prevenir a criminalidade e garantir a segurana interna, a tranquilidade pblica e o exerccio dos direitos dos cidados. 2. As medidas de polcia so as previstas na lei, obedecem aos princpios da legalidade, da necessidade, da adequao e da proporcionalidade e so utilizadas com respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos cidados. 3. A lei xa o regime das foras de segurana e a sua organizao. 4. Pode haver polcias municipais cujo regime e forma de criao so estabelecidos por lei. 5. Para salvaguarda da imparcialidade, da coeso e da disciplina dos servios e foras de segurana, podem, por lei, ser impostas aos respectivos agentes restries ao exerccio dos direitos de expresso, reunio, manifestao, associao e petio colectiva e capacidade eleitoral passiva.

A defesa nacional a disposio, integrao e aco coordenadas de todas as energias e foras morais e materiais da Nao, face a qualquer forma de ameaa ou agresso, tendo por nalidade garantir, de modo permanente a unidade, a soberania, a integridade territorial e a independncia de Cabo Verde, a liberdade e a segurana da sua populao bem como o ordenamento constitucional democraticamente estabelecido.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

450

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 249 (Servio militar)

Artigo 247 (Foras Armadas)

1. As Foras Armadas so uma instituio permanente e regular, compem-se exclusivamente de cidados caboverdianos e esto estruturadas com base na hierarquia e na disciplina. 2. As Foras Armadas esto subordinadas e obedecem aos competentes rgos de soberania, nos termos da Constituio e da lei. 3. As Foras Armadas esto ao servio da nao e so rigorosamente apartidrias, no podendo os seus membros na efectividade de servio ou, sendo do quadro permanente, na situao de activo, liar-se em qualquer sindicato, partido ou associao poltica, nem exercer actividades poltico-partidrias de qualquer natureza. 4. A organizao das Foras Armadas nica para todo o territrio nacional.
Artigo 248 (Misses das Foras Armadas)

1. O servio militar obrigatrio nos termos da lei. 2. Os objectores de conscincia ao servio militar e os cidados sujeitos por lei prestao do servio militar que forem considerados inaptos para o servio militar armado prestaro servio militar no armado ou servio cvico adequado sua situao, nos termos da lei. 3. O servio cvico pode ser estabelecido em substituio ou complemento do servio militar e tornado obrigatrio por lei para os cidados no sujeitos a deveres militares.
Artigo 250 (Restries ao exerccio de direitos)

A lei pode estabelecer restries ao exerccio dos direitos de expresso, reunio, manifestao, associao e petio colectiva e capacidade eleitoral passiva dos militares em servio efectivo, na estrita medida das exigncias da condio militar.
Artigo 251 (Garantia dos cidados que prestam servio militar)

1. s Foras Armadas incumbe, em exclusivo, a execuo da componente militar da defesa nacional, competindo-lhes assegurar a defesa militar da Repblica contra qualquer ameaa ou agresso externas. 2. As Foras Armadas, sem prejuzo do disposto no nmero 1, desempenham tambm as misses que lhe forem atribudas, nos termos da lei e nos seguintes quadros: a) Execuo da declarao do estado de stio ou de emergncia; b) Vigilncia, scalizao e defesa do espao areo e martimo nacionais, designadamente no que se refere utilizao das guas arquipelgicas, do mar territorial e da zona econmica exclusiva e a operaes de busca e salvamento, bem como, em colaborao com as autoridades policiais e outras competentes e sob a responsabilidade destas, proteco do meio ambiente e do patrimnio arqueolgico submarino, preveno e represso da poluio martima, do trco de estupefacientes e armas, do contrabando e outras formas de criminalidade organizada; c) Colaborao em tarefas relacionadas com a satisfao de necessidades bsicas e a melhoria das condies de vida das populaes; d) Participao no sistema nacional de proteco civil; e) Defesa das instituies democrticas e do ordenamento constitucional; f) Desempenho de outras misses de interesse pblico. 3. Qualquer interveno das Foras Armadas s poder ter lugar ordem dos comandos militares competentes, cuja actuao se deve pautar pela obedincia estrita s decises e instrues dos rgos de soberania, nos termos da Constituio e da lei.

