You are on page 1of 16

Dotado de um componente primordial de interesse para o pblico contemporneo: a inovao tecnolgica, o filme Avatar expressa um salto substancial na aplicao

do formato 3D, que o diretor usa no como truque, mas como recurso de imerso no mundo de Pandora. Alm disso o que Avatar tem a dizer ressoa junto ao espectador. O filme tem uma mensagem ecolgica: o povo nativo de Pandora, os Navi, pertence natureza e parte dela (inclusive, liga-se a ela por meio das estranhas fibras de suas tranas, o que rende um punhado de cenas meio embaraosas). Isso, diz o filme, certo. Errado violar essa relao telrica com propsitos comerciais, como faz a corporao industrial-militar que extrai minrio em Pandora. Avatar fico, claro. Mas mostra um surpreendente conhecimento e respeito pelo que de mais avanado as vrias reas da cincia que abrange andam produzindo. 08 - AS FORMAS DE VIDA BIOLUMINESCENTES

No filme: em Pandora, diversas das espcies de plantas e animais brilham no escuro. Na cincia: a habilidade de alguns organismos para criar sua prpria luz, ou bioluminescncia, no incomum na Terra. Pode ser observada em vaga-lumes, algas e em vrias criaturas das profundezas marinhas, aonde a luz solar nunca chega. Pandora uma lua e, como a nossa Lua, est "amarrada" ao seu planeta-me. Tem portanto uma face permanentemente voltada para o planeta e outra permanentemente voltada para o espao. Ou seja, um dia lunar equivale a uma rbita completa em torno do planeta-me. Para efeito de comparao, um dia da nossa Lua equivale a 27 dias terrestres e uns quebrados (todas as fases da Lua, de ponta a ponta), o que significa que sua noite mais ou menos metade disso. Muito tempo no escuro - e, assim, todo um ecossistema bioluminescente poderia ter emergido em Pandora, postula James Cameron, como os que se formaram em zonas muito profundas dos oceanos terrestres. O veredicto: embora a situao seja hipottica e no possa ser verificada pela cincia de que se dispe - uma vez que no conhecemos mundos com vida alm do nosso -, ela faz sentido terico. Ponto para Avatar.

07 - A LOCALIZAO DE PANDORA

No filme: Pandora uma lua do planeta Polyphemus, no sistema de Alfa Centauro, a cerca de 4,4 anos-luz da Terra. L, sob a luz branca e ligeiramente amarelada da estrela Alfa Centauro A, semelhante ao nosso Sol, florestas luxuriantes suportam um grande nmero de formas de vida, inclusive a populao tribal chamada Navi. Na cincia: Alfa Centauro, constitudo de trs estrelas, o sistema solar mais prximo do nosso. Vrios times de astrnomos, em particular das universidades Yale, nos Estados Unidos, de Genebra, na Sua, e de Canterbury, na Inglaterra, esto numa corrida para identificar planetas e luas com condies mnimas de abrigar vida que porventura existam ali. J se sabe que planetas gigantes como o fictcio Polyphemus, que Avatar diz ser semelhante a Jpiter, no existem. Mas mundos de escala como a da Terra ainda so uma possibilidade. A favor de Alfa Centauro conta tambm o fato de que dois de seus sis tm composio qumica similar do nosso e propiciam a existncia de uma zona branda - em que, se houvesse gua na superfcie de um mundo, ela poderia estar em estado lquido - de dimenses bem razoveis. O veredicto: pela proximidade e pelas possibilidades que sugere, Alfa Centauro uma excelente escolha para situar Pandora. Ponto para Avatar.

06 - AS MONTANHAS FLUTUANTES

No filme: um dos cenrios mais deslumbrantes so as Montanhas Hallelujah, enormes blocos de rocha, cobertos de vegetao, que flutuam no cu de Pandora como nuvens slidas. Isso acontece porque elas contm grande quantidade do minrio unobtainium, um supercondutor que preserva suas propriedades temperatura ambiente, e esto localizadas em zonas de grande atividade magntica. Na cincia: os supercondutores identificados at hoje so capazes

de conduzir eletricidade sem resistncia apenas em temperaturas muito negativas. Mas, se um minrio como o unobtainium existisse, o quadro seria hipoteticamente possvel: materiais que contenham supercondutores tendem a flutuar na presena de um campo magntico. As montanhas seriam, assim, uma espcie de verso radical dos trens Maglev (contrao de Magnetic Levitation) usados no Japo, que flutuam sobre os trilhos. O veredicto: o tipo de premissa que s faz sentido por manter a coeso com o universo do filme - no com o universo conhecido. Avatar perde ponto.

