You are on page 1of 12

Manual infame...

mas til (para escrever uma excelente proposta de tese ou dissertao)* Contm ainda: 1) duas pequenas prolas para escrever o trabalho final e sobreviver s sesses de defesa; 2) uma receita indita para realizar uma tese foucaultiana e, na medida do possvel, manter a sade fsica e mental, enquanto tudo isso se faz.

Todo mundo sabe o que um manual. Quando abre um, sabe o contedo que vai encontrar, pois ele sempre de... ou para.... Assim como sabe o tipo de escrita que ali foi cometida. Um manual no precisa e nem mesmo deve ser definido, explicado, contextualizado, se no deixa de ser manual e passa a ser um artigo, ensaio, epopia, lrica ou tragdia. Deste, infame, s vou dizer uma coisa singela, pragmtica, franca: ele nasceu por absoluta necessidade minha, como professora-orientadora de dissertaes e teses no Programa de Ps-Graduao em Educao da UFRGS. Porque cansei de falar as mesmas coisas, em sesses individuais ou coletivas de orientao: coisas que eram repetidas porque o que as impulsionava tambm era recorrente. Voc que comeou a ler, de algum modo, est se deixando implicar neste manual. No vou dizer que lhe poder ser til, j que poderia configurar uma propaganda enganosa. Sua prtica que decidir. Para mim e meus orientandos est sendo til. Se for proveitoso para voc: que bom! Agora, ateno! Preciso lhe fazer uma advertncia, a mesma que fiz a meus orientandos: se voc perceber, sentir, entender, intuir, sacar que as orientaes contidas no manual funcionam para padronizar, engessar, burocratizar suas produes... Ento, ser preciso desconstruir, desfazer, corromper, tornar o manual mais infame e baixo, brbaro e grotesco, ainda. Porque o que vale, o que mais importa o que cada um pode criar de produtivo e plausvel para a sua proposta, dissertao, tese. Como eu pude inventar at aqui, e sempre provisoriamente , isso, deste manual, que minha prtica de pesquisadora e orientadora me possibilitou escrever, com todos os seus limites e tambm devires.

Uma variao deste texto foi publicado sob o ttulo Manual infame... mas til, para escrever uma boa proposta de tese ou dissertao, em A bssola do escrever: desafios e estratgias na orientao de teses e dissertaes, organizado por Lucdio Bianchetti e Ana Maria Netto Machado, e publicado pela Editora da UFSC e Cortez, em 2002, p.355-370.

I Esqueleto de uma proposta

1. Introduo Apresentar brevemente a temtica e a teorizao, o solo terico da Proposta. Pode-se tambm resumir algo da problematizao e do novo objeto a ser por ela constitudo. No final desta seo, costuma-se realizar uma sntese de cada grande seo evite a denominao captulo, que tem todo um formato especfico, vrias subdivises, nmero extenso de pginas, etc. , referindo o ttulo e dizendo em que consiste, o que nela foi trabalhado. Esta parte apresenta diversas possibilidades de montagem: desde as mais breves, mais burocrticas tipo as dos artigos , at as mais elaboradas, no sentido de j analticas. Pode ser dividida em subsees, se for esta a necessidade, no caso de existir material escrito sobrando. Cuidado com as repeties! No distinto e, alis, muito chato, ler, no decorrer do texto, uma ou mais frases exatamente iguais s que j havamos lido na Introduo. Seja criativo: mesmo que faltem idias, no as repita do mesmo modo, encontre sinnimos, remonte as frases, varie os pargrafos. Outra coisa: por amor de deus ou do diabo, tanto faz, invente um ttulo bonito e adequado a seu trabalho. No precisamos mais escrever os aborrecidos e indigentes Introduo ou Apresentao, no mesmo?

2. Apresentao do objeto bruto Aqui, importa dar a conhecer, ao leitor, o objeto de pesquisa em estado bruto. Apresentamos os ditos e escritos daquele objeto, daquele discurso, que sejam os das significaes correntes, das idias e sentimentos hegemnicos, dominantes, aceitos sem qualquer questionamento sobre seu valor, importncia, elevao, nobreza. Apresentamos, tambm, as pesquisas j realizadas sobre tal objeto. Traamos o mapa comum, que , a princpio, o territrio de onde partimos para investigar o objeto.

