You are on page 1of 78

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL HIDROLOGIA APLICADA

ESCOAMENTO SUPERFICIAL

Prof. Heber Martins de Paula

DEFINIO E CONCEITOS
Trata-se da fase mais importante, do ciclo hidrolgico, para os engenheiros.
a fase em que h ocorrncia e transporte de gua na superfcie terrestre, pois a maioria dos estudos hidrolgicos est ligada ao aproveitamento da gua superficial e proteo contra os fenmenos provocados pelo seu deslocamento.

ESCOAMENTO
DefineDefine-se como o movimento das guas na superfcie do solo, na subterrneo; interface entre a superfcie e o interior do solo e no lenol subterrneo; Os escoamentos so governados fundamentalmente pela ao da gravidade; gravidade; O escoamento caracterizado quantitativamente por variveis como a equivalente; velocidade, a vazo ou lmina equivalente; A estimativa do escoamento feita por equaes de conservao de movimento. massa, energia e quantidade de movimento.

Rede de Drenagem

ESCOAMENTO
A

A
Seo de sada AA

Os fatores principais que influi sobre o fluxo da gua em uma seo de um rio so:
rea e forma da bacia; Conformao topogrfica da bacia acumuladoras e represamentos naturais); (declividade, depresses

Condies de superfcie do solo (cobertura vegetal, reas impermeveis etc.) e constituio geolgica do solo (tipo e textura, capacidade de infiltrao, porosidade, condutividade hidrulica etc., natureza e disposio das camadas do solo); Obras de utilizao e controle da gua a montante (irrigao, drenagem artificial, canalizao e retificao dos cursos de gua).

Rede de Drenagem

TIPOS DE ESCOAMENTO
Tipos de escoamento: Qs Seo do rio Qb
Q = Qs + Qss + Qb Qs = escoamento superficial, subQss = escoamento sub-superficial Qb = escoamento de base (ou subterrneo)

A A
Seo AA

Qss
Seo do Riacho Seo AA

ESCOAMENTO SUPERFICIAL
O escoamento superficial de grande importncia, pois vai definir: O volume escoado A vazo de enchente (cheia mxima) O primeiro importante na determinao do armazenamento superficial e o segundo utilizado para dimensionar obras de drenagem .
Esc. superficial Infiltrao

ESCOAMENTO SUPERFICIAL
A gerao do Escoamento pode ser pelo excesso de chuva ou pela chuva sobre um solo saturado.
i, f f Pe i Excesso que se converte em lmina do escoamento ou chuva efetiva Pe

Ia Ia = Abstrao iniciais (infiltra na taxa da chuva) + Infiltrao na Taxa Potencial = t Volume Infiltrado

ESCOAMENTO SUB-SUPERFICIAL
O escoamento sub-superficial de grande importncia para: A umidade da zona radicular;
Esc. Sub-superficial Percolao

O processo de percolao de gua para o lenol. O primeiro est interligado com o processo de evapotranspirao, enquanto o segundo vai influir na recarga do lenol subterrneo. Gerao do escoamento sub-superficial: componente da infiltrao devido ao gradiente topogrfico

ESCOAMENTO DE BASE
O escoamento de base de grande importncia para:
O armazenamento subterrneo Integrao do aqfero com o rio

O primeiro define o potencial do aqufero para possvel explorao e o segundo define se o rio :
Efmero Intermitente Perene

Gerao do escoamento de base: recarga do lenol pela percolao

CLASSIFICAO DO ESCOAMENTO
Efmero
P Qss
Lenol

Qs

O escoamento efmero quando o nvel do lenol fretico sempre fica abaixo da calha do rio; O escoamento s acontece aps a precipitao e s h contribuio do escoamento superficial. Exemplos: os rios de regies bastante secas, com solo sem capacidade de armazenamento (solos rochosos, leitos impermeveis etc.)

CLASSIFICAO DO ESCOAMENTO
Intermitente
Qb P Qss
Lenol 1) chuvoso 2) estiagem

Qs

O escoamento intermitente ocorre logo aps as chuvas, porm nvel do lenol fretico pode variar (subindo ou descendo) podendo contribuir para o escoamento total na seo do rio. Exemplos: os rios do Nordeste em geral.

