You are on page 1of 115

FUNDAO GETULIO VARGAS ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAO PBLICA CENTRO DE FORMAO ACADMICA E PESQUISA CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAO PBLICA

A PARTICIPAO DOS CONTINGENTES DO EXRCITO BRASILEIRO NA MISSO DE ESTABILIZAO DAS NAES UNIDAS NO HAITI (MINUSTAH)

DISSERTAO APRESENTADA ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAO PBLICA PARA OBTENO DO GRAU DE MESTRE EM ADMINISTRAO PBLICA

MARCO AURLIO GASPAR LESSA

Rio de Janeiro, 2007.

3 RESUMO

Este trabalho tem como finalidade estudar o Exrcito Brasileiro como um ator inserido num processo de implementao de polticas pblicas, avaliando e verificando, in loco, se as aes executadas pelos seus contingentes na Misso de Estabilizao das Naes Unidas no Haiti (MINUSTAH), particularmente do Batalho brasileiro, esto contribuindo efetivamente para a obteno de condies de segurana satisfatrias para o desenvolvimento e restabelecimento da normalidade institucional daquele pas. Para isso, sero descritas de forma detalhada as principais atividades desenvolvidas pelos seis contingentes brasileiros que atuaram e que esto atuando no Haiti. Este trabalho ratifica a contribuio do Exrcito Brasileiro na criao de um ambiente favorvel para que o Estado haitiano, com a colaborao de outros pases, de organismos internacionais e de organizaes no governamentais, possa trabalhar na sua reconstruo.

ABSTRACT

This work aims to study the Brazilian Army as an actor in the process of implementation of public policies. This study evaluates and verifies, in loco, if the actions executed by the Brazilian Army contingent in Haiti (MINUSTAH), especially the Brazilian Battalion, are effectively contributing to satisfactory security conditions for the development and reestablishment of Haiti's institutional normality. The main activities developed by the six Brazilian contingents that had already acted and are still acting in Haiti will be described. This work ratifies the Brazilian Army's contribution to the creation of a favorable environment so that the Haitian State, with the contribution of other countries, international organisms and non-governmental organizations, could work on its reconstruction.

Letcia, minha esposa, por tudo que vivemos e viveremos juntos.

5 AGRADECIMENTOS

Inicialmente, agradeo a Deus pela oportunidade e pela persistncia que me foram dadas, e por iluminar-me durante todas as fases da minha vida. minha esposa Letcia, pelo companherismo, amor, amizade, pacincia e incentivo que me ajudaram a superar todos os desafios impostos e a prosseguir diante de todas as dificuldades. Aos meus filhos Pedro, Laura e Luza, pela compreenso nos momentos em que o estudo se fez mais importante do que o lazer. Aos meus pais que sempre incentivaram meus estudos. Aos meus sogros, pelo apoio e pelas incontveis acolhidas a minha famlia, propiciando-me um ambiente tranqilo para o desenvolvimento da atividade de pesquisa. Aos meus colegas de turma, pela unio, pela amizade e pela troca de experincias. Ao meu orientador, Luiz Eduardo Motta, pela acolhida, apoio, confiana, disponibilidade e orientao sempre segura. Ao Joarez, pela sua amizade, carisma e pela sua constante disposio e boa vontade para ajudar o corpo discente.

SUMRIO

INTRODUO

CAPTULO 1 PROPOSIES CONCEITUAIS SEGURANA PBLICA NO HAITI SOBRE ORDEM PBLICA E

17

CAPTULO 2 A ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS E A PARTICIPAO DO EXRCITO BRASILEIRO NAS OPERAES DE PAZ 2.1. Histrico da ONU 2.2. Estrutura Geral das Naes Unidas 2.2.1. A Assemblia Geral 2.2.2. O Conselho de Segurana 2.2.3. O Secretariado 2.3. Tipos de Operaes de Paz 2.3.1. Diplomacia Preventiva 2.3.2. Estabelecimento da Paz 2.3.3. Manuteno da Paz 2.3.4. Consolidao da Paz 2.3.5. Imposio da Paz 2.3.6. Proteo de Operaes Humanitrias 2.3.7. Sanes 2.3.8. Desarmamento 2.4. Participao do Exrcito Brasileiro nas Operaes de Paz - O Amparo Legal 2.4.1. Histrico das Principais Misses 2.4.1.1. Angola 2.4.1.2. Sudo 2.4.1.3. Moambique 2.4.1.4. Timor Leste 2.4.1.5. Repblica Dominicana 2.5. Reflexos da Participao do Exrcito Brasileiro em Operaes de Manuteno da Paz 2.5.1. Reflexos para o Brasil 2.5.2. Reflexos para o Exrcito Brasileiro

24

24 26 26 27 28 29 29 29 29 30 30 31 31 31 32 33 34 35 35 36 36 37 37 38

7 CAPTULO 3 A PARTICIPAO BRASILEIRA NA MINUSTAH ENFOQUE POLTICO E ECONMICO 3.1. Aspectos Gerais do Haiti 3.2. Principais Crticas Participao Brasileira 3.3. Fatores que Levaram o Brasil a Optar pela Participao 3.4. Objetivos Polticos Alcanados 41 48 55 62 41

CAPTULO 4 A PARTICIPAO BRASILEIRA NA MINUSTAH ENFOQUE MILITAR 4.1. Mandato e Objetivos da MINUSTAH 4.2. Estrutura Organizacional da MINUSTAH 4.3. Preparao dos Contingentes do Exrcito Brasileiro 4.4. Misso dos Contingentes do Exrcito Brasileiro 4.5. Avaliao do Desempenho dos Contingentes do Exrcito Brasileiro

66

66 69 72 75 79

CONCLUSO

105

BIBLIOGRAFIA

110

8 INTRODUO

O Estado brasileiro, por meio da Constituio, delega s suas Foras Armadas a misso de defend-lo e de garantir os poderes constitucionais, e, por iniciativa de qualquer deles, a lei e a ordem. Por isso, o Exrcito Brasileiro encontra-se sempre preparado para cumpri-la, no obstante as dificuldades inerentes a um pas em desenvolvimento e com o encargo de resgatar vultosa dvida social.

Desde a criao da Organizao das Naes Unidas (ONU), como fruto da Segunda Guerra Mundial, o Brasil tambm vem apoiando as iniciativas destinadas a preservar a paz entre as naes e entre os homens de um mesmo pas.

Em que pese o esforo que vem sendo feito no sentido de incentivar a convivncia pacfica entre os pases e o respeito autodeterminao dos povos, guerras localizadas tm irrompido em vrias partes do mundo. No Haiti, um pas que ocupa o tero oeste da Ilha Hispaniola, segunda maior ilha das Grandes Antilhas, no mar do Caribe, sua populao vem vivendo em situao de misria, refm das lutas entre faces que disputam a hegemonia poltica e econmica desse pas. Em funo disso, a ONU, mediante a Resoluo Nr 1542/CS/ONU, de 30 de abril de 2004, criou a Misso das Naes Unidas para a Estabilizao no Haiti (MINUSTAH) cujo componente militar, com previso de 6.700 homens, tem como comandante um oficial general do Exrcito Brasileiro.

Recentemente, o Estado haitiano passou por um processo eleitoral democrtico, considerado como imprescindvel construo de uma estrutura de Estado mais eficaz. Nesse contexto, o brao armado, composto por contingentes de vrios pases, foi empregado como um agente facilitador, ao permitir de forma segura que as eleies transcorressem dentro de uma razovel normalidade. Alm disso, tornou-se necessrio tambm, o apoio ao processo de reorganizao do Estado, propiciando um ambiente seguro e estvel para que se possam implementar as polticas pblicas a serem elaboradas por aquele Estado.

9 Ao se analisar a Misso de Estabilizao do Haiti, pode-se perceber que o Exrcito Brasileiro constitui-se em um ator inserido num processo de implementao de poltica de segurana, especificamente, numa ao inicialmente denominada de imposio da paz que, depois de seu desdobramento, passou a ser classificada como manuteno da paz. Portanto, levando-se em considerao as informaes at aqui apresentadas, o presente trabalho tratar da seguinte questo central: do que lhe compete na MINUSTAH, o Exrcito Brasileiro vem promovendo aes que efetivamente esto contribuindo para a obteno de condies de segurana, suficientes para estabelecer a normalidade institucional no Haiti?

Para responder a esta questo, a metodologia aplicada pesquisa foi de cunho etnogrfico, pois segundo Vergara (2005, p.72) o mtodo etnogrfico consiste na insero do pesquisador no ambiente, no dia-a-dia do grupo investigado. Como militar, pude participar de todas as atividades desenvolvidas pelo contingente brasileiro, possibilitando minha insero no ambiente que seria investigado, a fim de perceber de que maneira interagiam os atores envolvidos no processo de estabilizao do Haiti. Durante os oito dias que permaneci naquele pas, fiquei alojado no Batalho brasileiro e tive a oportunidade de acompanhar o seu dia-a-dia e sua interao com a populao haitiana. Minha estada foi autorizada pelo Ministrio da Defesa e pelo Departament of Peace Keeping Operations (DPKO), rgo da ONU que aprova esse tipo de atividade de pesquisa. Como regra de engajamento, sempre que algum militar fosse sair do Batalho, deveria estar fardado, com capacete, colete a prova de balas, pistola e fuzil. Essa padronizao tem como objetivo principal preservar a segurana pessoal, o que me ajudou, pois as pessoas no viam em mim um pesquisador ou uma outra pessoa qualquer, mas sim, mais um militar, permitindo-me interagir e observar, naturalmente, qual era a reao da populao em relao presena das tropas brasileiras. Participei de patrulhas a p e motorizadas pelas reas sob a responsabilidade do contingente brasileiro (Bel Air, Cit Militaire e Cit Soleil), entrevistei cidados haitianos e militares brasileiros, observei a atuao das tropas brasileiras numa operao contra uma gangue haitiana, acompanhei o andamento de projetos sociais sob responsabilidade do Batalho brasileiro, visitei a sede da ONU onde funciona a

10 MINUSTAH e l pude conversar com o general Santos Cruz atual Force Commander e com o major Casali Oficial de Operaes, coletando algumas informaes e relatrios da Misso. Tive a oportunidade de entrevistar tambm o Embaixador do Brasil no Haiti, o qual me transmitiu uma viso mais poltica de nossa participao na MINUSTAH. Durante essa jornada, vi algumas organizaes no governamentais trabalhando em atividades relacionadas s reas de sade, na distribuio de alimentos e na coleta de lixo. Entretanto, no vi nenhum rgo do governo haitiano prestando qualquer tipo de servio populao. At aqui, pretendeu-se apresentar a questo a ser respondida neste trabalho, bem como um roteiro resumido das atividades das quais participei no perodo em que estive no Haiti. As informaes supracitadas sero melhor detalhadas no decorrer do presente trabalho.

A seguir, buscar-se- abordar os itens bsicos que compuseram a metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos.

Objetivos

O objetivo final deste estudo avaliar a efetividade das aes implementadas pelos contingentes do Exrcito Brasileiro na MINUSTAH, de forma a contribuir para a obteno de condies de segurana satisfatrias para o restabelecimento da normalidade institucional no Haiti.

Outros objetivos, estes intermedirios, tambm sero atendidos com a pesquisa proposta, servindo-nos de base para responder questo final apresentada, e so os seguintes:

Identificar os aspectos sociais, econmicos e polticos que influenciaram na deciso da ONU ao criar a MINUSTAH;

11 Identificar a misso do Contingente do Exrcito Brasileiro na MINUSTAH;

Identificar os fatores condicionantes para a construo de uma estrutura de segurana de Estado;

Levantar como esto sendo conduzidas as aes relacionadas misso do contingente do Exrcito Brasileiro na MINUSTAH.

Delimitao do Estudo O estudo se concentrou na anlise dos seguintes aspectos:

Na compreenso das foras polticas, econmicas e sociais que atuaram decisivamente na desestabilizao do Haiti;

Na efetividade da atuao das tropas do Exrcito Brasileiro, como participantes de uma fora de paz, com o objetivo de assegurar condies de segurana necessrias estabilizao poltica e constitucional do Haiti.

Relevncia do Estudo As operaes de paz impem s foras militares que as compem um modo de atuao totalmente diverso daquele para que so tradicionalmente preparadas. A observncia dos princpios do consentimento das partes elimina a figura do inimigo, e a restrio ao uso da violncia sujeita a tropa a riscos sem, no entanto, at o presente, permitir-lhe combater propenso profundamente arraigada na alma do soldado em operaes. Essas condies extremamente peculiares de emprego militar demandam elevado grau de preparo, de adaptabilidade e de flexibilidade no cumprimento da misso.

12 Pode-se fazer um balano da cooperao militar brasileira nos processos de paz em diversas regies do mundo como inteiramente positivo, pelas razes a seguir expostas:

A consolidao do conceito e respeito que os militares brasileiros, em misso de paz, angariaram mundo a fora;

A incorporao de novos conhecimentos profissionais decorrentes da interao com tropas de outros exrcitos ali estacionadas;

A formao de ampla e crescente massa de recursos humanos, qualificados em operaes de manuteno de paz, haja vista o rodzio de contingentes que o Brasil promove;

O aumento da projeo internacional do Exrcito Brasileiro e do Brasil;

Os ganhos na qualificao de pessoal, notadamente em atributos bastante valorizados no meio militar, como liderana, deciso e capacidade de coordenao e controle;

O fortalecimento do orgulho e da auto-estima de nosso pessoal por meio da participao em misso, relevante para a consolidao do processo de paz num pas de lastro histrico-cultural comum.

Alm disso, a participao em misso de paz proporciona condies ideais para a troca de informaes sobre experincias com outras foras armadas e permite que nossos militares adquiram uma diversificada experincia militar, sendo um fator de fundamental importncia para o incremento dos ndices de motivao e de profissionalismo da Fora.

Devido s peculiaridades do Haiti, o envio de militares brasileiros para a misso de paz da ONU nesse pas, tambm servir como um treinamento das Foras

13 Armadas para, eventualmente, enfrentar situaes de represso criminalidade no Brasil, como no Rio de Janeiro, segundo o Ministrio da Defesa, e para futuras aes do tipo, em caso de novo pedido pela ONU.

Alm de verificar e avaliar a capacidade de atuao do Exrcito Brasileiro na soluo de conflitos relacionados garantia da lei e da ordem, este estudo ser relevante tambm por se tratar de um caso complexo de polticas pblicas que envolve uma variedade de atores institucionais importantes, tais como as Foras Armadas, o Ministrio das Relaes Exteriores, o Congresso Brasileiro e a prpria cpula do Executivo, em termos da elaborao estratgica da agenda nacional, com fins na insero do Brasil no cenrio internacional. Portanto, o objeto da pesquisa observa a inter-relao entre esses atores, o processo de formao de agenda (Kingdon, 2003) e o processo de implementao de polticas pblicas (Bardach; Majone; Nachmias; Sabatier: 1995).

Dessa forma, tem-se um caso nico em que esse leque de atores interage na produo de uma poltica especfica. Por outro lado, levando-se em considerao que essa poltica refere-se manuteno de paz da segurana pblica e ao processo de construo institucional (institutional building), o estudo proporcionar uma reflexo adicional aos pontos acima citados, referindo-se tambm aos limites e lies positivas e negativas de tal experincia.

Tipo de Pesquisa

a. Quanto aos fins

A pesquisa foi exploratria, explicativa e descritiva. Exploratria, pois apesar da existncia de doutrinas relacionadas ao tema misso de paz, existe pouco conhecimento cientfico relacionado aos aspectos polticos, econmicos e sociais do Haiti, tornando-o um pas passivo de se realizar um estudo mais aprofundado. Foi explicativa porque se pretendeu esclarecer qual a efetividade da ao do Brasil no

14 Haiti. E descritiva, porque se desejou descrever as experincias desenvolvidas nessa rea.

b. Quanto aos meios

Com relao aos meios de investigao, a pesquisa foi de campo, documental e bibliogrfica. De campo, pois se pretendeu realizar a investigao no local onde est ocorrendo o fenmeno, ou seja, no Haiti. Documental, em funo do uso de documentos reservados. A pesquisa tambm foi bibliogrfica, pois o estudo esteve baseado em material publicado em livros, jornais, redes eletrnicas e manuais.

Universo e Amostra

Pde-se considerar como universo da pesquisa, os integrantes do Exrcito Brasileiro e a populao haitiana. Com relao amostra, esta foi composta por militares que j retornaram da misso, por militares envolvidos no planejamento, na preparao, na execuo, no controle ou no apoio das atividades relacionadas misso de paz no Haiti. Fizeram parte tambm dessa amostra, cidados haitianos que foram entrevistados.

Cabe ressaltar que o critrio adotado para a definio da amostra ser noprobabilstica por acessibilidade (Vergara, 2004), em funo de selecionar elementos pela facilidade de acesso a eles.

Coleta de Dados

A pesquisa bibliogrfica foi feita principalmente em livros, jornais, sites especializados, monografias, manuais, revistas e a legislao pertinente ao caso, gerando uma base analtica substancial do tema proposto para o estudo.

15

J a investigao documental foi realizada em documentos de carter sigiloso, classificados como reservados ou secretos, de forma que, na medida do possvel, puderam gerar dados suficientes para uma anlise estratgica sobre a execuo da misso, principalmente nos aspectos relacionados segurana pblica.

Com relao pesquisa de campo, esta foi conduzida em algumas etapas:

A primeira etapa consistiu na aplicao de um pr-teste, do tipo questionrio piloto, com alguns militares que j tiveram a oportunidade de trabalhar diretamente nas aes de segurana no Haiti. A misso de paz renova seu contingente a cada seis meses, por isso no Rio de Janeiro pde-se encontrar um efetivo de militares que j retornaram dessa misso, estando aptos a contribuir para a pesquisa, desde que autorizados por seus respectivos comandantes. A segunda etapa aconteceu in loco e consistiu na realizao de entrevistas e no acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo contingente brasileiro.

As pesquisas bibliogrficas, documental e de campo foram complementares entre si e com os seus confrontamentos buscou-se obter uma viso geral de forma a dar resposta questo final proposta.

Tratamento dos Dados

Aps a coleta passou-se a fase de tratamento dos dados. Nesta fase buscou-se identificar, por meio das entrevistas, dos questionrios e do acompanhamento das atividades, a correlao entre o que foi planejado e executado pelas tropas brasileiras e os efeitos causados por essa execuo, sob a tica de quem praticou ou sofreu as aes, ou seja, permitiu extrair como os sujeitos da pesquisa perceberam o fenmeno estudado.

16

Limitaes do Mtodo

Para Vergara (2004, p. 61), todo mtodo tem possibilidades e limitaes. Partindo desta afirmao, oportuno destacar algumas limitaes do mtodo:

A restrio das informaes, tendo em vista os aspectos sigilosos da misso;

A atuao das faces contrrias ao governo atual, promovendo atentados tanto na capital como nas cidades da periferia;

Restries legais impostas pela ONU;

O prprio risco da misso constitui-se num fator limitador.

Este captulo apresentou uma viso geral sobre a questo que foi estudada, inserindo-a num contexto e, posteriormente, definindo o problema, o objetivo final e os intermedirios da pesquisa proposta. Buscou-se emoldurar o estudo, por meio de sua delimitao, apontar a sua relevncia e definir termos importantes compreenso do tema abordado. Alm disso, foram descritos: o tipo de pesquisa que foi desenvolvido, o universo e a amostra, o modo como os dados foram coletados, os instrumentos que foram utilizados, o tipo de tratamento atribudo s informaes, como tambm, as limitaes existentes.

17 CAPTULO 1

PROPOSIES

CONCEITUAIS

SOBRE

ORDEM

PBLICA

SEGURANA PBLICA NO HAITI

O presente captulo tem como objetivo apresentar conceitos inerentes ordem pblica e a segurana pblica, contextualizando-os com a realidade existente no Haiti.

Ordem pblica e segurana pblica so situaes inerentes ao Estado, em que este definido como uma comunidade poltica organizada que ocupa um territrio definido, possui um governo organizado e exerce soberania interna e externa. Por governo entende-se o corpo poltico que tem, entre outros, os poderes de fazer valer o Estado de Direito, legislar e fazer cumprir a legislao, manter a ordem interna e cuidar da segurana contra a agresso externa. , tambm, responsvel pelo processo poltico de tomada de decises coletivas, atravs do qual decorrem as escolhas dos diversos bens polticos (bens pblicos e privados) a serem ofertados pelo Estado. Quando dotados de legitimidade, adquirida pelo uso do poder de acordo com princpios reconhecidos e geralmente aceitos, investido da autoridade o poder de exercer a coero, por deter o monoplio do uso legtimo da fora no interior de seu territrio, na definio clssica de Weber.1

A construo de um Estado Democrtico de Direito requer o respeito s garantias fundamentais dos cidados, que so primordiais para o desenvolvimento da sociedade e engrandecimento das instituies. O Estado Democrtico de Direito objetiva criar condies de maior nivelamento econmico-social, buscando maior igualdade entre as pessoas. Segundo Jos Afonso da Silva2:

No se h de simplesmente unir os conceitos de Estado Democrtico e Estado de Direito para alcanar-se o conhecimento do que seja Estado Democrtico de Direito. Este consiste na criao de um conceito novo,
1 2

Weber apud Fendt (p. 277) Silva apud Silva (p. 37)

18
que leva em conta os elementos que o compe, mas os supera, porque traz um elemento que no se encontra originalmente em nenhum daqueles, qual seja o objetivo de transformao da sociedade.

