You are on page 1of 14

10

DIREITO PBLICO:
a formao histrica do territrio brasileiro
ANDR RUBENS DIDONE
Doutor em Cincias Jurdicas e Sociais. Professor de Direito Empresarial e Coordenador do curso de Comrcio Exterior da Universidade Municipal de So Caetano do Sul IMES. Advogado.

Resumo Este artigo refere-se ao Brasil, a histria de suas fronteiras e os diversos diplomas legais que as consolidam. Na forma de resumo, fizemos referncia a Bulas Papais, Tratados, a Independncia do Brasil e o reconhecimento de seus limites. Tambm abordamos as grandes questes territoriais, cujas solues permitiram o desenho das fronteiras brasileiras, completadas por Tratados celebrados com o Peru, Uruguai, Paraguai, Holanda, Colmbia e Venezuela. Abstract This article remains to Brazil, the frontiers history and the various certificates who have consolidated them. In abstract we made a reference about Papal Bulls, deals, the brazilian independence and the recognize of his limits. We wrote about the great territorial questions and the solutions who have permited the brazilian frontiers cartoons, complemented by pacts with Peru, Uruguai, Paraguai, Netherland, Colombia and Venezuela.

186

Revista Imes Direito ano VII n. 12 jan./dez. 2006

Sumrio 1. Introduo 2. Formao histrica do territrio brasileiro; 2.1 As Bulas Papais e o Tratado de Tordesilhas; 2.2 Tratados do perodo colonial 3. A Independncia, os limites e o seu reconhecimento 4. As grandes questes territoriais; 4.1 Territrio de Palmas; 4.2 Questo do Amap; 4.3 Os limites com a Guiana Inglesa; 4.4 A questo do territrio do Acre 5. Outros Limites Brasileiros 6. Referncias.
1. INTRODUO

O Estado tem como um dos seus elementos o territrio. O territrio onde o Estado exerce a sua soberania, nos limites estabelecidos pelo Direito Internacional. O territrio apresenta duas caractersticas: delimitado, no sentido de que existem limites ao poder territorial do Estado e tem estabilidade, isto , a sua populao sedentria e os seus limites no se alteram com freqncia. de se observar que os prprios nmades se movimentam com certos limites. Em nome da segurana pblica, a noo fronteira-zona no mais aceita. A noo de territrio no geogrfica, mas jurdica, tendo em vista que ele o domnio de validade da ordem jurdica de um determinado Estado soberano. O territrio estatal apresenta uma diviso que tem cunho meramente didtico: territrio terrestre; territrio martimo e territrio areo. Na verdade, o territrio estatal uno. O territrio a noo primordial do direito das gentes, uma vez que ele a sede da independncia, e esta s pode ser definida pela defesa dele. A ordem internacional essencialmente territorial e a soberania uma diviso do espao em compartimentos, os Estados sempre tiveram uma obsesso territorial. O territrio teria sido inventado para substituir os casos do feudalismo e ultrapassar os particularismos. O territrio comea a perder a sua importncia com a etnizao do mundo e com a globalizao. O Cucaso uma mistura to grande de etnias que parece impossvel territorializ-las.
2. FORMAO HISTRICA DO TERRITRIO BRASILEIRO

2.1 As Bulas Papais e o Tratado de Tordesilhas

A histria do territrio nacional comeou antes do nosso descobrimento. Quando Cristvo Colombo voltou de sua viagem Amrica, a primeira delas, os reis da Espanha e de Portugal tentaram reivindicar para si as terras recm-descobertas, com o fundamento no Tratado de Alcovas (1479). Entre-

