You are on page 1of 20

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA

CONCURSO PBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE MATO GROSSO

1
1. Prova Objetiva
INSTRUES
VOC LEIA
RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO

100

QUESTES OBJETIVAS.

CUIDADOSAMENTE AS QUESTES E ESCOLHA A RESPOSTA QUE VOC CONSIDERA CORRETA. A TODAS AS QUESTES.

RESPONDA ASSINALE

NA FOLHA DE RESPOSTAS, COM CANETA DE TINTA AZUL OU PRETA, A ALTERNATIVA QUE JULGAR CERTA.

EM LUGAR NO INDICADO PARA TAL FINALIDADE, SOB PENA DE ANULAO DA PROVA OBJETIVA E CONSEQUENTE ELIMINAO DO CONCURSO. DURAO DA PROVA DE

VEDADO AO CANDIDATO ASSINAR A PROVA, ESCREVER SEU NOME, NMERO DE INSCRIO OU APOR QUALQUER SINAL QUE POSSA IDENTIFIC-LO,

HORAS.

OBRIGATRIA A PERMANNCIA DO CANDIDATO NO LOCAL POR, NO MNIMO,

HORA, A CONTAR DO INCIO DA REALIZAO DA PROVA.

O CANDIDATO SOMENTE PODER SE RETIRAR DO LOCAL DE REALIZAO DA PROVA, LEVANDO O CADERNO DE PROVA, NO DECURSO DOS LTIMOS 30 MINUTOS ANTERIORES AO HORRIO DETERMINADO PARA O TRMINO DA PROVA.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

29.11.2009

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO I

DIREITO CIVIL
01. Os pais de Daniel viveram desde 4 de dezembro de 2000 em uma casa de 75 m2 no centro da cidade, exercendo posse como se donos fossem do imvel, pois no possuam outro imvel, no entanto, faleceram em um trgico acidente ocorrido em 11 de agosto de 2008. Ficando o imvel fechado e vazio por trs meses, Ana, que possua escritura de propriedade do imvel, inscrita no Registro Pblico, retomou o imvel e l se encontra residindo h seis meses. Daniel, no se conformando com a situao, ingressou com ao objetivando reaver o imvel. Diante desse fato, correto o que se afirma em: (A) como Daniel no exercia posse sobre o imvel, o falecimento de seus pais no lhe garante nenhum direito sobre este, por no ter somado suas posses. (B) Daniel somente poderia ter algum direito sobre o imvel, se seus pais tivessem requerido a aquisio de propriedade do imvel por ao de usucuapio. (C) o falecimento dos pais de Daniel interromperam a posse com animus domini, impossibilitando a aquisio da propriedade por usucapio. (D) Daniel adquiriu o imvel por sucesso causa mortis, razo pela qual poder intentar a retomada do imvel por via judicial em face de Ana. (E) Ana proprietria do imvel por ter ttulo pblico inscrito e retornando sua posse, no se discute eventual direito de terceiros. 02. Joo, pretendendo vender seu carro, outorga procurao, por instrumento pblico, a Carlos, para faz-lo em seu lugar. Carlos, como mandatrio, substabelece os poderes recebidos por instrumento particular a sua irm, que por sua vez vende o carro a seu pai, por meio de contrato em que houve a declarao de sua quitao do preo, porm Joo nada recebeu, ficando evidente que no houve nenhum pagamento. Diante dos fatos apresentados, correto dizer que (A) o instrumento de substabelecimento de mandato no tem validade, visto que outorgado o mandato por instrumento pblico, esta deveria ter sido a forma do substabelecimento, sendo a venda invlida. (B) a declarao de quitao do contrato assinado presume-se verdadeira em relao aos signatrios, desse modo, Joo no poder cobrar o valor da transao. (C) a declarao de quitao, por ser enunciativa, no exime Carlos de comprovar sua veracidade, desse modo, dever prestar contas do mandato a Joo. (D) a declarao de quitao, por ser dispositiva, exime a prova do pagamento, visto que as declaraes constantes do documento so verdadeiras em relao s partes. (E) os efeitos do negcio, transferncia da propriedade, em relao a terceiros de boa-f, como o caso do pai de Carlos, s se opera com a transferncia do documento do veculo.
TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

03. Em relao prescrio da ao de reparao de danos cometidos por agente pblico em 15 de abril de 2001, aponte a alternativa correta, no que diz respeito ao posicionamento do Superior Tribunal de Justia. (A) O entendimento minoritrio de que o prazo prescricional de trs anos relativo pretenso de reparao civil Art. 206, 3., V, do Cdigo Civil de 2002 prevalece sobre o quinqunio, em face do servidor. (B) O entendimento daquela Corte no sentido de que de cinco anos o prazo prescricional da ao de indenizao, e de qualquer outra natureza, proposta em face do servidor, nos termos do Art. 1. do Decreto n. 20.910/32. (C) Considerando que o evento danoso ocorreu durante a vigncia do Cdigo Civil de 1916, no se aplica o prazo prescricional do Cdigo Civil de 2002, prevalecendo a prescrio vintenria, pois trata-se de favorecer o administrado. (D) A Corte no pacificou seu entendimento, havendo decises no sentido de que ora podem ser aplicados os prazos estabelecidos no Cdigo Civil, ora a prescrio quinquenal especial, para o servidor. (E) A pretenso da reparao civil mantm-se submetida ao prazo prescricional de cinco anos, que prprio para as aes condenatrias intentadas em face da Fazenda Pblica, aplicando-se o Cdigo Civil em face do servidor.

04. Observe as assertivas a seguir. I. Em ao de indenizao, procedente o pedido, necessria a constituio de capital ou cauo fidejussria para a garantia de pagamento de penso, independentemente da situao financeira do demandado. II. No lcita a cumulao das indenizaes de dano esttico e dano moral, visto que se confundem. III. A correo monetria do valor da indenizao do dano moral incide desde a data do arbitramento. IV. Na ao de indenizao por dano moral, a condenao em montante inferior ao postulado na inicial no implica sucumbncia recproca. V. O valor do seguro obrigatrio no deve ser deduzido da indenizao judicialmente fixada. Est correto apenas o que se afirma em (A) I e II. (B) III e V. (C) I, III e IV. (D) II, IV e V. (E) I, II e IV.

www.pciconcursos.com.br

05. Em separao judicial consensual, Otvio obrigou-se a pagar 12 salrios mnimos de penso alimentcia a cada um dos dois filhos, acrescida de 13. salrio. Um ano aps a separao, constituiu uma nova unio, nascendo desta mais um filho, ocasio em que tambm pediu demisso da empresa em que trabalhava como diretor comercial, para abrir seu prprio negcio. Considerando apenas que o nascimento de mais um filho e a nova unio aumentaram suas despesas, Otvio ingressou com ao para rever o valor das penses, pretendendo pagar 4 salrios mnimos para cada um. Diante desse fato, aponte a alternativa correta. (A) O simples fato de constituir nova famlia, resultando ou no em nascimento de filho, no importa no decrscimo da penso alimentcia prestada a filhos havidos da unio anterior, notadamente se a situao econmica do devedor permanece inalterada. (B) A constituio de nova famlia e o nascimento de um outro filho importam no decrscimo da penso alimentcia prestada a filhos havidos da unio anterior, visto que motivo suficiente para demonstrar uma inverso da situao econmica do devedor. (C) Para eventual reviso do valor da penso no caso em tela, no importa verificar a necessidade dos alimentandos, tampouco a situao econmica da genitora, visto que esses fatos foram considerados por ocasio da separao judicial. (D) Os alimentos no podem ser fixados em salrio mnimo, razo pela qual caber sua reviso para adequ-lo a uma porcentagem da renda do alimentante, ainda que mensalmente varivel, verificada pelos meios contbeis ordinrios. (E) Os alimentos devem ser fixados de acordo com a possibilidade momentnea do devedor, sendo possvel revlos a qualquer momento, no se considerando, na sua fixao, a condio social dos alimentados, mas apenas as necessidades bsicas.

06. Diva viveu maritalmente com Roberto entre agosto de 1991 e maro de 1993, ocasio em que compraram juntos uma casa situada na rua Aurora. Aps um perodo de separao, houve uma reconciliao e, visando formalizar a unio, Diva e Roberto contraram matrimnio no dia 17 de janeiro de 1995, firmando pacto antenupcial para a adoo do regime de separao de bens. Durante o casamento, venderam a casa da rua Aurora e com o dinheiro, Roberto adquiriu em seu nome a propriedade de uma casa situada na rua Consolao. Ocorre que Roberto hipotecou esse imvel, sem outorga de Diva, em razo de seu regime de bens. Diante desses fatos, assinale a alternativa correta. (A) A Diva pertence a metade ideal do imvel hipotecado, uma vez que foi adquirido por fruto da constncia da unio estvel, o que dever ser declarado em juzo. (B) Roberto pode hipotecar o imvel, visto que casado pelo regime de separao convencional de bens, no sendo possvel opor-se Diva, resguardando-se direito de terceiros. (C) A outorga uxria para a hipoteca no seria necessria se o regime de separao fosse o obrigatrio, visto que afasta eventual comunho dos aquestos. (D) Diva no deve anuir com a hipoteca, uma vez que o bem no lhe pertence, mas apenas a Roberto, pois no houve comunho dos bens adquiridos na constncia do casamento. (E) Independentemente do regime de bens, a outorga uxria sempre necessria para gravar de nus real o bem, ainda que este seja o de separao legal ou convencional de bens.

