You are on page 1of 11

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

DIREITO CONSTITUCIONAL I. Princpios fundamentais............................................................................................................................. II. Os direitos e garantias fundamentais......................................................................................................... III. Garantias constitucionais.......................................................................................................................... IV. Da organizao do Estado......................................................................................................................... V. Da organizao dos Poderes...................................................................................................................... 1. Poder Legislativo.............................................................................................................................. 2. Poder Executivo............................................................................................................................... 3. Poder Judicirio................................................................................................................................ VI. Funes essenciais justia...................................................................................................................... VII. Controle de constitucionalidade.............................................................................................................. VIII. Estados-Membros................................................................................................................................... IX. Municpios................................................................................................................................................. X. Bases constitucionais da administrao pblica........................................................................................ XI. Da defesa do Estado e das instituies democrticas............................................................................... XII. A ordem econmica e ordem social......................................................................................................... XIII. Emendas Constitucionais........................................................................................................................ 002 004 033 040 046 046 057 060 071 075 087 087 088 091 093 105

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

DIREITO CONSTITUCIONAL
I. PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

1. PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS Os princpios fundamentais do Estado brasileiro esto previstos no Ttulo I da nossa Constituio Federal. So tambm identificados como princpios estruturantes do nosso sistema constitucional, porquanto tm relevante funo na indicao dos valores que devem predominar no processo hermenutico, isto , o de descoberta do sentido da norma constitucional. Os princpios fundamentais esto muito alm de indicadores da atuao do Estado, pois consubstanciam os valores de suprema importncia na organizao da sociedade brasileira1 .
Art. 1. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

2. REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

2.1. REPBLICA Repblica forma de governo que se ope monarquia, caracterizando-se principalmente pela necessria alternncia no poder e pela responsabilidade dos agentes pblicos, que respondem por seus atos. Por isso so considerados seus elementos essenciais temporariedade dos mandatos polticos e responsabilidade dos governantes. 2.2. FEDERAO O federalismo a forma de estado adotada, significando uma unio de entes que gozam de autonomia. So partes indissociveis. Nossa federao formada pela Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municpios, de forma indissolvel.

Slaibi Filho, Nagig. Direito Constitucional. 2004. Rio de Janeiro, Forense, p. 141.

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

3. O PODER E SUA DIVISO O artigo 2 consagra o princpio da separao de poderes, na doutrina clssica da tripartio dos poderes.
Art. 2. So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

4. ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO O art. 1 tambm estabelece um Estado Democrtico de Direito, ou seja, sua submisso s normas jurdicas, normas democrticas, elaboradas com a participao popular direta ou por meio de representantes. Estado de direito significa que todos se encontram submetidos s regras jurdicas, inclusive o prprio Estado. De outro lado, a Constituio adota uma democracia semidireta ou participativa, porquanto assegura exerccio de soberania popular de maneira indireta ou representativa e de maneira direta. 5. DIREITOS HUMANOS E SEUS TRATADOS INTERNACIONAIS PROTETIVOS Cuida aqui a Constituio de consagrar os princpios que determinam a atuao e os compromissos do Estado brasileiro na ordem internacional.
Art. 4. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes.

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

II. DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 1. DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS, COLETIVOS E DIFUSOS

Consideraes iniciais
O art. 5 da Constituio apresenta um rol extenso, mas no taxativo, de direitos e garantias individuais e coletivos. Trata-se da enunciao dos direitos de primeira gerao, exigindo uma prestao negativa por parte do Estado. Os direitos dessa natureza surgem a partir das revolues burguesas do sculo XVIII, inspiradas nos ideais iluministas, segundo os quais a pessoa humana possuiu certos direitos inerentes a essa condio e que no podem ser desconsiderados pelos entes estatais. Os direitos individuais e coletivos do art. 5 so irrenunciveis (no se pode abrir mo dos direitos individuais), inalienveis (so direitos intransferveis, inegociveis) e imprescritveis (no deixam de ser exigveis pela falta de uso). No entanto, os direitos fundamentais no so absolutos na medida em que possvel a ocorrncia de conflito de interesses resultante da coliso entre dois direitos fundamentais. O desfecho nesses casos depende de aplicao dos mtodos de interpretao constitucional ao caso concreto. No se pode anular ou ignorar um dos direitos fundamentais, mas to somente mitigar sua carga de eficcia. Atravs do princpio da proporcionalidade ou da razoabilidade possvel se encontrar uma soluo ao caso concreto que envolver coliso entre dois direitos fundamentais. Via de regra, os direitos individuais tm eficcia plena e aplicabilidade imediata, isto , no dependem de norma regulamentadora para poderem ser exercidos. o que se desprende do 1 do art. 5 da Constituio:
Art. 5, 1 - As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicabilidade imediata.

