You are on page 1of 43

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas
MRCIA REGINA F. DE BRITO 1
Recebido em: 12/06/07 Avaliado em: 24/08/07

1 Professora titular, Faculdade de Educao, Unicamp. E-mail: mbrito@unicamp.br Resumo: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) parte integrante do Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior e composto da prova, do questionrio de avaliao da prova, do questionrio dos coordenadores e do questionrio scio-econmico com 114 questes. A partir da anlise desse material e dos dados do Censo da Educao Superior, foi elaborado o presente estudo com a finalidade de analisar o perfil dos estudantes dos cursos de Licenciaturas que se submeteram ao ENADE 2005, o desempenho desses estudantes na parte de Formao Geral e as razes que apontam para a escolha de cursos de Licenciatura, alm de se buscar estabelecer as relaes entre algumas variveis selecionadas procurando verificar quais as diferenas significativas. Os resultados mostraram que os estudantes de Licenciatura concentram-se em cursos noturnos de IES privadas e so oriundos predominantemente do ensino mdio pblico; a principal razo para a escolha da Licenciatura o desejo de ser professor. Com relao ao desempenho, os melhores resultados, tanto de ingressantes como concluintes, so da rea de Fsica (questes objetivas) e Geografia (nas questes discursivas); quando foi feita a mdia de ingressantes e concluintes por rea verificou-se que a menor mdia a obtida pela rea de Pedagogia e a maior pela Geografia. Palavras-Chave: Avaliao da Educao Superior; Exame em Larga Escala, ENADE; Lienciaturas; Formao de Professores. ENADE 2005: Profile, Performance and reasons for choosing teacher training programs. Abstract: The Brazilian National Student Performance Exam (ENADE) is part of the National Higher Education Evaluation System and is composed of a test, a questionnaire evaluating the test, a questionnaire to be answered by the coordinators and a socio-economic questionnaire with 114 questions. The present study was elaborated from the analysis of this material and of the data from the Higher Education Census, with the purpose of analyzing the profile of the students of the teacher training programs that took the 2005 ENADE, their performance in the General Education portion of the test and the reasons they point out for choosing their programs. The study also tries to establish the relations between some selected variables in attempts to verify the significant differences. The results show that the students of the teacher training programs are concentrated in night classes of private higher education institutions and come mainly from public high schools. The main reason for their choice is the desire to become a teacher. In what concerns performance, the best results among freshmen as well as seniors, are in Physics (objective questions) and Geography (essay questions). The lowest mean of freshmen and seniors per area of knowledge is Pedagogy and the highest is Geography. Key-words: Higher Education Evaluation; Large scale assessment; ENADE; Teacher Training; Teacher Education.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 401

Mrcia Regina F. de Brito

A educao vem ocupando a pauta no s de congressos, seminrios e encontros de educadores das mais diferentes formaes, mas tambm da imprensa. Ao longo dos ltimos anos e a partir da divulgao dos resultados dos exames de larga escala (SAEB, Prova Brasil, ENEM e ENADE), aplicados a estudantes dos vrios nveis de ensino, houve um aumento na ateno dada ao desempenho e ao perfil dos estudantes brasileiros. As anlises tm mostrado que vrios fatores influenciam o desempenho dos alunos (dentre eles a escolaridade dos pais, nvel scio-econmico, localizao da escola e outros), sendo que esses fatores de influncia adquirem maior ou menor importncia de acordo com o tipo de pesquisa que se desenvolve e os objetivos que se quer alcanar. Um aspecto de fundamental importncia para o entendimento dessa complexa malha de interrelaes que compe o sistema educacional o papel desempenhado pelos professores na formao dos estudantes. A importncia da formao dos professores vem sendo enfatizada desde a dcada de 1970 e congressos especficos e grupos de trabalho, nas vrias reas, tm contribuido para o avano da discusso sobre esse tema. O professor exerce influncia de vrias maneiras, mas as pesquisas mostram que essas influncias variam de intensidade e significncia conforme a amostra e a varivel enfatizada (BRITO, 1996). De acordo com Popkewitz (1992), como existe atualmente a exigncia de prticas de ensino que valorizem o pensamento crtico, a flexibilidade e a capacidade de questionar padres sociais, torna-se indispensvel que os futuros professores possuam entendimento sobre as relaes estruturais nas quais o ensino e o currculo esto imersos. desejvel que se desenvolva no professor habilidades e competncias que o direcionem para a busca de uma cidadania ativa, consciente e participante. Dessa maneira, no exerccio das atividades docentes, ele ter possibilidades de oferecer aos estudantes uma educao que os transforme em pensadores competentes, aptos a interpretar, analisar e compreender as transformaes sociais. Dever propiciar tambm instrumentos que possibilitem ao estudante interpretar e manipular as diferentes informaes existentes. De acordo com Coelho (2006, p. 51), os cursos de graduao que formam professores desempenham um papel de fundamental importncia, pois formam pessoas que devem ser autnomas na busca do saber, que superem a mera competncia tcnica e o conhecimento que pode ser fcil e rapidamente reproduzido, buscando a formao integral do ser humano, formando licenciados com um esprito de constante interrogao a respeito do mundo, do homem, da cultura, da educao e da escola, ultrapassando o imediatamente dado e buscando ampliar a reflexo sobre o mundo.
402 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Isso coincide com o que pensa Nvoa (1992, p. 26) quando afirma que o desenvolvimento de uma nova cultura profissional dos professores passa pela produo de saberes e de valores que dem corpo a um exerccio autnomo da profisso docente. Estudos a respeito da formao de professores para as diferentes reas e graus no so novos, no Brasil. Desde a dcada de setenta existe um forte movimento voltado para a melhoria e maior apoio governamental para os cursos de formao de Educadores. Isso pode ser verificado, por exemplo, nos Anais do Congresso Estadual Paulista de Formao de Educadores que vem sendo realizado desde o final da dcada de 1980 pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faria (1996), tratando da Licenciatura em Matemtica, apontou alguns aspectos que so de grande importncia para qualquer curso de Licenciatura em qualquer rea. O autor verificou que raramente os cursos se organizam a partir da avaliao diagnstica das reais necessidades e dificuldades pedaggicas dos professores em formao, sendo que poucas vezes os idealizadores dos cursos consideram outras dimenses do exerccio profissional, como, por exemplo, o contexto institucional onde ocorrem, as condies de formao e os recursos disponveis. Porm, a avaliao no sistema universitrio brasileiro recente e ainda em fase de implantao. Embora em outros pases a avaliao educacional tenha uma longa histria de pesquisas e avanos, no Brasil ela aparece timidamente a partir da dcada de setenta. At ento a avaliao educacional era quase sempre limitada avaliao dos estudantes atravs de provas e exames ou, em alguns casos, avaliao dos professores pelos estudantes. A partir da dcada de noventa, a avaliao tornou-se um tema central nas discusses de professores e pesquisadores, sendo que, mais recentemente, tornou-se tambm objeto amplamente divulgado pelos meios de comunicao. Hoje j temos disponveis vrios elementos que permitem a caracterizao e traado do perfil dos estudantes de graduao do Brasil. Essa possibilidade iniciou-se na dcada de noventa com o Exame Nacional de Estudantes (Provo) e agora assumiu um carter mais completo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Assim, atravs dos resultados do questionrio scio-econmico, possvel traar um perfil comparativo entre os vrios cursos de Licenciatura, o desempenho dos estudantes tanto na parte de Formao Geral da prova e no componente especfico, alm de possibilitar que se conhea a razo pela qual os estudantes de graduao dos cursos de Licenciaturas que foram selecionados para a amostra e realizaram o exame optaram pela profisso de professor.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 403

