You are on page 1of 114

Daniel Menezes

Infestao
2008, Danprewan Editora Edio de texto: Alexandre Emilio Silva Pires Reviso: Josemar de Souza Pinto Capa: Ronan Pereira Diagramao: Futura Consultoria editorial: Josemar de Souza Pinto As citaes bblicas foram extradas da Nova Verso Internacional [NVI], publicada pela Editora Vida, salvo indicao em contrrio.

CIP-BRASIL. CATALOGAO-NA-FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ Menezes, Daniel Arajo de, 1965- Infestao / Daniel Arajo de Menezes. - Rio de Janeiro: Danprewan, 194p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-7767-003-1 1. Guerra espiritual. 2. Possesso demonaca. I. Ttulo.

Digitalizao: E.banner Formatao: sssuca

Agradecimentos
A Deus, pela inspirao e revelao das verdades eternas na minha vida. Ao pr. Josemar de Souza Pinto, pela confiana e desafio lanado ao autor para a exposio do tema. A Adelma, esposa querida, e aos meus filhos, caro e Bethnia, pela compreenso e fora durante o processo de redao deste livro!

Jesus lhe perguntou: "Qual o seu nome?" "Legio", respondeu ele; porque muitos demnios haviam entrado nele [...]. Saindo do homem, os demnios entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipcio abaixo em direo ao lago e se afogou.
- Lucas 8.30

... a nossa luta no contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contras as foras espirituais do mal nas regies celestiais.
-Efsios 6.12

Eu vi Satans caindo do cu como relmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpies, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes far dano...
-Lucas 10.18

Sumrio

Apresentao............................................................................................... 5 Introduo................................................................................................... 7 1. Vivendo no Meio da Infestao .............................................................. 9 2. Desmistificando o Senhor das Trevas ................................................. 12 3. O Acampamento Seguro .......................................................................28 4. Domesticao dos Espritos: Fora ou Poder? .................................... 42 5. O Preo da Desobedincia ................................................................... 56 6. Demarcao de Terreno: uma Estratgia Diablica ............................ 72 7. Partindo para a Luta ............................................................................84 Concluso................................................................................................. 111 Referncias Bibliogrficas ....................................................................... 113

Apresentao
Registro o meu privilgio em receber to nobre convite para apresentar esta obra magnfica do meu amigo pr. Daniel Arajo de Menezes. Diga-se, de passagem, que, ao longo da minha caminhada crist, tenho lido e pesquisado vrias obras sobre as artimanhas e manifestaes de Satans, mas h muito no lia algo to real. a primeira vez que leio uma obra com esse ttulo, o que causar grandes mudanas na forma de pensar, analisar e resolver conflitos existenciais. Nada melhor o autor escrever sobre fatos reais. O pr. Daniel um apaixonado pela Bblia e um servo de Deus submisso. Professor de Bblia na Faculdade de Teologia e Filosofia Macaense, suas aulas so disputadssimas. Seus alunos ficam entusiasmados e contam os dias em que estaro novamente em sala de aula com o mestre. Quando relato sobre o autor, tudo o que posso dizer sobre ele e sobre a sua obra pouco diante do muito que Deus lhe tem revelado. o que relato sobre ele serve apenas para dar uma amostra de quem realmente ele ; para tanto, o que vir confirmar as minhas limitadas palavras o leitor viajar sobre as pginas deste livro. Ao narrar as suas experincias sobre infestao, a verdade que cai sobre ns "um certo arrepio" por ter a certeza da veracidade da atuao maligna, no apenas em uma pessoa ou em sua casa, mas em um lugar. Creio que o povo de Deus, ao ler esta obra, ter duas fases: uma antes e outra depois. No captulo 3, quando narra sobre a cegueira do prprio Satans usando uma pessoa que, ao sair da sua casa, havia jurado para a esposa que mataria o autor, podemos ver que Deus esteve em todo o tempo ao lado do seu servo, razo pela qual impediu que Satans executasse o seu terrvel intento. Convm ressaltar que s essa experincia j bastaria para os crentes serem ou se tornarem mais dependentes de Deus; portanto, quando h orao em um ministrio, esse ministrio cada vez mais desafiador. Um alerta do autor, no captulo 5, sobre a desobedincia, que resulta em pessoas sofrendo e pagando um alto preo. Somos avisados de que o servo de Deus deve obedecer ao seu lder espiritual, pois, caso contrrio, as conseqncias sero trgicas. Vale a pena, meu caro leitor, experimentar as delcias e desafios espirituais contidos neste livro. -nos mostrado de maneira bem clara e definida que todo crente disposto a ser identificado com o seu Senhor e Salvador Jesus Cristo depende de um bom equipamento para a batalha.

O pr. Daniel recebe, sem dvida alguma, uma das mais belas revelaes da parte de Deus. Para escrever o que ele escreveu tem de se tratar de algum que anda muito prximo de Deus. Enfrentar o que o autor enfrentou e permanecer de p, s para algum que nunca teve dvidas da razo de ser chamado para o ministrio de Jesus Cristo. Louvo a Deus por sua famlia: Adelma (esposa), caro e Bethnia (filhos), pois, para viver em um lugar infestado por espritos malignos e preservar sua vida sem mancha, preciso ter uma esposa santa e filhos consagrados a Deus. Sou testemunha e posso provar a paixo que essa famlia tem por Deus. Que Deus o abenoe. Boa leitura!
Rev. Acio Pinto Duarte Doutor em Ministrio Pastoral pelo Seminrio Hagai, vice-presidente da Conveno Batista Fluminense e presidente da Ordem dos Pastores Batistas Fluminenses. Diretor da Faculdade de Estudos Teolgicos Macaense e pastor da Quarta Igreja Batista de Maca RJ.

Introduo
Gostaria, antes de tudo, de fazer minha apresentao. Sou pastor batista desde 1985, convicto do Pacto das Igrejas Batistas do Brasil e da Declarao Doutrinria da Conveno Batista Brasileira. meu desejo compartilhar neste livro a viso que recebi do Esprito Santo no somente durante importantes momentos de meu pastorado, mas, igualmente, de minha vida como cristo atuante em uma igreja batista. Relutei, a princpio, em realizar esta empreitada. Os relatos que aqui apresento so experincias pessoais e, como tais, provavelmente motivo de discordncia, concordncia, dvida ou debate por parte de alguns ministros, telogos, filsofos, cientistas, assim como de outros estudiosos, os mais diversos, do assunto que abordo. Todavia, fui levado a faz-lo por inspirao de Deus e pelo incentivo pessoal de um primo, pastor batista tambm, que, em visita a nossa cidade, aps ouvir relatos que lhe fiz de algumas de minhas vivncias, sugeriu-me coloc-los em forma de narrativa escrita, porquanto, entendia ele, poderia vir a ser de utilidade para a edificao da Igreja e de seus membros individualmente. Chamou-me ele a ateno, ainda, para fatos que haviam ocorrido, peculiares ao local onde eu estava atuando como ministro do evangelho. Revelava-se nesses fatos uma estratgia definida, de que faziam parte, sem dvida, seres espirituais, que estariam exercendo dominao naquele bairro. Nascido e criado em famlia propensa abertura a constantes ataques de Satans e seus demnios, cresci vendo minha av, que morava conosco, sendo constantemente possuda por uma entidade que se autodenominava "Criana"; mas uma "criana" muito m, que nos ameaava se no fizssemos o que exigia. Dias, meses, anos se passaram em que tivemos de aprender duramente a conviver com aquela situao, aparentemente semelhante a uma brincadeira da infncia, em que tnhamos de fazer o que "o mestre mandava", e, se no cumprssemos a ordem, seriamos punidos realizando uma tarefa. Todavia, a entidade que dominava minha av no nos obrigava a simplesmente realizar uma tarefa, mas, sim, ameaava, constante e seriamente, as nossas vidas. Cinco crianas frgeis, pois so quatro os irmos que tenho, eram assim mantidas cativas e oprimidas por tal demnio. Creio que essa verdade se repete, dia aps dia, em muitos lares, pelo mundo, atingindo pessoas to indefesas quanto ramos eu e meus

irmos diante daquela situao. E o que fazer para que esse sofrimento e essa opresso sejam dissipados? Assisti, no faz muito tempo, a um filme intitulado Possudos, uma fico, em que o ator Denzel Washington interpreta um detetive que tenta desvendar uma trama, cujos agentes no so detectveis, fazendo parte, portanto, do mundo espiritual. No quero me ater propriamente ao enredo do filme, mas maneira em que determinado ser migrava, com facilidade e tranqilidade, pelos corpos das pessoas e dos animais. Pense bem o leitor se isso no justamente uma condio imposta por Satans na vida de milhares e milhares de pessoas pelo mundo. O detetive pensava poder liquidar o demnio, no filme. Contudo, o que ele no sabia que os demnios no morrem; eles tm vida por toda a eternidade, enquanto assim for da vontade de Deus. De fato, eles no podem, fisicamente, morrer mas podem ser perfeitamente expulsos, afastados e neutralizados, em nome do Senhor Jesus Cristo! Por que o ttulo deste livro, Infestao?. Infestao, aqui, refere-se presena de seres belicosos, dotados de armas espirituais, que, durante meu ministrio, travaram uma grande batalha, na "ilha Dominao". Este, o nome fictcio que dei ao bairro onde ento exercia o meu pastorado. Procuro, nos relatos que se seguem, manter protegida, sob nomes fictcios, a identidade das pessoas que participaram de tais momentos de submisso ao poder daquelas entidades e livramento delas, por ser meu desejo manter a integridade e idoneidade de todos. Devemos conhecer nosso inimigo, pois estamos em uma batalha espiritual. Para tanto, precisamos do esprito de sentenas, assim, estabelecidas pelo prprio "autor" dos crimes. Isso no parece uma incoerncia? Aquele que pratica o mesmo que julga o crime praticado pelo prprio punho. Temos, pois, de rogar ao Senhor da seara que mande obreiros revestidos e, conseqentemente, comandados pelo Esprito Santo, para que possam investigar e resolver, com a melhor tica espiritual, tais acontecimentos caractersticos do mundo espiritual. Ainda est em tempo de o leitor, se preferir, parar de ler este livro, pois ele poder quebrar todos os preconceitos que ainda o mantm dentro de um mundo de incredulidade quanto a grandes e graves acontecimentos do mundo espiritual. A Bblia , e ser aqui, nosso Manual de Regra e F, e, portanto, as experincias que vivenciei estaro sendo respaldadas, atravs de todo o texto deste livro, pela Palavra de Deus.

1 Vivendo no Meio da Infestao


O SENHOR disse a Moiss: Estenda a mo para o cu, e trevas cobriro o Egito, trevas tais que podero ser apalpadas. Moiss estendeu a mo para o cu, e por trs dias houve apenas densas trevas em todo o Egito. Ningum pde ver ningum, nem sair do seu lugar durante trs dias. Todavia, todos os israelitas tinham luz nos locais em que habitavam
-xodo 10.21-23

Os ares daquele bairro eram to densos que quase dava para cortar com uma faca, mas uma faca muito bem afiada do contrrio, corria-se o risco de no conseguir cort-los to facilmente. Esta seria, na verdade, a descrio mais exata do ambiente que compunha aquele local. Muita gente entrava e saa dali sem se dar conta do que estava acontecendo nas regies celestes ali representadas. E, no entanto, no era preciso ser um especialista para notar que existia algo de diferente no ar, quando se cruzava o limite daquele bairro. o cu era azul, mas no havia como contemplar a beleza do firmamento o ar como que sufocava e deprimia. E isso no se devia ao fato de ser um local de pessoas de baixa renda, mas, sim, de um lugar sob o jugo de foras csmicas. As brigas eram constantes e em demasia, sem contar os assassinatos, que periodicamente aconteciam, sem que isso causasse desespero ou estranheza aos moradores. No h necessidade de definir como era a moralidade dos seus habitantes, nem falar do vasto uso de drogas, que ali imperavam, garantindo a manuteno de um verdadeiro reino, independentemente de quem fosse o rei. Era essa, sem dvida, a realidade que me esperava quando ali cheguei para pastorear uma igreja. Uma igreja cujos membros no tinham conhecimento do inimigo e, conseqentemente, das artimanhas por ele estabelecidas. J no primeiro momento, convidei um grupo da igreja, com a qual trabalhara no perodo do seminrio, para realizarmos uma evangelizao de impacto. Qual no foi minha surpresa quando uma das "ovelhas", no momento em que orvamos para sair batalha, apresentou-se possuda de um esprito, que no era o do Deus que habita em ns, o Esprito Santo. Durante alguns minutos, pudemos resistir quela entidade e proclamar a libertao que h em Cristo Jesus. Contudo, o que me

chamou a ateno foi o fato de no poucos membros terem afirmado que a experincia no passava de um ataque de histeria, que j se tornara constante, uma rotina, na vida daquela senhora... Se um membro da igreja desconhece realmente do que se trata, j uma situao delicada para o pastor; mas como definir a dimenso e implicao dessa questo se, porventura, a igreja toda, praticamente, no acredita na existncia e manifestao de agentes csmicos do mal? Desde cedo, percebi que teria dois problemas: lutar contra inimigos no contados e abrir, pela orientao do Esprito Santo, a viso daquela igreja quanto existncia dos seres que proliferavam na vida dos que residiam naquele bairro. Pastor, no dia em que eu acreditar nessas representaes, quero que o Senhor Deus me tire deste mundo. Pois eu sou batista!... Essas palavras foram proferidas por um dos diconos, que no cria na manifestao, talvez nem mesmo na existncia de Satans e de seus anjos. No estvamos, porm, de modo algum, diante de um desvio doutrinrio, mas, sim, de um fato espiritual, cujo agente principal era o Prncipe das Trevas, Satans. Havia uma deciso a se tomar: ou fechar os olhos, ou encarar a situao. O que fazer? Como soldado de Cristo e consciente da minha funo, optei pela segunda, sem romper com a minha denominao e igreja local, mas, sim, sendo um batista por convico e, ao mesmo tempo, servo por submisso. A partir da, j sabia o que fazer: resistir ao Diabo, pois ele tinha de bater em retirada diante do poder de Cristo Jesus. No foi essa minha primeira experincia com as hostes da maldade, pois minha infncia foi marcada por um misticismo muito grande. Lembro-me das idas a um centro esprita e a um centro de macumba. Neste ltimo, algumas coisas me chamaram a ateno e me intrigaram. Creio que toda criana normal dotada de um senso emprico de curiosidade e investigao, pois, para a criana, todos os acontecimentos carecem de uma explicao plausvel. Era uma sexta-feira, e quando l chegamos j havia um grupo muito grande de pessoas espera da consulta com "exu caveira", este o nome designado para aquela entidade do mal. Enquanto aguardvamos, eu corria, como criana, de um lado para o outro. Foi quando, de repente, houve um silncio sepulcral: estava chegando o pai-de-santo que receberia a entidade a que consultariam as pessoas presentes. A incorporao aconteceu diante dos meus olhos, e foi ento que ele entrou em um quarto, cuja escurido dominava. Mas era uma escurido diferente, pois o natural seria que a luz mais forte penetrasse o cmodo cuja luz era menos intensa; como ali no havia luz, era de esperar que a luz do terreiro invadisse aquele quarto, contudo no

foi isso o que aconteceu. Durante todo aquele "trabalho", observei que em nenhum momento a luz penetrara o recinto onde se encontrava a entidade. Fiquei cismado, pensando comigo mesmo sobre o porqu daquilo. Meus questionamentos eram muitos, e todos sem uma resposta convincente. Embora essa prtica de ir ao terreiro de macumba no fosse comum, era o bastante para trazer ainda mais a runa para o nosso lar. No havia paz, amor, unidade diante de situaes terrveis como a de tentativa de assassinato de minha me por parte do meu pai. E me perguntava, porm, como poderia ser isso se tudo o que a entidade pedia era feito! O tempo passou e, com ele, o envolvimento de alguns dos meus irmos com o "baixo espiritismo". Meu irmo de idade imediata acima da minha, sendo eu o caula de cinco filhos, passara no concurso para a Polcia Militar. Como eu, ele sempre teve problemas com as impresses digitais. Precisava superar esse problema para ser em definitivo incorporado ao batalho da PM, mas todas as vezes que tentara no obtivera xito. Foi quando, mais uma vez, decidiu recorrer macumba. Em um dos mais conceituados terreiros da Baixada Fluminense, procurou algum meio de ver seu problema solucionado. L, mandaramno mergulhar as mos em um pote cheio de sangue de animais sacrificados, pois, afirmavam, a partir daquele momento as suas digitais apareceriam, e ele seria, ento, contratado. Lembro-me que a nica coisa que ele recebeu foi um cheiro de carnia, que o acompanhou por semanas a fio, mas a prometida soluo no aconteceu. Pude perceber, ento, que Satans d pouco ou nada e cobra muito; promete o que no pode cumprir. Esse insucesso, alis, deveria abrir os olhos de meu irmo, mas no foi isso o que aconteceu... Naquele bairro onde eu estava agora exercendo o meu ministrio, pude ento entender o porqu de tantas coisas acontecerem comigo e de como Deus me livrara de cada uma delas. Ento, o que deveria fazer? Nada! Pois muito cedo entendi que somos apenas instrumentos nas mos de Deus, barro nas mos do Oleiro, ovelhas aguardando o comando do Pastor. Escolhi, portanto, depender das estratgias de Deus para aquele local. E qual era a estratgia de Deus? A mesma de sempre: fazer o nome de Seu Filho crido e exaltado. Pude, ento, entender que a minha infncia e adolescncia tinham sido um estgio para o ministrio que o Senhor me reservara para aquela localidade. Existiam, de fato, seres csmicos do mal aprisionando e oprimindo as pessoas que ali residiam, e o Senhor Deus me escolhera, justamente, para exercer o ministrio de libertao dos cansados, oprimidos e cativos do mal.

2 Desmistificando o Senhor das Trevas


Os mitos exteriorizam os contedos do inconsciente coletivo. Nossa tarefa, entretanto, a de apresentar Satans no como um mito, mas como um ser pessoal, que tem como grande objetivo levar o homem a supervaloriz-lo ou pregar a sua no-existncia. Satans no um ser criado por um grupo de religiosos que no tinha o que fazer. Ele de fato existe e deve ser conhecido, para que saibamos como sua forma de atuao e tentativa de impedir que o homem cumpra a misso para a qual foi criado: glorificar Jesus Cristo como Senhor e Rei do Universo!

Natureza e Manifestaes dos Espritos no Antigo e Novo Testamentos


A Bblia nos mostra que o mal no surgiu por acaso. O surgimento do mal no est relacionado a nenhuma lei da fatalidade, porquanto tudo o que existe obra das mos de Deus e tende para a exaltao desse mesmo Deus eterno. Joo, o "discpulo amado", em sua primeira epstola, nos fala de um ser espiritual que, juntamente com outros seres espirituais, se rebelou e escolheu o caminho do mal e da oposio a Deus. "Aquele que pratica o pecado do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princpio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo" (1 Jo 3.8). Afirma J. I. Packer: A Bblia [...] claramente tenciona que creiamos na existncia de um diabo e de uma hoste de seguidores satnicos, dotados de uma maldade simplesmente inimaginvel mais cruis, mais maliciosos, mais orgulhosos, mais zombadores, mais pervertidos, mais destrutivos, mais repugnantes, mais imundos, mais desprezveis do que qualquer coisa que a mente humana possa conceber.1 A referncia sobre a queda e a existncia de Satans e os demnios que com ele atuam, no entanto, bastante obscura, ou quase no existe no Antigo Testamento. Quando abordada a queda de Lcifer, ao
1

PACKER. J. I. Vocbulos de Deus. So Paulo: Fiel, 1994, p. 79-80.

captulo 14 de Isaas que temos de recorrer para dali inferirmos, pois o texto no fala diretamente a respeito de Lcifer, mas sobre a soberba dos reis da Babilnia e de Tiro, sugerindo, mas no afirmando, a razo por que Lcifer teria cado. Do mesmo modo, sua queda dada a entender em Ezequiel: voc era o modelo da perfeio, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Voc estava no den, no jardim de Deus [...]. Voc foi ungido como um querubim guardio, pois para isso eu o designei. Voc estava no monte Santo de Deus [...]. Voc era inculpvel em seus caminhos desde o dia em que foi criado at que se achou maldade em voc (Ez 28.12-15). A soberba e a inveja apresentadas nessas palavras resumem duas das possveis causas e conseqncias da queda de Lcifer. Satans um anjo, um dos filhos de Deus. "Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao SENHOR, e Satans tambm veio como eles [...]. Num outro dia os anjos vieram apresentar-se ao SENHOR, e Satans tambm veio com eles para apresentar-se" (J 1.6; 2.1). Mas o que o difere dos demais anjos que ele um anjo cado, o principal dos anjos que caram ou pecaram: "Pois Deus no poupou os anjos que pecaram, mas os lanou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juzo" (2 Pe 2.4). Em conseqncia de seu ato pecaminoso, perdeu o estado original, sendo banido do local de sua morada, as manses celestiais: "E, quanto aos anjos que no conservaram suas posies de autoridade, mas abandonaram sua prpria morada, ele os tem guardado em trevas, presos com correntes eternas para o juzo do grande Dia" (Jd 6). Tendo sido a inveja a Deus, como se presume, uma das causas de sua queda, Lcifer no poderia deixar de assumir nada menos que a condio de prncipe das potestades do ar: "Vocs estavam mortos em suas transgresses e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o prncipe do poder do ar, o esprito que agora est atuando nos que vivem na desobedincia" (Ef 2.1,2). Ele tem, assim, o comando das foras espirituais do mal, nas regies celestiais, a que se refere Paulo: "Pois a nossa luta no contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as foras espirituais do mal nas regies celestiais" (Ef 6.12). Todavia, Satans ainda capaz de se transfigurar naquele tipo de anjo que um dia foi: "Isto no de admirar, pois o prprio Satans se disfara de anjo de luz" (2 Co 11.14) , e isso, evidentemente, com o objetivo de enganar e seduzir o homem. Na Palavra de Deus, nosso inimigo comparado, no raro, a diversos tipos de animais, tais como, pela sua ferocidade para com o homem, o leo. Adverte 1 Pedro 5.8: "Estejam alertas e vigiem. O Diabo,

o inimigo de vocs, anda ao redor como leo, rugindo e procurando a quem possa devorar". Paulo, por sua vez, nos lembra, citando o salmista, que somos entregues diariamente morte: "Como est escrito: Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro" (Rm 8.36). O comentarista bblico dr. Russel Shedd afirma: "O contexto histrico, no qual os primeiros leitores de 1 Pedro se encontravam, sugere a perseguio promovida pelo Diabo. Ele se aproveita do pavor da morte e das torturas para pressionar os seguidores do 'Leo de Jud' (Ap 5.5), fazendo-os desistir".2 Contudo, o animal com que o Diabo mais marcantemente representado na Bblia a serpente, por causa de sua astcia, induzindo o homem, constante e sutilmente, a uma vida de rebelio para com Deus: "Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor tinha feito..." (Gn 3.1). "E sair para enganar as naes que esto nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu nmero como a areia do mar" (Ap 20.8). Tambm representado por outro animal, este mitolgico, apresentado na Palavra como forma diversa da mesma serpente o drago , por causa do seu flamejante dio para com Deus e Sua criao: "Ele prendeu o drago, a antiga serpente, que o Diabo, Satans, e o acorrentou por mil anos" (Ap 20.2). Por outro lado, a cor vermelha com que o Diabo costuma ser representado quer, provavelmente, significar sua natureza assassina: "Vocs pertencem ao pai de vocs, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princpio e no se apegou verdade, pois no h verdade nele. Quando mente, fala a sua prpria lngua, pois mentiroso e pai da mentira" (Jo 8.44). Pelo fato de Satans odiar a Deus, somos tambm por ele odiados, porquanto somos criaturas de um Deus que amor. Joo, no livro de Apocalipse 12.4, narra: "Sua cauda arrastou consigo um tero das estrelas do cu, lanando-as na terra. O drago colocou-se diante da mulher que estava para dar luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse". Ao falar de "um tero das estrelas do cu", que foi arrastado pela cauda do drago, ou Satans, pode estar se referindo o Apocalipse a uma hierarquia de foras inteligentes, desencarnadas, que Paulo denomina "principados" (archai), "potestades" (exousiai), poder (dunatnis), "domnio" (kuriotes) "muito acima de todo governo e autoridade, poder e domnio, e de todo nome que se possa mencionar, no apenas nesta era, mas tambm na que h de vir" (Ef 1.21); "dominadores deste mundo de trevas" (kosmokratoras) e "foras espirituais do mal" (pneumatika tes poneriass" (Ef 6.12).

SHEDD, Russel. O mundo, a carne e o Diabo. So Paulo: Edies Vida Nova, 1991, p. 90.

H, enfim, espritos malignos soltos, submissos s ordens do maioral, Satans. Esses seres infestam lugares e coisas com o propsito de promover discrdias, guerras, mortes, etc. por onde passam. Paulo procura ento, por meio desse texto, demonstrar que h uma unidade e propsitos preestabelecidos nesse reino das trevas. Lembremo-nos de que Jesus afirma que o reino dividido entre si no subsiste. Mas o reino de Satans subsiste. E por que subsiste? Justamente por existir unidade nos intentos malficos. Quando os competidores de qualquer esporte vo se enfrentar, a primeira providncia a tomar conhecer o adversrio e a forma como ele atua. So horas e horas despendidas para saber quais foram as estratgias usadas pelo adversrio em diferentes confrontos. No termina a, pois o tcnico estabelecer como vencer o adversrio, procurando corrigir os pontos fracos de sua equipe e aperfeioar aqueles que so considerados fortes. O conhecimento total do nosso adversrio, de acordo com os princpios bblicos, igualmente de vital importncia, se desejamos ser vitoriosos no campo de batalha. Paulo v tanta necessidade em se conhecer o inimigo que, por conhec-lo, apresenta uma armadura para esse confronto eterno: "Finalmente, fortaleam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo" (Ef 6.10,11). Sem essa armadura, j sairemos com deficincia para o campo de batalha, e a vitria na esfera espiritual estar comprometida.

O Estudo da Morte e a Doutrina de Satans


Se uma pessoa ou uma coletividade vive somente para o aqui e agora, todo o seu entendimento da vida aps a morte estar seriamente comprometido. A idia que o povo de Israel tinha a respeito da morte estabeleceu um ensinamento equivocado, gerando uma teologia fraca e descontextualizada da verdade sobre o reino das trevas e suas implicaes na vida do homem. O judeu, o homem do Antigo Testamento, no vivia tanto em funo da morte, mas, sim, em sua permanncia aqui na Terra. As bnos de Deus eram medidas, por ele, com base nos anos vividos (e bem vividos) na carne. Da, considerar a morte como um mal, em oposio vida, para ele sinnimo de bem: "Vejam que hoje ponho diante de vocs vida e prosperidade, ou morte e destruio" (Dt 30.15). A morte era considerada, sobretudo, uma grande amargura de esprito que atingia todo ser humano, independentemente de sua classe social, raa ou instruo: "Ento Samuel disse: Traga-me Agague, o rei

dos amalequitas. Agague veio confiante, pensando: Com certeza j passou a amargura da morte" (1 Sm 15.32); era considerada um terror: "O meu corao est acelerado; os pavores da morte me assaltam (Sl 55.4). Esta viso ofuscou o conhecimento da vida aps a morte e, conseqentemente, a noo da existncia do inferno, de Satans e seus aliados. Conforme afirma J. I. Packer: No h muito no Antigo Testamento acerca do Diabo, embora sempre aparea ali como o adversrio do povo de Deus, procurando exclu-los do favor divino, ou por conduzilos a atitudes e aes irreligiosas (desobedincia, Gn 3; presuno, 1 Cr 21.1; blasfmia e desespero, J 1.6 - 2.10), ou por caluni-los diante de Deus (J 1.9ss; 2.3ss; Zc 3.1,2; cf. a descrio de Satans como "o acusador de nossos irmos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus" (Ap 12.10).3 No Antigo Testamento, bem verdade, encontramos os patriarcas e profetas procurando evitar a realidade da morte, crendo no sheol,onde, muito embora Deus, Jav, o Todo-Poderoso, no estivesse ausente "Se eu subir aos cus, l ests; se eu fizer a minha cama na sepultura, tambm l ests" (Sl 139.8) , no poderiam desfrutar, no entanto, da comunho doce e ntima com o Senhor tal como haviam desfrutado na Terra: "Acaso mostras as tuas maravilhas aos mortos? Acaso os mortos se levantam e te louvam? Ser que o teu amor anunciado no tmulo, e a tua fidelidade, no Abismo da Morte [sheol]! Acaso so conhecidas as tuas maravilhas na regio das trevas, e os teus feitos de justia, na terra do esquecimento?" (Sl 88.10,12); "Os mortos no louvam o SENHOR, tampouco nenhum dos que descem ao silncio" (Sl 115.17); "Pois os vivos sabem que morrero, mas os mortos nada sabem; para eles no haver mais recompensa, e j no se tem lembrana deles [...]. O que as suas mos tiverem que fazer, que o faam com toda a sua fora, pois na sepultura, para onde voc vai, no h atividade nem planejamento, no h conhecimento nem sabedoria"(Ec 9.5,10); "Pois a sepultura no pode louvar-te, a morte no pode cantar o teu louvor. Aqueles que descem cova no podem esperar pela tua fidelidade" (Is 38.18). O termo sheol tambm chamado abadom ("perecendo"), ou hadal ("cessao"). traduzido literalmente como "ser oco"; portanto, aqueles que para l fossem se tornariam refaim "sombras". Ficariam entorpecidos, silenciosos. Para o judeu, o sheol lugar de esquecimento:
3

PACKER, J. I., Vocbulos de Deus, p. 80.

"Acaso so conhecidas as tuas maravilhas na regio das trevas, e os teus feitos de justia na terra do esquecimento?" (Sl 88.12) e no de conscincia plena , ao contrrio do que lemos na parbola de Lucas 16.19-31, em que Jesus d nfase ao desespero que envolve a vida do rico no Hades. Dela, podemos concluir que no inferno o pecador se lembrar de todas as oportunidades que teve quando um cristo lhe falou do grande amor de Deus, mediante Cristo Jesus: "No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abrao de longe, com Lzaro ao seu lado" (v. 23). Viver por toda a eternidade se culpando por no ter acreditado na existncia do inferno poder ser o grande drama do indivduo que estar vivendo nesse lugar de sofrimento e conscincia plenos: "Mas Abrao respondeu: 'Filho, lembre-se de que durante a sua vida voc recebeu coisas boas, enquanto que Lzaro recebeu coisas ms. Agora, porm, ele est sendo consolado aqui e voc est em sofrimento'" (v. 25).

Onde Moram os Demnios?


