You are on page 1of 8

Como fazer um boneco de stop motion profissional

Stop motion uma tcnica cinematogrfica em que voc fotografa, move o boneco. Fotografa, move o boneco, fotografa, move o boneco e fica fazendo isso ad eternum, at que a seqencia de fotos vire uma animao e o boneco parea ter se mexido sozinho. com esta tcnica trabalhosa que se faz filmes como A noiva cadver, A Fuga das Galinhas, Wallace e Gromit entre milhares de outros. Talvez isso seja til para todos aqueles que se interessem pela arte do stop motion e queiram construir seus prprios bonecos usando materiais diferentes da clssica plastilina. Muita gente pensa que stop motion s se faz com a clssica massinha, o que um grande engano. Na verdade, Stop motion uma tcnica que envolve dezenas de estilos. A claymation (stop motion de massinha) apenas uma delas. Neste texto, eu vou comentar como se faz um boneco de espuma de ltex. Mas sempre bom lembrar que no existe certo e errado. A arte de criar bonecos envolve experimentao, tentativas e erros. Cada artista tem seu processo e mtodos preferidos. Ento, esta no nem pretende ser a ltima palavra sobre este assunto. Muito menos posso dizer que h uma maneira certa de se fazer isso. Tudo um risco, e esta tambm uma faceta da beleza da arte da animao quadro a quadro.

ETAPA 1 A criao

Projete o seu boneco. Projetar envolve no s ter a idia geral de como ele ser mas ajuda a estruturar mentalmente como voc vai articul-lo. possvel definir muita coisa que poupar trabalho na fase do projeto. Por exemplo, cabea removvel. Usa uma cabea removvel uma tima idia para stop motion, porque ajuda ao animador a modelar as expresses sem ter que tirar o boneco e reposicion-lo completamente a cada frame. Desenhe seu boneco exaustivamente at gravar na sua imaginao uma verso tridimensional da pea. S ento parta par a construo. faa o possvel para no ter que inventar na hora da escultura.

Esculpa o boneco usando plastilina ou o que seria melhor, uma massa base de leo, como a DimClay (dimclay.com). Voc pode suar as verses medium e firm da Dim Clay, porque elas so bem mais resistentes a quebrar ou danificar seu modelo. Passe VASELINA no boneco porque a dim lay pode grudar na dim clay! A vaselina funciona gerando uma camada escorregadia que previnir isso.

ETAPA 2 O molde
Com o boneco esculpido, voc vai tirar o molde. Para isso coloque ele numa base e trace a rea de forma sempre deixando uns 4 cm de rea mnima ao redor do boneco. Isso para prevenir deformaes no modelo. Com dimclay soft voc recobre esta rea, fazendo uma espcie de cama que cobre uma face inteira do seu boneco expondo uma metade. Aproveita para colocar pequenos blocos de encaixe nesta fase. Para fazer isso, basta pressionar toqueinhos de madeira na dim clay ao redor do boneco. Isso faz com que os buracos virem pinos na forma. Esses pinos prendem as metades, garantindo a preciso da pea. Feito isso, aplique gesso pedra, pincelando o creme no boneco para no dar bolhas de ar. Depois complete colocando ataduras cirrgicas embebidas em gesso para endurecer e fortalecer o molde. E s ento derramando o creme de gesso para deixar liso na parte de cima.

Espere endurecer. (D uns 3 dias para garantir) O gesso endurece rpido, mas mantm a umidade. A umidade sua inimiga. Como a DimClay a base de leo, o gesso no gruda nela. Ela vai se soltar facil da camada de gesso da frma, deixando o modelo preso na cama de no gesso. Agora voc vai ter o boneco enterrado no bloco de gesso. Com pedaos de radiografia voc aplica ao redor do boneco, no maximo de reas possveis. Voc vai colocar desmoldante na proxima etapa, mas as radiografias funcionam bem como uma espcie de barreira desmoldante fsica entre as camadas de gesso. Facilita muito. Com pedaos de madeira ou at mesmo radiografias velhas, voc vai construir uma espcie de caixa ao redor da sua frma (por isso eu sempre recomendo fazer a forma quadrada) E use fita crepe de banda larga para fortalecer os cantos e prevenir vazamentos. A base que se liga na mesa deve ser isolada com massinha para prevenir vazamentos. Aplique uma nova camada de desmoldante (vaselina em pasta) na frma e no boneco. Repita aqueles passos de criao da forma, usando gesso pedra (sempre gesso pedra) e ataduras cirrgicas para fortalecer a forma. Ento despeje o creme fazendo o bloco bem liso em cima e nivelado. importante nivelar, pq se vc no faz isso, corre o risco do material escorrer de l de dentro mais na frente. Depois que endureceu, voc vai separar as frmas. Se o desmoldante funcionou legal, elas vo se separar relativamente fcil.

Retire seu boneco (a matriz) de l usando instrumentais de dentista. Esta etapa a mais dificil. Muitas vezes a gente quebra o gesso sem querer e a tem que fazer tudo de novo. E por isso que bonecos de stop motion deste tipo tem poucos detalhes. Pra ser facil de retirar. Vc retira o boneco, e limpa bem a forma tirando todo o resto de massa que eventualmente ficar ali. Nesta etapa, voc vai ter que usar uma goiva para escavar seu molde de gesso. Coloque uma entrada de material cortando no gesso um funilzinho que liga nos ps do boneco. E repita isso fazendo uns funis menores em cada dedo, e um bem mais grosso na cabea. Isso a sada de ar. Quando voc aplica o material na frma, ele tem que empurrar o ar. Se no tiver a saida de ar, a forma estoura, ou d bolhas no boneco. Em geral se usa este tipo de funil se voc for aplicar a espuma de latex com pistola. D at pra fazer em casa sua prpria pistola de aplicar espuma de ltex usando uns pedaos de cano, uma borracha de roda de carrinho, dois parafusos e uma porca.

