You are on page 1of 3

As organizaes sociais, segundo Hely Lopes so:

Organizaes sociais A Lei federal 9.637, de 19.5.98, autorizou o Poder Executivo a qualificar como organizaes sociais pessoas jurdicas de Direito Privado, sem fins lucrativos, cujas atividades estaturias sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientifica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, atendidos os requisitos previstos naquele diploma. A organizao social, portanto, no um novo ente administrativo, uma qualificao, um ttulo, que a Administrao outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefcios do Poder Pblico (dotaes oramentrias, isenes fiscais e etc.) para a realizao de atividades necessariamente do interesse coletivo. (...) a criao da figura das organizaes sociais foi encontrar instrumento que permitisse a transferncia para elas de certas atividades exercidas pelo Poder Pblico e que melhor seriam pelo setor privado, sem necessidade de concesso ou permisso. Trata-se de uma nova forma de parceria, com a valorizao do chamado terceiro setor, ou seja, servios de interesse pblico mas que no necessitam ser prestados pelos rgos e entidades governamentais. Alm dessa, existe outra inteno subjacente, que a de exercer maior controle sobre as entidades privadas que recebem verbas oramentrias para a consecuo de fins assistenciais, mas que no ficam submetidas a qualquer controle de resultados. (...) Podem j existir ou ser criadas para o fim especifico de receber titulo de organizaes sociais e prestar os servios desejados pelo Poder Pblico. O que importa que se ajustem os requisitos da lei. Quais so esses requisitos? So os seguintes: a) no podem ter finalidade lucrativa e os eventuais excedentes financeiros devem ser reaplicados em suas atividades; b) fim social de interesse coletivo, em qualquer das reas previstas na lei: ensino, sade, cultura etc.; c) possuir rgos diretivos colegiados, com participao de representantes do Poder Pblico e da comunidade; d) publicidade de seus atos; f) submisso ao controle do Tribunal de Contas dos recursos oficiais recebidos ( o que j existe); g) celebrao de um contrato de gesto com o Poder Pblico, para a formao de parceria e a fixao das metas a serem atingidas e o controle de resultados. Submetendo-se a essas exigncias e obtendo a qualificao de organizao social, a entidade poder contar com os recursos oramentrios e os bens pblicos (mveis e imveis) necessrios ao cumprimento do contrato de gesto. Os bens ser-lhe-o transferidos mediante permisso de uso e

os recursos sero liberados de acordo com o cronograma de desembolso estabelecido no contrato de gesto. O dec. 5.504 obriga as organizaes sociais a se utilizarem na modalidade licitatria do prego, de preferencia na sua forma eletrnica, na aquisio de bens e servios de interesse comum, adquiridos em decorrncia de recursos repassados pela Unio. (...) A qualificao da entidade privada como organizao social de ato administrativo discricionrio do Poder Pblico. (MEIRELES, Hely Lopes. 2010)

Conforme apresentado em sala, pela Professora Ana Carolina, a Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico OSCIP so:
Tem previso na Lei n. 9790/99 e regulamentada pelo Decreto n. 3100/99. So pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, institudas por iniciativa de particulares, para desempenhar servios sociais no exclusivos do Estado com incentivo e fiscalizao do Poder Pblico, mediante vinculo jurdico por meio de termo de parceria. (...) Criadas por particulares, deve habilitar-se perante Ministrio da Justia para obter a qualificao de OSCIP. o

Seu vinculo com a Administrao Pblica estabelecido por meio de termo de parceria. Deve atuar em pelo menos uma das seguintes reas: - assistncia social; - promoo da cultura; - promoo gratuita da educao ou sade; - promoo da segurana alimentar e nutricional; - defesa, preservao e conservao do meio ambiente; - promoo do voluntariado - promoo do desenvolvimento econmico e social e combater pobreza; - experimentao, no lucrativa, de novos modelos socioprodutivose de sistemas alternativos de produo, comrcio, emprego e crdito;

- promoo de direitos estabelecidos, construo de novos direitos e assessoria jurdica gratuita de interesse suplementar; - promoo de tica, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros valores universais; - estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas; Trata-se, no caso, de real atividade de fomento, ou seja, de incentivo iniciativa privada de interesse pblico.

Por fim, aps demonstrar as vrias diferenas entre as Organizaes sociais e a Organizao da sociedade civil de interesse pblico a maior de todas as diferenas que:
O Estado no caso das OSCIP no est abrindo mo de servio pblico (tal como ocorre na organizao social) para transferi-lo iniciativa privada, mas fazendo parceria, ajudando, cooperando com entidades privadas que, observados requisitos legais, se disponham a exercer as atividades indicadas no artigo 3, por se tratar de atividades que, mesmo sem natureza de servios pblicos, atendem a necessidades coletivas.

No caso das organizaes socais o Estado prev em seu prprio oramento parte deste a esta e no caso das OSCIP apenas um incentivo por meio de fomento, no havendo previso oramentria especifica.

You might also like