Encontramos no Antigo Testamento a crena de que os demnios habitavam os lugares desrticos e se limitavam a estes. Observe-se que a idia bsica do homem judeu, antes do advento de Cristo Jesus, era a de que os demnios seriam seres ticos, que respeitavam os limites das cidades. Prova disso est no uso do bode expiatrio, que servia como objeto de "descarrego" dos pecados. Para onde era enviado aquele bode? Ento colocar as duas mos sobre a cabea do bode vivo e confessar todas as iniqidades e rebelies dos israelitas, todos os seus pecados, e os por sobre a cabea do bode. Em seguida enviar o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso. O bode levar consigo todas as iniqidades deles para um lugar solitrio. E o homem soltar o bode no deserto (Lv 16.21,22). Sim, para o deserto, pois era para ali, para "o reino dos demnios", que ele deveria levar os pecados, no ritual da expiao. Jesus tambm nos diz que, quando um esprito imundo ou demnio sai de um homem, passa por lugares desrticos procurando descanso e, no o encontrando, ao voltar, encontra a "casa" varrida e em ordem; ento vai buscar e traz consigo outros sete demnios piores, que entram e passam a viver no homem, cujo "estado final torna-se pior do que o primeiro" (Lc 11.24-26). Jesus valeu-se evidentemente da idia do deserto com o intuito nico de levar Seus ouvintes a entenderem Seu ensinamento com base em uma crena ento reinante. O que nos deve chamar mais a ateno aqui, no entanto, o fato de que no Antigo Testamento a obra e a pessoa de Satans no so

abordadas de forma clara e especfica, ficando este ser como que camuflado em suas aes sempre malvolas. Raciocinavam os judeus, provavelmente, que, j que os demnios no moravam nem entravam nas cidades, quem residisse nas cidades no seria alvo das investidas do Diabo nem desses demais seres to perniciosos. Muito embora no nos seja possvel visualizar Satans e os demnios em sua forma natural, pois que so espritos, vivemos rodeados por essas criaturas. Como j mencionamos, "Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocs, anda ao redor como um leo, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1 Pe 5.8). Voc deseja conhecer Satans? Tenho certeza de que, antes mesmo de analisar esta pergunta, responder com um "no". No entanto, s existe uma maneira de se "desconhecer" Satans e toda a sua horda: viver uma vida desleixada; pois aquele que se dedicar a uma vida de orao, santificao, leitura da Palavra, evangelizao, est escrito, padecer perseguies: "De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus sero perseguidos" (2 Tm 3.12). A palavra grega kosmokratoras era usada pelos antigos na astrologia para os planetas que, segundo se pensava, controlavam o destino da humanidade. Encontra-se em hinos rficos em homenagem a Zeus,4 nos escritos rabnicos para Nabucodonosor e outros monarcas pagos e em vrias inscries antigas para o imperador romano. Todos esses usos exemplificam a noo de um domnio de alcance mundial. Gostaria, ento, de pensar com voc sobre onde seria a morada dos espritos. Pedro declara, a respeito dos anjos que pecaram, terem sido lanados no inferno (tartarosas, uma priso): "Pois Deus no poupou os anjos que pecaram, mas os lanou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juzo" (2 Pe 2.4) talvez o mesmo local definido por Joo, no Apocalipse, como "Abismo": "... vi uma estrela que havia cado do cu sobre a terra. A estrela foi dada a chave do poo do Abismo. Quando ela abriu o Abismo, subiu dele fumaa como a de uma gigantesca fornalha. O sol e o cu escureceram com a fumaa que saa do Abismo" (Ap 9.1,2). Ali, segundo a mesma narrativa, encontram-se alguns demnios, que sero libertos ao toque da quinta trombeta, no final dos tempos. Contudo, onde se encontram os demais demnios? Nas chamadas "regies celestiais". Pois, como diz Paulo, "a nossa luta [] contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as foras espirituais do mal nas regies celestiais" (Ef 6.12). Paulo
Zeus deus supremo na mitologia grega. Para os gregos, o mundo e os seres humanos eram sustentados e governados por muitos deuses, os quais estavam, todos, submetidos a esse ser predominante, que habitava o monte Olimpo, na Grcia, juntamente com os demais deuses.
4

nos apresenta um grupamento de seres extremamente ferozes, maldosos e poderosos, que nos tentam impedir de nos apossarmos das nossas bnos. O cristo precisa entender que, mediante a orao, ele pode se apossar de bnos espirituais j liberadas pelo nosso bondoso Deus: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abenoou com todas as bnos espirituais nas regies celestiais em Cristo" (Ef 1.3). O termo "orao" geralmente considerado como significando petio. Apesar de essa no ser propriamente uma definio errada, , no entanto, bastante limitada. A orao essencialmente uma adorao e uma comunho dos fiis com Deus. Uma das condies da orao vitoriosa que precisamos nos aproximar de Deus com corao sincero: "Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um corao sincero e com plena convico de f, tendo os coraes aspergidos para nos purificar de uma conscincia culpada, e tendo os nossos corpos lavados com gua pura" (Hb 10.22). Trata-se de uma relao em que os adoradores reconhecem humildemente sua total dependncia do Criador e Sustentador do Universo. A orao no tem outra finalidade seno a de o prprio Deus ser honrado. Deus requer de nossa parte que reconheamos que Ele , de fato, o Altssimo, o Sublime, que habita a eternidade, e no que sejamos arrogantes e rebeldes, conforme Ele mesmo diz, a respeito do ser humano pecador, pela boca do profeta: "Por causa da sua cobia perversa fiquei indignado e o feri; fiquei irado e escondi o meu rosto. Mas ele continuou extraviado, seguindo os caminhos que escolheu" (Is 57.17). Deus requer, enfim, que reconheamos o Seu domnio universal. Ora, uma vez que Deus a fonte ou a origem de toda bno espiritual de que desfrutamos, tudo far Satans para nos separar da nossa nica Fonte de bnos, induzindo- nos ao mal. Em Efsios 1, Paulo afirma que Deus nos tem abenoado "com todas as bnos espirituais nas regies celestiais em Cristo" (v. 3); que nos escolheu nEle "antes da criao do mundo, para sermos santos e irrepreensveis em sua presena" (v. 4); e que nos predestinou em amor "para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propsito da sua vontade" (v. 5), "para o louvor da sua gloriosa graa, a qual nos deu gratuitamente no Amado" (v. 6), e o propsito de combatermos o bom combate, ou seja, lutarmos contra as obras do inimigo no, como diz Paulo, contra seres humanos, mas, sim, contra os principados e potestades que operam nas regies celestiais (Ef 6.12).

Ao nos apossarmos das nossas bnos, estamos, ao mesmo tempo, decretando a derrota das aes malvolas de Satans. Nossas plidas intercesses, todavia, parecem mais reflexos paradoxais das lutas e batalhas espirituais de Epafras e de Paulo (Cl 2.2; 4.12). O termo grego traduzido por "luta", "conflito", o mesmo que deu origem palavra "agonizar". Ele usado no Novo Testamento para descrever algum que trabalha duramente at a exausto (Cl 1.29), ou que compete, no esporte, por um prmio valioso (1 Co 9.25), assim como o guerreiro que trava "o bom combate", lutando por sua vida (1 Tm 6.12), ou aquele que combate para livrar seu maior amigo da morte ou de um perigo (Jo 18.36). Destas e outras consideraes, torna-se claro que a verdadeira orao um exerccio cansativo, extenuante, que exige de ns, portanto, a maior dedicao e a mais rigorosa concentrao e disciplina mental.

Infestao no Universo
Nos objetos, nos animais, nas casas, etc.

Quando falamos de infestao, queremos dizer que os demnios, num sentido mais amplo, esto em toda parte. Isso no significa, no entanto, que os demnios so onipresentes: eles esto em todos os lugares por causa do seu grande nmero. Mas, num sentido mais limitado, referimo-nos, neste livro, a lugares e situaes peculiares que se tornaram o foco de uma investida mais incisiva e palco de atuao mais especfica desses seres espirituais. Parece que h lugares ou ambientes especficos onde os demnios tm alguma predileo em freqentar e atuar. Isso, certamente, pela maior influncia que podero exercer. H os que habitam cemitrios, cmaras municipais, assemblias legislativas, tribunais, rgos executivos dos governos, penitencirias, fbricas, parques, casas, pessoas e, pasme, at igrejas! No h lugar que esteja isento da sua atuao. Alguns cristos, que no querem se comprometer com as verdades espirituais, negam a possibilidade de os demnios com parecerem aos cultos com a finalidade de impedir que as pessoas creiam no poder transformador de Cristo Jesus. O prprio Jesus, no entanto, afirma que, seja no culto, seja em qualquer lugar ou momento em que o evangelho esteja sendo pregado, o inimigo capaz de retirar a mensagem do corao do homem: "Quando algum ouve a mensagem do Reino e no a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu corao. Este o que foi semeado beira do caminho" Neuza Itioka analisa essa situao dando-nos algumas sugestes:

No meio do povo animista existe uma forte crena de que certos espritos se assenhoreiam de determinadas pores da terra; s vezes, de um territrio, ou de uma casa, ou de uma propriedade, e fazem deles o seu lugar de habitao. curioso notar que "o gadareno" escolheu viver em tmulos (Mc 5.2,3). Devemos observar que ainda hoje muitas das feitiarias e trabalhos assim chamados espirituais exigem que um dos seus elementos seja terra de tmulos e de cemitrios. Parece de fato existir lugares onde os demnios preferem repousar ou morar.5 Lembro-me de que, certa vez, compramos um carro, de uma pessoa da qual somente mais tarde viemos a conhecer o envolvimento com demnios. Aparentemente, era um carro muito bem conservado, mas escondia alguma coisa muito estranha. Todas as vezes que saamos nele, as situaes mais inusitadas aconteciam comigo e minha famlia. Era como se houvesse uma atrao para que estivssemos indo rumo a brigas com outras pessoas (que, pela graa de Deus, nunca aconteceram), ou perigo de morte nas estradas, sem contar o aperto que eu sentia: era como se eu estivesse dividindo aquele carro com milhares de pessoas. Muito embora esses acontecimentos se repetissem, meus olhos estavam como que vendados para o que de fato poderia estar ocorrendo. Em um dos retiros de esposas de pastores, houve uma proposta para que os familiares fossem l buscar a "rainha do lar". Pois bem, aps o culto de domingo pela manh, coloquei as crianas no carro e parti em direo ao local especificado. A viagem transcorria bem, at o momento em que fiquei diante de uma situao aterradora. Considero-me um motorista muito previdente e, quando estava realizando uma ultrapassagem de um caminho, o motorista deste, no diria de propsito, mas orientado por um demnio, me impediu que o ultrapassasse; quanto mais eu acelerava, mais ele tambm o fazia. Quando tentei diminuir a velocidade e voltar mo certa, j havia um carro colado no caminho. Para que aquele momento ficasse ainda mais tenebroso, vinham muitos carros em sentido contrrio. Clamei pela misericrdia do Senhor, me coloquei no acostamento na contramo, e fui cambiando e desacelerando. Quando a pista estava livre, conduzi o veculo at o acostamento da minha mo. Ento, declarei a libertao daquele veculo! Na autoridade do Senhor, fiz uma orao de guerra e, a partir da, nunca mais vivenciei aquelas situaes e sentimentos!

ITIOKA, Neuza. Os deuses da umbanda: o baixo espiritismo, implicaes teolgicas e pastorais. So Paulo: ABU, 1988, p. 98-9.

Somente tempos depois, fiquei sabendo da implicao daquela famlia que me vendera o carro com uma vida de domnio de demnios. Podemos concluir, portanto, que qualquer lugar que no seja o cu, morada de Deus, local com a possibilidade de que haja uma infestao.
Na mente do homem

Viver piamente, em Cristo e para Cristo, requer que voc aceite a nova direo que Ele deseja dar aos seus pensamentos. Ele ir orient-los para que os seus pensamentos O agradem, e no a voc mesmo. Foi esta a concluso que Paulo chegou e procurou compartilhar com os cristos de Roma, Corinto, feso e Colossos: "No se amoldem ao padro deste mundo, mas transformem-se pela renovao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2); "Destrumos argumentos e toda pretenso que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torn-lo obediente a Cristo" (2 Co 10.5); "Quanto antiga maneira de viver, vocs foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justia e em santidade provenientes da verdade" (Ef 4.22-24); "Portanto, j que vocs ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que so do alto, onde Cristo est assentado direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e no nas coisas terrenas" (Cl 3.1,2). H um motivo pelo qual Jesus nos conclama a dedicarmos todo o nosso pensamento ao Deus que criou todas as coisas: para que estejamos livres de sentimentos tais como: o dio: "Quem odeia seu irmo assassino, e vocs sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo" (1 Jo 3.15); o ressentimento e a amargura: "Livrem-se de toda amargura, indignao e ira, gritaria e calnia, bem como toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo" (Ef 4.31,32); o egosmo: "Nada faam por ambio egosta, ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide no somente dos seus interesses, mas tambm dos interesses dos outros (Fp 2.3,4); o cime e a inveja: "... dio, discrdia, cimes, ira, egosmo, dissenses, faces e inveja [...]. Eu os advirto, como antes j os adverti: aqueles que praticam essas coisas no herdaro o reino de Deus" (Gl 5.20,21);

a ira: "Meus amados irmos, tenham isto em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem no produz a justia de Deus" (Tg 1.19,20); a ansiedade: "No andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela orao e splicas, e com ao de graas, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardar o corao e a mente de vocs em Cristo Jesus" (Fp 4.6,7); o medo: "No amor no h medo; ao contrrio, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supe castigo. Aquele que tem medo no est aperfeioado no amor" (1 Jo 4.18); a lascvia: "Vocs ouviram o que foi dito: No adulterars. Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desej-la, j cometeu adultrio com ela no seu corao" (Mt 5.27,28); a dvida: "Se algum de vocs tem falta de sabedoria, pea-a a Deus [...]. Pea-a, porm, com f, sem duvidar, pois aquele que duvida semelhante onda do mar, levada e agitada pelo vento. No pense tal pessoa que receber coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e instvel em tudo o que faz" (Tg 1.5-8); o engano: "Quem odeia disfara as suas intenes com os lbios, mas no corao abriga a falsidade" (Pv 26.24). A renovao de sua mente, conforme nos afirma categoricamente Paulo, o processo pelo qual seus pensamentos e sua vontade iro se tornar mais e mais semelhantes aos de Cristo. Tornar o pensamento e a vontade semelhantes aos de Cristo requer uma vida de sacrifcio, pois constantemente o nosso eu deseja ter primazia em nossas aes dirias: "Portanto, irmos, rogo-lhes pelas misericrdias de Deus que se ofeream em sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus; este o culto racional de vocs" (Rm 12.1). O apelo de Paulo o de que nos ofereamos "em sacrifcio vivo" por ser o nosso Deus o Deus dos vivos. A palavra "portanto" d a entender que o ato de dedicao total uma conseqncia de tudo quanto foi dito antes. A prpria vida, no mais o ritual, , agora, o modo de se expressar o verdadeiro sacrifcio do povo de Deus. A renovao de nossa mente se revela por meio de uma resposta cada vez mais fiel e obediente Palavra de Deus. Esta obedincia s Escrituras Sagradas oferece o desenvolvimento necessrio nossa mente para que se torne semelhante de Cristo. "Mas o alimento slido para os adultos, os quais, pelo exerccio constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal" (Hb 5.14); "Portanto, j que vocs ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que so do alto, onde Cristo est assentado direita de Deus. Mantenham o pensamento nas

coisas do alto, e no nas coisas terrenas" (Cl 3.1,2). Para tanto, torna- se necessrio, quanto Palavra que nos ofertada por Deus, ouvir - "Conseqentemente, a f vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem ouvida mediante a palavra de Cristo" (Rm 1017); ler - "At a minha chegada, dedique-se leitura pblica da Escritura, exortao e ao ensino" (1 Tm 4.13); "Feliz aquele que l as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela est escrito, porque o tempo est prximo" (Ap 1.3); estudar - "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que no tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade" (2 Tm 2.15); memorizar - "Guardei no corao a tua palavra para no pecar contra ti" (Sl 119.11); meditar - No deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que voc cumpra fielmente tudo que nele est escrito. S ento os seus caminhos prosperaro e voc ser bem-sucedido"(Js 1.8); "Como feliz aquele que [...] sua satisfao est na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite" (Sl 1.1,2). Isso nos h de assegurar que a Palavra de Deus habite ricamente em nossa vida, tal como almeja o apstolo: "Habite ricamente em vocs a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cnticos espirituais com gratido a Deus em seu corao" (Cl 3.16). Com a mesma intensidade, voc dever exercitar na prtica a Palavra em todas as reas de sua vida que necessitem de mudana em Cristo. Conseqentemente, seu esprito e sua mente se renovaro semelhana de Cristo Jesus. O homem sem Cristo pensa, acerca das coisas espirituais, somente com a razo; mas as coisas de Deus, na verdade, se discernem espiritualmente: "Quem no tem o Esprito no aceita as coisas que vm do Esprito de Deus, pois lhe so loucura; e no capaz de entend-las, porque elas so discernidas espiritualmente. Mas quem espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ningum discernido; pois 'quem conheceu a mente do Senhor para que possa instru-lo?' Ns, porm, temos a mente de Cristo" (1 Co 2.14-16). A primeira coisa que Satans fez foi seqestrar a capacidade do homem de pensar por conta prpria (Gn 3). Houve uma induo. Por induo, devemos entender o argumento capaz de levar uma pessoa a pensar como queremos que pense. Por que Satans no pode roubar a mente do cristo? Quando Paulo nos afirma que temos a mente de Cristo, garante-nos que isso s possvel pelo fato de estarmos crucificados com o Senhor: "Fui

crucificado com Cristo. Assim, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela f no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (Gl 2.20). O salmista diz ao Senhor que guardou Sua palavra no corao, "para no pecar contra ti" (Sl 119.11). O que isso significa? Que o homem espiritual pensa com o corao. Quando lemos acerca de Deus falando a Josu, em Josu 1.8: "No deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que voc cumpra fielmente tudo o que nele est escrito. S ento os seus caminhos prosperaro e voc ser bemsucedido" , verificamos que o SENHOR o aconselhou a guardar a Lei no corao e ainda meditar nela dia e noite. Como o corao simboliza o todo do homem, e o cristo tem o corao, ou seja, seu todo, entregue e submisso a Deus, ele pode vir a ser induzido, como foi Pedro, temporariamente, mas no roubado, como o gadareno. Satans rouba o raciocnio do homem, e o homem no consegue pensar por conta prpria, mas, sim, motivado e induzido por foras (ou seres) que o impulsionam rebeldia para com Deus, o que constitui o prprio pecado. No somente quando um indivduo est possesso que se encontra sob o domnio do ladro; isso acontece todas as vezes que ocorre ausncia de domnio do Esprito Santo. J pude presenciar e ser usado por Deus como interventor em diversas manifestaes demonacas, e todas elas, quando encerradas pelo poder que h no nome de Cristo, demonstraram que aquele que fora dominado no se lembrava do acontecido. E diariamente conversamos com pessoas cuja mente no consegue perceber o seu estado pecaminoso nem lembrar de acontecimentos que as separaram de Deus. Aquilo que diferencia o homem dos animais, ou seja, sua capacidade de pensar, tambm o que o coloca em relacionamento ntimo com Deus. Paulo nos chama a pensar de uma forma que em tudo agrademos a Deus: "Finalmente, irmos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amvel, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Fp 4.8). Estar voc disposto a viver desta maneira?
Em toda a alma do homem

Paulo o nosso telogo por excelncia. Isso pelo fato de ter usado amplamente termos em voga em sua poca, emprestando-lhes, mediante a revelao de Deus, um novo significado, e transform-los em verdades perceptveis ao cristianismo. Ele nos fala sobre dicotomia e tricotomia. Do que o homem formado? Corpo (soma) e esprito (pneuma)? Ou corpo (soma), alma (psych) e esprito (pneuma)? Diz ele, em sua primeira carta aos Tessalonicenses 5.23: "Que o prprio Deus da paz os

santifique inteiramente. Que todo o esprito, a alma e o corpo de vocs sejam preservados irrepreensveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo", abordando, assim, a diviso trplice do homem em esprito, alma e corpo. A alma simboliza aquilo que mantm o homem cheio de vida, de vontade e emoo. a base da existncia do homem, conforme escreve Paulo em 1 Corntios 15.44: " semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se h corpo natural, h tambm corpo espiritual". Ele segue, aqui, usando duas expresses tcnicas para descrever e ao mesmo tempo contrastar aquilo que compe o primeiro homem, Ado. Afirma que Ado foi criado soma psychikon corpo natural , mas, com o advento da ressurreio, o "ltimo Ado" seria somapneumatikon corpo espiritual. Sendo a alma a base da existncia humana, podemos deduzir que Jesus, ao afirmar que devemos amar a Deus de toda a nossa alma, quer dizer que a adorao comea aqui e agora. Se o homem no dedicar sua alma celebrao do nome de Jesus, como poder existir nele a fonte que jorra para a vida eterna? A terapia psiquitrica mais eficiente do mundo apropriar-se da promessa de Jesus: "Venham a mim todos os que esto cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso" ou seja, a paz (Mt 11.28). O rei Davi uma prova viva da terapia espiritual para a alma, aplicada pelo Esprito Santo, quando diz: "Em verdes pastagens me faz repousar..." (Sl 23.2). Isto descansar em paz. Mas Davi continua: "... e me conduz a guas tranqilas; restaura-me o vigor" (23.2,3). Isso significa receber novas foras e encher-se de paz. Mesmo que os homens busquem a paz sem cessar, nunca a acharo enquanto no chegarem a esta simples concluso: Cristo a Paz que a alma tanto anseia. O clebre filsofo grego Plato (429-347 a.C.) preconizava que a alma poderia ser privada do corpo, no entrando plenamente no gozo da sua existncia prpria antes de ser separada dele, e que ela era imortal. O corpo era, assim, para ele, uma espcie de "vestimenta, ou at de "priso", da alma. Discpulo de outro famoso filsofo, Scrates (470-399 a. C.), Plato se baseou nas idias deste para elaborar sua doutrina, ou teoria, chamada da reminiscncia. Trata-se de um conjunto de hipteses pelas quais Plato supunha que poderia haver em toda pessoa uma vida terrena anterior atual existncia. Este ensino pode ter contribudo, de certo modo, para a crena esprita da reencarnao, crena essa que, como sabemos, no possui legitimamente qualquer respaldo bblico. Diz a teoria socrtica/platnica que, na existncia anterior, a alma possuiria uma cincia perfeita, contemplando as idias puras, e que, na vida atual, o ser humano, ao se instruir e educar, nada mais faria do que lembrar, de modo vago e nebuloso, daquilo que um dia contemplou.

De todo modo, para Scrates, a alma seria o instrumento que nos garantiria o conhecimento das coisas existentes, tanto nesta vida, ou mundo fsico, quanto no alm, ou mundo metafsico.6 O que, porm, realmente nos interessa o que aborda e ensina Jesus quanto a esse assunto. O Senhor fala sobre a alma em Lucas 17.33, quando afirma: "Quem tentar conservar a sua vida a perder, e quem perder a sua vida a preservar". Ele ressalta que a vida verdadeira encontrada por meio de sacrifcio, tal como seria Sua prpria misso aqui na Terra: a de oferecer Sua prpria vida para nossa salvao: "... como o Filho do homem, que no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mt 20.28). Esse doar-se produz vida plena, em abundncia, ou seja, vida de altssima qualidade "O ladro [Satans] vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (Jo 10.10) , vida que altera e eleva totalmente o anterior estado de alma do homem decado. Podemos afirmar que a psych abrange a totalidade da vida do homem, com a qual se preocupa e da qual tem cuidado constante. Todavia, ainda que o homem fique preocupado quanto sua vida, sua alma, jamais poder acrescentar o que quer que seja a ela sem Deus: "Quem de vocs, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja sua vida?" (Mt 6.27). o prprio Senhor e Mestre Jesus quem nos chama a buscar o Reino de Deus e Sua justia em primeiro lugar, para que todas as demais coisas nos sejam, ento, acrescentadas, nas diversas reas do nosso viver (Mt6.33).

TANNERY, Paul. Plato, vida, obra, doutrina. Trad. Jorge Paleikat. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. Globo, 1954.

3 O Acampamento Seguro
O salmista sabia que somente debaixo das potentes mos de Deus ele estaria seguro dos constantes ataques do inimigo ("Aquele que habita no abrigo do Altssimo e descansa sombra do Todo-poderoso [...]. Ele o cobrir com as suas penas, e sob as suas asas [... ] encontrar refugio; a fidelidade dele ser o seu escudo protetor" Sl 91.1,4). Somente quando entendemos esta verdade que estamos aptos a desempenhar nossa funo de atalaias, neste mundo sem vida. Kierkegaard analisa a afirmao de Jesus quando se refere a Lzaro, seu amigo: "... esta enfermidade no para morte..." (Joo XI, 4) e, contudo, Lzaro morreu; mas como os discpulos no compreendessem a continuao: "Lzaro, o nosso amigo, dorme, mas eu vou acord-lo do seu sono", Cristo disse-lhes sem ambigidade: "Lzaro est morto" (XI, 14). Lzaro, portanto, est morto, e contudo a sua doena no era mortal, mas o fato que est morto, sem que tenha estado mortalmente doente [...]. Desde o instante em que Cristo se aproxima do tmulo e exclama: "Lzaro, levanta-te e caminha!" (XI, 43), j estamos seguros de que essa doena no mortal. Que benefcio haveria, para Lzaro, em ter ressuscitado, para depois acabar por morrer! Que benefcio, sem a existncia daquele que a Ressurreio e a Vida, para qualquer homem que em Ele creia! No, no por causa da ressurreio de Lzaro que essa doena no mortal, mas por Ele existir, por Ele. Visto que na linguagem humana a morte o fim de tudo e, como costume dizer-se, enquanto h vida h esperana. Mas, para o cristo, a morte de modo nenhum o fim de tudo, ela implica, para ns, infinitamente mais esperana do que a vida comporta, mesmo que transbordante de sade e de fora.7

KIERKEGAARD, Sdren. Desespero: a doena mortal. Trad. Ana Keil. Porto, Portugal: Rs-Editora, p. 5-6.

Reflitamos, pois: mesmo que Cristo no tivesse "acordado" Lzaro, nem por isso seria menos verdade que, em Cristo, a doena, a prpria morte, no mortal! Vida e morte sempre foram temas fundamentais nos relatos bblicos. Este tema pela primeira vez expresso por Deus ao ordenar a Ado: "Mas no coma da rvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente voc morrer" (Gn 2.17); e finaliza em Apocalipse convidando: "... e quem quiser, beba de graa da gua da vida" (Ap 22.17). Aps a Queda, a morte se tornou um fato na existncia humana, ou seja, homens morrem em todas as partes e variedades de circunstncias. Analisemos a idia que os homens do Antigo Testamento tinham acerca da morte, pois esse pensamento que iria influenciar os homens do Novo Testamento. Jesus o Senhor dos vivos: "Ele a cabea do corpo, que a igreja; o princpio e o primognito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia" (Cl 1.18). Em oposio aos preceitos do homem do Antigo Testamento, Jesus vem ressaltar que a morte no a cessao de tudo, como pensavam os judeus. Jesus no compactua com este estado de esprito por ser Ele prprio O que venceu a morte: "Quando, porm, o que corruptvel se revestir de incorruptibilidade, e o que mortal, de imortalidade, ento se cumprir a palavra que est escrita: 'A morte foi destruda pela vitria' [...]. Mas graas a Deus, que nos d a vitria por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Co 15.54,57). Da mesma forma que Ana, me do profeta Samuel, possua a certeza de que a chave da morte est nas mos de Deus (1 Sm 2.6), eu tambm pude experimentar o grande livramento que somente o Deus todo-poderoso pode garantir. H "tempo de nascer e tempo de morrer", assim como "tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou" (Ec 3.2), e estas so verdades que esto sob o poder de Deus. Jesus, ao morrer, decretou o domnio da chave da morte. Foi com Sua morte que a morte da morte foi decretada. Paulo clama: "Onde est, morte, a sua vitria? Onde est, morte, o seu aguilho? O aguilho da morte o pecado, e a fora do pecado a Lei. Mas graas a Deus, que nos d a vitria por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Co 15.55-57). Jesus nos adverte, ainda: "No tenham medo dos que matam o corpo, mas no podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno" (Mt 10.28). Aquele que tem o poder de matar o corpo e tambm envi-lo para o interno, juntamente com a alma, somente Deus. O inimigo um assassino. Algumas vezes, tentar investir contra ns, mas lembre-se: no temos por que tem-lo. Deus por ns. Debaixo das Suas asas, estaremos seguros. Sua fidelidade ser o nosso escudo.

Jorge, o "Encantador"
Fui procurado certa vez por uma irm, membro de nossa igreja, que estava muito impressionada com o que me narrou, pois participara, embora indiretamente, de um acontecimento extraordinrio em sua casa. Certo homem, que passarei a chamar de Jorge, fora indagado, pelo esposo dessa irm, se conhecia algum ou algum veneno capaz de matar lagartas, que j tinham se tornado uma praga em um p de caj-manga do seu quintal. Por no saber como resolver tal problema, o esposo da irm decidira pedir orientao a quem quer que fosse e, como Jorge era um homem muito entrosado na comunidade, perguntou-lhe se sabia de algum remdio que resolvesse o problema. Jorge prontamente pediu que ele trouxesse uma panela com gua e, depois de algumas rezas, lanou a gua para cima; quando a gua tocou o cho, formou com ela uma bola com todas as lagartas. Em outra ocasio, todavia, fui chamado s pressas pela esposa desse mesmo Jorge, pois ele estava muito violento e quebrando tudo em casa. Antes de me dirigir quela casa, ela me relatou o que sempre acontecera com ele e por que fora aposentado como louco. Todas as vezes que era tomado por aquela crise de loucura, ningum conseguia cont-lo, nem mesmo quatro bombeiros, que, uma vez, saram machucados ao tentar imobiliz-lo, em virtude de seu estado insano e agressivo. Aps isso, recebera a aposentadoria, com a qualificao mdica de loucura, motivo pelo qual as pessoas do bairro o temiam, sobretudo por ser sua violncia acobertada pela proteo e relevncia dos seus atos por parte das autoridades da rea de Sade. Ao chegar ao porto, no entanto, eu j sabia, interiormente, do que se tratava: aquele era um quadro tpico de possesso. Perdi a noo de tempo e espao. Momentos antes, quando sara de casa, tinha visto a rua movimentada, com carros passando e pessoas que entravam e saam normalmente de suas casas; mas, naquele instante, todas essas coisas eram passadas e pertenciam ao mundo material: eu agora estava nas asas da eternidade, no importando mais o tempo, o lugar, nem o que estava acontecendo fora daquele porto. Antes mesmo que eu abrisse o porto e Jorge me visse, j ouvi uma voz aterrorizante, que vinha da sala de visitas, me ameaando: Seu desgraado! Por que voc veio? Ento, fugir ou enfrentar? Esse era o dilema que inflamava o meu corao! Por que eu estava ali? Ao abrir a porta, avistei uma cena que nunca vira antes. No foi iluso: era real! Ele estava correndo pelas

paredes e, quando me avistou, parou no canto das paredes que davam para a porta da entrada e, mais uma vez, disse: Vou te matar! Parou na parede, como se estivesse agarrado por cola, fixou o olhar em mim e se arremessou na minha direo. Sem pensar em mais coisa alguma, bradei: Voc est amarrado! Houve repentina calmaria e, em nome de Cristo Jesus, repreendi aquele demnio, que nem mesmo os quatro bombeiros, mediante fora humana, tinham conseguido dominar. Enquanto repreendia aquela entidade, ela dizia que estava ali porque naquele local tudo lhe era favorvel. De fato, no estava mentindo, pois aquela famlia morava, literalmente, em cima do lixo. Toda sorte de porcaria estava depositada naquele quintal e dentro da casa. No se conseguia ver um local limpo e livre de sujeira. Todos os familiares se conformavam com aquela pobreza de esprito e opresso imputadas pelos espritos que dominavam aquele local. Aquela situao me levou a fazer um paralelo com o endemoninhado gadareno (Mc 5.1-20), que morava no cemitrio e vivia atormentando e agredindo as pessoas da regio em que habitava. As pessoas, desesperadas, no sabiam mais o que fazer, porquanto, se nas poucas horas de tranqilidade, conseguiam amarr-lo com grilhes e cadeias, ele em seguida os quebrava como se fossem fios de teia de aranha. Quando viu Jesus, a legio de demnios que possua o homem perguntou o que Jesus tinha que ver com eles. Jesus travou conversa com os demnios, pois, em cada situao de possesso, o Senhor procurava nos revelar as verdades do mundo onde acontecem as batalhas espirituais. Quando os demnios deixaram aquele homem, este conseguiu conversar e saber o que estava acontecendo; portanto, sua mente j no estava mais dominada. Ocorrera sua libertao, que s possvel em Cristo Jesus.
Cegando o inimigo

Os meses se passaram e, com eles, a lembrana daquele episdio aterrorizador. Mas, ao contrrio do gadareno, a libertao de Jorge no se dera totalmente; pelo contrrio, suas atitudes iam de mal a pior em casa e na comunidade que eu chamei de "ilha Dominao". O relato anterior, porm, foi feito para que voc possa entender o livramento realizado por Deus quando Jorge, possudo, me procurou para atentar contra a minha vida.

