You are on page 1of 13

Esta unidade tem por objectivo ajud-lo a compreender o conceito de textualidade, isto , as caractersticas que conferem a determinadas manifestaes

lingusticas humanas a designao de texto. Os mecanismos que asseguram a unidade/ estruturao de um texto (tecido) so a coeso e a coerncia

Conceitos e Aplicaes
1. COESO 1.1. Mecanismos de coeso gramatical 1.1.1. Coeso frsica 1.1.2. Coeso interfrsica 1.1.3. Coeso temporal 1.1.4. coeso referencial 1.2. Mecanismos de coeso lexical 1.2.1. Repetio 1.2.2. Substituio a) sinonmia b) antonmia c) hiperonmia/ hiponmia d) holonmia/ meronmia

Utilidade
Quando usam a lngua, os falantes no produzem palavras ou frases isoladas, desligadas umas das outras e do contexto situacional e discursivo. Pelo contrrio, tanto os produtos resultantes do uso primrio da lngua na situao bsica da conversa como os que resultam da lngua escrita em situaes no pessoais, tanto os produtos de um s locutor como os que resultam de uma actividade colaborativa de vrios falantes so objectos dotados de sentido e de unidade ou seja, so produtos coesos internamente e coerentes com o mundo, relativamente ao qual devem ser interpretados. A tais produtos chama-se textos.
M Helena Mira Mateus et alii, Gramtica da Lngua

2. COERNCIA
Portuguesa 2.1. Coerncia lgico-conceptual a)Princpios lgico-conceptuais * ordenao lgica das situaes apresentadas * relaes lgicas entre as situaes * propriedades e caractersticas dos objectos de um mundo normal

2.1. Coerncia textual a)Regras de coerncia textual * repetio * progresso * no contradio * relao

A coeso designa o conjunto de processos lingusticos que asseguram as ligaes na frase e entre frases. A coeso, enquanto aspecto de gramaticalidade, est ligada competncia lingustica dos falantes.

Conhecer os conceitos

Os processos

Coeso frsica: processo que assegura a unidade entre os diferentes elementos lingusticos de uma frase simples ou de uma orao

Ordenao das palavras na frase; concordncia das palavras em gnero e/ou nmero; regncia de preposies.

Para que uma frase seja gramaticalmente correcta (coesa), os elementos lingusticos que a compem devem obedecer quer a uma organizao interna, quer a fenmenos de concordncia. Vejam-se os exemplos:

a) Os pais discutiram o assunto

Lendo a frase, no restam dvidas de que esta um exemplo de frase coesa e isto porque: * os seus constituintes se organizam segundo a ordem sintctica normal da lngua portuguesa sujeito/verbo/objecto *nela esto respeitados todos os princpios de concordncia: determinante e nome, masculinos e plural, que constituem o sujeito da frase, concordam com o verbo, tambm ele plural

b) O aluno mais velhos da escola tiveram o privilgio de encabear a lista da associao de estudantes

Esta frase um exemplo de frase no coesa, dado que, no grupo nominal, no h concordncia entre o nome e o adjectivo que o caracteriza. Tambm o verbo no concorda em nmero com o sujeito.

Conhecer os conceitos

Os processos

Coeso interfrsica: processo que assegura a articulao de oraes, frases e pargrafos entre si.

Coordenao; subordinao; articulao por outros conectores/organizadores

Existem dois processos que asseguram a unidade das frases constitudas por mais do que uma orao (frases compostas ou complexas): a coordenao (sindtica e assindtica) e a subordinao.
O Joo leu um romance, a Maria leu uma revista. A frase coesa pela simples justaposio das oraes
Coordenao assindtica

Fui a Paris, mas no visitei a Torre Eiffel. A conjuno mas, apesar de prescindvel, une as duas oraes e torna a frase coesa

Coordenao sindtica

O Joo pensa que vencer mais um obstculo. A segunda orao, introduzida pela conjuno completiva integrante que, completa o sentido da primeira orao e imprescindvel para a coeso da frase.

Subordinao

A conexo entre vrias frases, com vista formao de unidades mais amplas, o pargrafo, assegurada por conectores/ organizadores discursivos ou sinais de pontuao (que marcam a pausa e a melodia).