Mrcia Regina F. de Brito

Esses resultados permitem que os diferentes cursos de formao de professores se organizem levando em considerao os diferentes elementos que so apresentados pelos estudantes no questionrio scio-econmico e na prova. A formao de professores um tpico de fundamental importncia na pesquisa educacional porque a partir da formao do professor que se inicia a construo de um ensino de qualidade, em qualquer um dos nveis. No ENADE, atendendo ao princpio de verificar a qualidade do ensino superior, foram inseridas, no questionrio scio-econmico, questes relativas s razes da opo pela licenciatura e outras questes que interessam diretamente aos estudantes de Licenciaturas e aos responsveis pela formao de docentes para a educao fundamental e mdia. Em estudos anteriores (BRITO, 1984, 1986; 1990; 1996; FINI; BRITO; CARVALHO, 1990), foi verificado que a opo pelos cursos de Licenciaturas, em IES onde se privilegia o Bacharelado, apresenta razes distintas daquelas dos alunos de cursos com alta demanda. Alm disso, comum a idia de que os estudantes de Licenciaturas apresentam piores desempenhos que os estudantes de Bacharelado. A idia de que os estudantes de Bacharelado apresentam, em provas de desempenho acadmico, resultados superiores aos estudantes das Licenciaturas no encontra suporte na literatura. Securro (1992) apresenta uma reviso de estudos a esse respeito em um artigo no qual descreve uma investigao realizada com a finalidade de avaliar as diferenas no desempenho acadmico de Licenciados e Bacharis. Esse autor acompanhou em um estudo longitudinal durante cinco anos, tendo como referncia o GPA (Grade Point Average), as mdias de desempenho de estudantes de bacharelado e licenciatura, tendo verificado que os resultados dos licenciandos foi igual ou melhor que o dos estudantes de Bacharelado. A implantao do SINAES tem possibilitado que sejam desenvolvidos artigos, estudos, dissertaes e teses (RISTOFF; GIOLO, 2006; LIMANA; BRITO, 2005; SOUSA, 2005; VENDRAMINI, 2005; BARREYRO, 2004; RISTOFF, 2003; DIAS SOBRINHO, 2002) que permitem compreender no apenas o sistema de avaliao da Educao Superior que vem sendo desenvolvido, mas tambm as definies, a concepo subjacente ao sistema, as anlises que so feitas, os modelos de anlise que podem ser usados, o que amplia e torna mais visvel e compreensvel as diferentes Instituies de Educao Superior, os diferentes cursos de graduao e as caractersticas e o perfil dos estudantes brasileiros. O ENADE propiciou o estudo do conjunto de estudantes de Licenciaturas e fornece um perfil das principais caractersticas desses futuros professores, permitindo que seja traado um amplo panorama da formao de profissionais que atuaro no ensino fundamental e mdio.
404 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Objetivos do estudo
O objetivo principal deste estudo consiste em traar o perfil dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Filosofia, Geografia, Letras, Histria, Pedagogia, Matemtica, Fsica, Qumica, Cincias Sociais e Biologia que fizeram parte da amostra do ENADE 2005, verificando as principais razes da escolha da profisso de professor, relacionando as principais caractersticas dos estudantes com o desempenho na parte de formao geral da prova. Alm disso, foram analisados o desempenho e as relaes deste com algumas variveis presentes no questionrio scio econmico. Assim, a anlise dos dados utilizados na presente investigao, a respeito do perfil e da razo da opo dos estudantes pelos cursos de Licenciaturas, foi elaborada com os seguintes objetivos: (1) Comparar os dados obtidos atravs do questionrio scio-econmico do ENADE com as informaes do Censo da Educao Superior 2004, observando a relao candidato/vaga, nmero de estudantes inscritos no vestibular e nmero de ingressantes, nmero de concluintes de acordo com a organizao acadmica e a regio onde se encontra a IES; (2) Explorar as principais caractersticas scio-econmicas dos estudantes dos cursos de licenciatura que participaram do ENADE 2005, buscando traar um perfil daqueles que optam por esses cursos. (3) Relacionar as relaes entre as razes da opo pelo magistrio e o desempenho no ENADE 2005.

Material utilizado
Questionrio scio econmico: Desde a vigncia do Exame Nacional de Cursos (ENC-antigo Provo) era aplicado um amplo questionrio, com 103 questes, a todos os estudantes concluintes dos cursos avaliados. A partir de 2004, com a substituio do antigo exame pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, manteve-se o questionrio scio-econmico, e foram feitas uma reviso do enunciado das questes e a incluso de outras. Em 2005, foram introduzidas algumas questes a respeito das razes da opo pelo curso de Licenciaturas. O questionrio scio-econmico, na verso utilizada atualmente, pode ser encontrado no seguinte endereo eletrnico: http://www.inep.gov.br/download/enade/ 2006/QS.pdf Base de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: A base de dados foi trabalhada a partir dos microdados disponibilizados
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 405

Mrcia Regina F. de Brito

pelo INEP. Para as anlises foi utilizado o programa SPSS. A construo da base de dados foi feita a partir da base de dados geral de onde foram extradas informaes do questionrio scio-econmico, dos resultados do exame (nota bruta e ponderada) deste total de estudantes de Bacharelado e Licenciatura apresentado na tabela 1, das reas de Filosofia, Geografia, Letras, Histria, Pedagogia, Matemtica, Fsica, Qumica, Cincias Sociais e Biologia. A partir do questionrio scio-econmico, foram analisadas as cinco questes respondidas apenas pelos estudantes de Licenciaturas (ingressantes e concluintes) relativas s razes da escolha de carreira do Magistrio, percepo da validade e utilidade das disciplinas pedaggicas, dentre outras. Inicialmente, no banco de dados geral (incluindo todos os estudantes que participaram do ENADE2005), constavam 387.971 estudantes, sendo 52,6% do gnero feminino e, destes, 168.795 eram concluintes e 219.176 ingressantes, distribudos em 32 reas de conhecimento, sendo a maior concentrao no curso de Pedagogia (15,8%), seguida de Computao (15,5%). Na base original do ENADE 2005, aparecem tambm os estudantes de reas do ENADE 2004 que, por razes diversas, no compareceram ao exame em 2004 e foram autorizados pela comisso especial que analisa esses casos a realizar o exame em 2005. Deve ser destacado que esses estudantes no entram em nenhuma anlise e fazem apenas a parte de formao geral. No presente estudo, o critrio de filtragem foi o sujeito ser estudante de Licenciatura, ter sido selecionado e apresentado, pelo menos, alguma resposta frente prova. Aps a filtragem, foi obtido o total de 286.710 sujeitos, sendo que destes, 640 so estudantes voluntrios. Como a proposta do presente trabalho estudar o perfil dos professores em formao e a razo entre a opo pelo magistrio e o desempenho no ENADE (2005), cabe apresentar os dados relativos aos cursos selecionados para este estudo. Foi adotado o nvel de significncia 0,05 para as anlises estatsticas, sendo consideradas diferenas altamente significativas quando a significncia do teste p< 0,001, muito significativas quando 0,01 < p 0,001 e pouco significativa quando 0,05 <p 0,01. Para valores p superiores e bem prximos de 0,05 as diferenas so consideradas marginalmente significativas. As distribuies do nmero de estudantes de acordo com cada varivel estudada so apresentadas por carreira, em valores absolutos (N), valores percentuais em relao ao total de alunos de cada rea (%) e valores percentuais em relao ao total de alunos que no deixaram em branco a questo em anlise (% vlida).
406 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Dados do Censo da Educao Superior: Disponibilizados pelo INEP. A partir dos dados do Censo 2004 e 2005, foram verificados o nmero de cursos de Licenciaturas, distribuio por regio, por categoria administrativa, relao candidatovaga, nmero de ingressantes e concluintes alm de outros elementos que compem um estudo mais detalhado de cada uma das Licenciaturas, em fase de elaborao.

Alguns dados iniciais sobre a Formao de Professores


Os cursos de formao de professores no tm recebido a merecida ateno. Ao longo dos anos, essa profisso foi gradativamente sendo sucateada, particularmente em funo da idia amplamente disseminada de que formar bacharis, futuros pesquisadores, se reveste de uma importncia maior que formar professores. O Censo da Educao Superior permite a construo de sries histricas onde pode ser observado o comportamento desses cursos, o nmero de vagas, de matrculas, de egressos, por regio, etc. A figura 1 permite verificar que a dcada de noventa foi aquela onde o nmero de estudantes era bastante reduzido e, gradativamente, vai aparecendo um incremento, sendo que em 2004 o nmero de estudantes ultrapassa a barreira dos 100.000. Porm, o nmero de professores que concluem as Licenciaturas ainda bastante baixo e algumas delas so bastante deficitrias no nmero de matrculas.
160000 140000 120000 100000 80000 60000 40000 20000 0 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

Figura 1 - Distribuio do nmero de estudantes de Licenciaturas.