O principal foco de ateno do Estado Democrtico de Direito a comunidade como um todo. A grande diferena para com o Estado Liberal de Direito a nfase aos direitos da comunidade, enquanto este privilegia o cidado e as garantias individuais. Tambm o Estado Democrtico de Direito tem contedos e princpios prprios:

O Estado Democrtico de Direito tem um contedo transformador da realidade, no se restringindo, como o Estado Social de Direito, a uma adaptao melhorada das condies sociais de existncia. Assim, o seu contedo ultrapassa o aspecto material de concretizao de uma vida digna ao homem e passa a agir simbolicamente como fomentador da participao pblica quando o democrtico qualifica o Estado, o que irradia os valores da democracia sobre todos os seus elementos constitutivos e, pois, tambm sobre a ordem jurdica. E mais, a idia de democracia contm e implica, necessariamente, a questo da soluo do problema das condies materiais de existncia. Assim, o Estado Democrtico de Direito teria a caracterizao de ultrapassar no s a formulao do Estado Liberal de Direito, como tambm a do Estado Social de Direito vinculado ao welfare state neocapitalista impondo ordem jurdica e atividade estatal um contedo utpico de transformao da realidade3.

No entender de Moreira Neto (2001), ordem uma situao essencial e desejvel existncia das sociedades civilizadas e, mant-las, misso fundamental do Estado. Segundo o autor, a ordem subdivide-se em ordem poltica, econmica, social, externa e interna.

A ordem pblica condio primordial ao Estado Democrtico de Direito e formada por um mnimo de condies essenciais a uma vida social conveniente, constituindo-lhe o fundamento segurana dos cidados e dos bens, salubridade e
3

Streck apud Silva (p. 38)

19 tranqilidade pblica, bem como, de aspectos econmicos e estticos proteo de logradouros e monumentos.

Alm disso, a ordem pblica pode ser interpretada como uma situao prtica, visvel aos nossos olhos, que diz respeito convivncia harmoniosa e cotidiana, a paz social, a excluso da violncia e ao trabalho diuturno dos agentes de segurana pblica na guarda desses valores.

Verifica-se que o conceito de ordem pblica no se restringe apenas a manuteno de estabilidade das instituies, uma vez que abrange e ampara tambm os direitos individuais e o comportamento lcito de todo cidado, para a coexistncia harmoniosa na sociedade. A ordem pblica afrontada tanto por atos de violncia contra a coletividade ou instituies em geral, como por ofensas dignidade humana.

Manter a ordem pblica assegurar a paz pblica, evitando que fatos externos possam alterar a tranqilidade geral da sociedade. Para isso, o Estado deve ter por essncia a defesa das garantias individuais dos cidados, consideradas coletivamente que podem vir a ser perturbadas por condutas desviantes de indivduos segregadores.

Discorrer sobre ordem pblica sem reportar-se segurana pblica um equvoco, pois praticamente impossvel falar sobre uma sem referir-se outra, face existncia de um estreito relacionamento entre ambas. Sobre o assunto, Lazzarini4 diz que(...) so valores etreos, de difcil aferio, isto , so abstratos, imensurveis e indistintamente inseparveis.

Toda matria que diga respeito segurana pblica refere-se, tambm, ordem pblica, que, por mais abrangente, nem sempre diz respeito quela. A segurana pblica um dos aspectos da ordem pblica, que ao lado da tranqilidade pblica e da salubridade pblica formam a trade que compe algo mais amplo a ordem pblica.

Lazzarini apud Gouveia (2002, p.2).

20 Atualmente, o tema segurana pblica emerge como questo poltica e social. Apresenta-se como um dos problemas de governabilidade que deve ser solucionado pelo Estado de Direito nas democracias contemporneas. A segurana pblica a garantia relativa da manuteno e preservao da ordem pblica, mediante o exerccio, pelo Estado, do monoplio da fora que se evidencia por meio do poder de polcia.

No Haiti, a ordem pblica e a segurana pblica so mantidas, relativamente, no pelo Estado, mas pelas foras externas que representam a ONU naquele pas. So mais de 200 anos de conflitos entre pessoas que se utilizam de uma violncia brutal para atingir seus objetivos polticos e econmicos. O atual cenrio haitiano um reflexo de sculos de perturbaes polticas e convulses sociais. Estas deixaram marcas que podem ser facilmente notadas entrando em contato com a populao local, percebendo suas atitudes e reaes. O Haiti vive hoje uma situao que segundo Rotberg5, pode ser definida como um colapso do Estado, sendo assim definida por ele:

Situaes extremas de um fracasso de Estado. Simplesmente tm-se a sensao de que no h autoridade e como que se retorna a um Estado de natureza hobbesiano a guerra de todos contra todos. No sobram vestgios de Estado de Direito: o chefe da gang local a origem e o fim do Direito. Somente a interveno externa (Naes Unidas, Organizao dos Estados Americanos) pode pr um paradeiro anomia e anarquia que prevalece em todo o territrio.

O jovem bon bagay (bom garoto, em creole) Ruthson Leonvil, de 14 anos, vive aos arredores do Batalho Haiti e constitui um bom exemplo da ausncia de segurana pblica naquele pas. Ao ser perguntado por que vivia aos arredores do Batalho brasileiro, respondeu: Porque mais seguro. Os brasileiros ajudam, do comida. Ao ser perguntado com quem morava, o menor respondeu: Vivo com minha me. Meu pai e meu irmo mais velho foram mortos por uma gangue, dentro da minha casa. Eu e minha me vimos tudo. S no morri porque era pequeno.
5

Rotberg apud Fendt (p. 279)

21 Os cargos dos poderes constitucionais do Haiti so ocupados por pessoas pertencentes a uma elite poltica altamente integrada e que comungam de uma ideologia que mistura violncia com populismo, estabelecida desde o incio da dcada de 90, pelo ex-padre Jean Bertrand Aristide e pelo seu brao direito, o atual Presidente do Haiti, Ren Prval, ambos se revezando no poder desde aquela poca.

A relao de governantes e governados que existe no Haiti pode ser identificada, perfeitamente, na formulao clssica da teoria das elites, onde Mosca, segundo Leite (2006), a identifica em algumas sociedades:

Desde as mais primitivas at as sociedades mais evoludas, a existncia das classes dos governantes e dos governados. A primeira sempre menos numerosa e cumpre as funes pblicas, monopoliza o poder e goza das vantagens a ele inerentes, enquanto que a classe dos governados numerosa, embora dispersa e desunida dirigida e regulada pela primeira classe, de modo razoavelmente legal ou de modo razoavelmente arbitrrio e violento.

A sociedade haitiana foi marcada, ao longo de sua existncia, pela concentrao de poder nas mos de uma minoria que, por variadas formas, foi e a detentora do poder em contraposio a uma maioria que dele est privada. Entre as formas de poder, destacam-se o poder econmico, o poder ideolgico e o poder poltico, e este ltimo, ao se restringir a um pequeno grupo de pessoas, faz com que elas imponham suas decises vlidas para todos os membros do grupo, mesmo que tenha que recorrer fora, como ltima alternativa.

O legislativo possui sua maior bancada formada por polticos pertencentes ao partido dos Lavalas (partido que apia Aristide) e, por conta disso, votam leis que favorecem seu partido e impedem a promulgao das que possam entrar em desacordo com os seus interesses e de seus colaboradores; uma verdadeira prtica do clientelismo. Como exemplo, pode-se citar a lei da pena de morte que poderia ser utilizada pelo poder judicirio para eliminar membros das milcias e gangues do pas.

22 Infelizmente, o poder judicirio tambm converge para os interesses do partido dominante, impondo seu ritmo de trabalho, quando no, fazendo greve, recusando-se a julgar as causas em segunda instncia e impedindo a reviso de penas, ou seja, permitindo a manuteno da priso de presos opositores ao atual regime. A partir da, pode-se comear a entender a razo da dificuldade do processamento jurdico e a completa inpcia dos rgos de segurana pblica locais. Neste caso, pode-se perceber que os operadores estatais do direito (procuradores da Repblica, promotores de Justia, defensores pblicos, magistrados) no esto cumprindo uma de suas principais funes, ou seja, representar judicialmente os setores populares. Na prtica, o que existe no Haiti um favorecimento a uma elite poltica que se utiliza do poder inerente a alguns cargos pblicos, esquecendo-se das obrigaes do Estado para com a sociedade. A soluo pacfica dos conflitos entre grupos armados com diferentes ideologias e a afirmao do direito, s ser possvel se forem criadas, num ambiente democrtico, instituies com profissionais capazes de se engajar na soluo dos problemas existentes.

Como exemplo, pode-se citar um levantamento feito pela MINUSTAH, onde aparecem turmas completas da Polcia Nacional Haitiana (PNH), principalmente as de nmero 12, 13 e 14 (turmas de 2000, 2001 e 2002), formadas na Academia de Polcia do Haiti, as quais foram inteiramente preenchidas por membros da guerrilha quimera e dos grupos armados de sustentao do partido Lavalas. Logo, no causa estranheza que o principal fornecedor de armas e munies das gangues de Porto Prncipe seja a prpria PNH. Por este mesmo motivo, nota-se, tambm, o vazamento de informaes para os lderes de gangues sobre operaes da MINUSTAH que envolvem a PNH. A falta de comprometimento de seus homens e comandantes, pelas razes expostas, causa um grande prejuzo segurana pblica do pas. A maneira como esto atuando hoje os rgos responsveis por manter a ordem pblica e a segurana pblica no Haiti, ratifica a teoria pela qual Nicos Poulantzas define o Estado, ou seja, (...) uma arena de conflitos no apenas entre as instituies (judicirio, legislativo e executivo), mas tambm internamente s mesmas. Trata o Estado como uma verdadeira arena em que cada ramo ou agncia do Estado constitui-se em sede do poder e nessa condio, representante privilegiado desta ou

23 daquela frao, ou ainda uma aliana conflitante de algumas delas contra as outras. (Poulantzas, 1978, p.81). E a partir da, tais instituies buscam alcanar objetivos que contrariam os interesses do Estado em relao sociedade.

24 CAPTULO 2

A ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS E A PARTICIPAO DO EXRCITO BRASILEIRO NAS OPERAES DE PAZ Antes de comear a falar sobre a Misso de Paz no Haiti, torna-se necessrio conhecer o que e como funciona o organismo responsvel pela mesma. A seguir, sero apresentados seu histrico, sua estrutura geral e os tipos de operaes de paz por ela implementados, segundo Fontoura6. Alm disso, ser feita uma breve apresentao acerca da participao do Exrcito Brasileiro nas Operaes de Paz, especificamente, da legislao que o ampara, das principais misses de que j participou e, por ltimo, os reflexos dessa participao tanto para o Brasil, quanto para o Exrcito Brasileiro.

2.1. Histrico da ONU

A Organizao das Naes Unidas (ONU) nasceu oficialmente em 24 de outubro de 1945, data de promulgao da Carta das Naes Unidas, uma espcie de Constituio da entidade, assinada na poca por 51 pases, entre eles o Brasil. Criada logo aps a 2 Guerra Mundial, o foco da atuao da ONU a manuteno da paz e do desenvolvimento em todos os pases do mundo.

Bem antes da fundao da ONU j haviam surgido outras organizaes internacionais, relacionadas a temas especficos. A Unio Internacional de Telecomunicaes (UIT), na poca chamada de Unio Internacional de Telgrafos, foi fundada em 1865; nove anos mais tarde, em 1874, surgiu a Unio Postal Universal (UPU). Hoje, ambas so agncias especializadas da ONU.

FONTOURA, Paulo Roberto Campos Tarrisse da. O Brasil e as operaes de manuteno da paz das naes unidas. Braslia: FUNAG, 1999.

25 Em 1899, realizou-se na cidade de Haia, na Holanda, a Conferncia Internacional da Paz, para elaborar instrumentos que pudessem resolver crises pacificamente, evitar guerras e desenvolver regras internacionais de convivncia entre os pases. Com objetivos semelhantes, foi criada a Liga das Naes, estabelecida em 1919, no Tratado de Versalhes, na Frana. Considerada a precursora da ONU, tinha como misso promover a cooperao internacional e alcanar a paz e a segurana. A entidade encerrou as atividades depois de falhar em evitar a Segunda Guerra Mundial.

A expresso Naes Unidas, cunhada pelo presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt (1882-1945), foi utilizada pela primeira vez na Declarao das Naes Unidas, em 1 de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 26 naes expressaram a inteno de continuar lutando contra os pases do Eixo (Alemanha, Japo e Itlia). Dois anos depois, lderes da China, da Unio Sovitica, do Reino Unido e dos Estados Unidos esboaram uma proposta de estatuto para uma organizao internacional de pases.

Antes mesmo de ser constituda oficialmente a organizao, realizou-se na cidade de Bretton Woods, nos Estado de New Hampshire, nos EUA, a Conferncia Monetria e Financeira das Naes Unidas, em 01/07/1944, tendo em vista as questes econmicas relacionadas ao final da Segunda Guerra Mundial e ao psguerra. Na mesma linha, realizou-se em Washington, em 21/08/1944, a Conferncia para a Organizao da Paz no Mundo do Ps-Guerra.

Em 1945, representantes de 50 pases reuniram-se em San Francisco, nos Estados Unidos, na Conferncia das Naes Unidas para uma Organizao Internacional. No encontro, foi elaborado um rascunho da Carta das Naes Unidas. A Carta foi assinada em 26 de junho de 1945, e ratificada por 51 pases em 24 de outubro de 1945.

A misso da ONU parte do pressuposto de que diversos problemas mundiais como pobreza, desemprego, degradao ambiental, criminalidade, Aids, migrao e

26 trfico de drogas podem ser mais facilmente combatidos por meio de uma cooperao internacional. As aes para a reduo da desigualdade global tambm podem ser otimizadas sob uma coordenao independente e de mbito mundial, como as Naes Unidas.

Em junho de 2006, o Ministrio da Defesa, em palestra realizada na ECEME, divulgou que as Naes Unidas e suas agncias investem, em forma de emprstimo ou doaes, cerca de US$ 25 bilhes por ano em pases em desenvolvimento. Esses recursos destinam-se proteo de refugiados, fornecimento de auxlio alimentar, superao de efeitos causados por catstrofes naturais, combate a doenas, aumento da produo de alimentos e da longevidade, recuperao econmica e estabilizao dos mercados financeiros. Alm disso, a ONU ajuda a reforar o regime democrtico em vrias regies, e j apoiou mais de 70 eleies nacionais. As Naes Unidas foram catalisadoras e promotoras de um grande movimento de descolonizao, que levou independncia de mais de 80 pases.

2.2. Estrutura Geral das Naes Unidas A fim de cumprir os objetivos na Carta das Naes Unidas, a ONU atua por meio de seis principais organismos, como a Assemblia Geral, o Conselho de Segurana, o Secretariado, o Conselho Econmico e Social, o Conselho de Tutela e a Corte Internacional de Justia. Somente os trs primeiros sero pormenorizados a seguir, por estarem mais afetos a este trabalho.

2.2.1. A Assemblia Geral

A Assemblia Geral, principal rgo deliberativo da ONU, responsvel por questes gerais e relevantes, como a fome, a misria, a paz e a segurana internacionais, atualmente conta com 191 (cento e noventa e um) Estados-Membros. Cada pas tem direito a somente um voto, independente de seu regime poltico, populao, nvel de desenvolvimento, etnia, religio ou tamanho do territrio.

27

A Assemblia geral rene-se uma vez por ano, regularmente. Contudo, reunies de emergncia podem ser convocadas a qualquer momento. As questes relevantes so decididas por maioria de dois teros dos votos; as demais, por maioria simples. Tendo em vista o grande nmero e a diversidade de assuntos discutidos, a Assemblia estruturada em comits, dos quais pode-se destacar o Comit Especial para Operaes de Manuteno da Paz, destinado a discutir, analisar e elaborar recomendaes referentes aos principais aspectos relacionados s operaes de paz.

2.2.2. O Conselho de Segurana

Ao Conselho de Segurana (CS) cabe a responsabilidade primria pela manuteno da paz e da segurana internacionais. Enquanto a Assemblia Geral delibera sobre qualquer assunto em nvel mundial, o Conselho de Segurana trata apenas dos assuntos relacionados com a paz e a segurana.

O Conselho de Segurana constitudo por 15 (quinze) Estados-Membros, sendo 5 (cinco) permanentes (Estados Unidos da Amrica, Reino Unido, China, Federao Russa e Frana) com direito a voto nas deliberaes. Os demais membros so eleitos pela Assemblia Geral por um prazo de dois anos. As suas decises para aprovar uma resoluo exigem pelo menos nove votos favorveis de seus representantes. No entanto, no pode haver nenhum voto negativo dos membros permanentes, que tm poder de veto e, neste caso, a resoluo no aprovada.

O Conselho de Segurana est investido da autoridade de estabelecer os Mandatos para as operaes de manuteno da paz das Naes Unidas.

2.2.3. O Secretariado

28

O Secretariado o rgo executivo da ONU, composto pelo Secretrio-Geral e pelo pessoal internacional necessrio conduo das atividades administrativas do dia-a-dia da ONU.

Secretrio-Geral

indicado

pela

Assemblia

Geral,

mediante

recomendao do conselho de Segurana, por um perodo de cinco anos. o responsvel pelo funcionamento da ONU e pode alertar o Conselho de Segurana sobre qualquer problema que julgue estar afetando a paz mundial.

Segundo o Manual de Campanha Operaes de Manuteno da Paz (1998, 23):

O Secretariado o responsvel por planejar, preparar, conduzir e orientar todas as operaes de campanha das Naes Unidas, particularmente, as misses de paz. integrado por rgos subordinados, chefiados cada um deles por um Secretrio-Geral. Dentre eles, destacamse o Escritrio Executivo do Secretrio-Geral e o Departamento de Operaes de Manuteno de Paz (Departament of Peace-Keeping Operations DPKO).

Os principais rgos do DPKO so: Escritrio do Subsecretrio-Geral, Conselheiro Militar, Unidade de Poltica e Anlise, Centro de Situao, Escritrio Executivo, Escritrio de Operaes e Escritrio de Planejamento e Apoio. Pode-se destacar o papel do Conselheiro Militar no assessoramento ao Secretrio-Geral, por intermdio do Subsecretrio-Geral do DPKO, nas implicaes militares, planos e propostas para implementao das operaes de manuteno da paz.

2.3. Tipos de Operaes de Paz

29

2.3.1. Diplomacia Preventiva

A Diplomacia Preventiva (Preventive Diplomacy) o conjunto de medidas destinadas a evitar o surgimento ou o acirramento das controvrsias entre duas ou mais partes, englobando a consolidao da confiana, por intermdio do intercmbio de misses diplomticas e militares.

2.3.2. Estabelecimento da Paz

O Estabelecimento da Paz (Peace-making) o processo destinado obteno de acordos que cessem a confrontao e possibilitem a soluo das motivaes que originaram o conflito.

2.3.3. Manuteno da Paz

A Manuteno da Paz trata das aes levadas a cabo no terreno e consiste no emprego de pessoal militar, policial e civil para auxiliar na implementao de acordos de cessao das hostilidades das partes do conflito. Tem como princpios bsicos: o consentimento das partes, a imparcialidade, o uso mnimo da fora limitado autodefesa, e o carter voluntrio de participao dos Estados-Membros.

Estas operaes, tradicionalmente, envolvem contingentes levemente armados e/ou desarmados para a consecuo de tarefas importantes, as quais podem ser citadas como principais, o monitoramento de cessar-fogo, a separao de foras e o estabelecimento de zonas de segurana. Como exemplos efetivos de operaes de manuteno da paz, pode-se citar as operaes ocorridas em Angola, Moambique, Sudo e Repblica Dominicana, entre outras.

30 Trs condies bsicas so essenciais ao estabelecimento de uma operao de manuteno da paz pela ONU: o consentimento das partes envolvidas, o respaldo de Resoluo do Conselho de Segurana (com expressivo apoio internacional) e que os Estados-Membros se apresentem voluntariamente para integrar a misso com efetivos de seus pases.

As operaes de manuteno da paz tero, alm das atividades clssicas, outras funes suplementares de grande relevncia, tais como:

Garantir o respeito pelos direitos humanos; Supervisionar a realizao de eleies livres e legtimas; Prover assistncia humanitria; Auxiliar na desmobilizao e reintegrao de ex-combatentes vida civil; Promover a implantao da infra-estrutura bsica para manuteno da paz e da ordem.

2.3.4. Consolidao da Paz

A Consolidao da Paz consiste de aes ps-conflito, destinadas a consolidar a paz e evitar o ressurgimento de controvrsias. A Repblica Dominicana constitui-se em um bom exemplo de pas que passou por um processo de manuteno da paz no ano de 1965, fruto de divergncias polticas e que hoje encontra-se consolidada.

2.3.5. Imposio da Paz

A Imposio da Paz so medidas desencadeadas por intermdio do emprego de foras militares que se destinam a restaurar ou manter a paz ou estabelecer condies especficas em uma rea de conflito ou tenso, onde as partes envolvidas no consentem com a interveno e estejam engajadas em confrontao blica.

31 Podero implicar no desencadeamento de operaes de combate para a consecuo de seus objetivos.

2.3.6. Proteo de Operaes Humanitrias

A Proteo de Operaes Humanitrias o conjunto de aes desenvolvidas visando proteger agncias de assistncia humanitria na prestao de auxlios s populaes civis vtimas do conflito, bem como proporcionar segurana aos suprimentos, evitando o confisco por uma ou ambas as partes litigantes. Podendo ser desencadeada tanto num quadro de imposio da paz quanto de manuteno da paz. No Haiti, os contingentes militares que compem a MINUSTAH so responsveis por desencadear tal ao.

2.3.7. Sanes

As Sanes so medidas repressivas de carter poltico-econmico que no envolvem o uso da fora armada, com o objetivo de pressionar as partes envolvidas para a resoluo do conflito, antes do emprego da fora. O prprio Haiti sofreu um boicote poltico-econmico da comunidade internacional nos anos de 1991 a 1994.

2.3.8. Desarmamento

O Desarmamento normalmente inclui uma sano de embargo de armas. Pode tambm ser desencadeado durante ou aps uma ao de imposio da paz. Atualmente, a ONU vem promovendo no Haiti um Programa de Desarmamento, visando, principalmente, ao recolhimento do armamento ainda de posse de exmilitares.