Para isso, realizamos snteses, resumos dos argumentos, indicamos o que se repete, isolamos o mais importante, que nos importa desconstruir, na posterior atividade de anlise. Recheamos tal apresentao com fragmentos discursivos, seguidos das devidas aspas e referncias. Fazemos tudo isto, com pacincia, para poder ficar claro que nada disso queremos pensar e dizer. Fazemos o movimento de nos filiar e, ao mesmo tempo, aqui, comeamos a preparar a nossa des-filiao dos sentidos e prticas correntes. Importante: preciso saber, nesta hora, que o objeto bruto, que estamos dando a conhecer, pode ser objeto de muitos, que vivem numa determinada poca, episteme, formao discursiva, sociedade, etc. Mas, que no o nosso objeto, o objeto de nossa pesquisa ps-crtica. Porque, logo, logo, vir o segundo objeto.

3. Problematizao do objeto de pesquisa De posse da teorizao que escolhemos, e dos conceitos que a selecionamos, vamos, agora, problematizar, isto : fazer com o objeto bruto uma outra coisa. Vamos criar problemas, ali onde no existiam, onde nem se pensava que existissem. Ao menos, os que formos capazes de ver e formular. H, ento, dois objetos de pesquisa: 1) o bruto, que o de todos. Que todos, ou muitos, podem escolher para investigar, estudar, discutir, analisar. 2) e o nosso objeto de pesquisa, que, afinal, aquele que questionamos e desfiguramos, re-lemos e reescrevemos, desde a conceptualizao escolhida. Aqui, nesta seo, levantamos talvez, pode ser que...: interrogamos, fazemos as perguntas de pesquisa, relativizamos os sentidos, suspeitamos das significaes, desassossegamos o que parecia sossegado. assim que criamos o nosso objeto de pesquisa, o verdadeiro objeto que vamos investigar. Exemplo. Se perguntarem: Qual o teu objeto de pesquisa? Rapidamente, respondemos: A infncia contempornea. No! Errado! Este o objeto bruto. O verdadeiro objeto de pesquisa, a ser investigado : O dispositivo poder-sabersubjetividade de infantilizao, no sentido foucaultiano. Pois, ento, estamos diante de um outro objeto, do nosso legtimo objeto de pesquisa, ao qual atribumos outros

sentidos, pela via dos conceitos escolhidos. J no pode mais ser aquele outro objeto, no costurado com a teoria que escolhemos, mas com outras teorias, que no a nossa.

4. Reviso terica A pergunta mais importante a ser feita, nesta parte, para que seja produtiva, e para que a Proposta fique coerente, redonda, : O que que eu vou usar? H vrios nveis dessa escolha de uso: 1) da perspectiva terica, como um todo; 2) do autor, ou autores; 3) da fase conceitual e metodolgica de cada autor; 4) de conceitos especficos, dentro da produo ou daquela fase. Uma das coisas mais lamentveis quando analiso um texto, para ir a uma Banca de Defesa, me deparar com pginas e pginas de reviso terica na maioria das vezes, repetitiva, cansativa, mal escrita, incompleta , e chegar ao fim da Proposta, ou mesmo da Dissertao/Tese, e constatar que, daquilo tudo, a criatura usou muito pouco. Isso triste, porque fico pensando em todo aquele investimento, que poderia ter sido canalizado para uma anlise, em maior profundidade, das ferramentas conceituais a serem efetivamente usadas na analtica. No se tem, a cada Proposta, que partir, cada um, do marco zero. A produo do autor escolhido, na maioria das vezes, j foi e muito bem comentada, explicada, interpretada, discutida, por outros autores, geralmente bem mais competentes do que ns. Por que, ento, no focar no que interessa para o nosso trabalho de pesquisa? freqente, tambm, que a tal reviso terica sofra um excesso tal, que acabe ocupando mais pginas do que o prprio trabalho com o objeto. Se o gosto do candidato for este, o da reviso terica, ele pode pensar, ento, em fazer um trabalho apenas conceitual que, alis, no apenas, porque um trabalho complexo, que requer muito estudo e interlocuo com muitos autores. Se no for esse o gosto, e se quiser realizar uma pesquisa operatria, preciso modular, enfocar, restringir ao que interessa. Quanto mais uma reviso terica for interessada mais produtiva ser! H casos, mais difceis, em que no se quer escrever uma seo de reviso terica. Tudo bem. S que, nesta condio, a costura entre teoria e objeto dever acontecer, desde o incio da Proposta. Para tal, preciso bastante tempo de estudo da teoria, imitao no bom sentido de como o autor operou com os seus objetos,