05 - A VIAGEM AT PANDORA

No filme: naves equipadas com motores hbridos de fuso de antimatria levam os seres humanos at Pandora a uma velocidade horria que corresponde a sete dcimos da velocidade da luz. Ainda assim, a viagem leva algo como seis anos. Na cincia: no se conhece reao energtica de fins propulsivos mais poderosa do que aquela propiciada pelo choque, e aniquilao mtua, de partculas de matria e antimatria. Essa reao pode ser usada diretamente como combustvel ou aplicada fisso ou fuso de outros materiais - como em Avatar. Primeiro probleminha: os preos intergalcticos. O acelerador de partculas do Cern, na Sua, produziu at hoje no mais do que alguns nanogramas de antimatria. Calcula-se que, hoje, cada micrograma custaria 60 bilhes de dlares. Segundo empecilho: o armazenamento de um combustvel to voltil por distncias e perodos to extensos. Terceiro: improvvel que, usando antimatria para fins de fuso, se conseguisse energia suficiente para alcanar sete dcimos da velocidade da luz. O veredicto: superados esses probleminhas, dizem especialistas em propulso, o processo escolhido por James Cameron seria ideal. E para isso existe a fico, claro - para criar o ideal onde ele impossvel. Ponto para Avatar.

04 - OS AVATARES

No filme: o genoma de um ser humano combinado ao dos Navi, a populao nativa, para a criao de um avatar - um corpo igual ao dos Navi, capaz de sobreviver no ar txico de Pandora, mas controlado telepaticamente, por meio de uma interface ultrassofisticada, pelo homem ou mulher que "dono" desse corpo. Para o protagonista Jake Sully, a experincia inebriante: ele est paraplgico, mas, quando ocupa seu avatar, pode se movimentar com toda a liberdade que perdeu - e mais um tanto. Na cincia: o primeiro passo desse processo, a criao de uma interface crebro-mquina, a grande ambio de projetos como o liderado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis na Universidade Duke, no estado americano da Carolina do Norte: a equipe de Nicolelis vem trabalhando no desenvolvimento de uma "neuroprtese" - um aparato que, "vestido" por uma pessoa paralisada e comandado por seu crebro, permita que ela se movimente. Em 2008, eles obtiveram um avano impressionante. Treinaram um macaco Rhesus para andar ereto numa esteira. Eletrodos captaram os sinais neuronais do animal enquanto ele caminhava e os enviaram via internet a um laboratrio no Japo, onde um rob usou esses sinais para sincronizar seus movimentos com os do macaco. A partir da, os pesquisadores vm ensinando os macacos a controlar seus prprios avatares. Vrios experimentos j tiveram sucesso no comando a distncia de braos robticos - que possibilitariam, por exemplo, a realizao de cirurgias remotamente, com o cirurgio num ponto do planeta e o paciente em outro. Outros grupos de pesquisa ainda trabalham na interface crebro-mquina para ajudar pacientes a sintetizar uma voz ou a mover cursores de computador com as ondas cerebrais. O veredicto: a experincia extracorporal do protagonista coincide com a mais revolucionria pesquisa nessa rea. J a transposio da sua conscincia para um avatar uma impossibilidade completa, diz Miguel Nicolelis. Mas quem achou que esse aspecto poderia ser vivel j anda por conta prpria no mundo da lua. Ponto, portanto, para Avatar.