CLASSIFICAO DO ESCOAMENTO
Perene
Qb P Qss
Lenol

Qs
1) chuvoso 2) estiagem

O escoamento dito perene quando o nvel do lenol fretico fica sempre acima do leito do rio, mesmo durante o perodo de estiagem (2). Exemplos: os grandes rios como Amazonas, Nilo, Danbio, Reno etc.

FATORES QUE INFLUENCIAM O ESCOAMENTO


O escoamento superficial sofre a influncia de fatores: Climticos:
Precipitao

Fisiogrficos:
Solo (capacidade de infiltrao); Cobertura (vegetao, urbanizao); relevo (declividade); umidade antecedente;

FATORES QUE INFLUENCIAM O ESCOAMENTO Precipitao e Capacidade de Infiltrao


O escoamento superficial ocorre, na maioria dos casos, devido o solo. excesso de chuva sobre a capacidade de infiltrao do solo. Precipitao: Precipitao: Quanto maior a intensidade mais rpido a capacidade de infiltrao do solo atingida provocando um excesso de precipitao Efetiva. denominado de Precipitao Efetiva. Solos: Solos: Em solos com maior capacidade de infiltrao o escoamento demora iniciar. mais a iniciar.

GRANDEZAS QUE CARACTERIZAM O ESCOAMENTO SUPERFICIAL


Vazo (Q)
A vazo, ou volume escoado por unidade de tempo, a principal grandeza que caracteriza um escoamento. Expresso: m3/s; L/s Muitas vezes importante referir-se vazo por unidade de rea da bacia de drenagem (vazo especfica), que serve como elemento comparativo entre bacias. comum ter-se como dados que caracterizam uma bacia as vazes mximas, mdias e mnimas em intervalos de tempo tais como hora, dia, ms e ano.

GRANDEZAS QUE CARACTERIZAM O ESCOAMENTO SUPERFICIAL


Coeficiente de Escoamento Superficial (C)
O coeficiente de escoamento superficial ou coeficiente de deflvio, ou ainda coeficiente de run off, definido como a razo entre o volume de gua escoado superficialmente e o volume de gua precipitado. Pode ser relativo a uma chuva isolada ou relativo a um intervalo de tempo onde varias chuvas ocorreram Conhecendo o coeficiente de run off para uma determinada chuva intensa de uma certa durao, pode-se determinar o escoamento superficial de outras precipitaes de intensidades diferentes, desde que a durao seja a mesma. Este procedimento muito usado para prever a vazo de uma enchente provocada por uma chuva intensa.

Coeficiente de Runoff
Tabela 1: Coeficiente de Runoff adotado por Hofkes (1975) e Frasier (1975)

MATERIAL Telhas cermicas Telhas corrugadas de metal

COEFICIENTE DE RUNOFF 0,8 a 0,9 0,7 a 0,9

Tabela 2: Coeficiente de Runoff utilizado por Tucson e Phoenix

MATERIAL Telhado: metal, cascalho, asfalto, fibra de vidro Pavimentao: concreto, asfalto Solo: c/ vegetao s/ vegetao Gramado: c/ solo arenoso c/ solo barrento

MXIMO 0.95 1.00 0.75 0.60 0.10 0.17

MNIMO 0.90 0.90 0.20 0.10 0.05 0.13

Coeficiente de Runoff
Tabela 3: Coeficiente de Runoff utilizado na Blgica por Van Den Bossche (1997)

TIPO DE TELHADO Cobertura plana com argila expandida Cobertura plana com betume (carbolstico) Telhado inclinado com telha cermica Telhado inclinado com telha esmaltada Telhado inclinado com betume (carbolstico)

COEFICIENTE DE RUNOFF 0.6 0.7 a 0.8 0.75 a 0.9 0.9 a 0.95 0.8 a 0.95

Tabela 4: Sugesto para a norma MATERIAL Telhas cermicas Telhas esmaltadas Telhas corrugadas de metal Cimento amianto Plstido, pvc COEFICIENTE DE RUNOFF 0,8 a 0,9 0.9 a 0.95 0,8 a 0,9 0,8 a 0,9 0,9 a 0,95

GRANDEZAS QUE CARACTERIZAM O ESCOAMENTO SUPERFICIAL


(tc tc) Tempo de Concentrao (tc)
D-se o nome de tempo de concentrao ao tempo em que a chuva, que cai no ponto mais distante da seco considerada de uma bacia, leva para atingir esta seco. Assim, iniciando a contagem dos tempos no incio da chuva, se esta cobrir toda a bacia, o tempo de concentrao mede o tempo que leva para que toda a bacia contribua para o escoamento superficial na seco considerada.