Ningum pode ser prejudicado no seu emprego, colocao, promoo ou benefcios sociais por virtude de cumprimento de servio militar ou de servio cvico obrigatrio.
Artigo 252 (Conselho Superior de Defesa Nacional)

1. O Conselho Superior de Defesa Nacional o rgo especco de consulta em matria de defesa nacional e Foras Armadas. 2. O Conselho Superior de Defesa Nacional presidido pelo Presidente da Repblica e tem a composio que a lei determinar, devendo incluir entidades civis e militares. TTULO IX DOS RGOS AUXILIARES DOS RGOS DO PODER POLTICO CAPTULO I Do Conselho da Repblica
Artigo 253 (Denio e composio)

1. O Conselho da Repblica o rgo poltico de consulta do Presidente da Repblica. 2. O Conselho da Repblica composto pelos seguintes membros: a) O Presidente da Assembleia Nacional; b) O Primeiro-Ministro; c) O Presidente do Tribunal Constitucional; d) O Provedor de Justia; e) O Presidente do Conselho Econmico, Social e Ambiental; f) Os antigos Presidentes da Repblica que no hajam sido destitudos do cargo;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


g) Cinco cidados de reconhecida idoneidade e mrito, no pleno gozo dos seus direitos civis e polticos, designados pelo Presidente da Repblica, devendo trs deles ser escolhidos, tendo em conta as sensibilidades polticas com expresso parlamentar e um escolhido no seio das comunidades cabo-verdianas no exterior. 3. Os cidados referidos na alnea g) do nmero anterior no podem ser titulares de qualquer rgo de soberania ou de rgo electivo das autarquias locais e o seu mandato cessa com o termo de funes do Presidente da Repblica.
Artigo 254 (Competncia e funcionamento)

451

CAPTULO II Do Conselho Econmico, Social e Ambiental


Artigo 257 (Denio e composio)

1. O Conselho Econmico, Social e Ambiental o rgo consultivo de concertao em matria de desenvolvimento econmico, social e ambiental, podendo desempenhar outras funes que lhe sejam atribudas por lei. 2. O Conselho Econmico, Social e Ambiental funciona em plenrio e por conselhos ou comisses especializadas, incluindo, obrigatoriamente, um Conselho para o Desenvolvimento Regional, um Conselho de Concertao Social e um Conselho das Comunidades. 3. A lei regula a organizao, a composio, a competncia e o funcionamento do Conselho Econmico, Social e Ambiental.
Artigo 258 (Conselho das Comunidades)

1. Compete ao Conselho da Repblica aconselhar o Presidente da Repblica, a solicitao deste e pronunciar-se sobre: a) A dissoluo da Assembleia Nacional; b) A demisso do Governo; c) A convocao de referendo a nvel nacional; d) A marcao da data para as eleies do Presidente da Repblica, dos Deputados Assembleia Nacional e para a realizao de referendo a nvel nacional; e) A declarao da guerra e a feitura da paz; f) A declarao do estado de stio ou de emergncia; g) Os tratados que envolvam restries da soberania, a participao do pas em organizaes internacionais de segurana colectiva ou militar; h) Outras questes graves da vida nacional; i) As demais questes previstas na Constituio. 2. O Conselho da Repblica elabora e aprova o seu regimento.
Artigo 255 (Efeitos da pronncia do Conselho da Repblica)

1. O Conselho das Comunidades um rgo consultivo para os assuntos relativos s comunidades cabo-verdianas no exterior. 2. A organizao, a composio, a competncia e o funcionamento do Conselho das Comunidades so regulados por lei. TTULO X DA FORMA E HIERARQUIA DOS ACTOS CAPTULO I Dos actos do Presidente da Repblica
Artigo 259 (Decretos presidenciais)

Revestem a forma de decretos presidenciais os actos normativos do Presidente da Repblica, que nos termos da Constituio no devam revestir outra forma. CAPTULO II Da forma dos actos legislativos e normativos
Artigo 260 (Actos legislativos da Assembleia Nacional)

As deliberaes do Conselho da Repblica no tm natureza vinculativa.