03 - AS SUPERARMADURAS

No filme: os soldados estacionados em Pandora usam, para trabalho ou combate, enormes veculos blindados exoesqueletais que amplificam seus movimentos: o operador move o brao ou a perna alguns centmetros, e a armadura descreve exatamente o mesmo movimento em escala muito maior e com fora enormemente ampliada por seu sistema hidrulico - uma verso ainda mais futurista da superempilhadeira com que Sigourney Weaver lutava com o monstro em Aliens - O Resgate, tambm de James Cameron. Na cincia: o Exrcito americano adoraria dispor de armaduras como essas, com que os soldados pudessem carregar equipamento pesado e armas de grande porte em situaes de combate e resgate e tambm para a fisioterapia de combatentes feridos. Tanto que, desde 2000, sua Agncia de Pesquisa de Projetos de Defesa Avanados (Darpa) j destinou vrias dotaes oramentrias para esse tipo de programa. At o momento, desenvolveu uma mquina de cerca de 70 quilos, chamada XOS, ajustada aos braos, pernas e torso do operador, possibilitando que ele levante pesos repetidas vezes sem nem transpirar, mas seja capaz tambm de movimentos finos como subir escadas ou chutar uma bola. A maior desvantagem da XOS que ela ainda necessita estar ligada por cabo a uma fonte de energia, o que reduz drasticamente seus usos. O veredicto: um especialista do programa militar americano ouvido pela revista Popular Mechanics diz que a armadura imaginada por Cameron "tem muito de Hollywood" - mas no deixa de ser um excelente exemplo de "uma plataforma verstil, capaz de uma ampla gama de ataques". Traduzindo o militars: se ela existisse, o Pentgono j estaria emitindo as faturas de compra. Ponto para Avatar.

02 - OS ANIMAIS COM SEIS PATAS

No filme: as criaturas que habitam Pandora so muito peculiares. Em geral so grandes, e muitos dos animais tm seis patas. Na cincia: a gravidade reduzida de Pandora explicaria por que esse mundo suporta formas de vida agigantadas. O hexapodismo - ou seja, a existncia de seis membros -, to comum entre suas espcies, poderia parecer, assim, contraditrio: em tese, o maior nmero de membros seria para suportar mais peso. Mas o hexa e multipodismo , na Terra, mais comum justamente entre os seres menores, os insetos. O veredicto: no h nenhuma razo determinante, do ponto de vista biolgico, para que as criaturas de Pandora sejam como so. Mas tambm no h erro gritante em sua concepo. Avatar no ganha pontos aqui, mas tambm no perde nenhum.

01 - ANATOMIA DE UMA NA'VI O povo nativo de Pandora o ponto em que Avatar mais toma liberdades com a cincia - mas nem tantas assim...

1. Seios e umbigo Fazem sentido? No. Os Navi no so mamferos placentrios. Ou seja, no so gestados no tero, recebendo nutrientes e hormnios por meio de um cordo umbilical ligado placenta. Assim, no deveriam ter umbigo, e as mulheres no necessitariam ter glndulas mamrias para alimentar seus filhos. Mas ambos expressam a forma humana. "Se estivessem ausentes, isso poderia causar um choque no espectador", diz Renato Sabbatini, neurocientista da Unicamp. 2. Altura de 3 metros Faz sentido? Sim. A gravidade em Pandora ligeiramente menor que a da Terra, o que possibilita a existncia de seres maiores. Para tanto, porm, so necessrios um sistema circulatrio que consiga transportar o sangue at os extremos, como nas girafas, e uma estrutura ssea que suporte o peso - e o esqueleto dos Navi, segundo o filme, ultrarresistente. 3. Cauda Faz sentido? Mais ou menos. A cauda um contrapeso necessrio para o equilbrio. Os Navi a utilizam para se movimentar sobre as rvores -

mas seu esqueleto j bastaria para tal. J a sua postura ereta, como a dos seres humanos, de fato fundamental para a locomoo eficiente de um bpede. As crianas, por exemplo, que ainda no fortaleceram os msculos das costas e do abdmen, tm dificuldade na locomoo sobre as duas pernas - por isso, engatinham e caem quando tentam andar. 4. Corpo delgado e musculoso Faz sentido? Sim. Pouca gordura corporal e muito msculo, caractersticas dos Navi, ajudam na agilidade e na locomoo. 5. Pele azul Faz sentido? Sim. A lua Pandora provavelmente recebe grandes quantidades de radiao do planeta gasoso a cuja rbita pertence. A cor azul tem muita energia, e funcionaria como uma espcie de proteo. Comments (1)