GRANDEZAS QUE CARACTERIZAM O ESCOAMENTO SUPERFICIAL


Tempo de Recorrncia (T)
Tempo de recorrncia ou Perodo de Retorno o perodo de tempo mdio em que um determinado evento (neste caso, vazo) igualada ou superado pelo menos uma vez.

Nvel de gua (h)


Uma das medidas mais fceis de serem realizadas em um curso dgua expressa em metros e se refere altura atingida pelo nvel dgua em relao a um datum (nvel de referncia). Normalmente as palavras cheia e inundao esto relacionadas ao nvel dgua atingido. Cheia elevao normal do curso dgua dentro do leito do curso dgua; Inundao elevao no usual do nvel, provocando transbordamento e possivelmente prejuzos.

HIDRGRAFA OU HIDROGRAMA
O Hidrograma a denominao dada ao grfico que relaciona a vazo no tempo. A distribuio da vazo no tempo resultado da interao de todos os componentes do ciclo hidrolgico entre a ocorrncia da precipitao e a vazo na bacia hidrogrfica. O comportamento do hidrograma tpico de uma bacia, aps a ocorrncia de uma seqncia de precipitaes apresentado na Figura abaixo.

HIDRGRAFA OU HIDROGRAMA
Verifica-se que aps o incio da chuva, existe um intervalo de tempo em que o nvel comea a elevar-se. Este tempo retardado de resposta deve-se s perdas iniciais por interceptao vegetal e depresses do solo, alm do prprio retardo de resposta da bacia devido ao tempo de deslocamento da gua na mesma. O hidrograma atinge o mximo, de acordo com a distribuio de precipitao, e apresenta a seguir a recesso onde se observa normalmente, um ponto de inflexo. Este ponto caracteriza o fim do escoamento superficial e a predominncia do escoamento subterrneo.

A FORMA DO HIDROGRAMA DEPENDE DE UM GRANDE NMERO DE FATORES, OS MAIS IMPORTANTES SO:


Relevo (densidade de drenagem, declividade do rio ou bacia, capacidade de armazenamento e forma):
Uma bacia com boa drenagem e grande declividade apresenta um hidrograma ngreme com pouco escoamento de base. Normalmente as cabeceiras das bacias apresentam essas caractersticas. As bacias com grande rea de inundao tendem a amortecer o escoamento e regularizar o fluxo. A forma da bacia influencia o comportamento do hidrograma, como pode ser observado na Figura ao lado.
Uma bacia do tipo radial concentra o escoamento, antecipando e aumentando o pico com relao a uma bacia alongada que alongada, tem escoamento predominante no canal principal e percurso mais longo at a seo principal, amortecendo as vazes

A FORMA DO HIDROGRAMA DEPENDE DE UM GRANDE NMERO DE FATORES, OS MAIS IMPORTANTES SO:


Cobertura da Bacia:
A cobertura da bacia, como a vegetal, tende a retardar o escoamento e aumentar as perdas por evapotranspirao. Nas bacias urbanas, onde a cobertura alterada, tomando-se mais impermevel, acrescida de uma rede de drenagem mais eficiente, o escoamento superficial e o pico aumentam. Este acrscimo de vazo implica o aumento do dimetro dos condutos pluviais e dos custos.

