You are on page 1of 9

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CVEL DA COMARCA DE ....., ESTADO DO .....

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da rea de ....., portador (a) do CIRG n. ..... e do CPF n. ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n. ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermdio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procurao em anexo - doc. 01), com escritrio profissional sito Rua ....., n ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificaes e intimaes, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor AO DE INDENIZAO POR DANO MORAL em face de ....., pessoa jurdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. ....., com sede na Rua ....., n. ....., Bairro ......, Cidade ....., Estado ....., CEP ....., representada neste ato por seu (sua) scio(a) gerente Sr. (a). ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da rea de ....., portador (a) do CIRG n ..... e do CPF n. ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos. PRELIMINARMENTE DA COMPETNCIA JURISDICIONAL O aqui requerente residente e domiciliado em esta Comarca de ........, local onde utilizava-se dos benefcios do Carto de Crdito, como tambm onde restaram efetuados, mensalmente, os pagamentos de todas as quantias devidas pela aquisio dos bens e servios com o carto. Assim, entende o requerente competente o foro da Comarca de ........, na exata forma do preconizado pelo Cdigo de Processo Civil, quando legisla: Art. 100 competente o foro: ...omissis... IV-Do lugar: ...omissis...

d) onde a obrigao deve ser satisfeita, para a ao em que lhe exigir o cumprimento. Desta forma, a competncia jurisdicional resta processualmente consagrada como sendo o Frum da Comarca de ........, onde ocorriam os pagamentos da contratao objeto da presente demanda. Alocados os termos da competncia jurisdicional, permite-se o requerente alocar os fatos que do esteio presente solicitao. DO MRITO DOS FATOS O aqui requerente apresenta domiclio e residncia em esta Comarca de ........, onde presta seus servios de contadoria a diversas empresas comerciais, como contador autnomo, tendo sempre vida regrada junto ao comrcio. Em ............., o requerente veio a adquirir o Carto de Crdito ...... n ................... atravs do Sindicato dos Contabilistas, utilizando deste carto em sua vida cotidiana, sempre honrando com seus compromissos, efetivando o pagamento devido mensalmente de forma rigorosa, inexistindo, portanto, durante todo o perodo contratual, inadimplemento de sua parte. Entretanto, em ................. do corrente ano, o requerente foi surpreendido ao tomar conhecimento de que seu nome estava inscrito perante o Cadastro Negativo do SERASA, tendo cincia de tal fato quando o Gerente de Cobranas da empresa requerida, o Sr. ......................, informou-lhe que seu carto de crdito estava sendo cancelado. Ainda mais, o Gerente de Cobranas da requerida exigiu, de maneira grosseira e rspida, que o requerente quebrasse seu carto e lhe remetesse os pedaos, evidenciando o desrespeito para com o cliente e a arbitrariedade de suas atitudes. No momento em que tomou conhecimento da deciso arbitrria da requerida, o aqui requerente j tinha realizado o pagamento da fatura do referido carto de crdito correspondente ao ms de ..........., tendo efetuado o depsito no valor de R$ .............................., valor mnimo que deveria ser pago aquele ms, perante o Banco .......... S/A, instituio financeira conveniada, conforme faz prova o documental aqui anexado, probatrio de seu interesse processual. O requerente jamais foi notificado e sequer formalmente cientificado de que estava tendo seu nome inscrito perante o Cadastro Negativo do SERASA. Todo o acima exposto demonstra o abalo moral sofrido pelo requerente, que sempre pautou exatamente sua vida pblica e privada, quer no que diga respeito suas obrigaes financeiras, familiares ou profissionais, construindo ao longo dos anos de rduo trabalho e dedicao sua honra e seu nome, que sempre foram motivo de orgulho e satisfao.