EXEMPLOS DE COESO NO INTERIOR DO PARGRAFO

"A casa era grande, branca e antiga. Em sua frente havia um ptio quadrado. direita um laranjal onde noite e dia corria uma fonte. esquerda era o jardim de buxo, hmido e sombrio, com suas camlias e seus bancos de azulejo."
Sophia de Mello Breyner Andresen,"O Jantar do Bispo? Contos Exemplares

Nesta descrio, os elementos esto organizados atravs de expresses: Em sua frente, direita, esquerda (organizadores discursivos).

"Desde sempre a poesia foi, de entre todas as actividades do esprito, aquela em que os portugueses mais se distinguiram. Com efeito, num momento em que particularmente importa avaliar o que, ao longo dos tempos, foi o nosso contributo para a formao de uma cultura europeia, h que reconhecer que muito poucas pessoas sero as figuras capazes de ombrear noutros domnios com as suas congneres de outras naes."
Lus Miguel Nava,"Introduo"Antologia de Poesia Portuguesa

A conexo entre as duas frases fazse por meio de com efeito, conector que exprime a confirmao do que foi anteriormente dito.

"Pequenos ou mesmo minsculos em tamanho, gigantes em nmero e em idade, campees do disfarce e do ardil, mestres na arte da sobrevivncia, os insectos so os verdadeiros senhores do planeta. Joaninhas, grilos, pirilampos, insectos-pau, eles sim - muito mais provavelmente do que ns - sero naturais protagonistas no distante amanh que cantam."
Notcias Magazine, 11 de Agosto de 2002

Neste pargrafo, que integra duas frases, a pausa, representada graficamente pelo ponto final, determinante para a organizao e encadeamento das ideias.

EXEMPLOS DE COESO NO INTERIOR DO PARGRAFO

"Se, nos dias de hoje, os mais pequenos gestos da nossa vida so enquadrados pela presena de entidades derivadas da cincia, como que isto pode ter acontecido? Se chegmos ao ponto de funcionar por obra e graa de microchips, alimentos enriquecidos com vitaminas, ou antibiticos ou vacinas, porque que sabemos to pouco sobre logaritmos, enzimas de restrio, ou a organizao de colnias bacterianas? O que falhou? O que falhou, fundamentalmente, foi que a explicao da cincia ao pblico no foi cuidadosamente programada desde o incio."
Clara Pinto Correia, Clones Humanos Sobre o Texto

A conexo entre os dois pargrafos feita pelo jogo pergunta/resposta, assinalado graficamente pelo ponto de interrogao, ao qual corresponde a entoao.

"(...) o Body Jam garante uma significativa melhoria cardiovascular, ajuda a perder peso e favorece uma maior conscincia corporal, pela coordenao motora que estimulada durante as aulas. Tudo isto, claro, aliado ao prazer do ritmo e descontraco proporcionada por uma hora de dana... Em suma, uma modalidade que assegura excelentes resultados para o corpo e mente."
In Sade e Bem-Estar, Outubro de 2003

A ligao entre os pargrafos fazse atravs do organizador em suma, que introduz a concluso do exposto anteriormente.

"At h bem pouco tempo, pensou-se que os recursos da Terra eram inesgotveis e que a interveno do Homem no teria grande influncia no desenvolvimento normal dos ciclos da Natureza. No entanto, actualmente sabemos que o mundo civilizado lana grande quantidade de gases para a atmosfera e que esses gases que deveriam ser absorvidos pelas plantas no o so em quantidade suficiente."
In Notcias Magazine, Setembro de 2003

A ligao entre os pargrafos fazse atravs do conector no entanto, que estabelece uma oposio entre o que vai ser dito e o anteriormente referido.

COESO TEMPORAL

Conhecer os conceitos

Os processos

Coeso temporal: processo que consiste na sequencializao dos enunciados, segundo uma lgica temporal.

Expresses adverbiais ou preposicionais com valor temporal; datas; expresses que assinalam ordem; utilizao correlativa de tempos verbais.

H vrios processos que estabelecem nexos temporais entre aces. As frases que se seguem exemplificam esses mecanismos.
A ordenao dos acontecimentos feita segundo a ordem cronolgica

A patroa discutiu com todos os empregados e saiu zangada.