A FORMA DO HIDROGRAMA DEPENDE DE UM GRANDE NMERO DE FATORES, OS MAIS IMPORTANTES SO:


Modificaes artificiais no rio:
O homem produz modificaes no rio para o uso mais racional da gua. Um reservatrio para regularizao da vazo tende a reduzir o pico e distribuir o volume, enquanto a canalizao tende a aumentar o pico, como mostra a bacia urbana;

A FORMA DO HIDROGRAMA DEPENDE DE UM GRANDE NMERO DE FATORES, OS MAIS IMPORTANTES SO:


Distribuio, durao e intensidade da precipitao:
a distribuio da precipitao e sua durao so fatores fundamentais no comportamento do hidrograma. Quando a precipitao se concentra na parte inferior da bacia, deslocando-se posteriormente para montante, o hidrograma pode ter at dois picos. Na figura c so apresentados dois tipos de distribuio temporal de precipitao, onde se observa que quando a precipitao constante, a capacidade de armazenamento e o tempo de concentrao da bacia so atingidos, estabilizando o valor do pico. Aps o trmino da precipitao, o hidrograma entra em recesso

A FORMA DO HIDROGRAMA DEPENDE DE UM GRANDE NMERO DE FATORES, OS MAIS IMPORTANTES SO:


Solo:
as condies iniciais de umidade do solo so fatores que podem influenciar significativamente o escoamento resultante de precipitaes de pequeno volume, alta e mdia intensidade; Quando o estado de umidade da cobertura vegetal, das depresses, da camada superior do solo e do aqfero forem baixos, parcela pondervel da precipitao retida e o hidrograma reduzido.

CARACTERIZAO DO HIDROGRAMA E O COMPORTAMENTO DA BACIA


tp: tempo do pico: definido como o tp: pico: tp intervalo entre o centro de massa da precipitao e o tempo de pico; tc: tempo de concentrao: o tempo tc: concentrao: tc necessrio para a gua precipitada no ponto mais distante na bacia, deslocar-se at a seo principal. Esse tempo definido tambm como o tempo entre o fim da precipitao e o ponto de inflexo do hidrograma; te: recesso: te: tempo de recesso: o tempo necessrio para a vazo baixar at o ponto C (Figura 6.5), quando acaba o escoamento superficial.

CARACTERIZAO DO HIDROGRAMA E O COMPORTAMENTO DA BACIA


tb: base: tb: tempo de base: o tempo entre o inicio da precipitao e aquele em que a precipitao ocorrida j escoou atravs da seo principal, ou que o rio volta s condies anteriores da ocorrncia da precipitao;

CARACTERIZAO DO HIDROGRAMA E O COMPORTAMENTO DA BACIA


O hidrograma pode ser caracterizado por trs partes principais: Ascenso, altamente correlacionada com a intensidade da precipitao, e com grande gradiente; Regio do pico, prximo ao valor mximo, quando o hidrograma comea a mudar de inflexo, resultado da reduo da alimentao de chuvas e/ou amortecimento da bacia. Esta regio termina quando o escoamento superficial acaba, resultando somente o escoamento subterrneo; Recesso, nesta fase, somente o escoamento subterrneo est contribuindo para a vazo total do rio.

CARACTERIZAO DO HIDROGRAMA E O COMPORTAMENTO DA BACIA


A recesso identificada pelo escoamento subterrneo pode ser representada por uma equao exponencial do tipo seguinte:

Qt = Qo .e

Onde: Qt = a vazo aps t intervalos de tempo; Q0 = vazo no tempo de referncia zero; = coeficiente de recesso. Este coeficiente pode ser determinado atravs da plotagem num papel log log dos valores de vazo, defasados de t intervalos de tempo. A declividade da reta permite estimar o valor de .

SEPARAO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL


Os escoamentos so em geral definidos em: superficial, subsuperficial e subterrneo. Em geral, os escoamentos superficial e subterrneo correspondem a maior parte do total, ficando o escoamento subsuperficial contabilizado no superficial ou no subterrneo. Para que os mesmos sejam analisados individualmente necessrio separar no hidrograma a parcela que corresponde a cada tipo de fluxo. A parcela de escoamento superficial pode ser identificada diretamente do hidrograma observado por mtodos grficos que se baseiam na anlise qualitativa apresentada no item anterior.