bastante interao com o bruto, e conhecimento do prprio objeto de pesquisa. Embora eu prefira tal tipo de eliminao da reviso terica, reconheo que mais difcil, especialmente para o tempo, cada vez mais exguo, do Mestrado. A no ser que a pessoa venha estudando aquilo tudo h, no mnimo, uns 5, 6 anos. Por ltimo. Se optarmos por realizar uma reviso terica, por favor, que seja criativa, diferente, com nfases originais, inesperadas. No domestiquemos a produo do pobre autor, que, s vezes, levou uma vida inteira para estudar, pensar e escrever aquilo. Controlemos nosso excesso de academicismo, no mau sentido. Mas, tambm h que se ter rigor, sempre. Nada de vale-tudo! Nem de dar uma de nefito, que se julga um gnio de compreenso relmpago!

5. Exerccio analtico Pensem comigo: O que , por definio, um exerccio analtico? Ora, do modo com vem sendo usado, uma amostra, uma poro, uma parte da analtica a ser feita no trabalho final, que apresentamos Banca Examinadora. Isto implica em qu? Na coisa mais difcil de todas, que levantar, inventar, criar unidades analticas, que nos permitam olhar e dizer coisas diferentes das que so olhadas e vistas, com outros culos e linguagem, sobre e acerca do objeto bruto. Se vamos apresentar, no texto de nossa Proposta, um exerccio analtico, j temos, evidentemente, que estar operando com nosso objeto. No mnimo, j temos que ter uma espcie de mapa das unidades que vamos usar. Uma das coisas mais maravilhosas, para mim, na funo do pesquisador sua arbitrariedade. Ele escolhe, desde o incio. Ele tem de escolher: desde o bruto, a teoria, a poro da teoria, as unidades. Arbitrariedade que, como todas, no to arbitrria assim, pois h algo a que no sabemos: porque escolho isto e no aquilo, porque isto ou aquilo tambm me escolheu. E algo que da ordem da responsabilidade tica de se ser um pesquisador, um estudioso daquela teoria, autor, objeto bruto, etc. Ou seja, como pesquisadores, estabelecemos uma relao de pertencimento a uma cultura, formada pelos que j estudaram e usaram tal teorizao, pelos que j pesquisaram, de outros modos, o objeto bruto, etc. Fazemos, tambm, uma insero nossa no prprio campo da prtica de pesquisa em Educao. E isto no pouca porcaria! Por isso, ateno! Em face dessa arbitrariedade, inerente pesquisa, cada um precisa avaliar onde, em que poro do territrio, problemtica, temtica educacional,