32 2.4. Participao do Exrcito Brasileiro nas Operaes de Paz - O Amparo Legal

H dcadas que o Brasil vem participando das operaes de manuteno da paz da ONU, quer pelo envio de observadores militares desarmados, quer pela insero de tropas levemente armadas nas reas conflagradas, bem como civis e policiais. Conforme consta no site do Exrcito Brasileiro, desde 1947, quando contribuiu com observadores militares para a Comisso Especial das Naes Unidas para os Blcs (UNSCOB), o pas j participou de mais de 30 (trinta) operaes de paz, nos continentes americano, africano, europeu e asitico, perfazendo um efetivo de cerca de 13000 (treze mil) homens.

Nesta parte, visa-se a abordar alguns dos preceitos legais que amparam a participao brasileira nas operaes de manuteno da paz e apresentar as principais misses sob a gide da ONU de que o Exrcito Brasileiro participou com tropas e observadores militares, nos ltimos dez anos.

O amparo bsico que condiciona a participao brasileira em operaes de manuteno da paz regido pela Constituio Federal, que em seu artigo 4 regula as relaes internacionais brasileiras e que so congruentes com o esprito que orienta a participao nas operaes de manuteno da paz. Em suma, trata de princpios como a prevalncia dos direitos humanos, no-interveno, igualdade entre os Estados, defesa da paz, a autodeterminao dos povos, a soluo pacfica dos conflitos e a cooperao entre os povos para o progresso da humanidade.

Detalhando a participao militar em operaes de paz, a Lei Complementar n 97, de 9 de junho de 1999, dispe sobre as Normas Gerais para a Organizao, o Preparo e o Emprego das Foras Armadas. Em seu artigo 15, a legislao aborda expressamente a participao de militares brasileiros em misses de paz. Cabe ao Ministrio da Defesa a instrumentalizao dos engajamentos de militares brasileiros nessas misses; ao Itamaraty cabe o assessoramento ao Presidente da Repblica

33 quanto escolha dos cenrios de participao e fazer a ligao necessria com as Naes Unidas sobre o assunto.

A Lei n 2.953, de 17 de novembro de 1956, a nica norma no direito interno que se refere ao envio de qualquer fora armada ao exterior em tempo de paz. A mesma condiciona o envio autorizao do Congresso Nacional. No h lei que regule o envio de observadores militares, policiais e civis. Quanto ao aspecto financeiro, h lacunas afetas realizao de licitaes e alocao de recursos para as Foras Armadas que precisam ser especificadas.

O governo tem partido da premissa que o envio de observadores militares, policiais e civis no requer aprovao legislativa e no implicam encargos financeiros adicionais.

2.4.1. Histrico das Principais Misses

A participao do Exrcito Brasileiro em misses de paz caracteriza-se como um valoroso instrumento da poltica externa brasileira. Alm de apresentar o cumprimento das obrigaes do Pas em nvel mundial, contribui para estreitar as relaes com pases de particular interesse para as relaes internacionais do Brasil, bem como projeta a Fora Terrestre, favoravelmente no cenrio interno e externo, auferindo ganhos significativos.

Tomando como base as informaes contidas no site do Exrcito Brasileiro/Misses de Paz, sero apresentadas as principais misses da ONU, nos ltimos dez anos, em que o Brasil se fez representar pelo Exrcito Brasileiro.

34 2.4.1.1. Angola

A Terceira Misso de Verificao das Naes Unidas em Angola (UNAVEM III) foi estabelecida para ajudar o governo de Angola e a Unio Nacional para a Independncia Total de Angola (UNITA) a restabelecer a paz e lograr a reconciliao nacional. O Brasil contribuiu com cerca de 1.100 (mil e cem) militares, incluindo tropa, oficiais do Estado-Maior para a UNAVEM III e observadores militares, de agosto de 1995 a julho de 1997. O Brasil chegou a ser o maior contribuinte de tropas para a misso, que durante quase dois anos foi a maior operao de paz das Naes Unidas. A participao na UNAVEM III fez com que o Brasil ocupasse, no incio de 1996, a posio de quarto maior contribuinte de tropas para operaes de paz.

A Misso de Observao das Naes Unidas em Angola (MONUA) foi estabelecida em 30 de junho de 1997 para ajudar as partes em conflito a consolidar a paz e a reconciliao nacional. O Brasil contribuiu, durante todo o mandato da Misso (de julho de 1997 a fevereiro de 1999), com uma mdia de quatro observadores militares, aproximadamente, vinte observadores policiais e dois oficiais que atuaram no Estado-Maior da Misso. Em maro de 1999, o Brasil passou a ceder uma equipe mdica, composta por quinze militares do Exrcito.

A Misso das Naes Unidas em Angola (UNMA), estabelecida em agosto de 2002, atuou nas reas da reestruturao das instituies governamentais, promoo de direitos humanos e assistncia humanitria. O Brasil manteve um coronel do Exrcito como representante das Naes Unidas na Comisso Militar Mista e Assessor Militar do Chefe da UNMA, juntamente com dois tenentes-coronis, tambm do Exrcito, que realizaram o trabalho de Oficiais de Ligao. A Misso foi encerrada em fevereiro de 2003.

35 2.4.1.2. Sudo

Oficiais brasileiros que atuam como observadores militares da Misso das Naes Unidas para a Paz no Sudo (UNMIS) tm contribudo para a implementao do processo de paz naquele pas.

O Sudo pas que possui o maior territrio na frica enfrentou mais de vinte anos de guerra civil. O conflito que devastou a Nao deixou mais de dois milhes de mortos e cerca de quatro milhes de refugiados num cenrio de estagnao scio-econmica.

Parte do contingente brasileiro, que conta com a presena de militares do Exrcito, da Forca Area e de policiais militares do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, foi desdobrada na poro norte do Pas. Nessa regio predominam o clima desrtico, a cultura rabe e a religio islmica. A outra parte est atuando na poro centro-sul, que apresenta ambiente operacional, cultura e religio completamente diferentes. O povo sudans manifesta grande admirao pelo trabalho desenvolvido pelos brasileiros. Esse aspecto tem facilitado o relacionamento com as autoridades e com os lderes das localidades mais distantes.

Aps a assinatura do Acordo de Paz, est previsto um perodo de transio com a instalao de um governo interino que contar com a participao de representantes das maiores faces polticas locais. Esse perodo ter a durao de seis anos e meio, ao fim do qual ser realizado plebiscito para deliberar sobre a manuteno da unidade nacional ou a diviso territorial em duas naes distintas.

2.4.1.3. Moambique

A Operao das Naes Unidas em Moambique (ONUMOZ) foi estabelecida para implementar o Acordo Geral de Paz, assinado em outubro de 1992, pelo Presidente da Repblica de Moambique e o Presidente da Resistncia Nacional

36 Moambicana (RENAMO). O mandato inclua a verificao do cessar-fogo, a retirada de tropas estrangeiras, o estabelecimento de corredores de segurana e a verificao do processo eleitoral. De janeiro de 1993 a dezembro de 1994, o Brasil contribuiu para a misso com um total de 26 observadores militares, 67 observadores policiais, uma unidade mdica e uma companhia de infantaria, composta de 170 militares. O General-de-Diviso Llio Gonalves Rodrigues da Silva exerceu o comando da ONUMOZ de fevereiro de 1993 a fevereiro de 1994.

2.4.1.4. Timor Leste

No Timor Leste foram criadas diversas misses de paz com o intuito de fazer valer a vontade do povo. Inicialmente, em 1999, foi criada a Misso das Naes Unidas no Timor Leste (UNAMET). O Brasil enviou quatro oficiais de ligao para acompanhar o referendo em que a populao local optou pela separao da Indonsia. Posteriormente, foi criada a Fora Multinacional para o Timor Leste (INTERFET), tendo o Brasil integrado a misso com um peloto de Polcia do Exrcito (PE). Com a criao da Administrao Transitria das Naes Unidas no Timor Leste (UNTAET), participou com dois pelotes PE, membros do estado-maior e doze observadores militares. Atualmente, a ONU mantm uma misso de apoio ao pas com a Misso de Assistncia das Naes Unidas para o Timor Leste (UNMISET). Ao longo de todo esse tempo, os efetivos brasileiros no Timor Leste desempenharam diversas misses de relevo com muita competncia, com a segurana pessoal de lideranas poltico-militares daquele pas.

2.4.1.5. Repblica Dominicana

A Fora Interamericana de Paz (FIP) foi estabelecida por resoluo da Organizao dos Estados Americanos (OEA), de 6 de maio de 1965, para colaborar na restaurao da normalidade na Repblica Dominicana. O pas encontrava-se abalado pela instalao de quase completo caos social. No cumprimento de seu

37 mandato, a FIP deveria garantir a segurana dos habitantes, a inviolabilidade dos direitos humanos e estabelecer um clima de paz e conciliao, que permitissem o funcionamento das instituies democrticas.

Para atender a resoluo da OEA, o Brasil organizou o Destacamento Brasileiro da Fora Armada Interamericana (FAIBRAS), com um Batalho do Exrcito e um Grupamento de Fuzileiros Navais.

2.5. Reflexos da Participao do Exrcito Brasileiro em Operaes de Manuteno da Paz

2.5.1. Reflexos para o Brasil

A participao brasileira em misses de paz da ONU um dos principais fatores que tem possibilitado ao Brasil melhorar e ampliar sua credibilidade e sua autoridade para atuar no cenrio mundial, particularmente em sua liderana regional.

Um dos atuais objetivos da poltica externa brasileira a reforma do Conselho de Segurana da ONU, visando a torn-lo mais eficaz, dando-lhe maior legitimidade, por meio da ampliao do nmero de membros permanentes. Juntamente com o Japo, a Alemanha e a ndia, o pas formou o G-4, para pleitear as referidas vagas de membros permanentes no Conselho de Segurana. Ao assumir o comando da MINUSTAH, em 2004, o Brasil conquistou importante projeo internacional como nao difusora dos ideais de cooperao internacional, adepta da soluo pacfica e promotora da negociao diplomtica, dando passos firmes para a consecuo de seus objetivos.

Por meio das Operaes de Manuteno de Paz, o Brasil estreitou laos de amizade e cooperao com diversas naes, em particular com os pases africanos, o que possibilitou o aumento da influncia brasileira naquele continente, tanto no campo poltico como no econmico. Nos ltimos anos verificou-se a ampliao do

38 intercmbio entre os componentes da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP).

Na Amrica do Sul, o Brasil consolidou sua liderana junto ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), tem participado ativamente dos projetos regionais de integrao como a Comunidade Sul-Americana de Naes (CASA), bem como tem sido o mentor das negociaes com os EUA sobre a rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), tudo isto graas ao respeito e credibilidade obtidos por sua projeo internacional. O estreitamento de laos entre as naes sul-americanas valoriza o consenso regional sobre questes atinentes defesa humanitria.

2.5.2. Reflexos para o Exrcito Brasileiro

O Exrcito Brasileiro quando empregado em operaes de manuteno da paz, atua como precursor da poltica externa brasileira, obtendo variado nmero de benefcios para a Fora Terrestre (FT).

O exerccio permanente da liderana em todos os nveis, em situao de crise, quando do emprego de tropa constituda, como na MINUSTAH, fortaleceu os quadros da FT e mostrou-se como excelente treinamento em tempo de paz.

O Exrcito Brasileiro criou o Centro de Preparao e Avaliao para Misses de Paz do Exrcito Brasileiro (CEPAEB), subordinado ao Comando de Operaes Terrestres (COTER), em 12 de maro de 2001, com a finalidade de preparar e avaliar os militares designados para Operaes de Manuteno da Paz e ainda acompanhar a evoluo doutrinria de Fora de Paz. Em 11 de agosto de 2004, foi criado o Grupo de Acompanhamento e Apoio s Misses de Paz no mbito da Fora Terrestre (GAAPAZ), formado por representantes dos setores de pessoal, logstica, operaes, finanas, inteligncia e comunicao social, para dar suporte aos militares durante suas misses de paz.

39 Em 1 de maro de 2005, o Comandante do Exrcito resolveu criar o Centro de Instruo de Operaes de Paz (CIOPaz), com sede na cidade do Rio de Janeiro RJ, subordinado ao Grupamento de Unidades-Escola / 9 Brigada de Infantaria Motorizada, com a finalidade precpua de preparar os militares designados para misses de paz, sob a orientao do COTER.

Com o incremento da participao brasileira em misses das Naes Unidas, foram adquiridos novos conhecimentos para a Fora Terrestre, como os referentes ONU, ao Direito Internacional em Conflitos Armados (DICA), ao gerenciamento de crises e tcnicas de negociao e s operaes em ambiente urbano. O Exrcito Brasileiro editou o Manual de Campanha Operaes de Manuteno da Paz (C 95 1), em 1988, desenvolvendo doutrina militar prpria, a qual segue em constante aperfeioamento. Alguns destes conhecimentos passaram a integrar o programa de assuntos de alguns estabelecimentos de ensino do EB.

Nos ltimos dez anos, houve um grande incremento de intercmbio de militares brasileiros com os de outros exrcitos, seja durante as Operaes de Manuteno da Paz ou nos exerccios conjuntos internacionais. Podem-se destacar as operaes com tropa em contexto de fora de paz: a Cruzeiro do Sul, a Iguau I e II e a Cabanas que envolveram o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai. O Exrcito Felino envolveu os pases da CPLP. Em 2005, foi realizado em Braslia DF o Exerccio Foras Unidas (simulao computadorizada) com a participao de 15 (quinze) pases, incluindo o Brasil e os EUA. Esses intercmbios possibilitam a melhoria na preparao dos quadros, a troca de experincias, o teste e a avaliao de material e doutrina e a prtica de idiomas estrangeiros.

Os xitos obtidos pelos militares brasileiros em Operaes de Manuteno de Paz (OMP) vm contribuindo para a projeo do Exrcito Brasileiro no cenrio militar internacional. Dessa forma, a Fora Terrestre vem conquistando um importante espao junto s Naes Unidas, ao assumir o comando da MINUSTAH e ao dispor de oficiais superiores no Departamento de Operaes para a Manuteno da Paz (DPKO) da ONU, nos EUA.

40

Os ensinamentos colhidos durante as Operaes de Manuteno da Paz pela Fora Terrestre so compilados e difundidos pelo Centro de Operaes Terrestres (COTER). Em alguns casos verificou-se a validade desses ensinamentos para o combate convencional e para as operaes de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), como o caso da experincia do emprego de blindados em ambiente urbano, obtida no Haiti.

A MINUSTAH, por suas caractersticas, serviu de importante treinamento do planejamento logstico de grande envergadura, envolvendo a Marinha do Brasil e a Fora Area, estreitando os laos entre as Foras Armadas e demonstrando a sua capacidade de mobilizao em caso de conflito. Seja no transporte de pessoal ou no transporte de suprimentos diversos, todas as atividades desenvolvidas, por pelo menos duas Foras juntas, serviram para testar nossos sistemas integrados de comando e controle, dando a oportunidade para que pudssemos descobrir e corrigir nossas deficincias.

A participao da Fora Terrestre em misses da ONU, como instrumento da poltica externa brasileira, gera motivo para maior ateno e interesse por parte do governo brasileiro e refora a boa imagem da instituio perante a sociedade civil, o que ficou patente com a divulgao, em maro de 2004, da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinio Pblica e Estatstica (IBOPE), quando o EB contou com 73% de aprovao.

41 CAPTULO 3

A PARTICIPAO BRASILEIRA NA MINUSTAH ENFOQUE POLTICO E ECONMICO

Este captulo tem como objetivo descrever a trajetria histrica do Haiti, segundo aspectos polticos, econmicos e sociais, buscando ratificar a necessidade de interveno de uma Fora de Paz. Mostrar que, num primeiro momento, houve muitas crticas por parte de vrios setores da sociedade brasileira participao do Brasil na MINUSTAH. Entretanto, mostrar tambm os fatores que levaram o Brasil a optar pela participao e, por ltimo, os objetivos polticos alcanados.

3.1. Aspectos Gerais do Haiti

Segundo o relatrio da Diviso das Naes Unidas (DNU), do Ministrio das Relaes Exteriores (2004), para se entender o que est se passando hoje no Haiti preciso que se faa uma retrospectiva de todo o processo de sucesses polticas. A seguir, sero apresentadas algumas idias que descrevem a sofrida e violenta trajetria percorrida por aquele pas, desde o Sculo XVIII, onde fora considerada pela Frana como sua mais prspera colnia na Amrica, at o Sculo XX, onde ocupa uma posio, segundo a ONU, entre os pases mais pobres das Amricas.

A Ilha Hispaniola foi descoberta por Cristvo Colombo em 1492. J no fim do Sculo XVI, quase toda a populao nativa havia desaparecido, escravizada ou morta pelos conquistadores.

A parte ocidental da ilha, onde hoje fica o Haiti, foi cedida Frana pela Espanha em 1697. No Sculo XVIII, a regio foi a mais prspera colnia francesa na Amrica, graas exportao de acar, cacau e caf.

Aps uma revolta de escravos, a servido foi abolida em 1794. Nesse mesmo ano, a Frana passou a dominar toda a ilha. Em 1801, o ex-escravo Toussaint

42 Louverture tornou-se governador geral, mas, logo depois, foi deposto e morto pelos franceses. O lder Jacques Dessalines organizou o Exrcito e derrotou os franceses em 1803. No ano seguinte, foi declarada a independncia e Dessalines proclamou-se imperador.

Aps perodo de instabilidade, o pas dividido em dois e a parte oriental atual Repblica Dominicana - foi reocupada pela Espanha. Em 1822, o presidente Jean-Pierre Boyer reunificou o pas e conquistou toda a ilha. Em 1844, porm, nova revolta derrubou Boyer e a Repblica Dominicana conquistou a independncia.

Da segunda metade do Sculo XIX ao comeo do Sculo XX, 20 governantes sucederam-se no poder. Desses, 16 foram depostos ou assassinados. Tropas dos Estado Unidos da Amrica (EUA) ocuparam o Haiti entre 1915 e 1934, sob o pretexto de proteger os interesses norte-americanos no pas. Em 1946, foi eleito um presidente negro, Dusmarsais Estim. Aps a derrubada de mais duas administraes governamentais, o mdico Franois Duvalier foi eleito presidente em 1957.

Franois Duvalier, conhecido como Papa Doc, instaurou feroz ditadura, baseada no terror policial dos tontons macoutes (bichos-papes) - sua guarda pessoal, e na explorao do vodu. Presidente vitalcio, a partir de 1964, Duvalier exterminou a oposio e perseguiu a Igreja Catlica. Papa Doc morreu em 1971 e foi substitudo por seu filho, Jean-Claude Duvalier - o Baby Doc.

Em 1986, Baby Doc decretou estado de stio. Os protestos populares se intensificaram e ele fugiu com a famlia para a Frana, deixando em seu lugar o General Henri Namphy. Eleies foram convocadas e Leslie Manigat foi eleito, em pleito caracterizado por grande absteno. Manigat governou de fevereiro a junho de 1988, quando foi deposto por Namphy. Trs meses depois, outro golpe ps no poder o chefe da guarda presidencial, General Prosper Avril.

O Haiti, cuja histria marcada pelo descaso internacional, pela corrupo e pela falta de compromisso das autoridades locais para com o seu povo, iniciou a

43 dcada de 1990 elegendo o ex-padre Jean Bertrand Aristide para ocupar a Presidncia da Repblica e nele depositando todas as suas esperanas para superar seus graves problemas polticos, econmicos, psicossociais e militares. O pas j era o mais pobre das Amricas e, segundo dados do IBGE7, conta com uma devastao ambiental descontrolada, desemprego atingindo 70% de sua populao

economicamente ativa, expectativa de vida na faixa dos 51 anos, uma taxa de analfabetismo de quase 50%, com 80 % da populao sobrevivendo abaixo da linha da pobreza e com doenas endmicas avassaladoras.

Aristide assumiu o poder em 1991 e um ano depois foi derrubado por um golpe de Estado, liderado por militares. A Anistia Internacional estima em 5.000 os mortos pela junta militar entre 1991 e 1994. O boicote da comunidade internacional ao regime imposto agravou ainda mais as condies scio-econmicas da populao. Em outubro de 1994, em vista do contnuo fluxo de imigrantes haitianos que tentavam chegar costa dos Estados Unidos, tropas norte-americanas, com autorizao do Conselho de Segurana (CS) da ONU, desembarcaram no pas e reinstalaram Aristide no poder. Em 1995, Aristide aboliu as Foras Armadas, com o apoio dos Estados Unidos. A falta de planejamento desta ao jogaria milhares de ex-militares no abandono, criando mais um grave foco de tenso. Aristide concluiu seu perodo de governo e foi substitudo por Ren Prval, que governou o pas de 1995 a 2001.

Em 2001, Aristide voltou ao poder, desta feita pela via eleitoral. As eleies de 2000 (legislativas e locais, em maio, e presidenciais e parlamentares, em novembro) foram, porm, contestadas pela oposio. Tal contestao no impediu a posse de Aristide em 07 de fevereiro de 2001, com mandato at 2006, no que constituiu a primeira transio democrtica do poder na histria do pas. Diante das acusaes da oposio e de membros da comunidade internacional de manipulao dos resultados das eleies, nas quais apenas 10% dos eleitores votaram, foram suspensos os fluxos de ajuda internacional. O Parlamento haitiano fechou as portas e no mais se reuniu.
7

Disponvel no site http://www.ibge.gov.br/paisesat/, acesso em 29 Jan 07.

44

A instabilidade poltica acentuou-se a partir de 2001. Aps o regresso de Aristide ao poder, quando houve duas tentativas de golpes de estado, a represso oposio aumentou, com o uso, pelo governo, de "chimres, grupos armados apoiados pelo governo e por setores pr-Aristide na Polcia Nacional do Haiti (PNH). O governo passou a se apoiar em grupos armados que, muitas vezes com a conivncia das autoridades, voltavam-se tambm para o banditismo e para o trfico de drogas.