SEPARAO DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL


Na Figura abaixo so apresentados trs mtodos grficos tradicionalmente usados.
Mtodo 1: extrapole a curva de recesso a partir do ponto C at encontrar o ponto B, localizado abaixo da vertical do pico. Ligue os pontos A, B e C. O volume acima da reta ABC o escoamento superficial e o volume abaixo o escoamento subterrneo; Mtodo 2: este o mtodo mais simples, pois basta ligar os pontos A e C por uma reta; Mtodo 3: o mtodo consiste em extrapolar a tendncia anterior ao ponto A at a vertical do pico, encontrando o ponto D. Ligando os pontos D e C obtm-se a separao dos escoamentos.

ESTIMATIVA DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL ATRAVS DE DADOS DE CHUVA


O Mtodo Racional largamente utilizado na determinao da vazo mxima para bacias pequenas (< 2 km2). Os princpios bsicos desta < metodologia so: a) Considera a durao da precipitao intensa de projeto igual ao tempo de concentrao. Ao considerar esta igualdade admite-se que a bacia suficientemente pequena para que esta precipitao ocorra, pois a durao inversamente proporcional intensidade. Em bacias pequenas, as condies mais crticas ocorrem devido a precipitaes convectivas que possuem pequena durao e grande intensidade; b) Adota um coeficiente nico de perdas, denominado C, estimado com base nas caractersticas da bacia; c) No avalia o volume da cheia e a distribuio espacial de vazes.

ESTIMATIVA DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL ATRAVS DE DADOS DE CHUVA


Frmula Racional
Da definio de coeficientes de deflvio, pode-se escrever:

Q C= i. i. A

onde: C o coeficiente de deflvio Q a vazo I a intensidade de chuva A a rea de drenagem

O numerador representa o volume escoado por unidade de tempo e o denominador representa o volume precipitado por unidade de tempo. Ento, a vazo (Q) corresponde a uma chuva de intensidade ( i ) sobre toda a rea de drenagem (A), chuva esta que dure um tempo tal que toda que toda a rea da bacia contribua para o escoamento, ser dada por:

Q = C .i . A

ESTIMATIVA DO ESCOAMENTO SUPERFICIAL ATRAVS DE DADOS DE CHUVA


Frmula Racional
Se i dado em mm/h, A em km2 e se deseja Q em m3/s, a frmula racional, fica:

Q = 0 , 278 .C .i. A

Exemplo:
Dada a Tabela 6.2, com dados de vazo e sabendo-se os valores da rea de drenagem (A=115.106 m2) e da altura de chuva (h=160 mm), procede-se da seguinte forma para calcular o coeficiente de deflvio:

Dia

Hora 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18

Hidrograma
70 60

Q (m3 /h)

50 40 30 20 10 0 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18

Tempo (hora)

Vazo (m3/s) 12,1 18,2 30 52 58 63,5 55 46,3 43,3 32,8 27,7 29,8 30,2 21,5 19,2 18,2 17,3 15,5 14 10,5

Hidrograma
70 60 50 Q (m3 /h) 40 30 20 10 0 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 Tempo (hora) A C

Exemplo:
A partir desse grfico traa-se a reta que separa o escoamento superficial direto do escoamento bsico (reta AC). Esta reta tem o seu ponto inicial numa mudana brusca na inclinao da curva de vazo (incio do escoamento superficial ) e o seu ponto final no ponto de mxima curvatura e, sempre, relativo a um perodo igual a um nmero inteiro de dias ou pelo menos um ponto imediatamente superior que satisfaa esta segunda condio. Obtm-se, agora, o escoamento de base a partir de leitura direta do grfico, conforme representado na tabela. Assim obtemos o escoamento superficial e, a partir do clculo da rea compreendida entre a reta e o hidrograma, o volume escoado.

Exemplo:
Dia Hora 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 0 6 12 18 Vazo (m3/s) 12,1 18,2 30 52 58 63,5 55 46,3 43,3 32,8 27,7 29,8 30,2 21,5 19,2 18,2 17,3 15,5 14 10,5 Qb (m3/s) 12,1 12,82 13,54 14,26 14,98 15,7 16,42 17,14 17,86 18,58 19,3 20,02 20,74 21,46 19,2 18,2 17,3 15,5 14 10,5 Qe (m3/s) 0 5,38 16,46 37,74 43,02 47,8 38,58 29,16 25,44 14,22 8,4 9,78 9,46 0,04 0 0 0 0 0 0