pode se autorizar a pesquisar. Onde pode se movimentar, com mais facilidade, buscar as obras mais significativas, tranar conceitos, ter insights e justifica-los, etc. Ou seja, em outras palavras: escolhe-se aquilo que, at chegar no Mestrado ou Doutorado, mais se estudou, viveu, preocupou, pensou, praticou. Pois, no existe nenhum super-orientador, que possa guiar o tempo inteiro cada um e todos os orientandos, na totalidade dos caminhos que ele precisa percorrer. Em outras palavras, ainda: no aconselhvel inventar coisas totais, ou de ltima hora, ou uma atividade de pesquisa, que seja inteiramente nova. Mas, voltando s benditas unidades. Elas nascem, s podem nascer, como gosto de dizer, do encontro das duas rzinhas que pulam da teoria e do objeto bruto nem to bruto assim, alis, porque j lido e re-dito com os culos tericos. Tenho comprovado que as mais produtivas unidades so as geradas deste modo. Por um motivo bem simples: temos munio nas duas gavetas, na do objeto bruto e na gaveta terica. Quanto s 2 rzinhas. Em verdade, as tais rzinhas, ao invs de duas, so trs. Por um motivo cristalino: na criao das unidades analticas, junto com a da teorizao e com a que emerge do discurso que estamos estudando, pula tambm, e de modo s vezes decisivo, muito do que nosso, do que trazemos, ensinamos, vivemos, gostamos, nos apaixonamos. Por isto, esta 3 rzinha eu a chamei de rzinha do gosto. Atentem para ela, porque um pedacinho de ns, de nossa prtica profissional, de nosso estilo de existncia, de nosso modo de pensar, significar e viver a vida, enfim. Retomando: somente se temos as unidades analticas, na hora da Proposta, que poderemos mostrar Banca algo do que ser mais e melhor trabalhado na Tese ou na Dissertao. Caso contrrio, no. Caso contrrio, prefira apenas indicar o rol das possveis unidades analticas. Porque isto tambm aceito: no desenvolver nenhum exerccio analtico e apenas apresentar, referir as unidades, sob as quais se vai analisar o objeto pesquisado. Ento, descreva tais unidades na carta de intenes, que tambm uma carta de compromisso.

6. Carta de intenes/compromisso

Esta costuma ser a parte final da Proposta, onde escrevemos o que vamos fazer. Diante de tudo o que foi escrito, daqui para a frente, com esses viticos, vamos realizar tais e tais coisas, deste e daquele jeito. Aqui so apresentados o mtodo, as fontes, o apontamento de algumas unidades analticas, que no foram desenvolvidas, apenas indicadas, etc. s vezes, so reunidas, sob a forma de snteses, algumas coisas que ficaram dispersas no texto. Esta tambm uma seo conclusiva, mas que no pode ter um tom de concluso. Ao contrrio, tem que ser um riacho que corre, um canal que joga pra frente, um rio que deixa abertos os rumos, para que os membros da Banca sintam-se vontade para fazer o que se espera que faam: avaliem, sugiram, indiquem rotas. A Banca tem de se sentir convidada a entrar em sua Proposta. Por isso, sua escritura tem de lev-la a produzir sobre/entre/com o seu texto. Se o seu texto for onipotente, cheio de razo, pleno de certezas e tal, nada disso vai acontecer. Ento, pra que Banca Examinadora? Esta tambm uma seo onde se selam os compromissos de pesquisa. Ao menos at, se for o caso, deles serem des-guiados pela argio e problematizao da Banca.

II Outras dicas preciosas Se a sua leitura chegou at aqui porque interessou. Ento, aqui vai mais. 1 Aprenda a abrir/criar subsees. Elas, sempre, permitem enfocar melhor o que estamos escrevendo. Seja na reviso terica, na apresentao do objeto bruto, no exerccio analtico. Esta uma arte importante para quem escreve e tambm para quem l. Muitas vezes, no conseguimos identificar as subsees que, inclusive, j esto presentes em nosso texto, que vo acontecendo medida em que escrevemos. Por isto, um olhar externo, como o da Orientadora e do Grupo de Orientao, ajuda e muito. 2 Atente para os ttulos, desenvolva a arte de criar ttulos. Os melhores costumam ser os mais finos, de um certo modo, irnicos, ldicos, instigantes no sentido de que j sinalizam para as deformidades que se pretende realizar no objeto bruto. Eles devem saltar das duas gavetas, do objeto e da teoria, ao mesmo tempo. Bem como, saltar do gosto, do prazer, do divertimento que criar, da vontade de dar nomes diferentes, prprios, a nossas crias, ao que estamos criando.