UMA PERSPECTIVA SOCIOLGICA SOBRE AVATAR e OS NAVI MODERNOS ABR 14 Publicado por pmizraji Avanar no processo histrico ou retroceder a este, quando se trata de fico cientfica, na maioria dos casos, pode no significar profundas alteraes conjunturais. Porm, em determinadas referncias, implicar-se-ia em conceitos, chamados universais, como neste caso, do filme de James Cameron, Avatar, lanado este ano no cinema. Alm de toda a sua megaproduo, como de costume na linha de Cameron, o filme basicamente traz um roteiro simplificado que trata sobre os problemas futuros da humanidade, que esgota seus recursos naturais e passa a colonizar outros lugares no cosmos. Neste caso, o locus escolhido o planeta Pandora, qual parece possuir uma reserva inestimvel de minerais valiosos, altamente requisitados pelos invasores humanos. Em contrapartida, habita um povo nativo, aliengena, intitulado Navi (de aspecto humanide) que povoa uma vasta regio coberta por florestas (tropicais) e convive em total harmonia com seu habitat. Dado conflito com essa tribo, que prolonga-se uma guerra interminvel por conquistas materiais e um genocdio em massa, surge inesperadamente uma nova interao cultural que se faz entre seus membros e alguns humanos. Nada to diferente do simbolismo cultural que encontramos em Danza con Lobos de Kevin Costner, h algumas dcadas atrs. O ser colonizador/invasor, destruidor de culturas em busca de um idealismo perdido, encontra no seu oponente, a figura do outro como estranho/bizarro/primitivo, uma compensao e resgate de valores ticos e/ou morais. Enfim, no h nada de novo debaixo do roteiro de Cameron, pelo contrrio, vimos que atravs da histria do cinema, estrias como

esta j existiam, mesmo que o prprio autor tenha um determinado padro de roteiro, algo como apocalptico, encontramos um certo pessimismo niilista em relao ao futuro da humanidade. Assim vemos em sua trilogia do Exterminador do Futuro, onde o homem perde o controle das mquinas que passam a extermin-lo furtivamente. Como todo roteiro comercial hollywoodiano necessita de uma trama romntica, aqui no menos, scripts talvez pudessem ser desnecessrios, exceto o sentido brutal que certas semelhanas com algumas tribos humanas no encontrassem eco aqui. Esta uma das implicaes mais interessantes em Avatar, diferentemente de Danza con Lobos, filme mais rstico e direto, onde sobressaem s maravilhosas tecnologias grficas, que pelo status, garantem pontuar uma nova era no cinema. Choque cultural que encontramos nas disputas por recursos naturais, aqui na Terra, em vista do extrativismo exacerbado herdado pela ordem social progressista contempornea. No filme, uma grande empresa de minerao busca a todo custo obter o valioso minrio com a ajuda de mercenrios e um exrcito oficial, qual no v razes morais para exterminar os Navi presentes na floresta. Para a pesquisa dos recursos biolgicos no novo planeta, so enviados cientistas, que realizam estudos acerca de certas propriedades somticas entre a flora, a fauna e os Navi. Os cientistas conseguem criar uma conexo virtual com os Navi atravs de transposies neurais e assim podem infiltrar-se dentro de sua comunidade. Quando um dos soldados, Jake, perde-se numa misso de reconhecimento, passa a contactar mais proximamente essa cultura nativa e interage com ela gradativamente. Muito prximo ao que seria um dirio de campo na antropologia perspectivista, ele transcreve registrando as impresses e narrativas com aquele povo. Os Navi tem o diferencial de possurem um canal de comunicao direta com o seu habitat, a qual eles do o nome de Eywa. Jake ento se torna um ser Navi quando passa a adequar e conhecer seus costumes e sistema de valores, crenas. A semelhana encontrada no filme, torna em primeiro lugar, o exerccio de fazer uma analogia com os povos amerndios, principalmente aqui da Amaznia. As florestas tropicais, a fauna extica, mas principalmente a relao do povo nativo com a natureza. Um modo holstico de perceber o sagrado em cada elemento, considerado pelo ocidental moderno como inanimado. No forando muito, at os aspectos culturais, vestimentas e acessrios, ritos e crenas, so muito prximos aos ndios sul e centroamericanos. Os aspectos sociais, um paj e um guerreiro, tambm so quase idnticos ao da maioria das estruturas sociais existentes. Em vista do progresso iminente do homem, o ataque nuclear surge devastador em todo o territrio Navi. So as conseqncias de um modelo econmico social predominante cujo papel principal acabar com todos os recursos naturais possveis, mesmo que tenha de destruir expropriando povos e naes, culturas e meio ambiente. Eis o que podemos recordar dos srios problemas que atualmente enfrentamos nos territrios indgenas, em suas reservas, graas ao contato com o modo de produo capitalista, que ao longo da histria,