07. Em relao ao direito sucessrio, indique a alternativa correta. (A) A ordem de vocao hereditria, aps a vigncia do Cdigo Civil de 2002, por ele fica regida, independentemente do tempo do falecimento, excetuando-se a falta de colaterais. (B) As clusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e de incomunicabilidade, sobre os bens da legtima, no exigem formalizao de justa causa, se o testamento anterior vigncia do Cdigo Civil de 2002, independentemente da data da abertura da sucesso. (C) Para excluir da sucesso os herdeiros colaterais, o testador deve dispor expressamente sua manifestao de ltima vontade, caso contrrio, aberta a sucesso, seguir a linha sucessria. (D) O herdeiro necessrio, a quem o testador deixar a sua parte disponvel, ou algum legado, perder o direito legitima, exceto se o testador outra situao deixar formalizada. (E) A dispensa de colao, ou seja, o modo de igualar as legtimas dos descendentes e do cnjuge, pode ser outorgada pelo doador em testamento, ou no prprio ttulo de liberalidade.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

08. Joo doou para sua filha Clia cotas de estabelecimento comercial, permanecendo como seu usufruturio. Joo percebe rendimentos dessas cotas e deseja transferir parte do usufruto pessoa jurdica constituda por seu irmo Marcelo. Nesse caso, (A) no possvel a transferncia do usufruto em parte, mas apenas em sua totalidade. (B) no possvel a transferncia do usufruto para pessoa jurdica, ainda que regularmente constituda. (C) possvel a transferncia por cesso de parte do usufruto para pessoa jurdica a ttulo gratuito. (D) possvel a transferncia por alienao de parte do usufruto apenas para pessoa fsica. (E) possvel a transferncia por alienao a ttulo oneroso para pessoa fsica ou jurdica.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL


10. O princpio dispositivo (A) restringe a rea de cognio do juiz ao quanto alegado e provado pelas partes e essa restrio diz respeito no s matria de fato, mas tambm de direito. (B) vem ganhando mais rigor diante do fenmeno da colocao publicista do processo, engessando a margem de manobra do julgador em prol de uma perspectiva imparcial. (C) em sentido material diz respeito possibilidade de a parte dispor do direito tutelado e, em sentido formal, refere-se possibilidade de a parte dispor das faculdades, direitos ou poderes processuais. (D) se confunde, na doutrina contempornea, com o princpio da disponibilidade processual, ou seja, com a configurao do poder atribudo ao indivduo de apresentar ou no, em juzo, uma determinada pretenso. (E) atribui ao julgador o poder de dispor livremente sobre as matrias a serem alegadas e provadas em busca da verdade real nos autos. 11. Sobre a jurisdio e seus predicados, assinale a assertiva correta. (A) A possibilidade do nomeado autoria vir a recusar essa qualidade no processo no chega a constituir uma exceo caracterstica da inevitabilidade da jurisdio. (B) Nos juizados especiais cveis, o rbitro tem autorizao legal para julgar por equidade, dispensada a autorizao das partes. (C) O Cdigo de Processo Civil brasileiro, seguindo a orientao do direito moderno, no prev hiptese de exigncia da identidade fsica do juiz. (D) A Jurisdio como funo do Estado destinada soluo imperativa de conflitos e exercida mediante a atuao da vontade do julgador em casos concretos. (E) O carter da substitutividade tem a ver com a substituio de pessoas e no de atividades. Por isso, quando um dos sujeitos litigantes o prprio Estado, no estar presente tal carter, pois o juiz representa o prprio Estado. 12. Constituem exemplos de aes em que ambos os cnjuges devem necessariamente ser citados as de (A) direitos reais mobilirios e direito de superfcie. (B) arrendamento e uso de imvel. (C) locao de bens imveis e servido predial. (D) comodato de bens imveis e depsito. (E) composse e habitao.

09. Editora lana livro narrando a biografia de cantor famoso, j falecido. Na obra, h meno a fatos desonrosos referentes ao cantor. Seus filhos, sem pretenderem impedir a veiculao do livro, por ofender a honra e imagem do pai, requerem indenizao por danos. Em razo do exposto, indique a alternativa correta. (A) Os filhos no podem ingressar com ao com esse objetivo, pois os direitos da personalidade guardam como principal caracterstica a sua intransmissibilidade. (B) Os filhos pleiteiam tutela por direito prprio, pois a imagem, o nome e os feitos do biografado projetaram efeitos patrimoniais para alm de sua morte, que se incorporaram ao patrimnio dos filhos. (C) O exerccio da livre manifestao do pensamento, da expresso intelectual e da profisso autorizam a biografia de pessoas famosas, visto que sua vida pblica. (D) No sendo o caso de inteno difamatria, mas apenas o relato da vida, o nome da pessoa pode ser empregado por publicaes impressas, mesmo que acabe atingindo sua honra. (E) A vida privada da pessoa natural inviolvel, e os filhos somente podero pleitear as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

13. Em tema de resposta no processo civil, (A) quando o ru prope reconveno, o autor deve ser pessoalmente citado para contest-la, sob pena de nulidade. (B) lcito ao ru formular pedido em seu favor no Juizado Especial Estadual, desde que fundado no mesmo direito objeto da controvrsia. (C) admite-se a resposta escrita ou oral no rito dos Juizados Especiais Estaduais, o mesmo no se podendo afirmar em relao aos ritos ordinrio e sumrio, os quais apenas admitem resposta escrita. (D) a existncia de qualquer causa que extinga a ao principal obsta o prosseguimento da reconveno. (E) certo que mesmo no contestada a ao, caso o ru seja revel, ao autor no dado alterar livremente o pedido ou a causa de pedir sem a renovao da citao do demandado. 14. O juiz de determinada comarca omitiu-se, sem justo motivo, a respeito de uma providncia que deveria ter ordenado a requerimento da parte. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, ficar caracterizada a aludida falta e assegurada eventual responsabilidade do magistrado por perdas e danos, se a parte prejudicada pela omisso (A) requerer ao juiz, por intermdio do escrivo, que determine a providncia preterida e mesmo assim decorrer o prazo de 10 (dez) dias sem o atendimento. (B) requerer ao Conselho Nacional de Justia que notifique o juzo a adotar as providncias cabveis, concernente ao pedido preterido. (C) formular pedido de reclamao perante a Corregedoria Geral de Justia do tribunal a que se vincula o juiz, solicitando a providncia jurisdicional, sem que haja soluo dentro de 15 (quinze) dias. (D) dirigir requerimento formal ao Presidente do respectivo tribunal e este, a despeito de assinar prazo de 05 (cinco) dias ao juzo faltante, no lograr xito na resoluo do impasse. (E) protocolar petio diretamente ao magistrado, assinandolhe prazo que repute necessrio para a providncia requerida, restando, para o caso de no atendimento, uma notificao peremptria com prazo de 48 horas. 15. O Juiz Gaio, ao apreciar prova trazida pelo autor, percebeu que esta prejudicava o prprio demandante. Mesmo assim, utilizou-se da prova e julgou a ao improcedente, dobrandose verdade real que dela emanava. Agindo assim, possvel dizer que o citado julgador valeu-se do princpio da (A) instrumentalizao das provas. (B) aquisio processual. (C) confuso processual das provas. (D) inerncia probatria. (E) coeso processual.

16. Leia as proposies sobre o cumprimento de sentena. I. O devedor condenado ao pagamento de quantia certa deve efetu-lo no prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de multa de 10% sobre o montante da condenao. Para a fluncia desse prazo, prev expressamente o CPC a necessidade de intimao pessoal do devedor. II. A rejeio liminar medida que se impe ao devedor que alega em sua impugnao o excesso de execuo, sem declarar o valor que entende correto. III. A cauo para os casos de levantamento de depsito em dinheiro poder ser dispensada nos casos de execuo provisria em que penda recurso extraordinrio junto ao STF ou especial junto ao STJ. IV. Tambm esto dispensadas de cauo as execues que versem sobre crditos de natureza alimentar, independentemente dos valores envolvidos, at porque tais verbas so irrepetveis. Est correto o contido em (A) II, apenas. (B) IV, apenas. (C) II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

17. Sobre a matria de inventrio e partilha, assinale a proposio correta. (A) O Cdigo de Processo Civil prev expressamente o inventrio negativo, para os casos em que os herdeiros e o cnjuge necessitem de uma declarao judicial de que o de cujus no deixou bens. (B) A obrigatoriedade de se proceder ao inventrio judicial decorre de estarem presentes cumulativamente dois fatores: o testamento do de cujus, mais a figura do interessado incapaz. (C) Existe, ainda, a possibilidade de se fazer o inventrio e a partilha por escritura pblica quando todos os interessados forem capazes e concordes, constituindo ttulo hbil para os atos da vida civil, exceto para o registro imobilirio, cujo ato depender da outorga judicial. (D) Alguns bens no necessitam ser inventariados, tais como os saldos das contas de caderneta de poupana e fundos de investimento at certo valor, bem assim os saldos das contas individuais do FGTS e do Fundo de Participao PIS-PASEP, sendo competente para o respectivo alvar judicial a Justia Estadual. (E) O inventrio e a partilha devero ser requeridos dentro de um prazo mximo de 30 dias a contar da abertura da sucesso, sob pena de imposio de multa sobre o imposto a recolher.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