3 Uma outra arte que preciso desenvolver a da montagem final da Proposta. Implica sensibilidade e astcia, diante do conjunto. O que combina? O que tem o mesmo tom? O que melodioso? E o que no ? Juntar, apartar. Este o movimento duplo. Muitas vezes, nos perdemos na escrita, ela nos extravia. Neste momento, porque j estamos saturados dela, sempre bom um outro olhar e outra escuta a teu texto. Algum em quem confiamos, como bom leitor, pode auxiliar, uma amiga, um namorado, uma amante, at um inimigo. Algum arguto, de preferncia, que saiba escutar o texto, como um competente analista. 4 Outra questo importante a escolha do formato da Proposta. Caso se esteja trabalhando, metodologicamente, com conceitos de autor/autores que sejam propcios, que forneam elementos/linhas/cores para um novo desenho tais como, a cartografia de Deleuze & Guattari, a desconstruo de Derrida, a arqueologia de Foucault, os aforismos de Nietzsche , por que usar os nossos formatos clssicos e to repetitivos? Por que usar o esqueleto deste Manual infame... mas til..., por exemplo? Deve-se aproveitar o que os autores inventaram para inventar tambm, para ousar. 5 Aprenda, no texto, a se apropriar das idias, argumentos, conceitos. Torne-os seus. Evite o excesso de citaes em destaque, e os malfadados conforme fulano..., para beltrano.... Use aspas, em pequenos fragmentos, em frases-chaves, somente naquilo que no d para fazer e ser seu. Ao agir assim como um bom ladro , voc se obrigar a entender melhor a argumentao, a incorpor-la a seu objeto de pesquisa, a escrever mais, inclusive. E estar, ento, minimamente, abrindo as janelas para elaborar uma nova, uma diferente, uma outra teorizao. Porm, cuidado, para no botar o seu objeto de pesquisa na boca do autor escolhido! Para o coitado, talvez seu objeto nem existisse, nem fosse questo. Imite como fazem, nesta direo, os

pesquisadores/escritores/intelectuais que voc admira muito. Ento, ficar tudo bem. 6 A ltima dica: demonstre sempre e bastante, mostre (monstre) exaustivamente as coisas de seu objeto, em juno com a teoria. No seja um aplicador da teoria, mas um competente usurio dela, use-a para demonstrar as coisas novas, que apenas nascem da interao com o seu objeto. A anlise tem de ser, acima de tudo, demonstrativa, mostrativa, nunca uma exemplificao ou ilustrao para a teoria estudada. Os autores, com os quais voc pesquisa, no precisam que voc comprove o quanto eles tinham razo. Eles j sabiam disso, ao inaugurarem novos modos de dizer e

de olhar as coisas do mundo. E voc s far isso, ou um pouquinho disso, se demonstrar esses novos modos com que voc est olhando e dizendo o seu objeto. III Duas pequenas prolas

1. Para escrever a Dissertao ou Tese Escreva um texto, que esteja pronto para ser publicado. No coloque, nele, tudo o que for excessivamente acadmico: pilhas de cansativas citaes em destaque, centenas de notas de rodap, que doem os olhos e que ningum tem obrigao de ler, tediosas revises bibliogrficas que, se o leitor quiser, vai ao autor original, etc. Deixe o texto fluido, articulado, legvel, como um livro, que o que ele deve ser. Afinal das contas, escreve-se para os outros do mundo, no? Quanto mais pronto estiver para voar, melhor. Mais chances voc ter de public-lo, sem precisar ficar meses faxinando, cortando, acrescentando, articulando, tornando-o publicvel.

2. Como sobreviver s sesses de Defesa Olhe: voc sabe mais sobre o seu trabalho do que ningum, certo? Portanto, defenda-o, digna e firmemente. O Examinador pode ter as suas razes, quando lhe critica, porque conhece profundamente o autor ou a teoria em questo, por exemplo. S que voc quem conhece mais e melhor o que voc fez com aquilo tudo, na anlise do seu objeto de pesquisa. Mas, no seja prepotente, nessa hora, nem em nenhuma outra. Tenha a desejvel humildade intelectual, mas tambm, no seja frouxo. No morda nem rasteje. No deixe questes sem exame. Agradea, se no souber responder, diga que vai pensar, que no havia anteriormente contemplado aquela questo. Ou, que sabia daquilo, mas optou por no usar, por julgar mais produtivo usar tal e tal ferramenta analtica, por tal e tal motivo. Se for o trabalho final, diga que aquilo que est sendo apontado como estando frgil, dever ser fortalecido, sim, em pesquisas e produes vindouras, pois aquele, com certeza, no ser o seu ltimo trabalho, etc. Em poucas palavras: faa bonito, como Mestre ou Doutor que voc quer ser, pois, vem trabalhando para isso. Aproveite o espao da Sesso de Defesa para continuar produzindo sobre o seu texto, pois, uma instncia muito importante para a sua