Artigo 256 (Forma e publicidade das deliberaes)

1. So actos legislativos da Assembleia Nacional a Lei Constitucional, a lei e o Regimento. 2. Assumem a forma de Lei Constitucional os actos que aprovem ou alterem a Constituio. 3. Assumem a forma de lei os actos previstos nas alneas b), c), f) e l) do artigo 175, nos artigos 176 e 177, bem como nas alneas b) e c) do artigo 178. 4. Assume a forma de Regimento o acto regulador da organizao e do funcionamento da Assembleia Nacional, o qual no carece de promulgao.
Artigo 261 (Actos legislativos do Governo)

1. As deliberaes do Conselho da Repblica assumem a forma de pareceres e s sero publicadas se o acto a que se referem vier a ser praticado. 2. Os pareceres sero obrigatoriamente elaborados na reunio em que for tomada a deliberao a que dizem respeito. 3. A publicao a que se refere o nmero 1 ser feita simultaneamente com a do acto.

1. So actos legislativos do Governo o decreto, decreto legislativo e o decreto-lei.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

452

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


2. Assumem a forma de resoluo os actos do Governo no abrangidos pelo disposto nos artigos 261 e 264 da Constituio e, bem assim, os actos para os quais a lei no determine outra forma. 3. As resolues da Assembleia Nacional e do Governo no carecem de promulgao. CAPTULO III Das resolues e das moes
Artigo 266 (Outras resolues)

2. Assumem a forma de: a) Decreto, os actos de aprovao pelo Governo dos tratados e acordos internacionais; b) Decreto legislativo, os actos do Governo emitidos com base em lei de autorizao legislativa; c) Decreto-lei, os demais actos legislativos do Governo. d) Os actos legislativos do Governo devem ser assinados pelo Primeiro-Ministro e pelo Ministro competente em razo da matria.
Artigo 262 (Tipicidade dos actos legislativos)

Nenhuma lei pode criar outras categorias de actos legislativos, nem atribuir a actos normativos de outra natureza poder para interpretao autntica ou integrao das leis, bem como para modicar, suspender ou revogar qualquer acto legislativo.
Artigo 263 (Regimento)

Assumem tambm a forma de resoluo os actos dos demais rgos colegiais previstos na Constituio que no devam legalmente revestir outra forma.
Artigo 267 (Moo)

Assumem a forma de moo os actos da Assembleia Nacional previstos nas alneas a) e c) do artigo 180 e c) do nmero 3 do artigo 181. CAPTULO IV Hierarquia e publicao
Artigo 268 (Hierarquia das leis)

Revestem a forma de regimento os actos normativos reguladores da organizao e funcionamento dos rgos colegiais aprovados por estes.
Artigo 264 (Regulamentos)

1. So regulamentos os actos normativos praticados pelo Governo e demais entidades pblicas no exerccio de funes administrativas. 2. Revestem a forma de decreto regulamentar os regulamentos do Governo que: a) Sejam da competncia Ministros; do Conselho de

As leis, os decretos-legislativos e os decretos-lei tm o mesmo valor, sem prejuzo da subordinao dos decretos-legislativos s correspondentes leis de autorizao legislativa e dos decretos-lei de desenvolvimento s leis que regulam as bases ou os regimes gerais correspondentes.
Artigo 269 (Publicao)

b) Devam, por imposio de lei expressa, ter essa forma. 3. Revestem a forma de portaria ou despacho normativo os regulamentos do Governo que no devam assumir a forma de decreto regulamentar ou que, nos termos da lei, sejam da competncia isolada ou conjunta de um ou mais membros do Governo. 4. Os decretos regulamentares so assinados pelo Primeiro Ministro e pelo membro do Governo competente em razo da matria. 5. Os regulamentos devem indicar expressamente a lei que tm em vista regulamentar ou que denem a competncia objectiva ou subjectiva para a sua produo.
Artigo 265 (Resolues da Assembleia Nacional e do Governo)

1. So obrigatoriamente publicados no jornal ocial da Repblica de Cabo Verde, sob pena de ineccia jurdica: a) Os decretos presidenciais; b) Os actos legislativos da Assembleia Nacional e do Governo; c) Os tratados e acordos internacionais e os respectivos avisos de raticao ou de adeso; d) As resolues da Assembleia Nacional e do Governo; e) As decises do Tribunal Constitucional, bem como as de outros tribunais a que a lei conra fora obrigatria geral; f) Os regulamentos emanados da administrao central directa ou indirecta e da administrao autnoma, nomeadamente os dos rgos das autarquias municipais ou de grau superior; g) Os resultados de eleies de rgos previstos na Constituio e de referendos a nvel nacional;