18. Tcio beneficirio da gratuidade de justia, nos termos da Lei n. 1.060/50. Tendo sido condenado a pagar determinada quantia ao autor e estando o processo a iniciar sua fase de cumprimento de sentena, Tcio invocou o princpio da dignidade da pessoa humana (CF, Art. 1., III) e postulou fosse suspenso o feito diante da hipossuficincia declarada. Nesse caso, pode-se afirmar que a (A) falta de condies econmicas para arcar com os custos processuais faz presumir a insolvabilidade do ru, devendo ficar arquivado o processo at que o credor indique bens suficientes satisfao da obrigao. (B) Lei de Assistncia Judiciria no permite a suspenso do cumprimento da sentena quanto aos valores da condenao, todavia quanto s custas e honorrios de sucumbncia a ao pode ser suspensa por cinco anos, findos os quais, o dbito ser inscrito na dvida ativa do Estado. (C) Lei de Assistncia Judiciria no permite a suspenso do cumprimento da sentena quanto aos valores da condenao, todavia quanto s custas e honorrios de sucumbncia a ao pode ser suspensa por cinco anos, findos os quais, o dbito ser considerado prescrito. (D) Lei de Assistncia Judiciria no permite a suspenso do cumprimento da sentena quanto aos valores da condenao, todavia quanto s custas e honorrios de sucumbncia a ao deve ser suspensa pelo mesmo prazo de prescrio de que trata o direito tutelado, findo o qual, a dvida ser considerada prescrita. (E) Lei de Assistncia Judiciria permite a suspenso do cumprimento da sentena quanto aos valores da condenao, todavia quanto s custas e honorrios de sucumbncia a ao pode ser arquivada por cinco anos, findos os quais, o dbito ser considerado prescrito.

20. No que pertine ao rol exemplificativo dos instrumentos utilizados pelo poder pblico para a execuo da Poltica Nacional das Relaes de Consumo, encontra-se, na Lei n. 8.078/90, (A) instituio de assistncia jurdica para a Defesa do Consumidor, no mbito do Ministrio Pblico, integral e gratuita para o consumidor carente. (B) racionalizao e melhoria dos servios pblicos essenciais. (C) criao de Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a soluo de litgios de consumo. (D) regulamentao do funcionamento dos bancos de cadastro de consumidores inadimplentes. (E) instituio e desenvolvimento das Associaes de Defesa do Consumidor. 21. Quanto cobrana de dvidas, garantia consignada no Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor (A) a meno do nome, o endereo e o nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica do fornecedor do produto ou servio correspondente, em todos os documentos de cobrana de dbitos apresentados ao consumidor. (B) a repetio do indbito, por valor igual ao dobro do que fora cobrado indevidamente. (C) a impossibilidade de arguio pelo fornecedor de hiptese de engano justificvel na cobrana de quantia indevida. (D) o envio por meio postal ou eletrnico, s expensas do fornecedor, de quitao de todas as parcelas recebidas por via de boleto bancrio. (E) a proibio de submeter consumidor inadimplente a qualquer tipo de cobrana, constrangimento ou ameaa. 22. Assinale a alnea correta, no que pertine s prticas comerciais regulamentadas pela Lei n. 8.078/90. (A) Publicidade enganosa aquela que induz o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa sua sade ou segurana. (B) Os produtos refrigerados devem possuir informaes sobre as caractersticas, qualidades, quantidade, composio, preo, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam sade e segurana dos consumidores, gravadas de forma indelvel. (C) Aquele que comercializa deve assegurar a oferta de componentes e peas de reposio enquanto no cessar a fabricao ou importao do produto. (D) A publicidade de bens e servios por telefone, quando a chamada for onerosa ao consumidor que a origina, permitida desde que informada ao mesmo. (E) A lei prev abusividade publicitria por omisso.

DIREITO DO CONSUMIDOR
19. Sobre a inverso do nus probatrio, correto afirmar que (A) garantia consumerista no processo cvel desde que demonstrados os elementos bsicos que caracterizem uma relao jurdica de consumo. (B) obrigatria no curso da ao indenizatria por fato do produto ou do servio. (C) pode ser negada caso o consumidor no comprove sua vulnerabilidade e o fumus boni juris do caso. (D) tem sua concesso adstrita demonstrao de hipossuficincia ou verossimilhana das alegaes do consumidor, segundo as regras ordinrias de experincia. (E) deve ser arguida em matria de preliminar, no processo cvel, quando preenchidos os pressupostos para sua concesso.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

23. Analise as assertivas sobre o tema clusulas abusivas. I. abusiva a clusula que limite indenizao nas relaes de consumo firmadas entre o fornecedor e o consumidor pessoa jurdica, mesmo que em situaes justificveis. II. Presume-se exagerada, entre outros casos, a vontade que ofende os princpios fundamentais do sistema jurdico a que pertence. III. A nulidade de uma clusula contratual abusiva no invalida o contrato, exceto quando de sua ausncia, apesar dos esforos de integrao, decorrer nus excessivo a qualquer das partes. Assinale a alternativa correta. (A) Os itens I e III esto incorretos. (B) Somente o item II contempla uma idia falsa. (C) Apenas os itens II e III esto corretos. (D) Todas as afirmaes so verdadeiras. (E) Todas as afirmaes so falsas.

25. Nas aes coletivas de que trata o Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor a sentena far coisa julgada (A) erga omnes, apenas no caso de procedncia do pedido, para beneficiar todas as vtimas e seus sucessores no caso de interesses ou direitos individuais homogneos. (B) ultra partes, mas limitadamente ao grupo, categoria ou classe, salvo improcedncia por insuficincia de provas, quando se tratar da hiptese que exprima interesses ou direitos difusos. (C) erga omnes, exceto se o pedido for julgado improcedente por insuficincia de provas, hiptese em que qualquer legitimado poder intentar outra ao, com idntico fundamento, valendo-se de nova prova, na hiptese de interesses ou direitos coletivos. (D) intra partes, em hipteses que versem sobre direitos individuais difusos. (E) ultra partes, excepcionalmente quando grupo, categoria ou classe que no haja intervindo no curso do processo, intentar ao concorrente com mesmo objeto e diversidade do pedido que trate de interesse coletivo e homogneo.

24. Analise as afirmaes sobre as aes coletivas para a defesa de interesses individuais homogneos. I. As entidades e rgos da Administrao Pblica, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurdica, especificamente destinados defesa dos interesses e direitos protegidos pelo Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor podero propor, em nome prprio e no interesse das vtimas ou seus sucessores, ao civil coletiva de responsabilidade pelos danos individualmente sofridos. II. O Ministrio Pblico, se no ajuizar a ao, atuar sempre como fiscal da lei. III. Em caso de procedncia do pedido, a condenao ser genrica, fixando a responsabilidade do ru pelos danos causados. Assinale a alternativa correta. (A) Os itens I e III esto incorretos. (B) Somente o item II contempla uma idia falsa. (C) Apenas os itens II e III esto corretos. (D) Todas as afirmaes so verdadeiras. (E) Todas as afirmaes so falsas.

26. Sobre o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, correto afirmar que (A) possui representao de entidades de defesa do consumidor, como tambm associaes de fornecedores. (B) para consecuo de seus objetivos, o Departamento Nacional de Defesa do Consumidor poder contratar entidades privadas com notria representatividade e contribuio social em questes consumeristas. (C) integram os seus quadros, de forma supletiva, os conselhos estaduais e municipais de defesa do consumidor. (D) tem como atribuio o gerenciamento do fundo para recolhimento das indenizaes por danos causados aos consumidores, juntamente com representantes da sociedade civil. (E) a sua coordenao poltica exercida pelo Departamento Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional de Direito Econmico, ou rgo federal que venha substitu-lo.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

27. Sobre conveno coletiva de consumo, pode-se afirmar que (A) torna-se obrigatria aps ratificao do poder pblico e publicao em jornal de grande circulao. (B) versa sobre relaes de consumo que tenham por objeto estabelecer condies relativas ao preo, qualidade, quantidade, garantia e caractersticas de produtos e servios. (C) se exime do cumprimento da conveno o fornecedor que se desliga da entidade em data posterior ratificao do instrumento pelo poder pblico. (D) as composies de conflitos de consumo no se incluem nas convenes coletivas e devem ficar adstritas em diretivas a serem baixadas pelos rgos que compem o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. (E) os sindicatos de categoria econmica podem regular apenas matria atrelada a fomento, manuteno, desequilbrio financeiro e concorrncia desleal que afeta seus filiados.

29. Considere as premissas a seguir elencadas. I. O abrigo para menores medida provisria e excepcional, utilizvel como forma de transio para colocao em famlia substituta, no implicando privao de liberdade. II. Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contraveno penal. III. Em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poder determinar, se for o caso, que o adolescente restitua a coisa, promova o ressarcimento do dano ou, por outra forma, compense o prejuzo da vtima. IV. A prestao de servios comunidade consiste na realizao de tarefas gratuitas de interesse geral, por perodo no excedente a 06 meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congneres, salvo a participao em programas governamentais. Assinale a alternativa correta. (A) Os itens I e III esto incorretos. (B) Somente o item IV contempla uma ideia falsa.