Eu estava em minha casa, descansando, naquela tarde. Havia voltado de uma visita pastoral e pretendia resolver algumas pendncias antes do findar do dia. Foi quando aquele homem entrou no quintal da igreja, onde estava localizada a casa pastoral. Como era seu costume fazer isso, embora no como muita freqncia, decidi ir ao seu encontro para saber o que o trazia ali. Logo me causou estranheza o fato de ele no haver respondido ao meu cumprimento e s perguntas quanto ao motivo de estar entrando e o que desejava. Empunhava ele um faco, e eu no conseguia entender o que Jorge estava fazendo com aquele objeto; se iria, e de que modo, us-lo ali na igreja: Boa tarde, Jorge! comecei, cumprimentando-o, amavelmente. Ele no me respondeu, nem mesmo parecia notar minha presena. Durante alguns minutos, ficou olhando o quintal da igreja. Mais uma vez, dirigi-lhe a palavra, e ento ele, sem me responder, saiu e foi embora. Confesso que no entendi, mas, por ter uma firme confiana na soberania de Deus e de que nenhuma coisa acontece na minha vida sem Sua permisso (Rm 8.28), descansei no Senhor. Aquela experincia foi to incomum que cheguei at a comentar com minha esposa. No demorou, e a esposa de Jorge foi igreja. Queria saber como eu me sara daquela situao, para ela tremendamente embaraosa. Assim que chegou, foi me bombardeando com muitas perguntas, que para mim no faziam o menor sentido, pois eu no sabia realmente do que ela estava falando, do porqu de tantas perguntas. Foi quando consegui acalm-la e saber toda a verdade. Ela me contou, ento, que seu esposo, naquela tarde, ficara possudo de uma entidade e que esta havia declarado que me mataria. Pude louvar a Deus, pois o meu inimigo fora cegado. A entidade, quando Jorge chegou de volta em sua casa, para honra e glria do nome do nosso Deus, declarou esposa de Jorge que s no me matou porque no me encontrara! No entanto, eu estivera ali, bem diante dele, e ele no conseguia me enxergar! Ele estava com uma arma na mo, mas no podia us-la porquanto as armas de Deus, de que dispomos, so espirituais e mais poderosas. O escudo da f estava me protegendo daquela investida mortal. "Alm disso, usem o escudo da f, com o qual vocs podero apagar todas as setas inflamadas do Maligno", diz Paulo (Ef 6.16).
A Estratgia da Tentao um Artifcio Usado pelo Maligno

O que funciona em qualquer momento de nossa vida conhecer a Bblia e as promessas que nela encontramos. Os deuses da heresia, ou seja, Satans com seu exrcito, caracterizam-se por usar apenas uma parte da Bblia e no considerar a sua totalidade como a expresso

completa de um Deus pessoal, que deu ao homem toda a Sua revelao mediante a Palavra escrita. Quando a serpente se dirige a Eva (Gn 3.1- 7), vale-se dessa forma hertica para desvi-la do propsito de Deus para a sua vida: Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou mulher: "Foi isso mesmo que Deus disse: 'No comam de nenhum fruto das rvores do jardim'?" Respondeu a mulher serpente: "Podemos comer do fruto das rvores do jardim, mas Deus disse: 'No comam do fruto da rvore que est no meio do jardim, nem toquem nele; do contrrio vocs morrero' ". Disse a serpente mulher: "Certamente no morrero! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abriro, e vocs, como Deus, sero conhecedores do bem e do mal". Quando a mulher viu que a rvore parecia agradvel ao paladar, era atraente aos olhos e, alm disso, desejvel para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu tambm. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; ento juntaram folhas de figueira para cobrir-se. O pecado vem como resultado da tentao. A tentao um incentivo ou estmulo ao pecado. Muitas vezes, se pensa que a tentao apela somente quilo que mau no homem, que degradante e corrupto. Mas isso no verdade. Fiquemos espreita, pois Satans tambm pode nos seduzir naquilo que julgamos ser intocveis, ou seja, nas nossas fortalezas! A tentao de Eva, bem como a tentao de Jesus, assim nos ensinam. Gnesis 3.6 declara que o fruto proibido apelou para trs desejos da parte de Eva, cada um dos quais perfeitamente normal. O primeiro foi o apetite fsico,ou o desejo de alimento. Em seguida, a Palavra diz que Eva viu que a rvore era atraente aos olhos. Ela apelava ao senso esttico, ao belo. A seguir, apelou ao seu desejo de sabedoria. Assim, o Maligno tentou Eva apelando a trs dos seus desejos, perfeitamente normais em qualquer ser humano sadio. O desvio de Eva da reta linha do dever claramente assinalado na narrativa sagrada. Na expresso "quando a mulher viu que a rvore perecia agradvel ao paladar" (v. 6), percebe- se que ela julgou por si mesma o que era bom. Assim como Satans tentou e alcanou xito com Ado e Eva, procurou seduzir Jesus Cristo, valendo-se da Palavra de Deus, indevidamente usada. Mas vamos destacar alguns desvios apresentados em seu dilogo com Eva: "Foi isto mesmo que Deus disse: 'No comam de nenhum fruto das rvores do jardim'?" O erro consiste no fato de Satans ter afirmado que o casal no poderia comer de nenhum fruto do jardim. Vamos observar o que Deus de fato disse: "Coma livremente de qualquer rvore

do jardim..." (Gn 2.16). Deus, como sempre, foi muito longnimo com Ado e Eva, pois lhes deu a oportunidade de comer de todos os frutos, exceto o fruto de uma nica rvore a do bem e do mal. "Certamente no morrero" (3.4). Satans promete aquilo que ele no pode cumprir nem oferecer. Por duas razes: primeira "Do SENHOR a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem" (Sl 24.1); segunda O Diabo somente profere mentiras: "Ele foi homicida desde o princpio e no se apegou verdade, pois no h verdade nele. Quando mente, fala sua prpria lngua, pois mentiroso e pai da mentira" (Jo 8.44). Em contrapartida, tudo aquilo que Deus diz, sem exceo, Ele cumpre. Disse que Ado e Eva morreriam, e, de fato, todo homem e toda mulher passaram a morrer, e duas vezes: espiritual e fisicamente. Paulo frisa que em decorrncia do pecado de Ado, como mostram as Escrituras, o pecado entrou no mundo. O pecado fez naufragar e arruinou a vida que Deus tinha planejado para o homem. Tambm verdade que a morte resultaria na morte espiritual. Para Paulo, tanto a morte fsica quanto a morte espiritual so conseqncias do pecado. Surge aqui um questionamento: a que tipo de morte, ento, a passagem bblica pode estar se referindo? Quando Jesus diz: "... quem vive e cr em mim no morrer eternamente" (Jo 11.26), no est garantindo que o cristo no experimentar a morte fsica; antes, que ele experimentar a vida em abundncia, em oposio morte espiritual, causada pelo pecado. O cristo o nico que conhece a doena que produz a morte. O chamamento de Jesus, porm, d-nos a coragem que ignorada pelo homem natural, porquanto as coisas espirituais no so por este discernidas:
Quem no tem o Esprito no aceita as coisas que vm do Esprito de Deus, pois lhe so loucura; e no capaz de entendlas, porque elas so discernidas espiritualmente. Mas quem espiritual discerne todas as coisas e ele mesmo por ningum discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instru-lo?" Ns, porm, temos a mente de Cristo.
-1 Co 2.16

Em alguns relatos, o termo "morte" caracteriza a morte fsica, e esta abordagem feita por Paulo ao escrever a sua primeira carta igreja de Corinto. Ele usa o captulo 15 para descrever como ser a ressurreio da morte fsica. Ainda no captulo 5 de Romanos, estabelece o domnio universal da morte, como conseqncia da desobedincia de Ado.

"... vocs, como Deus, sero conhecedores do bem e do mal" (Gn 3.5), disse a serpente, ainda, a Eva. Satans induzia assim o primeiro casal a cair no mesmo erro que ele cara: pensar que poderia ser igual a Deus! Este desejo gerou a morte espiritual de Lcifer, de seus anjos e do primeiro casal humano, conseqentemente de toda a humanidade. H muitas referncias bblicas acerca da morte como penalidade ao pecado. Deus disse a Ado: "... no dia em que dela comer, certamente voc morrer!" (Gn 2.17). Paulo confirma: "... o salrio do pecado a morte... " (Rm 6. 23). Falando acerca das coisas prprias da vida injusta, Paulo torna a afirmar: "O fim delas a morte!" (Rm 6.211 H ainda outra afirmao dele: a de que deixar-se levar pela carne (vida sem a direo de Deus) morte: "A mentalidade da carne morte, mas a mentalidade do Esprito vida e paz" (Rm 8.6). Tiago, por sua vez, afirma que o pecado gera a morte: "Ento esse desejo, tendo concebido, d luz o pecado, e o pecado, aps ter se consumado, gera a morte" (Tg 1.15). A felicidade humana consiste em aceitar o fato de que sua condio de criatura obra das mos de seu maravilhoso Criador. Quando se pensa a esse respeito, de fato inteiramente absurdo para um ser to ignorante quanto o homem esperar compreender por completo todo o complexo de propsitos que levam s experincias dadas por Deus. Se Satans, usando a Bblia de maneira distorcida, tentou o primeiro casal e at Jesus, evidente que tambm tentar nos iludir com a prpria Bblia. Tiago, pastor da igreja em Jerusalm, nos diz que a maior arma de defesa resistir: "Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugir de vocs" (Tg 4.7). Antes de resistir, no entanto, precisamos ter a certeza de que estamos sujeitos a Deus, vivendo de acordo com a Sua Palavra. Resistir uma ordem, e no um ponto facultativo. E o que resistir?. reconhecer a ao do inimigo em determinado caso e repreend-lo em nome do Senhor Jesus. No podemos resistir a Satans e sua horda com as nossas prprias foras, fiados em nosso prprio nome, pois facilmente seremos esmagados. Convm lembrar que Satans era anjo dos mais poderosos criados por Deus; e, quando ele cai u, seu poder no lhe foi totalmente retirado prova disso que ele capaz de mexer com determinadas foras do mundo fsico e at mesmo ter aparncia de anjo de luz, muito embora existam apenas trevas em sua existncia. O evangelista Lucas narra o dramtico momento em que Jesus expulso de Nazar.

Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isto. Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram at o topo da colina sobre a qual fora construda a cidade, a fim de atir-lo precipcio abaixo. Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se".
-Lc 4.28-32

Conta-nos o evangelista, nos versculos precedentes, que Jesus Se apresentou, franca e oficialmente, como o prprio Messias descrito por Isaas, aps fazer em voz alta a leitura de revelao contida na palavra do profeta. Esta declarao causou verdadeira revolta no reino das trevas, pois Jesus no s Se autodenominava, mas tambm colocava e reivindicava todas as coisas debaixo da Sua autoridade, a partir daquele momento. Satans, juntamente com os demnios que infestavam aquela cidade, impeliu toda uma multido para atentar contra a vida de Jesus. O Senhor tinha lido no livro do profeta Isaas, e confirmava, que fora enviado para libertar os cativos e Satans no gostou nada disso. Precisava usar uma estratgia emergencial como lan-Lo do cume do monte em que a cidade estava edificada , pois, com a morte precoce de Jesus, todos os Seus planos redentivos seriam ento frustrados. Mas est escrito em Lucas: Jesus passou pelo meio deles e retirou-Se sem que os homens O vissem. Naquele momento, Deus Pai cegara cada um deles e todos os Seus inimigos. Paulo, citando um salmo, nos lembra que somos entregues morte o dia todo, todos os dias, sem que nem o saibamos: "Como est escrito: por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias..." (Rm 8.36); mas o mais fantstico saber que o Senhor nos protege de todas as armadilhas de Satans: "Ele [o Senhor] no permitir que voc tropece; o seu protetor se manter alerta [...]. O SENHOR o proteger de todo o mal, proteger a sua vida" (Sl 121.3,7). O inimigo no suportava quando Paulo "calava as botas" de preparo eficaz para a pregao do evangelho. "... tendo os ps calados com a prontido do evangelho da paz" (Ef 6.15). Paulo, quando desejou estar com os irmos de Tessalnica, por duas vezes foi impedido de visit-los. Sabe por qu? Porque a visita de Paulo levaria a verdadeira doutrina da paz no Senhor, conforto, exortao, amor, f, esperana e salvao queles irmos e quela cidade. Logo, o Diabo tratou de impedir aquelas viagens programadas do que teve o apstolo a revelao e o discernimento devidos. Diz ele aos tessalonicenses: "Quisemos visit-los. Eu mesmo, Paulo, o quis, e no apenas uma vez, mas duas; Satans, porm, nos impediu" (1 TS 2.18).

Satans impediu que Paulo chegasse cidade de Tessalnica por duas vezes; contudo, no foi capaz de impedir que a obra do Senhor prosperasse e contagiasse toda uma populao. No entanto, o empecilho criado por Satans no significa que estaremos sob o seu comando, porquanto somos salvaguardados no aprisco do acampamento seguro. Lembremo-nos a todo momento da proteo que nos garantida contra as investidas de Satans e que a finalidade da salvao o louvor da glria e da graa de Deus: "Para louvor da sua gloriosa graa, a qual nos deu gratuitamente no Amado" (Ef 1.6). Viver nesse acampamento seguro servir a um Deus que no divide Sua glria com quem quer que seja. Podemos, ento, aprender a lio de que somos salvos no apenas para recebermos e reivindicarmos a todo instante as bnos de Deus, mas tambm para participarmos ativamente da guerra espiritual, tendo o acampamento como local de onde fluem as ordenanas e estratgias para a culminncia do projeto de Deus para a nossa vida, a igreja e o mundo em que vivemos. Jesus nos diz que no ato da salvao somos feitos escravos, ou servos, dEle. E quando falamos de escravido, ou servido, o que entendemos sobre essa verdade? O homem somente poder se considerar livre se houver a libertao em Cristo e por Cristo: "E conhecero a verdade, e a verdade os libertar" (Jo 8.32). O Dicionrio internacional de teologia do Novo Testamento d a definio de escravido da seguinte maneira: A fim de apreciarmos as nuances de significado no NT, devemos averiguar, em primeiro lugar, qual a sua atitude para com a posio do escravo na sociedade, o que se pode fazer principalmente com as parbolas de Jesus. Ocasionalmente, escravos recebem uma posio de responsabilidade e comando (Mt 24:45). Mesmo assim, o escravo deve ao seu senhor obedincia exclusiva e absoluta (Mt 8:9). "Ningum pode servir a dois senhores" (Mt 6:24, Posses, art. mamotinas). Seu servio no lhe fez merecer nem lucros nem agradecimentos; estava apenas fazendo aquilo que lhe incumbia como escravo (Lc 17:7-10).Osenhorpodia exercer seu poder ilimitado sobre seu escravo para o bem (Mt 18:27), ou para castigo sem misericrdia se fosse culpado de alguma falta (Mt 18:34; 25:30). O NT resiste ao veredicto contemporneo sobre os escravos como classe inferior desprezvel, mediante o emprego, em primeiro lugar, de doulos nas parbolas de Jesus para descrever o relacionamento com Deus de todos os homens. Em todas as suas pginas, o NT no acha nada censurvel a 8 diviso da sociedade em senhor e servo, livre e cativo.

Dicionrio Internacional de Teologia do Novo Testamento. 3. ed. Trad. Gordon Chown. So Paulo: Edies Vida Nova, 1989, p. 85.

No Reino de Deus, a independncia morte! Quem quiser viver fora do acampamento seguro estar merc das investidas daquele que tem como objetivo constante matar, roubar e destruir. Permanecer nesse Reino entrar na esfera do amor de Deus, que o componente da natureza e da essncia do prprio Deus. O amor a Deus e o amor ao prximo derivam do prprio amor de Deus: "Quem no ama no conhece a Deus, porque Deus amor [...]. Nisto consiste o amor: no em que ns tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciao pelos nossos pecados" (1 Jo 4.8,10). Observemos que os homens que se aprofundaram no relacionamento e propsitos de Deus estavam convictos de que eram escravos, ou servos, de Cristo, como foi o caso, entre outros, de Paulo ("Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apstolo, separado para o evangelho de Deus" Rm 1). Essa escravido no imposta, mas amorosa e espontaneamente aceita pelo servo do Senhor. Ovelha que anda fora do acampamento poder se tornar petisco de Satans. Concluo que a tentao que nos ser impingida pelo inimigo o ledo engano de pensarmos que h vida e segurana fora das potentes mos de Deus. Lembremo-nos de que a nossa segurana est proporcionalmente atrelada no ao lugar, mas com Quem estamos, o nosso general vitorioso, Jesus Cristo!

Os Filhos de Deus S Podem Ser Tocados com Permisso Divina


Nossa vida no deve ser vista como uma colcha de retalhos, pois "sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propsito" (Rm 8.28). Podemos concluir, ento, dessa palavra, que devemos analisar todas as coisas como sendo uma possibilidade de conhecermos mais ainda as grandezas de Deus e nelas crescer. Digo isso porque, ao ser preservado do ataque covarde daquele demnio contra minha vida, pude lembrar do que Satans e suas hostes so capazes, mas, sobretudo, de que Deus muito mais capaz para nos guardar e proteger.
O verdadeiro cristo no pode ficar possesso

Todas as noites de domingo, para mim, costumam ser as noites, de certo modo, mais cansativas. No que servir a Deus me canse, mas lutar durante todo o dia contra as artimanhas de Satans muitas vezes extenuante. Esse cansao, todavia, bastante diferente do imposto pelos

demnios queles sob seu domnio, e cabe aqui um testemunho dado pela dra. Neuza Itioka, que narramos a seguir: Pachita, mdium mexicana, era possuda por um esprito chamado Hermanito, que se dizia ser asteca com o nome Cuauhtemoc, cuja vida de misso de cura e de liderana fora interrompida quando foi morto pelos espanhis na invaso. Mas ela vivia constantemente doente e cansada. Quando perdeu os seus dois filhos, Hermanito disse-lhe que ela deveria sofrer, pois isto era seu sofrimento crmico. Seu marido a deixou, pois no podia suportar o estilo de vida que ela levava. Ela era literalmente escrava da necessidade da multido. Ficava continuamente doente. Hermanito nunca a ajudou; muito pelo contrrio, no lhe dava descanso.9 Em uma dessas noites, quando eu estava prestes a jantar e me preparando para o descanso, entrou na cozinha uma irm, desesperada. Por que ela estava naquela aflio? Havia uma situao de possesso, mas o que lhe causara espanto e desespero era o fato de um homem de Deus, muito srio na obra do Senhor, ter, por um momento, dado ouvidos a uma dos milhares de mentiras de um demnio, que possura uma jovem. Quando aquele irmo repreendeu e ordenou que o demnio sasse daquele corpo, este retrucou que sairia, mas em contrapartida entraria no corpo daquele que o repreendia. O que aconteceu? O homem de Deus acreditou e se acovardou. Fui ento at l e, quando cheguei, vi um servo de Deus amedrontado e precisando de ajuda urgente. Dirigi-me at aquela jovem possuda, que aparentemente estava dormindo. Entendo que, para ordenar a sada de um demnio, no necessrio gritar, mas ter a vida sob o comando de Deus. Tranqilamente, declarei-lhe que o momento de mentira e fingimento dele havia terminado. Foi quando ele gritou, dizendo: Voc descobriu a minha estratgia, mas eu no vou sair daqui. Fui convidado e por isso que estou aqui. Existe pacto de sangue, ouviu? Ela me pertence! Pude, no mesmo instante, perceber mais uma dos milhares de mentiras. Por que ele no iria sair? Jesus nos disse que certa casta de demnios no sai seno a poder de jejum e orao, mas eu tinha a plena convico de estar sob a vontade de Deus, e foi nesse poder que ali

ITIOKA, Neuza, Os deuses da umbanda, p. 113.

chegara. No dando ouvidos, ordenei, portanto, que ele sasse, e o esprito deixou aquela vida, para honra e glria de Jesus. O erro daquele irmo foi acreditar que Satans ou os seus anjos podem tocar-nos, aos salvos, sem prvia autorizao de Deus. Mesmo que nos toquem, ainda assim Deus est no comando de nossa vida: "O Senhor disse a Satans: 'Pois bem, tudo que ele possui est nas suas mos; apenas no toque nele" (J 1.12). J foi tocado; contudo, existiria um motivo? Dentre as muitas razes, quero destacar apenas esta: para nos ensinar que Satans no onisciente. A oniscincia de Deus uma verdade cheia de consolao para o crente. Em tempos de aflio, ele diz com J: "Mas ele sabe meu caminho..." (23.10). Pode ser profundamente misterioso para mim, inteiramente incompreensvel para os meus amigos, mas "Ele sabe"! Em tempos de fadiga e fraqueza, os crentes podem assegurar-se de que Deus "... conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos p" (Sl 103.14). Em tempos de dvida e vacilao, eles apelam para este atributo, dizendo: "Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E v se h em mim algum caminho mau, e guia- me pelo caminho eterno" (Sl 139.23,24). Em tempos de triste fracasso, quando os nossos coraes foram trados por nossos atos; quando os nossos feitos repudiaram a nossa devoo, e nos feita a penetrante pergunta: "Amas-me?", dizemos, como o fez Pedro: "... Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo..." (Jo 21.17) . Deus onisciente. Ele sabe todas as coisas todas as coisas possveis, todas as coisas reais, todos os eventos, conhece todas as criaturas, todo o passado, presente e futuro. Conhece perfeitamente todos os pormenores da vida de todos os seres que h no cu, na Terra e no inferno. "... conhece o que jaz nas trevas..." (Dn 2.22). Nada escapa Sua ateno, nada pode ser escondido Dele, no h nada que Ele esquea. Bem podemos dizer com o salmista: "Tal cincia para mim maravilhosssima; to alta que no posso atingir" (Sl 139.6). Seu conhecimento perfeito. Ele jamais erra, nem muda, nem passa por alto coisa alguma. "E no h criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas esto nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hb 4.13). Sim, tal o Deus a quem temos de prestar contas! 10 Paulo nos afirma que fomos abenoados com toda sorte de bnos espirituais; no quaisquer tipos de bnos, mas todas as bnos espirituais. Isso vale dizer que espiritualmente somos mais do que vencedores por Cristo Jesus, nosso Senhor! Estamos conscientes de que o nosso inimigo espiritual, e, se as bnos so espirituais, logo somos imbatveis em qualquer confronto que tivermos com Satans, desde que estejamos em Cristo Jesus e as palavras dEle estejam em ns. Ainda que
10

PINK, A. W. Os atributos de Deus. Trad. Odayr Olivetti. So Paulo: PES, 1985,p. 16-8.

o Maligno diga que vai nos destruir, sabemos que essa declarao faz parte de sua natureza de mentira desenfreada.

4 Domesticao dos Espritos: Fora ou Poder?


Pelo fato de estarmos em uma batalha espiritual, as nossas armas s podero ter efeito se forem poderosas em Deus para desarticular as estratgias de Satans. Como podemos amarrar o homem valente? E depois de amarrado, como fazer para saquear a casa do valente (Lc 11.21,22)? Quer ver estas e outras perguntas sendo respondidas? Prossigamos ento neste objetivo, que muito temos ainda a aprender!

Ineficcia da Fora Humana


Por ocasio dos acontecimentos que narramos, eu ainda no possua carro, dependendo, portanto, do nibus para me deslocar. Um dia, quando, vindo das compras, deixava o nibus e entrava em casa, chegou a mim Bianca, toda ensangentada. Aquela viso me deixou completamente atordoado. No podia imaginar a razo de tanto sangue, ainda mais que ela estava, ento, com muita dificuldade para andar. Mal pude arriar as bolsas de compras, e Bianca me intimou, desesperadamente, a ir casa de certa senhora, que se encontrava possuda. O sangue era da senhora, que estava cativa de um demnio, porquanto Bianca tentara impedir que ela cortasse os pulsos, mas sem xito. Bianca ento exclamou: Pastor, se o senhor no for agora casa da Rita, o demnio vai eletrocut-la. Vamos rpido! Uma das minhas prticas sempre foi a de deixar minha esposa e algumas irms orando, dando-me cobertura junto a Deus para a batalha espiritual que haveria de travar. Deixei ento minha esposa com a incumbncia de contatar as demais irms e fui com Bianca at l. Quando entramos, havia dois homens tentando, em vo, segurar aquela mulher, que os levantava como se fossem formigas presas nas patas de um tamandu. Se dependesse somente da fora humana, eles facilmente a conteriam, mas no caso a fora humana era ineficaz; era o momento de o poder de Deus entrar em ao. Dirigi-me ento queles homens dizendo que podiam soltar a mulher. Ao que um deles logo tentou explicar:

Mas, pastor, se ns a soltarmos, ela vai segurar nos fios e morrer eletrocutada! Vocs podem solt-la garanti. O demnio no contido por fora humana, mas pelo poder que emana dos cus, do trono de Cristo Jesus! Embora hesitantes, eles foram soltando os braos daquela mulher. Repreendi ento a entidade, que a deixou. As pessoas que ali estavam se maravilharam com o poder do nosso Deus. Enquanto ela permanecia deitada, pois suas foras tinham-se exaurido com a possesso, comecei a evangeliz-la. Quando j estava prestes a chegar ao plano salvfico de Jesus, ela comeou a falar com uma voz embargada, pedindo: Ajude-me pastor, que ele est me estrangulando! A mulher tentava como que tirar as mos de algum que a estivesse realmente sufocando. At ento, eu nunca participara de um momento como aquele. O demnio no estava mais nela, mas estava ainda ali, junto dela! Foi a que me foi revelado pelo Esprito Santo que existe uma atuao de Satans que, mais tarde, saberia que se chama "induo". Mais uma vez, iniciei uma orao, agora "de guerra", declarando a libertao total daquela vida em nome de Jesus. Houve assim o alvio pelo qual clamvamos e do qual aquela mulher tanto precisava. Ento, ela conseguiu dormir e descansar. Na tarde do dia seguinte, voltamos casa daquela senhora e ali falamos sobre o poder libertador que h em Jesus Cristo. Fizemos um culto de orao. Com ela, estava seu companheiro. Aps o culto, conversei com o casal e fiquei sabendo o que de fato acontecera. Tratavase de um pacto de morte, um pacto de sangue, que ela fizera com um dos demnios do ocultismo. Deixei bem claro que ela precisava declarar em nome do Senhor Jesus o fim definitivo desse pacto se quisesse obter a verdadeira libertao. Ela ento me respondeu: Eu vou pensar sobre isso, pastor, pois no estou bem certa de se quero ou no desfazer o que estabeleci com as entidades... Seu companheiro, ento, me contou no ser casado com ela e que no o fizera somente pelo fato de ela no querer. Demonstrou grande desejo de vir a conhecer Jesus como seu Senhor e Salvador. Sua freqncia igreja e o desejo de nos receber em casa, no entanto, se tornaram difceis. At que, semanas depois, aquele homem subitamente morreu, tendo antes passado todas as coisas para o nome da mulher. Agora, ela andava de carro novo, com um novo amante. Soubemos, por uma de suas amigas, que o pacto que a mulher fizera fora realmente um pacto de morte: a entidade mataria seu ex-companheiro, dando-lhe tudo

o que ele possua e, em contrapartida, ela passaria a ser possesso do demnio. Uma das exigncias do pacto com o diabo exatamente renunciar Jesus Cristo, os evangelhos, a sua obra na cruz, e todas as oraes feitas por ele em nome de Cristo, as cerimnias do batismo e qualquer sinal de compromisso com Deus atravs de Jesus Cristo e fazer um desprezo total da cruz. O pactuante promete fazer todos os tipos de males, e conduzir o maior nmero possvel de pessoas ao mal. E, ainda, caso a pessoa um dia deseje mudar de idia, ela promete dar o seu corpo, alma e vida ao diabo, como vinda dele, e sustentada por ele. Geralmente o pacto assinado com sangue. O pacto com o diabo uma cerimnia inversa, do diabo, da do cristo, que, renegando o mundo e Satans, promete fidelidade ao Senhor e Salvador Jesus Cristo".11 Pobre mulher, que, apesar de dinheiro e bens materiais passageiros, no conseguia entender quo terrvel era sua situao espiritual diante daquela troca, onde s existia um beneficiado, Satans!

Os Pactos com o Diabo


O que dizer dos pactos com o Maligno feitos a cada dia, muitos dos quais insinuados ou at abertamente tornados pblicos, por celebridades do mundo poltico, da moda, do futebol, da msica, do cinema, do teatro e TV, da indstria, do comrcio, das finanas, etc.? Assim como aquela infeliz mulher, todos pensam que encontraro a fama e a riqueza que buscam, para isso bastando to-somente fazer um pacto de sangue com o Diabo! O cantor de rock Alice Cooper, que abalou os coraes da juventude nos anos 70, decidiu fazer um pacto com qualquer que lhe garantisse a fama. Segundo se sabe, noite foi visitado por um esprito, que se identificou como uma bruxa que vivera no sculo 19 e que fora queimada em praa pblica. Ela lhe disse que, se ele assumisse o nome de Alice Cooper, pois este fora o nome de tal bruxa, teria muito dinheiro e fama, e em contrapartida o nome dela seria adorado todas as vezes que ele fizesse sucesso. Quantos milhes de jovens cantaram e ainda cantam os sucessos desse artista e conseqentemente prestam culto a esse demnio que se apossou da vida dele! A histria de pactos de sangue remonta a muitos sculos. Vejamos o exemplo apresentado por Junito de Souza Brando da natureza desses pactos:
11

ITIOKA. Neuza, Os deuses da umbanda, p. 119.

Um rito de iniciao asitico, introduzido na Itlia, l pelo sculo II d.C., enriqueceu o culto de Cibele com uma cerimnia at ento desconhecida em Roma, o taurbolo, o sacrifcio de um touro. Trata-se de uma iniciao por um batismo de sangue. O nefito descia a uma cova, aberta para essa finalidade, recoberta com um teto cheio de buracos. Sobre o fosso degolava-se um touro, e o sangue quente do animal, fluindo pelos orifcios da cobertura, caa sobre o corpo inteiro do iniciado. Aquele que se submetia a essa asperso sangrenta se tornava renatus in aeternum, um renascido para sempre para uma vida nova, e o sangue do touro comunicava-lhe no apenas o poder biolgico do animal, mas sobretudo a aquisio de uma vida espiritual e imortal.12 Iniciao semelhante a esta a que ocorre nos rituais da umbanda e do candombl, quando o iniciado lavado pelo sangue de animais para a entrada no mundo dos espritos. Vale ressaltar que os pactos em nenhum momento so apresentados como sendo diretamente com o prprio Diabo, pois de se crer que, se o jogo fosse aberto, algumas pessoas o rejeitariam; considerado, porm, sabidamente, um meio de se colocar as pessoas sob o jugo dos espritos e orixs. O inimigo, contudo, cobra um pesado imposto por qualquer favor que venha a fazer. Esses pactos so feitos, assim, na obscuridade do conhecimento do adorador; muito ao contrrio do pacto que o homem pode e deve fazer com o Deus Criador e Sustentador dos cus e da Terra. "Estabelecerei a minha aliana entre mim e voc e multiplicarei muitssimo a sua descendncia"; "... estabeleci [...] a minha aliana para dar-lhes aterra de Cana..." (Gn 17.2; x 6.4) pacto esse que garantiu e garante a ns, como Seu povo, sermos propriedade exclusiva de Deus. Enquanto o pacto de sangue com o Diabo escraviza o homem e o empurra cada vez mais para o abismo "Abismo chama abismo ao fugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhes se abateram sobre mim" (Sl 42.7) , o pacto de sangue realizado por Jesus na cruz libertou e liberta o homem de toda a escravido imposta pelo Diabo e seus asseclas. Aleluia! Gostaria que voc sempre tivesse em mente que tudo foi criado por Cristo e para Cristo: "Pois nele foram criadas todas as coisas nos cus e
12

BRANDO, Junito de Souza. Mitologia grega, v. II. 2. ed., Petrpolis: Vozes, 1988, p. 37

na terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele" (Cl 1.16); logo, o que Satans pode fazer, e o faz de uma forma imperfeita, tentar imitar as obras de Deus o sacrifcio de sangue, usando animais, a cerimnia de purificao, as 12 pedras das cerimnias de candombl ou umbanda no passam de imitao barata de ritos do culto prestado a Deus no Antigo Testamento. O derramamento de sangue de animais ocupava o lugar central no culto do tabernculo (mais tarde no templo de Jerusalm), onde sempre existia uma vtima sendo imolada e oferecida, em conformidade com o que diz o Senhor em Sua Palavra:
"Pois a vida da carne est no sangue, e eu o dei a vocs para fazerem propiciao por si mesmos no altar; o sangue que faz propiciao pela vida [...]. Por isso eu disse aos israelitas: Vocs no podero comer sangue de nenhum animal, porque a vida de toda carne o seu sangue; todo aquele que o comer ser eliminado"
(Lv 17.11,14).