1. Assumem a forma de resoluo os actos da Assembleia Nacional previstos nos artigos 175 alneas g) a k), 178 alneas a) e c), 179, 180 alnea f), 181 nmero 1 e 183 da Constituio e todos os demais actos da Assembleia Nacional para os quais a Constituio no determine outra forma.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


h) Os regimentos do Conselho da Repblica e do Conselho Econmico, Social e Ambiental, bem como os de todos os rgos colegiais previstos na Constituio; i) Em geral, qualquer acto de contedo genrico dos rgos de soberania ou das autarquias municipais ou de grau superior. 2. A lei determina as formas de publicidade dos demais actos e as consequncias da sua falta. PARTE VI DAS GARANTIAS DE DEFESA E DA REVISO DA CONSTITUIO TTULO I DO ESTADO DE STIO E DE EMERGNCIA
Artigo 270 (Estado de stio)

453

fsica, identidade pessoal, capacidade civil e cidadania, a no retroactividade da lei penal, o direito de defesa do arguido e a liberdade de conscincia e de religio.
Artigo 275 (Competncia dos rgos de soberania)

A declarao do estado de stio ou de emergncia no pode afectar as regras constitucionais relativas competncia e ao funcionamento dos rgos de soberania, nem os direitos e imunidades dos respectivos titulares, nem pode alterar os princpios da responsabilidade do Estado e dos seus agentes reconhecidos na Constituio.
Artigo 276 (Prorrogao dos mandatos electivos e proibio de realizao de eleies)

O estado de stio s pode ser declarado, no todo ou em parte do territrio nacional, no caso de agresso efectiva ou iminente do territrio nacional por foras estrangeiras ou de grave ameaa ou perturbao da ordem constitucional.
Artigo 271 (Estado de emergncia)

1. Declarado o estado de stio, cam automaticamente prorrogados os mandatos dos titulares electivos dos rgos do poder poltico que devam ndar durante sua vigncia. 2. Declarado o estado de emergncia restrito a uma parte do territrio nacional, aplica-se o disposto no nmero anterior aos rgos eleitos da respectiva rea. 3. Durante a vigncia do estado de stio ou de emergncia e at ao trigsimo dia posterior sua cessao, no permitida a realizao de qualquer acto eleitoral. TTULO II DA FISCALIZAO DA CONSTITUCIONALIDADE
Artigo 277 (Inconstitucionalidade por aco)

O estado de emergncia ser declarado, no todo ou em parte do territrio nacional, em caso de calamidade pblica ou de perturbao da ordem constitucional cuja gravidade no justique a declarao do estado de stio.
Artigo 272 (Fundamentao e perodo de durao)

1. A declarao do estado de stio ou de emergncia dever ser devidamente fundamentada e nela dever ser indicado o mbito territorial, os seus efeitos, os direitos, liberdades e garantias que cam suspensos e a sua durao, que no poder ser superior a trinta dias, prorrogveis por igual perodo e com os mesmos fundamentos. 2. Em caso de guerra e tendo sido declarado o estado de stio, a lei poder xar para este um prazo superior ao estabelecido no nmero anterior, devendo, neste caso, o perodo de durao do estado de stio ser o estritamente necessrio para o pronto restabelecimento da normalidade democrtica.
Artigo 273 (Proibio de dissoluo da Assembleia Nacional)

1. So inconstitucionais as normas e resolues de contedo normativo ou individual e concreto que infrinjam o disposto na Constituio ou os princpios nela consignados. 2. A inconstitucionalidade orgnica ou formal dos tratados ou acordos internacionais que versem matrias da competncia reservada da Assembleia Nacional ou da competncia legislativa do Governo no impede a aplicao das suas normas na ordem jurdica cabo-verdiana, desde que sejam conrmados pelo Governo e aprovados pela Assembleia Nacional por maioria de dois teros dos deputados presentes, na primeira reunio plenria seguinte data da publicao da deciso do Tribunal. 3. Sanado o vcio e se, em virtude deste, o tratado ou acordo internacional no tiver sido raticado, o Presidente da Repblica ca autorizado a ratic-lo.
Artigo 278 (Fiscalizao preventiva da constitucionalidade)