Os documentos aqui acostados comprovam a ofensa imputada ao requerente, uma vez que este sempre cumpriu com as obrigaes assumidas, quitando mensalmente o dbito, mesmo que fosse o valor mnimo exigido pela requerida. A execrvel inscrio do requerente perante o Cadastro Negativo do SERASA fruto de uma lamentvel e imperdovel atitude da requerida, demonstrando o desrespeito, descaso e desconsiderao para com seus clientes. A referida inscrio no cadastro de inadimplentes ilegal e contrria ao direito vigente, porm, suficiente para causar danos econmicos e morais irreversveis, gerando um conseqente abalo de crdito alm dos prejuzos de ordem moral. Do ponto de vista profissional o requerente carece de reputao ilibada e de idoneidade mora e financeira, pois quem ir crer em auditorias de uma pessoa posta na condio de descumpridor de suas obrigaes morais e financeiras? A situao em que foi colocado o requerente humilhante e, sem dvida alguma, denigre com toda sua vida de trabalho espelhada na honestidade e no cumprimento das obrigaes assumidas. O execrvel apontamento do nome do requerente para o Cadastro Negativo do SERASA, s pode ser fruto de lamentvel e imperdovel equvoco, para no dizer mais, ou seja, resulta da incompetncia e incapacidade administrativa de uma empresa administradora de cartes de crdito tida como uma das mais eficientes do mundo; mas, mais do que um mero equvoco, significa o completo desrespeito e desconsiderao para com um consumidor/cliente que sempre honrou o contrato firmado, mas no vem recebendo o mesmo tratamento por parte da requerida. A requerida pe a perder a maior de todas as heranas que um homem pode receber e conservar, como caso do requerente que recebeu de seus pais, como maior herana, um nome honrado que at hoje tenta conservar acima de todos os demais interesses carnais, e mais do que isso procura deixar como legado maior para seus filhos. A repercusso de tal ato risca, indelevelmente a integridade moral do requerente, junto famlia, trabalho e comrcio, restando como nico caminho a busca do Poder Judicirio, a fim de ver indenizados os danos morais sofridos mais ainda para se ver que o respeito uma das maiores bases de uma sociedade civilizada. O incio da contratao deu-se em ......., tendo sido efetuado o primeiro pagamento aos ........, realizando-se os demais mensalmente at ................., ocasio em que o carto foi imotivadamente cancelado, conforme demonstra todo o documental aqui anexado. O contrato que rege as relaes entre os associados e a empresa requerida, aqui acostado, dispe, em sua clusula 4, a responsabilidade do usurio pelas despesas: "So denominadas 'Despesas', de responsabilidade do Associado e dos Adicionais, todas as quantias debitadas na conta do Associado, inclusive a taxa de anuidade do Associado e dos Associados Adicionais, quantias devidas pela aquisio de bens e/ou servios com o Carto, saques de numerrio, no Brasil e/ou no exterior, penalidades e outros encargos previstos neste Contrato.

A expresso 'extrato' refere-se aos extratos que a .......... enviar periodicamente ao Associado e/ou pelos Associados Adicionais." O requerente sempre cumpriu com as suas obrigaes, quitando mensalmente o correspondente aos valores mnimos a serem pagos, oriundos das despesas efetivadas com o Carto de Crdito, na exata forma contratada com a empresa requerida. Desta forma, tem-se o contrato firmado foi integralmente e devidamente cumprido pelo requerente, estando a conduta da requerida a ferir o prprio contrato e afrontando o direito vigente. O contrato traz em seu corpo as condies e circunstncias em que o mesmo pode vir a ser cancelado, assim dispondo: Clusula 14 "Este contrato poder ser rescindido por qualquer das partes, a qualquer tempo, mediante notificao por escrito outra parte, com o conseqente cancelamento da conta do Associado junto ................. A ................ reserva-se o direito de rescindir este Contrato com relao apenas a um ou mais Cartes Adicionais, mantendo validade do Carto Bsico. A violao de qualquer disposio deste Contrato, em especial o no pagamento do Extrato na data do vencimento, a reincidncia de Despesas em Moeda Estrangeira em excesso aos limites estabelecidos pelo Banco Central do Brasil ou a realizao de operaes de natureza fraudulenta no relacionamento do Associado com a .......... daro causa resciso deste Contrato e cancelamento da conta do Associado." A violao do contrato por parte da requerida perceptvel, pois o requerente jamais recebeu qualquer notificao por escrito que comunicasse a resciso e ainda mais, porque o requerente no incorreu em nenhuma das condutas acima descritas que motivassem o brusco e imotivado rompimento contratual. DO DIREITO A Constituio Federal de 1.988, em seu artigo 5, inciso X, assegura ao cidado, dentre outros direitos, a proteo ao direito intimidade, vida privada, honra: Artigo 5 Todos so iguais perante a lei...omissis... X- So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. O requerente foi violentamente ofendido em sua intimidade, a qual corresponde ao status ou situao daquilo que ntimo, isolado, s, e foi tolhido no seu direito ou liberdade pblica de no ser importunado, devassado, visto com olhos estranhos.

