You are on page 1of 5

Novena a Nossa Senhora de Guadalupe

Oraes para todos os dias


Posto de joelhos diante de Maria Santssima, fazer a sinal da Cruz, e dizer o ato de contrio.

Ato de contrio:
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, criador e Redentor meu, por ser vs quem sois, e porque vos amo sobre todas as coisas, me pesa de todo corao vos haver ofendido. Proponho emendar-me e confessar-me a seu tempo e ofereo tudo quanto fizer em satisfao de meus pecados, e confio em vossa bondade e misericrdia infinita, que me perdoeis e me ds graa para nunca mais pecar. Assim o espero por intercesso de minha me, nossa Senhora Virgem de Guadalupe. Amm. Fazer aqui o pedido que se deseja. Rezar quatro Salves Rainhas em memria das quatro aparies e logo se reza a orao correspondente a cada dia.

Primeiro Dia
Comear com a orao inicial de todos os dias. Oh! Santssima Senhora de Guadalupe! Essa coroa com que cinges vossa sagrada fronte publica que sois Rainha do Cu e Universo. Senhora pois como Filha, como Me e como Esposa do altssimo tens absoluto poder e justssimo direito sobre todas as criaturas.

Sendo isto assim, eu tambm sou vosso; tambm perteno a Vs por mil ttulos; mas no me contento com ser vosso por to alta jurisdio que tens sobre todos; quero ser vosso por outro ttulo, isto , por eleio de minha vontade quero ser vosso escravo. Vede que, aqui prostrado diante do trono de vossa Majestade, vos elejo por minha Rainha e minha Senhora e com este motivo quero dobrar o Senhorio e domnio que tens sobre mim; quero depender de Vs e quero que os desgnios que tem de mim a Providncia divina, passem por vossas mos. Dispe de mim como vos agrade; os sucessos e lances de minha vida quero que tudo corram por vossa conta. Confio de vossa benignidade, que tudo o que se enderearam ao bem de minha alma seja para a honra e glria daquele Senhor que tanto se compadece em todo o mundo. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria.

Segundo Dia
Oh! Santssima Virgem de Guadalupe! Que bem se conhece que sois Advogada nossa no tribunal de Deus, pois essas lindssimas mos que jamais deixam de nos beneficiar, as juntas ante o peito em sinal de quem suplica e rogai, dai-nos com isto a ver que desde o trono de glria como Rainha de anjos e homens fazes tambm oficio de advogada, rogando e procurando a favor nosso. Com que afetos de reconhecimento e gratido poderei pagar tanta fineza?, Sendo que no h em todo meu corao suficiente saldo para pag-lo. A Vs recorro para que me enriqueas com os dons preciosos de uma caridade ardente e fervorosa, de uma humildade profunda e de uma obedincia pronta ao Senhor. Esforai vossas splicas, multiplicai vossos rogos, e no cesses de pedir ao Todo-poderoso que me faa vosso e me conceda ir a dar-vos as graas pelo feliz xito de vossa intermediao na glria. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria

Terceiro Dia
Oh! Santssima Virgem Maria de Guadalupe! O que posso crer ao ver-vos cercada dos raios do sol, seno que ests intimamente unida ao Sol da Divindade, que no h em vossa alma nenhuma coisa que no seja luz, que no seja graa e que no seja santidade! O que posso crer seno que ests unida s divinas perfeies e atributos, e que Deus vos tem sempre em seu corao! Seja para nosso bem, Senhora to alta felicidade. Eu, entre tanto, arrebatado de alegria que isto me causa, me apresento diante do trono de vossa soberania, suplicando que vos dignes enviar um de vossos ardentes raios at meu corao: ilumina com sua luz meu entendimento;

Acende com sua luz minha vontade; fazei que acabe eu de persuadir me de que vivo enganado todo o tempo em que no me empenho em amar a Vs e em amar a meu Deus: Fazei que acabe de persuadir me de que me engano miseravelmente quando amo alguma coisa que no seja meu Deus e quando no vos amo a Vs por Deus. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria.

Quarto Dia
Oh! Santssima Maria de Guadalupe! Se um anjo do cu tem por honra to grande estar a vossos ps e que em prova de sua alegria abre os braos e estende as asas para formar com elas um tapete a vossa Majestade, que deverei eu fazer para manifestar minha venerao a vossa pessoa, no seja com a cabea, nem com os braos, seno meu corao e minha alma para que a santificando com vossos divinos ps se faa trono digno de vossa soberania? Dignai, Senhora de admitir este obsequio; no o desprezeis por indigno a vossa soberania, pois o mrito que lhe falta por minha misria e pobreza o recompenso com a boa vontade e desejo. Entrai em meu corao e vers que no o movem outras asas seno as do desejo de ser vosso e o temor de ofender a vosso Filho divinssimo. Forma trono em meu corao, e j no se envilecer dando-lhe entrada a culpa e fazendo-se escravo do demnio. Fazei que no viva seno para Jesus e Maria. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria.