Fonte: DEAES/INEP/MEC (Censo2005)


Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 407

Mrcia Regina F. de Brito

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2005 avaliou ingressantes e concluintes dos seguintes cursos de Licenciaturas: Letras, Cincias Biolgicas, Histria, Matemtica, Geografia, Artes, Fsica, Filosofia e Qumica, alm do curso de Pedagogia que forma professores da Educao Infantil e das sries iniciais (1 a a 4 a sries) do Ensino Fundamental. A Escola Normal Superior no foi avaliada neste ano porque possui caractersticas marcadamente distintas do curso de Pedagogia e seus estudantes foram avaliados em 2005. Os estudantes de Licenciatura em Educao Fsica foram avaliados juntamente com a rea de Sade em 2004 e, nessa ocasio, o questionrio scio-econmico ainda no continha as questes referentes opo profissional pela Licenciatura. De acordo com o relatrio preliminar do ENADE 2005, o nmero de estudantes de cursos que incluem Bacharelado e Licenciatura foi o seguinte:
Tabela 1: ENADE 2005: Relatrio preliminar de presena por rea em cursos com Licenciaturas (Inclui Bacharelado e Licenciatura).

rea Biologia Cincias Sociais Filosofia Fsica Geografia Histria Letras Matemtica Pedagogia Qumica
Fonte: DEAES/INEP/MEC (2005).
408

Inscritos e Includos 28.565 5.314 5.985 5.744 14.932 22.912 55.977 24.690 61.214 8.572

Presentes 25.343 3.977 4.745 4.441 12.847 19.322 49.075 20.300 54.741 7.447

% Presenas 88,72 74,84 79,28 77,32 86,04 84,33 87,67 82,22 89,43 86,88

Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Seleo da amostra do presente estudo


O critrio de seleo dos sujeitos que compem a base de dados utilizada no presente estudo foi o estudante de Licenciatura ter respondido a pelo menos uma das partes da prova de Formao Geral. Com isso verificou-se que, na parte discursiva, 7,2% dos estudantes deixaram a prova em branco, enquanto que na parte objetiva apenas 0,4% dos estudantes deixaram todas as questes em branco, mostrando que mais estudantes deixaram em branco a parte discursiva dessa prova. Assim como na prova de Formao Geral, na parte da prova referente ao Componente Especfico, observou-se a preferncia pelas questes objetivas, em relao s questes discursivas. Foi constatado que, do total, 39.693 sujeitos (21,5%) no responderam nenhuma questo discursiva na parte do componente especfico e 658 (0,4%) no responderam nenhuma questo objetiva. 144.781 estudantes (78,5%) responderam a parte discursiva, enquanto 183.813 (99,6%) dos que participaram do ENADE 2005 responderam a parte objetiva, indicando a preferncia pelas questes objetivas tambm no componente especfico da prova.

Anlise Descritiva das variveis scio-econmicas das carreiras de magistrio que participaram do ENADE 2005
As anlises apresentadas a seguir se referem s variveis observadas no questionrio scio-econmico, principalmente em relao s cinco questes respondidas pelos estudantes das reas de Licenciatura. Os resultados de cada carreira so comentados em relao porcentagem vlida de estudantes, no considerando as respostas deixadas em branco. Considerando que esse relatrio tem a finalidade de dar subsdios s IES para analisar como se caracterizam as carreiras de magistrio avaliadas no ENADE 2005, sem, no entanto, analisar cursos e instituies isoladamente, optou-se por excluir da anlise as variveis que de alguma forma pudessem identificar as IES participantes do exame. As distribuies do nmero de estudantes de acordo com cada varivel estudada so apresentadas primeiramente no geral e, a seguir, por carreira, em valores absolutos (N), valores percentuais em relao ao total de estudantes de cada rea (%) e valores percentuais em relao ao total de estudantes que no deixaram em branco a questo em anlise (% vlida).
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 409

Mrcia Regina F. de Brito

Tambm so usadas tabelas cruzadas, a fim de descrever, de forma sumarizada, a distribuio das freqncias em categorias ou grupos de uma segunda varivel sem um fim inferencial. Desta forma, o ponto fundamental no fazer comparaes explcitas generalizadas para populaes maiores, mas sim prover uma informao sumarizada descrevendo os grupos. Alm disso, essas tabelas cruzadas so usadas em estudos de pesquisa com o objetivo de tirar concluses sobre as relaes presentes, na populao, com base em dados de uma amostra. Do total de participantes do ENADE 2005, aps a filtragem (N = 286.710), foram separados para anlise os estudantes de 10 carreiras de magistrio, como mostrado na Tabela 10. Observa-se que a carreira com maior nmero de participantes a Pedagogia (27,3%), seguida de Letras (24,6%). Esses dados so coerentes com o Censo de 2004 em que o curso de Pedagogia aparece como a rea de conhecimento que abarca a maior parte dos estudantes, tanto concluintes quanto ingressantes, em todas as regies do pas. Considerando que o objetivo do presente estudo investigar aspectos relativos aos estudantes de Licenciaturas, isto , o perfil dos mesmos, a opo pelo magistrio e o desempenho no ENADE 2005, todos os estudantes de Bacharelado foram excludos da base de dados, tendo sido obtido um grupo de 184.474 estudantes distribudos entre as 10 carreiras que participaram do ENADE 2005. Assim, a amostra abrange apenas os estudantes de Licenciaturas e, deste total (n=184.474) foi verificado que 92.358 (50,1%) so concluintes e 92.116 (49,9%) so ingressantes. A idade informada por esses estudantes variou de 16 a 88 anos (M = 28 anos; DP = 8,5 anos), sendo que 68% desses estudantes apresentam idades entre 20 e 34 anos e, destes, 34,3% tm entre 20 a 24 anos. Foi verificado tambm que 54,2% desses estudantes de Licenciatura se encontram matriculados no perodo noturno e apenas 6,2% freqentam cursos com perodo integral, valendo observar que esta questo deixou de ser respondida por 20,6% dos estudantes que compuseram a amostra. Com relao ao gnero, verificou-se que 73,7% pertencem ao gnero feminino (N= 135.903) e 26,3% so do gnero masculino, representando mais que o dobro do nmero de homens e confirmando a predominncia das mulheres atuando como professoras. No que se refere etnia, 60,8% dos estudantes se declararam brancos (cerca de 29,4% se declaram mulatos/pardos, 1,3% de origem oriental e 1,2% indgena.
410 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Onde esto os estudantes das Licenciaturas? Confirmando os dados disponveis sobre a Educao Superior Brasileira, a regio Sudeste a que detm o maior nmero de matrculas dos estudantes de Licenciaturas participantes do ENADE 2005. Isso ocorre em todas as dez reas do conhecimento avaliadas, dado que esta regio a que apresenta maior nmero de IES. Foi constatado que 44,8% das matrculas so na regio Sudeste. O segundo maior nmero de matrculas se concentra nas regies Nordeste e Sul, sendo o Norte a regio com o menor nmero de matrculas. (5,8%). Estes resultados podem ser observados na Figura 2.
100000

Nmero de estudantes

80000

82678

60000

40000 37285 32447 20000 10773 0 Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste 21291

Regio

Figura 2 - Distribuio do nmero de estudantes de Licenciaturas de acordo com a regio do pas

A distribuio dos estudantes agrupados de acordo com a organizao acadmica das IES mostra que mais da metade dos estudantes (57,7%) esto em Universidades, enquanto as demais se distribuem entre Faculdades, Escolas e Institutos Superiores (20,6%) e outras organizaes acadmicas. Observa-se que os Centros de Educao Tecnolgica apresentam a menor quantidade de estudantes (0,3%). Deve-se considerar que os Centros de Educao Tecnolgica so em nmero reduzido no pas, portanto, tambm pequeno o nmero de participantes desta organizao acadmica relativamente ao total de participantes do ENADE 2005. Deve-se tambm observar que a prevalncia da
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 411