Durante seu novo mandato, Aristide revelou-se um lder populista, despreparado para a funo, vulnervel corrupo e tentao do uso arbitrrio do poder. Temeroso de um novo golpe militar, armou sua base eleitoral nas comunidades pobres da capital, Porto Prncipe, especialmente nos bairros de Bel Air e Cit Soleil. Aquele que chegou ao poder para se opor violncia poltica das milcias tonton macoute do passado enveredava pelo mesmo caminho, promovendo um irresponsvel aumento da violncia urbana, com repercusses que alcanam os dias atuais.

Concomitante desintegrao e politizao da polcia, o pas experimentou, nos ltimos anos, grande proliferao e trfico de armas pequenas. Alm disso, a falta de execuo da lei, fronteiras permeveis e corrupo policial ajudaram a colocar o Haiti na rota do trfico internacional de drogas. A instabilidade poltica e institucional, o empobrecimento da populao e a volatilidade na segurana reforaram o clima de impunidade e ausncia da lei, com impacto direto nos abusos aos direitos humanos, polticos, sociais e econmicos. Com exceo dos esforos de mediao poltica e diplomtica da Comunidade Caribenha e da Misso Especial da Organizao dos Estados Americanos (OEA), o Haiti foi praticamente abandonado prpria sorte entre 2001 e 2004.

A despeito de vrias iniciativas diplomticas do Mercado Comum e Comunidade do Caribe (CARICOM) e da OEA, uma rebelio armada eclodiu em fevereiro de 2004 na cidade de Gonaves, espalhando-se rapidamente pelo pas. Na

45 iminncia de as foras rebeldes entrarem na capital, Porto Prncipe, na manh de 29 de fevereiro de 2004, o Presidente Aristide partiu para o exlio na Repblica CentroAfricana, em aeronave norte-americana. Sua renncia se deu em meio a amplas denncias de corrupo.

O ento Primeiro-Ministro Yvon Neptune tomou a iniciativa de implementar uma variante de um plano proposto pela CARICOM para a instalao de um Governo Transitrio. Assumiu o cargo de Presidente o ento Presidente da Corte Suprema de Justia, Boniface Alexandre. Na noite de 29 de fevereiro, o Representante Permanente do Haiti junto s Naes Unidas submeteu ao Conselho de Segurana cpia da carta de renncia de Aristide e um pedido de assistncia. Na mesma noite, foi aprovada, pelo CS da ONU, a Resoluo 1529 (2004), que autorizou tropas estrangeiras a entrarem em territrio haitiano, amparadas no Captulo VII da Carta das Naes Unidas, por um perodo mximo de 3 (trs) meses. Foi ento organizada a Fora Multinacional Interina (MIF), liderada pelos Estados Unidos da Amrica (EUA) e integrada tambm por militares de Canad, Frana e Chile. A MIF era composta por cerca de 3.400 (trs mil e quatrocentos) militares, dos quais 1.800 (mil e oitocentos) dos Estados Unidos, 800 (oitocentos) franceses, 460 (quatrocentos e sessenta) canadenses e 340 (trezentos e quarenta) chilenos. A MIF se deslocou prontamente para o Haiti e, em l chegando, restabeleceu a ordem e permitiu a posse do Governo Provisrio, com o apoio do empresariado local e dos governos dos pases interventores.

Em 4 de maro, foi nomeado o "Conselho Tripartite", com um representante do Partido Fanmi Lavalas, do ex-Presidente Aristide, um representante indicado pela oposio e um representante da comunidade internacional, escolhido com a participao da OEA e da ONU. Esse grupo foi incumbido de selecionar sete pessoas eminentes, que formariam o "Conselho de Sbios", o qual, por sua vez, selecionaria um novo Primeiro-Ministro. Em 5 de maro, o "Conselho de Sbios" foi escolhido com representantes de grupos de promoo dos direitos humanos, das Igrejas Catlica e Anglicana, da Academia, do setor privado, e dos partidos "Convergence

46 Dmocratique" e do "Fanmi Lavalas". Em 9 de maro, o "Conselho de Sbios", a partir de uma lista trplice, indicou Grard Latortue como Primeiro-Ministro.

Nos dias subseqentes, o Primeiro-Ministro interino do Haiti, juntamente como Conselho de Sbios, nomeou o restante do governo entre tcnicos reconhecidos por sua competncia e no pela filiao partidria. Os 13 (treze) membros do Ministrio foram empossados em 17 de maro de 2004.

Sentindo a necessidade de prosseguir com sua presena no pas, a ONU por meio de seu Conselho de Segurana, criou em 30 de abril de 2004, pela Resoluo 1542, a MINUSTAH para, atuando sob o escopo do Captulo VII da Carta das Naes Unidas, substituir a MIF e permitir a retomada do processo democrtico, assegurando um ambiente seguro e estvel no pas.

O Brasil foi convidado a liderar o contingente militar da MINUSTAH, pela sua importncia estratgica na Amrica Latina. Aps estudar o pedido, o Governo brasileiro decidiu optar pela participao e, em junho de 2004, despachou seu primeiro contingente para o pas caribenho, integrado por 1200 (mil e duzentos) homens, para um perodo inicial de 6 (seis) meses. Indicou tambm o chefe militar da misso General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, que passou a comandar o Contingente Militar da Misso, integrado por militares de 12 (doze) pases, totalizando um efetivo de 6700 (seis mil e setecentos) homens.

Eleito em 7 de fevereiro de 2006, Ren Prval s foi declarado vitorioso aps interveno do Governo brasileiro, que sugeriu a anulao da contagem de votos brancos e nulos, sob suspeita de fraude, para evitar um recrudescimento da violncia.

Ainda que a MINUSTAH tenha conseguido estabilizar o pas e promover eleies para eleger um novo Presidente, que assumiu o poder em 14 de maio de 2006, alm de 30 (trinta) senadores e 99 (noventa e nove) deputados, a opinio pblica brasileira se divide quanto validade da participao de contingente militar brasileiro no processo de estabilizao do Haiti.

47

O Brasil encontra-se, atualmente, com seu 6 contingente operando no Haiti. Os contingentes enviados at o momento foram selecionados com base nas tropas situadas no Rio Grande do Sul (RS), em So Paulo (SP), no Rio de Janeiro (RJ), novamente em SP, nos estados do Nordeste (NE) e por fim, no centro-oeste brasileiro.

A favor da misso pesam argumentos de diversas naturezas. No campo poltico, por exemplo, o envio de tropas para o HAITI poderia facilitar a obteno de um assento permanente em um novo CS da ONU. Diz-se, ainda, que um pas com a dimenso poltico-estratgica do Brasil no pode se manter omisso diante de tamanha tragdia que abate um vizinho regional.

Por outro lado, dentre as crticas que sero apresentadas a seguir, daqueles que no apiam a participao brasileira, comum se ouvir que a misso cara demais para o Brasil, que deveria se preocupar, prioritariamente, com seus prprios problemas sociais e com a violncia urbana de suas grandes cidades; que no h qualquer interesse nacional em jogo neste distante pas do Caribe; que o Governo brasileiro optou pela misso atendendo basicamente aos apelos dos norteamericanos, que pretendiam economizar foras naquela frente, para concentrar esforos no Afeganisto e no Iraque ; que a idia brasileira de obter um assento permanente no CS da ONU no se sustenta na realidade do relacionamento atual entre as naes e que a inteno de fazer currculo em misses de paz no nos ajuda na obteno do referido assento, haja vista que pases com participao medocre em misses de paz, como a China, membro permanente do referido Conselho. Enfim, a sensao dos que defendem a no-participao brasileira de que estamos despendendo um esforo muito grande em algo que nos dar pouco ou nenhum retorno. E, o que pior, poder desgastar seriamente nossa imagem, caso os resultados finais no sejam os esperados.

48

3.2. Principais Crticas Participao Brasileira

natural que em um pas em desenvolvimento como o Brasil, onde coexistem ambies de projeo internacional e mazelas sociais graves, projetos como o da participao no processo de paz haitiano recebam crticas de determinados setores da sociedade nacional. O embaixador aposentado do Ministrio das Relaes Exteriores (MRE), Marcos Henrique Camillo Crtes, por exemplo, em palestra para o Curso de Poltica, Estratgia e Alta Administrao do Exrcito (CPEAEx), na ECEME, em 03 de abril de 2006, manifestou seu parecer contrrio participao brasileira, qualificando-a como um erro grave da nossa poltica externa. Alegou, na oportunidade, que no existe interesse nacional em jogo no Haiti; que prevalecem a os interesses norte-americanos de manter a estabilidade no pas caribenho para evitar mais um surto migratrio haitiano na direo de seu territrio. Estariam ainda os norte-americanos interessados em economizar foras, para empreg-las em reas de maior valor estratgico para eles, como no Iraque, por exemplo.

Ainda segundo o Embaixador Camillo Crtes, a probabilidade de se obter um assento no CS da ONU praticamente nula. Para tanto, justifica o diplomata, seriam necessrios 2/3 dos votos da Assemblia Geral e a aprovao de todos os membros permanentes do atual Conselho de Segurana. Considerando-se que, junto com o Brasil, outros pases esto se candidatando a tal vaga, tais como Alemanha, ndia e Japo, as chances brasileiras so ainda menores, pois esses pases contaro certamente com o veto de um ou mais dos atuais membros permanentes do CS, por rivalidades histricas. Destacou, ainda, que o Brasil est abrindo mo de coisas importantes para a sua poltica externa na busca obstinada de obter adeptos para a sua causa. A aproximao com os pases pobres, em detrimento de importantes alianas econmicas com os pases ricos, a aceitao formal da China como economia de mercado e a subordinao dos interesses nacionais aos de alguns pases sul-americanos, liderados por chefes populistas, exemplificam bem os estragos j produzidos na busca deste objetivo.

49 Acredita o embaixador Crtes que a ttica de aumentar o currculo em participaes nas misses de paz no garante avanos importantes na obteno de uma vaga no novo CS. Justificou o seu parecer citando o caso da China, com presena nfima em misses de paz (Haiti sua primeira participao) e que membro permanente do CS. A razo de sua presena no CS estaria ligada, antes de mais nada, a sua inquestionvel capacidade nuclear.

Segundo o Deputado federal Fernando Gabeira (PV - RJ), em pronunciamento no Senado Federal, em 12 de maio de 2004, quando se discutia naquela Casa o envio de tropas para o Haiti, a deciso do Presidente Lula era totalmente equivocada, na forma e no contedo, porque nasceu de um telefonema que recebera do Presidente Jacques Chirac, ocasio em que se comprometeu a enviar tropas ao Haiti. A idia seria prestar um favor ao Canad, com o objetivo de obter seu apoio na disputa por um assento no CS da ONU. Um estudo sobre o Haiti, argumentava o deputado, mostra que o golpe contra o Presidente Jean Bertrand Aristide foi promovido pelos Estados Unidos, que cortaram ajuda econmica para aquele pas, financiaram as chamadas entidades democrticas e tm ligao bastante estreita com a Frente Revolucionria para o Avano e Progresso do Haiti, responsvel pela morte de seis mil pessoas. Na viso do congressista, o que o Brasil se propunha a fazer no Haiti era garantir a paz americana, a paz francesa e os interesses do Canad, principal pas que recebe imigrantes do Haiti, indicava o Deputado. Concluiu, dizendo que o envio de tropas pelo Brasil era uma incoerncia, pois o Pas iria gastar milhes de dlares nesta empreitada, enquanto que suas principais cidades sofrem com a violncia urbana, justamente por falta de investimentos governamentais.

O Deputado federal Alberto Fraga, do Partido Trabalhista Brasileiro do Distrito Federal (PTB-DF), na mesma sesso de 12 de maio de 2004, declarou:

Ns j temos o nosso Haiti no Brasil. A questo da criminalidade e da violncia nas cidades do Rio de Janeiro e de So Paulo, bem como em outras capitais do Pas, no permite que o Governo brasileiro se d ao luxo de gastar mais de 300 (trezentos) milhes de reais para mandar uma fora militar a outro pas. Diante da crise na rea da segurana pblica,

50
impossvel imaginar que devamos preferencialmente proteger a populao de outros pases. E o mais grave disso tudo, que no existe uma data para o trmino da misso. Se o conflito no Haiti durar quatro, cinco anos, as tropas brasileiras vo permanecer por l durante todo esse perodo, indagou o parlamentar.

Para o articulista Ipojuca Pontes, em matria intitulada Diplomacia Suicida, publicada em 30 de janeiro de 2006, a pergunta a ser feita hoje a seguinte: por que a insistncia do governo, especialmente do Itamaraty de Celso Amorim, em querer arrancar a vaga permanente do CS da ONU, rgo internacional falido nos seus objetivos de paz e desmoralizado pelos escndalos, fraudes e fracassos que acumula? Resposta provvel, prossegue Ipojuca: para assumir um foro internacional e assim poder confrontar os Estados Unidos, na viso das esquerdas fidelizadas, a prpria imagem de Sat. Continuando, o autor enfatiza, dizendo ser o fato perceptvel e s um idiota, justamente aquele que pretende furar os olhos para enxergar melhor, ousa negar o anti-americanismo que norteia a poltica externa brasileira, a comear pela sistemtica sabotagem ao projeto da rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA), talvez a melhor sada para o crescimento do nosso comrcio internacional. E conclui dizendo que a diplomacia suicida do atual Ministrio das Relaes Exteriores, plena de equvocos, est a merecer uma reviso drstica dos futuros dirigentes da Nao. Para ele, os sucessivos fracassos colhidos pelo Brasil nas negociaes com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), Unio Europia, China e Bolvia, alm da questo da ALCA, s nos comprometem com o atraso secular.

J o professor Oliveiros S. Ferreira, em seu artigo intitulado Uma verso curiosa sobre o Haiti (2006), defende a idia de que o Gen Bacellar, ex-Force Commander da MINUSTAH, no cometeu suicdio, mas sim, fora assassinado a mando ou dos homens que controlam o poder econmico no pas ou da mfia do narcotrfico. Segundo Oliveiros, admitir o assassinato seria confessar de pblico que o Secretariado Geral da ONU, juntamente com as grandes potncias no Conselho de Segurana interessadas em retirar-se do Haiti sem parecer que renunciavam a seus interesses humanitrios, havia enganado latinos-americanos e outros. Enganado, segundo ele, no sentido de que as tropas que foram enviadas ao Haiti, pensaram que

51 sua misso seria assegurar a realizao de eleies livres, separando grupos em conflitos e garantindo um mnimo de tranqilidade populao, quando de fato, eles estavam incumbidos de fazer operaes de polcia desde que o governo provisrio de Porto Prncipe no reclamasse sua soberania. Por ltimo, Oliveiros compara a situao que o Brasil est vivendo no Haiti com a situao que os EUA viveram no Vietn, onde a participao brasileira pode, como aconteceu com os EUA, no atender mais aos seus verdadeiros interesses nacionais.

Segundo o Capito-de-Mar-e-Guerra (CMG) Antnio Rafael Siqueira Campos, do Departamento de Poltica e Estratgia (DPE) da Secretaria de Poltica, Estratgia e Assuntos Internacionais (SPEAI) do Ministrio da Defesa (MD), em palestra na ECEME, durante o 6 Ciclo de Estudos Estratgicos, em junho de 2006, de uma forma geral, as misses de paz apresentam as seguintes desvantagens:

a. Desvantagem Poltica

- Qualquer insucesso da misso pode comprometer a credibilidade militar do Pas.

b. Desvantagens Estratgicas

- Reduz disponibilidade de foras de pronto emprego no territrio nacional;

- Prioriza recursos para atividades de operaes de paz.

c. Desvantagens Militares

- Desvio de recursos da atividade-fim;

52 - Possibilidade sempre presente de baixas;

- Apenas parte do efetivo participa;

- Maior desgaste do material.

Segundo o Capito-de-Mar-e-Guerra (CMG) ZUCARO, em monografia de sua autoria:

No so nulas as chances de que uma operao deste tipo provoque um efeito negativo para o pas participante, uma vez que no h como controlar todas as variveis envolvidas no processo. Quando muito, esses riscos podero ser minimizados, mediante um planejamento rigoroso, a preparao esmerada dos contingentes e a contnua avaliao da situao.

Ainda segundo o CMG ZUCARO, os principais riscos inerentes situao em estudo so os seguintes:

a. Risco de um Revs Militar

As foras de paz normalmente so empregadas em um quadro polticoestratgico complexo, com muitos partidos e interesses envolvidos. Sob os aspectos ttico e logstico, as foras se defrontam com algumas vulnerabilidades de peso, especialmente a grande disperso de seus componentes, o reduzido poder de combate e as deficincias logsticas iniciais.

Em situaes como essa, no pode ser desprezado o risco de que a fora seja atacada por um grupo minoritrio dissidente, inconformado com a operao e de que tal ataque traga conseqncias nefastas para o contingente e o seu pas, bem como para a ONU e, at mesmo, para a continuidade da misso.

53 b. Risco de Associao da Participao Brasileira a um Contexto Internacional Indesejvel

A MINUSTAH exemplifica bem os riscos sugeridos neste tpico. Em primeiro lugar, vale recordar que a aprovao da nossa participao foi intensamente debatida no Congresso Nacional. Temia-se que, ao enviar um contingente brasileiro para substituir uma fora multinacional com liderana norte-americana, em um momento em que pairavam dvidas sobre como ocorreu a sada de Jean Bertrand Aristide do poder, se por renncia ou se forado pelos EUA, poderamos ver nossa poltica externa associada a uma possvel deposio de um presidente eleito democraticamente.

Alm disso, o mandato da MINUSTAH exige a atuao coordenada e a integral cooperao com a Polcia Nacional Haitiana (PNH), que carrega todo um passado de arbitrariedades e outras violaes aos direitos humanos mais elementares, sendo alvo dos ressentimentos de uma parcela pondervel da populao haitiana.

c. Risco de Fracasso na Consecuo dos Objetivos Polticos da Misso

No pode ser descartada, tampouco, a possibilidade de que uma operao de manuteno da paz venha a constituir um sucesso no plano militar, porm um fracasso no poltico. Este risco tem aumentado medida que a ONU tem emitido mandatos para operaes de manuteno da paz bastante ambiciosos, com mltiplos objetivos a serem alcanados, como bem exemplifica a Resoluo N. 1.542 (2004), que criou a MINUSTAH. Outro aspecto a ser considerado a possibilidade, sempre presente, de que no se alcance sucesso na vertente humanitria da misso. Em geral, as misses de paz da ONU so iniciadas com maior nfase na ao militar, com um mnimo de aes humanitrias. Com o tempo, tendendo o conflito ao apaziguamento, a prioridade vai se transladando gradualmente vertente humanitria, em uma transio lenta e sujeita a percalos.

54

De um povo faminto e castigado pelas conseqncias de uma guerra, no se pode esperar que saiba discriminar, em uma misso que tenha o propsito ltimo de livr-lo desses horrores, o sucesso militar da fora de paz do fracasso administrativo na execuo do apoio humanitrio. Aos pases participantes da misso tambm caber uma parcela desse nus poltico, decorrente de uma eventual dificuldade na prestao desse apoio.

d. Risco da incidncia de problemas Internacionais, causados por erros de procedimentos de nossos militares

Em determinadas situaes, um ato ilcito de um militar ou frao do contingente pode adquirir repercusso internacional, pois a atuao das foras militares em operaes de paz acompanhada de perto pela mdia internacional e tambm por instituies independentes de defesa de direitos humanos.

Assim, mortes ou ferimentos graves de civis inocentes, decorrentes de erros de avaliao por parte das foras militares, bem como crimes de natureza sexual cometidos por militares dessas foras sero severamente criticados pela mdia internacional e sero investigados. Exigiro esclarecimentos, no somente s citadas organizaes independentes, mas tambm justia local, se estiver funcionando, e prpria ONU.

vultoso, portanto, o prejuzo que um evento desta natureza pode causar poltica externa do Pas, recomendando-se especial ateno quanto adequada preparao tcnica e psicolgica de todo o pessoal a ser desdobrado em operaes desta natureza.

Muitas das crticas apresentadas neste captulo sero respondidas nos captulos seguintes. Convm destacar, desde j, que muitas delas foram expressadas por ocasio do pedido da ONU ao Brasil para que ele ajudasse a compor a

55 MINUSTAH. Na oportunidade, no havia uma perfeita percepo dos alcances da participao brasileira, o que s viria a ocorrer no desenrolar da misso. O prprio Deputado federal Fernando Gabeira, em posterior visita ao Haiti, com a misso em andamento, admitiu que se equivocara no seu julgamento inicial.

3.3. Fatores que Levaram o Brasil a Optar pela Participao

O Brasil, por sua crescente insero internacional e histrica postura em defesa da paz, tem sido convidado a participar de operaes multinacionais, por meio da presena de assessores, observadores, tropas e meios navais, areos e terrestres, atendendo solicitao de organismos regionais, internacionais e a convite de naes amigas. Podemos citar como vantagens polticas da participao militar brasileira em misses de paz, o atendimento a compromissos internacionais, a visibilidade internacional (prestgio) e a cooperao com a poltica externa do Pas.

O Brasil e o Haiti mantm relaes diplomticas desde 1928, ano em que foram abertas legaes recprocas em ambos os pases. Em 1954, o nvel de representao foi elevado ao de embaixada, no havendo interrupo do relacionamento, desde ento. At mesmo durante o conturbado governo militar de Raul Cdras (1991-1994), quando a maioria dos pases que mantinham embaixadas em Porto Prncipe fechou suas representaes, o Brasil manteve sua misso em funcionamento, ainda que em nvel de encarregado de negcios.

As relaes entre ambos os pases sempre foram cordiais, em razo de inmeros aspectos comuns que ligam os dois, sobretudo os de origem cultural, derivados das razes africanas de suas populaes. O Haiti o terceiro pas em populao negra nas Amricas.