Para esse exemplo obtemos o seguinte valor: Ve = 6.166.368,00m3 O clculo do volume precipitado feito atravs da seguinte relao: Vp = A x h Vp = 115 x106 .0,160 Vp = 18.400.000,00 m3 Tendo os valores do volume escoado e o volume precipitado teremos : C=Ve/Vp C= 6.166.368,00 m3 / (18.400.000,00 m3) C= 0,34

HIDROGRAMA UNITRIO
As trs seguintes proposies, simplificadamente, do os princpios fundamentais que regem as relaes entre chuva e deflvio para chuvas de distribuio uniforme e de intensidade constante sobre toda a bacia de drenagem:
a) para chuvas de iguais duraes, as duraes dos escoamentos superficiais correspondentes so iguais. duas chuvas da mesma durao, mas com volumes escoados diferentes, resultam em hidrgrafas cujas ordenadas so proporcionais aos correspondentes volumes escoados. considera-se que as precipitaes anteriores no influenciam a distribuio no tempo do escoamento superficial de uma dada chuva.

b)

c)

HIDROGRAMA UNITRIO
Baseado nestes princpios fundamentais, introduziu se a chamada hidrgrafa unitria que ferramenta til na transformao de dados de chuva em vazes. Chama-se hidrgrafa unitria a hidrgrafa resultante de um escoamento superficial de volume unitrio. Esse conceito, acoplado s trs proposies anteriores, fornece a possibilidade de considerar a hidrgrafa unitria como uma caracterstica da bacia. O volume de escoamento superficial unitrio normalmente adotado de 1 cm de altura de gua sobre toda a bacia. Pelo procedimento mostrado, calcula-se o valor do coeficiente de deflvio.

HIDROGRAMA UNITRIO
Assim, chamando de Qu a vazo do escoamento superficial correspondente hidrgrafa unitria, Qe a vazo do escoamento superficial correspondente vazo medida, h a altura mdia da chuva medida (em centmetros) pelos princpios antes enunciados, tem-se:

Qu 1 .A = Qe C .h .A

Qe Qu = C .h

Durao da Chuva: basicamente para cada durao de chuva tem-se uma Chuva: hidrgrafa unitria. claro que, devido ao fato de o escoamento superficial ser constante e igual a 1 cm, a vazo de pico de uma hidrgrafa unitria ser tanto maior quanto menor a durao da chuva e o tempo base de escoamento ser tanto menor quanto menor for a durao da chuva chuva.

HIDROGRAMA UNITRIO
Entretanto, no haver grande diferena no estabelecimento da hidrgrafa unitria se as duraes das chuvas no diferirem muito; podendo-se admitir como aceitvel, uma tolerncia de 25% na durao estabelecida da chuva.
("Basin Lag") "): Tempo de Retardamento da Bacia ("Basin Lag"): duas definies so usadas para tempo de retardamento da bacia: a) tempo entre o baricentro da distribuio da chuva e o baricentro da distribuio do escoamento superficial. b) tempo entre o baricentro da distribuio da chuva e o pico do diagrama do escoamento superficial. E claro que esta ltima definio mais simples de ser aplicada, e que as duas definies levam a valores no muito diferentes.

HIDROGRAMA UNITRIO
Unitria: Durao da Chuva a ser Adotada para o Estabelecimento da Hidrgrafa Unitria: normalmente, a durao da chuva a ser adotada para o estabelecimento da hidrgrafa unitria seria o mnimo valor para o qual toda a bacia contribuiu para o escoamento superficial. Entretanto, no se conhecendo esta durao chamada de "crtica", pode-se adotar, um quarto do tempo de retardamento da bacia. Adotando-se uma durao menor que a crtica, constri-se uma hidrgrafa unitria que poder servir de base para o estabelecimento de outras hidrgrafas unitrias para maiores duraes. claro que se deslocando uma hidrgrafa unitria de um tempo t e somando-se hidrgrafa unitria de durao to, tem-se uma hidrgrafa de durao (t+to) com 2 cm de escoamento superficial. Dividindo-se por 2 as ordenadas desta ltima hidrgrafa, tem-se a hidrgrafa unitria de durao (t+to). Adotou-se aqui o termo durao da hidrgrafa unitria para a durao da chuva para a qual esta hidrgrafa unitria foi construda. Nada tem esse conceito a ver com durao do escoamento superficial da hidrgrafa unitria ou de qualquer hidrgrafa dela deduzida.