Mrcia Regina F. de Brito

Universidade frente s demais organizaes acadmicas equivalente aos dados do Censo 2004 (fonte DEAES/INEP/MEC), referente distribuio do nmero de estudantes ingressantes e concluintes, de acordo com a rea de conhecimento e organizao acadmica. Foi verificado que a distribuio de estudantes por regio depende da organizao acadmica da IES. A Universidade a organizao predominante em todas as regies do pas (57,7%), seguida da organizao de Faculdades, Escolas e Instituies Superiores (20,6%). Verifica-se que os Centros de Educao Tecnolgica no aparecem na regio Sul do pas para as Licenciaturas que compem este estudo. Existe diferena significativa de distribuio dos estudantes por regio, quando so agrupados de acordo com a organizao acadmica ( 2 [16] = 17746,239; p < 0,001). Cabe destacar que esses dados so bastante semelhantes s informaes do Censo de 2004, em que a Universidade tambm aparece como a organizao acadmica com maior nmero de estudantes, ingressantes e concluintes, de acordo com a rea de conhecimento, regio e organizao acadmica. A distribuio de estudantes de acordo com a categoria administrativa da instituio mostra a grande concentrao de estudantes de IES privadas, cuja freqncia 113.562, representando 61,6% dos estudantes, enquanto 38,4% esto em IES federais, estaduais e municipais. De acordo com esses os resultados obtidos, verificamos que, independente da regio, so as Universidades que possuem o maior nmero de cursos e estudantes de Licenciaturas, sendo que, do total, 61,6% se concentram em instituies privadas.

Desempenho dos estudantes de Licenciaturas na parte de Formao Geral


O SINAES tem como objetivo especfico avaliar as Instituies, os cursos e o desempenho dos estudantes. Nesta perspectiva, o ENADE tem o objetivo de verificar as competncias e habilidades bsicas das reas, os conhecimentos sobre contedos bsicos e profissionalizantes e, ainda, verificar o desempenho em questes transdisciplinares, envolvendo o conhecimento mais geral. O exame tem aplicao trienal, por grupos de reas, sendo que os estudates so selecionados pelo INEP por amostragem aleatria, incluindo estudantes do incio (ingressantes) e do final dos cursos (concluintes). O exame composto de um questionrio scio-econmico enviado peviamente para a residncia do estudante, respondido e devolvido na hora da prova, a prova propriamente dita e as questes de avaliao da prova respondidas ao trmino da mesma.
412 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

Tabela 2 - Distribuio do nmero de estudantes de Licenciaturas de acordo com a regio por Organizao Acadmica
Organizao Acadmica Total

Regio

Universidade

Centro Universitrio Faculdades Integradas

Faculdades, Escolas e Institutos Superiores

Centros de Educao Tecnolgica

Norte

7.474

69,4

917

8,5

388

3,6

1.936

18,0

58

0,5

10.773

100,0

Nordeste

26.641

71,5

288

0,8

2.486

6,7

7.658

20,5

212

0,6

37.285

100,0

Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

Sudeste

36.362

44,0

16.782

20,3

10.700

12,9

18.544

22,4

290

0,4

82.678

100,0

Sul

22.621

69,7

2.444

7,5

1.524

4,7

5.858

18,1

32.447

100,0

CentroOeste 1.707 8,0 2.122 10,0

13.359

62,7

4.068

19,1

35

0,2

21.291

100,0

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Total

106.457

57,7

22.138

12,0

17.220

9,3

38.064

20,6

595

0,3

184.474

100,0

413

Mrcia Regina F. de Brito

A prova composta de 40 (quarenta) questes, sendo 10 questes de formao geral, comum a todas as reas e 30 (trinta) questes do componente especfico. As questes podem ser de mltipla escolha e discursivas, tanto na parte comum quanto na parte especfica da rea. As questes so elaboradas em forma de estudos de caso, situaes e alternativas problematizadoras, dentre outras. Com relao ao grau de dificuldade, as questes devem distribuir-se entre questes com grau baixo de dificuldade, grau mdio de dificuldade e grau elevado de dificuldade. A parte de formao geral da prova do ENADE composta de dez questes comuns a todas as reas e respondida por todos os estudantes sendo, portanto, a nica parte que permite comparao do desempenho dos estudantes dos diferentes cursos. A Tabela 3 apresenta a nota bruta dos estudantes na parte de formao geral. As notas esto colocadas em ordem decrescente, permitindo a comparao das mdias obtidas pelos estudantes dos diversos cursos de Licenciaturas e em quais deles os estudantes se sairam melhor na parte de Formao Geral. Comparando esta tabela quela publicada no Resumo Tcnico 2005, pode-se verificar um incremento na mdia dos cursos. Isto ocorre porque no presente trabalho so considerados apenas os estudantes que responderam pelo menos uma questo da parte de formao geral, enquanto no resumo so considerados todos os estudantes presentes.
Tabela 3 Licenciaturas: Estatsticas descritivas da nota bruta na formao geral por carreiras
Curso Geografia Fsica Letras Biologia Filosofia Histria Matemtica Cincias Sociais Qumica Pedagogia Total
414

N de estudantes 12.099 3.582 44.463 20.582 4.520 17.983 18.701 3.475 5.698 53.357 184.460

Mnimo 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0

Mximo 100,0 100,0 100,0 100,0 97,8 100,0 97,0 97,8 97,0 98,5 100,0

Mdia 62,47 58,55 58,09 58,08 57,78 56,97 55,25 54,35 53,95 50,28 55,52

Desvio-padro 17,64 18,42 16,63 16,50 18,01 17,67 16,68 25,07 16,73 15,04 17,06

Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

O melhor resultado foi obtido pelos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia, seguidos bem de perto de Fsica e Letras. A anlise de varincia apontou diferenas significativas entre as mdias dos grupos ( p < 0,001). Nesta parte de formao geral, pode-se perceber que as mdias obtidas a partir das notas brutas apresentaram-se superiores a 50 em todas as carreiras, sendo que o curso de Pedagogia apresentou a menor mdia do grupo. Embora as mdias dos estudantes dos cursos de Licenciaturas tenham sido superior a 50, a mdia de todos os estudantes, nesta primeira parte foi 55,52. Considerando o resultado geral, essas mdias esto bastante baixas, pois nenhum ultrapassou mdia 70. Alm disso, pode ser verificado que nos cursos de Licenciatura em Matemtica, Qumica, Pedagogia, Cincias Sociais e Filosofia, nenhum estudante obteve nota bruta superior a 98,5. Considerando que o objetivo da parte de Formao Geral da prova avaliar o desenvolvimento de conhecimentos teis para se atingir objetivos valorizados pela cultura, mas cuja aquisio independe de disciplinas especficas, e que as questes no so de conhecimentos gerais, mas se referem formao geral (RISTOFF; GIOLO, 2006; LIMANA; BRITO, 2005) e tratam de temas como biodiversidade, tica, leitura de grficos, artes etc. importante assinalar para as IES a necessidade de maior ateno formao geral, pois extremamente relevante que o futuro professor no seja apenas um transmisssor de conhecimentos sobre objetos da cincia, mas sim um profissional competente na formao de bons pensadores, aptos a refletir e compreender o mundo (BRITO, 1996; COELHO, 2006; NVOA, 1992; MARTINEZ, 2000; DIAS SOBRINHO, 2005).
Perfil do estudante de Licenciatura participante do ENADE 2005

Do total de participantes dos cursos de Licenciatiuras do ENADE 2005, verifica-se que 63,7% (N= 94.428) declaram-se solteiros, 57,0% moram com os pais (N= 84.321) e 67,9% estudam no perodo noturno (N=99.918). Em relao faixa de renda mensal da famlia, 50,3% tm a renda de 3 a 10 salrios mnimos (N= 74.714) e a maior parte dos estudantes (84,5%) que responderam pelo menos uma das partes da prova, trabalham, sendo que apenas 15,5% declararam que apenas estudam. 48% dos estudantes desta amostra concluram o segundo grau entre os anos 2000-2004 e 38,9% concluram o segundo grau na dcada de noventa, sendo que 68,2% o fizeram em escolas pblicas. Quando se verifica o tipo de ensino mdio que o futuro professor concluiu verificamos que 52% cursaram o ensino mdio comum ou de educao geral, no ensino regular; 26,9% concluram o curAvaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 415

416

Tabela 4 - Distribuio do nmero de estudantes de acordo com a Categoria Administrativa e o tipo de Ensino Mdio cursado
Tipo de Ensino Mdio Total Supletivo 924 971 283 7.270 9.448 2.333 283 421 123 1.506 Outro curso 21.757 26.635 5.573 93.684 147.649 Comum ou de educao Profissional Tcnico geral no ensino regular no Ensino Regular 13.203 14.232 2.779 46.739 76.953 19.101 39.814 3.262 2.897 746 12.196 4.085 8.114 1.642 25.973 Magistrio 1a a 4 a srie (Curso Normal) Ens. Reg.