Quinto Dia
Oh! Santssima Virgem Maria de Guadalupe! Que outro vestido corresponderia a quem um cu por sua beleza, seno um todo cheio de estrelas? Com que podia se adornar uma beleza toda celestial, seno com os brilhos de umas virtudes to lcidas e to resplandecentes como as vossas? Bendita mil vezes a mo daquele Deus que quis unir em vossa beleza to imensa uma pureza to realada, e honra to brilhante e rica com uma humildade to aprecivel. Eu caio, Senhora absorto de beleza to amvel, e quisera que meus olhos se fixassem sempre em Vs para que meu corao no se deixasse arrastar em outro afeto que no seja o amor vosso. No poderei conseguir este desejo se esses resplandecentes astros com que ests adornada no infundirem uma ardente e fervorosa caridade, para que ame de todo corao e com todas as minhas foras a meu Deus, e depois de meu Deus a Vs, como objeto digno de que o amemos todos. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria.

Sexto Dia
Oh! Santssima Virgem Maria de Guadalupe! Que bem serve a vossa soberania esse tapete que a lua forma a vossos sagrados ps! Brilhaste com invicta rainha sob as vaidades do mundo, e sendo superior a toda a criao jamais padeceste o minguante da mais ligeira imperfeio: Antes de vosso primeiro instante estiveste cheia de graa. Miservel de mim, Senhora que no sabendo me manter nos propsitos que fao, no tenho estabilidade na virtude e somente sou constante em meus viciosos costumes. Tende piedade de mim, Me amorosa e terna; j que sou como a lua em minha inconstncia, seja como a lua que est a vossos ps, isto , firme sempre em vossa devoo e amor, para no padecer os minguantes da culpa. Fazei que esteja eu sempre a vossos ps pelo amor e a devoo, e j no temerei os minguantes do pecado mas sim procurarei dar me por completo a minhas obrigaes, detestando de corao tudo o que ofensa a meu Deus. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria.

Stimo Dia
Oh! Santssima Virgem Maria de Guadalupe! Nada, nada vejo neste lindssimo retrato que no me leve a conhecer as altas perfeies de que dotou o Senhor a vossa alma inocentssima. Esse leno grosseiro e desprezado; esse pobre mas feliz traje em que se v estampada vossa singular beleza, do claro a conhecer a profundssima humildade que lhe serviu de alicerce e fundamento a vossa assombrosa santidade. No vos desdenhaste de tomar a pobre tnica de Joo Diego, para que nela estampasse vosso rosto, que encanto dos anjos, maravilha dos homens e admirao de todo o universo. Pois, como no tenho de esperar eu de vossa benignidade, que a misria e pobreza de minha alma no sejam embarao para que estampes nela vossa imagem graciosssima? Eu vos ofereo as telas de meu corao. Tomai-o, Senhora em vossas mos e no o deixeis jamais, pois meu desejo que no se empenhe em outra coisa que em amar a vs e amar a Deus. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria.

Oitavo Dia
Oh! Santssima Virgem de Guadalupe! Quo Mistriosa e que acertada esteve a mo do Artfice Supremo, bordando vosso vestido com essa orla de ouro finssimo que lhe serve de guarnio. Aludia sem dvida a aquele finssimo ouro da caridade e amor de Deus com que foram enriquecidas vossas aes. E quem duvida, Senhora que essa vossa ardente caridade e amor de Deus esteve sempre acompanhada do amor ao prximo e que por estar triunfante na ptria celestial, nunca vos tem esquecido de ns?

Abre o seio de vossas piedades a quem to miservel; dai-lhe a mo a quem cado vos invoca para se levantar; Cantarei a glria de haver encontrado em mim uma misria proporcional, mais que todas, a vossa compaixo e misericrdia. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria.

Nono Dia
Oh! Santssima Virgem de Guadalupe! Que coisa ser impossvel para Vs, quando multiplicando os prodgios, nem a pobreza nem a grosseria do traje lhe servem de embarao para formar to primoroso vosso retrato, nem a voracidade do tempo em mais de quatro sculos tem sido capaz de destroar nem borr-lo? Que motivo to forte este para alentar minha confiana e suplicarei que abrindo o seio de vossas piedades, de acordo com o amplo poder que vos deu a Divina Onipotncia do Senhor, para favorecer aos mortais, vos dignes estampar em minha alma a imagem do Altssimo que tem borrado minhas culpas! No embarace a vossa piedade a grosseria de meus perversos costumes, dignai somente olhar-me, e j com isto alentarei minhas esperanas; porque eu no posso crer que se me olhas no se comovam vossas entranhas sobre o miservel de mim. Minha nica esperana, depois de Jesus, sois Vs Sagrada Virgem Maria. Amm. Terminar com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glria.

You might also like