Em exposio de motivos ao Presidente da Repblica, em 28 de abril de 2004, o Ministro das Relaes Exteriores, Celso Luiz Nunes Amorim, destacou que a deciso do CS de apoiar o Haiti est em consonncia com a tradio brasileira de dar

56 prioridade soluo multilateral de conflitos e com as disposies constitucionais sobre a prevalncia dos direitos humanos, a defesa da paz e a cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. Portanto, concluiu o Ministro, representa uma legtima contribuio para a soluo da crise poltica e humanitria do Haiti.

No obstante esse posicionamento do Ministro Celso Amorim, nos meses de maro e abril de 2004, o Brasil teve o cuidado de enviar duas misses diplomticas para conversar com os pases do CARICOM e com as foras polticas haitianas, a fim de sondar a receptividade da presena brasileira na misso que estava para ser criada (MINUSTAH). Nos encontros mantidos, verificou-se a grande preocupao dos pases caribenhos com a situao no Haiti, e tambm uma forte disposio para ajudar esse pas a se reintegrar regio. A recepo da notcia de que o Brasil tinha a inteno de participar da fora de estabilizao das Naes Unidas para o Haiti foi a melhor possvel. Todos os interlocutores registraram, na oportunidade, que a participao brasileira era muito positiva e mesmo essencial para assegurar que a reconstruo e a redemocratizao do Haiti se dessem de forma respeitosa em relao soberania haitiana, alm de coordenada com os pases do CARICOM. A despeito das crticas que os eventos de 29 de fevereiro de 2004 (afastamento do Presidente Aristide) despertaram na regio, o sentimento geral era de que se fazia necessrio olhar para o futuro, se o objetivo fosse ajudar o povo haitiano a retomar o caminho da paz, da democracia e do desenvolvimento.

Naquela poca, diversos pases da Amrica do Sul mostraram interesse em se coordenarem com o Brasil e em contribuir com tropas para o contingente da MINUSTAH (Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru).

A participao brasileira na futura Misso das Naes Unidas para a Estabilizao do Haiti visava a demonstrar solidariedade com a populao haitiana e auxiliar na reconstruo de um estado latino-americano, o mais pobre da regio, que atravessava graves dificuldades. Segundo a avaliao da ONU, sem a ajuda da comunidade internacional, o Haiti estava fadado, no apenas a uma situao cada vez

57 mais grave do ponto de vista humanitrio, mas tambm a se constituir em um foco duradouro de instabilidade no Caribe.

Tratava-se de objetivo coerente com o compromisso do governo brasileiro de engajar-se na luta contra as adversidades sociais onde quer que elas ocorram e no chamamento comunidade internacional a trabalhar por um novo conceito de desenvolvimento, que considerasse, de forma integrada, o crescimento econmico, a justia social e a vigncia efetiva da democracia.

Ademais, o Brasil cumpriu sua obrigao como membro fundador das Naes Unidas, cuja carta traz como propsitos fundamentais a ao coletiva para prevenir ameaas paz e a promoo dos direitos humanos.

O Brasil integrante da ONU e como tal no pode se recusar a atender ao pedido daquela entidade, porque, se assim o fizer, estar adotando posio de absoluta incoerncia. Falamos tanto em valorizar a ONU, que ela no est cumprindo sua misso de pacificadora, de estabilizadora, de mediadora de conflitos, mas no momento em que o Brasil chamado a contribuir para esse desiderato, como j o foi em outras oportunidades, no me parece lgico que se adote uma posio contrria a essa pretenso. No se trata de intervencionismo, nem de uma truculncia das Naes Unidas. Trata-se, sim, de uma misso de paz e de estabilizao. (Deputado Vicente Cascione, PTB-SP, em pronunciamento no Senado Federal, em 12 de maio de 2004, quando se discutia o envio de tropas para o Haiti)

bem verdade que a situao do Haiti era muito grave, em meados de 2004, em virtude da generalizao da violncia e do banditismo no pas, que evidenciava o colapso da autoridade estatal, ameaava a populao haitiana com um banho de sangue e representava uma afronta paz e segurana internacionais. Apesar dessa evidncia, antes de tomar a deciso de enviar tropas ao Haiti, o Governo brasileiro certificou-se de que havia autorizao do CS, emitida diante da carta de renncia do

58 ex-Presidente Aristide e do pedido formal de ajuda de seu sucessor legtimo, o Presidente Boniface Alexandre.

Somou-se a esses pilares da poltica externa brasileira a necessidade de demonstrar solidariedade com uma nao das Amricas que passava por terrvel provao e que, sem ajuda internacional, experimentaria o agravamento de seus conflitos, com maior perda de vidas inocentes. A finalidade principal da misso era a retomada, pelo povo haitiano, da plena soberania sobre seu pas, pela realizao de eleies democrticas, em conformidade com a sua Constituio.

Pensava o Itamaraty que uma operao de paz das Naes Unidas, como a MINUSTAH, no visava imposio de uma frmula poltica pela fora, mas sim contribuio para a consolidao de um processo de dilogo poltico, com respeito soberania, evitando-se a ecloso de novos confrontos e um maior nmero de vtimas. Nesse contexto, a participao do Brasil na reconstruo das instituies democrticas no Haiti era vista em consonncia com a Carta Democrtica Interamericana, que afirma ser a democracia "essencial para o desenvolvimento social, poltico e econmico dos povos das Amricas".

A paz e a democracia so conquistas das quais os governos e os povos


latino-americanos devem orgulhar-se. Isso deve nos estimular a trabalhar pela promoo da paz em nvel global. A instabilidade, ainda que longnqua, acaba gerando custos para todos. A manuteno da paz tem seu preo, e esse preo o da participao. (Presidente Luis Incio Lula da Silva, em seu discurso de despedida do 1 Contingente, na Base Area de Braslia, em 31 de maio de 2004)

Essa disposio brasileira se materializaria em conformidade com as necessidades manifestadas pelas autoridades haitianas e com a colaborao dos pases do Caribe, tendo em conta ser essencial o pleno engajamento da regio vizinha nos esforos de reconstruo do Haiti. Tratava-se, portanto, de esforo concentrado com os demais estados latino-americanos e caribenhos e, especialmente, com os membros do CARICOM.

59

Para o MRE, a participao destacada do Brasil no envolvimento da comunidade internacional no pode ser apresentada como uma tarefa de substituio ou legitimao da poltica norte-americana para o Haiti, pois a participao brasileira se deu nos marcos da Resoluo 1529 (2004), adotada unanimemente pelo CS, com o apoio da delegao brasileira, e de nova resoluo, a de nmero 1542, datada de 30 de abril de 2004, que criou a MINUSTAH, adotada igualmente por unanimidade pela comunidade internacional.

O objetivo da interveno das Naes Unidas era o de interromper um processo de deteriorao poltica, social e econmica no Haiti, que antecedeu os eventos de fevereiro de 2004 e que continuaria, com certeza, a menos que as Naes Unidas, com apoio da OEA, da CARICOM e dos pases latinos e sul-americanos, fornecessem toda a assistncia necessria para que o Haiti superasse seus graves problemas.

Sem a interveno da comunidade internacional, o cenrio mais imediato e terrvel para a populao haitiana seria o incio da mais temida forma de conflito: a guerra civil. O segundo, seria o surgimento de um sistema poltico ditatorial, provavelmente de cunho personalista. As incontveis experincias ditatoriais haitianas indicam que elas sempre foram marcadas, alm de todos seus males, pela crueldade. Finalmente, o terceiro cenrio seria o estabelecimento de um sistema de tutela, fazendo do Haiti um protetorado das grandes potncias, sob o manto das Naes Unidas. (Ricardo Antnio Silva Seitenfus, doutor em Relaes Internacionais e diretor da Faculdade de Direito de Santa Maria FADISMA)

Omitir-se, naquele momento, seria condenar o Haiti a uma situao de misria permanente, possivelmente pontuada, nos momentos mais agudos, por intervenes externas insuficientes, que teriam em vista, no os interesses de longo prazo do povo haitiano, mas apenas a soluo de crises pontuais que afetassem os interesses dos EUA. Mais valia, portanto, aproveitar a janela de oportunidade que se

60 apresentava, com apoio da grande maioria dos pases latino-americanos e caribenhos, para ajudar o povo haitiano a se reintegrar pacificamente famlia latino-americana.

O anncio da participao brasileira e a possvel liderana pelo Brasil da MINUSTAH foram saudados pelas principais lideranas caribenhas como garantia de iseno, de respeito soberania do Haiti e de compromisso srio com a democracia e o desenvolvimento daquela nao.

Segundo a viso do Itamaraty, a disposio do Brasil de assumir a liderana da fora de estabilizao, exercendo papel nico em razo de nossa capacidade de dilogo com os pases da regio, inseria-se em um quadro mais amplo de projeo do pas no continente e na arena internacional. Marcava tambm a adoo de uma poltica externa mais assertiva, que no podia abster-se de participar das grandes discusses internacionais, seja na rea econmico-comercial e do desenvolvimento, seja no campo da paz e da segurana internacionais.

Ainda sob o enfoque do MRE, a deciso brasileira resultaria em reforo considervel do prestgio do pas, de forma compatvel com suas aspiraes de desempenhar papel relevante nas grandes questes internacionais e de ocupar assento permanente no CS. sempre bom recordar a importncia de o Brasil participar mais ativamente de operaes de paz das Naes Unidas. Em passado recente, o Brasil participou com 300 (trezentos) homens na Operao das Naes Unidas em Moambique (ONUMOZ), inclusive com o comando da operao, de 1993 a 1994, e com 1.080 (um mil e oitenta) homens na Misso de Verificao das Naes Unidas em Angola (UNAVEM-III), entre 1995 e 1997. Essas demonstraes concretas de solidariedade com os povos moambicano e angolano, quando atravessavam momentos difceis, foram muito bem recebidas e criaram laos duradouros de amizade com aqueles pases, que hoje apiam a concesso de assento permanente ao Brasil no CS.

Convm fazer meno ao esforo diplomtico brasileiro para impulsionar a reforma do CS das Naes Unidas. A Alemanha, o Brasil, a ndia e o Japo conformaram um grupo, hoje denominado G-4, que pleiteia a ampliao do CS

61 mediante a incluso de seis novos membros permanentes os quatro postulantes mais dois pases africanos e quatro no-permanentes, sendo esta proposta apenas uma dentre as muitas que se encontram em estudo no momento. A participao destacada do Brasil em misses de paz seria um importante impulso em direo ao alcance desse objetivo.

O Secretrio-Geral da ONU, Kofi Annan, tem exortado os Estados-membros a apoiarem a reforma do CS mediante a aprovao de um dos modelos propostos. A situao est indefinida, pois nenhuma das propostas tem logrado a aprovao de uma consistente maioria.

A proposta do G-4 tem sofrido rejeio por parte de alguns dos atuais membros permanentes, especialmente EUA e China. Alm destes, seus integrantes sofrem a oposio de rivais regionais: Coria do Sul em relao ao Japo, Itlia em relao Alemanha, Argentina e Mxico em relao ao Brasil e Paquisto em relao ndia. Esses pases formaram o grupo Uniting for Consensus, cujas propostas alternativas no prevem o acrscimo de membros permanentes.

Se a participao em operaes de manuteno da paz no chega a impulsionar de forma decisiva a nossa candidatura ao CS, ao menos contribui para fortalecer a corrente multilateralista do sistema internacional.

Esta uma tima ocasio para o Brasil afirmar o exerccio de uma democracia jovem e vigorosa, consciente do importante papel que pode desempenhar no campo das relaes internacionais. D-lhe o respaldo das aes concretas, projetando-o como exemplo de cooperao no hemisfrio ocidental e abrindo uma nova e promissora possibilidade de intercmbio com as naes do Caribe. (Gen Francisco Roberto de Albuquerque, ex-comandante do EB, em seu artigo O Brasil Precisa Participar)

Nosso compromisso com a paz e o desenvolvimento de um pas irmo tambm foi bem traduzido pelo Congresso Nacional, que reconheceu a importncia desse momento, ao aprovar o envio de tropas brasileiras para o Haiti.

62

Contrapondo-se aos argumentos de que a misso muito dispendiosa para o Brasil, o MRE destaca que os custos do envio de contingentes militares, no contexto de operaes de paz, so objeto de reembolso pelas Naes Unidas, que cobrem parcela varivel, mas relevante das despesas, como sucedeu em relao aos contingentes brasileiros em Angola, Moambique e Timor Leste. Tais reembolsos so normalmente recolhidos ao Tesouro Nacional e podem ser repassados, com autorizao do Congresso, para pagar as contribuies brasileiras atrasadas relativas a operaes de paz ou para cobrir despesas de suas Foras Armadas. Ademais, os equipamentos adquiridos ou reformados para a misso revertero, ao trmino da mesma, para o uso das Foras Armadas brasileiras.

Os pases da Amrica do Sul se situam entre os grandes contribuintes da ONU em termos de efetivos e meios militares para as operaes de manuteno da paz, particularmente Argentina, Chile e Uruguai. Se o Brasil pretende exercer uma liderana regional positiva e no hegemnica, inclusive pleiteando representar permanentemente o subcontinente no CS, deve participar intensamente desse tipo de operao.

Partindo-se da premissa de que a disponibilidade de um poder militar respeitvel refora o discurso diplomtico e potencializa a poltica externa de um pas, uma operao de manuteno da paz pode ser considerada como uma tima oportunidade de demonstrar sua capacidade militar. Para bem aproveitar esta oportunidade, necessrio o emprego de foras adestradas e equipadas, com pessoal hgido, bem apresentado e psicologicamente preparado para a misso.

3.4. Objetivos Polticos Alcanados

Os objetivos de toda a comunidade internacional no Haiti e que tm sido ativamente buscados pelo Brasil englobam a salvaguarda da vida e da segurana da

63 populao haitiana, o restabelecimento rpido das instituies democrticas e o respeito ordem jurdica e soberania do Haiti.

Paralelamente ao envio do contingente militar, o Governo brasileiro manifestou sua preocupao com a reconstruo e a recuperao do Haiti. Nesse contexto, participou ativamente da Conferncia de Doadores para o Haiti, realizada em Washington, em julho de 2004. Nela, a delegao brasileira, alm de manifestar a disposio do Brasil em contribuir efetivamente no esforo internacional em prol da reconstruo do Haiti, anunciou o envio de uma misso multidisciplinar, composta por especialistas nos campos de agricultura, sade, saneamento, justia, defesa civil, infra-estrutura, educao, esportes e desenvolvimento social. O objetivo era identificar reas em que a cooperao brasileira pudesse ser prestada e projetos pudessem ser implementados no curto prazo.

A essa misso seguiram-se outras, com contornos setoriais, destinadas a precisar pontos focais para a pronta entrada em vigor de iniciativas que respondessem s prioridades indicadas pelas autoridades haitianas para a reconstruo do pas.

Em entrevista realizada em 24 de janeiro de 2007, o Embaixador do Brasil no Haiti, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, ao ser perguntado como ele poderia descrever a situao do Haiti naquele momento, o mesmo respondeu:

De um ano e meio para c o Haiti melhorou muito, h menos lixo, mais segurana e a populao voltou s ruas. Entretanto, ainda no existem servios pblicos mnimos, h falta dgua e o recolhimento de lixo precrio. O Haiti se transformou em algo no muito diferente do que aconteceu com outros pases da Amrica Latina, ou seja, uma cidade cercada de bairros que cresceram de forma irregular. A diferena que esses pases tm uma capacidade de organizao maior do que o Haiti que no tem um setor econmico produtivo. O Brasil cedeu parte de suas Foras Armadas para estabiliz-lo e procura atuar fora dela com as aes das Agncias Brasileiras de Cooperao, atuando nos rgos

internacionais para promover uma melhor cooperao com o Haiti.

64

Ao pergunt-lo sobre um possvel cenrio para o Haiti daqui h cinco anos, o Embaixador respondeu: Sob uma tica realista, acredito na permanncia das tropas, no desenvolvimento do pas, na reduo do grau de incerteza e espero que o Haiti se mantenha num grau aceitvel de dilogo poltico.

O Governo brasileiro tem assumido o papel de interlocutor do Haiti junto aos demais Estados, insistindo para que se amplie a cooperao e se destine recursos para o desenvolvimento que beneficiem, de forma direta e imediata, a maioria pobre da populao.

A misso do Grupo Consultivo Ad Hoc para o Haiti (GAH-Haiti), que esteve no Haiti entre os dias 12 e 16 de abril de 2005, em conjunto com misso do CS, detectou a necessidade de concentrar a cooperao internacional em projetos que reforcem a capacidade do Estado haitiano para prestar servios populao (sobretudo nas reas de infra-estrutura e educao), reverter a degradao ambiental e promover a segurana alimentar. Ao todo, o GAH-Haiti logrou escutar mais de 200 (duzentos) interlocutores, entre funcionrios governamentais, empresrios, ativistas de ONG, funcionrios das Naes Unidas e representantes das agncias de cooperao e pases doadores.

Percebeu-se no ceticismo de muitos interlocutores haitianos, queixosos da lentido dos desembolsos, o reflexo da atitude prevalecente entre muitos representantes das agncias de cooperao e pases doadores, para quem o Estado haitiano estaria incorrigivelmente distorcido pela incompetncia e pela corrupo (falta de capacidade de absoro). Diante disso, a soluo-padro da comunidade doadora tem sido a de evitar a parceria com o Estado haitiano e priorizar a execuo direta de pequenos projetos localizados, muitas vezes por meio de ONG, de acordo com as prioridades e disponibilidades de cada doador e no com as necessidades reais do Haiti.

65 Em suas concluses provisrias, divulgadas imprensa local, o GAH-Haiti incluiu, por proposta dos representantes do Haiti e do Brasil, o conceito de concentrao da cooperao em reas prioritrias, definidas de acordo com a demanda do Haiti e no com a oferta dos doadores. As reas seriam trs, de acordo com a breve negociao ocorrida no interior do grupo: educao, infra-estrutura (energia e estradas) e meio-ambiente.

66 CAPTULO 4

A PARTICIPAO BRASILEIRA NA MINUSTAH ENFOQUE MILITAR

Toda e qualquer ao promovida pelo Exrcito Brasileiro por intermdio de seu contingente militar, dever estar contida no mandato da MINUSTAH. A seguir, sero apresentados o mandato, os objetivos e a estrutura organizacional da MINUSTAH, bem como a preparao, a misso e a avaliao do desempenho dos contingentes do Exrcito Brasileiro.

4.1. Mandato e Objetivos da MINUSTAH

O Conselho de Segurana, por meio de sua Resoluo 1542, de 30 de abril de 2004, decidiu estabelecer a Operao de Estabilizao das Naes Unidas no Haiti (MINUSTAH) por um perodo inicial de 6 (seis) meses, com a previso de renovao por perodos adicionais e solicita que a autoridade seja transferida da Fora Multinacional Interina (MIF) para a MINUSTAH em 1 de junho de 2004.

Com base no Captulo VII das Naes Unidas referentes Seo I, o Conselho de Segurana decidiu que a MINUSTAH dever ter o seguinte mandato:

I. Ambiente Seguro e Estvel

a. Em apoio ao Governo de Transio, garantir um ambiente seguro e estvel no qual possa ocorrer o processo constitucional e poltico no Haiti;

b. Dar

assistncia

ao

Governo

de

Transio

no

monitoramento,

reestruturao e reforma da Polcia Nacional Haitiana, consistente com os padres democrticos de policiamento, inclusive atravs da verificao e certificao de seu pessoal, assessoria em sua reorganizao e

67 treinamento, inclusive treinamento sobre gnero, bem como dos membros de monitoramento/orientao da Polcia Nacional Haitiana;

c. Dar assistncia ao Governo de Transio, particularmente Polcia Nacional Haitiana, com programas sustentveis para Desarmamento, Desmobilizao e Reintegrao (DDR) para todos os grupos armados, inclusive mulheres e crianas associadas a esses grupos, bem como controle de armas e medidas de segurana pblica;

d. Dar assistncia na restaurao e manuteno do estado de direito, segurana pblica e ordem pblica, atravs da proviso, entre outros, de apoio operacional Polcia Nacional Haitiana e Guarda Costeira Haitiana, bem como com seu fortalecimento, incluindo o restabelecimento do sistema correcional;

e. Proteger o pessoal, instalaes e equipamentos das Naes Unidas e assegurar a segurana e liberdade de movimentao de seu pessoal, levando em conta a principal responsabilidade do Governo Transitrio nesse sentido;

f. Proteger os civis sob ameaa iminente de violncia fsica, dentro de sua capacidade e reas de desenvolvimento, sem prejuzo para as responsabilidades do Governo de Transio e das autoridades policiais.

II. Processo Poltico

a. Dar apoio ao processo constitucional e poltico em andamento no Haiti, inclusive atravs de bons servios, e fomentar os princpios e governana democrtica e desenvolvimento institucional;

b. Dar assistncia ao Governo de Transio em seus esforos para produzir um processo de dilogo nacional de reconciliao;

68

c. Dar assistncia ao Governo de Transio em seus esforos para organizar, monitorar e realizar eleies municipais, parlamentares e presidenciais livres e justas com a maior brevidade, em particular atravs da prestao de assistncia tcnica, logstica e administrativa e segurana permanente, com apoio apropriado a um processo eleitoral com a participao do eleitor que seja representativo da demografia nacional, inclusive mulheres;

d. Dar assistncia ao Governo de Transio na ampliao da autoridade do Estado para todo o Haiti e apoiar a boa governana em nveis locais.

III. Direitos Humanos

a. Apoiar o Governo de Transio bem como as instituies e grupos haitianos de direitos humanos em seus esforos para promover e proteger os direitos humanos, particularmente das mulheres e das crianas, para assegurar a responsabilidade individual pelos abusos dos direitos humanos e reparao das vtimas;

b. Monitorar e informar sobre a situao dos direitos humanos, em cooperao com o Escritrio do Alto Comissariado das Naes Unidas para Direitos Humanos, inclusive sobre a situao de refugiados retornados e pessoas desaparecidas.

