You are on page 1of 3

Harmnicas As harmnicas ou gaitas so instrumentos de sopro com palhetas livres.

Juntas compem uma volumosa famlia que variam em timbre, tessitura, disposio de notas e construo. Os tipos cromtica e diatnica de 10 orifcios cultivam escola em grande desenvolvimento, atualmente so os mais executados profissionalmente e conseqentemente so as gaitas mais presentes em discografias. Entre estes dois instrumentos, alm das diferenas de timbre (caractersticas do som) e algumas vezes, de tessitura (extenso, desde a primeira at a ltima nota), a diferena mais marcante a forma como se extraem as notas de cada uma das gaitas. O termo cromtico remete a escala cromtica, a escala com todas as 12 notas musicais. Na gaita cromtica, atravs de um mecanismo chamado variador, chave ou slide, possvel reunir vrias oitavas cromticas em um instrumento ainda assim compacto. A escala cromtica est pronta no instrumento, h uma palheta para cada nota. As mais usadas so os modelos com 3 oitavas (cromtica 48 vozes) e 4 oitavas (cromtica 64 vozes), tambm bastante popular o modelo com 56 vozes. Com a chave solta obtm-se as notas da escala diatnica (no caso de uma cromtica em C: do, r, mi, f, sol, l, si); a chave acionada fecha metade do orifcio e abre a metade que permanecia fechada, revelando assim uma nota semitom acima da nota de igual fluxo de ar. Ex.: o orifcio 1 soprado da cromtica C com chave solta produz do, ainda soprando com chave acionada do#/rb. Com a chave solta aspirada no orifcio 1 o r, ainda aspirando com chave apertada r#/mib. Abaixo, apresentamos a gaita cromtica de 48 vozes que tem a mesma tessitura da diatnica, ambas comeam no d central do piano e se estendem por trs oitavas cromticas: Cromtica 48 vozes:

Diatnica: Na gaita diatnica de 10 orifcios, a escala cromtica tambm possvel, entretanto, nesta gaita algumas notas da escala diatnica e todas as notas restantes para execuo da escala cromtica no esto prontas. Para a obteno destas notas ausentes, so necessrios movimentos orgnicos precisos que alteram a coluna de ar e ocasionam mudanas no comportamento das palhetas. A nota mais grave da gaita diatnica na

tonalidade de C (do) o do central do piano, segue a partir da 3 oitavas cromticas e mais uma segunda menor (d#), portanto, 38 notas possveis em 20 palhetas. A gaita diatnica possui 5 grandes peas: 1) Tampa ou placa de cobertura (quantidade, 2); 2) placa de vozes (quantidade, 2); 3 ) corpo ou pente (quantidade 1). Alm disso existem os parafusos externos (que fixam as tampas), internos (fixam placas de vozes), rebites (fixam as palhetas) e palhetas (as almas da gaita).

Tampa superior: geralmente so feitas em lato cromado, mas podem ser confeccionadas em outras ligas metlicas ou madeira. Placa de vozes sopradas: ficam presas por diversos parafusos ao corpo, nela onde ficam rebitadas as dez palhetas sopradas. Em geral so de lato, lato cromado ou outras ligas. As palhetas so ligas secretas, onde podem aparecer alm do lato, o cobre, o bronze, o ao inox, etc. o tempero de cada fabricante. Corpo: a parte central que do forma ao orifcios. Por muito tempo foi feito apenas em madeira, hoje, pode ser vistos em diversos metais e polmeros sintticos. o componente da gaita que acredita-se ter menos comprometimento com seu timbre. Placa de vozes aspiradas: visualmente idntica as sopradas, fixam-se opostamente a primeira (soprada), quanto abertas as tampas da gaita, a que porta as dez palhetas visveis voltadas para baixo (aspiradas). Os pares de placas podem ter espessuras variadas que alteram sua tocabilidade, timbre e volume. Tampa inferior: tanto a tampa de cima (com nmeros) quanto a inferior, so a caixa de ressonncia do instrumento, tem grande implicao com seu volume e timbre. As placas de vozes carregam as almas da gaita, suas partes que vibram para gerar seus sons: as palhetas (dez para a placa aspirada e dez para a soprada). Palhetas so filetes de metal que podem ser confeccionados em diferentes tipos de material. Elas so fixadas

nas placas com rebites e s sero removidas caso sofra algum dano. O restante das peas mveis so os parafusos internos e externos.

Figura gaita integral (todas as notas) naturais + bends + overbends

Na figura acima a linha pontilhada central, tudo que est no hemisfrio norte so notas sopradas e sul aspiradas. As notas no retngulo central so as naturais, foco deste estudo. Os quadrados fora do esquema central so bends aspirados (sul) e soprados (norte). Os crculos so overbends (soprado norte e aspirado sul), pontilhados, aqueles que produzem notas que podem ser feitas em outras classes (notas repetidas).

Fernando Xavier fernandoxavier@bends.com.br www.fernandoxavier.com.br www.bendsharmonicas.com.br

You might also like