O 2 desse mesmo artigo esclarece que os direitos e garantias enunciados no texto constitucional so meramente exemplificativos, havendo o reconhecimento de direitos individuais e coletivos fundamentais implcitos e tambm os decorrentes de tratados internacionais. Assim dispe o 2 do art. 5 em anlise:
Art. 5, 2 - Os direitos e garantias expressos nessa Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Com a Emenda Constitucional n. 45/2004 foram includos outros dois pargrafos ao artigo 5:
3 Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 4 O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

Em que pese se encontrasse na doutrina que os Tratados e Convenes internacionais teriam equivalncia s normas constitucionais, agora o constituinte derivado introduziu regramento prprio no texto constitucional no citado pargrafo 3 para que tais regramentos internacionais adquiram o status de Emenda Constitucional.

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

J o pargrafo 4 consolida o disposto no art. 7 das ADCT. Assim, nos termos do art. 5 do Estatuto de Roma (que cria o Tribunal Penal Internacional), o Tribunal ter competncia para julgar: a) os crimes de genocdio; b) os crimes contra a humanidade; c) os crimes de guerra; e, d) os crimes de agresso.

Espcies de Direitos Individuais e Coletivos


Os direitos individuais e coletivos bsicos so cinco: direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. Em que pese o texto constitucional fale em brasileiros e estrangeiros residentes no Pas (e por brasileiros compreenda-se os brasileiros natos e naturalizados), a doutrina e o STF tem estendido tais direitos ao estrangeiro no-residente no Pas, aos aptridas e s pessoas jurdicas. Importante: na prova, atentar com muito cuidado para a redao da questo para se ter em mente se a pergunta versa sobre o que est consagrado no texto da Constituio ou se busca o entendimento atual da doutrina e do STF. Cabe tambm destacar a diferenciao entre direitos e garantias. Assim, direitos seriam bens e vantagens prescritos na norma constitucional, enquanto que as garantias seriam os instrumentos atravs dos quais se assegura o exerccio dos aludidos direitos (preventivamente) ou prontamente os repara, caso violados. Dito de outro modo, direitos teriam natureza meramente declaratria, enquanto as garantias possuem um carter assecuratrio, de instrumentalidade da tutela constitucional.
Art. 5, caput Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade.

Os 78 incisos do art. 5, que sero a seguir analisados, estabelecem em linhas gerais, j que no so taxativos, a proteo dos cinco direitos individuais fundamentais: vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade. Vejamos:
I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio;

Expresso do direito fundamental igualdade, esse dispositivo torna inaceitvel a utilizao do critrio sexo sempre que o mesmo seja eleito com o propsito de desnivelar materialmente o homem da mulher. Aceita-se a diferenciao, porm, quando a finalidade pretendida for atenuar os desnveis, em consonncia com a clssica lio segundo a qual igualdade significa tratar igualmente aos iguais e desigualmente aos desiguais, na exata medida de suas desigualdades.
II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei;

Trata-se do princpio da legalidade, o qual diz respeito segurana do indivduo em matria jurdica. Tal princpio visa a combater o poder arbitrrio do Estado, constituindo, assim, necessria manifestao do Estado de Direito. Dessa forma, somente por meio das espcies normativas elencadas no art. 59 da CRFB/88, elaboradas conforme o devido processo legislativo, sero hbeis a criar obrigaes ao indivduo. O indivduo , portanto, livre para fazer ou deixar de fazer qualquer coisa que no esteja prevista em lei.

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL III - ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

O referido dispositivo tutela o direito fundamental vida e integridade fsica, repelindo as prticas incompatveis com a vida e com a dignidade humana. A tortura constitui crime, e sua tipificao legal encontra-se na Lei n. 9.455/97. O artigo 1 da referida lei define o crime de tortura, nos seguintes termos:
Art. 1 Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental: a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa; b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa; c) em razo de discriminao racial ou religiosa; II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo. Pena - recluso, de dois a oito anos. 1 Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurana a sofrimento fsico ou mental, por intermdio da prtica de ato no previsto em lei ou no resultante de medida legal. 2 Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evit-las ou apur-las, incorre na pena de deteno de um a quatro anos. 3 Se resulta leso corporal de natureza grave ou gravssima, a pena de recluso de quatro a dez anos; se resulta morte, a recluso de oito a dezesseis anos.