"Vocs ardem de desejos entre os carvalhos e debaixo de toda rvore frondosa; vocs sacrificam seus filhos nos vales e debaixo de penhascos salientes. Os dolos entre as pedras lisas dos vales so a sua poro; so a sua parte. Isso mesmo! Para eles voc derramou ofertas de bebidas e apresentou ofertas de cereal. Poderei eu contentar-me com isso?"
(Is 57.5,6).

"Os filhos ajuntam a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa e fazem bolos para a Rainha dos Cus. Alm disso, derramam ofertas a outros deuses para provocarem a minha ira"
(Jr 7.18).

Informa o livro O mundo do Antigo Testamento: Os cananeus criam que os sacrifcios possuam poderes mgicos que levavam o adorador a cair nas graas e no ritmo do mundo fsico. Contudo, os deuses eram caprichosos, e por isso os adoradores s vezes ofereciam sacrifcios para garantir vitria sobre os inimigos. "Quando o rei de Moabe viu que estava perdendo a batalha, reuniu setecentos homens

armados de espadas para forar a passagem, para alcanar o rei de Edom, mas fracassou. Ento pegou seu filho mais velho, que devia suced-lo como rei, e o sacrificou sobre o muro da cidade. Isso trouxe grande ira contra Israel, de modo que eles se retiraram e voltaram para a sua prpria terra" (2 Reis 3:26,27). Talvez seja por isso que os reis decadentes de Israel e de Jud consentiam nos sacrifcios pagos (1 Reis 21:25,26; 2 Reis 16:13). Desejavam obter ajuda mgica no combate aos babilnios e aos assrios de preferncia a ajuda dos mesmos deuses que haviam dado vitria aos seus inimigos.13 J era de esperar que Satans, por ser imitador barato das obras de Deus, estabelecesse semelhana entre o sacrifcio de sangue institudo por Deus e o pacto de sangue estabelecido por ele. Assim como o sacrifcio em honra a Deus fazia a unio do adorador com o Senhor, da mesma forma o faria o pacto com Satans. Enfim, enfatizando: enquanto o sangue de animal, imolado a Deus pelo judeu piedoso, em lugar do prprio, servia libertao dos pecados de sua vida e assim como o sangue do Cordeiro de Deus, imolado na cruz como oferta voluntria, em lugar de todos ns, serviu definitivamente libertao dos nossos pecados, de toda a humanidade, de ontem, hoje e sempre , assim tambm o derramamento de sangue, no mundo das trevas, serve to-somente opresso e ao aprisionamento no inferno, pelo Diabo, daquele que faz esse tipo de oferenda. No livro de Levtico, captulo 1, temos todos os passos que marcavam o ritual do sacrifcio judaico: Apresentao da vtima. "Se o holocausto for de gado, [o ofertante] oferecer um macho sem defeito. Ele o apresentar entrada da Tenda do Encontro, para que seja aceito pelo SENHOR" (v. 3). Imposio da mo do ofertante sobre a vtima: "e por a mo sobre a cabea do animal do holocausto para que seja aceito como propiciao em seu lugar" (v. 4). Morte da vtima: "Ento o novilho ser morto perante o Senhor..." (v. 5). Asperso do sangue: "... e os sacerdotes, descendentes de Aro, traro o sangue e o derramaro em todos os lados do altar, que est entrada da Tenda do Encontro" (v. 5).

13 PACKER, J. I.; TENNEY, Merril C.; WHITE, William Jr. O mundo do Antigo Testamento, 2. ed. So Paulo: Editora Vida, 1991, p. 101.

Ato de esfolar o animal: "Depois se tirar a pele do animal..." (v. 6). Ato de dividir o animal em partes: "... que ser cortado em pedaos" (v. 6). Preparo do altar. "Ento os descendentes do sacerdote Aro acendero o fogo do altar e arrumaro a lenha sobre o fogo" (v. 7). Ato de queimar o holocausto: "Em seguida arrumaro os pedaos, inclusive a cabea e a gordura, sobre a lenha que est sobre o fogo do altar. As vsceras e as pernas sero lavadas com gua. E o sacerdote queimar tudo isso no altar. um holocausto, oferta preparada no fogo, de aroma agradvel ao SENHOR" (v. 8,9). A seguir, os passos para se dedicar o sacrifcio e o que isso garantiria ao adorador: 1. Logo que chegava ao trio, o ofertante encontrava o altar do sacrifcio, primeiro requisito para algum se aproximar de Deus: "De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas so purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue no h perdo" (Hb 9.22). 2. Depois de queimar o sacrifcio no altar, o sacerdote lavava as mos e os ps com gua do lavabo ou lavatrio: "Quem poder subir o monte do SENHOR? Quem poder entrar no seu santo lugar? Aquele que tem as mos limpas e o corao puro, que no recorre aos dolos nem jura por deuses falsos" (Sl 24.3,4). 3. S ento poderia entrar pela cortina: "Para a entrada da tenda faa uma cortina de linho fino tranado e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, obra de bordador. Faa ganchos de ouro para essa cortina e cinco colunas de madeira de accia revestidas de ouro. Mande fundir para eles cinco bases de bronze" (x 26.36,37); no Lugar Santo, para acender as lmpadas do candelabro: "Ordene aos israelitas que lhe tragam azeite puro de olivas batidas para a iluminao, para que as lmpadas fiquem sempre acesas. Na Tenda do Encontro, do lado de fora do vu que se encontra diante das tbuas da aliana, Aro e seus filhos mantero acesas as lmpadas diante do SENHOR, do entardecer at de manh. Este ser um decreto perptuo entre os israelitas, gerao aps gerao" (x 27.20,21/Lv 24.1-4); ou para trocar os pes: "Apanhem da melhor farinha e asse doze pes, usando dois jarros para cada po. Coloque-os em duas fileiras, com seis pes em cada uma, sobre a mesa de ouro puro perante o SENHOR [...]. Esses pes sero colocados regularmente perante o SENHOR, cada sbado, em nome dos israelitas, como aliana perptua. Pertencem a Aro e a seus descendentes, que os comero num lugar sagrado..." (Lv 24.5-9); ou para queimar o incenso aromtico sobre o altar de ouro: "Aro queimar incenso aromtico sobre o altar todas as manhs, quando vier cuidar das lmpadas e

tambm quando acend-las ao entardecer. Ser queimado incenso continuamente perante o SENHOR, pelas suas geraes" (x 30.7,8). 4. A partir da vinda de Cristo, o cristo, qual sacerdote "Vocs, porm, so gerao eleita, sacerdcio real, nao santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2.9); "E nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glria e poder para todo o sempre! Amm" (Ap 1.6) ministra, com base na crucificao de Cristo pelos nossos pecados: "Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que esto cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Esprito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificar a nossa conscincia de atos que levam morte, para que sirvamos ao Deus vivo!" (Hb 9.13,14); "Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente so. Pois Cristo, nosso Cordeiro Pascal, foi sacrificado" (1 Co 5.7). Lavados, ento, pela regenerao efetuada pelo Esprito de Deus, mediante Jesus Cristo "No por causa de atos de justia por ns praticados, mas devido sua misericrdia, ele [Deus] nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Esprito Santo, que ele derramou generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador" (Tt 3.5,6) , entramos no gozo da comunho com Deus (ilustrada pela mesa dos pes da proposio), pela luz de Sua Palavra (o candelabro) e a orao (sobre o altar de ouro, ante o Trono da Graa: "Outro anjo, que trazia um incensrio de ouro, aproximou-se e se colocou em p junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as oraes de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. E da mo do anjo subiu diante de Deus a fumaa do incenso com as oraes dos santos" (Ap 8.3,4). Alm de imitador, o inimigo tambm aceita migalhas que caem das mos do homem, o que inversamente oposto a Deus, que exige exclusividade na adorao e na vida de servio do adorador: "Respondeu Jesus: 'Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu corao, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'" (Mt 22.37). Isso no tremendo? Se existe exclusividade, tambm existir a necessria limpeza, e essa limpeza chamada na Bblia de santificao. Pode-se observar que a umbanda, o candombl e todas as religies pags afins apresentam deuses antropomrficos (isto , como seres humanos). A mensagem mtica relata que os deuses tinham as mesmas necessidades que os seres humanos, as mesmas fraquezas e as mesmas imperfeies. Os deuses eram seres humanos ampliados se porventura houvesse diferena do homem, seria apenas de grau. Alan Kardec define os demnios simplesmente como espritos inferiores, almas daqueles que viveram na Terra e em outros mundos e

que depois da morte passam a povoar o espao. Eles so dotados de livrearbtrio; todavia, ao que parece, exercem essa escolha de forma equivocada, pois so ignorantes, sendo a encarnao a forma de eles evolurem em direo ao estgio de inteligncia e amor. Kardec acreditava que somente por meio da reencarnao os espritos poderiam ter o mesmo direito de oportunidade. Contudo, essas definies contrastam com os ensinamentos da Bblia, que nos garantem que os espritos malignos, originalmente bons, faziam parte do exrcito celestial, antes da Queda. Eles so diferentes dos homens pelo fato de habitarem a eternidade, serem altamente perigosos e no estarem procura de evoluo, ao contrrio do que afirma Kardec. Por serem dotados de fora espiritual, somente por meio de uma fora mais poderosa poderemos conter os seus ataques constantes e ininterruptos para com a nossa vida. Essa fora mais poderosa, alis todo-poderosa, est unicamente em Deus.

Poder Reduzido e Limitado


Existe um erro grave quando menosprezamos o nosso inimigo, mas proporcionalmente h um erro tambm em exaltarmos demasiadamente seu poder. H necessidade de conhecermos quem na verdade o nosso inimigo, qual o seu poder e a sua limitao, para no cairmos nos extremos. Temos visto que h diviso de poder entre os demnios. J vimos que Satans o soberano desse reino. O Novo Testamento nos informa que esse reino composto de seres malficos que Satans governa com inteligncia e estratgias pr-elaboradas. Ele no age sozinho, mas com o auxlio dos seus sditos, que cumprem as responsabilidades delegadas a eles. Ele o lder de uma vasta organizao de seres espirituais, os seus anjos: "Ento ele [Jesus] dir aos que estiverem sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos'" (Mt 25.41). Seus constantes ataques so desferidos para a destruio de toda a raa humana indistintamente, por isso ele no olha sexo, idade, raa, escolaridade ou religiosidade. Existe uma frase no mundo, que se universalizou, que diz: "Tudo fora, mas s Deus poder". Aparentemente, uma frase correta mas s aparentemente; pois Deus , de fato, o Todo-Poderoso, mas Satans tambm tem poder, ainda que limitado. Contudo, mesmo limitado, seria o bastante para nos destruir em frao de segundo, no fosse o Senhor Deus Soberano. Tiago diz que devemos nos sujeitar a Deus e resistir ao Diabo, e ele fugir de ns. No toa que o salmista nos concita a estarmos debaixo

das asas de Deus: "Ele o cobrir com as suas penas, e sob as suas asas voc encontrar refugio; a fidelidade dele ser o seu escudo protetor" (Sl 91.4), por ser o lugar mais seguro onde nos colocarmos e o nico para no sermos atingidos pelos constantes ataques de Satans e seus anjos. Garante, em seguida, o mesmo salmo: "Voc no temer o pavor da noite, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia" (Sl 91.5,6). Na situao vivenciada com aquela senhora, Rita, como ento dissemos, havia dois homens que, pela sua prpria fora, tentavam conter a ferocidade daquele demnio; todavia, eram facilmente lanados de um lado para o outro, sem que pudessem cont-la. No entanto, alegaram que no poderiam larg-la, pois, se assim o fizessem, certamente ela seria eletrocutada. Esta fora, portanto, a ameaa demonaca. O demnio os fizera acreditar que ele poderia ser contido por fora humana, para que aqueles homens julgassem erroneamente que eram capacitados de autoridade sobre o reino das trevas e, no caso, depois fracassassem, desmoralizando-se e trazendo na verdade vitria ao Diabo, por meio de seguidores dele, enganosamente "capacitados" a expulsar os demnios. essa justamente a mentira apregoada nos terreiros de umbanda e candombl quando de manifestaes violentas, em que os chefes do chamado "terreiro", mes-de-santo ou pais-desanto, se autodenominam os nicos capacitados para amansar os "espritos no-evoludos". Ocorre ento uma teatralizao, falsa demonstrao de submisso a eles por parte dos demnios, sob a orientao de Satans, para que cada vez mais as pessoas acreditem que esse reino composto tanto de seres maus como bons e de domnio exclusivo das entidades e de seus autorizados prepostos. Aquela senhora estava nessa mesma condio. Ao me declarar que no sabia se gostaria ou no de desfazer o seu pacto, estava reafirmando acreditar que os demnios que tinham realmente domnio nessa rea; mas tambm que, afinal de contas, eles no eram "to ruins assim", pois, com eles, ela s tinha at ento a "lucrar" e, portanto, era como que fosse, de fato, a "dona da situao" julgando, enfim, que, na hora que ela quisesse se desligar daquelas amarras, poderia faz-lo sem problema algum. Lembremo-nos de como a Bblia exprime a onipotncia de Deus: o poder pertence a Deus, e somente a Ele. No foi adquirido, mas parte integrante da sua natureza, e todos os seres vivos e todas as coisas do testemunho desse inabalvel e imensurvel poder: "Onde voc estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se que voc sabe tanto. Quem marcou os limites das suas dimenses? Talvez voc saiba! 1 quem estendeu sobre ela a linha de medir? E os seus fundamentos, sobre o que foram postos? E quem colocou a sua pedra de esquina..." (J 38.46).

J aceitou o que a sua mente no conseguia compreender, mas que seu corao lhe dizia ser a verdade. Refugiar- se na inescrutabilidade de Deus no fuga, mas a mais profunda sabedoria, requerida igualmente pela razo e pela devoo sincera. J no sabia nada acerca da cruz, mas, assim mesmo, creu em Deus. Qual a funo de Satans e dos seus aliados? Estabelecer o caos no mundo e impedir que os sinceros adoradores adorem a Deus em esprito e em verdade. Para isso, so capazes de distorcer a Palavra de Deus, a fim de justificar o pecado (Gn 3). Por serem corruptos, os demnios sempre conduziram o homem ao mais profundo abismo. Deixa claro o Senhor que, no final dos tempos, "continue o injusto a praticar injustia; continue o imundo na imundcia; continue o justo a praticar justia; e continue o santo a santificar-se" (Ap 22.11). O carter moral dos demnios pode ser descrito pela palavra "imundo". Tudo o que injusto, imoral, inquo ser praticado debaixo da sua influncia. A depravao e a torpeza moral completa das prticas demonacas so testemunhadas em todos os lugares, nas Escrituras: doutrinas dos demnios (1 Tm 4.1); instrumentos de injustia (Rm 6.13); heresias destruidoras (2 Pe 2.1); amor livre (1 Tm 4.3); gratificao sensual e impureza (Gl 5.19); doena (Mt 9.32,33); insanidade mental (Lc 8.26-36); poder titnico (Lc 8.29); amor aos lugares impuros, como tmulos (Lc 8.27). Estas prticas de iniqidade e torpeza moral so confirmadas nos crculos onde imperam Satans e suas hostes: espiritismo, feitiaria, satanismo. Acima de tudo, a natureza de Satans e dos demnios caracterizada como sedutora. Toda a Bblia, desde o Gnesis at o Apocalipse, testemunha desse carter sedutor de Satans e seus demnios. Com a aparncia do bem, e aproveitando a busca do bem pelo ser humano, Satans e seus demnios seduzem a humanidade, para fazer dela sua presa e escrava.14 Nos dias de Jesus, no conseguiam os homens notar a atuao do Prncipe das Trevas. Prova disso que os habitantes de Gadara ficaram indignados porque Jesus libertara aquele possesso. Eles pareciam se esquecer das vtimas do endemoninhado, das noites sem dormir, dos urros do possesso e da violncia por ele praticada. A cidade estava to dominada pelos demnios que eles prprios inflamaram o entendimento daqueles homens contra o Libertador, Jesus. Havia, ao que parece, uma idia de que o endemoninhado garantia uma doce, mas no verdadeira, noo de que todos fossem melhores, ou saudveis, em comparao a ele. Quando Jesus libertou aquele homem, a cidade pde observar ento que quase todos os moradores, seno todos, eram doentes. Jesus, aos olhos deles, no os havia ajudado, antes lhes impetrara o juzo da condio

14

ITIOKA, Neuza, Os deuses da umbanda, p. 87.

decada, e isso era doloroso demais para eles. "Ento o povo comeou a suplicar a Jesus que sasse do territrio deles" (veja Marcos 5.1-20). A um outro grupo, Jesus apresentou a escravido que oprimia e amarrava toda uma comunidade, mas aqueles homens no conseguiram entender como se dava essa escravido. O pecado que estabelece a priso do homem. Jesus revelou a inter-relao do pecado com o Diabo, e isso causou revolta. Desde a poca de Jesus, o homem deseja ser filho de Deus, sem se preocupar com as exigncias do Reino (Jo 8). Ser filho de Abrao no garantiria a filiao no Reino dos cus: mais uma vez, Jesus confronta a libertao e as suas exigncias com o domnio do reino das trevas e suas implicaes. A verdade que um dia ocorreu uma queda no mundo angelical, queda na qual legies de anjos apartaram de Deus. A ocasio exata dessa queda no indicada, mas, em Joo 8.44, Jesus fala do Diabo como assassino desde o princpio, e em 1 Joo 3.8 dito que "Aquele que pratica o pecado do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princpio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo". A opinio predominante a de que a expresso, aqui, "desde o princpio" em grego, kaf arches significa "desde o comeo da histria do homem". Muito pouco se diz, contudo, sobre o pecado que ocasionou a queda dos anjos.

A Queda como Sinnimo de Egosmo


O pecado originou-se no mundo anglico. Ao buscarmos investigar a origem do pecado, devemos retornar queda do homem, na descrio de Gnesis 3, fixando a ateno em algo que sucedeu no mundo dos anjos. Deus criou um grande nmero de anjos, e estes eram todos bons quando saram das mos do seu Criador. Assim como foi no cu, Satans tem como objetivo o controle do mundo para si mesmo, e isso somente ser possvel, segundo a sua tica, se ele estabelecer uma infestao em todo o Universo criado por Deus. Muito embora conhea a Bblia, Satans indiferente a esse conhecimento, pois ele deseja aquilo que nunca conseguir: o domnio da Terra e tudo que nela existe. Em oposio a esse desejo malvolo, o salmista declara: "Do SENHOR a terra e tudo que nela existe, o mundo e os que nele vivem" (Sl 24.1). Somente Jesus retrata o que de fato viu e do que participou: "Eu vi Satans caindo do cu como relmpago" (Lc 10.18) . Essa queda aconteceu antes de o mundo ser criado; portanto, a atuao de Satans, assim como dos demais anjos cados, j acontecia no momento da eternidade.

Vale ressaltar que Satans no um ser de existncia eterna, que haja existido sempre, pois somente Deus Pai/Deus Filho/Deus Esprito Santo eterno, no tendo incio, meio e fim. Lcifer (depois Satans) e todos os anjos que com ele caram passaram a existir no ato da criao, que Deus iniciou e realizou. Temos a absoluta certeza de que os anjos foram todos, naturalmente, criados bons, porque das mos do Criador tudo sempre saiu muito bom. Surge, em um primeiro momento, a pergunta: como, pois, nas Escrituras uns so chamados maus e outros bons? No nos foi revelado como isso veio a acontecer, mas por deduo, tomando como base o que aconteceu com o primeiro casal humano, podemos ter, praticamente, certeza de que eles foram tambm submetidos a alguma prova mediante a qual poderiam manter ou perder a sua posio original. Os que falharam nessa prova tornaram-se, simplesmente, maus; os outros foram confirmados no estado em que haviam sido criados so os anjos bons. Da, podemos afirmar que o pecado muito mais do que uma atitude ou uma srie de atitudes; a constituio do prprio Satans: "Vocs pertencem ao pai de vocs, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princpio e no se apegou verdade, pois no h verdade nele. Quando mente, fala sua prpria lngua, pois mentiroso e pai da mentira" (Jo 8.44). Os seres csmicos diablicos que infestam os ares e a Terra e infestaro o inferno foram banidos do cu. As Escrituras declaram que eles infestam a Terra nos lugares mais longnquos. Escreve Rebecca Brown: Os demnios so criaturas muito inteligentes. So espritos e no possuem, normalmente, corpos fsicos, embora possam, por um determinado tempo, manifestar-se em corpos fsicos que podemos ver e sentir. Eles eram anjos a servio de Deus, e Satans, o lder deles, era um arcanjo. Ele uma das mais poderosas e inteligentes criaturas criadas por Deus. A inteligncia humana no se compara em nada dele. Desde a eternidade, ele escolheu rebelar-se contra o Criador e tentou exaltar a si mesmo acima de Deus. Um grande nmero de anjos seguiu-o preferindo servi-lo do que [sic] a Deus. Estes anjos com freqncia so chamados de "anjos cados" e so vrios demnios. So todos mentirosos e malignos. Recebem diferentes nomes em vrias partes do mundo. Possuem uma hierarquia de foras e habilidades e s podem ser derrotados com o poder de Jesus. Mesmo estando com uma notvel posio de autoridade em Jesus sobre eles, devemos fazer uso dela respeitosamente. to extenso o nmero e a variedade

de demnios, que no podemos nomear a todos. E tambm um mesmo demnio ter diferentes nomes, dependendo da rea geogrfica em que estiver. O reino de Satans altamente organizado e muito eficiente. A Bblia se refere aos mais poderosos como prncipes e governadores em vrias reas do mundo! Eles conhecem muito a Bblia. por isso que devemos conhec-la no todo. So "experts" em torcer as Escrituras para dar outro significado ao que Deus disse. Se no soubermos a Bblia, seremos presas fceis para eles.15 No aceitemos o convite de Satans de dependermos da nossa capacidade, pois j conhecemos o resultado e a paga de tal atitude relatados nas Escrituras Sagradas. O reconhecimento da nossa limitao e finitude e observncia Bblia depem a nosso favor, como prova inequvoca de que no dependemos daquilo que vemos, porquanto as nossas armas so espirituais e poderosas em Deus para o cumprimento da carreira que nos est proposta. A fora no est no quanto podemos realizar, mas no quanto conseguimos depender da ao de Deus em nossa vida. Que o Senhor nos ajude neste adorvel e bem-aventurado estilo de vida confiado apenas aos filhos de Deus!

15 BROWN, Rebecca. Ele veio libertar os cativos. 4. ed. Trad. Margaret de Jesus Ramos. Belo Horizonte: Dynamus, 2000, p. 178-9.

5 O Preo da Desobedincia
Adverti os homens da Unio Masculina de nossa igreja que no fossem casa de certo senhor, que chamaremos Fred, pois conhecia o histrico dele. Algumas vezes, eu fora chamado a travar uma batalha espiritual por estar Fred possudo por demnio e, em alguns casos, at por vrios. A desobedincia a origem de todo e qualquer pecado na vida do homem. Vale ressaltar que h leis que escravizam o homem e leis que o libertam. A lei da obedincia sempre libertar aquele que a segue, mas no caso de desobedincia daqueles homens eles seriam facilmente escravizados. Sem dar ouvidos minha advertncia, o lder convocou um grupo e partiu em direo casa de Fred, porquanto, alegava, j marcara aquela visita no dia anterior. O que caracterizava aquele jovem lder era a sua constante insubmisso, sob todos os aspectos. Se voc conhece algum insubmisso, esse era infinitamente mais... Quando chegaram, foram recebidos com muita cortesia. Fred os convidou a se sentarem em um sof e cadeiras j dispostas na sala. Seria uma visita como outra qualquer: leitura da Bblia, cnticos, exposio da Palavra, momento de orao... Todavia, o mal estava por mostrar a sua face. Durante alguns minutos, no houve muito que conversar. Mas assim que o lder se preparava para dizer o motivo da visita, Fred, j possudo, o interrompeu e passou a ordenar o que deveriam fazer. Mandou que um dos homens do grupo abrisse a Bblia e fizesse a leitura no livro determinado por ele, o demnio. Quando aquele senhor terminou a leitura, um gato pulou da cumeeira, caindo em cima da Bblia e, muito rapidamente, rasgou com as garras algumas folhas da Bblia e urinou sobre ela. Os homens se entreolharam, espantados, sem saber o que fazer. Diante de tal situao, um deles tentou fugir, mas sem xito, pois o demnio ordenou que ele se sentasse. O que eles estavam por ver estava somente comeando. Foi quando eles viram diversos animais naquela sala. Naquele exato momento, todos puderam vislumbrar o que estava por entre as suas pernas: Bruno tinha uma cobra toda enrolada; Svio, um grande sapo; Fbio, um rato; Vlamir, o gato dentre outros animais, costumeiramente usados na umbanda para a realizao de trabalhos. Essa experincia durou como que uma eternidade, porquanto estavam aqueles "soldados" feridos em

seu ego. Sentiram-se impotentes diante daquela situao. Tinham desobedecido e estavam colhendo o fruto da desobedincia.

Sinalizando o Perigo
Calculando o custo de ser um discpulo

O que custou para que nos tornssemos discpulos? Jesus conta uma parbola de dois homens que estavam endividados (Mt 18.23-35). Os homens referidos como servos na parbola eram provavelmente oficiais de alta posio a servio do rei, alguns dos quais, certamente, muitas vezes, tinham ocasio de tomar emprestadas grandes somas do tesouro real. Na parbola, a quantia do dbito do primeiro deliberadamente apresentada com certo exagero por Jesus para tornar mais vivido o contraste com a dvida do segundo. O Senhor nos mostra, com essa narrativa, que, ainda que tentssemos, no conseguiramos pagar a dvida que contramos com os nossos pecados para com Deus. O perdo da nossa dvida para com o Senhor gera gratido, mas, acima de tudo, tambm, uma atitude de adorao a Deus. Uma proposta leviana gera uma deciso tambm leviana! Com esta assertiva, quero reafirmar que os valores do Reino dos cus so inversamente proporcionais aos valores estabelecidos pelo mundo perdido e seu prncipe. Ningum melhor do que nosso Senhor Jesus Cristo para definir o custo dessa deciso. O "mdico amado" Lucas (6.4649) faz, deste modo, o relato, que o mais completo, da parbola de Jesus da casa edificada sobre a rocha:
Porque vocs me chamam "Senhor, Senhor" e no fazem o que eu digo? Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundao, a torrente deu contra aquela casa, mas no a conseguiu abalar, porque estava bem construda. Mas aquele que ouve as minhas palavras e no as pratica, como um homem que construiu uma casa sobre o cho, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruio foi completa.

Onde est a rocha? A Palavra de Deus nos informa que a rocha no est, mas a rocha o prprio Senhor Jesus: Israel, que buscava uma lei que trouxesse justia, no a alcanou. Por que no? Porque no a buscava pela f, mas como se fosse por obras. Eles tropearam na 'pedra de tropeo'. Como est escrito: 'Eis que ponho em Sio uma pedra de

tropeo e uma rocha que faz cair; e aquele que nela confia jamais ser envergonhado' "(Rm 9.31-33/1 Pe 2.6,7). No de admirar que a queda da segunda casa tenha acontecido to rpida e precocemente, mas como entender a opo de algum por uma tal situao efmera? Cavar uma vala na rocha, na verdade, j uma tarefa difcil, mas Jesus nos diz que a vala fora cavada profundamente! Em nossos dias, com o advento da dinamite (descoberta por Alfred Bernhard Nobel), temos imensa facilidade para abrirmos valas profundas na rocha, mas nos dias de Jesus essa tarefa era simplesmente manual: Jesus no mostra que existisse naquela poca descoberta alguma que facilitasse essa escavao. Tenho visto e ouvido muitos pregadores oferecendo um evangelho barato, descolorado e dissociado da mensagem cristocntrica. Se Jesus estabeleceu um preo, quem sou eu para negociar com aquilo que no me pertence? Jesus ensina, em Lucas 14.25-34, na parbola acerca da previdncia, que existe um alto preo para o discpulo que aceita o seu chamamento: "Da mesma forma, qualquer de vocs que no renunciar a tudo o que possui no pode ser meu discpulo" (v. 33). Em poucos minutos, Ele leva Seus discpulos a terem uma noo do Reino de Deus e suas implicaes. Jamais uma pessoa por Ele chamada sem que antes possa parar para calcular o preo de segui-Lo. Qual o preo a que Jesus se refere? Negar-se a si mesmo. Muitos pregadores afirmam que o homem pode vir como est, mas param por a; no so honestos o suficiente para continuarem apresentando a necessidade pungente de deixar tudo para ganhar tudo. No uma troca, mas, sim, uma condio estabelecida pelo prprio Deus. negar a mim mesmo, deixar o pecado. A Palavra de Deus nos manda fugir das concupiscncias da mocidade: "Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justia, a f, o amor e a paz, com aqueles que, de corao puro, invocam ao Senhor" (2 Tm 2.22); fugir da fornicao: "Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que algum comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente peca contra o seu prprio corpo" (1 Co 6.18); fugir da adorao a falsos deuses: "Por isso, meus amados irmos, fujam da idolatria" (1 Co 10.14); fugir da cobia de ser rico, endinheirado: "Pois o amor ao dinheiro a raiz de todos os males. Algumas pessoas por cobiarem o dinheiro desviaram-se da f e se atormentaram com muitos sofrimentos. Voc, porm, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justia, a piedade, a f, o amor, a perseverana e a mansido" (1 Tm 6.10,11). Lembremo-nos de que para Deus o pecado deve ser tratado como pecado, e no apenas como simples deslize que eu pratico sem responsabilidade. Trata-se, portanto, de abrir mo da minha vontade. Em Cristo, existe uma nova vontade, e essa vontade :

Entregar o homem integral ao Cristo integral, para segui-lo durante todos os dias da minha vida; abrir mo do direito de mim mesmo, a despesa de diariamente levar a sua cruz da separao do mundo. a despesa de perder os amigos e os entes queridos que se opem escolha. Sim, a perda de todas as coisas para ser seu discpulo. Somos advertidos de que aquele que, tendo posto a mo no arado, olha para trs, no apto para o reino de Deus (Lucas 9:62). Alm disso, somos advertidos a nos lembrar da esposa de L, que se voltou para trs, para a condenao e a perdio (Lucas 17:32).16 Paulo, escrevendo uma carta circular s igrejas que se encontravam na provncia romana da sia, da qual feso era a maior cidade e capital administrativa, desejava que todos os cristos que ali residiam avaliassem dia e noite a grandeza da obra salvfica em Cristo Jesus. Paulo imediatamente entra numa orao extensiva de ao de graas a Deus pelas bnos recebidas em Cristo (1:314). Esta uma sentena com o refro repetido de louvor: "para o louvor da sua glria" (1:6,12,14). Este louvor devido bno proveniente do Deus trino, Pai (1:3-6), Filho (1:7-12) e Esprito Santo (1:13,14). Esta orao de louvor ento se torna uma petio, no de bnos pessoais e particulares a Deus, para que os leitores possam chegar a um entendimento do propsito de Deus, quer por revelao ou iluminao (1:17), na histria, atravs de Jesus e da igreja (1:15-3:21). nesta seo que Paulo se eleva sua maior altura, ao descrever o propsito de Deus na obra de Jesus: a cristologia. Aps descrever o poder disponvel (aquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos e o exaltou acima de todo nome) para executar o propsito de Deus (1:15- 23), Paulo escreve acerca da formao do novo povo de Deus, a Igreja (2:1-22), atravs da vivificao pela graa de Deus (2:1- 10) e a reconciliao de todos os povos em Jesus (2:11-22).17 Mediante essa exposio, s nos resta uma atitude de servio e gratido, no pelo que Deus pode nos dar, mas por aquilo que j nos concedeu em Cristo Jesus.