DIREITO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE 28. Analise as premissas a seguir elencadas. I. Os pais ou responsvel tm a obrigao de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. II. dever do Estado assegurar a oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do adolescente trabalhador. III. Os dirigentes de estabelecimento de ensino individual tm a incumbncia de comunicar ao conselho tutelar casos de reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar de crianas e adolescentes nas hipteses em que se esgotaram os recursos escolares. Assinale a alternativa correta. (A) Somente o item III est incorreto. (B) Apenas os itens II e III esto incorretos. (C) Todas as afirmaes so falsas. (D) Todas as afirmaes so verdadeiras. (E) Somente os itens I e III contemplam ideias falsas.

(C) Apenas os itens II e III esto corretos. (D) Todas as afirmaes so verdadeiras. (E) Os itens I e III e IV contemplam ideias verdadeiras.

30. medida aplicvel aos pais ou responsvel expressamente prevista pela Lei n. 8.069/90 (A) prestao de servios comunidade. (B) multa. (C) realizao de matrcula na rede pblica de ensino com obrigao de comparecer a todas as reunies escolares. (D) interdio para a prtica dos atos da vida civil. (E) encaminhamento a tratamento psicolgico ou psiquitrico.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

31. Leia as afirmaes acerca do tema Conselho Tutelar. I. Conselho Tutelar rgo autnomo, permanente, que exerce atividade jurisdicional supletiva, encarregado pela lei de zelar pelo cumprimento dos direitos infanto-juvenis definidos no Estatuto da Criana e do Adolescente. II. O Estatuto da Criana e do Adolescente no faz exigncia mnima de escolaridade queles que desejam se candidatar ao exerccio do mandato de conselheiro tutelar de determinada localidade, apenas menciona que o candidato deve possuir 21 anos, reconhecida idoneidade moral e residir naquele municpio. III. O exerccio efetivo da funo de conselheiro constituir servio pblico relevante, estabelecer presuno de idoneidade moral e assegurar priso especial, em caso de crime comum, at o julgamento definitivo. IV. Constar da lei oramentria municipal previso dos recursos necessrios ao funcionamento do Conselho Tutelar. Assinale a alternativa correta. (A) Somente o item I est incorreto. (B) Apenas os itens I e III esto incorretos. (C) Todas as afirmaes so falsas. (D) Todas as afirmaes so verdadeiras. (E) Somente os itens I e III e IV contemplam ideias falsas.

33. No que pertine s aes cveis fundadas em interesses difusos ou coletivos envolvendo questes infanto-juvenis, pode-se afirmar que (A) se admite, apenas em caso de violao de garantias constitucionais, litisconsrcio facultativo entre Ministrios Pblicos da Unio e dos Estados na defesa dos interesses fundamentais da criana e do adolescente. (B) em caso de desistncia ou abandono da ao por Associao legitimada, cabe ao Ministrio Pblico o dever exclusivo e subsidirio de assumir a titularidade ativa da demanda. (C) se aplicam subsidiariamente as normas do Cdigo de Processo Civil, admitindo-se todas as espcies de aes pertinentes para a defesa dos direitos e interesses protegidos pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, da Constituio Federal e da lei em geral. (D) se consideram legitimados concorrentemente o Ministrio Pblico, a Unio, os Estados, os Municpios, o Distrito Federal e os Territrios, as Associaes legalmente constitudas h pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos pela Lei n. 8.069/90. (E) se criou a legitimao extraordinria da Defensoria Pblica dos Estados, sem a necessidade de participao do Ministrio Pblico, em hipteses especficas delineadas no Estatuto da Criana e do Adolescente.

32. Assinale a premissa verdadeira. (A) O prazo mximo e improrrogvel para a concluso do procedimento de representao, remisso ou pedido de arquivamento, estando o adolescente internado provisoriamente, ser de 30 dias. (B) A representao de adolescente ofertada pelo Ministrio Pblico depende de prova pr-constituda da autoria e materialidade. (C) A ausncia do defensor do adolescente determinar o adiamento de qualquer ato do processo. (D) A falta de interveno do Ministrio Pblico poder gerar nulidade do feito desde que no ratificada posteriormente em benefcio da criana e do adolescente. (E) A remisso ofertada pelo Ministrio Pblico no obriga a autoridade judiciria discordante sua homologao imediata, a qual dever fazer remessa dos autos ao Procurador-Geral da Justia, mediante despacho fundamentado, para que este oferea representao, designe outro membro do Ministrio Pblico para apresent-la, ou ratifique o arquivamento ou a remisso; s ento estar a autoridade judiciria obrigada a homolog-la. 34. Quanto entrada e permanncia de criana e adolescente em certos locais, o Estatuto da Criana e do Adolescente preconiza que (A) para o ingresso de menores em boates e congneres, mesmo na companhia dos pais, necessrio requerer autorizao judicial prvia fundamentada. (B) competncia da autoridade judiciria disciplinar suas hipteses, devendo as decises ser fundamentadas, caso a caso, proibidas as determinaes de carter geral. (C) os conselhos municipais de direitos da criana e do adolescente, mediante resolues, podem regulamentar restries de acesso a estdios cinematogrficos, de teatro, rdio e televiso, cuja eficcia do ato fica adstrita ratificao pela autoridade judiciria competente. (D) compete ao Ministrio Pblico e autoridade judiciria em carter supletivo disciplinar os critrios para a sua implementao. (E) vedado aos estabelecimentos que explorem comercialmente diverses eletrnicas, o acesso de crianas ou adolescentes no perodo noturno.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

35. O Art. 250 da Lei n. 8.069/90, recentemente alterado pela Lei n. 12.038/09, trata da hospedagem irregular de menor e prev (A) a possibilidade de fechamento definitivo do estabelecimento que realizou a hospedagem, como tambm a cassao de sua licena de funcionamento. (B) pena de priso ao acompanhante do menor assim como do proprietrio, gerente ou administrador do estabelecimento. (C) em hiptese de reincidncia, a fixao de multa entre dez e cinquenta salrios de referncia. (D) escusa legtima pela demonstrao de que o menor possua autorizao do guardio, pais no exerccio do poder familiar, autoridade judiciria ou conselhos de direitos infanto-juvenis. (E) agravante para situaes em que se constate adulterao; falsificao ou ocultao de documentos de identidade.

38. A nova Lei n. 11.343/06, com relao ao crime de trfico de entorpecentes, manteve a incriminao dos dezoito ncleos do tipo prevista no caput do antigo artigo 12 da Lei n. 6.368/76, e (A) manteve a mesma terminologia substncia entorpecente ou que determina dependncia fsica ou psquica adotada pela lei antiga. (B) diminuiu a pena mnima prevista no caput do art. 33 da Lei n. 11.343/06 para 3 (trs) anos de recluso. (C) acrescentou uma nova modalidade de conduta consistente no oferecer droga sem o intuito de lucro para o consumo em conjunto. (D) acrescentou uma nova modalidade de conduta consistente em semear ou cultivar droga. (E) revogou a conduta assemelhada ao trfico consistente em utilizar local de que tem a propriedade para o trfico de drogas.

BLOCO II

DIREITO PENAL
36. A ao de pichar a Baslica do Senhor Bom Jesus de Cuiab tipifica (A) o crime de dano previsto no Cdigo Penal. (B) o crime de dano qualificado, previsto no Cdigo Penal, tendo em vista que o bem jurdico protegido bem pblico. (C) o crime de dano em coisa de valor artstico, arqueolgico ou histrico previsto no art. 165 do Cdigo Penal. (D) em funo do princpio da especialidade, o crime previsto no art. 65 da Lei de Crimes Ambientais consistente em grafitar ou por outro meio conspurcar monumento urbano. (E) em funo do princpio da subsidiariedade, contraveno penal no punida com pena de recluso.

39. Pode-se afirmar que a Lei n. 11.343/06, no que diz respeito conduta de trazer consigo ou adquirir para uso pessoal drogas, (A) descriminalizou a conduta. (B) despenalizou a conduta com a supresso da pena. (C) transformou a conduta em contraveno penal. (D) abrandou a punio, todavia a conduta continua prevista como crime. (E) agravou a punio da conduta, que agora deve ser cumprida inicialmente em regime fechado, no podendo ser substituda por pena restritiva de direitos.

40. Em relao aos crimes contra a violncia domstica, analise as afirmaes e em seguida assinale a alternativa correta. I. Por expressa determinao legal no se aplicam aos crimes praticados com violncia domstica os dispositivos da Lei n. 9.099/95. II. O juiz, ao constatar a prtica de violncia domstica, poder determinar que o agressor no tenha contato com a ofendida. III. Os crimes contra a violncia domstica sero julgados perante o Juizado Especial Criminal e tero prioridade no julgamento. (A) I e II, somente. (B) I e III, somente. (C) II e III, somente. (D) somente I. (E) somente II.