Categoria Administrativa

Federal Estadual Municipal Particular

Total

Tabela 5 - Distribuio do nmero de estudantes de acordo com o tipo de ensino mdio cursado e o curso superior escolhido
Tipo de Ensino Mdio Total Supletivo 530 2.373 121 147 882 2.858 3.346 2.255 260 150 39.814 1.370 793 239 135 9.448 Outro curso 125 578 34 48 276 733 267 214 42 16 2.333 9.345 39.040 3.122 4.650 18.050 42.918 15.846 10.534 2.375 1.769 147.649 Profissional Tcnico Magistrio 1 a 4 srie no Ensino Regular (Curso Normal) Ens. Reg. 1.610 4.890 670 974 2.292 4.101 2.200 1.637 425 302 19.101 2.180 18.695 284 154 10.985 1.505

Mrcia Regina F. de Brito

Curso

Comum ou de educao geral no ensino regular 5.575 20.214 2.143 3.197 12.420 16.531 8.663 5.635 1.409 1.166 76.953

Matemtica

Letras

Fsica

Qumica

Biologia

Pedagogia

Histria

Geografia

Filosofia

Cincias Sociais

Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

Total

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

so profissionalizante de Magistrio de 1a a 4 a srie (Curso Normal), no ensino regular; 12,9% concluram o curso mdio profissionalizante tcnico (Eletrnica, Contabilidade, Agrcola) no ensino regular e apenas 6,4% fizeram curso Supletivo (1,8% deixou esta questo em branco ou duplicada). Foi verificado tambm que os estudantes oriundos do Ensino Mdio comum ou de Educao geral no Ensino regular, 60% (N= 46.119) ingressaram em Universidades, enquanto 18,8% (N= 14.439) ingressaram em Faculdades, Escolas e Institutos Superiores. Essa distribuio se mantm semelhante para os outros tipos de ensino mdio. Existe diferena significativa de distribuio dos estudantes por organizao acadmica, quando so agrupados de acordo com o tipo de Ensino Mdio cursado ( 2 [16] = 1744,604; p < 0,001). possvel verificar que a maior parte dos estudantes oriundos do Ensino Mdio comum ou de educao geral no ensino regular ingressou em universidades e instituies particulares de ensino (N= 46.739). Foi verificada a existncia de diferenas significativas quando os estudantes so agrupados de acordo com a categoria administrativa e o tipo de ensino mdio cursado ( 2 [12] = 2049,114; p < 0,001). Ao analisar a distribuio de respondentes que cursaram Magistrio no Ensino Mdio, possvel verificar que grande parte optou por cursar Pedagogia (48,2%) e Letras (27,6%) no Ensino Superior (Tabela 5). importante salientar que essa distribuio mostra-se semelhante para os outros tipos de ensino mdio e confirma os dados do Censo 2004, que mostra que esses cursos absorvem a maioria dos ingressantes e tambm tm o maior nmero de concluintes no ensino superior (Tabelas 3 e 5). Verifica-se tambm a existncia de diferena significativa de distribuio dos estudantes por carreira, quando so agrupados de acordo com o tipo de ensino mdio cursado ( 2 [36] = 12986,259; p < 0,001). Alm de se conhecer a formao dos Licenciandos, importante tambm conhecer suas caractersticas principais, a situao scio-econmica e cultural e outros aspectos relevantes do futuro professor. O quadro 1 resume algumas caractersticas, informadas em termos das porcentagens vlidas. O total de estudantes de Licenciaturas que responderam pelo menos uma questo do componente de formao geral foi 184.460. Em cada uma das 105 questes do questionrio scio-econmico aparece uma absteno entre 19 a 20%.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

417

Mrcia Regina F. de Brito

Quadro 1: Caractersticas predominantes dos estudantes das Licenciaturas (ENADE2005)


Caracterstica Predominante **Solteiro. **Branco. **Tm trs ou mais irmos. **Moram com os pais e/ou parentes ou esposa e filhos Moram com 3 a 6 membros da famlia Famlias que ganham at 3 salrios mnimos. Trabalham 40 horas semanais No recebe nenhum auxlio (bolsa de estudos ou financiamento para estudar). Tem pai com escolaridade mnima de ensino fundamental (8 srie). Tem me com escolaridade mnima de ensino fundamental (8 srie). Tem conhecimento praticamente nulo de ingls. Tem conhecimento praticamente nulo de espanhol. Estuda, alm das aulas, no mnimo uma hora e no mximo cinco horas semanais. **L de 2 a 5 livros ao ano, excetuando-se os livros escolares. *L jornais apenas ocasionalmente. Utiliza a TV para se manter atualizado sobre os acontecimentos do mundo contemporneo. Utiliza a biblioteca da instituio onde estuda com razovel freqncia ou muito freqentemente. Tem, no acervo da biblioteca da Instituio, a sua principal fonte de pesquisa. No desenvolve atividade acadmica alm das obrigatrias. Participa de eventos promovidos pela prpria instituio (congressos, jornadas, seminrios, etc.). Tem no cinema a sua principal atividade de lazer. Tem acesso internet. Utiliza microcomputador para trabalhos escolares. **Utiliza correio eletrnico Afirma ter conhecimento de informtica bom ou muito bom. *Considera a aquisio de formao profissional a principal contribuio do curso. % 63,7 60,8 69,4 90,9 51,5 39,8 43,6 65,2 59,2 56,0 46,4 42,8 73,1 28,0 72,1 58,4 45,4 50,5 45,0 67,9 42,6 82,9 94,9 71,3 79,2 61,1

A partir das informaes sumarizadas no quadro 1, possvel extrair algumas informaes a respeito dos estudantes que cursam as Licenciaturas. Mais da metade deles so estudantes trabalhadores, matriculados em cursos noturnos, oriundos do ensino mdio pblico, provenientes de famlias com mais de dois irmos, com pais que completaram apenas o ensino fundamental (at 8 srie), matriculados em Universidades privadas, a maioria localizada na regio sudeste. Trabalham de 20 a 40 horas, no
418 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

recebem nenhum auxlio financeiro, as famlias (com uma mdia de cinco pessoas) vivem com at 10 salrios. Tem conhecimento quase nulo de espanhol e ingls, lem pouco e se informam dos acontecimentos pela televiso. Dedicam poucas horas semanais aos estudos e no desenvolvem atividades acadmicas alm das obrigatrias. Percebem-se como bons conhecedores de informtica, usam correio eletrnico, tm acesso internet e usam computador para fazer trabalhos escolares. Alm disso, consideram que a aquisio de formao profissional a principal contribuio que receberam ou esto recebendo do curso. 51,3% dos estudantes de Licenciaturas consideraram que o nvel de exigncia do curso adequado, enquanto 43,2% consideraram que o curso deveria ter exigido mais e apenas 0,8% considerou que poderia ter exigido menos. Dos estudantes que afirmaram que lem livros alm dos livros escolares, 25,4% escolhem obras literrias de fico e 23% outros gneros literrios, mostrando diferena significativa de distribuio dos estudantes por hbito de leitura, quando so agrupados de acordo com o tipo de livros escolhidos para leitura ( 2 [16] = 2800,977; p < 0,001). Com relao s atividades de pesquisa, 40,5% dos estudantes de Licenciaturas afirmaram utilizar o acervo da biblioteca da prpria instituio para esta atividade e 24,4 utilizam a Internet, sendo que 0,8% informaram que nunca realizaram atividades de pesquisa no curso. Foi observado tambm que 45,1% dos estudantes no desenvolveram nenhuma atividade acadmica extracurso, enquanto que 54,9% desenvolveram algum tipo de atividade, seja monitoria, iniciao cientfica, trabalho em grupo de pesquisa ou outras atividades assemelhadas. As diferentes instituies deveriam investir e incentivar a participao em atividades extraclasse, pois isto um diferencial para formao pessoal e profissional dos estudantes. Quando perguntados a respeito do envolvimento em atividades de pesquisa de qualquer natureza, em pesquisas independentes ou supervisionadas, com professores ou com estudantes de ps-graduao, foi encontrado nas respostas que 54,9% dos estudantes no tiveram interesse ou oportunidade de participar de pesquisas, enquanto 45,1% informaram participar desse tipo de atividade. Quando os estudantes so separados em ingressantes e concluintes, observa-se que 36,3% dos ingressantes e 53,7% dos concluintes desenvolvem ou j haviam desenvolvido algum tipo de pesquisa, embora no se saiba a qual tipo de pesquisa os estudantes se referem, pois eles podem estar fazendo referncia pesquisa bibliogrfica. O teste Qui-quadrado de Pearson ( 2 [4] = 4908,301; p < 0,001) apontou diferenas significativas entre os grupos de ingressantes e concluintes.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 419