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


A situao mais freqente, na pratica, o da existncia de dados histricos. Os hidrogramas unitrios sintticos foram estabelecidos com base em dados de algumas bacias, e so utilizados quando no existem dados que permita estabelecer o HU.
Os mtodos de determinao do HU baseiam-se na determinao do valor de algumas abcissas, como o tempo de pico e o tempo de base, e das ordenadas como a vazo de pico. A regionalizao destas variveis com base em caractersticas fsicas tem permitido estimar o HU para um local sem dados observados.

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


Snyder: Snyder:
Para bacias de 25 a 25.500 km de rea de drenagem. Esse mtodo consiste na confeco de um grfico, tendo como base os fatores descritos abaixo: Tempo de pico:

t p = C t (L . L e )

0 ,3

(HORAS)

Onde L = comprimento do rio principal ( Km ); Le = a distancia da seo principal ao ponto do rio mais prximo do centro de gravidade da bacia ( Km ); Ct = coeficiente que varia entre 1,35 a 1,65;

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


Snyder: Snyder:
(tr tr): Tempo de durao (tr):

tr =

tp 5 ,5

(HORAS)

Se a precipitao estudada tiver durao tR superior a durao tr calculada, o valor tp dever ser substitudo por:

t'p = t p

(t ' R t r ) +
4

(HORAS)

A vazo de pico para uma precipitao de durao tr e volume 1 cm fica:

Qp =

2 , 75 .C p . A tp

Ou tp se for o caso (m3 /s)

onde A= rea de drenagem em Km; Cp= coeficiente que varia entre 0,56 e 0,69.

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


Snyder: Snyder:
(tb tb): Tempo de base (tb):

tp t b = 3 + 3 . 24

(ou tp se for o caso - dias dias)

Esse valor fica irreal para bacias muito pequenas. Com base em Qp, tp e tb, o HU esboado, procurando manter o volume unitrio

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


Exemplo: Exemplo: Determine o hidrograma unitrio sinttico pelo mtodo de Snyder para uma bacia com os seguintes dados: A=115 Km; L=29,5 Km; Lc=5Km. Adote Ct=1,50 e Cp=0,625. Sabe-se que o tempo de durao da chuva de 10,50 horas.

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


(Soil Service): SCS (Soil Conservation Service):
O hidrograma considerado um tringulo como mostra a figura.
A rea do tringulo igual ao volume precipitado Q, ou seja:

Q=

Q p .t ' p 2

Q p .t e 2

2 .Q Qp = t ' p + te
sendo te = H xTp

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


(Soil Service): SCS (Soil Conservation Service):
A equao anterior fica:

2 .Q Qp = (H + 1) + t ' p

Os autores adotaram H=1,67 com base na observao de vrias bacias. Para uma precipitao de 1 cm, sobre a rea A, em Km, tp em horas, a equao da vazo fica:

A Q p = 2 , 08 T 'p

Vazo obtida em m3 /s

O tempo Tp, contado do inicio da precipitao, representa uma correo no tempo de pico para efeito de aplicao do mtodo, sendo igual a: t

T 'p =

+ 0 , 6 .t c

onde tr = durao da precipitao, em horas; tc = tempo de concentrao em horas.

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


(Soil Service): SCS (Soil Conservation Service):
Sendo recomendado que o tempo de concentrao da bacia seja calculado pela seguinte frmula:

L t c = 0 ,95 . D
3

0 , 385

(HORAS)

t h = 1, 67 .t ' p

tb = t h + t ' p

O tempo de concentrao pode ser tambm estimado, ainda, por dois procedimentos diferentes:

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


(Soil Service): SCS (Soil Conservation Service):
O tempo de concentrao pode ser tambm estimado, ainda, por dois procedimentos diferentes:
a) inicialmente verifica-se qual o caminho entre o ponto mais extremo da bacia e a seo principal. Para cada trecho desse caminho com caractersticas diferentes, pode-se calcular a velocidade com base na declividade, segundo a expresso:

v = a .s

1 2

sendo: s= declividade em % coeficiente a dado pela Tabela a seguir O tempo de cada trecho ser t=L/v, onde L=comprimento e v=velocidade.