Trata-se de um dispositivo por meio do qual o legislador infraconstitucional refora o combate tortura, principalmente aquela oriunda das prticas do poder repressivo estatal, seja na colheita de provas, seja no tratamento carcerrio.
IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato;

O pensamento, em si, absolutamente livre. A liberdade de expresso, por sua vez, constitui fundamento essencial de uma sociedade democrtica. A manifestao do pensamento, embora livre, no pode ser feita de forma abusiva ou descontrolada. Os excessos porventura ocorridos no exerccio indevido do direito liberdade de expresso so passveis de apreciao pelo Judicirio. A Constituio Federal assegura, de um lado, a livre manifestao do pensamento, e, por outro, determina a responsabilizao por aquilo que manifestado. Assim, veda-se o anonimato, ou seja, as pessoas so obrigadas a assumir a responsabilidade do que exteriorizam, no podendo esconderem-se sob a forma do anonimato.
V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem;

Essa norma pretende a reparabilidade da ordem jurdica lesada, seja atravs de reparao econmica, seja atravs de outros meios, por exemplo, o direito de resposta. Representa o exerccio do direito de defesa por quem foi ofendido com a manifestao do pensamento de outrem. A pessoa atingida tem o direito de apresentar a sua resposta ou retificao, oferecendo a sua verso dos fatos, em dimenses iguais do escrito ou transmisso que deu causa a esse direito. A Constituio assegurou, tambm, a indenizao por danos materiais, morais e imagem, consagrando ao ofendido a total reparabilidade em virtude dos prejuzos sofridos. Os danos morais e materiais so cumulveis, segundo entendimento consagrado na jurisprudncia (Smula n. 37 do STJ).

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;

A liberdade de conscincia de foro ntimo, interessando apenas ao indivduo, e no est sujeita a qualquer forma de controle pelo Estado. Essa forma de liberdade compreende a liberdade de crena, que nada mais que a liberdade de foro ntimo em questes de natureza religiosa. Assegura-se, assim, a liberdade de professar ou no alguma religio, de acreditar ou no em alguma divindade. A Constituio assegura, na forma da lei, a exteriorizao da liberdade de crena, qual seja, a liberdade de culto.
VII - assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva;

Essa previso constitucional encerra um direito subjetivo daquele que se encontra internado em estabelecimento coletivo, cabendo ao Estado a materializao das condies para a prestao dessa assistncia religiosa. Tendo em vista a total liberdade religiosa assegurada pela Constituio, ningum que se encontre nessa situao poder ser obrigado a utilizar-se da assistncia religiosa.
VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;

A objeo ou escusa de conscincia consiste no direito de no prestar servio militar obrigatrio ou qualquer outra obrigao legal a todos imposta por motivo de crena religiosa, filosfica ou poltica. Atualmente, na hiptese de objeo de conscincia, faculta-se a prestao de servio social alternativo.
IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena;

A fim de assegurar a ampla liberdade de manifestao do pensamento, a Constituio Federal vetou a possibilidade de censura prvia (verificao da compatibilidade entre um pensamento que se pretende exprimir e as normas legais vigentes) ou licena (exigncia de autorizao de agente ou rgo para que um pensamento possa ser exteriorizado). A liberdade de expresso, em todos os seus aspectos, deve ser exercida com a necessria responsabilidade que se exige em um Estado Democrtico de Direito, de modo que o desvirtuamento da mesma para o cometimento de fatos ilcitos possibilita aos prejudicados a indenizao por danos materiais e morais, alm do efetivo direito de resposta.
X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao;

A inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem das pessoas forma a proteo constitucional vida privada, salvaguardando um espao ntimo intransponvel por intromisses ilcitas externas.
XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

Via de regra, ningum pode entrar na casa sem o consentimento do morador, devendo-se entender como casa o lugar onde uma pessoa vive ou trabalha, no aberto ao pblico, reservado a sua intimidade e a sua vida privada. A prpria Constituio estabelece as excees inviolabilidade do domiclio. Nesse sentido, possvel entrar na casa sem o consentimento do morador nas seguintes hipteses: durante o dia, em caso de flagrante delito ou desastre, para prestar socorro e, ainda, por determinao judicial; durante a noite, somente em situaes de flagrante delito ou desastre para prestar socorro. A entrada no domiclio sem o consentimento do morador por determinao judicial somente poder se dar durante o dia. Casos em que se permite entrar na casa sem o consentimento do morador Durante o dia Durante a noite flagrante delito flagrante delito desastre desastre para prestar socorro para prestar socorro por determinao judicial ----XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal;