Mrcia Regina F. de Brito

Principais percepes dos estudantes de Licenciaturas sobre a IES, o curso e os professores.


de fundamental importncia analisar a percepo que tanto os estudantes ingressantes quanto os concluintes possuem a respeito do trabalho desenvolvido pelos docentes do curso, bem como a avaliao feita sobre as disciplinas que compem a grade curricular. Assim, foi solicitado ao estudante que indicasse se ele consegue perceber a existncia de articulao entre a concepo do curso no qual est matriculado e o conhecimento da rea, isto , teorias, procedimentos, tcnicas, instrumentos e outros com aspectos sociais, polticos e culturais da realidade e tambm com situaes cotidianas e temas mais gerais. Embora o componente de formao geral da prova no tenha questes diretamente vinculadas s disciplinas, esperado, hoje em dia, em todos os nveis de ensino, que os docentes trabalhem, juntamente com os diferentes contedos, aspectos relacionados s questes sociais, polticas e culturais do mundo atual, com especial nfase no impacto dessas questes para as IES. Duas questes do questionrio scio-econmico permitem visualizar como isso vem sendo desenvolvido. Quando solicitados a avaliar as atividades dos docentes do curso com o currculo, 64,2% dos estudantes responderam que a concepo do curso articula o conhecimento da rea (teorias, procedimentos, tcnicas, instrumentos) com os aspectos sociais, polticos e culturais da realidade brasileira, mas, destes, apenas 26,7% responderam que isso ocorre sempre e 37,5% disseram que isto ocorre no ensino de novas disciplinas; alm destes, 29,8% responderam que sim, mas apenas no ensino de algumas disciplinas. Ainda buscando mais informaes sobre o trabalho dos docentes e o currculo do curso de graduao no qual esto matriculados, aos estudantes foi perguntado se a concepo de curso e o trabalho dos professores nas vrias disciplinas da grade curricular articulam o conhecimento da rea (teorias, procedimentos, tcnicas, instrumentos) com os temas gerais e situaes do cotidiano. 95,1% dos estudantes responderam afirmativamente, mas, as respostas se distribuem entre aqueles em que a articulao est presente em todas as atividades do curso (27,6%), apenas no ensino de algumas disciplinas (28,7%) e apenas no ensino de novas disciplinas (38,8%). O quadro 2 resume as alternativas escolhidas com maior freqncia, pelos estudantes, quando perguntados sobre as prticas dos professores do curso.
420 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Quadro 2. Respostas mais frequentes na avaliao, pelos licenciandos, da prtica docente.


Alternativa (s) com maior incidncia de respostas Todos ou quase todos os planos de ensino contm objetivos, procedimentos de ensino e avaliao, programa e bibliografia. Todos ou a maior parte dos professores discutem o plano de ensino ao incio de cada disciplina. As orientaes do plano de ensino so relevantes ou altamente relevantes para os estudantes no desenvolvimento do curso. Os professores (todos ou a maior parte deles) tm domnio atualizado do contedo que ministram. A maioria das aulas expositiva com ou sem a participao dos estudantes. A maioria dos professores usa apostilas, cpias de trechos ou resumos de livros. A maioria ou todos os professores tem disponibilidade para orientao extraclasse. Os procedimentos do curso so adequados ou bastante adequados aos objetivos. Os professores, em todas ou na maior parte das disciplinas, solicitam a realizao de atividades de pesquisa como estratgia de aprendizagem. Os professores usam recursos audiovisuais de forma ampla e adequada. Os professores usam a tecnologia educacional com base na informtica de forma restrita mas adequada. O nvel de exigncia do curso /foi na medida certa. Provas escritas com questes discursivas so os instrumentos de avaliao mais usados pela maioria dos professores % 86,2 78,6 79,0 87,1 56,9 67,0 53,2 64,5 42,7 41,8 38,5 51,3 60,1

Quando analisam as prticas docentes, os estudantes de Licenciaturas consideram que os professores (ou a maioria deles) dominam o contedo relativo disciplina que ministram e so atualizados nos contedos, mostrando disponibilidade para atendimento fora das aulas. Fazem uma apreciao altamente positiva a respeito dos planos de ensino, afirmando que todos ou a maior parte dos professores apresentam e discutem planos de ensino com orientaes relevantes ou altamente relevantes para a compreenso e acompanhamento do curso, sendo planos bastante completos com objetivos, procedimentos de ensino e avaliao, programa e bibliografia. Mais da metade dos estudantes que responderam a esta questo consideraram que os procedimentos do curso so adequados ou bastante adequados aos objetivos apresentados e que a exigncia do curso foi adequada. Como pontos que precisam ser vistos com maior ateno, destacamse o mtodo de ensino que, segundo a metade dos sujeitos , basicamente, o de exposio oral sobre o contedo e isso muitas vezes feito sem a participao dos estudantes; bem mais da metade afirmou que o material usado bastante restrito (apostila e resumos de livros) e, como complemento, uma avaliao feita atravs de provas escritas, com questes discursivas. Como uma parte dos estudantes apontou que teve dificuldade nas questes discursivas e tambm porque no tinha aprendido os contedos solicitados na prova, necessrio que as IES e os cursos de formao
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 421

Mrcia Regina F. de Brito

de professores atentem para o progresso dos estudantes nos itens considerados essenciais naquela rea e para como os estudantes esto sendo capazes de formular respostas para as diversas situaes-problema apresentadas. Um ponto central do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes verificar se e de que maneira a IES est contribuindo para a formao do estudante, no apenas na parte referente assimilao de conhecimentos sobre determinados objetos mas, particularmente, o que o estudante agrega na passagem por aquela instituio especfica, com suas caractersticas peculiares e localizada em um determinado contexto, atendendo a um determinado tipo de populao. Ao analisar a questo que se refere s diversidades e especificidades regionais, foi verificado que 37,7% dos estudantes responderam que as IES contriburam amplamente para a reflexo desses aspectos, enquanto 35,7% afirmaram que contriburam parcialmente. Considerando a amplitude e a diversidade cultural do Brasil, necessrio que essa temtica seja mais bem trabalhada e discutida ao longo das disciplinas oferecidas. Para que isso seja atingido, um primeiro aspecto deve estar presente e refere-se integrao das disciplinas, elemento avaliado no questionrio scio-econmico. Solicitados a avaliar o currculo do curso, 69.966 estudantes (47,4%) de Licenciaturas afirmaram que o currculo bem integrado, havendo clara vinculao entre as disciplinas, enquanto 57.498 (38,9%) disseram ser relativamente integrado, j que as disciplinas se vinculam apenas por blocos ou reas de conhecimento afins. Por outro lado, 9,9% dos sujeitos afirmaram que o currculo no apresenta integrao entre as disciplinas, ele pouco integrado, j que poucas disciplinas esto articuladas; j 3,6% afirmaram no saber responder a essa questo e as respostas de 0,2% dos sujeitos estavam duplicadas. O professor tem uma tarefa primordial de questionar o mundo, levando seus estudantes a refletir sobre os temas mais importantes da sociedade em que vive. Atravs de algumas perguntas do questionrio scio-econmico, busca-se verificar como as IES esto desenvolvendo esses temas com seus estudantes. No presente artigo, apresentado o expresso pelo conjunto dos estudantes de Licenciaturas que fizeram o ENADE 2005. Porm, cada um dos relatrios de curso de cada uma das instituies permite que se tenha uma idia de como os estudantes daquele curso especfico esto percebendo o trabalho que est sendo desenvolvido. A tabela 6 sumariza as respostas mais freqentes do conjunto de estudantes de Licenciaturas que responderam a estas questes. Pela prpria concepo do SINAES e da parte de formao geral do ENADE, importante considerar se a Instituio de Educao Superior
422 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