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


(Soil Service): SCS (Soil Conservation Service):
Para os trechos em canais, utilize a equao de Manning com a profundidade da seo de extravasamento.

Tipo de cobertura Floresta com solo coberto de folhagem rea sem cultivo ou pouco cultivo Pasto e grama Solo quase nu Canais com grama Superfcie pavimentada
Velocidade para Superfcies

a 0,25 0,47 0,71 1,00 1,51 2,00

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


(Soil Service): SCS (Soil Conservation Service):
O tempo de concentrao pode ser tambm estimado, ainda, por dois procedimentos diferentes:
b) Considerando a equao para o tempo de pico tp a seguinte
0,7

Onde S obtido pela equao 5.8 do Captulo de Infiltrao; L= comprimento hidrulico em metro; y= declividade em percentagem. O tempo de concentrao pode ser obtido pela relao tp= 0,6 tc. tp= tc. A expresso acima foi apresentada pelo SCS para uso em bacias de at 8 Km.

S 2 ,6 .L + 1 25 , 4 tp = 1900 . y 0 , 5
0 ,8

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


(Soil Service): SCS (Soil Conservation Service):
Exemplo:
Uma bacia rural com 7 Km, com cobertura de pasto ( CN=61 ), tem comprimento de 2,5 Km e declividade de 8%. Esta bacia deve ser alterada para uma bacia urbana com 30% de reas impermeveis, alterando 75% do seu rio. Estime as caractersticas do HU para as condies atuais e futuras. Adote CN=83 para as condies urbanas. Soluo: a) condies atuais:

S=

25400 25400 254 = 254 = 162,4 CN 61


0,7

162 , 4 2 , 6 .( 2500 ) 0 , 8 + 1 25 , 4 tp = 1900 x 8 0 , 5 tp tc = = 1, 71 hr 0 ,6

= 1, 026 hr

HIDROGRAMA UNITRIO SINTTICO


(Soil Service): SCS (Soil Conservation Service):
Exemplo:
Soluo: Para uma durao de precipitao de 15min ou 1/4h:

T 'p =

tr 0 , 25 + 0 , 6 .t c = + 1, 026 = 1,15 hr 2 2

Q p = 2 , 08

7 = 12 , 65 m 3 / s 1,15

MEDIO DE VAZO

Cap. 5 Escoamento Superficial

Cap. 5 Escoamento Superficial

Cap. 5 Escoamento Superficial


5.4 Fatores Intervenientes Fatores que presidem a quantidade de gua precipitada Quantidade de vapor de gua presente na atmosfera; Condies metereolgicas e topogrficas (temperatura, ventos, presso, acidentes topogrficos); Fatores que presidem o afluxo da gua seo em estudo rea da bacia de contribuio; Topografia da bacia: declividades, depresses retentoras de gua; Condies da superfcie do solo e constituio geolgica: vegetao, capacidade de infiltrao do solo, camadas geolgicas, tipos de rochas presentes, entre outros; Obras de controle (canalizaes, drenagens, barragens...);

Montagem do molinete para medio de vazo do Joo Leite.

Modelo de molinete utilizado na medio de vazo do Joo Leite.

Modelo de molinete utilizado na medio de vazo do Joo Leite.

Balizas indicadoras de nvel no Joo Leite.

Equipamento utilizado para fixar o cabo de ao nas margens do Ribeiro

Equipamento utilizado para fixar o cabo de ao nas margens do Ribeiro

Equipe fazendo medio da velocidade em canoa no ribeiro Joo Leite.

Equipe fazendo medio da velocidade em canoa no ribeiro Joo Leite.

Equipe fazendo medio da velocidade em canoa no ribeiro Joo Leite.

Demonstrao de seo genrica do Joo Leite.

Sonar acstico Dopler

Sonar acstico Dopler

Monitor de Vazo

Medindo a velocidade

Molinete eletronico

You might also like