Direito Pblico

187

tanto, este tratado no justificava as reivindicaes de nenhum deles. A Espanha, sabedora dos direitos de Portugal a respeito dos descobrimentos, outorgados pelas bulas pontifcias, comeou a negociar com o Papa Alexandre VI, espanhol, que necessitava do seu auxlio para sua poltica pessoal. Dessas negociaes surgiu a bula Inter coetera, de 3 de maio de 1493 (entretanto, na realidade, ela do ms de abril), que atribua ao rei da Espanha as terras a serem descobertas, desde que no estivessem sob o domnio de prncipe cristo. Os direitos de Portugal no so mencionados na referida bula. Ele protesta e uma nova bula Inter coetera promulgada por Alexandre VI, dando Espanha as terras que ficassem a mais de 100 lguas a oeste das ilhas de Cabo Verde e Aores. Essa bula tem a data de 4 de maio de 1493, entretanto ela s foi expedida em junho desse mesmo ano. Ela, na prtica, no possua valor, uma vez que a sua execuo era impossvel, porque os arquiplagos de Aores e Cabo Verde estavam em meridianos diferentes. A segunda bula Inter coetera foi denominada bula de partio do mar oceano. A ltima bula Inter coetera no satisfizera a Portugal e a D. Joo II, cognominado o Prncipe Perfeito, que se preparava para fazer guerra a Castela, a fim de decidir a posse de terras. A Espanha cedeu e, em 7 de junho de 1494, foi assinado um tratado, que recebeu o nome de povoao de Castela, no qual foi concludo o Tratado de Tordesilhas, que teve originariamente a denominao Capitulao da Partio do Mar Oceano. Foi determinado que pertenceriam a Portugal as terras a serem descobertas ou j descobertas, at a distncia de 370 lguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. O tratado determinava que a demarcao seria feita em dez meses, o que no foi cumprido. Existiam mesmo algumas dificuldades para esta demarcao, porque o tratado no estipulava qual lgua seria utilizada, pois na poca no havia medida uniforme. O tratado tambm no estipulava a partir de qual ilha de Cabo Verde seriam contadas as 370 lguas. Os prprios astrnomos da poca no tinham meios para fixar a longitude no mar. O Tratado de Tordesilhas foi um acordo meramente formal, pois ningum sabia o que dava nem o que recebia. Menos ainda se havia lucro ou perda na transao. O Tratado de Tordesilhas o ato inaugural da diplomacia moderna, pois foi o primeiro acordo entre Estados sem a interferncia papal. O Tratado de Tordesilhas, nunca demarcado, tem os seus efeitos suspensos com a unio das coroas ibricas. A coroa portuguesa cai nas mos do rei da Espanha. Esta unio durou de 1580 a 1640. interessante assinalar que mesmo nesse perodo o Brasil continuou a ser praticamente uma colnia portuguesa, porque os domnios coloniais da Espanha e de Portugal permaneciam separados. Essa separao era to grande que, nos domnios espanhis, apenas podiam ser nomeados funcionrios espanhis e, nos domnios portugueses, apenas funcionrios portugueses. Esta unio pessoal acarretou uma suspenso

188

Revista Imes Direito ano VII n. 12 jan./dez. 2006

temporria do tratado de Tordesilhas. Os portugueses avanaram, na Amrica, bastante o meridiano de Tordesilhas. Segundo Moniz Bandeira, os brasileiros teriam ultrapassado o meridiano de Tordesilhas para procurar riquezas, enquanto os espanhis j as tinham encontrado e ainda precisavam vencer a cordilheira dos Andes. Os historiadores tm assinalado que s no sculo XVII os brasileiros avanam para o interior.
2.2 Tratados do Perodo Colonial

Inmeros tratados foram concludos, no perodo colonial, entre as metrpoles europias (Espanha e Portugal) a respeito dos limites na Amrica e que, por conseguinte, interessam diretamente ao Brasil.
2.2.1 Tratados de Utrecht

Em 1713, no primeiro Tratado de Utrecht, a Frana renunciou as terras de Cabo Norte em favor de Portugal. Em 1715, o segundo tratado de Utrecht, que terminou com um conflito luso-espanhol, estipulou que a Espanha devolveria a Portugal a Colnia do Sacramento.
2.2.2 Tratado de Madrid

o primeiro grande Tratado a fazer referncia ao Brasil, assinado por Portugal e Espanha. Ele foi negociado por Alexandre de Gusmo, secretrio de D. Joo V, natural de Santos e cognominado por Arajo Jorge de av dos diplomatas brasileiros. Neste tratado, concludo em 13 de janeiro de 1750, ambos os signatrios reconheceram haver violado o Tratado de Tordesilhas. Conta ele diversas disposies inovadoras. O meridiano utilizado para delimitar anteriormente os dois imprios substitudo pelo princpio do uti possidetis. Observa Pedro Soares Martinez que o uti possidetis s foi consagrado parcialmente: pois nem a Espanha possua a colnia do Sacramento, desde 1680, nem Portugal possua os territrios a leste do Uruguai, onde se encontravam ndios colonizados por jesutas. A delimitao seria feita em acidentes geogrficos, como os rios. O seu artigo XXI determina que, em caso de guerra entre a Espanha e Portugal, os seus domnios na Amrica ficariam em paz. Alguns autores procuraram ver neste dispositivo o incio do pan-americanismo, que sculos depois dominaria as Amricas. Entretanto, a sua verdadeira razo de ser era das mais pragmticas: trazer a paz Colnia do Sacramento, que, em cada guerra entre Portugal e Espanha, era atacada e saqueada. Estabelecia ainda que Portugal cedia a Colnia do Sacramento Espanha e recebia desta os Sete Povos das Misses. Entretanto, Portugal ficava com as mos livres

