You are on page 1of 7

Universidade anhanguera uniderp Centro de educao a distancia Curso de pedagogia

O ludico na educao infantil: como um processo de ensino aprendizagem

Renata Medeiros rojas Ra: 184442

Orientadora prof local Msc Eliana Aparecida Felipin

Projeto de pesquisa Bibliografia e descritiva

Campo grande MS 2011 Introduo

A ludicidade exerce um papel importante no desenvolvimento da criana, para isso preciso ter conscincia do significado do brincar, conceituar os principais objetivos utilizados para designar o ato de brincar, tornando se tambm fundamental analisar o papel do educadornesse processo ldico e visar os benefcios que o brincar proporciona, como um dos mecanismos de processo ensino aprendizagem. Nesse aspecto de suma importncia o brincar na vida de uma criana. O educador deve buscar priorizar e concientizar-se dos principais objetivos da educao infantil, esses objetivos devem ser pensadosa longo prazo e dentro de uma perspectiva do desenvolvimento da criana.

O ldico na educao infantil: Como um processo de ensino aprendizagem

A importncia do ldico na escola

Percebemos hoje nas escolas a ausncia de uma proposta pedaggica que incorpore o ldico como eixo de trabalho. Essa realidade do brincar nas escolas leva-nos a perceber a inexistncia de espaospara um bom desenvolvimento do alunos. Esse resultado, apesar de apontar na direo das aes do professor, no devemos atribuir-lhe a culpa. Ao contrrio, trata-se de evidenciar o tipo de formao profissionaldo professor que no contempla informaes nem vivencias a respeito do brincare do desenvolvimento infantil em uma perspectiva social, afetriva, cultural, histrica e criativa.

Vigotski (1988) indica a relevncia de brinquedos e brincadeira como indispensveis para a criao da situao imaginaria. Revela que o imaginrio s se desenvolve quando se dispe de experincias que se reorganizam. A riqueza doscontos, lendas e o acervo de brincadeiras constituiro o banco de daos e de imagens culturais utilizadas nas situaes interativas . dispor de tais imagens fundamental para instrumentalizar a criana para a construo do conhecimento e sua socializao. Ao brincar a criana movimenta-se em busca de parceria e na explorao de objetos; comunica-se com os seus pares; expressa-se atravs de mltipla lingaugens; descobre regras e toma decises. So poucas as escolas que investem nesse aprendizado. A escola simplesmente esqueceu a brincadeira na sala de aula ou ela e utilizada com um papel didtico , ou considerada uma perda de tempo.. E at no recreio a criana precisa conviver com um monte de proibies.

No se brinca a no ser por iniciativa prpria ou por livre adeso. Todo ser humano pode beneficiar-se de atividades ldicas. A brincadeira e transmitida a criana atravs de seus prprios familiares, de forma expressiva, de uma gerao a outra, ou pode ser aprendida pela criana de forma espontnea . Contudo nos dias atuais , com as moradias cada vez mais apertadas e os adultos envolvidos em seus afazeres , as crianas no tem um lugar para brincar e no devem atrapalhar o andamento do lar com seus brinquedos. No d para isolar o comportamento ldico da criana. Ela brinca quando para brincar e no quando os adultos entendem que ela deveria brincar. Em qualquer poca da vida de uma criana e adolescente e por que no dos adultos, as brincadeiras devem estarpresentes. Brincar no uma coisa apenas de criana pequenas, erra a escola ao fragmentar sua ao

dividindo o mundo srio do trabalho e do estudo . independente do estilo de vida que se leve, todos adultos , crianas e adolescentes precisam da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonha e fantasia para viver. Entre alguns desses fatores destacam se: facilitador da aprendizagem colaborar para uma boa sade mental. Desenvolver processo sociais de comunicao de expresso e de construo do conhecimento. Explorar a criatividadede Melhorar a conduta e a auto-estima. Permitir que se extravase3 as angustias e paixes, alegrias e tristezas , agressividade e passividade.

Diante de tantas possibilkidades, fundamental que o educador seja mediador em todo o processo criando na sala de aula um cantinho com alguns brinquedos e materiais para brincadeiras . Na verdade qualquer sala de aula disponvel apropriada para as crianas brincarem . podemos ensinar as crianas tambm a produzir brinquedos . o que ocorre geralmente nas escolas e que o trabalho de construir brinquedos com sucatas fica restrito as aulas de arte, enquanto professores poderiam desenvolver tambm este trabalho nas reas de teatro , musica , ciencias , integrando os conhecimentos que so ministrados. Tudo isso possvel quando estamos abertos a buscar novos caminhos. Precisamos enquanto educadores nos colocar mos como participantes, acompanhando todo o processo de atividades mediando os conhecimentos atravs de brincadeiras e do jogo, afim de que estes posam ser reelaborados de forma rica e prazerosa.