Primeiro dirigiu-se ao indivduo, depois pediu-lhe contas pelo sucedido.

Utilizao de expresses que assinalam a ordem dos acontecimentos

Quando a polcia chegou, o ladro j tinha fugido.

Emprego correlativo de tempos verbais

Ela uma pessoa inconstante: ontem tinha uma ideia, hoje tem outra.

Uso de expresses de tempo em consonncia com os tempos verbais

Indicao de uma data

O dia 25 de Abril de 1974 foi decisivo para o pas.

COESO REFERENCIAL

Conhecer os conceitos

Os processos

Coeso Referencial propriedade dos temporal: textos (orais e escritos) em que determinadas expresses lingusticas estabelecem relaes de dependncia com o discurso anterior, o discurso subsequente ou a situao de comunicao.

Anforas lexicais, anforas pronominais, elipses, catforas lexicais, pronominais, decticos.

Para que um texto progrida, mas mantenha sempre activados certos referentes, necessria a retoma desses mesmos referentes, o que assegura a coeso textual. Designamos por referente a entidade do mundo real ou fictcio para a qual remete uma expresso lingustica.

Cadeia referencial: "Havia um rei que tinha uma filha. Era ele no s muito impertinente, mas desconfiado. Logo que a criana nasceu, meteu-a numa torre com uma ama por companheira e mestra. Permitia-lhe sair ao jardim, passear pelo terrao, mas no consentia que [-] frequentasse reunies ou [-] fizesse visitas." uma filha > a criana > a > lhe > [-]> [-] referente antecedente: uma filha anfora nominal: a criana anforas pronominais: o/ lhe anforas atravs da elipse: [-]

No excerto transcrito, as expresses sublinhadas no tm referncia autnoma, s podem ser interpretadas enquanto dependentes da expresso inicial (referente antecedente) - uma filha. Assim, designamos as expresses sublinhadas por anforas, na medida em que remetem para algo que foi dito anteriormente. Integrados nesta cadeia referencial surgem dois lugares vazios na posio de sujeito, assinalados por [-]. Esses espaos seriam preenchidos pelo referente a filha. Aos elementos da cadeia referencial, porque tm o mesmo referente, chamam-se co-referentes.

COESO REFERENCIAL

"Sonhava ser jogadora de futebol para tentar seguir os passos de Eusbio.(...) O desejo da jovem musculada foi transformado pelo escritor Craveirinha, que a viu correr e jogar e acreditou imediatamente que tinha encontrado uma verdadeira campe das pistas. (...) Trs anos depois - e aps a presena [-] nas Olimpadas de Seul - Maria de Lurdes Mutola j estava nos Estados Unidos (...)."
"nica" Expresso, 6 de Setembro de 2003

Cadeia referencial: jogadora de futebol > jovem musculada > a > uma verdadeira campe das pistas > [-] >Maria de Lurdes Mutola catforas nominais: jogadora de futebol/ jovem musculada/ a/ uma verdadeira campe das pistas catforas pronominais: a catforas atravs da elipse: [-] referente subsequente: Maria de Lurdes Mutola

Lido o texto, apercebemo-nos de que as expresses sublinhadas tm de ser interpretadas como dependentes de uma outra que s ocorre no final do excerto. Assim, e dado que a cadeia referencial no corresponde ordem linear, as expresses sublinhadas so catforas relativamente expresso nominal final (Maria de Lurdes Mutola).

-O teu maior! Troca pelo meu! (Pedido do locutor - uma criana, depois de verificar que o seu gelado mais pequeno que o do alocutrio.)

Referentes - no explicitados no enunciado, mas reconhecveis no contexto situacional. Decticos - o teu; o meu

Neste exemplo de situao de comunicao oral, o referente no est nomeado no enunciado, surge apenas pronominalizado. Isto possvel pelo facto de locutor e alocutrio estarem presentes no mesmo contexto situacional, identificando, assim, facilmente o referente. Estas expresses que remetem para o contexto situacional (locutor, alocutrio, momento e lugar de enunciao) so os decticos.

Mecanismos de coeso lexical

Conhecer os conceitos

Os processos

Coeso lexical: processo que assegura a relao co-referencial entre expresses lingusticas presentes nos enunciados.