Direito Pblico

189

para continuar a sua expanso na regio amaznica. Portugal incorporava o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, que no lhe pertenciam pelo Tratado de Tordesilhas. O Tratado de Madrid ficou em vigor apenas por onze anos. A sua demarcao jamais se realizou devido s dificuldades no tratado e sobretudo s revoltas dos ndios, dando incio guerra guarantica nos Sete Povos das Misses. O tratado levanta protestos em Portugal pela cesso Espanha da Colnia do Sacramento. A morte de D. Joo V e o ostracismo de Alexandre de Gusmo contriburam tambm para que ele no fosse demarcado.
2.2.3 Tratado de El Pardo

Em 1761, este tratado revoga o de Madrid e anula qualquer demarcao dele resultante. Em conseqncia, a Colnia do Sacramento voltou a Portugal e os Sete Povos das Misses voltam para as mos da Espanha. Na verdade, Portugal no havia ainda entregue a Colnia do Sacramento. Portugal, apesar deste tratado, resolve efetivar a sua expanso do Amazonas.
2.2.4 Tratado de Santo Ildefonso

Uma nova guerra tem incio na Amrica entre portugueses e espanhis, estes, tendo Ceballos frente, invadem o territrio brasileiro e destroem completamente a Colnia do Sacramento. Em 1 de outubro de 1777, assinado o Tratado de Santo Ildefonso entre Espanha e Portugal. Este tratado consagra o uti possidetis, como o de Madrid, sendo esta a nica vantagem real que Portugal obtm com este tratado. A Colnia do Sacramento e os Sete Povos das Misses ficam com a Espanha. Portugal obtm a ilha de Santa Catarina, que havia sido ocupada pelos espanhis. Os historiadores criticaram violentamente este tratado, denominando-o de capcioso e leonino ou, ainda, afirmando que os seus artigos haviam sido ditados pela Espanha. Vinte anos depois, ele estava ainda sendo demarcado, em virtude da inrcia e do desinteresse das partes contratantes. A prpria demarcao s teve incio em 1784. Os seus dispositivos eram contraditrios e errados, escrevia So Leopoldo, mencionavam rios que no existiam, ou, quando existiam, muitas vezes no estavam nos locais assinalados.
2.2.5 Paz de Badajoz

Nova guerra surge entre Espanha e Frana, de um lado, e Portugal, do outro, em 1801, durando poucas semanas. Durante a guerra, os Sete Povos

190

Revista Imes Direito ano VII n. 12 jan./dez. 2006

das Misses Orientais do Uruguai so ocupados pelos portugueses, auxiliados por brasileiros. A guerra terminou com a Paz de Badajoz, concluda no mesmo ano de 1801. O tratado, entretanto, omisso no tocante questo de limites no sul do pas. Ele no menciona o Tratado de 1777, revalidando os limites ali fixados, nem restabelece o status quo ante bellum. De qualquer modo, os brasileiros continuaram a ocupar os Sete Povos das Misses mesmo depois da paz. Devemos assinalar que neste perodo da Histria as guerras extinguiam todos os tratados existentes entre os beligerantes. A questo de fronteira mencionada na Paz de Badajoz que Portugal cedeu Frana as terras do Cabo Norte, acima do rio Araguari.
3. A INDEPENDNCIA, OS LIMITES E O SEU RECONHECIMENTO

Diante do que fora exposto, ao ser proclamada a independncia das colnias espanholas e portuguesas, no existe nenhum Tratado em vigor restabelecendo os limites entre elas. O princpio do uti possidetis vai reger a questo. Proclamada a independncia do Brasil por D. Pedro II, surgiu de imediato o problema do seu reconhecimento. A poca no era das mais favorveis para se obter o reconhecimento, uma vez que a Europa estava dominada pela Santa Aliana. Em Portugal, o rei D. Joo VI estava dominado pelas cortes portuguesas, que se opunham ao reconhecimento. O primeiro Estado a nos reconhecer foram os Estados Unidos, que tinham nessa poca como presidente James Monroe. O reconhecimento foi efetuado em 1824. A Inglaterra, interessada em manter a sua hegemonia comercial no Novo Mundo, faz o papel de mediadora entre Brasil e Portugal. Em relao ao Brasil, o interesse ingls era da renovao do tratado comercial em 1810, cujo prazo de validade estava por terminar. Foi enviado ao Brasil o ingls Charles Stuart, que passou antes em Portugal, onde recebeu plenos poderes de D. Joo VI. Portugal temia perder o auxlio da Inglaterra. Stuart exigiu que D. Joo aceitasse a nossa independncia como um fato consumado. A misso de Stuart foi coroada de xito (consegue o reconhecimento e a renovao do tratado comercial) e, em 29 de agosto de 1825, foi assinado o tratado de reconhecimento entre Brasil e Portugal. Este tratado estipulava algumas obrigaes para o Brasil: dentre elas, D. Joo VI conservaria o ttulo de Imperador do Brasil e ns seramos obrigados a pagar dois milhes de libras esterlinas a Portugal.
4. AS GRANDES QUESTES TERRITORIAIS

