You are on page 1of 4

MRCIA REGINA RIBEIRO DE OLIVEIRA

FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Alta Floresta 2011

PS GRADUAO EM DIDTICA DO ENSINO SUPERIOR Docente: Dr. Edson Caetano Alta Floresta-MT

Avaliao Fundamentos da Sociologia do Ensino Superior Discente: Mrcia Regina Ribeiro de Oliveira QUESTES

1- Como caracterizada a sociedade que possui a solidariedade mecnica? E a que possui a solidariedade orgnica? Qual era a funo da Sociologia? A funo da sociologia visa explicar cientificamente porque o ser humano vive em sociedade, como se organiza para viver em sociedade, o modo como nossas vidas individuais so relacionadas vida social e como as aes sociais influenciam nossas prticas individuais. A sociedade que possui a solidariedade mecnica caracterizada como simples, tradicional com pouca diviso de trabalho e pouca especialidade de funes.Uma sociedade onde se tem um senso comum, compartilham das mesmas crenas e sentimentos, unem-se pelas semelhanas, uma conscincia coletiva comum. Na sociedade onde possui uma solidariedade orgnica o indivduo tem sua esfera prpria de ao, suas necessidades so diferentes, existe um aumento da densidade populacional, diviso social de trabalho diferenciada com mais especificaes e diversificaes de funes. O direito nesta sociedade de solidariedade orgnica baseado em um sistema racional cujo objetivo restabelecer a ordem.

2- De acordo com Marx, o que um modo de produo? O que a mercadoria. Como o autor explica a existncia de classes sociais? Porque esse autor entende que o trabalho na sociedade capitalista aliena o homem? Para Marx cada sociedade apresenta uma determinada forma de produo, consumo e determinada forma de organizao social: um tipo de organizao familiar, de classe social e um tipo de organizao poltica que por sua vez se organiza sob um modo de produo. Marx explica que as sociedades so organizadas em classes sociais tendo como exemplo a sociedade capitalista ele descreve duas classes sociais distintas e opostas: a classe dominante ou proprietria dos meios de produo e a classe social dominada caracterizada por homens livres que vendem sua fora trabalho por um salrio. Em conseqncia a isto Marx acredita que as relaes de trabalho alienam o homem no sentido que estes so expropriados do produto do seu prprio trabalho, ou seja, o trabalhador no reconhece o produto final como resultado do seu trabalho. O produto final pertence ao proprietrio dos meios de produo. No mais o homem que determina o quanto vai trabalhar, mas o trabalho que determinar o quanto ele precisa produzir. Outro fato importante a ser destacado deste pensador a produo de mercadoria , sendo esta a clula me / germinativa da sociedade capitalista, tendo na sua economia um sistema de mercantilizao universal. Tudo ou quase tudo nessa sociedade se transforma em mercadoria, sendo esta um objeto externo a qual possui propriedades que satisfaz as necessidades humanas de qualquer espcie. 3- Como Comte compreendia a educao? Qual seria o papel da educao na reforma intelectual da sociedade? Por que a educao deveria ser universal? Qual era o papel da mulher no processo educativo? Comte compreendia que a educao escolar no deveria ser obrigatria para as crianas e sim deveria ocorrer no mbito familiar tendo a me/mulher como precursora no processo educativo.

Comte diz que o papel da educao na reforma intelectual da sociedade seria de obteno de elementos como conhecimentos positivos, regras morais e o amor, para assim garantir a ordem, uma das condies fundamentais da civilizao moderna. Comte enfatiza que a educao deveria ser universal extensvel a todas as classes sociais onde desenvolvessem idias de ordem e de harmonia visando a felicidade da humanidade e a educao moral. 4- Como Durkheim explica as funes da educao escolar nas sociedades? Por que a educao ao mesmo tempo uma e mltipla? Durkheim explica que a educao tem uma funo social onde o processo educativo atua sobre os indivduos de forma coercitiva, internalizando valores e crenas. Durkheim diz que a educao apresenta uma dupla feio: o de ser, ao mesmo tempo, um e mltiplo, no sentido que toda educao tem uma base comum, com certo nmero de idias, sentimentos e prticas que devem ser inculcadas nas crianas indistintamente, em todas as classes sociais, e heterogeneizadora porque necessita, sobre esse campo de idias comuns contruir uma diversidade de aptides profissionais.

You might also like