You are on page 1of 2

1

LITERATURA
CIDO MANDLICO

Nmero de CAS: 90-64-2. DCB: 00282. INCI name: Mandelic Acid.

DESCRIO
A molcula do cido Mandlico maior que a molcula do cido gliclico e por esta razo, penetra lentamente. O cido Mandlico um dos AHAS de maior peso molecular, favorecendo um efeito uniforme, o que tambm minimiza os transtornos comuns da aplicao de AHA`S sobre a pele. Apresenta semelhana qumica com o cido saliclico com sua ao anti-sptica somada s atividades dos Alfa-Hidroxicidos. Sua formulao em gel fludo, promove um peeling que atua de maneira homognea e superficial. usado em conjuno com Peeling Abrasivo, de ao qumica e mecnica que possui base cremosa abrasiva que ao ser massageada produz um polimento, removendo parte do extrato crneo. A esfoliao qumica se obtm pela mistura em propores iguais de cido Saliclico e Resorcina a 5%. Pode utilizado com segurana em peles Fitzpatrick de I VI, sendo feito em intervalos de 15-20 dias, conforme tolerncia do paciente, num mnimo quatro aplicaes. Na acne, o cido Mandlico age durante o processo infeccioso, combatendo as bactrias e prevenindo a formao de novas, alm de trabalhar na cicatrizao, colaborando com o tratamento de eventuais seqelas. No caso da hiperpigmentao, o produto atua na inibio da sntese da melanina e na melanina j depositada na superfcie da epiderme, ajudando a promover uma eficaz remoo dos pigmentos hipercrmicos. Usado para estimular o turn over celular e na remoo da capa crnea fotoenvelhecida.

DEP. TCNICO Telefax: (11) 2067-5724 E-mail: tecnico@viafarmanet.com.br dep_tecnico@viafarmanet.com.br

INDICAO
O cido Mandlico um derivado da hidrlise de um extrato de amndoas amargas e que tem sido estudado amplamente por seus possveis usos no tratamento de problemas comuns de pele, tais como, fotoenvelhecimento, pigmentao irregular e acne. Experimentos demonstram que o cido Mandlico til para conter pigmentao, tratar acne inflamatria no-cstica e rejuvenescer a pele fotoenvelhecida. Alm disso, foi comprovada sua utilidade na preparao da pele para peeling a laser (Resurfacing) e na ajuda da cicatrizao e preveno de infeces bactrias gram-negativas aps este procedimento.

CONCENTRAO RECOMENDADA
De 2 a 10%. Usar 20% de cido Mandlico em pH 2 - 3, permite um peeling de ao de superficial a mediana sobre a pele, podendo ser aplicado nas peles fitzpatrick de I a IV, com intervalos de 10 a 20 dias, com no mnimo quatro aplicaes. Proporo de solubilidade em gua: 1:10. Preparao para peeling a laser e na ajuda da cicatrizao e preveno de infeces gram-negativas aps esse procedimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Informaes do fornecedor.

DEP. TCNICO Telefax: (11) 2067-5724 E-mail: tecnico@viafarmanet.com.br dep_tecnico@viafarmanet.com.br

You might also like