Neste caso, no iremos injetar a espuma de latex no molde fechado. Vamos nos aproveutar do fato de que a espuma de latex tem uma consistencia densa o suficiente que nos permite us-la com a forma aberta. Voltando a forma, nessa hora voc j fez a forma e est prestes a criar o esqueleto do seu boneco, seguindo seu planejamento na epata do projeto.

ETAPA 3- O esqueleto e a mistura da espuma de ltex


Feito isso, voc tem duas opes. Ou faz um esqueleto de arame, ou de ball joint. (juntas articulares metlicas homocinticas) At a pouco tempo, no havia esqueleto de ball joint no Brasil. Mas agora j tem. Mas vamos supor que voc faa o esqueleto de arame por conteno de custos. Construa seu esqueleto com um arame de boa qualidade e que seja resistente a quebra. importante que voc tenha ele tranado, porque reduz o risco de inutilizao do boneco caso haja quebra. Com epoxi, voc vai fazer limitadores de juntas. Isso , recubra de epoxi tudo que deveria ser rigido no boneco. Isso vai prevenir que voc dobre o brao do boneco em lugares diferentes. No precisa colocar muito epoxi. S o suficiente para gerar uma resistncia no arame e ele no se dobrar onde no mundo real deveria ter um osso. Depois disso, recobra o boneco todo com fita crepe.

importante fazer isso para prevenir a oxidao do arame, mas tambm para permitir que o arame oferea maior aderncia espuma de ltex. Isso tambm ajuda a prevenir que o arame eventualmente danifique a pele de espuma de ltex. Sob os ps do boneco voc vai colocar um bloco de epoxi onde estar uma porca ligada a um parafuso comprido sem cabea. Este parafuso que vai se prender sob os ps do seu boneco e o palco.

Nele voc vai colocar uma borboleta de fixao, permitido facilmente penetrar a base de madeira do o palco e trav-lo no lugar mesmo em situao de equilbrio precrio. Por isso, a porca deve ser colocada na estrutura de epoxi do p j com o parafuso nela.

Quando seu esqueleto estiver pronto, vem a parte legal. Fazer a espuma de ltex. A espuma de ltex criada atravs da mistura de alguns componentes qumicos. Em geral so trs ou quatro componentes a se misturar em propores especficas de acordo com as instrues do fornecedor. A FX Arte est lanando uma linha de espuma de ltex de 5 componentes que super legal para fazer isso. um material relativamente barato e que rende bem. Fcil de usar e adaptado a realidade nacional (temperatura do clima e forno caseiro) sem falar nas instrues em portugus, que so uma boa ajuda.

Use a sua batedeira para misturar e quando chegar na consistencia correta, aplique com uma colher no interior do seu molde.

Faa isso em cada uma das metades. Agora pegue com cuidado seu esqueleto de lentamente afunde-o no meio da forma coberta com a espuma de latex. Com uma esptula recubra os dedos e detalhes pequenos. Agora pegue a outra metade da forma e aplique sobre sua contra-prte.

Aperte bem. Voc vai ver que isso vai provocar um vazamento de espuma de latex nas sadas de ar que voc fez sob os ps e na cabea. normal que isso ocorra. Esse excesso voc vai tirar depois. Com um elstico de confeco, borracha cirrgica ou algo assim, voc vai amarrar bem a frma. Ela tem que ser super apertda, para encaixar CERTINHO. Mas no a ponto de quebrar a frma. Coloque o bloco e gesso com espuma de ltex e o esqueleto dentro numa travessa metlica da loja de 1,99 e leve ao forno pelo tempo determinado pelo fabricante da espuma de latex que voc for usar. Assim, a espuma de latex vai curar. Desligue o forno, retire com cuidado a forma l de dentro e deixe esfriar. esfriou, abra a a forma com cuidado. Seu boneco vai ter agora um belo corpo de borracha super-mega-hiper macia. Retire ele da forma e com uma tesourinha de unhas, recorte os excessos, apare as rebarbas.

ETAPA 5- Acabamento

Com um pouco de ltex lquido, voc vai aplicar com pincel diluindo em gua uma quantidade de latex para fazer eventuais reparos onde deu bolhas de ar. O ltex tambm ajuda a dar uma selada na espuma de ltex. Eu prefiro tingir o ltex de preto nesta etapa e colocar uma base preta na pea toda pra s depois pintar ele. A pintura feita usando corantes para ltex ( pode ser tambm tinta ltex de parede) misturados ao ltex lquido.

Depois s dar o acabamento, que pode ser cabelo, tecido, detalhes como armas e outros itens que voc faz com super sculpey ou epoxi. Basicamente isso.

Leia mais: http://www.mundogump.com.br/como-fazer-um-boneco-de-stop-motionprofissional/#ixzz16jFTOU5W Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Verso Digital

Bssigo Ricco
www.bissigoricco.blogspot.com 4shared

You might also like