est contribuindo para a formao geral do estudante, isto , se os cursos que formam os futuros professores propiciam e desenvolvem, ao longo das atividades de graduao, reflexes sobre a realidade social brasileira em funo de temas como analfabetismo, diferentes tipos de discriminao, desigualdades econmicas e sociais, habitao, desemprego, dentre outros. A partir das respostas a oito questes do questionrio scio-econmico foi verificado que analfabetismo e desigualdades econmicas e sociais so os temas mais desenvolvidos nas disciplinas, e habitao e segurana os menos desenvolvidos na percepo da maioria dos estudantes. Uma porcentagem prxima de 10% informou que no sabia responder a essas questes, possivelmente porque no foram levados ou motivados a refletir sobre esses temas. Isto necessitaria de um estudo mais aprofundado, porm, possivelmente so estudantes que esto em cursos de Licenciaturas mas no desejam ser professores, preocupando-se mais com as disciplinas de contedo especfico.
Tabela 6: Contribuio da IES para a reflexo e prticas sociais
Em que medida a sua Instituio contribui/contribuiu para que, ao longo do seu curso de graduao, voc reflita/refletisse sobre a realidade social brasileira em funo dos seguintes temas: Amplamente Parcialmente Muito pouco Nada No sei Analfabetismo 46,2 32,3 12,4 4,1 4,9 Desigualdades 46,1 34,1 11,7 3,5 4,4 econmicas e sociais. Desemprego 35,9 36,4 16,1 5,7 5,7 Habitao 26,8 34,4 20,2 10,3 8,2 Discriminao racial, 43,4 30,8 13,4 5,8 6,5 gnero e minorias. Diversidades e 37,7 35,7 14,4 4,7 7,4 especifidades regionais Segurana e 29,5 36,4 19,0 8,1 6,8 criminalidade Explorao do trabalho 32,5 31,7 18,3 9,6 7,7 Infantil e/ou adulto

Se considerarmos apenas que houve contribuio (ampla ou parcial) para a reflexo, pode ser constatado que a maioria dos estudantes desta amostra apontou que houve sim contribuio, ao longo do curso, para o questionamento e reflexo sobre os temas referentes a desigualdades ecoAvaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 423

Mrcia Regina F. de Brito

nmicas e sociais (80,2%); analfabetismo (78,5%); discriminao racial, gnero e minorias (74,2%); diversidades e especificidades regionais (73,4%); desemprego (72,3%); segurana e criminalidade (65,9%); explorao do trabalho infantil e/ou adulto (64,2%) e questes habitacionais (61,2%). Buscando verificar como as IES esto levando os estudantes a refletirem sobre as aes afirmativas e como isso desenvolvido, o questionrio scio-econmico tambm perguntou aos estudantes (184.474 estudantes de Licenciaturas) se o curso que freqentam ou esto concluindo oferece ou ofereceu oportunidades de atuao ativa em atividades comunitrias e se favorece a ampliao do conhecimento a respeito de aes comunitrias. Foi verificado que o conhecimento de aes comunitrias trabalhado apenas em algumas disciplinas e que 33,1% do total de sujeitos afirmaram que a instituio onde esto no oferece uma atuao efetiva em programas comunitrios.
Tabela 7: Percepo dos estudantes a respeito do envolvimento entre a IES e as aes comunitrias
Programas Vrias Algumas Atividades No de extenso disciplinas disciplinas de pesquisa oferece Conhecimento de aes comunitrias Atuao efetiva em iniciativas e programas comunitrios 13,8 13,6 16,5 12,9 33,6 29,8 10,2 10,4 25,7 33,1

Considerando que o envolvimento da escola e da famlia importante para o bom desempenho dos estudantes e para uma gesto efetiva, os cursos que formam os futuros professores precisariam no apenas desenvolver conhecimentos a respeito das possveis aes comunitrias mas, efetivamente, propiciar aos estudantes uma atuao eficaz atravs das aes de pesquisa e de extenso, o que plenamente possvel considerando que a maioria dos Licenciandos est matriculada em Universidades e a estas esto afeitas as atividades de ensino, pesquisa e extenso. Resumindo, a oportunidade que a IES proporciona para a vivncia e o conhecimento de aes comunitrias expressa por 33,6% dos estudantes quando afirmaram que o curso proporciona essa vivncia apenas em algumas disciplinas, embora 25,7% dos estudantes tenham afirmado que o curso no oferece oportunidades. Foi observado tambm que 29,8% dos estu424 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

dantes afirmaram a existncia de oportunidades de vivncia e atuao em iniciativas e programas comunitrios. Em oposio, foi verificado que 33,2% dos estudantes afirmaram que no houve oferta de oportunidades para vivncia e atuao em iniciativas e programas comunitrios. Seria necessrio um refinamento deste estudo para serem evidenciadas as IES que no propiciam nenhuma oportunidade prtica de atividades comunitrias. Esses dados sugerem a necessidade de maior nfase das IES nesta rea, devido importncia de se formar profissionais conscientes e que se preocupam e se engajam em iniciativas sociais e comunitrias. De acordo com Brito (2002), a formao, na graduao, daqueles que se tornaro professores do ensino fundamental e mdio deve proporcionar aos estudantes um forte e amplo conjunto de experincias prticas de ensino que sejam efetivamente concebidas como atividades programtica e intencionalmente organizadas, de tal forma que conservem uma estreita relao com a formao docente. Assim, a capacitao tcnica, cientfica e poltica; o incentivo profissional, o fortalecimento do desejo de participao consciente no processo educativo mediante as atividades do magistrio aparecem como aspectos essenciais da formao do professor. Dentro desta idia, a formao docente deve estar voltada no apenas ao conhecimento a respeito do contedo da rea ou aos mtodos mais eficazes de ensino mas tambm formao de bons pensadores, isto , sujeitos capazes de transformar o aprendido nas vrias disciplinas em aes transformadoras. Isso se d no apenas na passagem pelas diferentes disciplinas e atividades componentes das atividades curriculares, mas pela efetiva participao em atividades programadas com a clara inteno de desenvolver competncias e atitudes relevantes para a futura atuao docente. Buscando verificar quais atividades de formao complementar so oferecidas aos estudantes alm das atividades tericas e prticas e como estes esto aproveitando e adequando estas atividades integralizao curricular, foram analisadas as freqncias de respostas nas questes sobre iniciao cientfica, extenso e monitoria, sendo, em seguida, analisada a amplitude da contribuio de tais programas. Com relao iniciao cientfica (IC), 45,2% dos estudantes afirmaram nunca ter participado destas atividades e 43,8% dos estudantes responderam afirmativamente que as IES oferecem este tipo de atividade com aproveitamento regulamentar de conhecimentos para a integralizao curricular, isto , so usados como atividades componentes da formao
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 425