Repetio Substituio (sinonmia, antonmia, hiperonmia/hiponmia, holonmia/ meronmia

Vrios so os processos que, ao nvel do lxico, asseguram a coeso textual: Repetio


"Elas so quatro milhes, o dia nasce, elas acendem o lume. Elas cortam o po e aquecem o caf. Elas picam cebolas e descascam batatas."
Repetio

Substituio
O rapaz sempre que se dirigia ao prior corava. O padre questionava-o at ao pormenor.
Sinonmia

O Joo jurava namorada que dizia a verdade, mas ela sabia que ele mentia.

Antonmia

Os meios de transporte martimos so mais poluentes do que os areos. Veja-se o exemplo do petroleiro "Prestige" que ao partir-se em dois largou enormssimas manchas de crude, poluindo assim toda a costa da Galiza.

Hiperonmia/ hiponmia

Os universitrios reuniram-se uma vez mais para protestar contra o aumento das propinas. Recordese que as aces dos estudantes so cada vez mais frequentes no nosso pas.

Hiponmia/ hiperonmia

O Joo tem um carro espectacular! Caixa automtica, estofos em pele, tecto de abrir, jantes de liga leve, ar condicionado automtico, caixa de CD!

Holonmia/ meronmia

A coeso designa a aceitabilidade de um enunciado oral ou escrito. Resulta da interaco entre o contedo informacional dos enunciados e o conhecimento do mundo de cada falante. A coerncia est, pois, ligada competncia enciclopdica e ao conhecimento da situao comunicativa. um factor determinante para a textualidade

Conhecer os conceitos

Os processos

Coerncia lgico-conceptual: uma frase ou um texto coerente se as situaes nele/a recriadas estiverem conforme quilo que sabemos do mundo e se forem respeitados os princpios de natureza lgica

1. ordenao lgica das situaes apresentadas; 2. estabelecimento de relaes lgicas entre as situaes; 3. atribuio de propriedades e caractersticas dos objectos conformes ao mundo normal

Um texto para ser coerente tem de respeitar os princpios lgico-conceptuais

1. Ordenao lgica das situaes apresentadas

A) Entrei no consultrio. Havia revistas de capas coloridas. Uma pequena mesa estava debaixo delas. B) Entrei no consultrio. Havia revistas de capas coloridas em cima de uma pequena mesa. C) Entrei no consultrio. Primeiro vi vi revistas de capas coloridas. S depois reparei na pequena mesa que estava debaixo delas.

A frase a) uma frase incoerente, pois a ordenao dos elementos descritos no corresponde ao modo como, geralmente, os percepcionamos na realidade. A frase b) uma frase coerente, pois a ordem dos elementos descritos corresponde ao modo como, geralmente, os percepcionamos na realidade. A frase c) uma frase coerente, pois as formas lingusticas primeiro, s depois determinam a ordem pela qual a realidade foi percepcionada.

2. Relaes lgicas entre as situaes

A) As ruas esto molhadas porque no choveu. B) O piso est escorregadio porque choveu.

A frase a) uma frase incoerente, visto que o nexo de causalidade nela estabelecido entra em ruptura com o nosso conhecimento do mundo. A frase b) uma frase coerente, visto que nela se estabelece um nexo de causalidade conforme a nossa viso do mundo.

3. Propriedades e caractersticas dos objectos conformes ao mundo normal

A) A mesa danou toda a noite. B) A rapariga danou toda a noite no palco iluminado.

A frase a) uma frase incoerente, visto que as propriedades atribudas ao objecto mesa no so conformes nossa viso do mundo. A frase b) uma frase coerente, pois as propriedades/ caractersticas atribudas aos indivduos e ao objecto palco esto de acordo com o nosso conhecimento do mundo.

PARNTESES PARA A FICO

COERNCIA TEXTUAL

Conhecer os conceitos
Coerncia textual: para que um texto seja coerente, isto , possua uma unidade de sentido, as relaes de ordem e de lineariedade das ocorrncias textuais no podem ser arbitrrias. A unidade semntica global obedece, pois, a um conjunto de regras.