Os objetivos da MINUSTAH deduzidos de seu mandato so os seguintes:

Apoiar o processo constitucional e poltico em andamento no Haiti e manter um ambiente seguro e estvel;

69 Dar assistncia ao Governo de Transio no monitoramento e reforma da Polcia Nacional Haitiana consistente com os padres democrticos de policiamento;

Dar assistncia Polcia Nacional Haitiana com um Programa de Desarmamento, Desmobilizao e Reintegrao (DDR) abrangente e sustentvel para todos os grupos armados;

Prover apoio realizao de eleies municipais, parlamentares e presidenciais;

Promover e proteger os direitos humanos.

A misso ser multidimensional e ajudar o Haiti a cuidar de uma variedade complexa de questes de forma sustentvel, alcanar paz e estabilidade, formar e fortalecer as instituies democrticas de funcionamento, apoiar o restabelecimento do estado de direito; e promover o desenvolvimento social e econmico assim como boa governana. A Misso realizar estas atividades em estrita cooperao e coordenao com as autoridades haitianas nos nveis nacional, regional e local, bem como com os atores da sociedade civil e a populao como um todo.

4.2. Estrutura Organizacional da MINUSTAH

A estrutura organizacional da MINUSTAH compreende uma srie de rgos que trabalham interligados, divididos, basicamente, em trs nveis: estratgico, operacional e administrativo. O embaixador guatemalteco Edmond Mulet o chefe da Misso e ocupa o cargo de Representante Especial do Secretrio Geral das Naes Unidas.

A integrao e a coordenao dos diversos rgos que compem a MINUSTAH so consideradas como fatores crticos para o sucesso da Misso.

70 Infelizmente, nem sempre possvel fazer com que determinadas aes aconteam em tempo hbil, de forma que sejam obtidos os melhores resultados.

O chefe da MINUSTAH, alm de um estado-maior composto de cinco sees, possui como seus subordinados diretos um substituto principal, um substituto secundrio e um Force Commander, responsvel pelas foras militares.

MINUSTAH ORGANIZATION CHART


CHIEF OF STAFF CHIEF OF STAFF SPECIAL REPRESNTATIVE OF SPECIAL REPRESNTATIVE OF THE SECRETARY GENERAL THE SECRETARY GENERAL LEGAL AFFAIRS SECTION LEGAL AFFAIRS SECTION COMMS & PUBLIC COMMS & PUBLIC INFORMATION SECTION INFORMATION SECTION JOINT MISSION ANALYSIS JOINT MISSION ANALYSIS CELL (JMAC) CELL (JMAC)

POLITICAL AFFAIRS & POLITICAL AFFAIRS & PLANNING DIVSISION PLANNING DIVSISION

PRINCIPAL DEPUTY SRSG PRINCIPAL DEPUTY SRSG

FORCE COMMANDER FORCE COMMANDER

DEPUTY SRSG DEPUTY SRSG

DIVISON OF ADMINISTRATION DIVISON OF ADMINISTRATION

POLICE COMMISSIONER POLICE COMMISSIONER

DISARMAMENT DISARMAMENT DEMOBILIZATION AND DEMOBILIZATION AND REHABILITATION SECTION REHABILITATION SECTION (DDR) (DDR)

HUMANITARIAN AND HUMANITARIAN AND DEVELOPMENT DEVELOPMENT COORDINATION SECTION COORDINATION SECTION

JUSTICE SECTION JUSTICE SECTION

CIVIL AFFAIRS SECTION CIVIL AFFAIRS SECTION CHILD PROTECTION UNIT CHILD PROTECTION UNIT GENDER UNIT GENDER UNIT

HUMAN RIGHTS SECTION HUMAN RIGHTS SECTION

ELECTORAL ASSIST SECTION ELECTORAL ASSIST SECTION UNITED NATIONS AGENCIES UNITED NATIONS AGENCIES HIV/ AIDS UNIT HIV/ AIDS UNIT

SECURITY SECTION SECURITY SECTION

FIGURA 1 - Organograma da MINUSTAH

A fora militar consiste apenas num brao executante e composta por 18 pases, sendo que 7 pases participam apenas com militares compondo o estadomaior do Force Commander e 11 pases participam com tropas.

71

MINUSTAH MILITARY FORCE ORGANIZATIONAL CHART

SRSG SRSG FC FC (3)


(3)

DFC DFC (2)


(2)

COS COS
(3) (3)

ARGBAT ARGBAT (451) (451) BRABAT BRABAT (1,050) (1,050) JORBAT JORBAT (750) (750) CHIBAT CHIBAT (356) (356) URUCOY URUCOY (201) (201) NEPBAT NEPBAT (750) (750) URUBAT URUBAT (760) (760) SRIBAT SRIBAT (950) (950)

U N I T S

S U P P O R T U N I T S

BRAENGCOY BRAENGCOY (150) (150) CHIECUENG CHIECUENG COY (153) COY (153) ARG HOSP ARG HOSP LEVEL II (57) LEVEL II (57) ARG AVN ARG AVN (43) (43) CHI AVN CHI AVN (93) (93) PHIL HQ COY PHIL HQ COY (155) (155) GUA MP COY GUA MP COY (80) (80)

F H Q M I L S T A F F

PIO PIO (2) (2) DDR DDR (3) (3) U-1 U-1 (11) (11) U-2 U-2 (13) (13) U-3 U-3 (20) (20) U-4 U-4 (2) (2) U-5 U-5 (7) (7) U-6 U-6 (3) (3) U-9 U-9 (4) (4) EATF EATF (2) (2) ISS ISS (28) (28)

PERCOY PERCOY (204) (204)

FIGURA 2 Organograma da Fora Militar

O maior efetivo o brasileiro com, aproximadamente, 1200 militares, de um total de quase 7000 homens. Desde a criao da MINUSTAH (2004), o Force Commander vem sendo um oficial general brasileiro. Este fato tem facilitado muito a atuao do Batalho brasileiro, pois facilita a comunicao e agiliza os processos de planejamento e execuo de operaes. A rea de atuao do Batalho brasileiro a maior de todos os contingentes, compreende a capital haitiana (Porto Prncipe), onde esto concentrados os maiores focos de violncia, principalmente nos bairros de Bel Air, Cit Militaire e Cit Soleil.

72

FIGURA 3 - rea sob responsabilidade do Batalho Brasileiro

4.3. Preparao dos Contingentes do Exrcito Brasileiro

A preparao dos Contingentes do Exrcito Brasileiro se d por intermdio do Centro de Instruo de Operaes de Paz (CiopPaz). O referido Centro, que j funcionava como ncleo, responsvel pelo treinamento de tropas, observadores militares e oficiais de estado-maior do Brasil inteiro, seguindo os pacotes da ONU, que incluem orientaes sobre regras de engajamento, uso de armamento e comportamento. De acordo com o comandante do CiopPaz, tenente-coronel Andr Luiz Novaes, oficiais e sargentos sero enviados a outros estados para preparar seus contingentes.

Durante a preparao, os militares recebem instrues sobre patrulhas motorizadas e a p, posto de bloqueio de controle de vias urbanas, posto de

73 segurana esttico, operaes de controle de distrbios, instrues de tiro e tarefas especficas de engenharia de construo, adaptadas ao maquinrio existente no Haiti, alm do Standard Generic Training Module (SGTM) - o pacote padro da ONU que contempla diversos assuntos, tais como:

Sistema da ONU; Estrutura das Operaes de Paz; Fundamento legal; Controle do stress; Atitudes de conduta; Segurana de pessoal; Minas e explosivos; Direitos humanos; Ajuda humanitria; Coordenao civil-militar; Comunicaes e negociao; Desarmamento, desmobilizao e reintegrao; Relaes com a imprensa; Pessoal; Logstica; Medicina preventiva.

Alm das tropas de paz do Haiti, o CiopPaz tambm preparar militares que cumpriro misses individuais, de um ano, em outros pases em guerra, como Sudo, Congo, Costa do Marfim e Chipre. Outro enfoque do Centro a capacitao da Companhia de Engenharia, cuja misso contribuir para a melhora da infra-estrutura dos pases destrudos pela guerra, com a reparao de vias e edificaes e a construo de poos artesianos, pontes e demais obras. O Brasil j tem tradio em misses de paz, e o CiopPaz far com que os recursos humanos brasileiros no exterior sejam cada vez mais bem preparados, afirma Novaes, que comandou o 3 Contingente brasileiro de foras de paz no Haiti, de maio a novembro de 2005. Foi a

74 maior experincia da minha carreira em 30 anos de Exrcito, revela o oficial, que tambm foi observador militar na antiga Iugoslvia em 1996.

Segundo o tenente-coronel Novaes, Um dos aspectos mais enfatizados durante os quatro meses de preparao das tropas so os cuidados no relacionamento com a populao local. O contato com os locais exclusivamente profissional. Os militares brasileiros so proibidos de sair da base. S saem a servio ou em passeios coletivos. Nas folgas, so levados de nibus a praias. O comandante do CiopPaz explica que a ONU probe o sexo com pessoas locais para evitar acusaes de estupro, abuso ou assdio.

Um dos problemas que recebe maior ateno do comando dos contingentes a moral da tropa, destacando a saudade dos familiares como um dos principais fatores que podem levar a uma reduo da eficincia dos militares que esto empenhados na misso. Nos seis meses de servio no Haiti, os militares tm direito a 20 dias de licena, em que podem vir para casa rever suas famlias, viajar por pases prximos ou receberem seus familiares l mesmo. Tambm h de trs a quatro perodos de licenas de trs dias ao longo dos seis meses, em que so realizados passeios com as tropas. Alm disso, visando a melhorar a estada, o acesso internet e telefone so gratuitos.

De acordo com o depoimento do major Nelson Ricardo Fernandes, chefe da Diviso de Ensino do CiopPaz e Oficial de Operaes no 2 Contingente, os soldados brasileiros so queridos no Haiti. Ele atribui facilidade de integrao com a comunidade alegria e ao esprito latino dos brasileiros. A proximidade cultural favorece a conversa. Os brasileiros so muito falantes, e, como os haitianos, gostam de msica e festa. Essa pr-disposio a interagir facilita muito as negociaes, diz Fernandes.

75 4.4. Misso dos Contingentes do Exrcito Brasileiro

A misso dos Contingentes do Exrcito Brasileiro na MINUSTAH consiste em conduzir operaes militares com a finalidade de contribuir para a obteno de condies de segurana satisfatrias para o restabelecimento da normalidade institucional do Haiti, considerando a estrita obedincia aos aspectos culturais, histricos e legais do pas, bem como todo o respeito populao.

Uma das maiores preocupaes dos comandantes dos contingentes brasileiros que atuavam e atuam no Haiti que as operaes militares realizadas com o propsito de acabar com as gangues, sejam realizadas de forma que ofeream o menor risco para populao. Levando em considerao que as tropas da MINUSTAH sempre esto em vantagem de efetivo e armamento em relao s foras adversas, seria muito fcil, simplesmente fazer uso da fora para cumprir seu objetivo. Mas a histria vem mostrando ao longo dos anos que estratgias desse tipo so pouco eficazes e trazem, como conseqncia inevitvel, a revolta da populao local.

Apesar de aes humanitrias no estarem diretamente relacionadas s atribuies das foras militares, se estas no as realizarem, dificilmente haver quem as realize no Haiti. Em palestra intitulada Operao de Paz no Haiti, promovida pela Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais (SAEI), do Gabinete de Segurana Institucional da Presidncia da Repblica (GSI/PR), realizada em 14 de outubro de 2005, no Palcio do Planalto, proferida pelo General de Diviso Augusto Heleno Ribeiro Pereira, ex-Comandante da Fora Militar da Misso das Naes Unidas para Estabilizao do Haiti, o referido oficial general afirmou que de fato no tarefa da Fora Militar promover aes civis e humanitrias; entretanto, se a Misso no o fizer, no haver quem o faa. Assim, a ordem dada pelo General Heleno era que toda operao militar deveria vir acompanhada de uma ao humanitria, pois esta seria uma das formas de se buscar o equilbrio e o apoio da populao. O cuidado de realizar aes dessa natureza, constituiu uma preocupao de todos os contingentes no Haiti. Outra tarefa que no pertencia Misso era a coleta de lixo, mas em determinado momento, quando o entulho comeou a

76 atrapalhar as operaes, tornando-se obstculos que impediam a progresso das tropas e dos carros de combate, foi preciso que a Misso se atribusse esse trabalho.

FIGURA 4 - Rua em Cite Soleil antes da interveno dos contingentes

FIGURA 5 - A mesma rua em Cite Soleil, depois da atuao dos contingentes

77 Outro problema que de fato atrapalha o cumprimento da misso dos contingentes a ausncia de projetos de desenvolvimento do pas que efetivamente estejam sendo implementados, dificultando, por exemplo, o progresso do Programa de Desarmamento, Desmobilizao e Reintegrao (DDR). medida que o Estado haitiano no tem nada para oferecer a sua populao, esta acaba optando em permanecer armada. Esse fato se aplica perfeitamente aos ex-militares do Exrcito haitiano que aps sua extino, deixou nas ruas, sem emprego, mas armados, uma parte significativa da sociedade.

Outro exemplo que ratifica a necessidade de empreender aes de segurana visando conquista do objetivo, causando o mnimo de seqelas para populao, foi retratado em um artigo intitulado Operao Democracia 101 Um Exemplo de Pacificao no Iraque, de autoria de Olivier Lemone, onde este narra a experincia de uma Diviso do Exrcito dos Estados Unidos que atuou no norte do Iraque, junto ao Governo daquele pas, em projetos que tinham como objetivo a reconstruo de um tecido scio-econmico, a estabilidade poltica, o fim das manifestaes, a eliminao de numerosos alvos de alto valor de maneira cirrgica, dando as tropas da Diviso 101 um reconhecido mrito que as colocou em uma posio favorvel, no sendo mais estas reconhecidas como inimigas.

Todos os efeitos causados por aes que so implementadas em pases que sofrem interveno de Foras externas se fazem sentir sobre as foras adversas e sobre a populao. Essas duas interagem e podem ser resumidas, segundo Lemoine, no grfico seguinte:

78

AO EFICIENTE SOBRE A POPULAO

ZONA I INEFICCIA

ZONA II ESTABILIZAO

_ +
AO EFICIENTE SOBRE AS FORAS ADVERSAS

ZONA IV REJEIO

ZONA III ISOLAMENTO

A ao humanitria sem luta contra as Foras Adversas (ZONA I), ineficaz. A necessidade primria da populao sendo a segurana, em casos como o Iraque atual. Essa ajuda humanitria pode, inclusive, servir como apoio logstico s FAdv, como foi o caso na Bsnia em 1992 e na Somlia em 1993. Contentar-se com a destruio do inimigo sem se interessar populao (ZONA III), tendncia natural das tropas norte americanas, pode se mostrar terrivelmente contraproducente, gerando-se ressentimentos e um esprito de vingana no seio da populao. A perda da legitimidade, gerada nesse tipo de operao, dificulta muito a obteno de informaes e faz com que as aes se tornem cada vez mais cegas e indiscriminadas. Esse isolamento leva a uma ao mais e mais indiscriminada sobre a populao o que resulta em operaes ineficientes e intolerveis pelos locais. A Fora Ocupante se torna Fora Inimiga. Entra-se, ento, na fase de rejeio (ZONA IV).

Segundo Lemone, a nica via eficaz aquela que associa aes sobre a populao e sobre as Foras Adversas, simultaneamente (ZONA IV). Como ilustrao, a 101 Diviso americana tem em seu currculo a execuo de 4000

79 projetos, concomitantemente, aos 300 ataques e patrulhas da Operao Eagle

Curtain (Nov, 2003). No h dvidas que essa Grande Unidade (GU) pde ver,
claramente, os resultados de sua campanha, tornando-se a responsvel pela pacificao, estabilizao e paulatino retorno ordem daquele territrio.

4.5. Avaliao do Desempenho dos Contingentes do Exrcito Brasileiro

Objetivos atingidos pelo 1 Contingente

O primeiro objetivo atingido pelo 1 Contingente foi a substituio, durante o ms de junho, da MIF, que operava no Haiti. Nesse perodo, intensos trabalhos conjuntos foram realizados, a fim de que a misso pudesse prosseguir sem soluo de continuidade. Reconhecimentos terrestres e areos, patrulhas conjuntas, passagem de informaes e planos foram desencadeados para garantir o mximo aproveitamento da experincia acumulada.

O 1 Contingente recebeu, inicialmente, uma rea de responsabilidade incompatvel com o seu efetivo, haja vista que outros contingentes, previstos para participar da misso, ainda no haviam chegado ao Haiti. Sua zona de ao inclua praticamente toda a cidade de Porto Prncipe e algumas localidades do interior. Somente no final dos seis meses de permanncia que a responsabilidade territorial foi dividida com os contingentes da Jordnia e do Sri-Lanka, que assumiram respectivamente os bairros de Cit Soleil e de Carrefour, em Porto Prncipe.

Apesar da extensa rea assumida, a misso de manter a ordem s foi possvel graas, principalmente, ao ambiente favorvel chegada do contingente brasileiro. O povo haitiano via na presena brasileira a possibilidade de uma eficaz resposta s suas necessidades. Favoreceu, ainda, a atuao do 1 Contingente a ida da Seleo Brasileira a Porto Prncipe, onde participou de um jogo amistoso com a seleo local.

80

FIGURA 6 - A Zona de Ao do 1 Contingente estava superestimada para suas reais capacidades: inclua toda a cidade de Porto Prncipe e cidades a leste da capital at a fronteira com a Repblica Dominicana. Entretanto, essa euforia inicial foi aos poucos perdendo fora e cedendo lugar ao desencanto. A populao haitiana foi percebendo que a presena das tropas da ONU no se traduzia na soluo de seus problemas scio-econmicos. O desencanto foi traduzido com o aumento da violncia urbana. No dia 30 de setembro de 2004, partidrios do ex-Presidente Aristide iniciaram uma srie de protestos na capital, que terminaram com a morte de mais de 10 (dez) pessoas e com a decapitao de 3 (trs) policiais, o que os levou a batizar o movimento de Operao Bagd, numa aluso maneira como as pessoas eram mortas no Iraque.

Durante essa operao, no bairro de Bel Air, inmeros carros e casas foram queimados, pessoas foram agredidas e expulsas de suas residncias e muitas fugiram espontaneamente, complicando bastante a segurana da rea.

81 A partir de ento, apesar do patrulhamento constante das tropas do contingente brasileiro, nenhum carro particular ou de transporte pblico pde cruzar livremente o bairro, vrios fossos foram cavados para impedir ou dificultar a entrada da polcia e da MINUSTAH. Carros queimados eram utilizados como barricadas, praticamente todo o comrcio formal teve que fechar as portas e a regio passou a ser um reduto de aes ilcitas, particularmente para o esconderijo de pessoas, de armas, de munies e de carros roubados e para cativeiro de pessoas seqestradas.

Como Bel Air localiza-se no corao de Porto Prncipe, essas foras adversas tinham influncia em praticamente toda a cidade. De seus locais de homizio, os grupos levavam o medo regio do Palcio Nacional, onde era comum escutar-se disparos durante o dia e noite.

FIGURA 7 - Palcio Nacional, nos limites do bairro de Bel Air, serviu de base

para uma companhia de militares brasileiros.

O relacionamento e a cooperao com a Polcia Nacional foram buscados. Contudo, as dificuldades se apresentaram pelo evidente despreparo dessas foras para atuar na segurana pblica. Com efetivos insuficientes, mal equipados e mal

82 vistos pela populao local pela forma violenta e arbitrria como atuavam, tornava-se extremamente difcil a operao conjunta com as tropas brasileiras.

FIGURA 8 - A PNH, despreparada e engajada politicamente, no contava com o apoio da populao haitiana, especialmente a que residia em bairros populares. Para complicar ainda mais a situao, havia a presena dos ex-militares em Porto Prncipe, atuando de forma clandestina e exigindo direitos a indenizaes e reintegrao ao mercado de trabalho. A Polcia da ONU (CIV POL), por sua vez, recusava-se a participar de aes que envolviam risco de morte, limitando-se ao patrulhamento em reas no violentas.

Podemos, de forma resumida, afirmar que o 1 Contingente, apesar das inmeras dificuldades logsticas enfrentadas, cumpriu sua misso, substituindo a MIF e mantendo um ambiente de relativa paz em Porto Prncipe, ainda que sua rea de atuao fosse fisicamente muito superior a sua real capacidade de controle.

83 Objetivos atingidos pelo 2 Contingente

No que se refere a assegurar um ambiente seguro e estvel, a Brigada Haiti (2 Contingente) conseguiu retomar o controle de reas que estavam sob forte influncia das gangues. As operaes da tropa brasileira possibilitaram um efetivo controle de Bel Air e da Regio de Delmas 33 (importante via que liga o Aeroporto ao centro da cidade de Porto Prncipe). Em Bel Air, as operaes foram executadas combinando, simultaneamente, aes de desobstruo de vias, operaes de ACISO (Ao CvicoSocial) e vasculhamentos sucessivos. A presena efetiva da tropa contribuiu para que fosse alcanado o controle da rea, permitindo a retomada relativa da circulao e do funcionamento do comrcio e das escolas.

As mortes, em confronto com as tropas da ONU e da PNH, do lder de gangue Green Sonner e de Reminisant Ravix, lder rebelde dos ex-militares, refletiram-se diretamente nas operaes, diminuindo, sensivelmente, a onda de seqestros e o conseqente acionamento das tropas brasileiras. Green Sonner atuava na Rua Delmas 33. Ravix, por sua vez, aps uma tentativa frustrada de organizar uma guerrilha no meio rural, passou a atuar de forma coordenada com Green Sonner. As tropas brasileiras combatiam a gangue de Green Sonner e j haviam sido alvo de suas aes. Da mesma forma perseguiam Ravix, desde que ele optou por constituir guerrilha na rea rural.