SHELTON, L. R. A deciso por Cristo: o que isto significa? So Jos dos Campos, SP: Editora Fiel, 1990, p. 38. 17 HALE, Broadus David. Introduo ao estudo do Novo Testamento. Trad. Cludio Vital de Souza. Rio de Janeiro: JUERP, 1983, p. 279-80.

16

Quero, de uma forma sintetizada, abordar especificamente nossa condio diante do pecado. Como estvamos? Quem governava nossa vida? Poderamos nos desvencilhar dessa situao? Afora a declarao anteriormente citada do dr. Broadus David Hale, podemos destacar o que Paulo nos diz no captulo 2 de Efsios, que estvamos mortos em nossas transgresses e pecados. J participei de muitos velrios ao longo da minha vida. Lembrome, porm, que na minha juventude acontecera um assassinato brutal, e, quando estvamos velando o corpo, a esposa entrou, depois de algumas horas, e pediu que o seu esposo se levantasse, falasse com ela, respondesse s suas perguntas, dissesse que aquilo no estava acontecendo. Contudo, ele no a podia ouvir, no podia pensar, no podia entend-la, no podia v-la. Se fizermos uma reflexo sobre os mortos, com base no que diz Jesus em Marcos 4.12 quanto aos que no tm acesso Palavra porque no querem, no a aceitam, podemos notar que: Eles no vem: "a fim de que, ainda que vejam, no percebam". Aquilo que de fato deve ser observado, o homem natural no consegue enxergar. V que h necessidade de mudana na vida de outrem, mas no na sua prpria. Consegue ver at nas entidades, nos "trabalhos" ocultistas, nos patus e nas "simpatias" a forma de se livrar dos problemas mas no consegue ver que em Jesus est o caminho para a verdadeira libertao. No ouvem: "ainda que ouam, no entendam", pois "a f vem por se ouvir a mensagem" (Rm 10.17). Dia aps dia, convivemos com pessoas que ouvem o que dizemos acerca do Reino dos cus, mas no apresentam mudana de vida. Esse texto de Marcos no fala de ouvir com os ouvidos, mas ouvir com o esprito e pelo Esprito Santo. As coisas espirituais s podem ser discernidas espiritualmente e se assim for da vontade de Deus, "pois Deus quem efetua em vocs tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele" (Fp 2.13). Se um homem tentar entender as coisas de Deus pelo simples uso das suas faculdades mentais, perder o significado exato de tais verdades. Homens que passaram pela Histria tentando compreender dessa maneira, o mximo que conseguiram foi entrar para a Histria como nscios em se tratando das coisas de Deus. Ouvi certa vez que Karl Marx, aps escrever seu livro O capital, fez a seguinte declarao: "Preciso apenas de vinte anos para que o meu livro seja mais lido do que a Bblia". No sei se voc j leu ou mesmo conhece essa obra. Pobre Marx! Bom seria que tivesse ficado quieto e se pronunciasse no momento em que o seu livro chegasse a vender e ser mais conhecido que a Bblia. No andam, no se locomovem. Jesus declarou: "Contudo, vocs no querem vir a mim para terem vida" (Jo 5.40) . Eles no dispem de

liberdade de locomoo e tempo para poderem desfrutar das obras criadas por Deus. Lembremo-nos do que aconteceu a Ado e Eva: foram expulsos do gozo do Eden por haverem pecado. Paulo nos adverte que o andar do homem sem Cristo segundo o curso deste mundo,ou seja, alienado de Cristo. uma escravido cultural segundo o desejo do "prncipe das potestades do ar"; e essa que estamos vivendo, em um mundo secularizado, no qual no h espao para pensar nas coisas espirituais. Nele, o Diabo deixou de ser considerado um ser maligno, prejudicial, tenebroso, tornando-se "inexistente", s presente "na mente doentia dos cristos" ou daqueles que so "medrosos" ou "piegas". Diz ainda Paulo que o comportamento do homem sem Cristo segundo a carne, ou as inclinaes, ou os desejos, da carne e carne, aqui, no se refere quele tecido que cobre o nosso esqueleto, mas, sim, aos desejos que conflitam com as verdades estabelecidas por Deus. Ter fome e comer no um desejo da carne? Sim, e no pecado; mas, se comermos demasiadamente, estaremos caindo no pecado da glutonaria. Isso, sim, viver segundo as inclinaes da carne. Esto em processo de putrefao.Na biologia, a morte das clulas leva ao apodrecimento dos tecidos e rgos que compem o corpo humano ou dos outros seres vivos. Mas, no que se refere ao pecado, o apodrecimento por ele causado o da mente, da alma, dos sentimentos, das relaes interpessoais, tudo isso por entrar o esprito do homem em estado de deteriorao. o homem como um todo que se degenera. Da, a transformao, a ressurreio, em Cristo, atingir a integralidade do ser humano. O verdadeiro cristianismo um compromisso total com o Senhor Jesus Cristo. Observe que eu disse Senhor Jesus Cristo. Alguns cristos querem ter um relacionamento com Jesus que lhes garanta a entrada no cu; mas, quero ressaltar, uma pessoa no salva somente para ir para o cu. chamada, sim, para uma vida de servio incondicional, sendo o cu conseqncia dessa vida de servio. Para que o cu seja uma realidade na vida do discpulo, necessrio que Jesus Se torne Senhore, conseqentemente, Salvador da sua vida. Muitos cristos sentiram-se repreendidos quando o grande evangelista Billy Graham leu pela primeira vez a seguinte carta, escrita por um estudante universitrio americano que se convertera ao comunismo no Mxico. O propsito da carta era explicar sua noiva por que precisava romper seu compromisso matrimonial: Ns, comunistas, temos alto ndice de baixas. Somos dos que so alvejados, enforcados, linchados, provocados, intimidados [...] e por todos os outros meios do-nos tanto desconforto quanto possvel. Certa porcentagem de ns

morta ou aprisionada. Vivemos virtualmente na pobreza. Devolvemos ao partido cada centavo alm do absolutamente necessrio para manter-nos vivos. Ns, comunistas, no temos tempo para muitos cinemas, concertos, lautas refeies, ou casas decentes e carros novos. Temos sido descritos como fanticos. Somos fanticos. As nossas vidas so dominadas por um grande fator que a tudo eclipsa: A LUTA PELO COMUNISMO MUNDIAL. Ns, comunistas, temos uma filosofia de vida que nenhuma soma de dinheiro poderia comprar. Temos uma causa pela qual lutar, um propsito definido na vida. Subordinamos o nosso pequenino eu pessoal a um grande movimento da humanidade, e se a nossa vida pessoal parece dura, ou se o nosso ego parece sofrer com a subordinao ao partido, temos adequada recompensa no pensamento de que cada um de ns, a seu modesto modo, est contribuindo para algo novo, real e melhor para a espcie humana. H uma coisa na qual estou empenhado com intenso zelo [...] a causa comunista. minha vida, meu negcio, minha religio, minha distrao, minha namorada, minha esposa, minha amante, meu po, minha comida. Trabalho por esta causa o dia inteiro, e de noite sonho com ela. Sua posse sobre mim cresce; no diminui com o passar do tempo. Portanto, no posso dar continuidade a uma amizade, a um caso de amor, ou sequer a uma conversao, sem ligar isso a esta fora que ao mesmo tempo empurra e guia a minha vida. Avalio as pessoas, os livros, as idias e as aes segundo a forma como afetam a causa comunista e por sua atitude para com ela. J estive na priso por causa das minhas idias e, se necessrio, estou pronto para enfrentar o peloto de fuzilamento.18

Soldados Gravemente Feridos no Campo de Batalha


Gilberto Pickering afirma: O mundo verdadeiro o mundo espiritual (ver Romanos 15:27; 1 Corntios 9:11; 2 Corntios 4:18; Glatas 6:6; Hebreus 9.8,9 e 22:24). Este mundo fsico que tanto enche a nossa vista ho passa de "sombra", de "figura do verdadeiro". Portanto, a guerra verdadeira se trava no mbito espiritual. Precisamos aumentar a nossa sensibilidade para o espiritual,

18

McDONALD, William. O discpulo verdadeiro. 3. ed. Trad. Odayr Olivetti. So Paulo: Mundo Cristo, 1990, p. 29.

pois nossas igrejas esto cheias de "soldados feridos", sem o saber.19 Voltando ao episdio relatado no comeo deste captulo, posso declarar que a ferida que mais doa na vida daqueles homens que compunham a Unio Masculina era saber que haviam falhado no campo de batalha. Podemos comparar tal situao quela vivida pelos discpulos de Jesus diante do menino endemoninhado. Eles j haviam estado diante de muitos endemoninhados e visto como o Mestre agia, nas mais variadas situaes, mas foram impotentes para com aquele demnio. No se vence a batalha sem seguir a orientao de Deus e ser obediente a Ele.
A mansido exigida na vida do discpulo

Quando Jesus nos chama, o que Ele quer que demonstremos uma atitude de total confiana nEle. O discpulo no vive do que v, mas daquilo em que cr. A palavra bblica que caracteriza esta atitude "mansido". O que significa ser manso? De acordo com a definio de Aurlio Buarque de Holanda, em seu dicionrio, " a ndole ou o procedimento pacfico de quem manso". Manso "de gnio brando, ou ndole pacfica; bondoso, pacato". Se interpretarmos manso da maneira definida por Aurlio, teremos muita dificuldade em entender e aceitar quando o relato bblico nos diz que Moiss era varo mui manso ("Era o varo Moiss mui manso, mais do que todos os homens que haviam sobre a terra" Nm 12.3; ARA). Por qu? Quero convid-lo a abrir a sua Bblia nos seguintes textos: xodo 2.11,12 "Certo dia, sendo Moiss j adulto, foi ao lugar onde estavam seus irmos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu tambm um egpcio espancar um dos hebreus. Correu o olhar por todos os lados e, no vendo ningum, matou o egpcio e o escondeu na areia"; xodo 32.19,20 "Quando Moiss aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danas, irou-se e jogou as tbuas no cho, ao p do monte, quebrando-as. Pegou o bezerro que eles tinham feito e o destruiu no fogo; depois de mo-lo at virar p, espalhou-o na gua e fez com que os israelitas a bebessem". Essas passagens so claras em nos apresentar um homem que com facilidade perdia a cabea. Como podemos, ento, entender a assertiva do prprio Deus de que Moiss era um homem "mui manso, mais do que todos os homens que haviam sobre a terra"?

19

PICKERING, Gilberto. Guerra espiritual: estratgias missionrias de Cristo. Rio de janeiro: CPAD, 1987 p. 157-

8.

Todavia, o discpulo chamado por Jesus deveria entender que o mais importante seria nEle confiar e se entregar ao Senhor e a esse seu chamamento, tornando-se manso e pacfico. Na verdade, no se pode ser um discpulo sem que antes sejam feitos os ajustes necessrios. Pelo fato de sermos um todo, formado de corpo, alma e esprito, Deus Se relaciona conosco tomando como base nossa integralidade. Deus nos chama para que nos ajustemos a Ele e Sua vontade. Ajustar a vida a Deus algo decisivo. Se voc se recusa a faz-lo, perder o que Deus reservou para a sua vida. Meu pai era um perito sapateiro. Na minha infncia, quando comprvamos qualquer sapato, independente da marca, sempre precisava de um ajuste. Recordo-me das muitas frmas que meu pai utilizava como sapateiro e que tinham os mais variados ajustes para que os sapatos ficassem confortveis para uso. Nas mos do meu pai, o sapato tomava a forma que ele julgasse melhor, mais adequada para cada caso, e que ele j estabelecera em sua mente. A primeira coisa que ele fazia era saber se o problema estava no sapato mesmo ou nos ps dos seus filhos. Feita essa anlise, era sempre o sapato, naturalmente, que ele ajustava aos nossos ps. Assim como os sapatos deveriam se adequar aos nossos ps, somos ns que precisamos nos adaptar aos princpios preestabelecidos por Deus para ns. Contudo, o que significa ser manso? De acordo com William Barclay, ningum pode chegar, por si s e mediante seus prprios esforos, a obter semelhante carter. Ele lembra que, em grego, praots chamada a fora que est sob controle; mas seria errado dizer que o homem, que no caso praus, tenha perfeito autocontrole. O homem, no entanto, perfeitamente controlado por Deus, pois somente Deus pode exercer sobre o homem esse domnio total.20 Quando o Novo Testamento nos transmite o conceito de praots, no d a entender que seja uma atitude que dependa de modo algum, exclusivamente, da vontade humana, mas, sim, algo que emana da soberana graa de Deus. um sinal da salvao: sinal do chamamento: "Sejam completamente humildes e dceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor" (Ef 4.2); da eleio: "Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixo, bondade, humildade, mansido e pacincia" (Cl 3.12); e de ser obra do Esprito Santo: "Mas o fruto do Esprito amor, alegria, paz, pacincia, amabilidade, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio. Contra essas coisas no h lei" (G15.22,23). No uma virtude no sentido helenstico, grego, mas, sim, uma possibilidade outorgada por Deus, de
20 BARCLAY, William. Palavras-chaves do Novo Testamento. 2. ed. Trad. Gordon Chown. So Paulo: Edies Vida Nova, 1988, p. 172.

vida e atuao. No tambm um simples aspecto do temperamento humano. Da, conclumos que ser manso vem a ser uma realidade quando os homens se vinculam a Cristo e se conformam Sua imagem. Portanto, ser manso ter um domnio completo de Deus sobre si. Esta era a maior virtude de Moiss, porquanto, logo aps um ato impensado, se deixava quebrantar pelo Deus Soberano. A subida de Moiss no monte Sinai foi conseqncia das suas constantes "descidas casa do oleiro":
Esta a palavra que veio a Jeremias da parte do SENHOR: "V casa do oleiro, e ali voc ouvir a minha mensagem. Ento fui casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Ento o SENHOR dirigiu-me a palavra: " comunidade de Israel, ser que eu no posso agir com vocs como fez o oleiro?" pergunta o SENHOR. "Como barro nas mos do oleiro, assim so vocs nas minhas mos, comunidade de Israel"
(Jr 18.1-6).

"Descer casa do oleiro" o mesmo que ser manso, pois estamos reconhecendo que precisamos de constantes reparos. Ao oleiro, cabia a responsabilidade de transformar o barro disforme em um vaso para uso honroso. Alguns vasos eram encomendados; outros, porm, eram fruto do sonho do oleiro. Jesus, ao convidar o discpulo a segui-Lo, na verdade o est convidando para uma vida de bem-aventurana, ou seja, de jornada feliz. Jesus fez exigncias severas a seus seguidores e que esto esquecidas nestes dias de amnsia espiritual. Com freqncia, vemos o cristianismo sendo encarado como simples fuga do inferno e garantia do cu. Temos em mente que precisamos desfrutar de tudo o que a vida mundana nos oferece, e isso nos impede de entendermos que Deus no est nossa disposio, mas o contrrio, sim, verdadeiro. Alguns cristos desavisados apregoam a mensagem de que l no cu cantaremos juntos em um grande coral, mas no bem isso que lemos em Apocalipse, de onde tirada essa idia. Ali diz, em 22.3: "J no haver maldio nenhuma. O trono de Deus e do Cordeiro estar na cidade, e os seus servos o serviro". Intimamente relacionado com o ensinamento anterior, se que no se trata da mesma verdade expressa de modo diverso, que a verdadeira humildade resulta em grandeza ou exaltao: "Portanto, quem se faz humilde como essa criana, este o maior no Reino dos cus" (Mt 18.4).

Em outras palavras, as pessoas verdadeiramente grandes so humildes pelo fato de terem sido moldadas semelhana do seu Mestre. Uma das bases do nosso "parentesco" com Jesus o que Ele disse e est registrado em Mateus 12.50: "... quem faz a vontade do meu Pai que est nos cus, este o meu irmo, minha irm e minha me". O discpulo j nasce com "a cara do Mestre". A base para sabermos o grau de parentesco de uma pessoa, hoje, o DNA; todos os exames podem falhar, mas o de DNA garantia de um resultado preciso. Jesus ressaltou que o "exame" para conhecer esse nosso parentesco com Ele o exame do amor: "Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse o que me ama. Aquele que me ama ser amado por meu Pai, e eu tambm o amarei e me revelarei a ele" (Jo 14.21). Outro ensinamento importante o de que o sentido da presena divina o segredo de um corao sem medo: "Mas Jesus imediatamente lhes disse: 'Coragem! Sou eu. No tenham medo!'" (Mt 14.27); e um corao sem medo corajoso para assumir novas responsabilidades e desafios. Pessoalmente, uma significativa descoberta o fato de que no h crucificao ou morte sem ressurreio, ou a descoberta da vida real: "Fui crucificado com Cristo. Assim, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela f no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim" (G12.20). medida que crucificamos nosso eu,tomamos a cruz e O seguimos, descobrimos a vida em sua plenitude e naquilo que ela tem de melhor: "Se algum quiser acompanhar- me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perder, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrar" (Mt 16.24,25). A cruz lugar de permanncia "fui crucificado com Cristo", e no de fardo por ter de carreg-la.
Soldados que Perderam uma Batalha, Mas No a Guerra

Certa vez, li sobre um homem que comprou uma passagem de navio para cruzar o oceano. Sobrou um pouco de dinheiro, e com ele comprou queijo e biscoito, que levou para comer na viagem. Ele sonhava com as coisas boas que o esperavam do outro lado do oceano e, por isso, suportou a viagem. Quando o navio chegou ao destino, contou a um dos tripulantes que havia passado a viagem toda comendo s queijo e biscoito. Qual no foi sua surpresa e tremenda frustrao quando o comissrio de bordo lhe indagou: "Mas ningum lhe informou que todos os nossos lanches, bufs e deliciosas refeies estavam includos na sua passagem?" Napoleo, contam os historiadores, estava prestes a conduzir o seu exrcito vitria na guerra, mas no ltimo combate, no qual

garantiria seu nome na Histria como estrategista, foi derrotado e perdeu a guerra.21 Antes de entrarmos no combate, precisamos saber quem est pelejando por ns. Ireneu, um dos pais da Igreja, afirmou: "Jesus se tornou o que somos [...] para que pudssemos ser aquilo que Ele ". Mas devemos cooperar com Ele nesse processo. Quanto melhores nossas respostas a Ele, mais semelhantes a Ele nos tornaremos. Outro dos grandes pioneiros da Igreja, Atansio, escreveu: Cristo no nos cura por se colocar acima ou diante de ns, diagnosticando nossa enfermidade, prescrevendo o medicamento que devemos tomar e nos deixando depois, esperando nossa melhora por seguir suas instrues como faz comumente o mdico. No. Ele se torna o paciente! Ele assume a prpria humanidade que precisa de redeno, e pela uno do Esprito nossa humanidade curada nele. Ns no somos apenas curados "atravs de Cristo", por causa da obra de Cristo, mas "em e atravs de Cristo". O discpulo confrontado com a ordem do Reino dos cus de que: 1) os ltimos sero primeiros: "Contudo, muitos primeiros sero ltimos, e muitos ltimos sero primeiros" (Mt 19.30); 2) quem ganha perde, e quem perde ganha:"Pois quem quiser salvar a sua vida, a perder, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrar" (Mt 16.25); 3) o que se humilha exaltado, e o que se exalta humilhado: "Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar ser humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar ser exaltado" (Mt 23.12); 4) o maior o menor, e o menor o maior "O maior entre vocs dever ser servo" (Mt 23.11); 5) os vivos exortam [acalentam, aconselham, etc.) os vivos; os mortos sepultam no os mortos, mas os seus mortos: "Mas Jesus lhe disse: Sigame, e deixe que os mortos sepultem os seus prprios mortos" (Mt 8.22). Essas declaraes marcam o princpio da dialtica 22 cristocntrica. H uma lgica estabelecida no mundo material, mas outra no mundo fenomenal. Enquanto no mundo material as coisas seguem a lei de causa e efeito, no mundo fenomenal (por fenomenal quero dizer o mundo das verdades eternas, o mundo espiritual) existe uma seqncia estabelecida pelo Criador dos cus e da Terra. Como afirma o apstolo Paulo: "Pois nele foram criadas todas as coisas nos cus e na terra, as visveis e as
21 Em maro de 1815, ciente da impopularidade do novo governo da Frana, Napoleo evadiu-se da ilha de Elba, para onde fora levado preso e exilado aps sua primeira grande derrota, e, em marcha triunfal, entrou em Paris. Durante cem dias, ocupou novamente o trono imperial, mas em junho de 1815 foi derrotado definitivamente, em Waterloo. Deposto, foi desterrado na ilha de Santa Helena, onde morreu em 5 de maio de 1821. (Dados extrados da Enciclopdia Barsa.) 22 Etimologicamente, o termo "dialtica", procedente do grego, expressa a idia de "dualidade", "troca" de lektiks, "apto palavra", "capaz de falar". da mesma raiz de logos (palavra, razo) e, portanto, se assemelha ao conceito de "dilogo". No dilogo, h mais de uma opinio, h uma dualidade de razes. Em Cristo, porm, no existe uma dualidade, mas uma nica verdade, a verdade absoluta. Portanto, entendamos esse termo como a apreenso da mais pura verdade, que uma Pessoa Cristo Jesus. A dialtica era o mtodo por excelncia de Scrates, processando-se em dois tempos: a ironia, em que se indica o erro do interlocutor, e a maiutica, processo pelo qual o interlocutor obrigado a tirar de si mesmo a verdade procurada.

invisveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele" (Cl 1.16). Vale reafirmar, ento, que todas as coisas foram criadas para Cristo e por Cristo, quer as do mundo material quer as do mundo fenomenal, como tambm tais coisas s subsistem pela presena de Cristo: "Ele antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste" (Cl 1.17). Ou o discpulo aceita a lei e norma de Cristo, ou ser um perdedor. A orientao que eu dera queles irmos, comentada no incio do captulo, serviria a que pudessem exercer seu sentimento de obedincia, pois, quando o Esprito Santo concedeu Igreja os dons espirituais, separou alguns com a misso especial de orientar e pastorear determinado rebanho, ou congregao, ou grupo de crentes. Quando desobedecemos ao nosso pastor, estamos indo no contra ele, mas contrariando as determinaes do Esprito Santo e dAquele que conduz Sua Igreja, da qual o Cabea, Cristo. A presena da Igreja na Terra para revelar Jesus: "Vocs [...] so gerao eleita, sacerdcio real, nao santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2.9). Ela testemunha da presena de Cristo e da vida nEle: "Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou" (1 Jo 2.6), ou seja, da mesma maneira de viver de Jesus na Terra, neste mesmo momento em que Seu trono est no cu. Quando a Igreja atua realmente como Corpo de Cristo, ela se torna fator teraputico na sociedade, capaz de levantar toda uma nao a um nvel superior da vida sadia: "... eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (Jo 10.10). Paulo no est preocupado em nos ensinar como o corpo humano funciona, mas como o Corpo de Cristo cresce. Ele compara a Igreja ao nosso corpo fsico, onde cada membro tem uma funo especial, mas todos trabalham juntos; e, na verdade, Deus disps cada um dos membros no corpo segundo a sua vontade (veja 1 Corntios 12.4-21). O pastor John R. W. Stott, analisando a verdade exposta em Efsios 4.1416, afirma: Embora parea que este crescimento para a maturidade seja um conceito corporal, descrevendo a igreja como uma totalidade, mesmo assim claramente depende da maturidade dos seus membros individuais, conforme Paulo passa a dizer: para que no mais sejamos como meninos (v. 14). Naturalmente devemos ser semelhantes s crianas na sua

humildade e inocncia, mas no na sua ignorncia nem na sua instabilidade.23 Acerca dos soldados que de fato lutam para que o Corpo, a Igreja, saia vitoriosa nas batalhas, lembremos que, para estes, a guerra j est ganha, pela morte e ressurreio de Cristo; contudo, enquanto permanecermos neste mundo, precisaremos nos valer da armadura e das estratgias estabelecidas pelo Senhor da obra. Para isso, os discpulos devem cultivar a disposio sadia de servirem uns aos outros servio sacrificial , conscientizando-se de que essa a maneira mais prtica de servir ao Senhor: "O rei responder: 'Digo-lhes a verdade: o que vocs fizeram a alguns dos meus menores irmos, a mim o fizeram'" (Mt 25.40); "Deus no injusto; ele no se esquecer do trabalho de vocs e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajud-los" (Hb 6.10). Pode imaginar se porventura no campo de batalha os soldados se desentendessem? Tal como um batalho (por isso tambm chamado, muitas vezes, de "corpo"), assim o corpo humano e assim deve ser o Corpo de Cristo. As caractersticas bsicas de um corpo so: unidade, harmonia e sincronia ou comunho, o que, aplicado Igreja, automaticamente anula: O isolacionismo. O membro no corpo no pode ser comparado a uma ilha; portanto, no existe um membro que esteja fora do Corpo de Cristo e permanea vivo. Quando falamos "permanecer" no estar arrolado no rol de membros de uma igreja, mas ter seu nome escrito no Livro da Vida. A Bblia nos mostra que todos os salvos (e cada salvo, na sua individualidade) so responsveis ao mesmo tempo pela vida total da Igreja, tanto pela sua natureza como por todas as suas funes. O individualismo.Todas as aes de cada membro devem ser feitas para trazer mais vida ao corpo, e no para adoec-lo. O corpo assim chamado pelo fato de todos os rgos trabalharem para um mesmo objetivo, o crescimento. Mas, alm disso, o texto bblico nos mostra, com clareza, que cada salvo recebeu de Deus, mediante o Esprito Santo, responsabilidade e capacitao especial para exercer, com eficincia, funes especficas na vida e ministrio da Sua Igreja na Terra: Assim como cada um de ns tem um corpo com muitos membros e esses membros no exercem todos a mesma funo, assim tambm em Cristo ns, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro est ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graa que nos foi dada. Se algum tem o dom de profetizar, use-o na proporo da sua f. Se o seu dom servir, sirva; se ensinar, ensine; se dar
23

STOTT, John R. W. A mensagem de Efsios. 2. ed. Trad. Gordon Chown. So Paulo: ABU, 1987, p. 123.

nimo, que assim faa; se contribuir, que contribua generosamente; se exercer liderana, que a exera com zelo; se mostrar misericrdia, que o faa com alegria (Rm 12.4-8). Atitudes divisionistas. Lucas, ao relatar o progresso da Igreja primitiva, nos informa sobre o amor Igreja, como Corpo de Cristo, e os membros do Corpo como parte deste. Voc mesmo estar matando a vida do Corpo de Cristo na Terra, a Sua Igreja, se impedir que algum faa parte do Corpo, seja salvo: "Todos os dias, continuavam a reunir-se no ptio do templo [...] louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos" (At 2.46,47). No h lugar para briguinhas, para cimes partidrios. Jesus disse que nenhuma casa dividida poderia subsistir. Para tanto, os soldados devem se manter unidos. Manobras para satisfao pessoal. J tempo de nos apercebermos que estamos em guerra e devemos fazer todos os cortes de modo que o mximo de nossos recursos possa ser empregado na luta. O cristianismo verdadeiro est completamente dissociado de uma vida de "lazer" espiritual. Ao contrrio, uma luta mortal, um constante conflito com as foras do inferno. Esta guerra exige sofrimento. Contudo, todos quantos no derem crdito mensagem de salvao em Cristo experimentaro a mais extrema manifestao do desprazer divino: fogo inextinguvel(geena, referindo-se a um vale ao sul de Jerusalm chamado Hinom, lugar de incinerao) "Ele traz a p em sua mo e limpar a sua eira, juntando seu trigo no celeiro, mas queimar a palha com fogo que nunca se apaga"; "Se a sua mo o fizer tropear, corte-a. melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga [...]. E se o seu olho o fizer tropear, arranque-o. melhor entrar no Reino de Deus com um s olho do que, tendo os dois olhos, ser lanado no inferno, onde o seu verme no morre, e o fogo no se apaga" (Mt 3.12; Mc 9.43,47,48); fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos "Ento ele dir aos que estiverem sua esquerda: 'Malditos, apartem-se para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos'" (Mt 25.41); trevas, choro, ranger de dentes "E lancem fora o servo intil, nas trevas, onde haver choro e ranger de dentes" (Mt 25.30); castigo eterno "E estes iro para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna" (Mt 25.46); o lago de fogo e enxofre, a morte espiritual "Mas os covardes, os incrdulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiaria, os idlatras e todos os mentirosos o lugar deles ser no lago de fogo que arde com enxofre. Essa a segunda morte" (Ap 21.8). Se tais declaraes de Jesus no nos deixarem com o corao perto do infarto, a nossa cristandade est seriamente comprometida.

Paulo, quando precisou defender o seu apostolado contra os ataques dos crticos carnais, no deu nfase sua ascendncia familiar, nem sua educao aos ps de Gamaliel, nem s suas realizaes como cidado. A nfase foi colocada nos seus sofrimentos por amor de Jesus:
So eles servos de Cristo? estou fora de mim para falar desta forma eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui aoitado mais severamente e exposto morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove aoites. Trs vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, trs vezes sofri naufrgio, passei uma noite e um dia exposto fria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Alm disso, enfrento diariamente uma presso interior, a saber, a minha preocupao com todas as igrejas.
(2 Co 11.23-28).

Ao chegarmos ao fim deste captulo, percebemos que a guerra da qual fazemos parte no contra a carne nem contra o sangue, mas contra inimigos que tentam nos impedir de tomarmos posse de toda sorte de bnos espirituais nas regies celestiais. O soldado, pois, deve se apossar da vitria conquistada por Cristo Jesus na cruz. As nossas aes devero sempre revelar o propsito de Deus, demonstrado na vida de Cristo, o Verbo encarnado.

6 Demarcao de Terreno: uma Estratgia Diablica


A natureza nos ensina que todos os animais demarcam o seu territrio. Para que serve esse ato? Para avisar aos invasores que eles podem ter problemas srios se continuarem na empreitada de se aventurarem em seus domnios. Tendo enfatizado, desde o incio, que vivemos em um mundo carregado de foras csmicas do mal, precisamos saber, ento, como acontece essa demarcao de territrio. Um renomado general ingls disse: "Em tempo de guerra, o pior equvoco consiste em subestimar o inimigo e tentar fazer uma guerra pequena". Vamos ver, inicialmente, como agir em nossa vida diria. "Combata o bom combate da f. Tome posse da vida eterna, para a qual voc foi chamado e fez a boa confisso na presena de muitas testemunhas" (1 Tm 6.12); "Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, pois a nossa luta no contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as foras espirituais do mal nas regies celestiais. Por isso, vistam toda a arma dura de Deus, para que possam resistir no dia mal e permanecer inabalveis, depois de terem feito tudo" (Ef 6.11 -13); "No pensem que vim trazer paz terra; no vim trazer paz, mas espada (Mt 10.34)"; mas agora, se vocs tm bolsa, levem-na, e tambm o saco de viagem; e se no tm espada, vendam a sua capa e comprem uma" (Lc 22.36); "Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na f, sejam homens de coragem, sejam fortes"( 1 Co 16.13); "Timteo, meu filho, dou-lhe esta instruo, segundo as profecias j proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, voc combata o bom combate, mantendo a f e a boa conscincia que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na f" (1 Tm 1.19). Que tipo de confronto nos espera? Esta no deve ser a nossa preocupao, mas, sim, como pelejarmos a batalha! Talvez voc esteja dizendo, em seu corao, que as pessoas podem chegar ao cu sem participar desse combate, e que isso seria possvel de acordo com as verdades bblicas. Paulo, falando ao seu filho na f Timteo sobre o tipo de combate a que estamos expostos em cada instante do nosso viver, diz que um combate que enobrece aquele que luta, pois o "bom combate". A Bblia o livro por excelncia. Difere dos demais porque nos apresenta a verdade sem flore-la, retratando a realidade sem idealiz-la.