37. Assinale a alternativa que aponta contraveno penal recentemente revogada. (A) Mendicncia. (B) Vadiagem. (C) Jogo do bicho. (D) Importunao ofensiva ao pudor. (E) Perturbao da tranquilidade.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

10

www.pciconcursos.com.br

41. A premeditao pode ser vista como o desejo de praticar o crime, cultuado no interior do agente, que aguarda o momento ideal para faz-lo. Neste caso, (A) somente poder-se- falar em premeditao, enquanto qualificadora do crime de homicdio, se houver um lapso temporal entre o motivo que desencadeia o delito e sua ocorrncia. (B) apesar de sua importncia, no esta prevista expressamente em nosso ordenamento jurdico com qualificadora. (C) trata-se de causa de aumento de pena aplicada sempre que ficar provado que o agente poderia ter desistido do resultado, mas, ao invs disso, seguiu adiante na prtica criminosa. (D) verifica-se que, na maioria dos delitos praticados, a premeditao est presente na conduta do agente, todavia, s h previso legal para qualificar-se o delito no crime de homicdio. (E) o planejamento anterior prtica do crime previsto como circunstncia agravante genrica prevista na parte geral do Cdigo Penal.

43. Para solucionar os vrios problemas referentes ao concurso de pessoas, Roxin, jurista alemo, idealizou a teoria do domnio do fato, que (A) entende como autor quem domina a realizao do fato, quem tem poder sobre ele, bem como quem tem poder sobre a vontade alheia; partcipe quem no domina a realizao do fato, mas contribui de qualquer modo para ele. (B) entende como autores todos aqueles que intervenham no processo causal de realizao do tipo, independentemente da importncia que a sua colaborao possua dentro da totalidade do fato, questo que s tem interesse no momento da fixao da pena. (C) distingue a autoria da participao em funo da prtica dos atos executrios do delito. (D) aceita pelos doutrinadores nacionais embora no seja aceita pela jurisprudncia. (E) no tem aplicao prtica no direito penal brasileiro. 44. A combatida responsabilidade penal objetiva (A) no encontra exemplos concretos em nossa legislao penal.

42. Com relao tentativa, analise as seguintes afirmaes: I. os crimes unissubsistentes, os crimes omissivos prprios e as contravenes penais, entre outros, no admitem a figura da tentativa; II. nosso Cdigo Penal adotou a teoria objetiva como fundamento para a punio do crime tentado conforme se observa no art. 14, pargrafo nico: pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros; III. o crime de crcere privado um exemplo de crime que no admite a tentativa. Est correto o contido em (A) I, somente. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) I, II e III.

(B) doutrinariamente definida como sujeio de algum imposio de pena sem que tenha agido com dolo ou culpa ou sem que tenha ficado demonstrada sua culpabilidade, com fundamento no nexo de causalidade, todavia, no encontra aplicao prtica em casos concretos. (C) pode ser exemplificada em nossa legislao penal na rixa qualificada e na actio libera in causa na embriaguez. (D) tem um nico exemplo em nossa legislao penal consistente na responsabilizao das pessoas jurdicas por crimes ambientais. (E) deve ser utilizada em ultima ratio, uma vez que, pode violar direitos e garantias fundamentais da pessoa humana.

11

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

DIREITO PROCESSUAL PENAL


45. Considerando-se o art. 28 do Cdigo de Processo Penal, se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou das peas de informao ao procurador-geral, e este (A) oferecer a requisio para o oferecimento da denncia, designando outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender. (B) determinar ao rgo do Ministrio Pblico o oferecimento da denncia e, se este se recusar, designar outro rgo do Ministrio Pblico para declar-la, ou insistir no pedido de desistncia, ao qual s ento estar o Ministrio Pblico obrigado a atender. (C) solicitar reviso da posio ao rgo do Ministrio Pblico e, se este se recusar, designar outro rgo do Ministrio Pblico para declar-la, podendo este insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender. (D) determinar ao rgo do Ministrio Pblico a reviso da denncia e, se este se recusar, designar outro rgo do Ministrio Pblico para declar-la, ou insistir no pedido de desistncia, ao qual s ento estar o Ministrio Pblico obrigado a atender. (E) oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender. 46. Nos crimes de ao privada, se comparecer mais de uma pessoa com direito de queixa, ter preferncia, numa ordem legal estabelecida pelo artigo 31 do Cdigo de Processo Penal, (A) o parente mais prximo na ordem de vocao sucessria. (B) o cnjuge, que poder prosseguir na ao penal. (C) a figura do ascendente, em face dos vnculos fraternos. (D) a figura do descendente, com o direito de apenas prosseguir. (E) o representante legalmente constitudo para o fim. 47. Cuidando-se da prova pericial, as infraes que no deixam vestgios so denominadas pela communis opinio doctorum de (A) corpus delicti commissi. (B) delicta factis permanentis. (C) elementa esentialia communia delicta. (D) delicta factis transeuntis. (E) tempus regit probaturum.

48. Conforme o disposto pelo art. 82 do Cdigo de Processo Penal se, no obstante a conexo ou continncia, forem instaurados processos diferentes, a autoridade de jurisdio prevalente dever avocar os processos que corram perante os outros juzes, salvo se j estiverem com sentena definitiva. Neste caso, a unidade dos processos s se dar, ulteriormente, para (A) efeito de diminuio e separao das penas. (B) o concurso entre as penas do juzo comum e o juzo de menores. (C) excepcionalmente, a hiptese de reconhecimento do crime continuado. (D) o concurso entre a competncia do jri e a de outro rgo da jurisdio comum. (E) efeito de soma ou de unificao das penas. 49. Dentro de 24h (vinte e quatro horas) depois da priso, ser encaminhado ao juiz competente o auto de priso em flagrante acompanhado de todas as oitivas colhidas e, caso o autuado no informe o nome de seu advogado, cpia integral para (A) a Defensoria Pblica. (B) o Ministrio Pblico. (C) a Procuradoria Geral do Estado. (D) a Ordem dos Advogados do Brasil. (E) a Procuradoria Geral da Unio. 50. Encerrada a instruo probatria, se houver o reconhecimento de possibilidade de nova definio jurdica do fato, em consequncia de prova existente nos autos de elemento ou circunstncia da infrao penal no contida na acusao, o Ministrio Pblico, no prazo de 5 (cinco) dias, dever aditar a denncia ou queixa, se (A) em virtude desta houver nulidade absoluta. (B) no houve aditamento na fase anterior do processo. (C) em virtude desta houver sido instaurado novo processo crime. (D) em virtude desta houver sido instaurado o processo em crime de ao pblica. (E) se deixou de intimar a defesa para a irregularidade presente. 51. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal quando, tendo-se por perspectiva as hipteses a seguir, o querelante (A) deixar de promover o andamento do processo durante 90 (noventa) dias. (B) renunciar a pedir a punio do corru. (C) deixar de promover o andamento do processo durante 30 (trinta) dias. (D) no souber do perdo extraprocessual concedido. (E) expressamente deixar de pedir a notificao do ru.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

12

www.pciconcursos.com.br

52. Em relao ao regime carcerrio, nas hipteses a seguir, o condenado ser transferido do aberto se (A) cumprir a pena em outro distrito que no o da culpa. (B) praticar fato definido como crime culposo. (C) no pagar a multa cumulativamente imposta. (D) sofrer condenao por infrao penal classificada como moderada. (E) no estiver acometido de doena mental. 53. Consoante Lei de Execuo Penal, somente se admitir o recolhimento do beneficirio de regime aberto em residncia particular quando se tratar de (A) servidor judicial condenado por crime culposo. (B) condenao por fato definido como crime culposo. (C) condenada gestante. (D) condenado maior de 60 (sessenta) anos. (E) condenado que se comprometer a no se ausentar da cidade.

56. Na hermenutica constitucional, o processo informal de mudana da Constituio, que permite alterar o sentido da norma constitucional, sem alterar o seu texto, denomina-se (A) fenmeno da relativizao transitria da Constituio. (B) interpretao constitucional elstica. (C) mutao constitucional. (D) mtodo da desconstitucionalizao das normas constitucionais. (E) represtinao constitucional.

57. De acordo com o que dispe a Constituio Federal, crime inafianvel e imprescritvel: (A) o estupro. (B) a tortura. (C) o terrorismo. (D) o racismo. (E) o crime hediondo.

DIREITO CONSTITUCIONAL
54. Movimento poltico social e cultural que, sobretudo a partir de meados do sculo XVIII, questiona nos planos poltico, filosfico e jurdico os esquemas tradicionais de domnio poltico, sugerindo, ao mesmo tempo, a inveno de uma nova forma de ordenao e fundamentao do poder poltico. Esta definio, formulada por J. J. Gomes Canotilho, designa (A) o poder constituinte. (B) o constitucionalismo moderno. (C) o constitucionalismo antigo. (D) a democracia. (E) a autocracia. 55. Aponte a alternativa que corresponde aos respectivos autores ou defensores das seguintes ideias ou teorias do direito constitucional: conceito jurdico de constituio; poder constituinte; poder moderador; e controle judicial de constitucionalidade. (A) Ferdinand Lassale; Konrad Hesse; D. Pedro I; e Montesquieu. (B) Konrad Hesse; Ferdinand Lassale; Rui Barbosa; e Rudolf Von Ihering. (C) Hans Kelsen; Emmanuel J Sieys; Benjamin Constant; e John Marshal. (D) Carl Schimidtt; Ferdinand Lassale; Clvis Bevilaqua; e Immanuel Kant. (E) Hans Kelsen; Emmanuel J. Sieys; Benjamin Constant; e Ferdinand Lassale.
13

58. Aristeu, cidado naturalizado brasileiro, foi preso em flagrante por trfico ilcito de entorpecentes. Nos termos do que estabelece a Constituio da Repblica, Aristeu (A) estar sujeito a pena da banimento, por no ser cidado brasileiro nato. (B) no poder ser extraditado, em decorrncia desse crime. (C) somente poderia ser extraditado se o crime tivesse sido cometido antes da naturalizao. (D) no poder sofrer a pena de suspenso ou interdio de direitos. (E) ter direito identificao dos responsveis por sua priso.