1. Na vigncia do estado de stio ou de emergncia no pode ser dissolvida a Assembleia Nacional, que ca automaticamente convocada caso no esteja em sesso. 2. Se a Assembleia Nacional estiver dissolvida ou no caso de ter terminado a legislatura na data da declarao de estado de stio ou de emergncia, as suas competncias sero assumidas pela Comisso Permanente.
Artigo 274 (Subsistncia de certos direitos fundamentais)

1. A apreciao preventiva da constitucionalidade pode ser requerida ao Tribunal Constitucional: a) Pelo Presidente da Repblica, relativamente a qualquer norma constante de tratado ou acordo internacional que lhe tenha sido submetido

A declarao do estado de stio ou de emergncia em nenhum caso pode afectar os direitos vida, integridade

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

454

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


Artigo 280 (Fiscalizao abstracta da constitucionalidade)

para raticao, bem como relativamente a qualquer norma constante de acto legislativo que lhe tenha sido enviado para promulgao como lei, decreto legislativo ou decreto-lei; b) Por, pelo menos quinze Deputados em efectividade de funes ou pelo Primeiro-Ministro, relativamente a qualquer norma constante de acto legislativo enviado ao Presidente da Repblica para promulgao como lei sujeita a aprovao por maioria qualicada. 2. Para efeitos do disposto na alnea b) do nmero anterior, o Presidente da Assembleia Nacional, na data em que enviar ao Presidente da Repblica o acto legislativo que deva ser promulgado, dar disso conhecimento ao Primeiro Ministro e aos Grupos Parlamentares. 3. A apreciao preventiva da constitucionalidade deve ser requerida no prazo de oito dias: a) A contar, nos casos da alnea a) do nmero 1, da data da recepo do diploma na Presidncia da Repblica; b) A contar, nos casos da alnea b) do nmero 1, da data do conhecimento nos termos do nmero 2. 4. O Presidente da Repblica no pode promulgar os actos legislativos a que se refere a alnea b) do nmero 1, sem que tenham decorrido oito dias aps a respectiva recepo ou antes de o Tribunal Constitucional sobre eles se ter pronunciado, quando a interveno deste tiver sido requerida nos termos constitucionais e legais. 5. O Tribunal Constitucional deve pronunciar-se no prazo de vinte dias, o qual, nos casos da alnea a) do nmero 1, pode ser encurtado pelo Presidente da Repblica, por motivo de urgncia.
Artigo 279 (Efeitos da deciso)

O Tribunal Constitucional, a pedido do Presidente da Repblica, do Presidente da Assembleia Nacional, de pelo menos quinze Deputados, do Primeiro Ministro, do Procurador-Geral da Repblica e do Provedor de Justia, aprecia e declara: a) A inconstitucionalidade de quaisquer normas ou resolues de contedo material normativo ou individual e concreto; b) A ilegalidade das normas e resolues referidas na alnea anterior.
Artigo 281 (Fiscalizao concreta da constitucionalidade)

1. Cabe recurso para o Tribunal Constitucional, das decises dos Tribunais que: a) Recusem, com fundamento em inconstitucionalidade, a aplicao de qualquer norma ou resoluo de contedo material normativo ou individual e concreto; b) Apliquem normas ou resolues de contedo material normativo ou individual e concreto cuja inconstitucionalidade haja sido suscitada no processo; c) Apliquem normas ou resolues de contedo material normativo ou individual e concreto que tenham sido anteriormente julgadas inconstitucionais pelo prprio Tribunal Constitucional. 2. Cabe, ainda, recurso para o Tribunal Constitucional das decises que: a) Apliquem resolues de contedo material normativo ou individual e concreto que tenham sido julgadas anteriormente ilegais pelo prprio Tribunal Constitucional ou cuja ilegalidade haja sido suscitada no processo; b) Recusem aplicar, com fundamento em ilegalidade, as resolues referidas na alnea anterior.
Artigo 282 (Legitimidade para recorrer)