em todos os continentes, seguiu a linha do genocdio. Em segundo lugar, um olhar mais atento indica uma ligeira aproximao ao mito do bom selvagem. Na teoria rousseauniana, por exemplo, est claro que selvagem, termo apropriado para designar talvez certas contradies/confuses, em relao a indgena. Neste sentido, faz-se a pergunta desde o perodo clssico grego: O homem nasce bom ou mau? James Cameron parece se inscrever na segunda opo, ou numa aluso ao mito do pssimo selvagem, construindo a imagem do homem que j nasce com o futuro predestinado autodestruio. Comportamento predatrio e parasitrio. O detalhe que em Avatar, Cameron cria humanides e no Exterminador cria mquinas. Porm, o conceito o mesmo. Hobbes e talvez Rawls podem se encaixar tambm na segunda opo, no que se refere ao mito do pssimo selvagem, ou seja, s a civilizao pode salvar os seres humanos, se deixados a esmo, sem Estado ou Religio, j teriam entrado em uma guerra fratricida. O mito de heri no filme traz tambm anlises sobre o poder do mito, ou como Campbell diz s vezes um anti-heri. Cameron utiliza desta simbologia/metfora para dizer que os Navi so bons? Pudemos estudar as pr-produes, qual verificamos o esforo do diretor em pesquisar com etnomusiclogos a verso xamnica mais prxima ao real, quando cria a cena dos ritos de cura. O filme preenchido por diversas metforas, mesmo que generalizantes. Essas conectividades holsticas poderiam ser traduzidas pelas novas ordens de conscincia ambiental ou psicofsica. Mas no desmerecendo Cameron, o filme bom e contrrio crticas, ele pode sim levar a reflexes interessantes sobre o que podemos optar ou no de fazer. Vale a pena assistir com os olhos atentos e verificar que nem sempre o lugar de discusso se faz na teoria, mas na prtica, como por exemplo, o protesto Navi dos palestinos em frente ao Muro do Apartheid em Gaza. Mitologias e religies arcaicas em Avatar

Uma das grandes atraes cinematogrficas de 2010, Avatar, fez vibrar os cinemas com suas imagens espetaculares e efeitos especiais dignos das maravilhas tecnolgicas dos nossos dias (o uso inovador do motion capture um bom exemplo disso).

Porm, muito mais do que inundar a platia com uma boa inflao de imagens (formando uma espcie de natureza encantada), o filme nos permite viajar por outros mundos do imaginrio coletivo. E estamos a falar de mundos antigos, a despeito de avatar ser um filme de fico cientfica. Trataremos, ento, nessa brevssima conversa, dessa riqueza mtica (ou de uma re-mitificao ensejada pelo filme). Em particular, direcionaremos nosso olhar profuso de smbolos e ritos religiosos presentes nessa produo cinematogrfica. Mas antes de iniciar a conversa, proporemos uma reflexo, como que antecipando um pouco o debate, tal seja: Ser que filmes como Avatar, Matrix, O ladro de raios, Eclipse (e todos os outros relacionados a essa onda de vampirismo), Harry Porter, Senhor dos anis, Nrnia no seriam sinalizaes miditicas desse processo de reencantamento e orientalizao pelo qual passamos no ocidente nos tempos atuais. Sobre o reencantamento e a orientalizao do ocidente, abordaremos os dois temas em textos futuros. Pois bem. Entremos em nossa discusso:

Primeiro, bom no se esquecer que o termo Avatar nos remonta ao hindusmo. Para seus seguidores, avatares significam encarnaes divinas de Vishnu (um entre os milhares de deuses e deusas da mitologia hindusta), os quais surgem em perodos difceis da humanidade para apaziguar o sofrimento e lanar novas luzes no mundo. Num sentido mais amplo, Jesus Cristo pode ser considerado um avatar, ou seja, uma encarnao divina, no caso de Jav, segundo o cristianismo. Ressalvemos que no estamos discutindo a questo teolgica da trindade ou a legitimidade de sua crena. No filme, todavia, avatar designa uma espcie de encarnao do homem (uma projeo de sua conscincia) num ser hbrido (feito a partir do genoma dos humanos e do povo nativo de Pandora, os navi); notem que no filme os homens "vieram" do "cu".