59. Tendo em vista o que reza a Carta Magna a respeito dos direitos polticos, correto afirmar que (A) o alistamento eleitoral ser obrigatrio para os maiores de dezoito anos, vedado aos conscritos e facultativo aos estrangeiros e analfabetos. (B) uma condio de elegibilidade a filiao partidria dois anos antes do pleito. (C) so inalistveis os inelegveis. (D) o mandato eletivo poder ser impugnado na Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao. (E) a cassao dos direitos polticos poder ocorrer, entre outros casos, em decorrncia de improbidade administrativa.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

60. Assinale a alternativa correta no que tange ao disposto na Constituio da Repblica sobre o Poder Judicirio. (A) O Superior Tribunal de Justia composto de um tero de juzes dos Tribunais Regionais Federais, um tero de advogados e um tero de membros do Ministrio Pblico Federal. (B) Dois desembargadores estaduais devero compor o Tribunal Regional Eleitoral mediante eleio, pelo voto secreto. (C) Nas hipteses de grave violao de direitos humanos, o Advogado-Geral da Unio poder suscitar, perante o Supremo Tribunal Federal, incidente de deslocamento de competncia para a Justia Federal. (D) Aos juzes federais compete processar e julgar, nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado. (E) So irrecorrveis as decises do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que violarem a Constituio e as que concederam habeas corpus. 61. Conforme o previsto na Carta da Repblica, a smula vinculante (A) poder ter a sua aprovao provocada por aqueles que podem propor a ao direta de inconstitucionalidade. (B) regularmente aprovada, no pode ser cancelada. (C) ter efeito vinculante em relao ao Poder Legislativo, Administrao Direta ou Indireta e aos demais rgos do Poder Judicirio. (D) que for contrariada por ato administrativo ou deciso judicial ou quando indevidamente aplicada ensejar recurso ao Conselho Nacional de Justia. (E) dever ser aprovada por maioria absoluta dos membros do Supremo Tribunal Federal. 62. Um Municpio teve questionada, em mandado de segurana na justia estadual, uma lei que instituiu um tributo municipal. O Tribunal de Justia, pela 2. Cmara de Direito Pblico, entendendo que a exigncia tributria no estava de acordo com a repartio constitucional de competncias, afastou a cobrana do tributo dando provimento apelao do contribuinte, mas no acrdo no houve declarao expressa de inconstitucionalidade. Nesse caso, portanto, nos moldes da Constituio e do entendimento do Supremo Tribunal Federal, (A) cabe ao Municpio ajuizar uma Reclamao perante o STF, com fundamento na violao da clusula de reserva de plenrio. (B) no h possibilidade de recurso por parte do Municpio perante os tribunais superiores, pois no houve declarao de inconstitucionalidade. (C) o julgado do Tribunal Estadual nulo, uma vez que a inconstitucionalidade de lei municipal em relao Constituio Federal somente pode ser arguida perante o Supremo Tribunal Federal. (D) resta ao Municpio interpor recurso especial perante o STJ, considerando que no houve expressa declarao de inconstitucionalidade da lei municipal. (E) dever o Municpio solucionar a questo em mbito estadual, posto que no houve declarao de inconstitucionalidade, a qual, se houvesse, poderia ensejar a ao declaratria de constitucionalidade.
TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

DIREITO ELEITORAL
63. O sufrgio um direito pblico subjetivo exercido por meio (A) da eleio, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular. (B) do Tribunal Superior Eleitoral, dos Tribunais Regionais Eleitorais, das Juntas Eleitorais e dos Juzes Eleitorais. (C) do alistamento eleitoral, do sistema eleitoral, do voto secreto e da representao proporcional ou majoritria. (D) da propaganda eleitoral gratuita, do sistema eletrnico de votao e totalizao de votos, da fiscalizao das eleies e da prestao de contas. (E) do ato de votar, da impugnao dos registros de candidaturas, da impugnao dos votos apurados e do recurso dos resultados do pleito.

64. Assinale a alternativa correta. (A) O Tribunal Superior Eleitoral composto de no mnimo sete membros, sendo que trs devero ser escolhidos entre os membros do Supremo Tribunal Federal, e, outros trs dentre os membros do Superior Tribunal de Justia. (B) Os prazos na Justia Eleitoral so contados de forma diversa da Justia Comum, pois naquela computam-se sbados, domingos e feriados. (C) Das decises dos Tribunais Regionais Eleitorais somente caber recurso quando forem proferidas contra disposio expressa da Constituio Federal ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais. (D) Compete aos Juzes Eleitorais resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos da contagem e da apurao e expedir diploma aos eleitos para cargos municipais. (E) At 10 (dez) dias antes da nomeao, os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas sero publicados no rgo oficial do Estado, podendo qualquer cidado, no prazo de 3 (trs) dias, em petio fundamentada, impugnar as indicaes.

14

www.pciconcursos.com.br

65. Leia as seguintes afirmaes. I. O requerimento de inscrio eleitoral submetido ao juiz, que pode deferir o pedido, indeferi-lo ou ainda converter o julgamento em diligncia. Em caso de indeferimento, cabe recurso interposto pelo alistando, no prazo de 10 (dez) dias. II. Nenhum requerimento de inscrio eleitoral ou de transferncia ser recebido dentro dos cento e cinquenta dias anteriores data da eleio. III. Os oficiais de Registro Civil devem enviar ao juiz eleitoral da zona em que oficiarem, at o dia 10 de cada ms, comunicao dos bitos de cidados alistveis ocorridos no ms anterior, para cancelamento das inscries. IV. O menor que completar 16 (dezesseis) anos de idade at a data da eleio pode se habilitar como eleitor, no prazo de requerimento de inscrio eleitoral ou transferncia. No entanto, seu ttulo somente surtir efeitos quando completar a idade de 16 (dezesseis) anos. Esto corretas somente as assertivas (A) I e II. (B) II e III. (C) II e IV. (D) III e IV. (E) I e IV.

67. Partido poltico no apresentou contas relativas ao exerccio financeiro de 2008, at 30.04.2009. Essa conduta reiterada, pois tambm no prestou contas do exerccio financeiro de 2005. Diante desses fatos, (A) da deciso que desaprovar total ou parcialmente a prestao de contas dos rgos partidrios caber recurso para o Tribunal Superior Eleitoral, que poder ser recebido com efeito suspensivo. (B) como o exame da prestao de contas dos rgos partidrios tem carter jurisdicional, as prestaes de contas desaprovadas pelos Tribunais Regionais e pelo Tribunal Superior no podero ser revistas para fins de aplicao proporcional da sano aplicada. (C) a pedido do representante do Ministrio Pblico, a Justia Eleitoral poder determinar diligncias necessrias complementao de informaes ou ao saneamento de irregularidades encontradas nas contas dos rgos de direo partidria ou de candidatos. (D) nenhuma sano poder ser aplicada, pois a prestao de contas no foi julgada, pelo juzo ou tribunal competente, aps 5 (cinco) anos de sua apresentao. (E) a Justia Eleitoral poder aplicar a sano de suspenso de novas cotas do Fundo Especial de Assistncia Financeira aos Partidos Polticos (Fundo Partidrio).

68. Leia as seguintes afirmaes. 66. Servidor Pblico do Municpio de Cuiab, aprovado em concurso pblico realizado em 1998, exerce o cargo efetivo de professor da rede pblica municipal. J possuindo filiao poltico-partidria, o servidor pretende candidatar-se a vereador no municpio de Santo Antnio do Leverger nas prximas eleies municipais. Para atender aos requisitos constitucionais e legais de elegibilidade, e, assim, poder concorrer ao pleito, o servidor deve (A) exonerar-se do cargo, em razo da total incompatibilidade, 6 (seis) meses antes do pleito, podendo, no entanto, se no eleito, retornar ao cargo por reintegrao. (B) pedir licena do cargo, no mnimo 6 (seis) meses antes do pleito, com direito a percebimento de proventos integrais nesse perodo. (C) exonerar-se do cargo, em razo da total incompatibilidade, 3 (trs) meses antes do pleito, no podendo, mesmo se no eleito, retornar ao cargo que exercia. (D) pedir licena do cargo, no mnimo 3 (trs) meses antes do pleito, com direito a percebimento de proventos integrais nesse perodo. (E) pedir licena do cargo, no mnimo 3 (trs) meses antes do pleito, e, em sendo eleito, exonerar-se antes do ato de diplomao. I. No pedido de registro de seus candidatos, os partidos e coligaes comunicaro aos respectivos Tribunais Eleitorais os valores mximos de gastos que faro por cargo eletivo em cada eleio a que concorrerem, observados os limites legais. II. O responsvel por gastos de campanha, em valores acima daqueles declarados Justia Eleitoral, fica sujeito ao pagamento de multa no valor de 5 a 10 vezes a quantia excedente. III. Confeco, aquisio e distribuio de camisetas, chaveiros e outros brindes de campanha so considerados gastos eleitorais, sujeitos a registro e aos limites fixados na Lei n. 9.504/97. IV. Qualquer eleitor poder realizar gastos, em apoio a candidato de sua preferncia, at a quantia equivalente a um mil UFIR, desde que estes obedeam ao limite de gastos declarados Justia Eleitoral. Esto corretas somente as assertivas (A) I e II. (B) II e III. (C) II e IV. (D) III e IV. (E) I e IV.