Os processos

1. Repetio 2. Progresso 3. No contradio 4. Relao

1.) A regra da repetio assegura o desenvolvimento temtico do texto, sem rupturas nem ambiguidades. So vrios os recursos lingusticos que garantem a repetio (ou retoma): as anforas, as catforas e os decticos .

"Um homem de grandes artes tinha na sua companhia um sobrinho que lhe guardava a casa enquanto ele dormia. De uma vez, [-] deu-lhe duas chaves e [-] recomendou: - Estas chaves so daquelas duas portas. No as abras por nada deste mundo, seno morres. O rapaz, assim que [-] se viu sozinho [-] no se lembrou mais da ameaa e [-] abriu uma das portas."
"O Aprendiz de Feiticeiro" Contos Populares Portugueses

Repare-se como neste pargrafo a repetio assegura no s a coeso como tambm a progresso temtica. O texto vai progredindo pela retoma pronominal e lexical sucessiva dos referentes "Um homem" (sua, lhe, ele, [-]) e "um sobrinho" (que, lhe, o rapaz, [-], se, [-], se, [-]).

2.) A regra da progresso assegura que, num texto, a informao conhecida e partilhada pelos intervenientes no processo comunicativo (tema) seja constantemente acompanhada de informao nova e relevante (rema).
"Oceanos Os oceanos e os mares abertos cobrem um pouco menos de 71% da superfcie terrestre (361 milhes de km2) e encerram 1322 milhes de km2 de gua. Desempenham no equilbrio natural da Terra um papel proporcional sua extenso e ao seu volume considerveis."
Enciclopdia Larousse, Crculo de Leitores

Progresso por tema constante (tema/tema)


Um mesmo tema retomado em frases sucessivas associado a diferentes remas. 1 a frase: Tema - os oceanos e os mares Rema- cobrem... superfcie terrestre 2a frase: Tema - [-] (os oceanos e os mares) Rema: desempenham na Terra um papel...

"- Olha o macaco do rabo mariola que do rabo fez navalha da navalha fez sardinha da sardinha fez farinha da farinha fez menina da menina fez camisa da camisa fez viola e agora deu sola e agora deu sola."
Antnio Torrado, O macaco do rabo cortado

Progresso linear (tema/rema) O rema da primeira frase torna-se o tema da seguinte:

Baleias As baleias contam-se entre os maiores mamferos do mundo animal. Certas espcies so sociais enquanto outras so mais solitrias. As baleias mais sociais so as baleiascinzentas.
Enciclopdia Larousse, Crculo de Leitores (adaptado)

Progresso por temas derivados (hipertema/ subtemas) Um tema d origem ao desenvolvimento de outros subtemas.

3.) A regra da no contradio assegura que nenhuma ocorrncia textual entre em contradio com algo j referido, explcita ou implicitamente, no mesmo enunciado.

Foi com Gil Vicente que nasceu o teatro em Portugal. As manifestaes teatrais anteriores a este autor, de carcter religioso e profano, dirigidas ao povo ou corte, eram rudimentares

Este texto contraditrio, porque se afirma que Gil Vicente o pai do teatro em Portugal e, de seguida, referida uma caracterstica das manifestaes teatrais anteriores ao autor.

4.) A regra da relao assegura que num texto se estabelea uma relao directa entre os factos enunciados.
Foi com Gil Vicente que nasceu o teatro portugus enquanto categoria literria. Em Portugal, as manifestaes teatrais anteriores a Gil Vicente, que existiam desde a fundao da nacionalidade, eram de carcter religioso e profano. Neste texto, no se estabelece uma clara relao entre as ideias das duas frases. De facto, ideia de teatro enquanto categoria literria deveria contrapor-se uma outra: a de que as manifestaes teatrais anteriores a Gil Vicente eram rudimentares, embrionrias e no tinham suporte escrito, sendo contudo fulcrais para a obra vicentina. Ora, o facto de estas ltimas serem religiosas ou profanas em nada as distingue das peas vicentinas. Para assegurar a relao entre as ideias, teria de referir-se que:

Em Portugal, as manifestaes teatrais anteriores a Gil Vicente, que existiam desde a fundao da nacionalidade, eram muito rudimentares e existiam sem um suporte escrito. Estas manifestaes, de carcter religioso e profano, foram, contudo, determinantes para a obra vicentina.

You might also like