Quando lemos os ensinamentos nela contidos, verificamos que a Bblia a Palavra de Deus; mas nem tudo que nela apresentado a voz de Deus. Nela, encontramos Satans questionando Jesus Cristo e falando com o Pai, entre outras narrativas. Por isso, afirmamos que a Bblia trata de maneira realista os assuntos. Encontramos os milagres do nico e verdadeiro Deus, mas tambm os prodgios que Satans e seus seguidores realizaram. Por milagre ou prodgio, entendemos sobrenaturais, que podem advir de Deus ou de Satans. acontecimentos

Deus no criou propriamente Satans, mas criou o anjo que depois se transformou nessa figura tenebrosa por ter invejado a Deus e contra Ele se rebelado. A transformao desse anjo em Satans foi, assim, o resultado de sentena estipulada por Deus, quando tal anjo se rebelou contra os desgnios do Senhor do Universo. Devemos lembrar, portanto, que Deus cria as coisas do nada; contudo, Satans nem do que j existe consegue criar alguma coisa nova. Por no conseguir criar, ele tenta deturpar o que j existe e que obra das mos de Deus. Essa deturpao acentuada nas obras e maravilhas, pois o homem tende sempre a valorizar os sinais e maravilhas, pelo seu carter espetacular e sensacionalista. Por que o mundo no ama a Palavra de Deus, a Bblia Sagrada? Pelo simples fato de a Bblia apontar no somente, ou propriamente, para os prodgios e milagres, mas, sobretudo, para uma vida de submisso a Deus. Na Palavra Sagrada, no entanto, encontramos numerosos milagres admirveis de Deus, dos quais, entre os mais conhecidos, esto: uma estrada seca, aberta por Deus no fundo do mar Vermelho, para a passagem do povo de Israel quando fugia do exrcito egpcio "Ento Moiss estendeu a mo sobre o mar, e o SENHOR afastou o mar e o tornou em terra seca, com forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As guas se dividiram, e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de gua direita e outra esquerda" (x 14.21,22); a queda de monumental muralha dos cananitas, pelos israelitas, em Jeric usando apenas trombetas, gritos e o provvel deslocamento de molculas por meio de constante marcha "Quando soaram as trombetas o povo gritou. Ao som das trombetas e do forte grito, o muro caiu..." (Js 6.20); levar Seu povo vitria na guerra ao fazer o sol e a lua parar "No dia em que o SENHOR entregou os amorreus aos israelitas, Josu exclamou ao SENHOR, na presena de Israel: 'Sol, pare sobre Gibeom! E voc, lua, sobre o vale de Aijalom! O sol parou e a lua se deteve at a nao vingar se dos seus inimigos, como est escrito no livro de Jasar [...]. Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o SENHOR atendeu a um homem. Sem dvida o SENHOR lutava por Israel!" (Js 10.12-14); a multiplicao dos

pes "E ordenou que a multido se assentasse na grama. Tomando os cinco pes e os dois peixes e, olhando para o cu, deu graas e partiu os pes. Em seguida deu-os aos discpulos, e estes multido. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discpulos recolheram doze cestos cheios de pedaos que sobraram. Os que comeram foram cerca de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianas" (Mt 14.19-21). Precisamos estar em sintonia com o Esprito Santo para que saibamos discernir o que vem de Deus e o que provm da carne ou de Satans. Esta foi a sbia palavra dada por Jesus quando alguns fariseus e mestres da Lei, tomados de malcia e perversidade, s para tent-Lo, para provoc-Lo vaidade, Lhe pediram um sinal maravilhoso. Jesus Se negou categoricamente, sabendo tratar-se de coisa tpica do Diabo. Ele aproveitou, ento, a ocasio para alertar que a libertao de demnios, por exemplo, somente para alimentar a vaidade de quem a pratica, sem ser um verdadeiro agente de Deus, no seria de fato uma libertao, mas, sim, poderia resultar at na entrada de mais demnios no possesso, para a destruio de sua vida: "Quando um esprito imundo sai de um homem, passa por lugares ridos procurando descanso. Como no o encontra, diz: 'Voltarei para a casa de onde sa'. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Ento vai e traz consigo outros sete espritos piores do que ele, e, entrando, passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecer a esta gerao perversa" (Mt 12.43-45). Assim, todas as vezes que estivermos diante de uma pessoa endemoninhada, necessrio, aps a repreenso, confront-la com o poder transformador que h em Cristo Jesus. No que Jesus tenha demonstrado haver uma escala de endemoninhamentos, mas, sim, o valor da liberdade que precisa realmente existir mediante Seu senhorio. Uma "libertao" que no seja seguida de um desejo profundo de relacionamento com Cristo no foi, de fato, uma libertao. H trs inimigos que precisam ser confrontados com Deus no momento da libertao: o mundo, a carne e o Diabo. Jesus ensina que esses trs inimigos aprisionam o homem na sua totalidade, por isso necessrio que Seu sangue nos purifique, no parcialmente, no "por departamento", mas de forma integral. Veja estas passagens: "Pois o pecado no os dominar, porque vocs no esto debaixo da Lei, mas debaixo da graa" (Rm 6.14); "Em breve o Deus da paz esmagar Satans debaixo dos ps de vocs. A graa de nosso Senhor Jesus seja com vocs" (Rm 16.20); "Estou convencido de que aquele que comeou boa obra em vocs vai complet-la at o dia de Cristo Jesus" (Fp 1.6); "Quando voc atravessar as guas, eu estarei com voc; quando voc atravessar os rios, eles no o encobriro. Quando voc

andar atravs do fogo, no se queimar; as chamas no o deixaro em brasas" (Is 43.2); "Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecero; ningum as poder arrancar da minha mo" (Jo 10.28); "Todo aquele que o Pai me der vir a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei"(Jo 6.37); "Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocs tm, porque Deus mesmo disse: 'Nunca o deixarei, nunca o abandonarei' "(Hb 15.5); "Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem anjos nem demnios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criao ser capaz de nos separar do amor de Deus que est em Jesus Cristo, nosso Senhor" (Rm 8.38,39). Esses e muitos outros versculos apontam para a estratgia de Deus, em Cristo, contra os poderes das trevas. So promessas que devem ser por ns apossadas, se desejarmos permanecer firmes aps o combate! Logo, assim que uma pessoa trazida a Cristo, necessrio que lhe sejam reveladas as conseqncias dessa deciso. Somos chamados, entre outras coisas, para lutar contra os principados, potestades, tronos e dominadores que operam e infestam os lugares deste mundo.

Para Cada Local, uma Operao Diferente


As estratgias usadas por Satans diferem de lugar para lugar; pois no estamos lidando com um ser humanamente previsvel. Isso justifica as constantes e renitentes admoestaes da parte de Paulo sobre a atitude que devemos ter ao entrar nessa batalha espiritual. A nossa estratgia, porm, nica e eternamente eficaz a pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Domnio por meio de objetos

Fomos convocados a comparecer casa de uma jovem senhora, que, necessrio dizer, fazia parte de uma igreja evanglica e desempenhava at algumas tarefas na vida de sua congregao. Seu marido nos procurara desesperado, pelo sofrimento e opresso que se haviam apossado da esposa, na esperana de que pudssemos ajud-lo. Reuni um grupo de seis irms e, aps orarmos, partimos em direo quele covil do inimigo. Ao entramos na casa, pude observar que s havia iluminao na sala de visitas. Conversamos por alguns minutos com o esposo, para estarmos cientes da situao em que sua famlia se encontrava cativa; pedimos que ele chamasse a esposa, no que fui prontamente atendido, e uma das irms nos conduziu em orao presena de Deus. Ento clamei

a Deus que me desse esprito de revelao e sabedoria, conforme nos ensina Paulo: "Peo que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes d esprito de sabedoria e de revelao, no pleno conhecimento dele" (Ef 1.17). Oramos por alguns minutos, sem que houvesse manifestao estranha alguma; todavia, o Esprito Santo me incomodava, afirmando haver ali necessidade de libertao. O que fazer se oramos e no h manifestao do inimigo? Estvamos ali representando o nome de Jesus, e era o prprio Jesus aquele que estava interessado na exaltao do Seu nome majestoso. Foi quando recebi, ento, revelao do Senhor! O Esprito Santo me dizia que eu fosse at o quarto e impusesse as mos sobre uma boneca que l havia. No sabia qual, mas, se o Esprito ordenava, eu deveria to-somente crer, obedecer e esperar a glria de Deus. Falei com as irms sobre o que iria fazer e caminhei em direo ao quarto. Foi a que o inimigo se revelou. A mulher caiu no cho, rastejou como uma cobra at o quarto, pegou uma boneca e disse: Ningum vai tocar naquilo que me mantm aqui nesta casa! Convm dizer que, em virtude da inexistncia de lmpadas na casa, eu pedira antes que o esposo fosse comprar quantas fossem necessrias para iluminar todos os cmodos. Ele assim o fizera, e agora a casa no estava mais sob o domnio da escurido. Mas, quando me aproximei da entidade e comecei a repreend-la, ordenando-a a sair em nome de Jesus, a luz apagou. Que fazer ante aquele quadro? Com a autoridade que h em Jesus, ordenei: Demnio do engano, em nome de Jesus acenda a luz! Foi o que aconteceu, para a glria de Deus: a iluminao foi restituda quele cmodo. Todo o cenrio, naquela casa, estava montado para que a infestao acontecesse. S havia, antes, uma lmpada na sala de visitas, como j mencionamos. Todas as coisas, noite, s podiam ser feitas pelo tato, e no pelo que os familiares estivessem enxergando. Uma das filhas dessa senhora estava havia dias sem tomar banho, e as palavras que saam dos seus lbios eram apenas desejo de suicdio e de amaldioar o nome do Senhor Jesus. Se o inimigo domina os moradores, logo todos os utenslios tambm pertencero ao dominador. Por serem os dominadores das vidas que ali moravam, os demnios haviam criado uma atmosfera de seu culto diuturnamente. Vrios objetos teriam de vir a ser consagrados a Deus, e outros, destrudos, para que pudesse haver libertao da casa e dos moradores. Os CDs da menina eram todos de cantores que desfazem do nome do Senhor Jesus. Ela no nos deixava tocar em nenhum dos seus brinquedos e apetrechos. Tentamos manter um relacionamento com ela,

mas havia uma induo por parte do demnio, e Deus me fez sentir que existia uma barreira que impedia que ela nos ouvisse e entendesse. Comeamos, ento, a orar, e nada acontecia; todavia, senti, mediante o Esprito Santo, que deveria orar no quarto da menina. Foi quando um demnio novamente se manifestou. Ele fez a menina entrar no banheiro e de l dizia que no iria sair, desafiando ousadamente que "gostaria de ver" quem o faria deixar aquele local. Satans e os demnios gostam de nos intimidar, mas a Bblia diz que devemos estar submissos a Deus e resistir ao Diabo, e ele fugir de ns (Tg 4.7). Foi justamente o que fizemos. Ordenamos, em nome de Jesus, que a menina deixasse aquele cmodo. Ele a fez ir at o lugar onde estvamos, e ns declaramos a libertao dela em nome do Senhor Jesus. J parecia, enfim, estar tudo sob controle, quando ele ento, rapidamente, a levou at a janela dos fundos do quarto, ameaando e garantindo que iria lan-la dali, do segundo andar, abaixo. Jesus disse que devemos amarrar o homem valente, e assim o fizemos. Naquele instante, o "amarrar" era uma necessidade urgente, e assim o declarei. Ele mantinha, agora, o corpo da menina imvel. Aproximei-me e disse: "Pode lan-la abaixo!" No que desejasse testar o inimigo ou entabular um dilogo com ele, mas para revelar a todos os que ali estavam que ele no tinha mais como cumprir sua ameaa ante o poder de Cristo Jesus. Minutos aps, estavam a jovem senhora, a filha e seu esposo desfrutando plenamente das faculdades mentais que momentos antes lhes foram roubadas por um demnio que dominava a casa por meio dos objetos. No se pe fim ao domnio de Satans e dos seus anjos sem que antes se destrua tambm aquilo que o mantm como proprietrio. Assistindo a uma reportagem em uma emissora de televiso, fiquei boquiaberto diante da matria, que revelava o domnio de entidades sobre determinados objetos. Jesus disse que aquele que no por Ele contra Ele: "Aquele que no est comigo contra mim, e aquele que comigo no ajunta, espalha" (Lc 11.23). Sabendo que todos os nossos objetos so consagrados ao servio do Senhor, aqueles que no temem a Deus, por sua vez, costumam consagrar seus objetos a uma entidade do mal. Quando, pois, em minha casa e famlia, adquirimos, obtemos, ganhamos ou usamos pela primeira vez qualquer que seja o objeto ou utenslio, logo procuramos consagr-lo ao Senhor. Assim, se tiver havido eventual entrega anterior dele a qualquer entidade, a qualquer demnio, j declaramos, em nome de Jesus, sua libertao, assim como nossa libertao do que tenha sido feito, reafirmando o domnio e controle total do Senhor sobre todas as coisas em nossa vida e em nosso poder. Foi com um propsito, como o faz sempre, que Deus ordenou que se destrusse tudo nas cidades de Cana. Uma religio to estril e

corrupta como a dos cananeus no poderia ter outro efeito, seno desvitalizador, sobre a populao. As prticas dos cananeus haviam-se tornado to vis que Deus mostra aos israelitas o que aconteceu prpria terra e o que ela, em conseqncia, fizera queles pagos: "At a terra ficou contaminada; e eu castiguei a sua iniqidade, e a terra vomitou os seus habitantes" (Lv 18.25). Advertiu-os, tambm, de que no deixassem de guardar Seus mandamentos, para que a terra, em que Ele estava para faz-los entrar e nela habitar, no os levasse a sofrer o mesmo revs: "Obedeam a todos os meus decretos e leis e pratiquem-nos, para que a terra para onde os estou levando para nela habitarem no os vomite" (Lv 20.22). Do mesmo modo que Deus advertiu Josu e seus comandados, tambm nos adverte para que destruamos tudo aquilo que estabelea domnio maligno na vida das pessoas. Diz Neuza Itioka: Os amuletos e fetiches podem ser considerados como o ponto de cristalizao do acesso dos espritos maus. O fetiche, seja pedao de metal, madeira, pedra, ou amuleto, recebe um poder sobrenatural, pois estes objetos so primeiramente confeccionados pelas mos "consagradas" aos espritos e ainda so especialmente "oferecidos" a eles, num ritual especial. Assim os espritos passam a tomar posse desses objetos, fazendo deles sua propriedade. Assim essas pedras transformam-se em habitao de espritos protetores. Estes tipos de crena vm cooperar para a abertura a influncias demonacas nas vidas das pessoas. Os devotos geralmente desenvolvem um relacionamento orgnico com os espritos que tomam posse desses objetos. E as pessoas que nada tm a ver com esses objetos, que os demnios tomaram posse por direito, tambm podem ser atingidas pela presena maligna neles.24 Outra situao, dentro deste mesmo tema, aconteceu com uma irm, cuja filha comprou, em uma visita Bahia, uma placa com a seguinte inscrio: "Sejam bem-vindos". Aparentemente, uma frase inocente e at muito usada, no mesmo? Dias aps a placa haver sido colocada, quando a irm chegou em casa, ouviu como que um murmrio, como se muitas pessoas estivessem conversando entre si, ao mesmo tempo que sentiu um aperto medida que ali entrava. Ela orou repreendendo o que porventura estivesse querendo causar a infestao. E

24

ITIOKA, Neuza, Os deuses da umbanda, p. 99.

sabe o que aconteceu? O inimigo bateu em retirada, como prova viva do poder que h no nome de Jesus Cristo. Com esses relatos, no quero insinuar, mas, sim, afirmar que, se voc no consagrar a Deus, com uma orao especfica de declarao, todos os bens que existem na sua casa, fique sabendo que podem estar dominados e virem a trazer momentos desagradveis e constrangedores sua famlia. Tenho um amigo, pastor, cuja esposa sempre desejou ter uma blusa de um tecido no muito barato. Chamou-lhes a ateno, todavia, que todas as vezes que o casal se preparava para sair e a esposa desejava usar aquela blusa, havia uma discrdia. Muitas vezes, repetiu-se tal situao, at o dia quando, pelo Esprito Santo, foi revelado que houvesse o cancelamento de toda e qualquer dedicao da blusa. Para honra de Jesus, no houve necessidade de se desfazer da blusa, pois a declarao de posse do Filho de Deus j havia acontecido. Esse procedimento, porm, no deve ser adotado com relao a objetos como esculturas, quadros, etc.... Para tais objetos, Deus determinou uma ao mais especfica. No bastaria apenas orar declarando, mas deveriam ser destrudos, e o despojo retirado do meio do povo. Neuza Itioka afirma existir uma correlao entre esses mandamentos e o risco de o povo de Deus se expor aos poderes demonacos presentes naqueles lugares, que haviam-se tornado moradas de espritos imundos. Por isso, do ponto de vista da prtica do ministrio de libertao das pessoas dos maus espritos, de vital importncia a exigncia de destruio da idolatria, ou seja, das imagens de dolos, dos amuletos e de todos os objetos usados na prtica do ocultismo ou qualquer culto que seja. Os relatos aqui apresentados me fazem pensar, de fato, nas orientaes de Deus a Josu para o momento em que viesse a dominar as cidades de Cana. O carter dos cultos cananeus justificava inteiramente as ordens do Senhor para destruio de seus seguidores. No encontramos base teolgica com que se possa questionar a justia de Deus ao ordenar o extermnio de povos to depravados, ou negar a integridade de Israel, como povo de Deus, em executar tais ordens divinas. Os cultos cananeus eram perigosamente contagiosos. A falha dos israelitas em executar as ordens de Deus de maneira completa foi, na verdade, dos mais graves erros que eles cometeram, na realidade um srio pecado, que resultaria em injria permanente para a nao judaica. Trs foram os grandes erros de Josu:

1. Fez um acordo com os gibeonitas: "Os descendentes de Jud no conseguiram expulsar os jebuseus, que viviam em Jerusalm; at hoje os jebuseus vivem ali com o povo de Jud" (Js 15.63). 2. No destruiu todos os lugares que habitavam os cananitas, permitindo assim que os jebuseus permanecessem residindo em Jerusalm: "Contudo, Israel no incendiou nenhuma das cidades construdas nas colinas, com exceo de Hazor, que Josu incendiou" (Js 11.13). 3. No conseguiu desapossar os filisteus e controlar a regio martima. Como resultado dessas falhas, Jud e Simeo ficaram separados do resto da nao. As exigncias listadas continuam a fazer parte da estratgia de um Deus que no muda. Da, deduzimos que as mesmas observncias que foram ressaltadas por Deus so prescritas para os nossos dias. No pelo fato de estarmos no sculo 21 que poderemos estabelecer uma forma descontextualizada do cumprimento das ordenanas de Deus. Teremos o mesmo trgico fim se, porventura, negligenciarmos a estratgia divina para desinfestao de um local, bairro, cidade ou mesmo um pas. O povo de Israel apresentado como um exemplo a no ser seguido, se quisermos estar no centro da vontade de Deus para pelejarmos a boa batalha!
Domnio por meio de falsos membros infiltrados por Satans na igreja

Benedito era um membro de uma das igrejas que eu pastoreei, cuja vida no levantaria suspeita do que de fato seria capaz de fazer e se deixar usar por Satans. Os pais naquela igreja ficavam felizes pela ateno e tratamento dispensados por Benedito a seus filhos. E, como conseqncia disso, as crianas correspondiam cortesia daquele nobre e singelo homem. Os doces e guloseimas eram o prato principal que atraa as crianas aos seus braos, e ele as afagava com profundo "amor". Certo dia, quando tudo parecia transcorrer na mais perfeita normalidade, fui chamado s pressas, pois um incidente com uma adolescente ocorrera antes mesmo de se iniciarem as atividades dominicais. Aquela adolescente havia chegado igreja com atitudes que no lhe eram comuns; contudo, quando cheguei, ela j no mais se encontrava nas dependncias da igreja. Fiz uma declarao: " Deus, se essa

adolescente estiver possessa, em nome de Jesus, eu ordeno que ela volte para ser liberta!" Para espanto de todos, numa frao de segundo a moa estava diante de mim e do grupo. A vitria contra aquela entidade foi fcil, e a nossa alegria no podia ser contida diante da supremacia que h no nome de Jesus Cristo. Contudo, aquele era apenas o prato de entrada do que estava por vir a ser descortinado. Naquele momento, entra em cena Benedito, membro ativo daquela igreja e presente nas atividades propostas semanalmente. Sem sombra de dvida, um cristo que todo pastor gostaria de ter na linha de frente das atividades eclesisticas. Benedito ajudara na repreenso do demnio na vida daquela adolescente. No havia dvida de que ele era um dos nossos, at que se cumpriram, naquela manh, as promessas divinas de que os pecadores, ou seja, os filhos de Belial, no permanecero na congregao dos justos. Estvamos nos preparando para agradecer a manifestao da graa de Deus. Durante o clamor, Benedito incorporou um demnio feroz que tentou destruir as cadeiras daquela sala da Escola Bblica Dominical. No permiti que aquele demnio destrusse o que fora consagrado ao uso exclusivo do Deus todo-poderoso. Como disse, era uma entidade muito violenta, que procurava nos imputar uma onda de terror. O demnio comeou a falar por meio de Benedito: Durante todo esse tempo, eu introduzi Benedito aqui nesta igreja para destruir e alistar todas as crianas no exrcito que abominaria o nome desse Deus a quem vocs servem! No incio de todo aquele quadro que estava desenhado diante de ns com a libertao daquela adolescente, a alegria deu lugar a um estado de estupor; pois, durante anos, eu tinha sido enganado pensando que Benedito fosse um dos nossos. Ele era um agente de Satans infiltrado nas nossas trincheiras para destruir aqueles que representavam a igreja do futuro-presente, as crianas. Os satanistas so capazes de adquirir credibilidade junto s igrejas, das maneiras mais variadas. Depende da realidade de cada igreja. Posso descrever as qualidades que me impressionavam na vida de Benedito: Ele era um freqentador assduo, e podia-se contar com ele para ajudar em quaisquer projetos, porque estava sempre disposto. Nos mutires, era o primeiro a chegar e o ltimo a sair. Nos cultos, a sua ausncia era sentida quando, por algum motivo, no comparecia, o que era algo muito raro. Diante da igreja, conseguira credibilidade desse modo, como tambm conseguiu conhecer a igreja e seus membros, sendo capaz de preparar estratgias especficas para a destruio daqueles que estivessem vivendo uma vida rasa no relacionamento com Deus.

Esse fato me faz lembrar do satanista Judas Iscariotes infiltrado entre os discpulos. Judas conseguiu credibilidade entre os discpulos a ponto de ser colocado como o tesoureiro do grupo ("Mas um dos seus discpulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria tra-lo, fez uma objeo: 'Por que este perfume no foi vendido,e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denrios'. Ele no falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladro; sendo responsvel pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado" (Jo 12.4-6). Ocupava um cargo dentro do grupo que revolucionaria a histria da humanidade, os apstolos! Judas Iscariotes era to dissimulado que os discpulos duvidaram uns dos outros, mas no houve ningum que duvidasse da seriedade dele, mesmo quando Jesus comunicou que o traidor seria aquele a quem ele desse o bocado de po molhado, o prprio Judas: Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em esprito e declarou: "Digo-lhes que certamente um de vocs me trair". Seus discpulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia. Um deles, o discpulo a quem Jesus amava, estava reclinado ao lado dele. Simo Pedro fez sinais para esse discpulo, como a dizer: "Pergunte-lhe a quem ele est se referindo". Inclinando- se esse discpulo para Jesus, perguntou-lhe: "Senhor, quem ?" Respondeu Jesus: "Aquele a quem eu der este pedao de po molhado no prato". Ento, molhando o pedao de po, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simo. To logo Judas comeu o po, Satans entrou nele. "O que voc est para fazer, faa depressa", disse-lhe Jesus. Mas ningum mesa entendeu por que Jesus lhe disse isso. Visto que Judas era o encarregado do dinheiro, alguns pensaram que Jesus estava lhe dizendo que comprasse o necessrio para a festa, ou que desse algo aos pobres (Jo 13.21-29). Para exercer esta funo de representante de Satans no meio da igreja, o pactuante precisa se comprometer com algumas exigncias do seu senhor: Uma das exigncias do pacto com o diabo exatamente renunciar Jesus Cristo, os evangelhos, a sua obra na cruz, e todas as oraes feitas por ele em nome de Cristo, as cerimnias do batismo e qualquer sinal de compromisso com Deus atravs de Jesus Cristo e fazer um desprezo total da cruz. O pactuante promete fazer todos os tipos de males, e conduzir o maior nmero possvel de pessoas ao mal. E, ainda, caso a pessoa um dia deseje mudar de idia, ela promete dar o seu corpo, alma e vida ao diabo, como vinda dele, e sustentada por ele. Geralmente o pacto assinado com sangue. O pacto com o diabo uma cerimnia inversa do batismo do cristo, que, renegando o mundo de Satans, promete fidelidade ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.25

25

ITIOKA, Neuza, Os deuses da umbanda, p. 119.

Lembremo-nos de que o Senhor Jesus nos advertiu, por meio da parbola do trigo e do joio, que o inimigo semearia representantes no meio do seu povo (Mt 13.24- 30). A nossa incumbncia no deve ser a de apenas cortarmos o falso membro, mas adubarmos a terra de tal maneira que os verdadeiros filhos possam sobressair no dia da colheita. Contudo, por que Jesus no impede que isso ocorra? Creio que esta deve ser a estratgia de que Deus se vale para nos manter alerta quanto ao ataque constante do inimigo. Que Deus nos d discernimento e autoridade para vencer dia a dia esta tentativa de Satans de infestar o povo de Deus com seus representantes malvolos.
Domnio de lugares considerados santos

Tudo o que compramos, ou trocamos tem uma histria. Da, a necessidade de conhecer o que pode, espiritualmente, estar por detrs de todo produto que adquirimos. Conheci uma igreja cujo templo foi edificado na rea de um antigo cemitrio. O amado leitor poder dizer: Mas no cemitrio s existem esqueletos ou cadveres. Contudo, essa no a verdadeira realidade. O cemitrio foi e continuar sendo a sede de muitos trabalhos, despachos, da parte dos seguidores de Satans. Se partirmos da premissa de que muitas oferendas foram dedicadas nesse local, no caso o cemitrio que fora desativado, ele se tornou em morada dos demnios para os quais foram oferecidos aqueles despachos. Esses lugares apresentam um significado espiritual para os poderes das trevas, que arrogam-se o direito de agir neles. Tais lugares se tornam um centro de atrao de tais espritos malignos. Se no for estabelecido um fim do domnio territorial, jamais esses espritos deixaro de atuar ali. Nas Escrituras, encontramos um Deus preocupado com essa situao a ponto de ordenar a quebra de todos os altares que foram levantados aos deuses pagos para que o fio que ligava ao passado de prticas contrrias ao Reino de Deus pudesse ser rompido ("Mas se pelo dedo de Deus que eu expulso demnios, ento chegou a vocs o Reino de Deus" (Lc 11.20).

7 Partindo para a Luta


Como j vimos no incio deste livro, a vida crist uma constante luta. Como distinguir a luta da briga? Existe alguma diferena? Posso afirmar que todas! Na briga, no existem regras, por isso tudo permitido. J na luta, s permitido o que for acordado nas normas. Todas as vezes que Satans, por meio de seus demnios, se aproxima de um cristo, essa aproximao ser em forma de briga, pois para Satans a norma no ter normas. O cristo s ser vencedor se utilizar as estratgias apresentadas por Jesus Cristo, em oposio ao convite de Satans, que o de entrarmos em uma briga com ele. Sermos cheios do Esprito Santo, o Deus que habita em ns, a nica maneira de sairmos vencedores e contribuirmos para a denncia e derrota da infestao. O leitor est disposto a ser um vaso nas mos de um Deus desejoso de abenoar o mundo por seu intermdio? Conheceremos, a seguir, como Deus pode fazer uso de voc em toda a sua potencialidade.