1. Se o Tribunal Constitucional se pronunciar pela inconstitucionalidade da norma constante de tratado ou acordo internacional, este no deve ser raticado pelo Presidente da Repblica, sendo devolvido ao rgo que o tiver aprovado. 2. O tratado ou acordo internacional de que conste a norma declarada inconstitucional pode ser raticado pelo Presidente da Repblica se a Assembleia Nacional, ouvido o Governo, conrmar a sua aprovao por maioria de dois teros dos Deputados em efectividade de funes. 3. Se o Tribunal Constitucional se pronunciar pela inconstitucionalidade de norma constante de qualquer acto legislativo, deve o diploma ser vetado pelo Presidente da Repblica e devolvido ao rgo que o tiver aprovado. 4. No caso previsto no nmero 3 o acto legislativo no pode ser promulgado sem que o rgo que o tiver aprovado o expurgue da norma julgada inconstitucional ou, quando for caso disso, o conrme por maioria de dois teros dos Deputados em efectividade de funes.

1. Podem recorrer para o Tribunal Constitucional, o Ministrio Pblico e as pessoas que, de acordo com a lei reguladora do processo de scalizao da constitucionalidade, tenham legitimidade para interpor recurso. 2. O recurso referido no artigo anterior s pode ser interposto depois de esgotadas as vias de recurso estabelecidos na lei do processo em que foi proferida a deciso e restrito questo da inconstitucionalidade ou da ilegalidade, conforme o caso. 3. O recurso das decises previstas na alnea c) do nmero 1 e da primeira parte da alnea a) do n 2 do artigo antecedente obrigatrio para o Ministrio Pblico.
Artigo 283 (Forma das decises do Tribunal Constitucional, em matria de scalizao da constitucionalidade ou de ilegalidade)

1. Nos casos previstos no artigo 279, a pronncia do Tribunal Constitucional revestir a forma de parecer.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


2. Nos demais casos as decises do Tribunal Constitucional tero a denominao de acrdo. 3. As decises do Tribunal Constitucional, que tenham por objecto a scalizao da constitucionalidade ou ilegalidade sero integralmente publicadas no jornal ocial.
Artigo 284 (Efeitos dos Acrdos e dos Pareceres)

455

2. Apresentado qualquer projecto de reviso da Constituio, todos os outros tero de ser apresentados no prazo mximo de sessenta dias.
Artigo 288 (Aprovao das alteraes)

1. Os Acrdos do Tribunal Constitucional, que tenham por objecto a scalizao da constitucionalidade ou ilegalidade, qualquer que tenha sido o processo em que hajam sido proferidos, tm fora obrigatria geral. 2. Os Pareceres tero os efeitos estabelecidos no artigo 279.
Artigo 285 (Efeitos da declarao da inconstitucionalidade)

1. Cada uma das alteraes da Constituio dever ser aprovada por maioria de dois teros dos Deputados em efectividade de funes. 2. As alteraes aprovadas devero ser reunidas numa nica lei de reviso.
Artigo 289 (Novo texto da Constituio)

1. A declarao de inconstitucionalidade ou de ilegalidade com fora obrigatria geral produz efeitos desde a entrada em vigor da norma julgada inconstitucional ou ilegal e a repristinao das normas que ela haja revogado. 2. Tratando-se de inconstitucionalidade ou de ilegalidade por infraco de norma constitucional ou legal posterior, a declarao s produz efeitos desde a sua entrada em vigor. 3. A declarao de inconstitucionalidade de norma constante de qualquer conveno internacional produz efeitos a partir da data da publicao do acrdo. 4. No caso referido nos nmeros 1 e 2, quando razes de segurana jurdica, equidade ou interesse pblico de excepcional relevo, devidamente fundamentado o exigirem, poder o Tribunal Constitucional xar efeitos de alcance mais restrito do que os previstos nos nmeros 2 e 3. 5. Dos efeitos da declarao da inconstitucionalidade ou da ilegalidade com fora obrigatria geral cam ressalvados os casos julgados, salvo deciso em contrrio do Tribunal Constitucional, quando a norma respeitar a matria penal, disciplinar ou ilcito de mera ordenao social e for de contedo menos favorvel ao arguido. TTULO III DA REVISO DA CONSTITUIO
Artigo 286 (Competncia, tempo e iniciativa de reviso)