pesquisa: a hora em que ela sai do ninho, que o da Orientao, e comea a ganhar o mundo, o tempo, a histria. Em suma, seja firme, mas tambm terno. E isto difcil de praticar, embora fcil de lembrar e dizer, desde o Che. IV Receita de uma tese foucaultiana 1) Misture em sua cabea (a mistura deve ficar bem seca): a) 3 xcaras de porcelana do melhor Foucault da poca ps-estruturalista b) 1 envelope de fermento arqueolgico (o mais profundo que encontrar, sem ter de passar pelos horrores da Arqueologia do saber) c) 1 colher de ch de sal-da-vida (Mas, s o sal, quanto vida, propriamente dita, esquea! Enquanto estiver fazendo esta receita, voc no viver, a no ser uma vez por semana e olhe l, j lucro! S que, a, j estar to cansado, que, logo, logo, se embriagar, mesmo que no esteja tomando um 30 anos. A comida lhe dar azia, gastrite, at lcera. O antolgico fil de linguado com alcaparras do Gambrinus ter gosto de piro. O filme lhe trar novas e disparatadas, sempre inteis! idias para adicionar sua tese. A Bienal do Mercosul lhe mostrar que voc no , nunca foi, no ser, no tem a mnima chance de ser criativo. O jazz do Caf Majestic ser ouvido como se fosse pagode e as msicas do Bar do Nito como pura perda de tempo. As conversas com os amigos lhe parecero terrivelmente triviais e os prprios amigos tremendamente banais. O cigarro ter o amargor do fel, alm de voc ficar cheio de picum. O caf expresso, que voc tanto curte, ter gosto de cevada braba. Voc ter que dominar os seus impulsos zoocidas, quando os 3 cachorros e os 5 gatos lhe pedirem comida. O prprio fazer-amor ter sabor de um perigoso suplemento, como diria Derrida, que o desvia de seu verdadeiro amdio atual: a tal da tese. E a maior de todas as desgraas que voc ficar, nesta nica vez na semana, com uma vontade imensa, inegocivel, quase incontrolvel, de regressar aos livros, s notas manuscritas, ao teclado, a seu texto, em suma.) d) 1 colher de ch de bicarbonato de sdio (no para que a massa cresa, mas para combater aquela maldita queimao estomacal) 2) Bata, bata, bata... no Processador (seu crebro devastado, com vrios neurnios mortinhos), na Batedeira (que um dispositivo de bater, merecedor de uma genealogia, tipo Vigiar e bater...), ou Mo (se ela no estiver entrevada pela tendinite, epicondilite, todas as ites), at formar uma espcie de gelia real (no soberana, pois