Equipamento para a Batalha


Que importa se de p estou com os vencedores, Ou com os que caem pereo? Pecador o covarde; Combater o que vale. Forte o meu inimigo, que avanando marcha; Rompeu-se minha lmina, Senhor; V as orgulhosas lanas e bandeiras deles Mas, poupa-me o toco de uma espada.
- Amy Carmichael

Paulo inicia sua abordagem sobre batalha espiritual lembrando que os cristos da sia estariam diante de seres de inteligncia csmica; afirma que tais inimigos no eram humanos, mas demonacos: "Pois a nossa luta no contra seres humanos, mas contra poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as foras espirituais do mal nas regies celestiais" (Ef 6.12). Quando Paulo escreveu essa carta, aqueles cristos, com toda a certeza, estavam familiarizados com tais seres, que infestavam as cidades, os bairros, os

lares e as pessoas. Acredito que se lembravam, ou teriam em algum momento ouvido a narrativa, do que acontecera com os judeus em feso que tentaram entrar no caminho do exorcismo: Alguns judeus que andavam expulsando espritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: "Em nome de Jesus a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam!" Os que estavam fazendo isto eram os sete filhos de Ceva, uns dos chefes dos sacerdotes judeus. Um dia, o esprito maligno respondeu: "Jesus eu conheo, Paulo, eu sei quem ; mas vocs, quem so?" Ento o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violncia que eles fugiram da casa nus e feridos (At 19.1316). Em nome de Jesus, mas sem realmente conhec-Lo e a Ele obedecer, aqueles judeus tentaram expulsar espritos malignos, e o que conseguiram foi despertar a ira destes. Dominados, tiveram de fugir, nus e gravemente feridos. Paulo nos adverte, ento, que o reino das trevas se subdivide em poderes e estratgias, creio que embasado nas afirmaes de Jesus em Marcos, captulo 9. Lemos logo no incio do referido captulo que Jesus chamou seus trs discpulos de confiana, Pedro, Tiago e Joo, e, em companhia deles, subiu a um alto monte. Aps momentos memorveis, os quatro descem o monte da Transfigurao e encontram uma situao muito constrangedora: havia um pai desesperado e nove discpulos embaraados e derrotados. Aquele pai trouxera seu filho para ser liberto de um esprito que se apoderara dele, assim como de enfermidade que dava margem manifestao daquela entidade. O pai se aproxima de Jesus, desesperado, pois j no acreditava naqueles discpulos, que no haviam conseguido libertar do mal o seu filho: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que est com um esprito que o impede de falar. Onde quer que o apanha, joga-o no cho. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rgido. Pedi a teus discpulos que expulsassem o esprito, mas eles no conseguiram" (Mc 9.17,18). Jesus faz algumas perguntas quele pai e, em seguida, expulsa o demnio do menino. Depois, em casa, Jesus inquirido pelos discpulos por que no puderam expulsar aquele demnio, ao que lhes responde o Mestre: "Essa espcie s sai pela orao e pelo jejum" (Mc 9.29). O missionrio Gilberto Pickering, em seu livro Guerra espiritual, diz o seguinte, com o que concordo plenamente, sobre a prtica do jejum: Meu jejum acrescenta qualquer coisa vitria de Cristo? Posso dizer que a vitria de Cristo foi incompleta? Se

fssemos admitir a hiptese, por onde argumentar que somos ns capazes de aprimorar essa vitria? J que em Cristo estamos sentados destra do Pai, no Cu, e, portanto, "acima de todo principado, e poder, e potestade e domnio" (Efsios 1:20,21 e 2:6), creio que Deus espera de ns que imponhamos a Satans e aos demnios, todos eles, a derrota j sofrida. Para tanto, no deve ser necessrio jejuar, desde que estejamos efetivamente sujeitos a Deus. Agora, com isso no quero "fazer pouco" do jejum; creio ser de valor. No acrescenta nada autoridade de Cristo, mas muito bem pode aumentar minha coragem para manusear o poder de Deus. O jejum aumenta minha sensibilidade para o mundo espiritual. por isso que muitos pajs indgenas e outros mdiuns espritas profissionais so magros jejuam muito. Por que fazem isso? Para aumentar sua sensibilidade aos demnios. J ns, jejuamos para aumentar nossa sensibilidade ao Esprito Santo. At onde consigo enxergar, o jejum tem esse valor, mas nada acrescenta vitria de Cristo.26 Consideremos, pois, o nosso armamento, que nos garantir a vitria na batalha espiritual, conforme Efsios 6.10-18. Paulo assevera que somente pelo uso de toda a armadura o cristo poder ser vitorioso no combate. A falta de qualquer dos elementos que compem a armadura poder resultar em ferimento grave do cristo. Vale ressaltar que a batalha no para derrotar Satans, pois derrotado ele j est por meio da cruz de Cristo! Jesus aqui esteve "para destruir as obras do Diabo..." (1 Jo 3.8). A Bblia nos mostra claramente que todos os meios foram utilizados por Satans para que Jesus no cumprisse Sua misso, mas tudo o que o Maligno fez foi frustrado, e Cristo saiu-Se vitorioso. Mas, se a batalha no tem como finalidade derrotar o inimigo, para que serve ento? Para nos mantermos "firmes contra as ciladas do Diabo" (Ef 6.11), o impedirmos de agir em sua obra destruidora e neutralizarmos o seu poder de ao. necessrio que nos apercebamos de que temos armas que nos do condies de atacar e nos defender. Tanto o ataque quanto a defesa devem ser feitos de tal maneira que a ttica de Jesus seja colocada em prtica. Precisamos ter a certeza de que a vitria de Cristo Jesus j uma realidade, para no cairmos no engodo de pensar que a vitria s acontece no momento da expulso dos demnios. Vejamos as partes que

26

PICKERING, Gilberto, Guerra espiritual, p. 135.

constituem a armadura completa de que devemos nos revestir para esse enfrentamento.
O cinto da verdade

Mesmo sendo uma parte interna, o cinto era de vital importncia para o soldado que se dirigia ao campo de batalha. Servia para prender a tnica e a espada, e us-lo garantiria a desenvoltura no caminhar todo e qualquer embarao poderia custarlhe a vida. Paulo nos adverte de que nem sempre o pecado o que conspira contra a vida do servo de Deus, mas tambm o embarao, muito embora no sendo pecado: "Nenhum soldado se deixa envolver pelos negcios da vida civil, j que deseja agradar aquele que o alistou. Semelhantemente, nenhum atleta coroado como vencedor, se no competir de acordo com as regras" (2 Tm 2.4,5). Apertar o cinto, como todo bom e cauteloso soldado fazia, seria ento sinnimo de preparao para o combate. Jesus nos revela que o "sim, sim" a exemplificao do uso da verdade, haja o que houver! As mentiras de Satans no momento da possesso devero ser refutadas pelas verdades da Bblia. Em todo estado de domnio, o inimigo far declaraes tais como: matarei esta pessoa que est por mim aprisionada, em oposio ao ensinamento bblico de que "o SENHOR quem d a vida e a tira" (1 Sm). Ele dir que voc no tem poder para expuls-lo, em oposio declarao bblica de que estar conectado a Jesus estar conectado ao poder (Rm 8.37). Ele dir que ainda que voc o expulse, no haver como impedir que ele volte, em oposio declarao de que a libertao imputada por Jesus final (Jo 8.36). Contudo, por que o cinto do soldado de Cristo a verdade? Porque o Reino dos cus justamente o oposto do reino das trevas. Se Jesus nos afirma que o Diabo mentiroso desde o incio, logo a mentira no s uma prtica, mas faz parte da prpria natureza de Satans; e, se da natureza dele, justifica-se a afirmao de que todo aquele que profere mentiras se torna semelhante ao seu "pai", o Maligno. As trevas so a morada do Diabo; logo, quando ele profere mentiras, est edificando sua prpria morada eterna. As trevas se opem luz e por isso, exatamente, que h uma grande batalha acontecendo cujo propsito obscurecer a luz de Cristo, que resgata e salva o pecador. Portanto, s podemos vencer as obras do Diabo pela verdade: "Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade" (2 Co 13.8).

A cada dia, o Diabo estabelece novas mentiras e consegue engodar muitas pessoas; mas Jesus veio para desfazer as obras do Diabo, pela verdade. Aleluia! Ao chegar a este mundo, Jesus encontrou os homens submersos nos mais variados conceitos sobre a verdade. Havia a verdade apregoada por Pitgoras, Parmnides, Herclito de feso, Scrates, Plato, Aristteles, etc.; mas, no bojo de sua mensagem, Jesus no apresenta mais uma verdade, e, sim, se intitula como a Verdade Absoluta e, conseqentemente, o Caminho para a libertao das mentiras apregoadas pelo Diabo. Por ser a Verdade Absoluta, Jesus afirma: "'E conhecero a verdade, e a verdade os libertar [...]. Portanto, se o Filho os libertar, vocs de fato sero livres' " (Jo 8.32,36). Jesus no fala sobre a libertao de conceitos, pois os conceitos so relativos e causam polmica, mas, sim, da libertao de um domnio, de uma opresso, de um cativeiro. A Bblia diz que somos escravos daquele a quem nos submetemos: "Jesus respondeu: 'Digo-lhes a verdade: todo aquele que vive pecando escravo do pecado...'" (Jo 8.34). Satans garante conceder ao homem aquilo que ele no pode dar. Se partirmos do pressuposto de que uma pessoa s pode dar aquilo que a ela pertence, Satans no pode dar ao homem coisa alguma "Do SENHOR a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem" (Sl 24.1) , pois todas as coisas foram criadas por Deus Pai em e por intermdio de Deus Filho, e para Ele foram criadas: "Pois nele foram criadas todas as coisas nos cus e na terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele" (Cl 1.16). O Diabo tem seduzido continuamente as pessoas a pensarem que ele capaz de conceder alguma coisa a elas, mas tudo no passa de iluso e mentira. O cinto da verdade ir ajustar o nosso peito para receber a couraa da justia, que proteger o nosso corao contra as sadas da vida.
A couraa da justia

Os expositores bblicos so quase unnimes em concordar que essa couraa s protege o peito, no as costas, pois Deus no poderia conceber um soldado covarde, que batesse em retirada, fazer parte de Seu exrcito. Isso afirmado por Paulo quando escreve a seu filho na f Timteo: "Pois Deus no nos deu esprito de covardia, mas de poder, de amor e de equilbrio" (2 Tm 1.7). Por que a couraa da justia protege o peito? Pois nele que se encontra o corao do homem. A Bblia fala que o corao do homem a

sede de todos os males, e por isso cabe uma abordagem sobre o corao para que entendamos essa afirmao de Paulo. O termo que caracteriza o corao, no grego, kardia,27 que coincide com o modo de se entender a palavra no Antigo Testamento. Poucas vezes, este termo caracteriza o corao como rgo fsico, mas serve, sim, como metfora, para exemplificar a realidade do homem. Quando o pecado atingiu o homem, qual foi o ponto central dessa ao? Veja como o nosso Senhor, pessoalmente, insistiu nesse fato diante de Seus ouvintes. Mas poucos acreditam nessa verdade hoje, quando ouvimos mais falar, e muito falar, em nossa prpria vontade: "Voc no tem de fazer nada, seno crer". Os que assim pregam querem ser mais sbios do que o prprio Cristo, que, no entanto, disse: "Ningum pode vir a mim se o Pai, que me enviou, no o atrair". Dizem que a vontade do homem livre, sua escolha livre; que voc pode se arrepender a qualquer momento que achar conveniente. Os que professam Cristo segundo tal distorcida doutrina nada sabem sobre a incredulidade do seu prprio corao. Na verdade, o pecado atinge, marca, domina e estraga no somente os aspectos fsicos e emocionais do homem natural, no somente seu pensar, desejar, sentir e se empenhar, mas tambm, e sobretudo, a prpria fonte destes, a parte mais ntima da existncia humana, seu prprio corao. Por que o corao, espiritualmente falando, to importante para a vida do homem e sua salvao? Vejamos as principais razes: O pecado vem do corao: "Pois do interior do corao dos homens vm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicdios, os adultrios" (Mc 7.21). Desejos vergonhosos habitam o corao do homem: "Por isso Deus os entregou impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos do seu corao, para a degradao do seu corpo entre si" (Rm 1.24). O corao, quase sempre, desobediente, rebelde e impenitente: "Contudo, por causa da sua teimosia e do seu corao obstinado, voc est acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelar o seu justo julgamento" (Rm 2.5); mau e infiel: "Cuidado, irmos, para que nenhum de vocs tenha corao perverso e incrdulo, que se afaste do Deus vivo" (Hb 3.12); embotado e endurecido: "Eles esto obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorncia em que esto, devido ao endurecimento do seu corao" (Ef 4.18). Jesus, referindo-se aos seus oponentes, citou o profeta
Kardia, no conceito grego, o centro da vida fsica e da constituio psicolgica do homem. A palavra ocorre com relativa raridade, no NT, no sentido de rgo fsico, sede da vida natural (Lc 21.34; At 14.17); denota mais freqentemente a sede da vida intelectual e espiritual, a vida interior, em contraste com as aparncias externas (2 Co 5.12; 1 Ts 2.17). Os poderes do esprito, da razo e da vontade centralizam-se no corao, bem como as moes da alma, os sentimentos, as paixes e os instintos. O corao representa o ego do homem, ou, simplesmente, a prpria pessoa (seu "ser interior", como em 1 Pedro 3.4).
27

Isaas: "'Este povo me honra com os lbios [...]. Em vo me adoram; seus ensinamentos no passam de regras, mas o seu corao est longe de mim' (Mc 7.6,7). De igual modo, Jesus repreendeu Seus discpulos pela sua falta de f e sua dureza de corao: "Mais tarde apareceu aos Onze enquanto ele comia; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de corao, porque no acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto" (Mc 16.14). Somos informados em Joo 16.8 que "Quando ele [o Esprito da Verdade] vier, convencer o mundo do pecado, da justia e do juzo. "O corao mais enganoso que qualquer outra coisa, e sua doena incurvel. Quem capaz de compreend-lo?" A queixa de Jeremias (17.9) exprime aquilo que tambm o ponto de vista do Novo Testamento. Ningum pode entender seu prprio corao, muito menos mud-lo. O homem sem Deus vive sob o poder do pecado, que fez sua habitao em seu corao e que, dessa posio favorvel, escraviza o homem inteiro. Da, podemos entender por que existem tantos e to insistentes apelos nas Escrituras para que o homem entregue de vez o seu corao ao seu Deus todo-poderoso. Se o pecado domina o homem por meio do corao, tambm por meio deste que o homem poder ser liberto dessa escravido. Observemos o que diz a Bblia quanto vitria sobre o pecado, no tocante ao corao: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que o nosso corao alcance sabedoria" (Sl 90.12). Mas esta sabedoria fruto do temor que devemos ter para com Deus: "O temor do SENHOR o princpio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina" (Pv 1.7). Tiago d-nos uma viso acurada da sabedoria que provm da parte de Deus. Ela inversa adquirida no mundo natural: Contudo, se vocs abrigam no corao inveja amarga e ambio egosta, no se gloriem disso, nem neguem a verdade. Este tipo de "sabedoria" no vem dos cus, mas terrena; no espiritual, mas demonaca. Pois onde h inveja e ambio egosta, a h confuso e toda espcie de males. Mas a sabedoria que vem do alto antes de tudo pura; depois, pacfica, amvel, compreensiva, cheia de misericrdia e de bons frutos, imparcial e sincera (Tg 3.14-17). Como obter tal sabedoria? "Se algum de vocs tem falta de sabedoria, pea-a Deus, que a todos d livremente, de boa vontade; e lhe ser concedida" (Tg 1.5). Mas a f deve direcionar esse pedido: "Pea-a, porm, com f, sem duvidar, pois aquele que duvida semelhante onda do mar, levada e agitada pelo vento" (1.6). Tal sabedoria dever servir somente, e to-somente, para que Deus seja adorado, louvado e crido entre os homens. Da, conclui-se que o ministrio de libertao um ministrio de transparncia. Logo, a sua vida, leitor, dever revelar os valores da justia

de Jesus. No permita que atos pecaminosos deponham contra a sua nova vida em Cristo. Escolha um parceiro de prestao de contas, pois, medida que voc prestar contas, se tornar mais propenso a vencer as suas fortalezas que desmerecem o sacrifcio de Jesus e a se habilitar para o ministrio de quebrar os grilhes dos cativos pelo inimigo. Com o peito protegido, podemos dar passos seguros e determinados em direo ao covil do inimigo. Mas o que pode nos dar segurana nessa jornada rumo casa do homem valente? Ps que possam pisar firme, sem hesitao!
As botas do evangelho da paz

O caminhar do cristo deve ser em direo eternidade. O mundo verdadeiro o espiritual, sendo este mundo fsico apenas sombra da verdadeira vida que Cristo oferece. A falta de preparo para a obra como andar descalo nesse mundo que no conseguimos ver, mas que existe e podemos sentir em esprito. Vamos pensar sobre o que acontece com uma pessoa que anda descala: facilmente poder cortar, furar e machucar o p. Quando garoto, eu costumava andar descalo em tudo o que fazia. O resultado disso era que os meus ps viviam cortados, furados, feridos e queimados. O que acontece no mundo invisvel muito semelhante, porquanto o Diabo deseja atingir nossos ps espirituais e, conseqentemente, comprometer nossa caminhada na pregao do evangelho da paz. Mas a que tipo de paz estamos nos referindo? A paz que o mundo no conhece, por no conhecer a sua nascente. Jesus veio para restaurar o homem a Deus. Esta verdade s pode ser entendida se houver quem a pregue. E como pregaro se no forem enviados? Mas, para serem enviados, h necessidade de prontido dos que se disponham a servir: "Porque 'todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo'. Como, pois, invocaro aquele em quem no creram? E como crero naquele de quem no ouviram falar? E como ouviro, se no houver quem pregue? E como pregaro, se no forem enviados? Como est escrito: 'Como so belos os ps dos que anunciam boas novas!'" (Rm 10.13-15). O servo de Deus precisa manter-se em constante prontido. A igreja edificada em paz e na alegria do Esprito Santo: "Pois o Reino de Deus no comida nem bebida, mas justia, paz e alegria no Esprito Santo [...]. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz paz e edificao mtua" (Rm 14.17,19). A paz para a qual vocacionada a Igreja "Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmo ou a irm no fica debaixo da servido; Deus nos chamou para vivermos em paz" (1 Co 7.15) ddiva de Deus:

"Misericrdia, paz e amor lhes sejam multiplicados" (Jd 2); ddiva que Ele derrama sobre os homens: "Que o Deus da esperana os encha de toda alegria e paz, por sua confiana nele, para que vocs transbordem de esperana, pelo poder do Esprito Santo" (Rm 15.13). Deus quem a faz dominar o corao do homem e reinar, assim, na comunidade crist: "Que a paz de Cristo seja o juiz em seu corao, visto que vocs foram chamados para viver em paz, como membros de um s corpo. E sejam agradecidos" (Cl 3.15). A paz se manifesta como fruto do Esprito: "Mas o fruto do Esprito amor, alegria, paz, pacincia, amabilidade, bondade, fidelidade, mansido e domnio prprio. Contra essas coisas no h lei" (G15.22). Deus em Cristo veio pregar a paz: "Vocs conhecem a mensagem enviada por Deus ao povo de Israel, que fala das boas novas de paz por meio de Jesus Cristo, Senhor de todos" (At 10.36); "Ele veio e anunciou paz a vocs que estavam longe e paz aos que estavam perto" (At 10.36; Ef 2.17). O ministrio de libertao dever ser um ministrio de intencionalidade. Proporcionar a libertao custa tempo e dinheiro. No uma tarefa que voc vai desempenhar quando tiver tempo livre nem poder desempenh-la sem que calcule os gastos. Se a verdade que liberta, logo, necessrio que voc invista tempo e dinheiro para discipular aquele que estiver passando pelo processo de libertao. Os seus ps devero ser incansveis e precisam estar calejados na busca dos que se encontram aprisionados por Satans. A paz que o cativo precisa s possvel mediante a batalha que realizarmos contra Satans e seus espritos cados. Contudo, tenha cuidado! Voc precisa defender sua vida como um todo. Isso, porm, s acontecer com o bom manuseio do escudo da f.
O escudo da f

A todo momento, so desferidos milhares de dardos inflamados contra o cristo. Somente com o escudo da f, ele poder impedir que sua vida seja atingida. Vale ressaltar que o escudo, tal como o dos soldados na Antiguidade, tem a medida certa, adequada ao guerreiro do exrcito de Deus, para proteg-lo inteiramente dos dardos do inimigo. Quando Paulo se refere ao escudo, ele no est se reportando ao broquel, um pequeno escudo redondo, que era usado na luta corpo-acorpo, mas ao escudo retangular, que tinha a medida do soldado. Esse escudo serviria para proteo e, como conseqncia, o retorno ao lar; contudo, o escudo tambm serviria de maca fnebre para transportar os

que fossem abatidos no campo sangrento. Voc no deve temer o inimigo, desde que estiver corretamente protegido pelo escudo da f. O escudo tambm servia para a proteo do companheiro de batalha. Nas batalhas, havia o momento em que os arqueiros lanavam flechas incendirias, embebidas em betume, que eram capazes de transformar o exrcito inimigo em um amontoado de corpos carbonizados. Todas as flechas que forem desferidas por Satans tero como objetivo o aniquilamento do corpo ao qual pertencemos, a Voc recrutado para impedir, utilizando o escudo, que o aniquilamento da igreja ocorra. Aqueles que esto em um confronto direto com os demnios no tm como orar por proteo da sua prpria vida, porquanto a sua orao se concentrar na libertao da vida escravizada. Conseqentemente, dever existir um grupo que proteja aquele que est em combate, e essa proteo s poder ocorrer por meio do escudo da f de homens e mulheres de orao! No caso da possesso, lembremos que o inimigo intentar contra a vida da pessoa que esteja em um estado de domnio. A pessoa que se encontra sob o controle de Satans no pode reagir s tentativas de autodestruio induzida, da ela contar com a arma que somente o cristo que est na batalha possui. Isso quer dizer que esse escudo dever ser utilizado para proteo da vida da pessoa por quem estivermos declarando a libertao. No sei em que fileira voc estar atuando, se na fileira dos que pelejaro diretamente contra os demnios ou dos que daro proteo aos guerreiros da frente de batalha. No entanto, em qualquer posio que seja, voc dever lembrar que o nosso Deus especializado em impossibilidades: "Pois nada impossvel para Deus" (Lc 1.37). No h nada que Lhe seja demasiadamente difcil. "Existe alguma coisa impossvel para o SENHOR?..." (Gn 18.14). "Jesus respondeu: 'O que impossvel para os homens possvel para Deus' "(Lc 18.275), e Deus deseja de uma maneira ou de outra contar com a sua disponibilidade Se o escudo da f protege o corpo, como poderemos proteger a nossa mente contra os ataques desse inimigo na hora do confronto? A resposta : usando o capacete da salvao!
O capacete da salvao

Das seis partes que compem a armadura para a batalha o cinto, a couraa, as botas, o escudo, o capacete e a espada , quero destacar o capacete, pois a mente que dominada nesta luta. Viver piamente para Cristo requer que voc aceite a nova direo que Ele deseja dar aos seus pensamentos. Ele ir orientar os seus

pensamentos para que estes O agradem, e no a voc mesmo. O motivo pelo qual Jesus nos conclama a dedicarmos todo o nosso pensamento a Deus, que criou todas as coisas, para que nos tornemos livres de sentimentos nada bons, mas totalmente prejudiciais, tais como o dio: "Quem odeia seu irmo assassino, e vocs sabem que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo" (1 Jo 3.15); o ressentimento e a amargura: "Livrem- se de toda amargura, indignao e ira, gritaria e calnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo" (Ef 4.31,32); o egosmo: "Nada faam por ambio egosta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide no somente dos seus interesses, mas tambm dos interesses dos outros" (Fp 2.3,4); a ira: "Melhor o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu esprito do que conquistar uma cidade" (Pv 16.32); a ansiedade: "No andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela orao e splicas, e com ao de graas, apresentem seus pedidos a Deus" (Fp 4.6); o medo: "No amor no h medo; ao contrrio, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supe castigo. Aquele que tem medo no est aperfeioado no amor" (1 Jo 4.18); a lascvia: "Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desej-la, j cometeu adultrio com ela no seu corao" (Mt 5.28); a dvida: "... pois aquele que duvida semelhante onda do mar, levada e agitada pelo vento. No pense tal pessoa que receber coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e instvel em tudo o que faz" (Tg 1.6-8); o engano: "O engano est no corao dos que maquinam o mal, mas a alegria est entre os que promovem a paz" (Pv 12.20). Aquilo que diferencia o homem dos animais, sua capacidade de pensar, tambm o que o coloca em relacionamento estreito com Deus. Paulo nos convida a pensarmos de uma forma que em tudo agrademos a Deus: "... se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Fp 4.8). A certeza da salvao dever marcar a vida de todo aquele que se aventurar nesse ministrio de libertao, uma vez que Satans tentar lanar em seu rosto o que voc foi e o que voc fez. Conclui-se que o ministrio no para aquele que hesita quanto ao que e com quem est, mas para todo aquele que sabe em quem tem crido e est bem certo de que Ele, Jesus, poderoso para guardar a sua vida at o dia final. Espero que o leitor esteja disposto a viver assim. A renovao da sua mente, conforme recomenda categoricamente Paulo em Romanos 12.1, o processo pelo qual nossos pensamentos e vontade devem se tornar mais e mais semelhantes aos de Cristo. A renovao de nossa mente h de se revelar por meio de uma resposta cada vez mais fiel e obediente Palavra de Deus.

Podemos deduzir que a obra redentora em Cristo Jesus a nossa maior defesa quanto aos constantes ataques do inimigo. Ainda que o inimigo coloque dvida em seu corao, resista a essa insinuao, e ele bater em retirada, para a glria de Deus Pai! Uma vez que a mente est centrada na certeza eterna da salvao, a Palavra quem confirma esta verdade na luta contra o mal. Qual deve ser o lugar da Palavra de Deus na nossa vida de batalha espiritual? Vejamos a seguir.
A espada do Esprito

Ela a Palavra de Deus. Veja alguns aspectos de sua importncia e aplicabilidade na batalha espiritual. O cristo deve saber muito bem manej-la. John Stott, no seu comentrio sobre a carta aos Efsios, faz a seguinte considerao acerca da espada: de todas as seis peas da armadura ou arsenal alistadas, a espada a nica que pode claramente ser usada tanto para defesa quanto para o ataque. Alm disso, o tipo de ataque em mira envolver um encontro pessoal bem de perto, pois a palavra empregada machaira, a espada curta".28 Parece que Paulo est deixando claro que o cristo jamais bate em retirada em meio ao ataque do inimigo. Comeamos a entender o porqu de a couraa proteger somente o peito, e no as costas. O cristo que der as costas para o inimigo por no saber manejar bem a Palavra da Verdade, sem dvida, sair gravemente ferido dessa batalha espiritual. Quando Satans tentou Jesus, foi a Bblia que ele usou para desviar o Mestre do Seu sacrifcio vicrio. Lembro- me de que, em um confronto com uma entidade que se manifestou na vida de uma senhora que mal sabia ler e escrever, uma irm afoita, que fazia parte do meu grupo de libertao, decidiu abrir a Bblia no salmo 91 e exigiu que aquele demnio lesse o texto citado. Foi com surpresa que presenciei a leitura rpida e desenvolta daquele demnio, muito embora aquela senhora fosse semianalfabeta. Satans e seus demnios conhecem a Palavra no para aplicla, mas para us-la contra os filhos de Deus. A espada do Esprito deve ser memorizada para que, no confronto corpo-a-corpo, possa servir como instrumento de ataque contra os demnios. No existe nada que tanto incomode Satans do que saber que a Palavra de Deus teve o seu cumprimento na pessoa de Jesus Cristo, o qual, com Sua morte salvfica e ressurreio, o derrotou, juntamente com toda a sua horda. No confronto com o inimigo, preciso fazer uso da Palavra no para lembr-lo da sua condio de derrotado, condio da
28

STOTT, John R. W. A mensagem de Efsios: a nova sociedade de Deus. 2. ed. Trad. Gordon Chown. So Paulo: ABU, 1987, p. 217.

qual ele eternamente se lembra, mas para exaltar Jesus Cristo como a razo da nossa vitria. A Palavra previne o pecado. Para enfrentar o inimigo, de vital importncia ter a vida no altar. E por vida no altar entendemos uma vida de comprometimento com o Deus da Palavra. O soldado de Cristo que negligenciar esta verdade corre perigo! Uma vida sem mcula o mnimo exigido para que o inimigo seja afugentado. Somente aqueles que amam a Lei de Deus vo us-la no como amuleto, mas como a verdade prtica para se entrar na batalha espiritual. "Como eu amo a tua Lei! Medito nela o dia inteiro" (Sl 119.97). Existem muitas correntes da medicina, mas quero destacar apenas dois ramos: a medicina preventiva e a curativa. A Palavra de Deus tem o poder tanto de prevenir como de curar. Ela previne o cristo contra as doenas contradas pelo pecado, tais como: a tristeza, a angstia, a ansiedade e a depresso. Se o corao estiver vazio, sem a completude da Palavra, ser o centro da atuao do pecado. O desejo do Deus da Palavra que, a cada manh, voc faa uso da vacina que produz sade e proteo ao esprito, alma e, conseqentemente, tambm ao corpo fsico a Bblia Sagrada. Vale ressaltar que no h nenhuma contra-indicao ao uso da Palavra de Deus. Com esse uso preventivo contnuo, estaremos isentos de ter de usar a Palavra como emergncia curativa. Finalmente, Paulo, assevera o papel central da orao em tamanha peleja espiritual, ao dizer: "Orem no Esprito em todas as ocasies, com toda orao e splica" (Ef. 6.18).
Orao: a chave para o bom funcionamento da armadura de Deus

Uma das condies da orao vitoriosa que precisamos aproximar-nos de Deus "com sincero corao" (Hb 10.22). Voc precisa reconhecer com corao humilde sua total dependncia do Criador e Sustentador da sua vida. A orao foi instituda para que o prprio Deus seja honrado. Deus jamais divide Sua glria com quem quer que seja. Deus requer da nossa parte que reconheamos que Ele , de fato, "o Alto, o Sublime, que habita a eternidade" (Is 57.17). Deus requer que reconheamos o Seu domnio universal. Quando Lhe pedirmos que liberte um miservel pecador da ira e domnio de Satans, lembremo-nos de que "Ao Senhor pertence a salvao" (Jn 2.9). Numa vivida ilustrao, Jesus assemelhou Satans a um homem forte, muito bem armado, que mantm em paz seu palcio e seus bens. Jesus disse que, antes de ele ser despojado, e seus cativos soltos, preciso amarr-lo, ou torn-lo inofensivo. S ento a libertao poder ser efetuada (Mt 12.29).

Que significa "amarrar o homem valente", seno neutraliz-lo mediante a invocao do poder de Cristo, que se manifesta para "desfazer [tornar inoperante] as obras do Diabo"? E de que outra maneira isso pode ser feito, seno pelo poder da orao da f, que lana mo da vitria do Calvrio e cr em sua repetio, no contexto e situao especficos em que ela deve ser usada? No devemos reverter a ordem de Cristo, cometendo, assim, um erro tremendo, ao esperar que se faa o livramento sem, primeiro, desarmar o adversrio. A autoridade divinamente confiada a ns, e colocada em nossas mos, pode ser exercida com confiana. No disse o Senhor a Seus discpulos: "Eis a vos dei autoridade [...] sobre todo o poder do inimigo" (Lc 10.19)? interessante observar que nos evangelhos os discpulos no aparecem orando, mas em Atos e nas epstolas a orao um dos aspectos mais freqentes em suas vidas. Eles, porm, ficaram suficientemente impressionados pelos hbitos de orao de Jesus para pedir-Lhe que os orientasse sobre como orar (Lc 11.1-4). Jesus dever ser o nosso exemplo de orao para que nos apossemos do que j nosso pelo Seu sacrifcio na cruz. Se tomarmos como base as lutas e batalhas espirituais de Paulo e Epafras, como lemos em Colossenses 4.12 e 2.1, perceberemos que as nossas plidas intercesses parecem reflexos descorados do propsito de Deus para a nossa vida dentro do ministrio de libertao. A palavra grega traduzida por "luta" e "conflito" deu origem ao vocbulo, na lngua portuguesa, "agonizar". Algumas figuras so usadas para descrever o seu significado, como por exemplo: 1. Um homem que trabalha exaustivamente (Cl 1.29). Todo aquele que se prope a entrar nesse ministrio dever, desde o incio, saber que o ministrio de orao pautado num trabalho exaustivo, pois empregaremos corpo, alma e esprito para que o cativo desfrute da liberdade de decidir o que fazer. Esta modalidade de orao inversamente proporcional s oraes que fazemos quando h paz em nossos arraiais. Portanto, h uma urgncia; h necessidade de engajarmos todo o nosso ser para ajudar aquele que est a caminho da morte. 2. Um atleta que compete na arena, pelo prmio to cobiado (1 Co 9.25). Os atletas que competiam nos Jogos stmicos, que aconteciam de trs em trs anos, eram representantes diretos e legais do deus a que se propunha defender com total dedicao. Ao final de cada competio, o vencedor recebia uma coroa confeccionada de ramos de oliva. Essa coroa era corruptvel; contudo, quando falamos sobre o atleta cristo, sabemos que, nesse caso de enfrentamento dos poderes malignos, o

prmio ser a vida liberta e entregue a Jesus da pessoa possessa. A orao de guerra uma corrida para se chegar regio celestial, onde encontramos toda sorte de bnos espirituais para vencermos e triunfarmos com Cristo. 3. Um soldado que luta por sua prpria vida (1 Tm 6.12). "Somos entregues morte o dia todo". O que ser que Paulo quis dizer quando fez esta afirmao? Que, no enfrentamento do inimigo, estamos correndo risco de vida. na certeza de que nos manteremos vivos que a pessoa possessa ter esperana de vida em abundncia. Convm ressaltar que Satans no luta contra o servo de Deus, pois a luta demanda regra. Ele briga, e na briga vale tudo. Quando recebemos um ataque de algum demnio, necessrio lutar com as armas espirituais, e justamente a que a orao de guerra dever ser empregada. No de admirar que a verdadeira orao de guerra seja extremamente cansativa, exigindo a mais rigorosa concentrao e disciplina mental.