Proclamada a Repblica, reconhecida pelos demais pases, o Brasil passou a tratar das questes dos limites.

Direito Pblico

191

4.1 Territrio de Palmas

Os argentinos costumam denominar este litgio de Questo das Misses. Entretanto, o Baro do Rio Branco conseguiu demonstrar que o territrio contestado jamais fizera parte da Provncia das Misses da Companhia de Jesus no Paraguai. Da, devemos cham-lo de litgio do Territrio de Palmas. A questo teve incio no Tratado de Madrid, que estabelecia como limite na regio o rio Pequiri ou Pepiriguau e o rio desconhecido que fosse mais prximo a desembocar no Iguau. Os comissrios encarregados de demarcar os limites nos termos do Tratado de Madrid descobriram, em 1759, este rio desconhecido e lhe deram o nome de rio Santo Antnio. O Tratado de El Pardo anula o de Madri, mas o Tratado de Santo Ildefonso fala novamente nos rios Pequiri e Santo Antnio. Em 1788 (Delgado de Carvalho, mas para lvaro Lins 1789), novos comissrios demarcadores descobriram outro rio desconhecido e ao que se encontra na sua contravertente do os nomes de Pepiriguau e Santo AntnioGuau. Assinalam que os demarcadores de 1759 teriam errado. Tais rios seriam os atuais Chopim e Chapec. A guerra de 1801 anula os tratados anteriores a ela e a Paz de Badajoz no se refere aos limites. Contudo, os brasileiros durante a guerra haviam ocupado os Sete Povos das Misses e continuaram com eles aps o trmino da guerra. A independncia das colnias americanas feita e no h tratado de limites entre as metrpoles. O uti possidetis passa a reger as questes de fronteiras. Em 1857, assinado um tratado de limites entre o Imprio do Brasil e a Argentina. Este tratado, negociado pelo Visconde do Rio Branco, menciona os rios Pequiri e Santo Antnio como os rios assinalados pelos demarcadores de 1759. A Argentina no ratificou este tratado apesar de o seu Congresso tlo aprovado. Em 1881, a Argentina reivindica que os limites so nos rios Chapec e Chopim. A Argentina, em 1888, depois dos trabalhos de uma Comisso mista brasileiro-argentina que explorava os quatro rios litigiosos, passou a reivindicar que o rio Chopim no era o verdadeiro limite, mas o rio Jangada, que estava mais adentro no territrio brasileiro. Aumentava a rea contestada. O litgio se resumia em saber quais os verdadeiros rios do Tratado de 1750: se os rios Pequiri e Santo Antnio, ou os atuais Chapec e Chopim (este ltimo substitudo nas reivindicaes pelo rio Jangada). Em 7 de setembro de 1889, assinado um acordo, ratificado em 4 de novembro do mesmo ano, em que os dois pases decidiam que o litgio seria resolvido pela arbitragem do Presidente dos EUA. Foi assinado, na Repblica, para ganhar a simpatia da Amrica em 25 de janeiro de 1890, em Montevidu, um tratado com a Argentina, em que a regio

