You are on page 1of 3

Avaliao colaborativa para a melhoria da gesto

Gerisval Alves Pessoa Voc est preparado para receber feedback coletivo de sua equipe? A edio de jan-fev 2012 da Harvard Business Review apresenta uma srie de pequenos artigos que cada um deles apresenta uma "idia audaciosa. A idia que apresentamos aborda sobre a "avaliao da gesto usando modelo colaborativo de produo (Crowdsourcing), que questiona: O que voc faria se os empregados avaliassem on-line seus gerentes de forma coletiva e pblica. Eis a situao que apresentamos: Um grupo de empregados criou um site independente onde todos eles pudesesem usar on-line ferramentas de colaborao social para avaliar seus gerentes em oito dimenses gerenciais-chave, tais como delegao, comunicao, clareza de direo e assim por diante, retiradas do curso bsico de gesto da empresa. Todas as classificaes individuais para um gerente so agregadas em uma classificao nica para cada dimenso. Comentrios individuais so agregados em uma nica avaliao, como uma wikipdia, que um documento nico, composto por mltiplos autores. Se um empregado no concorda com a avaliao coletiva, h uma maneira de gravar a sua discordncia de forma annima. Acreditamos que os empregados so cada vez mais suscetveis criao de sites de opinio por conta prpria. Por qu? Em geral, por causa do interesse bvio das pessoas em seus gerentes, olhe para todos os comentrios on-line sobre esse assunto hoje e, especificamente, devido disparidade em muitas organizaes entre o que a empresa diz que espera dos gestores (explcita ou implicitamente) e muitas vezes so gerentes medocres (ou pior) que so perdoados. Como esses sites so pblicos, as empresas sero obrigadas a responder pergunta que fizemos acima: O que voc faria? Sugerimos que a avaliao da gesto usando modelo colaborativo de opinies pode realmente representar uma oportunidade para melhorar a prtica da gesto. Para que este modelo possa melhorar a prtica da gesto, a empresa deve inicialmente tomar tomar proativamente dois importantes passos: Deve definir

publicamente o que considera "uma boa gesto." E deve treinar tanto o gerentes e subordinados diretos em como dar e e receber feedback construtivo. Boa gesto. A menos que haja comum acordo entre todos os interessados sobre as prticas e padres que um gerente deve atender para ser considerado "bom", esta abordagem ir certamente falhar. A empresa deve dizer a todos: "Aqui est o que podemos esperar dos gestores. Isto implica, ento, que a empresa est comunicando a todos os empregados o que eles podem esperar de seus gerentes. Na realidade, declaram: "Voc tem o direito de uma gesto competente e aqui est como ns definimos a competncia." Uma vez que os empregados sabem o que eles tm o direito de esperar (e no esperar que, a propsito), essas expectativas se formam e informam o comportamento de seus gerentes, porque os subordinados diretos esperam que seus gerentes satisfaam essas expectativas a cada dia em tudo o que fazem. Este ambiente de expectativa e as discusses que geraro e criaro os feedback dos gerentes em tempo real e a necessidade de melhoraria.

Crowdsourcing melhoraria os mtodos atuais de desenvolvimento de gesto, que so bem intencionados, mas muitas vezes no to eficazes quanto poderiam ser, porque crowdsourcing faria o trabalho cotidiano do gerente no local onde ocorre a aprendizagem real. A fraqueza inerente da maioria dos mtodos atuais que "aprendizagem" e "fazer" so separados. Geralmente, o desenvolvimento, por meio de cursos, leitura, estudos de casos, simulaes, avaliaes de gesto tradicional, ainda avaliao 360 graus e dinmica de grupo, ocorrerem longe do trabalho em si. Estes mtodos deixam para o gerente a tarefa crtica da aplicao de volta ao trabalho das lies aprendidas. Todos ns sabemos que o verdadeiro aprendizado ocorre melhor quando o feedback constante e em tempo real. Nenhum desses mtodos capaz de aplicar esse princpio. Uma conseqncia direta o universal "gap saber x fazer" que vemos no trabalho de muitos gerentes. Isto vai ser fcil? Claro que no. H significativa armadilhas potenciais, tais como chamar os empregados que avaliaram para "acerto de contas"; gerentes que tentam punir empregados que os criticaram, falta de um processo claro e rpido para resolver divergncias; avaliaes injustas, especialmente dos gerentes das minorias, com um enfoque equivocado do juzo e avaliao nos comentrios, em vez de avaliao e desenvolvimento.

Feedback construtivo. Provavelmente, a maior potencial armadilha, no entanto, a incapacidade das pessoas comuns em dar e receber feedback negativo de forma construtiva. Para o crowdsourcing todas as partes interessadas precisaro de treinamento que desenvolve no apenas habilidades crticas e as melhores prticas nesta rea, mas tambm estabelece normas claras e valores que todos os envolvidos devem seguir. Por exemplo, preciso ficar claro que os ataques pessoais por empregados ou retribuio por um gerente no ser tolerado e que tal comportamento receber sanes graves. Muitas relaes gerente-empregado agora sofrem com o desalinhamento ou no declarao das expectativas que produz uma falta de confiana, o que limita a eficcia de ambas as partes. Conversas sobre as aes do gerente ou de decises muitas vezes no ocorrem em toda a empresa, e quando o fazem raramente so explcitas e s raramente com base em um entendimento comum do que gerentes deveriam fazer. Ser que estes relacionamentos seriam mais produtivos se no fossem mais freqentes as discusses explcitas com base em um conjunto claro e comum de expectativas? Esta maior transparncia gerada por estas discusses em tempo real gerar uma maior confiana, um maior nvel de desempenho gerencial em geral e, em ltima instncia, como um resultado direto, melhor desempenho organizacional. Acreditamos que a avaliao colaborativa da gesto est chegando, gostemos ou no. As ferramentas necessrias esto amplamente disponveis. As pessoas tm sentimentos fortes sobre seus gerentes. E o mundo est se movendo inexoravelmente para uma maior transparncia. Mas, os benefcios potenciais que vemos neste modelo s viro se as empresas estruturarem esta oportunidade nas abordagens positivas que descrevemos. REFERNCIAS:
Traduo e adaptao do texto original de: HILL, L. e LINEBACK, K. Crowdsourcing management reviews for better management. Havard Business Review. Disponvel em < http://blogs.hbr.org/hill-lineback/2012/01/crowdsourcing-managementrevie.html > Acessado em 18 de Jan. 2012.

You might also like