You are on page 1of 2

FORTY, Adrian. Objeto de desejo: Design e Sociedade desde 1750. So Paulo:COSAC NAIF, 2007. 352p. (Capitulo: Diferenciao em Design.

p.89-129).

Gracineia Maria Rodrigues Cruz1

Adrian Forty professor de Histria da arquitetura na Bartlett Schoof Of Arquitecture, University College, em Londres. tambm autor de Words and Buildings __ A Vocabulary Of Modern Architeture e Cooganizador de Arquitetura Moderna Brasileira. A obra analisada para resenha, de Drian Forty, discute o design e a sociedade do sculo XVIII ao XIX. A anlise antropolgica feita pelo autor se d atravs de um estudo de caso da firma Norte-Americana de venda por reembolso postal Montgomery Ward & Co a partir dos catlogos de venda produzidos por esta. Revelando que havia uma espantosa variedade de escolhas em tudo, desde objetos como uma simples caneta at mquinas de costura. Apesar do estudo de caso apresentado, o autor faz uso de outros objetos pertencentes ao perodo em questo para discutir os por qus da Diferenciao em Design e como esta se dava. O texto Diferenciao em Design simples e de fcil compreenso rica em ilustraes e citaes o que facilita o entendimento da idia do autor e possibilita o conhecimento de alguns tericos da rea. A obra pode ser recomendada a todos que tenham interesse em compreender a sociedade e como so apresentadas suas construes sociais e seus pensamentos ideolgicos. O captulo resenhado, Diferenciao em Design. p.89-129, encontra-se dividido em tpicos que procura discutir a diferenciao do design atravs das questes de gnero, do uso distinto do vesturio, das diversas faixa-etria e suas necessidades e das distines de classes sociais. O autor se propes entender, e com sucesso, como essas interferncias se reproduziram no design da poca e que, segundo o prprio autor, acabou legitimando as idias presentes nos romances, na educao e na religio daquele perodo.
1.Licenciatura Plena em Histria (UESPI), Especialista em Estado Movimentos Sociais e Cultura (UESPI)

Adrian Forty acaba por concluir que todas as distines produzidas, na sociedade do sculo XIX, foram aceitas naturalmente por terem sido legitimadas por uma espantosa variedade de escolhas produzidas pelo design da poca, e que continuam at hoje (ainda que em menor escala) irritando os moralistas do design que consideram a variedade de escolhas um abuso e um desperdcio de energia, no contribuindo em nada para melhorar a existncia humana. Todas as concluses observadas pelo autor nesta unidade parte da anlise da observao de produtos, do perodo em questo, destinados aos diferentes gneros, classes sociais e idades; e obras cientificas do sculo XIX como Mrs.Ellis Francis Galton, e em romances como da autora Elizabeth Gasfell, que reproduz o ideal de sociedade patriarcal aceita por todos, em obras de artes onde cenas cotidianas so retratadas deixando transparecer as diferenas de classe, os utenslios e mveis da poca, que so objetos que possuem uma vida til longa, atravessando geraes e que carregam em si as ideologias produzidas pela sociedade em que foram construdas. Todas as observaes acumuladas, possibilitou ao autor construir uma obra de suma importncia tanto para historiadores, como antroplogos, assim como para os profissionais do Design.

1.Licenciatura Plena em Histria (UESPI), Especialista em Estado Movimentos Sociais e Cultura (UESPI)

You might also like