Percebendo e Definindo Estados de Infestao


Talvez voc suponha que a infestao sempre caracterizada por possesso; mas isso no uma verdade absoluta: pode existir infestao sem que haja possesso do modo que voc e eu vimos ao longo dos captulos anteriores. Isso porque estamos guerreando com um ser com formas multifacetadas de se revelar e atacar os filhos de Deus. Tenho notado que existe uma forma de infestao nos lugares de baixa renda, revelada quase sempre pela falta de higiene, promiscuidade, drogas, assassinatos brutais; e outra forma, na camada social light, que poderamos exemplificar por materialismo, crimes requintados, drogas de "boa qualidade", imoralidade e transaes ilcitas que afetam a vida da sociedade como um todo... Mas qual a diferena entre uma e outra? No se trata, em uma ou outra situao, de casos de infestao? Eu diria que sim; o que desejo destacar, porm, que a estratgia parece ser, em cada caso, diferente. Tomemos como exemplo uma pessoa pela qual oramos e sobre a qual impomos as mos e, como conseqncia, ela cai e acontecem alteraes na voz, nos gestos, nas conversas, etc. Voc no ter dvida de que se trata de uma manifestao de um esprito demonaco. Mas e quando no acontecem tais evidncias? Posso deduzir que no houve possesso? Por possesso, entendo toda e qualquer situao que cause transtorno ao bem-estar na vida particular de uma pessoa, ou de uma cidade, de um pas e at do Universo.

Jesus nos apresenta um caso tpico de infestao, sem que houvesse possesso. o relato que encontramos em Lucas 13.31-35:
Naquela mesma hora alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e lhe disseram: "Saia e v embora daqui, pois Herodes quer mat-lo." Ele respondeu: "Vo dizer quela raposa: Expulsarei demnios e curarei o povo hoje e amanh, e no terceiro dia estarei pronto. Mas preciso prosseguir hoje, amanh e depois de amanh, pois certamente nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalm! Jerusalm, Jerusalm, voc, que mata os profetas e apedreja os que lhe so enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha rene os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocs no quiseram! Eis que a casa de vocs ficar deserta. Eu lhes digo que vocs no me vero mais at que digam: 'Bendito o que vem em nome do Senhor.'"

Jesus est dizendo existir uma cidade que era considerada santa, pois o Senhor Deus decidira ser Seu protetor e sustentador; e, nesse mesmo momento, estava Jesus nos apresentando uma nova forma de infestao. Qual seria essa forma de domnio do inimigo? A do afastamento de Deus, e, como conseqncia, constantes ataques mortais, ali, sobre os profetas. Jesus, ao entrar em Jerusalm, quis logo nos mostrar que aqueles agentes de Satans impeliam as pessoas contra os profetas que pregavam a Palavra de Deus. Era essa era a estratgia de infestao naquela cidade. J vimos no captulo 1 como se d essa infestao. Vejamos agora algumas formas por meio das quais pode se manifestar:
A infestao pela mente

O rock and rol Na msica "Simpathy for the Devil" [Simpatia pelo Diabo], dos Rolling Stones, a personagem principal Satans, cantando na primeira pessoa. Mick Jagger afirmou que Antony LaVey, o fundador da The Satan Church [A Igreja de Satans], foi o inspirador da cano. O renomado cantor de rock David Bowin, em entrevista aos Rolling Stones, fez a seguinte declarao: "O rock sempre foi a msica do Demnio. Eu acredito que o rock and roll seja perigoso. Sinto que estamos brincando com algo mais assustador do que ns mesmos". Partindo dessas afirmaes, o que podem essas msicas causar na vida dos nossos jovens? Por mais simples que possam parecer essas letras, no podemos negar que h muito ritual que envolve a composio delas. Assim como

somos inspirados pelo Esprito Santo em tudo o que fazemos, o que esperar daqueles que so adeptos do satanismo? A rebeldia e o hedonismo (entregar-se aos prazeres da vida, tais como o sexo, as drogas, etc.) so uma prtica das igrejas satnicas e tambm das bandas de rock. Acredito que muitos grupos faam suas apresentaes possudos e, como conseqncia, criam laos com aqueles que fazem parte do concerto. A infestao, por meio da mente, tem como resultado o aliciamento de tantos jovens no envolvimento de atos considerados monstruosos e inconcebveis de serem praticados por uma pessoa que esteja realmente desfrutando das suas faculdades mentais. A seguir, temos a letra original e a traduo [em negrito] do hino a Satans, "Simpatia pelo Diabo", cantado pelos Rolling Stones: SYMPATY FOR THE DEVIL SIMPATIA PELO DIABO Rolling Stones Letra: Mick Jagger / Keith Richards Traduo: Guns'n Revolution (Flash n 16) Please allow me to introduce myself Por favor, permita-me apresentar-me I'm a man of Wealth and taste Sou um homem de riquezas e bom gosto I ve been around for long, long years Estive a por muitos e muitos anos Stolen many a mans soul and faith Roubei a alma e a f de muitos homens I was around when Jesus Christ Eu estava por a quando Jesus Cristo Had his moment of doubt and pain Teve seu momento de dvida e dor I made damn sure that Pilate Certifiquei-me por completo de que Pilatos Washed his hands and sealed his fate Lavasse suas mos e selasse seu destino Please to meet you Prazer em conhec-la Hope you guess my name, oh yeah Espero que voc adivinhe meu nome, oh yeah But whats puzzling you Mas o que est te confundindo Is the nature of my game a natureza do meu jogo

I stuck around St. Petersburg Dei um tempo em So Petersburgo When I saw it was time for a change Quando vi que era hora de uma mudana I killed the tzar and his ministers Matei o czar e seus ministros Anastasia screamed in vain Anastcia berrou em vo I rode a tank held a general's rank Dirigi um tanque, mantive o posto de um general When the blitzkrieg raged Quando a guerra-relmpago alastrava-se And the bodes stank, oh... E os corpos fediam, oh... Please to meet you Prazer em conhec-la Hope you guess my name, oh yeah Espero que voc adivinhe meu nome, oh yeah but what's puzzling you Mas o que est te confundindo Is the nature of my game a natureza do meu jogo I watched with glee Observei com jbilo As your kings and queens Enquanto seus reis e rainhas Fought for ten decades Lutaram por dez dcadas For the Gods they made Pelos deuses que eles criaram Is houted out: "Who killed lhe Kennedys?" Eu gritei: "Quem matou os Kennedys?" When after all it was you and me Quando, afinal, tinha sido voc e eu So let me please introduce myself Ento deixe-me, por favor, apresentar-me I'm a man of Wealth and taste Sou um homem de riquezas e bom gosto And I lay traps for troubadours E armo ciladas para trovadores Who get killed before they reach Bombay Que so mortos antes de alcanarem Bombaim Please to meet you Prazer em conhec-la Hope you guess my name, oh yeah

Espero que voc adivinhe meu nome, oh yeah but what's puzzling you Mas o que est te confundindo Is the nature of my game a natureza do meu jogo Just as every cop is a criminal Assim como cada tira um criminoso And all the sinners, saints E todos os pecadores, santos As the heads is tails just call me Lucifer Como a coroa cara, apenas chame-me Lcifer Cause I'm in need of some restraint Pois preciso de um pouco de privacidade To meet me, have some courtesy Para conhecer-me, tenha um pouco de cortesia And have some sympathy and some taste E tenha alguma simpatia e um pouco de bom gosto Use all your well-learned politics Use toda a sua poltica bem aprendida Or I lay your soul to waste Ou devastarei sua alma Please to meet you Prazer em conhec-la Hope you guess my name, oh yeah Espero que voc adivinhe meu nome, oh yeah But what's puzzling you Mas o que est te confundindo Is the nature of my game a natureza do meu jogo Incentivo ao suicdio O grupo de rock Pink Floyd faz apologia do suicdio como alternativa para a "sada triunfal" desta vida. A letra de uma de suas msicas mais tocadas diz o seguinte: Adeus mundo cruel, estou te abandonando hoje, Adeus, adeus, adeus, Adeus a todos vocs; No h nada que possam fazer Para fazer-me mudar de parecer; Adeus, adeus, adeus...

A literatura, o teatro, o cinema e a televiso entram tambm com boa parcela de responsabilidade no aumento do nmero de suicdios no mundo. H sculos que os adolescentes vm sendo seduzidos pelo grande amor de Romeu e Julieta, de Shakespeare, demonstrando que a nica sada para um amor no correspondido o suicdio. A Bblia nos informa que Satans entrou em Judas, o Iscariotes, e o seu fim foi o suicdio. Os demnios que possuam o menino, no texto de Marcos 9.14-26 ou Mateus 17.14-18, desejavam, sem dvida, lev-lo ao suicdio, pois, pelo que diz ali o pai dele a Jesus, eles o lanavam, ou o faziam cair, no fogo e na gua, para mat-lo. "O suicdio demonstra ausncia de mudana de atitude para com Deus, para consigo mesmo e para com outras pessoas, principalmente familiares", aponta Jos de Souza Gama.29 Se Satans veio para matar, roubar e destruir, no seria de espantar sua atuao nos suicdios que acontecem a cada minuto. Alguns homens marcaram a histria dos tempos modernos com suas teorias de depreciao da vida, insistindo em afirmar que a vida um estado de decadncia. Para tais autores, no existe praticamente nada de positivo para se experimentar. Podemos citar o nome de alguns deles: Darwin, Marx, Freud e Sartre. Para Jean-Paul Sartre, o diramos: "Aprendi o segredo de estar contente em toda e qualquer situao". Em conformidade com os quatro evangelhos, a vinda de Jesus traz um tempo de alegria. O efeito da Sua obra e da Sua pregao trazer alegria: "Ento ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria" (Lc 19.6). Mesmo quando Jesus Cristo seja para ns um "tropeo", e o nosso caminho, o caminho daqueles que andam em Seus passos, possa levar ao sofrimento e perseguio, no devemos perder jamais a certeza da alegria em Sua salvao. Por causa da falta de amor: do amor de Deus (gape), na sua forma mais elevada e bela, o amor que O levou a dar o Seu Filho, Jesus Cristo, e Este a se entregar, para a salvao do homem pecador: "Amados, visto que Deus assim nos amou, ns tambm devemos amar uns aos outros" (l Jo 4.11). A ordem de amar no opcional; devemos amar, estejamos com vontade ou no. De fato, podemos dizer que o amor pelos outros o primeiro sinal de que nascemos de novo e que o Esprito Santo est atuando em ns. Deus derramou esse amor em nosso corao, pelo Esprito Santo que nos foi dado, e esse amor deve ser orientado para Deus e para o prximo. O amor a base de todo o relacionamento perfeito no cu e na Terra.

29

GAMA, Jos de Souza. A derrota do suicdio. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987, p. 155.

Por causa da falta de paz: de uma atitude de serenidade, calma, fora, tranqilidade e quietude de esprito, produzida pelo Esprito Santo, mesmo na adversidade e nas tribulaes. H diferentes tipos de paz: a paz de um cemitrio, a paz trazida por tranqilizantes. Mas, para o cristo, a paz no simplesmente ausncia de conflito ou qualquer outro estado artificial que o mundo possa oferecer; a paz profunda e permanente que Jesus Cristo traz ao nosso corao. Ele a descreve em Joo 14.27: essa paz pode vir somente pelo Esprito Santo. Essa paz deriva da nossa perfeita confiana em Deus, guarda o nosso corao da ansiedade (Fp 4.6,7), vem pela Palavra de Deus (Sl 119.165) e devemos busc-la (Sl 34.14). A terapia psiquitrica mais eficiente est em apropriar- se da promessa de Jesus: "... e eu lhes darei descanso", ou paz (Mt 11.28). O rei Davi uma prova viva da terapia espiritual para a alma que o Esprito Santo aplica, quando diz: "... me faz repousar" (Sl 23.2). Isto descansar em paz. Mas Davi continua: "Ele refrigera a minha alma". Isto receber novas foras, cheio de paz. Mesmo procurando paz sem parar, os homens no a acharo enquanto no chegarem a esta simples concluso: "Cristo a Paz" Louvao a demnios A televiso continua infestando muitas mentes sem que as pessoas, e at muitos cristos, se apercebam disso. Creio que quase todo o nosso pas esteve se valendo da expresso "No brinquedo", dita por uma personagem, em uma novela de grande audincia. Mas voc sabe a origem dessa frase? A atriz que representou a personagem foi a um terreiro de macumba, antes de comear a novela, e pediu a uma das entidades que lhe garantisse sucesso; a entidade fez um pacto com ela: "Se voc proferir esta frase: "No brinquedo", eu estarei sendo louvado, e voc, na mesma proporo, estar fazendo sucesso. Assim, de norte a sul, de leste a oeste, do Brasil, todos ou quase todos que acompanharam aquela novela prestaram, sem o saber, culto freqente quela entidade, ao repetirem constantemente tal frase. Quantos brasileiros, crianas principalmente e seus pais, j se renderam ante um grande sucesso de Xuxa, a conhecida msica cujo refro diz: "Ilari, Ilari, h, h, h, a turma da Xuxa que vai dando o seu al..." Voc sabe quem Ilari? uma das entidades do mundo satnico. Assim, milhares e milhares de crianas brasileiras e seus pais, que cantam isso at hoje com bastante freqncia, continuam prestando culto a essa entidade. E quantos bruxos so iniciados por meio do adolescente Harry Potter? A edio especial da revista de sete anos da Sky apresenta uma

matria sobre o novo filme do bruxo. A matria se intitula "O bruxo est de volta" e faz os seguintes comentrios: Hogwarts no mais um lugar seguro. Em Harry Potter e a cmara secreta, adaptao do segundo livro sobre o bruxinho criado pela escocesa J. K. Rowland, uma terrvel criatura desconhecida ameaa alunos e professores da escola de magia. Agora com 12 anos, Harry volta para seu segundo ano na escola de magia Hogwarts depois das frias na casa dos tios "trouxas" (como so chamados os no-bruxos), contrariando os avisos de Dobby, um elfo criado por computao grfica que faz tudo para impedir a viagem do bruxinho. Nesta seqncia da superproduo sobre o bruxo adolescente que tem conquistado uma legio de fs em todo o mundo, somos apresentados a novos personagens... Contudo, como foi que Deus mandou os israelitas tratarem os bruxos e os adivinhos dos povos cananitas? xodo 22.18: "No deixem viver a feiticeira". Levtico 20.27: "Os homens ou mulheres que, entre vocs, forem mdiuns ou consultarem os espritos, tero que ser executados. Sero apedrejados, pois merecem a morte". Deuteronmio 18.10-14 diz:
No permitam que se ache algum entre vocs que queimem em sacrifcio o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhao, ou se dedique magia, ou faa pressgios, ou pratique feitiaria ou faa encantamentos; que seja mdium, consulte os espritos ou consulte os mortos. O SENHOR tem repugnncia por q uem pratica essas coisas, e por causa dessas abominaes que o SENHOR, o seu Deus, vai expulsar aquelas naes da presena de vocs. Permaneam inculpveis perante o SENHOR, o seu Deus. As naes que vocs vo expulsar do ouvidos aos que praticam magia e adivinhao. Mas, a vocs, o SENHOR, o seu Deus, no permitiu tais prticas.

Em 1 Samuel 28.3-9, lemos:


Samuel j havia morrido, e todo o Israel o havia pranteado e sepultado em Ram, sua cidade natal. Saul havia expulsado do pas os mdiuns e os que consultavam os espritos. Depois que os filisteus se reuniram, vieram e se acamparam em Sunm,

enquanto Saul reunia todos os israelitas e acampava em Gilboa. Quando Saul viu o acampamento filisteu, teve medo; ficou apavorado. Ele consultou o SENHOR, mas este no lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas. Ento Saul disse aos seus auxiliares: "Procurem uma mulher que invoca espritos, para que eu a consulte". Eles disseram: "Existe uma em EnDor". Saul ento se disfarou, vestindo outras roupas, e foi noite, com dois homens, at a casa da mulher. Ele disse a ela: "Invoque um esprito para mim, fazendo subir aquele cujo nome eu disser". A mulher, porm, lhe disse: "Certamente voc sabe o que Saul fez. Ele eliminou os mdiuns e os que consultam os espritos da terra de Israel. Por que voc est preparando uma armadilha contra mim, que me levar morte?"

Primeiro Crnicas 10.13 lembra: "Saul morreu dessa forma porque foi infiel ao SENHOR; no foi obediente palavra do SENHOR e chegou a consultar uma mdium em busca de orientao". A mediunidade desobedincia gravssima, abominada, castigada por Deus e confirmada na Bblia, do Gnesis ao Apocalipse. Portanto, recuso-me a acreditar que Alan Kardec e qualquer mdium ou me-desanto tenha sido ou seja capaz de receber de Deus o poder de conversar e se relacionar com os mortos. Teria Deus mudado de opinio com o passar do tempo? Estaria Deus se adequado a uma nova era, um novo sculo, para o novo milnio? No, no, no; mil vezes no. Deus jamais muda, e no h sombra sequer de mudana nele! Quando lemos sobre a consulta de Saul a uma mdium, vem-nos, no entanto, uma pergunta: teria de fato Samuel aparecido naquele momento? Respondo: se Samuel tivesse aparecido, ele estaria se rebelando contra o Deus que definira como abominao o relacionamento dos vivos com os mortos. Mas a vida de Samuel sempre foi de obedincia inconteste s ordens de Deus. Sem falar que Deus teria permitido a Samuel desobedecer, errar gravemente contra os Seus princpios que so eternos. Creio que por sermos rodeados por demnios, e por eles infestarem todos os lugares, onde quer que estejamos, somos acompanhados por seres que conhecem todo o nosso gestual, nossas expresses dirias; e so esses demnios, justamente, que so convocados por Satans a estarem presentes no momento em que uma pessoa deseja conversar com o seu parente morto. Observe que esta tambm uma forma de Satans enganar e manter tais familiares cativos. Na parbola narrada por Jesus, Abrao responde ao homem rico, que jazia no Hades, que

tanto o inferno quanto o cu so lugares finais e que, conseqentemente, ningum pode sair tanto de um lugar quanto do outro. Consultar os mortos ou os falsos mortos pecado de desobedincia, igual ao de feitiaria ou de idolatria: "Samuel, porm, respondeu [a Saul] [...] 'Porque a rebelio como o pecado de feitiaria, e a arrogncia como o mal da idolatria. Assim como voc rejeitou a palavra do SENHOR, ele o rejeitou a ti, para que no sejas rei' "(1 Sm 15.22,23). um pecado, e como tal Deus no permitiria, como exceo, que algum viesse a comet-lo, nem mesmo o segundo dos profetas quanto importncia, depois de Moiss, no Antigo Testamento, conforme narra o profeta Jeremias (15.1): "Ento o SENHOR me disse: 'Ainda que Moiss e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu no lhe mostraria favor. Expulse-os da minha presena! Que saiam!"'. Conclumos, pois, que o fim da infestao no se d mediante a fora humana, mas da troca de senhores. Jesus Cristo precisa ter toda a preeminncia na vida de uma pessoa para que esta desfrute da abundncia prometida e vazada nas Sagradas Escrituras. Compete a voc, como servo, reconhecer o que nos espera na nossa jornada rumo maturidade em Cristo Jesus.

Declarando o Fim da Infestao


Quando Jesus declara, em Mateus 12.39-42, que no far sinal miraculoso algum (supostamente expulsando demnios), est nos ensinando que s o exorcismo tem pouca valia na vida da pessoa dominada. Ao exorcismo, deve-se seguir o processo de libertao. necessrio quebrar todos os pactos que perseguem aquele que foi vtima de tal infestao. No sei se voc conhece ou j ouviu falar de pessoas que "fazem a cabea" ou "o santo", nos rituais afro, ofertando algum para ser possesso de determinadas entidades. O Senhor Jesus nos adverte dizendo que, antes de dominarmos uma casa, precisamos amarrar o homem valente: "Ningum pode entrar na casa do valente para roubarlhe os bens, sem primeiro amarr-lo; e s ento lhe saquear a casa" (Mc 3.27; ARA). Quais seriam, ento, esses "bens" do "homem valente"? Se recorrermos ao texto anteriormente referido, verificaremos que Jesus expulsara antes um demnio de cegueira e mudez de uma pessoa, e os fariseus e escribas pareciam querer incluir outros casos de expulso. Podemos deduzir, ento, que os "bens", no caso, so vidas que se encontram sob o domnio de Satans e seus anjos.

Em Atos 26.18, encontramos: "para abrir-lhes os olhos e convertlos das trevas para a luz, e do poder de Satans a Deus, a fim de que recebam o perdo dos pecados e herana entre os que so santificados pela f em mim'". Esta passagem nos d a clara viso de quem realmente domina e quem o dominado. Precisamos minar o poder de Satans sobre a vida de uma pessoa, se desejamos lev-la a ser salva. Por que devemos amarrar "o homem valente"? Paulo, depois do Mestre, foi quem mais nos abriu os olhos quanto a essa verdade relacionada ao reino das trevas. Ao escrever sua segunda carta aos Corntios, captulo 4, faz meno de por que devemos "amarrar o homem valente". Vejamos o que nos diz o versculo 3: "Mas se o nosso evangelho est encoberto, para os que esto perecendo que est encoberto. O deus desta era cegou os entendimentos dos descrentes, para que no vejam a luz do evangelho da glria de Cristo, que a imagem de Deus". Satans cega os homens para que no vejam o poder transformador de Cristo e a sua prpria triste condio de estarem aprisionados por ele. Se esta verdade no o apavora, o que mais poderia apavor-lo? O inimigo to perigoso que pode invadir a mente do homem, direta ou indiretamente. Essa verdade externada pelo Senhor na interpretao de Sua prpria parbola do semeador: "Algumas pessoas so como a semente beira do caminho, onde a palavra semeada. Logo que a ouvem, Satans vem e retira a palavra nelas semeada" (Mc 4.15). Note que a Palavra j est na mente e no corao do homem, quando Satans, ento, chega e a arrebata. por isso que devemos amar a Deus de todo o nosso corao, de toda a nossa alma e de todo o nosso esprito; s assim conseguiremos nos manter firmes contra as investidas, sempre constantes, do nosso adversrio. A infestao pode acontecer de diversas maneiras, em diversos lugares e nos mais diferentes momentos da vida. O cristo no chamado para exercer a funo de caa-demnios, mas de ser um soldado sempre preparado e alerta para o combate. Jesus nos chama para que sejamos semelhantes pomba e serpente. Da pomba, devemos nos apropriar da simplicidade nos relacionamentos, e da serpente, da prudncia e prontido quanto aos perigos que nos rodeiam. O cristo deve ser um obreiro aprovado, pois estar lutando com Satans pelo domnio territorial. Satans colocou seus asseclas e aliados em todos os segmentos da sociedade; aonde voc for, onde estiver, pode crer que, no raro, existem pessoas dominadas pelos seres csmicos do mal. Voc j se imaginou entrando em um nibus e saber que o motorista est possesso? Isso, no entanto, j aconteceu, tendo sido relatado pelo prprio motorista. Eu fui testemunha desse relato. Conversei com o motorista, depois de ele passar pelo processo de libertao. Contou- me que no apenas durante uma,

mas muitas viagens que fizera, na linha do nibus que dirigia, esteve sob o domnio de entidades. Ele me relatou o seguinte: Pastor, um dia, quando eu saa de casa, percebi que uma fora sobrenatural se apossou de mim. E o que aconteceu naquele e nos dias seguintes, no sei explicar porque no vi coisa alguma. O que vou dizer, voc talvez j esteja cansado de ouvir: existem mais pessoas possudas do que imaginamos. Isso porque no nos damos conta do que nos diz claramente a Palavra: "... o mundo todo est sob o poder do Maligno" (1 Jo 5.19). O que mais me preocupa saber que h muitos chamados "cristos", "irmos", que foram batizados em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo e, contudo, so possessos ou cativos pelo Diabo; podem fazer parte do rol de membros da sua igreja e causar um grande estrago no corpo do qual voc faz parte. Esta verdade, pude experimentar no meu ministrio. Pessoas que cantavam, liam a Bblia, participavam de muitas celebraes, mas eram dominadas por espritos demonacos. Dentre as muitas mentiras apregoadas por Satans, quero destacar uma frase que certa feita ouvi de uma personagem do filme Os suspeitos. "A maior mentira que o Diabo pregou foi a revelao de que ele no existia; porm, o mais triste de tudo que o homem acreditou". Muitos livros tm sido escritos sobre o assunto. Todavia, muitos profissionais na rea da Psicologia, da Medicina, da Sociologia e outras cincias tratam essa realidade como se fora um ataque histrico, que pode ser resolvido com uma sesso de regresso, com psicanlise, medicao, terapia ocupacional, etc. Essa situao, no entanto, no to simples quanto parece! Conhecer e saber qual a atuao dos seres espirituais em cada rea uma tarefa que requer vida aos ps do Senhor Jesus Cristo. Contudo, tenha cuidado! Quando os seres percebem que voc est encontrando o seu ninho, isso pode ser o incio da batalha para demarcao de terreno. Esses seres devem ser destronados; mas, quando destronamos um grupamento, novos grupamentos so convocados para a batalha espiritual. Jesus disse que, para cada demnio expulso, novos sete so convocados. A utilizao do nmero no foi para que crissemos uma matemtica espiritual, mas, sim, para fins de um ensinamento vital: os demnios no se rendem facilmente. Ainda que saibam que a nossa guerra j foi ganha por Cristo e em Cristo, continuaro tentando infestar os lugares de onde foram expulsos. Li de um pastor que era perito em mandar os demnios para o inferno e amarr-los l. Se isso fosse uma verdade bblica, poderamos, em um final de semana, fazer um arrasto e varrer as nossas cidades, estados, pases e at o Universo dos seres espirituais da maldade. Quando Satans v que seu grupamento est em perigo, novos seres so

enviados com um poder ainda maior; contudo, se isso no for o bastante, ele prprio estar comparecendo para impedir o avano da obra de Deus: "Quisemos visit-los. Eu mesmo, Paulo, o quis, e no apenas uma vez, mas duas; Satans, porm, nos impediu" (1 Ts 2.18); "E ele prosseguiu: 'No tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que voc decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas e eu vim em resposta a elas'" (Dn 10.12); "Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o Diabo acerca do corpo de Moiss, ousou fazer acusao injuriosa contra ele, mas disse: O Senhor o repreenda!" (Jd 9). Deduzimos que no existe outro meio para sairmos vencedores se no pela conexo com o Jesus da f. Pois nessa relao servo Senhor que detectaremos as manifestaes e ameaas, ntidas e veladas, da ao de Satans e seus demnios na vida de todas as pessoas aprisionadas por eles. Lembremos que nossa luta no contra a carne, mas, sim, contra o Mal. Como servo, essa ser sua responsabilidade dia a dia. Que Deus o abenoe e o revista do Seu poder!

Concluso
Ao chegar ao final deste livro, quero deixar claro que minha proposta no foi a de esgotar o assunto; antes, sim, aguar o esprito do leitor para questo to atual e real. Vale ressaltar que a "ilha Dominao" est mais prxima de todos ns do que imaginamos. Convm relembrar as palavras proferidas como verdadeiro vaticnio por C. S. Lewis, em As cartas do inferno: "H dois erros iguais e opostos em que podemos cair acerca dos demnios. Um no crer em sua existncia. O outro crer e ter um interesse excessivo e no saudvel neles. Eles se deleitam igualmente pelos dois erros e sadam ao materialista e ao feiticeiro com o mesmo entusiasmo". Isso nos desafia a termos uma viso holstica, mas, ao mesmo tempo, especfica, das nossas experincias empricas. Voc no precisa estar diante de situaes como as que foram narradas ao longo dos captulos deste livro para estar alerta acerca das tramas das hordas contra as quais pelejamos. A infestao pode acontecer de diversas maneiras, em diversos lugares e nos mais diferentes momentos da vida. Como j disse anteriormente, o cristo no precisa exercer a funo de caa-demnios, mas ser um soldado preparado e alerta para o combate. Jesus nos alerta para que sejamos semelhantes pomba e serpente (Mt 10.16): da pomba, nos apropriando da simplicidade nos relacionamentos; e da serpente, da prudncia e prontido quanto aos perigos que nos cercam (1 Pe 5.8). Deve ser um obreiro aprovado (2 Tm 2.15), pois estar lutando com Satans pelo domnio territorial. O cristo no escolhe se dever ou no entrar nessa batalha espiritual. Quer se comprometa quer no, estar diante e dentro dessa situao. Para tanto, devemos conhecer o nosso inimigo, porquanto estamos em uma batalha. Precisamos de um esprito de discernimento para entender o que acontece ao nosso redor. Como j foi dito, onde quer que estejamos, em um passeio, fazendo compras, na escola, no local de trabalho, etc., todos esses locais podem estar infestados de demnios, com uma estratgia para aquele lugar e ocasio; e eles no se ausentaro dali, porquanto tm uma funo e metas preestabelecidas, a menos que sejam expulsos em nome do Senhor Jesus. Os demnios podem ter sido chamados para estabelecer parte de uma estratgia de Satans a fim de monopolizar situaes ali vivenciadas. importante sabermos que a libertao dos conflitos espirituais e da escravido satnica no deriva de um choque de poderes, mas de um encontro com a Verdade. Cristo Jesus a Verdade, e, com base nesta assertiva absoluta, prossigamos para a carreira que nos est proposta,

que a de anunciarmos o Ano Aceitvel do Senhor. A Ele toda a honra e toda a glria para sempre. Amm!

Referncias Bibliogrficas
1. BARCLAY, William. Palavras-chaves do Novo Testamento. Trad. Gordon Chown. 2. ed. So Paulo: Edies Vida Nova, 1985, 206p. 2. BERKHOF, Louis. Teologia sistemtica. Trad. Odayr Olivetti. Campinas, SP: Luz Para o Mundo, 1990, 791p. 3. BRANDO, Junito de Souza. Mitologia grega. V. 2. Petrpolis, RJ: Vozes, 1987, 407p. 4. BROWN, Rebeca. Ele veio para libertar os cativos.Trad. Margaret de Jesus Ramos. Belo Horizonte: Dynamus, 2000, 235p. 5. CHAFER, Lewis Sperry. Teologia sistemtica. V. 1. So Paulo: Imprensa Batista Regular, 1986, 498p. 6. CONNER, Walter Thomas. O evangelho da redeno. Trad. David Gomes e Jabes Torres. 2. ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1981, 285p. 7. I. CRABTREE, Asa Routh. Teologia do evangelho. 4. ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1986,3 1 Op. 8. DICIONRIO internacional de Teologia do Novo Testamento. 3. ed. Trad. Gordon Chown. So Paulo: Edies Vida Nova, 1989. 9. GAMA, Jos de Souza. A derrota do suicdio. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1987, 176p. 10. HALE, Broadus David. Introduo ao estudo do Novo Testamento. Trad. Cludio Vital de Souza. Rio de Janeiro: JUERP, 1983, 453p. 11. HOEKEMA, Anthony A. A Bblia e o futuro. Trad. Karl H. Kepler. So Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1989, 461p. 12. ITIOKA, Neuza. Os deuses da umbanda: o baixo espiritismo, implicaes teolgicas e pastorais. So Paulo: ABU, 1988, 238p. 13. K1RKEGAARD, Sdren. Desespero: a doena mortal. Trad. Ana Keil. Porto, Portugal: Rs-Editora, 159p. 14. MACDONALD, William. O discpulo verdadeiro. 3. ed. Trad. Odayr Olivetti. So Paulo: Mundo Cristo, 1990, 64p. 15. PACKER, J. I. Vocbulos de Deus. So Jos dos Campos, SP: Editora Fiel, 195p. 16. PICKERING, Gilberto. Guerra espiritual: estratgias missionrias de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 1987, 184p. 17. PINK, A. W. Os atributos de Deus. Trad. Odayr Olivetti. So Paulo: PES, 1985, 96p. 18. SHEDD, Russel. O mundo, a carne e o Diabo. So Paulo: Edies Vida Nova, 26p. 19. Lei, graa e santifcao. So Paulo: Edies Vida Nova, 1990, 105p.

20. SHELTON, L. R. A deciso por Cristo: o que isto significa? So Jos dos Campos, SP: Editora Fiel, 1990, 95p. 21. STOTT, John R. W. A cruz de Cristo. So Paulo: Vida, 1992, 360p. 22. _. A mensagem de Efsios: a nova sociedade de Deus. 2. ed. Trad. Gordon Chown. So Paulo: ABU, 987, 226p. 23. TANNERY, Paul. Plato: Vida, obra, doutrina. 2. ed. Trad. Jorge Paleikat. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1954, 264p.

You might also like