192

Revista Imes Direito ano VII n. 12 jan./dez. 2006

contestada era dividida ao meio. Este tratado, assinado por Quintino Bocaiva, levantou protestos e foi recusado no Congresso Nacional. Talvez se possa explicar o ato de Quintino Bocaiva, que o justificava com a fraternidade americana com os seguintes elementos: o manifesto do Congresso do Partido Republicano Federal de 1887 foi assinado, entre outros, por J. Saldanha Marinho, Quintino Bocaiva e Campos Sales; os diferentes manifestos republicanos falam na fraternidade americana, o que uma decorrncia da Doutrina de Monroe.1 A idia de arbitragem retomada com o Tratado de 1889. designado para defender o Brasil o Baro Aguiar de Andrade, que morreu antes de iniciar o seu trabalho. Fenmeno idntico ocorreu na Argentina, que nomeara Nicolas Calvo, que tambm morrera. Floriano Peixoto indicou ento o Baro do Rio Branco, nosso cnsul em Liverpool e superintendente do Servio de Imigrao na Europa. A Argentina designou Zeballos. A defesa brasileira foi fundamentada principalmente nas instrues de 1759, dadas aos demarcadores espanhis que mostravam ter o Brasil razo. Contudo, eles serviram para esclarecer o enigma do mapa das Cortes, base da argumentao Argentina. Este mapa fora elaborado em Lisboa e servira de orientao ao Tratado de Madri. Ele foi duplicado e estes dois exemplares eram chamados de mapas primitivos, sendo um deles encontrado no Quai dOrsay. Concludo o Tratado de 1750, foram elaboradas trs cpias em Madri e trs em Lisboa, apenas nas primeiras foram colocadas as modificaes feitas no Tratado de Madri. A Argentina se baseava no mapa Quai dOrsay e em um outro exemplar encontrado em Madri, mas que era uma das cpias feitas em Lisboa. O Brasil se fundamentava no exemplar que figurava na coleo de Tratados de Borges de Castro, que nos era favorvel e estava baseado em uma das cpias de Madri, isto , um exemplar em que haviam sido includas as modificaes do Tratado de Madri. A misso brasileira era formada por Dionsio Cerqueira, Almirante Guilhobel, Olinto de Magalhes e Domingos Olmpio, alm do seu chefe, o Baro do Rio Branco. Nos EUA, foi contratado como consultor da misso o grande internacionalista Basset-Moore. O Presidente dos EUA, Grover Cleveland, deu o seu laudo arbitral em 5 de fevereiro de 1895, inteiramente favorvel ao Brasil, que incorporou mais de 30.000 quilmetros quadrados ao seu territrio.
4.2 Questo do Amap

Essa questo remonta ao sculo XVII, quando na regio j havia conflitos entre Portugal e Frana. D. Pedro II, de Portugal, e Lus XIV concluem, em
1

RODRIGUES, Ricardo Vlez A propaganda republicana. In: BARRETO, Vicente; PAIM, Antonio. (Org.). Evoluo do pensamento poltico brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989.

Direito Pblico

193

1700, um tratado em que se estipula serem destrudos todos os fortes na regio contestada. Em 1715, no primeiro Tratado de Utrecht, a Frana renuncia s terras do Cabo Norte, localizadas entre o rio Amazonas e Vicente Pinzn. Os conflitos na regio no desapareceram com este tratado. Em 1808, a famlia real portuguesa transmigrou para o Brasil, D. Joo VI ocupou Caiena por oito anos. A inteno de Portugal no era anexar definitivamente a guiana Francesa, tanto que manteve durante a ocupao (18081817) o Cdigo de Napoleo. Portugal pretendia fixar a fronteira no rio Oiapoque. O Congresso de Viena decidiu que a Guiana deveria ser devolvida Frana e o limite com o Brasil seria fixado novamente no rio Japoc ou Vicente Pinzn. Quinze anos depois do Ato Final de Viena tm incio as agitaes na regio. O litgio consistia em saber qual era o verdadeiro rio Vicente Pizn: se o atual Oiapoque ou se o rio Araguari, como pretendia a Frana. Se a tese francesa fosse vitoriosa, o atual territrio do Amap seria da Frana. Em 1854, o Brasil enviou o Visconde do Uruguai para negociar a questo com a Frana, mas no chegou a nenhum resultado. Na ltima dcada do sculo XIX, os conflitos na regio contestada aumentaram em virtude de se ter descoberto ouro no rio Caloene, que fica no meio dessa regio. A Frana, para reconhecer a Repblica brasileira, havia exigido que a questo, caso no fosse decidida pelas negociaes diretas, fosse levada a arbitragem. O compromisso arbitral assinado em 10 de abril de 1897. O rbitro escolhido foi o Conselho Federal suo. O rbitro somente poderia decidir pelo alegado, isto , no poderia decidir por eqidade. Caberia a ele dizer qual era o verdadeiro Oiapoque do Ato de Viena. Em relao ao limite interior, ou a linha leste-oeste (o litgio abrangia uma rea da fronteira do Par com a Guiana), o rbitro poderia decidir por qualquer das sugestes que fossem formuladas pelos litigantes, ou, ainda, decidir por uma terceira soluo que fosse relacionada ao Direito Internacional Pblico nas suas normas aplicadas a regies cujas fronteiras no estivessem determinadas. O advogado do Brasil foi o Baro do Rio Branco. A Frana designou Ripert de Monclar e Grodet para defend-la. A misso francesa foi assessorada pelo grande gegrafo francs Vidal de la Blanche, foram apresentadas a primeira memria e a rplica, a segunda memria. Na primeira memria brasileira, Rio Branco incluiu o trabalho de Joaquim Caetano: LOyapoc et lAmazone. Integraram a misso brasileira: Dionsio da Gama e os filhos do baro, Raul e Hiplito. O consultor da misso foi Virgil Rossel. O laudo do Conselho Federal suo foi proferido em 1 de dezembro de 1900 e elaborado pelo Conselheiro Eduardo Muller, que o redigiu em alemo. Entretanto, quem o assinou foi Walter Hauser, que era o Presidente do Conselho. O laudo foi favorvel ao Brasil, considerando que o rio Vicente Pinzn