O indivduo precisa ter segurana de que todas as suas comunicaes pessoais, tanto as feitas por cartas como as realizadas por telegramas ou telefonemas, no sero interceptadas por outras pessoas. Essa inviolabilidade tutela, ao mesmo tempo, a liberdade de manifestao do pensamento e o direito intimidade das pessoas. O inciso em anlise permite que as comunicaes telefnicas sejam interceptadas para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. A Lei n. 9.296/96 regulamentou a possibilidade de interceptao telefnica na apurao de determinados tipos de crimes e em certas ocasies. Veda, por exemplo, a interceptao quando a prova puder ser obtida por outro meio ou quando o fato investigado for punido, no mximo, com pena de deteno.
XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer;

A liberdade de ao profissional consiste na faculdade de escolha de trabalho que se pretende exercer. o direito de cada indivduo exercer qualquer atividade profissional, de acordo com as suas preferncias e habilidades. Consagrou-se o direito ao livre exerccio de profisso como norma de eficcia contida, pois a Constituio previu a possibilidade de edio de lei que estabelea as qualificaes necessrias para o seu exerccio. Ressalte-se que a legislao somente poder estabelecer condicionamento capacitrios que apresentem nexo lgico com as funes a serem exercidas, jamais qualquer requisito discriminatrio ou abusivo.
XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional;

o direito constitucional de informar, de se informar e o de ser informado. O direito de receber informaes um direito de liberdade e caracteriza-se essencialmente por estar dirigido a todos os cidados, com a finalidade de fornecimento de subsdios para formao de convices relativas a assuntos pblicos.

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

No que se refere ao sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional, a Constituio apresenta a finalidade de garantir a toda a sociedade a ampla e total divulgao dos fatos e notcias de interesse pblico. O sigilo da fonte indispensvel para o xito de certas investigaes jornalsticas, e surge como corolrio lgico da liberdade de informao.
XV - livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

o direito de ir, vir e ficar. Apenas em tempo de guerra haver possibilidades de maior restrio legal que, visando segurana nacional e integridade do territrio nacional, poder prever requisitos menos flexveis. O remdio constitucional para tutelar o direito de locomoo o habeas corpus. Importante registrar, ainda, que o direito de entrar e sair do pas com seus bens no significa a concesso de qualquer imunidade fiscal.
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;

o primeiro direito constitucional de manifestao coletiva. No deixa de ser direito individual, pois pertence ao indivduo, mas de expresso coletiva porque pressupe uma pluralidade de pessoas para que possa ser exercido. Assim, o direito de reunio uma manifestao coletiva da liberdade de expresso, exercitada por meio de uma associao transitria de pessoas e tendo por finalidade o intercmbio de idias, a defesa de interesses, a publicidade de problemas e de determinadas reivindicaes. Trata-se de uma manifestao prpria do Estado Democrtico de Direito, apresentando os seguintes requisitos ou elementos: a) pluralidade de participantes; b) durao limitada, transitria; c) existncia de determinada finalidade, a qual deve ser lcita, pacfica e sem armas; d) realizao da reunio em lugar delimitado.
XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

Os incisos XVII a XXI regulam o direito de associao. A liberdade de associao, assegurada pela Lei Maior, deve ser entendida como o agrupamento de pessoas, organizado e permanente, para fins lcitos. Abrange o direito de associar-se a outras pessoas para formao de uma entidade, o de aderir a uma associao j formada, o de desligarse da associao, bem como o de autodissoluo das associaes.