15

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

69. Assinale a alternativa correta. (A) A urna eletrnica exibir para o eleitor, primeiramente, os painis referentes s eleies majoritrias e, em seguida, os referentes s eleies proporcionais. (B) A votao eletrnica ser feita no nmero do candidato ou da legenda partidria, devendo o nome e a fotografia do candidato e o nome do partido ou a legenda partidria aparecer no painel da urna eletrnica, com a expresso designadora do cargo disputado no masculino ou feminino, conforme o caso. (C) O boletim de urna, segundo modelo aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, conter os nomes e os nmeros dos candidatos nela votados, cumprindo ao Presidente da Junta Eleitoral acostar tal documento impugnao de urna formulada por fiscal de partido ou coligao, devidamente credenciado. (D) Constitui crime, punvel com 2 a 8 anos de deteno, obter acesso a sistema de tratamento automtico de dados usado pelo servio eleitoral, a fim de alterar a apurao ou a contagem de votos. (E) A impugnao no recebida pela Junta Eleitoral pode ser apresentada diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral, em quarenta e oito horas, acompanhada de declarao de trs testemunhas, sendo que o Tribunal decidir sobre o recebimento em quarenta e oito horas, e, transmitir imediatamente Junta, via telex, fax ou qualquer outro meio eletrnico, o inteiro teor da deciso e da impugnao.

BLOCO III

DIREITO EMPRESARIAL
71. No contrato de representao comercial autnoma a prazo certo, a indenizao corresponder importncia equivalente (A) 1/12 do total da retribuio auferida at a data da resciso. (B) 1/12 da mdia mensal da retribuio auferida at a data da resciso, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual. (C) 15% do valor de todas as retribuies auferidas at a data da resciso. (D) 15% da mdia mensal da retribuio auferida at a data da resciso, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual. (E) mdia mensal da retribuio auferida at a data da resciso, multiplicada pela metade dos meses resultantes do prazo contratual. 72. A marca (A) identifica diretamente o empresrio e a sociedade empresria. (B) uma vez registrada, garante o uso exclusivo ao titular por 05 anos. (C) independe de registro para garantir o uso exclusivo ao seu criador. (D) pode ser licenciada contratualmente, mas no cedida a terceiros.

70. nula a votao (A) se houver extravio de documento reputado essencial. (B) quando votar algum com falsa identidade em lugar do eleitor chamado. (C) feita perante mesa no nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituda com ofensa letra da lei. (D) quando for negado ou sofrer restrio o direito de fiscalizar, e o fato constar da ata ou de protesto interposto, por escrito, no momento. (E) se for constatado o emprego de processo de propaganda ou captao de sufrgios vedado por lei.

(E) pode ser tridimensional. 73. Os crditos decorrentes de obrigaes contradas pelo devedor durante a recuperao judicial, inclusive aqueles relativos a despesas com fornecedores de bens ou servios e contratos de mtuo, em caso de decretao de falncia, sero considerados crditos (A) extraconcursais. (B) com privilgio especial. (C) com privilgio geral. (D) quirografrios. (E) subordinados. 74. A sentena que decretar a falncia do devedor, dentre outras determinaes, fixar o termo legal da falncia, sem poder retrotra-lo por mais de 90 dias contados (A) do deferimento da recuperao judicial. (B) da decretao da falncia. (C) do primeiro protesto por falta de pagamento. (D) do ltimo protesto por falta de pagamento tirado antes da decretao da falncia. (E) da distribuio da primeira execuo.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

16

www.pciconcursos.com.br

75. Em relao ao de responsabilidade civil contra o administrador de companhia, pode-se afirmar que (A) independe, em regra, de deliberao a ser tomada em assembleia geral. (B) compete ordinariamente prpria companhia promov-la. (C) poder ser promovida, ordinariamente, por qualquer acionista. (D) cabvel para responsabilizar os membros do Conselho de Administrao, mas no da Diretoria. (E) deve ser promovida, ordinariamente, pelo acionista controlador. 76. A companhia que pode ser constituda, mediante escritura pblica, tendo como nico acionista sociedade brasileira, denominada de (A) coligada. (B) controlada. (C) holding. (D) subsidiria integral. (E) companhia pblica de economia mista. 77. caracterstica da sociedade cooperativa (A) a transferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos sociedade. (B) a variabilidade, ou dispensa do capital social. (C) a responsabilidade sempre ilimitada dos cooperados. (D) a divisibilidade do fundo de reserva entre os scios. (E) o direito de voto correspondente a sua participao no capital social.

79. Assinale a alternativa correta no que respeita ao imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao (ICMS). (A) Ser seletivo, em funo da essencialidade das mercadorias ou dos servios. (B) A iseno ou no-incidncia, salvo determinao em contrrio da legislao, implicar crdito para compensao com o montante nas operaes ou prestaes seguintes. (C) No incide sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa fsica que no seja contribuinte habitual do imposto. (D) Incidir sobre operaes que destinem a outros Estados petrleo, inclusive lubrificantes, combustveis lquidos e gasosos dele derivados, e energia eltrica. (E) Em relao s operaes e prestaes que destinem bens e servios a consumidor final localizado em outro Estado, adotar-se- a alquota interna, quando o destinatrio no for contribuinte do imposto. 80. Determina a Constituio Federal que vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado, ainda o princpio da anterioridade. Referida vedao aplicvel s leis que disponham acerca de (A) emprstimo compulsrio, quando institudo para atender a despesas extraordinrias decorrentes de calamidade pblica. (B) imposto sobre a transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens ou direitos. (C) imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza. (D) imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios. (E) fixao da base de clculo do imposto sobre a propriedade de veculo automotor. 81. No que respeita moratria, conforme disciplinada no Cdigo Tributrio Nacional, correto afirmar que (A) consiste em causa de extino do crdito correspondente. (B) abrange, salvo disposio de lei em contrrio, somente os crditos definitivamente constitudos aps a data da lei que a conceder. (C) a lei que a conceder pode circunscrever expressamente a sua aplicao a determinada classe ou categoria de sujeitos passivos. (D) pode ser concedida somente em carter geral, sob pena de afronta ao princpio da isonomia. (E) quando em carter individual, pode ser concedida por mero despacho da autoridade administrativa competente, independentemente de autorizao legislativa.
17

DIREITO TRIBUTRIO
78. Escapa ao conceito de tributo a ideia de (A) prestao pecuniria. (B) compulsoriedade. (C) penalidade. (D) atividade administrativa vinculada. (E) instituio por lei.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

www.pciconcursos.com.br

82. Assinale a assertiva que estiver em consonncia com o que dispe o Cdigo Tributrio Nacional no que concerne legislao tributria. (A) Interpreta-se literalmente a legislao tributria que disponha sobre a dispensa de obrigaes tributrias acessrias. (B) As decises dos rgos singulares ou coletivos de jurisdio administrativa, a que a lei atribuir eficcia normativa, como normas complementares que so, entram em vigor na data de sua publicao. (C) A lei aplica-se a ato pretrito, independentemente de estar ou no definitivamente julgado, quando deixe de defini-lo como infrao. (D) Do emprego da equidade, diante de ausncia de disposio expressa na legislao tributria, poder resultar dispensa do pagamento de tributo devido. (E) Os princpios gerais de direito privado utilizam-se para pesquisa da definio, do contedo e do alcance de seus institutos, conceitos e formas, inclusive, para definio dos respectivos efeitos tributrios.

DIREITO AMBIENTAL
85. De acordo com os princpios relacionados ao Direito Ambiental, para assegurar o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, incumbe ao Poder Pblico (A) a pesquisa e a lavra das jazidas de petrleo e gs natural e outros hidrocarbonetos slidos. (B) a comercializao de minrios e minerais nucleares inativos e seus derivados. (C) iniciar programas ambientais, independentemente de estarem includos na lei oramentria anual. (D) conceder ou utilizar crditos ilimitados no manejo ecolgico das espcies equilibradas. (E) fiscalizar as entidades dedicadas pesquisa e manipulao de material gentico.

86. De acordo com a Lei n. 9.605/98, nos casos de crimes praticados contra a fauna, a pena aumentada at o triplo, quando o crime for praticado em decorrncia do exerccio (A) de caa profissional. (B) em perodo proibido caa. (C) em unidade de conservao. (D) durante a noite. (E) contra espcie rara.

83. No tocante s garantias e privilgios do crdito tributrio, assinale a alternativa correta. (A) Prefere a qualquer outro, seja qual for sua natureza ou o tempo de sua constituio, ressalvados, exclusivamente, os crditos decorrentes da legislao do trabalho. (B) Na falncia, os crditos tributrios preferem aos crditos extraconcursais e aos gravados com garantia real. (C) So considerados concursais os crditos tributrios decorrentes de fatos geradores ocorridos no curso do processo de falncia. (D) A cobrana judicial do crdito tributrio sujeita a habilitao em falncia, recuperao judicial, inventrio ou arrolamento. (E) So pagos, preferencialmente a quaisquer outros, os crditos tributrios vencidos ou vincendos, a cargo de pessoas jurdicas de direito privado em liquidao judicial ou voluntria, exigveis no decurso da liquidao.