De igual forma a sua honra fora violada sem qualquer motivo que justificasse tal fato, caracterizando crime de ofensa a honra, o qual est capitulado no Cdigo Penal de 1.940, configurando os delitos de injria, calnia ou difamao (art.138 a 145), os quais so definidos como: Calnia: o fato de imputar fato definido como crime; Difamao: imputar fato ofensivo sua reputao; Injria: ofensa dignidade ou ao decorro de algum. Quanto ao tema, ensina o doutrinado Jos Cretella Jnior : "A honra, um dos bens supremos do homem, tambm inviolvel. Violada, acarreta danos ao atingido, danos imputveis a quem os causou e, por isso mesmo, conforme a Constituio, reparveis em dinheiro, in pecunia. Sentimento referente dignidade moral, a honra protegida, nos diferentes pases, pelo Cdigo Penal, que capitula em seus artigos as figuras da "injria", da "difamao" e da "calnia", delitos prejuzos objetivos, sensveis, pelas repercusses no mundo social, poltico, econmico, religioso." Segundo a doutrina ptria, dano moral consiste no prejuzo acarretado aos sentimentos, reputao, honra, integridade moral do indivduo. inquestionvel e universalmente consagrado o direito reparao do dano causado por terceiro, encontra-se amparado por nossa legislao ptria. O Direito Brasileiro adotou a responsabilidade objetiva, portanto, o dano causado por terceiros, d ensejo reparao, ou seja a reparabilidade do dano moral pretium doloris. Nosso novo Cdigo Civil assim determina: Artigo 186 Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Clayton Reis ao discorrer sobre o assunto assim entende: "O homem, com o produto do seu trabalho constitui seu patrimnio material, da mesma forma que, com seu comportamento social, familiar e profissional virtuoso, agrega a seu patrimnio moral. mister destacar que o prprio legislador assegurou ao homem o direito defesa da sua honra, como deflui da legislao penal vigente, por entend-la um bem subjetivo, a merecer a tutela do estado." Assim, o patrimnio moral de um homem o mais importante, pois este no se esvai e nem corrodo pelo decorrer dos anos. atravs deste acervo patrimonial que avaliado pelos seus pensamentos e aes e, sobretudo pela nobreza de seus gestos, reflexos de seu patrimnio ntimo.

Pela relevncia da honra moral Pedro Lessa afirmou: "Deixar de admitir a indenizao por dano moral, significa recusa da proteo jurdica s mais nobilitantes condies do desenvolvimento humano, as puramente morais." O dano moral deve ser indenizado, sob pena do agressor ficar impune a atos de desleixo e de m administrao que lesionaram a integridade da honra do ofendido. Nesse sentido ensina Afrnio Lyra ao afirmar: "No se pode exigir, em nome de um moralismo hipcrita, o desprendimento total, a resignao absoluta a das vtimas de ofensas morais. No deve o direito acolher as pseudo-razes de uma moralidade farisica para, com elas, impor aqueles que sofrem danos morais o dever de perdoar sempre." A Constituio Federal assegura o direito indenizao ao bens violados e protegidos pela Carta Magna, quais sejam a intimidade, a vida privada, da honra ou da imagem da pessoa. Tal reparao reveste-se de duas modalidades: a primeira em dinheiro (in pecunia) e a segunda em espcie (in natura), aquela corresponde a quantia certa, equivalente ao dano sofrido, e esta em fazer com que, se possvel, as coisas retornem ao estado anterior (status quo ante). Logo, o apontamento indevido do nome do requerente nos Cadastros Negativos do SERASA, gerou sofrimento e dor (preterium doloris), resultando danos morais, os quais incidem sobre os direitos ligados ao nome, honra, vida, integridade fsica, espiritual, autoridade no exerccio do trabalho. Nos casos no previstos neste captulo, se fixar por arbitramento a indenizao. Logo, h previso legal para a reparao do dano extrapatrimonial. Na fixao do "quantum" indenizatrio do dano moral, h que se perquirir a personalidade do lesado, a repercusso social do fato, a extenso do dano, o patrimnio moral do ofendido - aferido pelo seu comportamento social, familiar e profissional - as conseqncias de sua dor moral. Clvis Bevilqua assim se manifestou: "Se o interesse moral justifica a ao para defend-lo, claro que tal interesse indenizvel, ainda que o bem moral se no exprima em dinheiro." No caso aqui em anlise, o requerente construiu o seu patrimnio moral atravs da conquista incessante de valores verdadeiros, os quais so suscetveis no s de defesa, como tambm de reparao. No pode a requerida, por falta de respeito para com seus clientes, ofender, lesar o patrimnio moral e o material e ficarem impunes.