Das misses atribudas ao 2 Contingente, talvez a mais complexa e difcil foi a de apoiar a polcia local. A PNH possua um quadro de baixo nvel profissional e moral, os policiais se mostravam despreparados e usavam violncia desproporcional s reais necessidades. Alm disso, seus integrantes eram acusados de envolvimento em diversas atividades ilcitas. O segmento responsvel da MINUSTAH para reestruturar e acompanhar a PNH, a CIV POL, no desenvolvia o trabalho esperado junto PNH.

O 2 Contingente empreendeu aes para assegurar a presena mais constante e efetiva das tropas em reas julgadas crticas. Para isso, tornou-se necessrio

84 estabelecer bases de combate em locais estratgicos. Foram utilizadas como bases mveis a Escola Argentina em Bel Air; o edifcio situado em frente delegacia da Rua Delmas 33 e o asilo da Rua San Martin (Bel Air) e, como base fixa, foi ocupado o Forte Nacional, em ponto dominante, no corao de Bel Air.

A ocupao do Forte Nacional por cerca de 60 (sessenta) militares trouxe uma vantagem ttica e, at mesmo, estratgica para as foras brasileiras. A presena constante e diuturna em Bel Air inibiu e coagiu com eficcia a atuao das gangues. As patrulhas passaram a atuar com mais oportunidade e os resultados se tornaram mais efetivos.

O incio do processo eleitoral contou com o emprego das foras da Brigada Haiti, por ser a responsvel por grande parte de Porto Prncipe, sede do maior colgio eleitoral do pas. A tropa brasileira foi encarregada de prover a segurana das equipes que percorreram o Haiti, escolhendo os futuros locais de cadastramento eleitoral e de votao. Em seguida, realizou escoltas do material e equipamentos necessrios para instalar e manter os respectivos locais de cadastramento e votao. Como a formao da Guarda Eleitoral no estava concluda, fraes da Brigada guarneceram os primeiros locais de cadastramento instalados.

FIGURA 9 - O 2 Contingente iniciou o apoio ao processo eleitoral. Na foto, sentinela guarnece o Comit Eleitoral na Avenida Delmas.

85

No que se refere s passeatas de cunho poltico, a Brigada Haiti comeou a realizar reunies entre as partes envolvidas, notadamente entre os lderes Lavalas, os comandantes da PNH e os representantes dos direitos humanos e da prpria MINUSTAH, a fim de discutir aspectos da regulamentao em vigor e procedimentos a serem seguidos, para que elas ocorressem de forma pacfica.

FIGURA 10 - A coordenao de passeatas exigiu um grande esforo do 2 Contingente, a fim de evitar incidentes e preservar os direitos civis. Fruto dessas reunies, os lderes Lavalas passaram a seguir as normas constitucionais, pois estavam naturalmente dispostos a viabilizar as referidas manifestaes. O mesmo no sucedia com a PNH, que tudo fazia para desestimular a realizao de eventos dessa natureza. Assim, os policiais haitianos comearam a usar artifcios, por vezes pouco ticos, para considerar as passeatas irregulares ou ilegais. Quando no logravam impedir a sua realizao, intervinham na execuo de forma violenta, emboscando alguns manifestantes, com o intuito de criar tumulto e desestimular novas manifestaes. Esses procedimentos causavam excessivo desgaste para as foras brasileiras, vistas, erroneamente, por parcela desinformada da populao como coniventes com tais desmandos.

86

FIGURA 11 - Na execuo das passeatas, a tropa era mobilizada para garantir o cumprimento do que havia sido acordado entre as partes envolvidas. Preocupava a possibilidade de confronto entre manifestantes e membros da PNH. O dio recproco existente entre os seguidores do Partido Lavalas e os integrantes da PNH resultava em uso freqente da violncia. Esse contencioso deixava as tropas brasileiras em situao muito difcil, particularmente em Bel Air, tendo em vista a dupla misso de apoiar a PNH e de proteger os civis do bairro.

Apesar dessas dificuldades, a Brigada brasileira saiu-se muito bem no cumprimento da sua misso, dissuadindo o uso da violncia pelas partes e evitando incidentes de grandes propores, graas busca constante do dilogo e presena efetiva e oportuna nos locais e nos momentos crticos.

O contato do comando da Brigada com as lideranas de Bel Air, muitas delas ligadas ao Partido Lavalas, ajudou a garantir o apoio da populao presena das tropas brasileiras na rea. A desobstruo, pela tropa, das vias urbanas e as aes sociais por ela executadas ajudaram a compor esse quadro favorvel.

87 As diversas mudanas no modo de atuar da Brigada e nos limites de suas peas de manobra atenderam ao princpio da oportunidade, tornando as operaes eficientes e poupando o seu pessoal de baixas no transcorrer das operaes. Grandes operaes foram planejadas e executadas com o intuito de liberar reas dominadas pelas gangues. A ocupao permanente do Forte Nacional e de outras bases de combate, em carter temporrio e em locais crticos, assegurou maior liberdade de circulao para a populao. A utilizao de patrulhas mveis e leves, motorizadas e a p, permitiu aumentar a visibilidade e fornecer uma maior sensao de segurana.

As dificuldades operacionais foram inmeras, a comear pela complexidade da misso, carncia de fraes de fuzileiros para atender a todas as demandas da MINUSTAH, a conhecida situao scio-econmica existente no Haiti e a ausncia de um servio de inteligncia eficaz, dentre outras. Porm, talvez os maiores obstculos e desgastes tenham ocorrido justamente em setores que deveriam dar suporte e apoio, ou mesmo somar esforos em aes conjuntas. Nesse sentido, podem-se citar o Governo Interino do Haiti (GIH), totalmente passivo e sem apoio popular, a Polcia Nacional do Haiti, despreparada e com distores morais graves, e alguns setores civis da prpria MINUSTAH, que relutavam em assumir os papis para os quais foram concebidos.

Objetivos atingidos pelo 3 Contingente Inicialmente, convm esclarecer que, a partir do 3o Contingente, a tropa brasileira foi reestruturada, sendo que desapareceu a Brigada como mais alto escalo presente. Ela foi substituda pelo Batalho, que assumiu suas funes no Haiti. O 3o Contingente do Batalho de Infantaria de Fora de Paz (Batalho Haiti) partiu para a rea de operaes com a difcil misso de substituir a Brigada Haiti durante o perodo eleitoral e num quadro de escalada de violncia em Porto Prncipe. O ambiente era incerto, as autoridades da MINUSTAH e das Naes Unidas, em Nova Iorque, tinham dvidas quanto s condies de segurana para a

88 realizao de eleies em 2005 e o Conselho de Segurana no estava seguro com respeito extenso do mandato.

O controle do bairro de Bel Air, base fsica de grupos armados ligados ao Partido Fanmi Lavalas, do ex-Presidente Aristide, alm de outras faces adversas, era considerado vital para o sucesso da misso da MINUSTAH, por representar a resistncia s foras legais (GIH e MINUSTAH), por seu vnculo com o governo anterior, por ser palco de um sem-nmero de aes criminosas e por sua proximidade dos centros poltico e econmico de Porto Prncipe.

FIGURA 12 - O 3 Contingente concluiu a pacificao de Bel Air, permitindo a retomada da normalidade no bairro, com o retorno do Poder Pblico, das ONGs e das agncias da ONU. Os grupos oponentes foram desarticulados, inicialmente, por meio de grandes operaes de cerco e vasculhamento, nas quais as foras adversas sofreram pesadas perdas e passaram a temer a tropa brasileira.

Os resultados obtidos na grande Operao Punho de Ao, em 06 de julho de 2005, em Cit Soleil, encabeada pelo Brasil, da qual resultou a morte do conhecido lder de gangue Dread Wilm, tambm influenciaram sobremaneira a mudana da situao em Bel Air.

89

O Batalho ocupou sete pontos fortes no corao de todas as reas de influncia dos diversos grupos armados. Em cerca de dois meses de intenso trabalho em Bel Air, atingiu-se um nvel de segurana que permitiu ao Batalho a mudana de postura estratgica e o incio da pacificao total do bairro.

FIGURA 13 - A continuidade da ocupao do Forte Nacional, no corao de Bel Air, significou um importante passo para a pacificao do bairro. O Batalho, ento, incentivou o contato das companhias com as lideranas civis em todos os nveis, rompendo as ltimas barreiras existentes entre a populao e a tropa. Reunies de comunidade passaram a ser normais, competies diversas, como futebol, basquetebol, corrida rstica, msica, pintura e outras atividades culturais e desportivas serviram para aproximar ainda mais a tropa do povo. Atividades de desarmamento, desmobilizao e reintegrao (DDR) passaram a ter lugar em Bel Air, com os primeiros resultados prticos obtidos no ms de novembro. A prefeitura passou a fazer sua parte em algumas atividades. Diversas

90 organizaes no governamentais (ONG) e agncias da ONU entraram no bairro, gerando empregos e melhoria na qualidade de vida da populao. Bel Air, que tinha direito a apenas trs projetos civis em julho de 2005, parados por falta de segurana, passou a contar com vinte e cinco, em novembro do mesmo ano, todos em pleno funcionamento, sem contar com o retorno, ainda tmido, do poder pblico.

Nesse momento, a populao, j confiando totalmente na tropa, e parcialmente na sua polcia, passou a colaborar ainda mais, informando detalhes sobre as foras adversas, multiplicando as operaes bem-sucedidas, agora realizadas praticamente sem que se disparassem as armas.

A pacificao do bairro de Bel Air, principal rea de responsabilidade do Batalho Haiti, foi possvel devido a um preparo adequado para combater foras adversas em ambiente urbano, inteligncia de combate baseada em fontes seguras, combinao de tropas a p com blindados e ao apoio da populao (Ten Cel Inf Andr Luis Novaes Miranda, Oficial de Operaes do 3 Contingente Out 05).

FIGURA 14 - Tropas a p vasculhavam o bairro para eliminar as ltimas resistncias e consolidar o apoio popular.

91

Objetivos atingidos pelo 4 Contingente

Durante a permanncia do 4 Contingente, os ex-militares sofreram um processo de enfraquecimento e desgaste de sua capacidade de presso sobre o governo haitiano, fato esse j iniciado, anteriormente, durante o perodo de permanncia do 3 Contingente. Durante o 1 semestre de 2006, a maioria dos exmilitares passou a receber cartas de compromisso de emprego, restando, ao final do processo, uma minoria inexpressiva para ser atendida. Apesar disso, o governo determinou a retirada de todos os ex-militares alojados na Escola de Magistratura (local onde haviam sido confinados, durante a vigncia do 2 Contingente) e a extino do apoio prestado a esses elementos. Os que insistiram em permanecer perderam todo o apoio logstico oferecido anteriormente, passando a sobreviver por seus prprios meios.

FIGURA 15 - Ex-militares foram obrigados a se retirar da Escola de Magistratura,

devido ao trmino do apoio governamental.

Existem fortes indcios de que parte dos ex-militares teria sido contratada por integrantes do Grupo dos 184 (empresrios que apoiaram o golpe contra Aristide),

92 passando a constituir uma milcia com misses de segurana privada. Parcelas desses elementos estariam agrupadas em reas do interior e localidades rurais, desempenhando, ainda, o papel de polcia, podendo ser utilizadas como grupos de presso.

No incio do perodo, havia dvidas quanto existncia de chimres (criminosos a servio do Partido Lavalas) e, neste caso, quanto interferncia exercida por estes sobre as gangues. No transcorrer dos trabalhos, foi possvel constatar que a grande maioria das lideranas chimres havia sido neutralizada, morta ou se transferido para outros setores do pas ou, at mesmo, para o exterior. Do mesmo modo, verificou-se que alguns remanescentes estariam ativos, tendo adaptado seus mtodos criminosos nova situao e forma de operar das foras da MINUSTAH. Esses elementos passaram a ocupar posies de lideranas em diversas gangues, comandando e gerenciando as aes criminosas dos bandidos.

A influncia desses grupos foi empregada, durante o transcorrer do perodo eleitoral, como forma de presso sobre as comunidades (seqestros e assassinatos seletivos), tanto sobre a populao pobre quanto sobre os membros das classes mdia e alta da capital. Essa presso foi exercida para que os eleitores elegessem Ren Prval, candidato do Partido Lespwa, ligado ao ex-Presidente Aristide.

Atualmente, parte dessas lideranas procura se redefinir como lderes polticos e comunitrios. Nesse sentido, foi aquinhoada com o gerenciamento de Programas de Impacto Rpido (Quick Impact Program,QIP), oferecidos por ONG, o que veio a fortalecer sua influncia sobre as comunidades carentes da capital haitiana.

Como forma de garantir o apoio internacional, essa parcela passou a divulgar seu interesse em integrar o programa de DDR, agindo, de forma unilateral, com entrevistas, declaraes pblicas e aes de recolhimento de armamento. Paralelamente, para manter seu poder de fogo, adquiriu novos lotes de armamento, em especial armas longas (fuzis GALIL, M-14, AR-15 e AK-47) e pistolas diversas,

93 alm de orientar o recolhimento dissimulado das armas antigas que se encontravam em uso pelos integrantes das gangues. Aps substituir o 3o Contingente, o Batalho passou a realizar operaes tipo polcia e de combate em toda a rea de responsabilidade, a fim de contribuir para que fossem alcanadas condies satisfatrias de normalidade institucional em Porto Prncipe, principalmente, no perodo de realizao das eleies.

Essas operaes se desenvolveram em quatro fases, conforme abaixo detalhado, e atenderam aos objetivos estabelecidos pela MINUSTAH, buscando manter o nvel de normalidade encontrado em BEL AIR e estabelecendo a segurana em Cit Militaire e em outras reas-problema.

1 Fase

Inicialmente, aps a assuno da rea de responsabilidade, foram desencadeadas operaes tipo polcia e de combate nas localidades de Cit Militaire, Pel e Cit Simon, a fim de minimizar e at mesmo neutralizar as freqentes aes hostis das foras adversas e consolidar a posse de pontos fortes, restringindo a liberdade de ao das foras adversas. Paralelamente, foram realizadas aes humanitrias, com o intuito de ampliar o apoio da populao.

Verificou-se que as foras adversas se aproveitavam do conhecimento do terreno, usando vielas e becos para realizar fogos sobre a tropa. Por ocasio das inmeras operaes de cerco e vasculhamento realizadas, foi-se, paulatinamente, conquistando a confiana da populao e diminuindo a liberdade de ao dos marginais, obtendo-se um significativo resultado. Tal estgio de tranqilidade ficou evidenciado pelo crescente retorno da populao s suas casas e pela intensa movimentao de comrcio nas ruas.

94 No tocante ao bairro de Bel Air, cabe destacar que, apesar da situao de normalidade reinante, foram realizadas operaes de cerco e vasculhamento para apreenso de drogas e armamentos, bem como para caracterizar maior presena junto populao.

2 Fase

Esta fase foi caracterizada por planejamentos, reconhecimentos e preparativos visando ao apoio ao processo eleitoral haitiano, em seu 1o turno (eleies presidenciais e legislativas). No Departamento de Oeste, que inclui a cidade de Porto Prncipe, coube ao Batalho brasileiro a responsabilidade pela segurana, entrega e recebimento de material eleitoral em 123 (cento e vinte e trs) centros de votao, tanto em reas urbanas como na rea rural.

Ainda que a situao estivesse sob controle, a tropa ressentiu-se de maior apoio logstico por parte da ONU para o cumprimento das misses atribudas no quadro do processo eleitoral. O Batalho foi ainda prejudicado pela desorganizao generalizada por parte dos coordenadores do pleito eleitoral.

Destaca-se que o perodo de 13 a 16 de fevereiro de 2006 foi caracterizado por inmeras manifestaes, algumas marcadas pela violncia, alm do bloqueio das principais vias pblicas de Porto Prncipe, situao esta que s terminou na madrugada do dia 17, quando foi declarado vencedor o candidato Ren Prval.

Destaca-se, ainda, que no perodo referenciado, foram desencadeados patrulhamentos para desbloqueio e limpeza dos eixos, com o importante apoio da Companhia de Engenharia brasileira.

95

3 Fase

Aps a eleio e a posse do Presidente Ren Prval, em 14 de maio de 2005, era possvel perceber uma forte expectativa na populao quanto s melhorias a serem implementadas pelo novo governo. As promessas de mudanas nas condies de vida dos haitianos e a possibilidade de retorno do ex-presidente Aristide eram motivo de comentrios freqentes, tanto da populao em geral quanto das lideranas polticas e Lavalas. Na opinio dessas lideranas Lavalas, o Presidente Prval estaria sendo considerado como traidor, pois no promoveu o retorno imediato e esperado do ex-Presidente Aristide.

Aps a declarao da vitria do candidato Ren Prval, seguiu-se uma fase de comemoraes por toda a cidade e, posteriormente, um perodo de aproximadamente dois meses de calmaria, onde nenhum disparo de arma foi observado. As aes das foras adversas reduziram-se em muito, ocorrendo raros atos hostis contra nossas tropas.

O Batalho aproveitou esse perodo para desencadear um estgio para treinamento de tiro de ao reflexa em rea urbana, com a participao de todos os militares da OM, incrementar os vos de reconhecimento na sua rea de responsabilidade e para tomar medidas administrativas e logsticas de melhoramento das diferentes bases.

4a Fase

Esta fase foi caracterizada pelos planejamentos e reconhecimentos para apoio ao 2 turno eleitoral (legislativo), apoio segurana dos eventos relativos posse presidencial e, tambm, pela adoo de medidas preparatrias para atender inteno do comando da MINUSTAH de substituio das tropas jordanianas em Cit Soleil por tropas brasileiras.

96 A idia dessa substituio, com a alterao da rea de responsabilidade do Batalho, motivou a realizao de inmeras reunies com os estados-maiores dos batalhes jordanianos para passagem e recebimento de responsabilidades. Destacase, ainda, a intensificao de movimentos mecanizados, no s para minimizar a possibilidade de atuao da fora adversa sobre a tropa brasileira, como tambm para cumprir a diretriz da MINUSTAH de no mudar a rotina dos militares jordanianos.

Em 17 Mai, s 06:00, as tropas do Batalho brasileiro assumiram os pontos de controle e ponto forte, em Cit Soleil, conforme previsto e sem reao da fora adversa. Todavia, durante a primeira noite (17 para 18 de maio), as posies brasileiras foram alvo de fogos intensos e ajustados, ocasio em que a tropa reagiu com sucesso aos ataques, causando baixas na fora adversa e consolidando, a partir da, as posies ocupadas no bairro.

Objetivos atingidos pelo 5 Contingente

O 5 contingente do Batalho brasileiro contou com cenrio caracterizado por um ambiente, relativamente, mais seguro, possibilitando que o mesmo recomeasse a pr em prtica projetos de impacto rpido ou Quick Impact Project (QIP). Como exemplo desses projetos, pode-se citar, em Cit Militaire, um que conta com a participao de cerca de sessenta haitianos, que foram contratados e trabalharam na limpeza, varredura e abertura de canais na rua Felix Douthier.

A coordenao do servio foi feita pela liderana comunitria local. A Companhia do Batalho Brasileiro, que atuava na rea, fez a segurana e intermediou as aes. Mquinas de terraplanagem e retro-escaveiras da Engenharia tambm auxiliaram na recuperao da via e na abertura dos canais.

Os QIP so projetos de curta durao com o objetivo de melhorar as condies de vida da populao e incrementar a visibilidade e a aceitao das foras

97 de paz da ONU nas comunidades. So projetos que no podem exceder o prazo de 90 dias para sua concluso e devem ficar restritos ao valor de at US$ 25.000,00.

Figura 16 - Militares da Companhia de Engenharia auxiliando na implementao de um QIP, em Cit Militaire.

Durante o perodo sob responsabilidade do 5 Contigente, foram realizadas tambm algumas operaes, visando reprimir supostas aes das foras adversas. Numa dessas operaes, foram presos dois dos principais lderes de gangues de Cit

Militaire.

Com base em dados de inteligncia do Batalho brasileiro, a 1 Companhia de Fuzileiros efetuou as prises em locais diferentes Blanchar foi detido na rua

Toussaint Simon, a principal do bairro; e o segundo, Wilgens, foi preso num chek point, tambm no bairro de Cit Militaire. Depois dessas duas prises, o referido
bairro no apresentou mais nenhum tipo de confronto relevante com as tropas da MINUSTAH, durante a gesto do 5 Contingente.

98

Figura 17 - Militar do 5 Contingente brasileiro conduz preso para ser entregue a Polcia Nacional do Haiti.

O 6 Contingente

O 6 contingente enviado pelo Exrcito Brasileiro para cumprir misso no Haiti, conta com 1.079 militares. A tropa integrada, em sua maioria, por militares do Centro-Oeste, com representaes dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois e Minas Gerais. Tambm integram este efetivo 225 militares da Marinha do Brasil, 31 militares do Exrcito Paraguaio e um do Exrcito Boliviano. O segmento feminino est representado por quatro oficiais, sendo duas mdicas e uma dentista do Exrcito Brasileiro e uma mdica da Marinha do Brasil.

De todos os contingentes brasileiros que pelo Haiti passaram, pode-se dizer que o 6 contingente opera num cenrio mais estvel em termos de segurana. Provavelmente, esta situao ocorra em decorrncia dos trabalhos desenvolvidos pelos contingentes anteriores. Em entrevista realizada em 24 de janeiro de 2007, ao perguntar ao Sr Alan Carmond, cidado haitiano de 36 anos de idade, como era o Haiti em 2004 e como o Haiti hoje (24 Jan 07), em termos de segurana pblica, o mesmo respondeu:

99
Em 2004 no se podia sair s ruas, pois havia violncia em todos os lugares. Grupos armados, aliados do partido poltico do ex-Presidente Aristide, no deixavam as lojas (comrcio) abrirem e as pessoas circularem nas ruas. Quando o 1 contingente chegou, houve vrios conflitos armados. Os militares no conheciam os lugares e no sabiam distinguir os bandidos dos cidados. A MINUSTAH resolveu contratar intrpretes e pessoas da comunidade para ajudar na identificao dos criminosos e a partir da, o contingente comeou a obter alguns resultados positivos. Hoje, a populao est na rua e o comrcio funciona livremente. O que falta oportunidade para o povo poder trabalhar.