194

Revista Imes Direito ano VII n. 12 jan./dez. 2006

era o atual Oiapoque, como havamos sustentado. No tocante ao limite interior, no foram aceitas nem a proposta francesa nem a brasileira: o rbitro decidiu que o limite seria pela serra do Tumucumaque, na linha do seu divisor de guas.
4.3 Os limites com a Guiana Inglesa

No sculo XVIII, a Holanda teve na regio uma colnia da maior importncia. Em 1814, pela Conveno de Londres, ela cedeu uma parte Inglaterra. A Holanda jamais contestara qualquer regio a Portugal. Todos aqueles que estudaram a regio reconheceram o domnio de Portugal, que havia exercido a catequese na regio, bem como a construdo fortificaes. A questo s surgiu com as viagens do alemo, naturalizado ingls, Robert Schomburgk quela regio, onde fora comissionado pela Roval Geographical Society de Londres em 1835, 1837, etc., para terminar os estudos de Von Humboldt. Comeou por instalar na regio brasileira, prximo da fronteira com a Guina Inglesa, o reverendo Youd, alegando que os ndios eram maltratados pelos brasileiros. Este reverendo foi pouco depois expulso pelas autoridades brasileiras. Em 1839, Schomburgk estava novamente na regio e comunicou ao governador da Guiana britnica que ela era propriedade da Inglaterra, porque ali existira fortificao holandesa. Ouseley, encarregado dos negcios da Inglaterra no Brasil, comunicou ao governo imperial que Schomburgk faria a demarcao na regio. As autoridades brasileiras foram expulsas e o Brasil protestou. A regio foi neutralizada em 1842. Durante o Segundo Imprio e a Repblica, vrias tentativas de negociaes diretas foram feitas (1843: Arajo Ribeiro; 1888: Baro de Penedo; 1891 e 1897: Sousa Correia), todas sem qualquer resultado. Olinto Magalhes, ministro das Relaes Exteriores, convidou Joaquim Nabuco, em 1899, para fazer a defesa do Brasil, uma vez que Lorde Salisbury j propusera o arbitramento para a soluo do litgio, e, em 1901, foi assinado o compromisso arbitral (pela Inglaterra assinou o Marqus de Lansdowne), que entregou o litgio arbitragem do rei da Itlia. Nabuco pretendia que o rbitro fosse o Gro-duque de Baden, que no fora aceito pelo nosso ministro das Relaes Exteriores. A defesa do Brasil foi entregue ao prprio Joaquim Nabuco e a da Inglaterra foi feita por um grupo de trabalho formado pelos peritos do Colonial Office. A defesa da Inglaterra se fundamentou em provas de que ela ocupava a regio, mas todas essas provas eram posteriores neutralizao do territrio contestado. A defesa brasileira se apoiou, entre outros argumentos, em dois princpios que estavam consagrados pacificamente em toda a jurisprudncia inglesa. O primeiro deles era o do inchoate title, que d ao Estado direito sobre um territrio,

Direito Pblico

195

oponvel a terceiros, mesmo quando a sua ocupao no contnua. O segundo era o do watershed line (linha de vertente), que d ao Estado ocupado o curso de um rio direito s terras banhadas pelos seus afluentes e subafluentes. A defesa do Brasil foi feita em 18 volumes, compreendendo a Memria, a Rplica e a Trplica. Vtor Manuel III proferiu o seu laudo em 6 de julho de 1904. O rbitro dividiu a regio, dando, porm, Inglaterra um pedao maior: 19.630 quilmetros quadrados para a Inglaterra e 13.570 quilmetros para o Brasil. curioso observar que o laudo arbitral nos deu menos do que em 1898 Lorde Salisbury havia oferecido ao Brasil (mais ou menos 16.500 quilmetros quadrados). Este laudo arbitral do rei da Itlia estava errado. A comisso designada pelo rei da Itlia para estudar o caso era presidida por Buzzatti. Grandes Internacionalistas, como Fauchille, Politis, La Pradelle, Hoijer, etc., falaram da sua nulidade. As crticas que lhe foram dirigidas so as seguintes: excesso de poderes do rbitro, que deveria decidir pelo alegado e no fazer um julgamento por eqidade, como fez; o rbitro errou juridicamente porque considerou que a ocupao precisava ser efetiva para dar direito ao territrio e se esqueceu de que a efetividade da ocupao s passou a ser exigida em 1885 (Congresso de Berlim), e que o litgio versava sobre ocupao ocorrida no sculo XVIII. Ao mesmo tempo, ele se esquecia de que havia reas na regio, mas no includas no territrio contestado, em que a ocupao portuguesa tambm no era contnua e no havia qualquer contestao por parte da Inglaterra. A grande conseqncia deste laudo foi que ele fechou a bacia do Essequibo ao Brasil e abriu a do Amazonas Inglaterra.
4.4 A questo do territrio do Acre