1. As alteraes da Constituio sero inseridas no lugar prprio, mediante substituies, supresses ou aditamentos necessrios. 2. O novo texto da Constituio ser publicado conjuntamente com a lei da reviso.
Artigo 290 (Limites materiais da reviso)

1. No podem ser objecto de reviso: a) A independncia nacional, a integridade do territrio nacional e a unidade do Estado; b) A forma republicana de Governo; c) O sufrgio universal, directo, secreto e peridico para a eleio dos titulares dos rgos de soberania e do poder local; d) A separao e a interdependncia dos rgos de soberania; e) A autonomia do poder local; f) A independncia dos tribunais; g) O pluralismo de expresso e de organizao poltica e o direito de oposio. 2. As leis de reviso no podem, ainda, restringir ou limitar os direitos, liberdades e garantias estabelecidos na Constituio.
Artigo 291 (Promulgao)

1. A Assembleia Nacional pode proceder reviso ordinria da Constituio decorridos cinco anos sobre a data da publicao da ltima lei de reviso ordinria. 2. A Assembleia Nacional pode, contudo, a todo o tempo assumir poderes de reviso extraordinria da Constituio por maioria de quatro quintos dos Deputados em efectividade de funes. 3. A iniciativa de reviso da Constituio compete aos Deputados.
Artigo 287 (Projectos de reviso)

O Presidente da Repblica no pode recusar a promulgao das leis de reviso.


Artigo 292 (Proibio de reviso)

Em tempo de guerra ou na vigncia de estado de stio ou de emergncia no pode ser praticado qualquer acto de reviso da Constituio. PARTE VII DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS
Artigo 293 (Legislao anterior)

1. Os projectos de reviso da Constituio devero indicar os artigos a rever e o sentido das alteraes a introduzir.

O direito anterior entrada em vigor da Constituio mantm-se, desde que no seja contrrio a ela ou aos princpios nela consignados.

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

456

I SRIE NO 17

B. O. DA REPBLICA

DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


d) Julgar as aces de impugnao de eleies e deliberaes de rgos de partidos polticos que, nos termos da lei, sejam recorrveis; e) Exercer as demais funes atribudas por lei.
Artigo 295 (Supremo Tribunal de Justia - composio enquanto acumular as funes de Tribunal Constitucional)

Artigo 294 (Supremo Tribunal de Justia - acumulao de funes de Tribunal Constitucional)

1. Enquanto o Tribunal Constitucional no for legalmente instalado, a administrao da justia em matrias de natureza jurdico-constitucional continua a ser feita pelo Supremo Tribunal de Justia, ao qual compete: a) Fiscalizar a constitucionalidade e a legalidade nos termos dos artigos 277 e seguintes, excepto nos casos previstos no nmero 1, alnea b) do artigo 278; b) Vericar a morte e declarar a incapacidade fsica ou psquica permanente do Presidente da Repblica, bem como declarar os impedimentos temporrios para o exerccio das suas funes; c) Vericar a perda do cargo do Presidente da Repblica nos casos de condenao por crimes cometidos no exerccio de funes e noutros previstos na Constituio; d) Vericar a morte e declarar a incapacidade para o exerccio da funo presidencial de qualquer candidato a Presidente da Repblica; e) Vericar preventivamente a constitucionalidade e legalidade das propostas de referendo nacional e local; f) Exercer as demais funes que lhe sejam atribudas pela Constituio e pela lei. 2. Compete, ainda, ao Supremo Tribunal de Justia enquanto Tribunal Constitucional, especicamente, em matria de processo eleitoral: a) Receber e admitir candidaturas para Presidente da Repblica; b) Julgar em ltima instncia a regularidade e a validade dos actos de processo eleitoral, nos termos da lei; c) Julgar, a requerimento dos respectivos membros e nos termos da lei, os recursos relativos a perda de mandato e s eleies realizadas na Assembleia Nacional, nas assembleias das autarquias locais e, no geral, em quaisquer rgos colegiais electivos previstos na Constituio; d) Exercer as demais funes atribudas por lei. 3. Compete tambm ao Supremo Tribunal de Justia, enquanto Tribunal Constitucional, especicamente, em matria de organizaes poltico-partidrias: a) Vericar a legalidade da constituio de partidos polticos e suas coligaes, bem como apreciar a legalidade das suas denominaes, siglas e smbolos; b) Assegurar, conservar e actualizar o registo dos partidos polticos e suas coligaes, nos termos da lei; c) Declarar a ilegalidade de partidos polticos e suas coligaes, ordenando a respectiva extino, nos termos da Constituio e da lei;