Quando perguntado a que ele atribua essa falta de oportunidade, Alan respondeu:
falta de preparao adequada dos haitianos para assumir uma funo pblica. Infelizmente, o povo em grande parte analfabeto e os polticos podem facilmente enganar algum que no sabe escrever o seu prprio nome. Acredito que o pas pode melhorar, mas que hoje todos os projetos ficam no papel e o que existe so muitos problemas.

Com a coordenao da MINUSTAH e a execuo direta do Batalho brasileiro (BRABAT) foram realizados alguns importantes QIP's no final de 2006. Como j mencionado, os QIP's se destacam por serem projetos de baixo custo e de rpida execuo. Em reunio realizada na MINUSTAH, em 05 Jan 07, a situao dos projetos era a seguinte:

SUMMARY OF QIPS 2006

UNIT

DESCRIPTION
Street and channels cleaning in Cit Militaire Rebuilding sports center in Bel Air

PRESENT STATE
Completed Completed Completed Ongoing Ongoing Completed

BRABAT Repairing eletric system in Bel Air Rebuilding the square in Cit Militaire Building a fish market in Cit Soleil Artesian well construction in Bel Air

Fonte: MINUSTAH/U9, em 05 Jan 07.

100

As ruas de Bel Air, bairro histrico de Porto Prncipe, so um espao no qual a pobreza ganha plena visibilidade, mesclando-se to questionada marginalidade social. So tnues os limites que separam o crime com os termos ociosidade, vadiagem, delinqncia, prostituio e vcio.

Transposta a fase de imposio da paz e mantendo-se sob controle sua manuteno, o prximo passo seria fazer algo mais. Os programas a seguir citados tm por finalidade, numa 1 fase, promover a educao, a cultura, a formao profissionalizante e a incluso digital, contribuindo para o aumento da segurana e da cidadania.

Numa 2 fase, apoiado pelos rgos governamentais e/ou organizaes internacionais, implementar aes complementares que visam a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento social do bairro, servindo como modelo e vetor irradiador para outros bairros de baixa renda da capital do Haiti.

O projeto Rui Barbosa visa capacitar os jovens no idioma portugus, fortalecendo os vnculos de confiana e afetividade da populao com a tropa brasileira e permitindo que possam conseguir emprego junto a ONU como intrpretes.

Figura 18 - Projeto Rui Barbosa implementado pelo 6 Contingente

101

O Projeto Mo Amiga consiste em um trabalho que, atualmente, conta com 11 jovens de 10 a 16 anos, moradores da proximidade do Forte Nacional. Este projeto piloto proporciona atividades de cunho educacional, cultural, social e recreativo, procurando retir-los das influncias das ruas e proporcionar um futuro prspero, fortalecendo os vnculos de confiana e afetividade da populao com a tropa brasileira. O projeto dirigido pelo 3 Peloto de Fora de Paz, de Trs Lagoas-MS, e funciona de segunda a sbado, com diversas atividades como: aulas de portugus, matemtica, educao fsica, ordem unida, informtica, boas maneiras, higiene e primeiros socorros, dentre outras atividades.

Figura 19 - Projeto Mo Amiga jovens haitianos na Base do Forte Nacional

O Projeto Esporte pela Paz implementado no Complexo Desportivo da Praa da Paz, reformado pelas tropas brasileiras, onde funciona uma escolinha de

102 futebol com jovens da comunidade de Bel Air. Aps um processo de cadastramento de mais de 200 jovens, foram selecionados 30 garotos da faixa etria de 12 16 anos. Este projeto est sendo dirigido pelo 1 Peloto de Fora de Paz, de Cuiab-MT, e ser ampliado com aulas de atletismo e basquetebol. Tem como objetivo incentivar a prtica do esporte, mostrando o esporte no somente como lazer, mas tambm como meio de vida, contribuindo dessa forma para o afastamento dos jovens das influncias das ruas e fortalecendo a paz e os vnculos de confiana e afetividade que possuem as tropas brasileiras na rea de Bel Air.

FIGURA 20 Projeto Esporte pela Paz incentivo ao esporte

Alguns projetos so realizados na rea sob responsabilidade do contingente brasileiro por algumas agncias humanitrias. Tais projetos consistem em trabalhos de pavimentao de ruas, coleta de lixo, distribuio de alimentos, atendimento mdico, entre outros. O Batalho brasileiro auxilia nos trabalhos desenvolvidos pelas referidas agncias, proporcionando a segurana do pessoal, do material e da

103 populao envolvida nos projetos. Essas agncias humanitrias, de certa forma, suprem a ausncia do Estado haitiano em alguns setores de maior importncia para sociedade, embora ainda representem uma pequena parcela, em relao as reais necessidades daquele pas. O quadro a seguir, mostra as organizaes e o nmero de projetos que so implementados em Cit Soleil.

PROJETOS CONDUZIDOS POR AGNCIAS HUMANITRIAS EM CIT SOLEIL NR ORGANIZAO NR PROJETOS


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 IOM HANDS TOGETHER FOOD FOR THE POOR ICRC CIVIL AFFAIRS OEUVRES DES PETITS ENFANTS PARAOISSE IMMACULLE COMMISION INTER MINISTERILLE FADEH AVSI 40 01 01 01 01 02 01 01 02 01

Fonte: MINUSTAH/U9

O Canad, por intermdio de seu Representante do Ministrio de Relaes Exteriores, manifestou interesse em montar uma parceria com a ONG brasileira Viva Rio e com o Exrcito Brasileiro, propondo investir em projetos que a Fora Armada brasileira j vem implementando e em outros que se encontram a espera de fontes de financiamento.

104

Pode-se concluir, parcialmente, que os seis primeiros contingentes contriburam para o alcance de todos os objetivos propostos pela MINUSTAH. Contribuiu, sobremaneira, para que isso ocorresse a excelente preparao fsica, tcnica e psicolgica, bem como a capacidade de liderana e de relacionamento de nossos militares. Ainda que a situao evolusse de um contingente para outro, o soldado brasileiro sempre soube se adaptar, apresentando solues adequadas e inovadoras.

Ao perguntar ao Sr Wills Mathias Cherubin, cidado haitiano, 47 anos, intrprete da ONU junto ao Batalho brasileiro, qual a impresso que ele tinha do soldado brasileiro, o mesmo respondeu:

Quando comecei a trabalhar com os brasileiros, aprendi o que um exrcito. J tinha visto, em outros anos, muitos outros militares fazerem coisas ruins. Agora, posso dizer que o Exrcito Brasileiro uma escola que ensina como ajudar ao prximo. Percebi em cada militar brasileiro, um algo mais, uma vontade de fazer mais do que pode. A populao colabora com o contingente brasileiro porque sabe que so bem intencionados. O povo no espera que os militares resolvam os seus problemas, mas espera que os ajudem a viver com dignidade.

A participao de cada contingente e as experincias por eles acumuladas foram fundamentais para o xito dos contingentes seguintes. Pela peculiaridade de

imposio da paz, a participao militar na MINUSTAH torna-se uma referncia nas


participaes brasileiras em misses da ONU.

105

CONCLUSO

"O Haiti o pas mais pobre do hemisfrio ocidental. Pobreza, fome e morte andam de mos dadas com a existncia aqui. A vida, tal como ns a conhecemos, no existe nas vilas das montanhas haitianas. Sei que no podemos mudar a poltica, nem afetar a natureza turbulenta do governo desta nao caribenha. Mas, tocando uma vida, uma criana, talvez possamos passar uma mensagem de que as outras pessoas ainda se importam com eles, inspirando um pouco de esperana nos que sofrem em um mundo que, aos olhos deles, os esqueceu."8

O Haiti , de longe, o pas que percorreu a mais acidentada trajetria histrica que acabou por conden-lo posio de nica nao do Hemisfrio Ocidental a figurar no sofrido grupo dos pases mais pobres do mundo, ou seja, os considerados como de menor desenvolvimento relativo.

, tambm, aquele pas que maiores percalos encontrou na construo da democracia e dos direitos humanos, vitimado que foi por longos perodos ditatoriais. Ao mesmo tempo, a populao historicamente afetada por terrveis condies de fome, pobreza, enfermidade e analfabetismo. As intervenes estrangeiras do passado e condies internacionais desfavorveis compem esse deplorvel quadro, em que, de forma precria e vulnervel, o Haiti tem exercido sua soberania poltica.

Aps cerca de dez anos de envolvimento internacional no Haiti, os resultados obtidos revelaram-se terrivelmente insuficientes. No se criou na populao um sentimento de co-propriedade, como se costuma dizer na ONU, das iniciativas internacionais, que, muitas vezes, sequer refletiam prioridades haitianas.

Campbell apud Dantas.

106

Alm disso, no chegaram a ser alocados os recursos antes anunciados, faltou coordenao nas diversas atividades e projetos no terreno e deixaram de ser mecanismos fiveis de fiscalizao que assegurassem a eficincia do uso dos projetos em benefcio do Haiti.

Nada disso, porm, poderia desqualific-lo como membro necessrio de nossa regio, com a qual seu povo partilha direitos e aspiraes a uma vida segura e tranqila e voltada para a construo do bem-estar.

Acresce que, segundo variados e insuspeitos depoimentos, o povo haitiano nutre espontnea atitude favorvel ao Brasil e essa simpatia se traduz na esperana de que, fraternalmente, possamos apoiar a retomada de sua to difcil caminhada. O que se passa no Haiti e deve ser de profundo interesse para todos no Brasil e na Amrica Latina como um todo, no apenas por indeclinvel dever de solidariedade, mas pelo interesse comum em que prevalea em toda nossa regio um clima de paz, democracia e desenvolvimento, no qual cada uma de nossas naes possa realizar suas vocaes e os povos vivam com dignidade e esperana.

preciso reconhecer que, ao lado dos progressos que esto sendo alcanados, o panorama haitiano continua grave: anos de conflitos polticos levaram a economia, j muito pobre, total paralisia; aprofundou-se a crise poltica, com o descrdito dos seus atores; pioraram as j terrveis condies de pobreza; e expandiram-se a criminalidade e o trfico de drogas no pas.

A nova Misso coopera no restabelecimento de um ambiente favorvel ao desenvolvimento do processo poltico. Outra importante tarefa da MINUSTAH, na qual o Brasil est igualmente interessado a promoo da retomada da cooperao internacional para o desenvolvimento econmico e social do Haiti.

Especificamente, a participao do Brasil e de outros pases latinoamericanos indica que a MINUSTAH est sendo conduzida de forma isenta, em

107 consonncia com o direito internacional e os valores democrticos, e no respeito da soberania haitiana.

Abster-se de participar seria abdicar de uma responsabilidade grave, avaliao essa que parece ser partilhada pelos pases da regio que se agregaram ao esforo iniciado pelo Brasil. A alternativa MINUSTAH teria sido abandonar o Haiti prpria sorte, ou seja, a um ciclo de represso, insurreio e criminalidade, pontuado, provavelmente, por intervenes unilaterais que pouco responderiam aos interesses dos prprios haitianos. Esta uma oportunidade mpar para assistir o povo haitiano em seu objetivo de recuperar a paz e a democracia e integrar-se produtivamente em nossa regio.

A MINUSTAH reflete a ao integradora das Naes Unidas e excelente exemplo do estado da arte das operaes de paz da ONU, de seu mandato complexo e dos segmentos que as compem, para alm da fora militar e policial.

O Brasil, por meio de seu contingente militar no Haiti, tem cooperado com as autoridades daquele pas no restabelecimento de um ambiente seguro, em que o processo poltico possa se desenvolver com tranqilidade, viabilizando assim o restabelecimento pleno das instituies democrticas e a retomada do

desenvolvimento econmico e social.

Quanto ao restabelecimento das instituies democrticas, vale recordar que o Haiti pde realizar, com o apoio da comunidade internacional, em fevereiro e maro de 2006, um processo eleitoral sem precedentes em sua histria, do ponto de vista da transparncia e da participao popular. Segundo dados da MINUSTAH, cerca de quatro milhes de eleitores se inscreveram para comparecer s urnas e escolher o Presidente e o novo Congresso, cumprindo preceito bsico da democracia. Em muitos casos, o ttulo eleitoral fornecido com apoio da MINUSTAH constituiu-se na primeira prova formal de cidadania.

108

Nesse contexto, apesar das dificuldades estruturais do Haiti, o perodo desde o incio das atividades da MINUSTAH at julho de 2006 testemunhou progressos considerveis. O caos que se instalara no pas foi contido e as atividades violentas de grupos armados ilegais esto praticamente sob controle. De uma maneira geral, as aes de segurana promovidas pelo contingente brasileiro eram caracterizadas por uma grande operao na rea de conflito, buscando a desarticulao e priso das gangues; na instalao de um ponto forte, possibilitando a permanncia efetiva de uma tropa no local; na realizao de Projetos de Impacto Rpido (QIP) e de aes cvico-sociais (ACISOS), oferecendo populao assistncia mdico-odontolgica, realizando mutires com a participao da populao para limpeza das ruas, reformas de praas, dentre outras atividades que contribuam para aproximar a tropa dos haitianos, conquistando sua confiana e colaborao. Alm disso, a segurana local propiciava um ambiente adequado para que as Naes Unidas e as ONG`s pudessem trabalhar para o desenvolvimento daquele pas.

Portanto, as evidncias levam a crer que a participao do Exrcito Brasileiro na MINUSTAH vem contribuindo para obteno de condies de segurana satisfatrias para o restabelecimento da normalidade institucional do Haiti e est coerente com a prioridade que o Brasil, historicamente, atribui soluo multilateral de conflitos, bem como com o que prescreve a sua Constituio no tocante defesa dos direitos humanos, da paz e da cooperao entre os povos. Os objetivos de permitir a retomada do processo democrtico e de respeito ordem jurdica e soberania do Haiti esto sendo conquistados e aperfeioados a cada dia, com o apoio destacado do Batalho brasileiro. A realizao de eleies democrticas, em ambiente seguro, com grande participao popular foi uma conquista que ratifica a efetividade e a eficcia das aes promovidas pelo nosso contingente.

O Exrcito Brasileiro, por intermdio de seu contingente militar, est ciente da importncia da reconstruo do Haiti. Por isso, vem cumprindo sua misso, propiciando um ambiente seguro e estvel para que o Estado haitiano possa se organizar e viabilizar o exerccio da cidadania e da democracia. Concomitante a isso,

109 vem possibilitando tambm que organismos internacionais possam realizar seus trabalhos, alm de incentivar e colocar em prtica projetos e atividades que buscam a gerao de empregos e o desenvolvimento do Haiti.

110

BIBLIOGRAFIA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR6023: Informaes e documentao Referncias Elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 18. ed. So Paulo: Atlas, 2002.

________. Congresso. Cmara dos Deputados. Ata da Sesso Ordinria N.

086.2.52.0, com intervenes do Dep Fernando Gabeira (Sem Partido-RJ) e do Dep


Alberto Fraga (PTB-DF) e que aprovou o envio do 1 Contingente brasileiro para o Haiti. Braslia, DF, 12 de maio de 2004.

______. ______. MINUSTAH. Relatrio de Final de Misso: 1 Contingente, Haiti, novembro de 2004.

______. ______. ______. Relatrio de Final de Misso: 2 Contingente, Haiti, maio de 2005.

______. ______. ______. Relatrio de Final de Misso: 3 Contingente, Haiti, novembro de 2005.

______. ______. ______. Relatrio de Final de Misso: 4 Contingente, Haiti, maio de 2006.

______. ______. ______. Relatrio de Final de Misso: 5 Contingente, Haiti, novembro de 2006.

______. Presidncia da Repblica. Poltica de defesa nacional. Braslia, DF, 1999.

______. Ministrio da Defesa. Poltica militar de defesa. Braslia, DF, 1999.

111

______. ______. Estratgia Militar de Defesa. Braslia, DF, 1999.

______. Ministrio das Relaes Exteriores. Diviso das Naes Unidas (DNU).

Informao sobre o Haiti.. Braslia, DF, 09 de maro de 2004.

______. ______. ______. Informao sobre o Haiti. Braslia, DF, 26 de maro de 2004.

______. ______. ______. Exposio de Motivos ao Exmo Sr Presidente da

Repblica. Braslia, DF, 28 de abril de 2004.

______. ______. ______. Minuta do Relatrio da Misso do Grupo Consultivo

Ad Hoc do ECOSOC para o Haiti (GAH Haiti). Braslia, DF, abril de 2005.

CAMPOS, Antnio Rafael Siqueira. MD, Palestra na ECEME. In: Ciclo de Estudos Estratgicos, 6, Rio de Janeiro, 06 de junho de 2006.

CARNOY, Martin. Estado e teoria poltica. 4 ed. Campinas: Papirus, 1994.

DANTAS, George Felipe de Lima. ONU, Hispaniola e Haiti: consideraes

brasileiras sobre a participao brasileira na MINUSTAH. Disponvel no site:


http://www.upis.br/nusp/downloads/nusp16.pdf. Acesso em 21 Jan 07.

DIAS, Marco Edson Gonalves. O novo enfoque das operaes de manuteno da

paz: reflexes. 2001. 44 f. . Trabalho de Concluso de Curso Escola de Comando e


Estado-Maior do Exrcito, Rio de Janeiro, 2001.

ESTADO-MAIOR DO EXRCITO. C 95-1. Operaes de Manuteno da Paz. 2. ed. Braslia, 1998.

112 _____________. IP 100-30. Operaes de Manuteno da Paz. 1. ed. Braslia, 1995.

EXRCITO

BRASILEIRO.

Misses

de

paz.

Disponvel

no

site:

http://www.exercito.gov.br/03ativid/missaopaz/indice.htm. Acesso em 15 Jan 07.

FENDT, Roberto. Sobre os fracassos do Estado in: O dever do Estado. Porto Alegre: IEE, 2006.

FERREIRA, Oliveiros S.. Uma viso curiosa sobre o Haiti, escrito em 15 de janeiro de 2006 e disponvel no site: http://www.oliveiros.com.br/CGI-

bin/imprimir.CGI?ID_artigo=97. Acesso em 09 Abr 07.

FONTOURA, Paulo Roberto Campos Tarrisse da. O Brasil e as operaes de

manuteno da paz das naes unidas. Braslia: FUNAG, 1999.

GOUVEIA, Joilson Fernandez de. Estado desorganizado versus ordem e segurana pblica. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 48, dez. 2000. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1578. Acesso em: 14 maio 2007.

HAYES, Margaret Daly e WHEATLEY, Gary F. Interagency and political

military dimensions of Peace Operations: Haiti a case study. 1 ed. Washington:


National Defense University, Fev 1996.

KINGDON, Jonh W., Agenda, alternatives and public polices. 2 ed. EUA. Prentice Hall, 2003.

KAWAGUTI, Luiz. A repblica negra: histrias de um reprter sobre as tropas

brasileiras no Haiti. So Paulo: Globo, 2006.

113 LEITE, Gisele. Teoria das Elites ou Elitismo. Jus Vigilantibus, Vitria, 8 mai 2006. Disponvel em: http://jusvi.com/doutrinas_e_pecas/ver/21108.Acesso em: 8 abr 2007.

LEMONE, Olivier. Opration Democracia 101. Un example de pacification em

Irak. Raid, Paris. Nr 242, 20-47, julho de 2006.

MACHADO, Adhemar da Costa. As operaes de manuteno da paz como fator

de projeo do Brasil no cenrio internacional. 1999. 28 f. Trabalho de Concluso


de Curso Escola de Comando e Estado-Maior do Exrcito, Rio de Janeiro, 1999.

MAGNOLI, Demtrio. Questes internacionais contemporneas. 2. ed. Braslia. FUNAG, 2000.

MARCOS, Renato. Exrcito Brasileiro. COTER. Diviso de Misses de Paz.

Palestra na ECEME. In: Ciclo de Estudos Estratgicos, 6., Rio de Janeiro, 06 de


junho de 2006.

MIRANDA, Andr Luis Novaes. Comandante do CIOPaz, RJ. O Batalho Haiti -

3 Contingente na Imposio da Paz , Rio de Janeiro, 2006.

________________. Comandante do CIOPaz, RJ, Palestra na ECEME. In: Ciclo de Estudos Estratgicos, 6., Rio de Janeiro, 06 de junho de 2006.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de direito administrativo. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

114 PONTES, Ipojuca. Artigo Diplomacia Suicida, escrito em 30 de janeiro de 2006 e disponvel no site http://midiasemmascara.com.br/artigo. Acesso em 08 de outubro de 2006.

REVISTA BRIGADA HAITI, Braslia: Estado-Maior de Defesa, 2004.

REVISTA PADECEME, Rio de Janeiro: Escola de Comando e Estado-Maior de Exrcito, 2005.

REVISTA VERDE-OLIVA, Braslia: Centro de Comunicao Social do Exrcito, N 152, 1996.

RUPPENTHAL, Tailon. Um soldado brasileiro no Haiti. So Paulo: Globo, 2007.

SILVA, Olindo Barcellos da. Os interesses difusos no direito do trabalho

brasileiro. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2005 (p. 37-38).

SILVA, L.I.L. da. Luiz Incio Lula da Silva. Discurso proferido por ocasio do embarque do 1 Contingente brasileiro para o Haiti, na Base Area de Braslia, 31 de maio de 2004.

THEODOLOU, Stella Z. Public policy the essential readings. 2. ed. New Jersey: Prentice Hall, 1995.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 5. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

__________________. Mtodos de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 2005.

ZUCCARO, Paulo Martino. A participao das Foras Armadas brasileiras em operaes de manuteno da paz como instrumento da poltica externa brasileira e

115 seus reflexos para o poder naval. 51f. Trabalho de Concluso de Curso (Curso de Poltica e Estratgia Martimas), Escola de Guerra Naval (EGN),Rio de Janeiro, 2005.

You might also like