este tipo de poder j era... Era? E FFHHCC, o Prncipe?). Assim, voc dever obter: uma espcie de caldo, como o cultural; um creme, como os de beleza (a qual, alis, voc vem gradativamente perdendo, dia e noite, noite e dia, mais noite, nos seres, horas e horas debaixo da irradiao das fluorescentes); um mel, como o da abelha, muito, mas muito mais profcua do que voc; etc. Inevitavelmente, o ponto certo de tal mistura somente atingido, em funo da liga incolor, ligeiramente salgada, formada por todas as lgrimas que voc chora, chorou, e chorar, durante as grandes e pequenas revoltas, crises, bloqueios, e os surtos interminveis dos quais a receita feita. 3) Adicione 1 xcara de acar (no mais das vezes, pode-se usar vinagre mesmo, por seu carter inerente ao preparado) 4) 5 colheres de sopa de margarina (mas, no pense que pode ficar de colher na mo, j que os dias, semanas, meses, anos, em que se faz essa receita, no so dias de sopa, mas de churrasco mesmo, daqueles esturricados, queimados, carvozinho) substitua por manteiga, se tiver coragem. Antes, faa todos os exames laboratoriais necessrios, para verificar as taxas de colesterol total, HDL, LDL , triglicerdeos, creatinina, fosfatase alcalina, anticitomegalocirus, HIV, pois todas as suas taxas devem estar alteradissimas. Reveja o filme O ltimo tango em Paris, embora possa ser substitudo por O imprio dos sentidos, embora eu no me lembre de manteiga por l, e esta associao tenha sido apenas livre, e tome a sua deciso, entre margarina e manteiga, j que voc est tendo que tomar, parece, todas as decises mais importantes do mundo. 5) Caso o(s) filme(s) e os resultados dos exames tenham produzido bons efeitos em voc, acrescente 2 ovos (de galinha, de preferncia, nada de inventar ovos humanos) mistura anterior e bata mais um pouco (vontade de bater que no falta!) 6) Junte a mistura seca molhadissima, e acrescente 1 xcara e de leite (de vaca, cabra, cobra afaste-se do leche de su propia madre). Misture isso (do jeito que puder, a estas alturas do campeonato), mas sem bater demasiadamente, apenas para formar uma massa homognea (embora, voc j esteja disforme) 7) Agora, sim, chegada a hora de botar em movimento sua identidade mestia, fronteiria, estrangeira, estranha, e isolar as heterogeneidades, delimitar as rupturas, descontinuidades, deslocamentos. Em poucas palavras, meu deus: definir AS UNIDADES DE SUA ANLISE. O perigo no mora ao lado, mora aqui. Faa isso, com coragem, sulcando a massa, com variadas microfsicas de poder, todas as vontades

de saber de que for capaz, histrias muitas histrias, usando os poucos prazeres que lhe sobraram, sem cuidar nadica de nada de si. Afinal e j no era sem tempo (esta frase que nenhuma criatura que fala outra lngua entende) , a doena do corpo, a mental, a loucura se avizinham. J no se escutam mais as palavras, nem se olham as coisas, pois elas no fazem mais nenhum sentido. Todas as trs sexualidades, bem como as outras, no publicadas, impublicveis, foram para as cucuias. Da priso no se escapar, pois ainda matamos algum, deixando para publicao pstuma um dossi do tipo Eu, que fazia a tese, degolei minha me, meu pai, minha irm, meu irmo, meu marido, os trs filhos, a empregada, a faxineira, o vizinho, et alii. Sorte nossa, apesar de nossas pscrticas, que o poder disciplinar criou o asilo e a psiquiatria e a clnica e o hospital: salvaro nossos corpos e libertaro nossas sofridas almas de intelectuais, resgatando, de suas relaes com o poder do PPGEDU, da CAPES e do CNPq, sua funo autntica e legitimamente poltica. Entretanto, do suplcio, igualzinho ao de Damiens, no escaparemos. Pois, afinal das contas, estamos ou no estamos fazendo uma tese? Somos, ou no, mulheres e homens criminosos, subversivos, anormais, ao nos propormos a ser autores? 8) A esses efeitos, que so de superfcie, no se preocupe, acrescente 1 xcara de nozes (elas tm, sim, a forma do seu crebro!) e 1 xcara de passas secas (pode ser daqueles seus neurnios, para sempre descartados). Coloque nas forminhas e leve ao forno mdio (como variao, pode-se ir a uma fogueira de Sab), at dourar todas as camadas sedimentares (enquanto isto, d uma sesteada, pois est chovendo de novo o monstro do El Nio, ou a monstra de sua irm, que espalham furores e flagelos no Planeta, tal como o de meter a gente a fazer uma tese , e a madrugada ser longa, at o alvorecer, como todas as outras). 9) Por fim, leve o resultado dessas aes sobre suas prprias aes para o Grupo de Orientao e, em companhia da Orientadora e dos colegas, deguste todas as alegrias a que voc tem direito. Caso avalie que vai precisar, tome 6 Prozacs, uma hora antes, para evitar o rep, o bode, a ps-orgia. E, bom proveito! O que d gosto regala a vida! Obs.: No existem variaes para esta receita. Se algum as descobriu, at hoje no contou. Ou, ento, daqueles metidos besta, que dizem que a coisa toda sai na urina, sendo, portanto, falsa a receita. No acredite em nenhuma palavra desse teor. Perdoai-o, porque o cara no sabe o que diz, nem o que mais srio o que faz!

You might also like