Entre os elementos histricos dessa questo, podemos assinalar que o Tratado de Madri j mencionava como limite a margem Oriental do Javari por uma linha leste-oeste a partir da boca do Mamor. Ao se atingir a Independncia, o Imprio considerou o Acre como territrio boliviano. Assinala Leandro Tocantins que, nos mapas das cortes, teriam sido feitos erros propositais a fim de que a Espanha pensasse ser a menor rea que ficava com Portugal na Amaznia. Em 1745, o Papa Benedito XIV pela bula Condor Lucis criou as prelazias de Gois e Cuiab, o que reconhecia o avano dos portugueses que ultrapassara o estabelecido no Tratado de Tordesilhas. Somente na segunda metade do sculo XIX que comearam a surgir alguns incidentes a respeito do Acre. Em 1867, concludo um tratado estipulando os limites na regio, que faz referncia nascente do rio Javari. Entretanto, no se havia ainda determinado onde estava a nascente desse rio. Duas inter-

196

Revista Imes Direito ano VII n. 12 jan./dez. 2006

pretaes foram possveis para este Tratado de Ayacucho: uma, que tornava o Acre boliviano; a outra, favorvel ao Brasil. Expedies foram enviadas para descobri-la e chegaram a resultados diferentes. Vrias expedies foram feitas para a descoberta da nascente do rio Javari, como a de Cunha Gomes. Somente com a expedio de Lus Cruls2 (1901) foi descoberta a verdadeira nascente. A questo comeou a se agitar quando os cearenses passaram a emigrar para o Acre. A Bolvia cobrou taxas e impostos. Os brasileiros descontentes criaram o estado Independente do Acre, sob a chefia de Lus Galvez Rodrigues de Arias. O governo federal brasileiro declarou que nada pretendia naquele territrio; todavia o governo amazonense comeou a proteger o Estado recmformado. Nessa situao, a Bolvia pensou em arrendar o Acre a uma firma estrangeira que o pretendesse explorar, uma vez que ele era rico em recursos naturais. Em 1901, a Bolvia assinou com uma firma norte-americana, Cary e Whitridge, um contrato para a formao do Bolivian Syndicate. Este teria poderes semelhantes aos das Companhias de Carta, to utilizadas para a explorao da frica e da sia. A idia de se criar o sindicato fora dada pelo ministro da Bolvia em Londres: o milionrio Aramayo. Ao sindicato seria dado o direito de ter tropas, possuir navios, arrecadar impostos, entre outros. Esse sindicato seria formado com capitais franceses, alemes e norte-americanos. Os EUA simpatizavam com o sindicato, mas sempre lhe negaram um apoio decisivo. Diante da formao desse sindicato, houve uma nova revoluo na regio, chefiada por Plcido de Castro,3 e a Bolvia enviou tropas para combat-la. O governo brasileiro mudou de atitude e movimentou tambm as suas tropas. Nessa posio firme do governo brasileiro, a Bolvia rescindiu o contrato com o sindicato e props que o litgio fosse submetido a arbitragem, o que foi recusado pelo Brasil. Foram iniciadas as negociaes diretas. O Brasil, com a finalidade de afastar os demais pases do litgio, indenizou o sindicato com 110.000 libras e este renunciou aos seus direitos. Em 21 de fevereiro de 1903, foi concludo um modus vivendi para a regio de litgio por Eliodoro Vilazon e Eduardo Lisboa. A misso brasileira para tais negociaes era formada por Rio Branco, Rui Barbosa e Assis Brasil. Rui Barbosa se declarou plenipotencirio vencido e se retirou das negociaes. Ele se opunha a que o Brasil cedesse qualquer parte do territrio nacional. A misso boliviana era formada por Fernando Gauchalla e Cludio Pinita. As negociaes chegaram a bom termo e, em 17
2 3

CRULS, Lus, 1901. CASTRO, Plcido de, 1902.