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

As associaes podem ser criadas independentemente de autorizao, sendo proibida a interferncia do Estado em seu funcionamento interno. Somente podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado. As entidades associativas devidamente constitudas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados, judicial ou extrajudicialmente, possuindo legitimidade ad causam para, em substituio processual, defender em juzo direito de seus associados. Embora esteja assegurada a ampla liberdade de associao para fins lcitos, a Constituio veda expressamente as associaes de carter paramilitar, que so aqueles que se organizam de forma anloga s Foras Armadas. Isso porque o poder de coero restrito ao Estado, sendo que a existncia de organizaes particulares organizadas de forma blica no se coaduna com a concepo de Estado Democrtico de Direito.
XXII - garantido o direito de propriedade;

Toda pessoa fsica ou jurdica tem direito propriedade, podendo o ordenamento jurdico estabelecer suas modalidades de aquisio, perda, uso e limites. O direito de propriedade, constitucionalmente assegurado, garante que dela ningum poder ser privado arbitrariamente. O direito constitucional adota uma concepo ampla de propriedade, a qual engloba qualquer direito de contedo patrimonial, econmico, ou seja, tudo aquilo suscetvel de ser convertido em dinheiro. So garantias do direito de propriedade: de conservao (ningum ser privado de seus bens fora das hipteses previstas na Constituio) e de compensao (caso privado de seus bens, o proprietrio dever receber a devida indenizao).
XXIII - a propriedade atender a sua funo social;

A referncia constitucional funo social como elemento estrutural de definio do direito propriedade privada e da limitao de seu contedo demonstra a substituio de uma concepo abstrata de mbito meramente subjetivo de livre domnio e disposio da propriedade por uma concepo social de propriedade privada, reforada pela existncia de um conjunto de obrigaes para com os interesses da coletividade, visando tambm finalidade ou utilidade social que cada categoria de bens objeto de domnio deve cumprir. A Constituio, dessa forma, adotou a moderna concepo do direito de propriedade, pois ao mesmo tempo em que o consagrou como direito fundamental, deixou de caracteriz-lo como incondicional e absoluto.
XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio;

A transformao que a idia de um Estado social introduz no conceito de direito propriedade privada, ao assinalar uma funo social com efeitos delimitadores de seu contedo, determina uma importante reviso do instituto da desapropriao, que se converteu em instrumento posto disposio do poder pblico para o cumprimento de suas finalidades de ordenao da sociedade com justia social. Desapropriao o ato pela qual o Estado toma para si ou transfere para terceiros bens de particulares, mediante o pagamento de justa e prvia indenizao. Trata-se de forma originria de aquisio da propriedade. Enquanto forma mais drstica de interveno do Estado na economia, somente admissvel nas hipteses especialmente previstas na Constituio.

10

JUIZ DE DIREITO DO RIO GRANDE DO SUL

O inciso XXIV da Constituio estabelece as hipteses de desapropriao, quais sejam: a) por necessidade pblica a Administrao defronta com problemas de emergncia, sendo a desapropriao indispensvel para a realizao de uma atividade essencial do Estado; b) por utilidade pblica a desapropriao, embora no imprescindvel, conveniente para a realizao de uma atividade estatal. c) por interesse social hiptese em que a desapropriao conveniente para o progresso social, em razo da justa distribuio da propriedade ou da adequao a sua funo social. A desapropriao ser realizada mediante indenizao justa (de forma integral), prvia (pagamento deve ser anterior ao ingresso na titularidade do bem) e em dinheiro (pagamento em moeda corrente). Pagamentos em ttulos pblicos somente so admitidas nas hipteses excepcionais previstas na prpria Constituio.
XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano;

Trata-se do direito de requisio. O Poder Pblico, em hipteses de iminente perigo pblico, est autorizado a utilizar-se de propriedade alheia, sem necessidade de prvia indenizao. Porm, se de algum modo o uso da coisa gerar prejuzo ao proprietrio, este tem garantido o direito indenizao.
XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;

O referido dispositivo representa a proteo constitucional pequena propriedade rural. Pretende-se, dessa forma, alavancar o desenvolvimento rural do Pas, assentando a famlia na terra. Nesse sentido, a pequena propriedade rural no pode ser objeto de penhora para pagamentos de dbito decorrentes de sua atividade produtiva, bem como dever receber recursos previstos em lei que financiem o seu desenvolvimento.
XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas;

Trata-se da tutela constitucional de propriedade imaterial, qual seja, os direitos autorais. Protege-se, assim, os direitos sobre a utilizao, publicao ou reproduo de obras artsticas. Importante ressaltar que o autor da obra titular de direitos morais, inalienveis e irrenunciveis, e patrimoniais, estes transmissveis e renunciveis. So direitos morais do autor, em sntese, o reconhecimento de sua obra e o direito sua integridade. So direitos patrimoniais a possibilidade de explorao comercial da sua criao.

11

You might also like