1. Enquanto exercer as funes de Tribunal Constitucional, o Supremo Tribunal de Justia - conforme for estabelecido por resoluo da Assembleia Nacional, sob proposta do Governo - composto por cinco ou sete juzes, designados para um mandato de cinco anos, nos termos dos nmeros seguintes. 2. Quando a composio do Supremo Tribunal de Justia for de cinco juzes: a) Um nomeado pelo Presidente da Repblica, de entre magistrados ou juristas elegveis; b) Um eleito pela Assembleia Nacional, de entre magistrados ou juristas elegveis por dois teros dos votos dos Deputados presentes desde que superior maioria absoluta de votos dos Deputados em efectividade de funes; c) Trs so designados pelo Conselho Superior de Magistratura Judicial de entre magistrados elegveis que no sejam, salvo por inerncia, membros desse Conselho. 3. Quando a composio do Supremo Tribunal de Justia for de sete juzes: a) Um nomeado pelo Presidente da Repblica, de entre magistrados ou juristas elegveis; b) Dois so eleitos pela Assembleia Nacional, de entre magistrados ou juristas elegveis, por dois teros dos votos dos Deputados presentes desde que superior maioria absoluta de votos dos Deputados em efectividade de funes; c) Quatro so designados pelo Conselho Superior de Magistratura Judicial de entre magistrados elegveis que no sejam, salvo por inerncia, membros desse Conselho. 4. S podem ser designados juzes do Supremo Tribunal de Justia nos termos do presente artigo, os cidados nacionais de reputado mrito, licenciados em Direito e no pleno gozo dos seus direitos civis e polticos que, data da designao, tenham exercido, pelo menos durante cinco anos, actividade prossional na magistratura ou em qualquer outra actividade forense ou de docncia de Direito e que preencham os demais requisitos estabelecidos por lei. 5. Excepto nos casos de termo de mandato, as funes dos juzes do Supremo Tribunal de Justia designados nos termos do presente artigo s podem cessar por ocorrncia de: a) Morte ou incapacidade fsica ou psquica permanente e inabilitante;

Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

I SRIE NO 17 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 3 DE MAIO DE 2010


b) Renncia declarada por escrito ao Presidente do Supremo Tribunal de Justia; c) Demisso ou aposentao compulsiva em consequncia de processo disciplinar ou criminal; d) Investidura em cargo ou exerccio de actividade incompatveis com o exerccio das suas funes, nos termos da Constituio ou da lei. 6. A cessao de funes concretiza-se, respectivamente, na data: a) Em que ocorrer a morte ou a declarao, pelo Supremo Tribunal de Justia, da incapacidade permanente e inabilitante; b) Da apresentao da declarao de renncia ao Presidente do Supremo Tribunal de Justia; c) Do trnsito em julgado da deciso disciplinar ou penal condenatria; d) Da investidura no cargo ou da declarao, pelo Supremo Tribunal de Justia, de vericao do exerccio de actividade incompatvel. O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Amlcar Spencer Lopes 2. Partitura do Hino Nacional HINO NACIONAL Cntico da Liberdade ANEXOS 1. Letra do Hino Nacional CNTICO DA LIBERDADE Canta, irmo Canta, meu irmo Que a liberdade hino E o homem a certeza. Com dignidade, enterra a semente No p da ilha nua No despenhadeiro da vida A esperana do tamanho do ma Que nos abraa, Sentinela de mares e ventos Perseverante Entre estrelas e o atlntico Entoa o cntico da liberdade. Canta, irmo Canta, meu irmo Que a liberdade hino E o homem a certeza

457

O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Amlcar Spencer Lopes


Z4C2H8R6-29G3ZLVV-2T7X1L8M-271WWEAJ-6T6O0U1E-1G7H7D3R-4B3H9R0M-35001Z30

You might also like