objetivo O professor precisa estar atento a idade e a capacidade de seus alunos para selecionar e deixar a disposio materiais adequados. Uma observao atenta pode indicar ao professor que sua participoao seria interessante para enriquecer a atividade desenvolvida, introduzindo novos personagens ou novas situaes que tornem o jogo mais rico e interessante para as crianas, aumentando suas possibilidades de aprendizagem. Educar no se limita a repassar informao ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considere o mais correto, mas ajudar a

pessoa a tomar conscincia de si mesma dos outro e da sociedade . aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. Na escola possvel o professor se soltar e trabalhar os jogos como forma de difundir os contedos . para isso entendo ser necessrio a vivencia. Entendo ainda que o primeiro passo para trazer o ldico, a brincadeira para dentro da escola, o resgate da insfancia dos prprios educadores , a memria. Do que brincavam, como brincavam, lembrarem-se de uma figura especial. um momento de humanizar as relaes, de resgatar o sentimento e lembrar como eles era e o que sentiam quando viviam o momentoque as crianas, seuws alunos, esto vivendo agora, todo mundo foi criana e teve essa vivencia. Penso que atualmente o problema da utilizao do jogo na escola, esta no fato dele ser usado apenas como instrumento pedaggico e no como uam linguagem atravs da qual o professor possa ter informaes da criana. No referencial curricular de educao infantil esta includa na lei a importncia de brincar e levar a arte para dentro da educao infantil. H o momento pela formao dos professores , que precisam ser capacitados e se soltar dentro do ldico.

metodologia Para oliveira (1990), a atividade ldica e a essncia da infncia. Por isso , ao abordar este tema no podemos deixar de nos referir tambm a criana. Ao retomar a historia e a evoluo do homem na sociedade , vamos perceber que a criana nem sempre foi considerada como hoje. Antigamente ela no tinha existncia social, era considerada a miniatura do adulto, ou quase adulto, ou adulto miniatura. Seu valor era relativo, nas classes altas era educada para o futuro e nas classes baixas o valor da criana iniciava quando ela podia ser til ao trabalho , colaborando na gerao da renda familiar. A criana no um adulto que ainda no cresceu. Ela tem caractersticas prprias e para se tornar um adulto ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento fsico, cognitivo, social e emocional. As brincadeiras so linguagens no verbais nas quais a criana se expressa e passa a mensagem , como ela interpreta e enxergao mundo. Brincar um direito de todas as crianas do mundogarantido no principio VII da declarao universal do direitos da criana da UNICEF. uma atividade de grande importncia para a criana , pois a torna ativa , criativa e lhe da

oportunidade de relacionar-se com os outros; tambm a faz feliz e, por isso , mais propensa a ser bondosa , a amar o prximo , a ser solidaria. Negrine (1994) em estudos realizador sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, afirma que quando a criana chega a escola, trs consigo toda uma pr historia, construda apartir de suas vivencias, grande parte delas atravs de atividades ldicas . Segundo esse, fundamental que os professores tenham conhecimento do saber que a criana construiu na interao com o ambiente familiar e sociocultural, para formular sua proposta pedaggica. A criao de espaos e tempos para os jogos e a s brincadeiras uma das tarefas mais imprtantes do professor, principalmente na escola de educao infantil. Cabe a ns organizar os espaos de modo a permitir as diferentes formas de bincadeira , de forma, por exemplo , que as crianas que estejam realizando um jogo mais sedentrio no sejam atrapalhadas por aquelas que realizam uma atividade que exige mais mobilidade e expanso de movimentos, ou seja, observando e respeitando as diferenas de cada um. Relembrando que brincar um direito fundamental de todas as crianas do mundo inteiro , cada criana deve estar em condies de aproveitar as oportunidades educativas , voltadas para satisfazer sua necessidades bsicas de aprendizagem. A escola deve oferecer oportunidades para a construo do conhecimento atravs da descoberta e da inveno , elementos estes indispensveis para a participao ativa da criana no seu meio.

Justificativa A importncia deste trabalho fundamental para darmos o devido valor no ldico . o jogo e a brincadeira ajuda a criana a construir novas descobertas , desenvolve e enriquecea sua personalidade e simboliza um instrumento pedaggico que leva o professor a conduo de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem . talves o maior desafio da educao seja o de alfabetizar no resume a tornar automtico o processo de decodificar as letrinhas , o texto a ser lido deve ser entendido. Atualmente contamos com um aparato de mtodos e orientaes acumuladas em cursos de capacitao , teoricamente contamos tambm com uma serie de concepes pedaggicas de autores renomados que nos apiam em suas consideraes a respeito deste tema. Para vigotsky (1987)a aprendizagem e o desenvolvimento esto estritamente relacionados, sendo que as crianas se inter relacionam com o meio objeto social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construo.

A imporatncia de brincar tem sido muito resaltada para o desenvolvimento cognitivo , emocional, fsico, e social da criana. A brincadeira e o jogo so as melhores maneiras de a criana comunicar-se sendo um instrumento que ela possue para relacionar-se com outras crianas . a ludicidade requerida justifica um ensino por meio de jogos. O jogo um universo , na qual por meio das oportunidades e riscos, cada qual precisa achar o seu lugar. Podem ser trabalhados, por exemplo atravs de perguntas e respostas, por regras, enfim , de inmeras maneiras . Em nossa escola trabalhamos com o jogo de palavras , dando enfase a parte emocional , adaptao individual e social dos alunos . nosso objetivo com esse trabalho auxiliar o processo de alfabetizao , educando a partir de recursos proporcionados pelo jogo e nas brincadeiras . pois ao brincar a criana busca imitar , imaginar e comunicar.

You might also like