87. Diante da preocupao com a extino de espcies, pode-se afirmar que o Cdigo de Caa brasileiro (Lei n. 5.197/67) prev que (A) apenas espcies de peixes exticos podero ser introduzidas no Pas, sem parecer tcnico oficial favorvel e licena expedida na forma da Lei. (B) permitido o exerccio da caa profissional para exportao de peles e couros em bruto para o Exterior. (C) as licenas de caadores sero concedidas, mediante pagamento de uma taxa anual equivalente a um dcimo do salrio-mnimo mensal. (D) somente permitida a exportao de peles e couros de anfbios e rpteis, em bruto. (E) o pagamento das licenas, registros e taxas, previstos nesta Lei, ser recolhido Caixa Econmica Federal, em conta especial, a crdito do Fundo Federal Agropecurio, sob o ttulo Recursos da Fauna.

84. Recebidos os embargos, oferecidos pelo devedor em processo de execuo fiscal, o juiz mandar intimar a Fazenda que ter para impugn-los prazo de (A) 5 dias. (B) 10 dias. (C) 15 dias. (D) 30 dias. (E) 60 dias.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

18

www.pciconcursos.com.br

88. De acordo com a Poltica Nacional de Irrigao, estabelecida pela Lei n. 6.662/79, a concesso ou a autorizao de distribuio de guas pblicas, para fins de irrigao, extingue-se na seguinte hiptese: (A) adimplemento, credulidade e captao. (B) poluio ou salinizao das guas, com prejuzos de terceiros. (C) dissoluo ou solvncia da entidade concessionria ou autorizada. (D) a critrio da entidade concessionria ou autorizada, quando ocorrer abandono do rgo ou entidade pblica. (E) a critrio da entidade concessionria ou autorizada, quando ocorrer renncia do rgo ou entidade pblica.

91. No tocante ao prazo mximo a ser observado em um processo administrativo para apurao de infrao ambiental, correto afirmar que ser de (A) vinte dias para o infrator oferecer defesa ou impugnao contra o auto de infrao, contados da data da cincia da autuao. (B) vinte dias para a autoridade competente julgar o auto de infrao, contados da data da sua lavratura, apresentada ou no a defesa ou impugnao. (C) quarenta dias para o infrator oferecer defesa ou impugnao contra o auto de infrao, contados da data da sua lavratura. (D) quarenta dias para a autoridade competente julgar o auto de infrao, contados da data da cincia da autuao. (E) quarenta dias para o pagamento de multa, contados da data do recebimento da notificao.

89. Conforme a Lei n. 6.938/81, a Poltica Nacional do Meio Ambiente visar (A) ao cancelamento de critrios e padres fixos de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais. (B) ao desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias estrangeiras orientadas para o uso comercial de recursos ambientais. (C) definio de reas prioritrias de ao governamental relativas quantidade e ao equilbrio comercial e ecolgico, atendendo exclusivamente interesses da Unio. (D) imposio, ao poluidor e ao predador, da contribuio pela utilizao de recursos ambientais com fins exclusivamente polticos. (E) compatibilizao do desenvolvimento econmicosocial com a preservao da qualidade do meio ambiente e do equilbrio ecolgico.

92. Tem legitimidade para propositura de Ao Civil Pblica de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente (A) o Presidente do Senado. (B) o Presidente da Cmara dos Deputados. (C) o Presidente da Cmara Legislativa do Distrito Federal. (D) o Conselho da Repblica. (E) a Defensoria Pblica.

DIREITO ADMINISTRATIVO
93. Analise as afirmativas sobre o poder disciplinar no direito administrativo brasileiro. I. Toda condenao criminal por delito funcional acarreta a punio disciplinar, mas nem toda falta administrativa exige sano penal. II. Ao poder disciplinar aplica-se o princpio da pena especfica, conhecido no direito penal pelo brocardo nullum crimen, nulla poena sine lege. III. Com base no discricionarismo aplicvel ao poder disciplinar, o administrador poder escolher a penalidade e a graduao da pena dentre as vrias possveis a serem impostas ao infrator. IV. O Judicirio, verificando que a pena aplicada pelo poder disciplinar da Administrao no corresponde gravidade do delito, poder determinar outro tipo de pena ou graduar a pena de forma distinta. Est correto, apenas, o que se afirma em (A) I e II. (B) I e III. (C) II e III. (D) II, III e IV. (E) III e IV.
19
TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

90. Com relao tutela penal do meio ambiente, pode-se afirmar que (A) a responsabilidade das pessoas jurdicas exclui a responsabilidade das pessoas fsicas, autoras, co-autoras ou partcipes do mesmo fato. (B) a situao econmica do infrator dever ser observada pela autoridade competente para a imposio e gradao da pena de multa. (C) a penalidade de prestao domiciliar poder ser aplicada s pessoas fsicas e jurdicas. (D) a manuteno de espaos privados consiste em uma das formas de prestao de servios comunidade pela pessoa jurdica. (E) o elevado grau de instruo ou escolaridade do agente circunstncia atenuante da pena.

www.pciconcursos.com.br

94. Um particular comete um delito que implica penalidade a ser imposta pelo poder de polcia. Assinale a alternativa que indica um tipo de penalidade que, em tese, no poderia ser aplicada ao administrado em decorrncia desse poder da Administrao. (A) Interdio de atividade. (B) Demolio de construo. (C) Fechamento de estabelecimentos. (D) Proibio de circulao aps determinado horrio. (E) Proibio de comercializao ou fabricao de certos produtos. 95. Taciano foi aprovado em concurso da magistratura, em 20 de outubro de 2007, e iniciou o exerccio das suas funes no cargo em 16 de novembro de 2007. Em 25 de outubro de 2009, restou apurado e comprovado que Taciano cometeu falta grave, tendo se mostrado de insuficiente capacidade de trabalho no cargo de juiz. Em consequncia desse fato, nos termos da Lei Orgnica da Magistratura Nacional, Taciano estar sujeito a sofrer a seguinte penalidade: (A) exonerao. (B) disponibilidade. (C) demisso. (D) aposentadoria compulsria. (E) remoo. 96. Jonas servidor pblico ocupante de cargo de confiana, tendo sido livremente nomeado pelo seu superior hierrquico. Por ser um servidor exonervel ad nutum, Jonas foi dispensado do cargo, tendo seu superior alegado que Jonas teria agido com improbidade administrativa, embora esse fato no tenha ocorrido, sendo apenas uma desculpa, um falso motivo, para a exonerao do servidor. Em vista dessa situao, assinale a alternativa correta. (A) O superior de Jonas agiu dentro da legalidade, tendo em vista que se trata de cargo de confiana. (B) Como se trata de ato discricionrio, para o qual a lei dispensa a motivao, Jonas nada poder fazer contra esse ato do seu superior. (C) Jonas somente poderia ser dispensado desse tipo de cargo aps julgamento em processo administrativo com ampla defesa do acusado. (D) A conduta do superior, embora prejudicial a Jonas, no poder ser revertida, uma vez que j se consumou o ato. (E) A teoria dos motivos determinantes poder ser utilizada para invalidar o ato, mesmo em se tratando de cargo de exonerao ad nutum.

97. Jos, funcionrio pblico, recebeu dinheiro para deixar de tomar determinada providncia a que estava obrigado em decorrncia do cargo que ocupa. Assim sendo, em virtude da Lei de Improbidade Administrativa, Jos estar sujeito, entre outras, pena de (A) perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio. (B) pagamento de multa civil de at dez vezes o valor do seu acrscimo patrimonial. (C) cassao dos seus direitos polticos. (D) suspenso dos direitos polticos por um prazo de cinco a oito anos. (E) suspenso da funo pblica. 98. Determinado Ente Pblico quer fazer a contratao dos servios de instituio nacional sem fins lucrativos, incumbida regimentalmente do desenvolvimento cientfico e tecnolgico. De acordo com a Lei n. 8.666/93, a licitao para essa contratao (A) dever ser feita na modalidade de concorrncia. (B) dever ser feita na modalidade tomada de preos, se o valor do contrato for superior a oito mil reais. (C) poder ser feita na modalidade convite. (D) poder ser dispensada, desde que a pretensa contratada detenha inquestionvel reputao tico-profissional. (E) ser inexigvel, desde que o servio seja destinado publicidade e divulgao. 99. Assinale a alternativa correta a respeito da desapropriao. (A) forma secundria de aquisio de propriedade. (B) um procedimento administrativo que se realiza em trs fases: a declaratria, a instrutria e a executria. (C) Todos os bens e direitos podem ser desapropriados, exceto o subsolo e o espao areo. (D) Os bens de autarquias e fundaes pblicas no se sujeitam desapropriao. (E) A declarao expropriatria por necessidade pblica caduca em dois anos e a por utilidade pblica, em cinco anos. 100. O tombamento (A) pode acarretar restrio individual, mas no pode ocasionar limitao de carter geral. (B) provisrio ter efeitos pelo prazo de sessenta dias. (C) impede a alienao ou a doao do bem tombado. (D) sempre ensejar indenizao ao proprietrio. (E) definitivo no pode ser cancelado pela Administrao.

TJMT0901/IngressoMagistratura-V1

20

www.pciconcursos.com.br

You might also like