You are on page 1of 13

A CRISE DA GUA

No sculo 20 a idia de que um dos indicadores mais seguros de riqueza de uma nao era o tamanho de suas reservas de petrleo predominou, no entanto, no princpio do sculo 21 isso comea ser questionado.

Economistas, empresas e polticos esto levando em conta outro tipo de lquido para determinar a prosperidade futura desse ou daquele pas: a gua.

Em tese a gua mais abundante que o petrleo. Nos ltimos cem anos, a populao do planeta quase quadruplicou enquanto que a necessidade por gua aumentou seis vezes.

Estima-se que a humanidade use atualmente mais que a natureza tem condies de repor, esgotando a maioria das reservas de gua potvel do planeta. 70% do uso destinado agricultura industrializada e 20% a demais atividades indstriais.

A escassez de gua j atinge hoje 2 bilhes de pessoas e a Organizao das Naes Unidas (ONU) prev que, se no forem adotadas medidas para conter o consumo da agricultura e da indstria, dentro de 25 anos, sero 4 bilhes de pessoas que no tero gua em quantidade suficiente para as necessidades bsicas.

Do ponto de vista econmico, gua e petrleo at bem pouco tempo estavam em categorias muito diferentes, com valores incomparveis.

O petrleo um resduo fssil esgotvel e sua extrao requer investimentos pesados.

A gua renovvel pelo ciclo natural, distribudo com fartura na superfcie do planeta.

Ocorre que a ao humana afetou de forma dramtica o ciclo natural de renovao dos recursos naturais.

Mais da metade dos rios est poluda pelos esgotos, resduos industriais, hospitalares e agrotxicos.

Estima-se que 30% das maiores bacias hidrogrficas do mundo perderam mais da metade da cobertura vegetal original, o que levou reduo da quantidade de gua.

Nove de cada dez litros de gua utilizados no Terceiro Mundo so devolvidos natureza sem nenhum tipo de tratamento.

Por causa disso, o conceito de gua como ddiva inesgotvel coisa do passado,

Como o petrleo no passado, a gua est no cerne de um nmero cada vez maior de conflitos internacionais.

A ONU calcula que 300 rios so objeto de conflitos fronteirios. Uma controvrsia sria envolve a disputa entre trs pases do Oriente Mdio pelo uso das guas do Eufrates, a Turquia (onde est a cabeceira do curso de gua e ergueu vrias represas para projetos de irrigao) a Sria (cujo resultado da ao da Turquia resultou na diminuio do volume disponvel, usado para suprir metade de sua demanda) e Iraque, principalmente ao norte.

Um dos pontos do conflito entre Israel e os palestinos diz respeito ao aproveitamento das nascentes do rio Jordo e das reservas aqferas da Palestina, hoje superexploradas pelos israelenses.

Ningum quer ceder um lquido to precioso numa regio com sede.

Na Amrica Latina, os desafios destinam-se a compreender e superar a degradao das guas ocenicas e sua ligao com ambientes marinhos, costeiros e de gua doce associados (devido riqueza de sua biodiversidade), das guas amaznicas; das guas

do Prata (cujas nascentes mais altas esto na Serra da Mantiqueira em


So Paulo) e das guas subterrneas do Aqfero Guarani.

Se considerarmos que, num pas como Israel, existe cerca de 500 litros de gua/ano por habitante, que no Brasil esse nmero supera os 10.000 e no Paraguai 63.000 litros/ano por habitante, podemos perceber onde est o potencial para o futuro da humanidade e nos permitir saber como as coisas andam no Planeta Terra, que talvez devesse se chamar Planeta gua.

You might also like