A jurisprudncia caminha no sentido da pretenso do aqui requerente, quando restou decidido : "Protesto cambial indevido e registro no servio de proteo ao crdito. Abalo de crdito. Dano moral e material. A molestao, o incmodo e o vexame social, decorrentes de protesto cambial indevido ou pelo registro do nome da pessoa no 'SPC', constituem causa eficiente que determina a obrigao de indenizar, por dano moral, quando no representam efetivo dano material. Sentena confirmada." E ainda, quando o Egrgio Tribunal de Justia de Santa Catarina ementou : EMENTA: Indenizao - Inscrio indevida no servio de proteo ao crdito - Abalo de crdito Dano moral - Critrios para o estabelecimento do quantum reparatrio - Sentena parcialmente reformada. O indevido e ilcito lanamento do nome de algum no Servio de Proteo ao Crdito, conseqenciando um efetivo abalo de crdito para o inscrito, lana profundas implicaes na vida comercial do negativado, irradiando, ao mesmo tempo, drsticos reflexos patrimoniais, acarretando-lhe vexames sociais e atentando, concomitantemente, contra os princpios de dignidade e de credibilidade, inerentes, de regra, a todo ser humano. Presentes esses elementos, configurado resulta, por excelncia, o dano moral, traduzindo a indelvel obrigao, para quem assim atua, de prestar indenizao ao ofendido. Na hiptese de dano moral, sendo prudencial a estimao do quantitativo indenizatrio, a paga pecuniria h que representar, para o ofendido, uma satisfao que, psicologicamente os efeitos dos dissabores impingidos. A eficcia da contraprestao a ser fornecida residir, com exatido, na sua aptido para proporcionar tal satisfao, de modo que, sem que configura um enriquecimento sem causa para o ofendido, imponha ao causador do dano um impacto suficiente, desestimulando-o a cometer novos atentados similares contra outras pessoas. E ainda quando restou decidido pelo Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Paran : EMENTA: AO DE INDENIZAO. REPARAO DE DANO MORAL. DVIDA CONTRADA POR CARTO DE CRDITO. DBITO PAGO NO VENCIMENTO, PORM DESCONSIDERADO PELA CREDORA. REGISTRO NO SERVIO DE PROTEO AO CRDITO (SPC) E NO SERVIO DE CRDITO BANCRIO (SERASA). ABALO CRDITO. PROCEDNCIA. DECISO CONFIRMADA. Desde que o dano moral est incito no agravo sofrido pela pessoa em decorrncia do abalo de crdito e se prova por si e demonstrando que a empresa - credora, ao desconsiderar o pagamento efetivado, para quitar o dbito, originrio de carto, ainda comunicou o fato as servios de proteo ao crdito, causando abalo moral autora, independendo este de prova de reflexo patrimonial do prejuzo, devida a indenizao pretendida, arbitrada em valor, que satisfaz na justa medida do abalo sofrido.

DECISO: ACORDAM os Desembargadores integrantes da 6 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Paran, por unanimidade de votos, em no conhecer da apelao do Banco Nacional, e em negar provimento aos demais recursos. Tal a jurisprudncia que embasa a pretenso do requerente. DOS PEDIDOS a presente para ver, ao final, indenizado e reparado o dano moral carreado ao requerente, pelo injusto e imotivado cadastro negativo perante o SERASA, o qual alm de gerar o abalo de crdito, trouxe tambm prejuzos de ordem material, decorrentes do descrdito comercial e da no consumao de negcios. Inegvel o direito do requerente em ser indenizado, em valor a ser quantificado pela prova pericial, pelos danos morais e materiais advindos do injusto apontamento no Cadastro Negativo do SERASA, uma vez que evidente a leso sua honra e ao seu bom nome. E alm da indenizao financeira que no repara o dano mais sim, penaliza ao ofensor, ver publico pela imprensa local um desagravo, informando ao pblico a ofensa havia e o toruoso engano de que foi vtima o aqui requerente. Diante do acima exposto, permite-se o requerente, na exata forma permitida pelo Direito, requerer seja, na exata forma processual legislada, devidamente recebido e processado o presente acionamento, ordenando-se a CITAO da requerida na pessoa do Sr. ........., Diretor Presidente da ......................................., na Cidade de ..............., Avenida ..........................., por AR, dado a ser pessoa jurdica para que, no prazo de lei faa o que entender de direito, restando ao final, aps a efetivao da prova pericial, provido o presente feito indenizatrio, condenando-se a requerida aos danos morais e materiais acarretados ao requerente, aestes calculado em 100 (cem vezesd) o valor do registro negativo, alm das custas processuais e honorrios advocatcios e seja ainda, alm da indenizao financeira condenado o requerido publicao, pela imprensa local, de um comunicado pblico, dizendo do lapso havido e ainda, da honorabilidade financeira do requerente. Visto a instruo processual, seja determinada como primeira prova a seguir-se pelas demais, a PERICIAL, determinatria do valor das perdas, quantificando o valor indenizatrio pelo ilegal e injusto apontamento no Cadastro Negativo perante o SERASA. Protesta pelas provas aplicveis. D-se causa o valor de R$ ..... Nesses Termos, Pede Deferimento. [Local], [dia] de [ms] de [ano]. [Assinatura do Advogado]

[Nmero de Inscrio na OAB]

You might also like