J com relao ao nome Pandora, como no filme, nos parece apropriado trat-lo no sentido de esperana(Pandora um modelo harmonioso de convivncia com a natureza), que coincide com um dos significados para Pandora decorrentes da mitologia grega. Para os gregos, ela seria a primeira mulher criada por Zeus e que fora dada como presente a Prometeu (responsvel por roubar o fogo do cus e dar aos homens).

Essa ltima leitura do mito, bem disseminada no Ocidente, realizada segundo uma concepo mais androcntrica (centrada no homem) e patriarcal, por isso, Pandora, nessa viso, responsabilizada por espalhar os males pela terra (a famosa caixa de pandora).

Uma viso anti-feminista que aproxima Pandora Eva (a primeira mulher nos textos bblicos) ou Lilith (a primeira mulher de acordo com textos das antigas tradies orais judaicas), causando uma depreciao mtica s imagens relacionadas s mulheres (Ainda hoje, infelizmente, se faz uma leitura do Gnesis de modo a "culpar" a mulher por ceder primeira tentao). Por isso, adotamos aqui a leitura da esperana, pois, no fundo, ao nosso ver, essa a sinalizao que nos d a Pandora do filme. Um lua do planeta Polyphemus, localizada no sistema de Alfa Centauro, que funciona como uma espcie de modelo de respeito natureza e adaptao ao meio-ambiente (um den ecolgico, espcie de reino

celestial, como Zion - a Terra Prometida - o foi no filme Matrix).

Detalhe: a atmosfera pandoriana txica aos humanos, por isso foi desenvolvido o Projeto Avatar. Talvez seja uma metfora para criticar a nossa relao com a natureza, ou seja, nossa civilizao no teria condies de "respirar" o ar pandoriano, por no comungar com a mesma viso csmica.

Percebam que estamos discutindo menos o texto do filme do que sua constelao de imagens, tentando com isso decifr-las segundo um olhar da teoria do imaginrio e a partir de seu universo simblico. No podemos, entretanto, deixar de enfatizar a denncia que o filme faz da incomensurvel ganncia da humanidade (simbolizada pelo capitalismo americano) em se apossar de um minrio, o unobtainium para salvar a terra de uma crise energtica, mesmo que para isso seja destrua a natureza pandoriana (tal qual fazemos hoje em nosso planeta).

Isso uma faceta interessante do filme (de uma importncia relevante, diga-se de passagem), pois, ao nosso ver, massifica cada vez mais a preocupao ecolgica, o que fundamental. Mas voltemos aos smbolos. A primeira imagem que nos deteremos a da grande rvore (um arqutipo de me, usando uma linguagem jungiana). muito comum, em culturas e mitos antigos, associar o simbolismo da rvore me; pois, ela quem d os frutos.

Ora, em avatar h toda uma valorizao da rvore-me, tanto que ela o alvo principal do ataque dos sky men (ns, humanos, claro). Vejam a relao estreita entre a grande rvore e a me natureza (ou Gaia). A rvore o prprio smbolo da vida coletiva do povo navi, ou seja, todos esto ligados a um centro comum. Na cultura ocidental, por exemplo, a rvore sinnima de vida e de salvao. O salvador (Jesus Cristo) a "rvore da vida". Na "Frana revolucionria de 1789", por exemplo, "se ergueram rvores para festejar a liberdade ("rvores de maio")", uma espcie de endeusamento laico da rvore. Do mesmo modo, no paraso terrestre, esto as rvores do bem e do mal e a rvore da vida. Os egpcios procuravam a rvore na qual os deuses reinam. A rvore, em todas as culturas, tem significados muito parecida. O carvalho, por exemplo, a rvore preferida de Zeus (alguns dizem por sua capacidade de atrair raios). Notem, por outra perspectiva, que o mundo pandoriano mais se aproxima da religio das grandes deusas ou de uma sociedade matriarcal. Tanto a me, Moat, a matriarca dos navi, como a filha, Neytiri, caadora destemida e bela (com algumas semelhanas com Diana, deusa da caa na mitologia grega) so figuras de destaque no grupo. E mais: no percebemos, no filme, uma hierarquia masculina se impondo ao povo navi. Mo'at inclusive a xam do cl. Os na'vi veneram uma deusa chamada Eywa.