Direito Pblico

197

de novembro de 1903, foi assinado o Tratado de Petrpolis. Nesse tratado, a Bolvia cedeu ao Brasil a parte sul do territrio do Acre e os seus direitos parte norte (esta ltima era pretendida pelo Peru). O Acre tinha 191.000 quilmetros quadrados. O Brasil cedeu alguns territrios na fronteira (cerca de 3.164 quilmetros quadrados) e se comprometeu a pagar dois milhes de libras esterlinas (em duas prestaes at 1905), tambm se props a construir a estrada de ferro Madeira-Mamor. A construo dessa estrada era um sonho, e, em 1870, o governo deu uma concesso ao ingls Coronel George Church, mas que no foi adiante. As condies climticas eram desfavorveis, como demonstraram estudos realizados por comisses designadas pelo governo brasileiro (v. Amrico Jacobina Lacombe Afonso Pena e sua poca, 1986). O Tratado de Petrpolis levantou no nosso Congresso inmeros protestos por termos cedido territrio Bolvia. Nesse momento, o Baro do Rio Branco declarou ter recebido de um antigo funcionrio o mapa da Linha Verde, feito em 1860, no qual se demonstrava claramente que o Acre era territrio boliviano. Diante disso, o tratado foi aprovado pelo Congresso. Na verdade, o territrio nunca fora brasileiro como pensavam muitos, inclusive Rui Barbosa; era um territrio boliviano, apenas a colonizao tinha sido feita por brasileiros.
5. OUTROS LIMITES BRASILEIROS

Os demais limites o Brasil resolveu por negociaes diretas com os seus vizinhos. O Peru chegou a reclamar do Brasil uma rea de 442.000 quilmetros quadrados. Em 1909, por meio de um tratado, o Brasil ficou com 403.000 quilmetros quadrados. Em 1909, assinamos um tratado de limites com o Uruguai em que resolvemos as nossas questes com este pas e, inclusive, devolvemos a ele reas que realmente lhe pertenciam. O tratado de limites de 1872 e o tratado complementar de 1927 fixaram os nossos limites com o Paraguai. Na denominada Ata do Iguau (1966), Brasil e Paraguai declararam que os recursos hidrulicos das Sete Quedas pertenciam em condomnio aos dois Estados. Isso foi consagrado no tratado sobre Itaipu de 1973. Em 1976, foi assinado um protocolo adicional ao tratado de 1927. Em 1908, o Baro do Rio Branco assinou com a Holanda o tratado de limites entre a Guiana Holandesa e o Brasil. Com a Colmbia, assinamos tratados de limites em 1907 e 1928. A fixao dos nossos limites com a Venezuela remonta ao Tratado de 1859. Em 1973, Brasil e Venezuela assinaram acordo de demarcao para a execuo do tratado de limites de 1859.

198

Revista Imes Direito ano VII n. 12 jan./dez. 2006

6.

REFERNCIAS

ACCIOLY, Hildebrando. Tratado de direito internacional pblico. So Paulo: Saraiva, 1956-1957. v. 3. ACCIOLY, Hildebrando; SILVA, Geraldo Eullio do Nascimento. Manual de direito internacional pblico. So Paulo: Saraiva, 1996. ALBUQUERQUE MELLO, Linneu. Direito internacional pblico. Enciclopdia Delta-Larousse. Rio de Janeiro: Delta, 1977. t. VI. ALMANAQUE ABRIL Edio 2005 So Paulo: Abril. BARBOSA, Rui. Os conceitos modernos do direito internacional. So Paulo: Melhoramentos, 1983. BEVILQUA, Clvis. Direito pblico internacional. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1939. v. 2. DALLARI, Pedro. Constituio e relaes exteriores. So Paulo: Saraiva, 1994. MENDES, Antonio Junior; MARANHO, Ricardo. Brasil. Histria, textos e consulta. So Paulo: Hucitec, 1989. NACIONES UNIDAS Asemblea General Comisin de Derecho Internacional Estudio de Derecho Internacional. Buenos Aires: UMSA, 1971. PEREIRA, Andr Gonalves. Curso de direito internacional pblico. Coimbra: Almedina, 1970. RODRIGUES, Ricardo Vlez A propaganda republicana. In: BARRETO, Vicente; PAIM, Antonio (Org.). Evoluo do pensamento poltico brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia, 1989. VALLE, Grson. Voc conhece direito internacional pblico. Rio de Janeiro: Editora Trabalhista, 1974.

You might also like