Para muitos estudiosos, num passado imemorial, antes da ascenso das religies patriarcais de origem abramica, como o judasmo, o cristianismo e o islamismo - religies que se baseiam mais em figuras e princpios masculinos dominantes (Deus, sacerdotes, telogos, profetas) teriam existido sociedades matriarcais (o centro na me) onde se cultuava deusas femininas (as imagens religiosas mais antigas

descobertas so de deusas femininas; a venus de willendorf uma referncia).

Mas outras simbologias emanam de Avatar: A viso holista do cosmo, representada pelo endeusamento da natureza (panteismo). Era como se tudo fosse sagrado para o povo navi, desde os vegetais, os animais, eles prprios, todos interligados por um lao divino. O conjunto formando um organismo vivo e harmnico. E isso parece ser um dado sintomtico para o nosso viver, pois ao se redescobrir as virtudes da natureza-me, como nos ensina Maffesoli, era como se o sentido da globalidade se recuperasse, ou seja, abalam-se os tentculos do individualismo moderno em prol de um projeto do todo (principalmente um projeto de cunho ecolgico). Notem que Jake (que substituiu seu irmo gmeo falecido), ao final, morre e reencarna definitivamente num corpo do avatar, como Neo, renasceu em matrix, ou Mitra segundo o mitrasmo. No fundo, mortes, renascimentos ou reeencarnaes so eventos presentes em muitas religies.

H ainda de se abordar a forma de sepultamento do povo navi, em posio fetal (retorno ao ventre materno). Grande parte das civilizaes primitivas costumava enterrar seus mortos na posio fetal. Ele est nascendo para uma outra vida, de modo que vamos coloc-lo na mesma posio que veio para este mundo, diziam. Vrios povos indgenas do Brasil, dos Andes, da Polinsia, e de tribos australiana tambm adotavam esse costume.

Outro evento significativo de Avatar (para a nossa anlise), quando Jake doma o grande Ogro (drago), o rei dos predadores dos ares, de nome Toruk (na'vi). Um ser reverenciado como totem, ao simbolizar o medo e o respeito (com alguma aproximao ao totemismo encontrado nas tribos primitivas

australianas).

Notem que domada, a ferocidade maior da natureza (ou a sombra de cada um de ns) tranforma-se em aliada, ou seja, o que era a fora temida e sombria, "incorporada" ao heri (por um feito heroico), passa a constituir-se uma arma de propores avassaladoras. E "serve", a partir de ento, como elemento de unio dos cls. A saga do heri une os grupos para enfrentar um mal maior (algo bem presente em nossas lendas, contos e mitos ). A ligao entre o povo na'vi e o cavalo (um cavalo de seis patas de nome Direhorse), com uma espcie de crina que se une ao cabelo dos na'vi, formando um conjunto a partir de uma conexo cerebral. O homem (ou a mulher) e o cavalo em plena harmonia nos lembra figura do centauro. Para a mitologia grega, um animal fabuloso, o qual habitava "as plancies da Arcdia e da Tesslia". Essa ligao se repete como os banshee, animais alados nativos de Pandora. Os banshee fazem parte de um rito de passagem dos pretendentes a guerreiros no povo navi. Sua montaria uma das tarefas mais rduas e perigosas, por isso, o prestgio exaltado de que o doma para o cl. Nesse caso, tanto os ritos de iniciao, como a perspectiva (ou o sonho) de voar e o domnio da natureza, do instinto (o banshee) so elementos fartamente presentes nas mais diversas culturas.

So muitos outros smbolos que ainda poderamos apresentar e discutir....Mas voltemos a nossa indagao primeira: qual a relao existente entre essas re-mitificaes, o encantamento do mundo (ou o retorno do sagrado) e a "recuperao do natural", do naturalismo (bem evidente na comunho ecolgica das pessoas em torno e pela defesa do nosso planeta)? Todos, nos parecem, eventos dos tempos psmodernos.

You might also like