Mrcia Regina F. de Brito

profissional; por outro lado, 11,2% dos estudantes afirmaram que essa atividade no oferecida e 41.191 licenciandos afirmaram que no sabiam informar sobre isso. Poder-se-ia supor que essas respostas de desconhecimento tenham sido comuns aos ingressantes, pois ainda estavam no incio do curso, mas as tabelas cruzadas mostraram uma freqncia bem prxima de ingressantes e concluintes que desconhecem tais programas. Com relao oferta de atividades de extenso alm das atividades tericas e prticas, 41,5% dos estudantes de Licenciaturas informaram que isso feito na IES qual ele pertence e tambm aproveitada para a integralizao curricular. Com relao oferta desta atividade, 17,9% afirmaram que a mesma foi ampla; j 20,2% apontaram que foi parcial e 45,2% que no participaram desse tipo de programa. Quando perguntados sobre a oferta e abrangncia dos programas de monitoria, 41,8% dos licenciandos responderam de forma afirmativa e que oferecem este tipo de atividade com aproveitamento regular de conhecimentos para a integralizao curricular; por outro lado 29,6% no souberam informar e 12,9% disseram que a IES no oferece esse tipo de atividade. Quando perguntados sobre os procedimentos para avaliao das atividades de iniciao cientfica, extenso e monitoria, aproximadamente 43% dos estudantes afirmaram que no houve qualquer tipo de avaliao e isso foi recorrente nos trs casos. Dada a importncia de envolver os estudantes em atividades efetivas de experincia, seria necessrio que as diferentes IES avaliassem de forma sistemtica e programada o impacto que estas atividades esto tendo nos estudantes. Buscando verificar a percepo dos estudantes a respeito das maiores contribuies do curso para a formao, foi observado que 54,2% dos estudantes consideram a aquisio da formao profissional a principal contribuio do curso e 25,7% apontam a aquisio da cultura geral. Deve ser notado que 20,1% dos estudantes no souberam responder a esta questo; 8,4% se referiram obteno de diploma de nvel superior; 5,6% aquisio de formao terica e 2,0% apontaram a possibilidade de melhores perspectivas de ganho profissional. Quando os sujeitos so divididos em ingressantes e concluintes, observa-se que 38.133 ingressantes (57,1%) e 41.710 dos concluintes (51,4%) afirmaram que a aquisio de formao profissional a principal contribuio do curso. Existe diferena significativa de distribuio dos estudantes segundo a opinio sobre a principal contribuio do curso quando so agrupados de acordo com a situao no curso ( 2 [4] = 983,748; p < 0,001).
426 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Os sujeitos foram perguntados a respeito da contribuio do curso para a assimilao crtica e foi observado que 42,2% consideraram que o curso contribui e/ou contribui parcialmente para a assimilao crtica enquanto 30,4% apontaram que contribuiu amplamente e somente 8,3% dos estudantes afirmaram que o curso no contribuiu ou desenvolveu tal competncia. Contribuies do curso para o desenvolvimento de competncias Tendo em vista que as Diretrizes Curriculares Nacionais esto voltadas para o desenvolvimento de habilidades e a formao de competncias, buscou-se investigar a percepo dos futuros professores sobre em que medida o conjunto de disciplinas do curso estaria contribuindo para o desenvolvimento de algumas competncias. Com relao ao desenvolvimento de competncias, pode ser observado que a maioria dos estudantes considera que houve o desenvolvimento dessas competncias de forma total ou parcial. As respostas dos estudantes ingressantes e concluintes mostraram que, de maneira total ou parcial, os cursos de formao de professores esto desenvolvendo competncias, embora sejam necessrias pesquisas mais aprofundadas a este respeito, inclusive sobre a compreenso que os estudantes possuem dessas competncias.
% Competncias Atuar de forma tica, com responsabilidade social para construo de uma sociedade includente e social. Organizar, expressar e comunicar o pensamento. Raciocnar de forma lgica e fazer anlise crtica. Compreender processos, tomar deciso e solucionar de problemas no mbito da rea de atuao. Atuar em equipes multi, pluri e interdisciplinares. Atuar como profissional responsvel em relao ao meio ambiente. Observar, interpretar e anlisar dados e informaes. Utilizar procedimentos de metodologia cientfica e de conhecimentos tecnolgicos na prtica profissional. Utilizar os recursos de informtica necessrios ao exerccio profissional. Assimilar criticamente os novos conceitos cientficos e as novas tecnologias.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

(contribui) 84,8

89,7 91,1 87,9

75,7 72,7 87,4 79,8

57,5 72,53
427

Mrcia Regina F. de Brito

De modo geral, cerca de 80% dos futuros professores informaram que o curso que frequentam ou freqentaram contribuiu para desenvolver as competncias previstas nas Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educao (CNE). Isso permite afirmar que, na perspectiva dos estudantes, os cursos que frequentam tm contribudo para lev-los a uma atuao tica, com responsabilidade social para construo de uma sociedade includente e justa, permitindo a eles organizar, expressar e comunicar o pensamento, raciocinar de forma lgica e fazer anlise crtica, compreender processos, tomar deciso e solucionar problemas no mbito da rea de atuao, atuar como profissional responsvel em relao ao meio ambiente. Alm disso permite observar, interpretar e analisar dados e informaes, bem como utilizar procedimentos de metodologia cientfica e de conhecimentos tecnolgicos na prtica profissional, assimilando criticamente os novos conceitos cientficos e as novas tecnologias. Apenas a competncia na utilizao de recursos de informtica necessrios ao exerccio profissional foi apontada por uma parcela menor de estudantes e seria adequado que as IES tratassem especificamente deste item pois os recursos muitas vezes no so usados em toda a potencialidade.

As Licenciaturas e a opo profissional


Os cursos de Licenciatura passaram por um perodo no qual ocorreu uma diminuio na procura conforme mostrado na figura 1. Os dados do Censo da Educao Superior Brasileira mostram que, em alguns casos, o nmero de estudantes que concluem o curso extremamente baixo, por exemplo, nos cursos de Licenciaturas em Fsica, Filosofia, Qumica e Matemtica. Na segunda metade do sculo XX, a carreira de professor era uma carreira de prestgio e o curso normal fornecia um diploma que permitia o exerccio do magistrio nas quatro sries do Ensino Fundamental. Na ltima dcada isto foi alterado e surgiu a exigncia de curso superior de Pedagogia ou diploma obtido na Escola Normal Superior para o magistrio na Educao Fundamental, como ocorre para as Licenciaturas especficas que habilitam o professor para o magistrio de quinta a oitava srie e no Ensino Mdio. Considerando que o presente artigo trata apenas dos estudantes de Licenciaturas, importante conhecer as razes pelas quais os estudantes buscaram esses cursos que so voltados para a formao de professores para o ensino fundamental e mdio, tanto de escolas pblicas quanto privadas.
428 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Em relao perspectiva profissional futura, 8,9% dos estudantes ainda no se decidiram; 32,9% dos estudantes ingressantes e concluintes afirmaram que pretendem se dedicar atividade acadmica e, posteriormente, buscar curso de ps-graduao, enquanto 21,4% trabalham em outra rea mas pretendem mudar de atividade e exercer funes docentes. Alm disso, 19,6% declararam que j trabalham na rea e pretendem continuar nela; 13,6% pretendem prestar concurso para atividade em empresa pblica e 3,3% pretendem trabalhar em empresa privada, sendo que 0,4% dos estudantes no respondeu. Pode ser verificado atravs da anlise dos dados que tanto ingressantes quanto concluintes compartilham de opinies semelhantes a respeito de suas perspectivas profissionais no que se refere a buscar trabalhar na prpria rea de graduao e, futuramente, dedicar-se atividade acadmica e buscar curso de ps-graduao. Porm, observa-se a existncia de diferena significativa de distribuio dos estudantes, segundo a opinio sobre a perspectiva profissional futura, quando so agrupados de acordo com a situao do curso ( 2 [5] = 4160,110; p < 0,001). Quando analisada a opo pelo magistrio, verifica-se que a maior parte dos estudantes expressa vontade de ser professor (73%), sendo que somente 9,6% dos estudantes relatam que no querem tornar-se professores. Esses resultados podem ser mais bem visualizados na Figura 3.
120000

100000

102636

N ero de estudantes m

80000

60000

40000

20000 13532 0 Sim No

24412

Ainda no me decidi

Opo pelo magistrio

Figura 3 - Distribuio do nmero de estudantes de acordo com a opo pelo magistrio


Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 429

Mrcia Regina F. de Brito

Quando os estudantes so divididos em ingressantes e concluintes, verifica-se que 76,3% dos concluintes expressam vontade de seguir a carreira de magistrio e, de forma semelhante 69,6% dos ingressantes tambm manifestaram a mesma opo profissional. Verifica-se que existe diferena significativa na distribuio dos estudantes segundo a opinio sobre a opo pelo magistrio, quando so agrupados de acordo com a situao do curso ( 2 [2] = 920,474; p < 0,001). Quando analisada a experincia anterior no magistrio, pode ser verificado que 51,1% j tiveram experincia em docncia, conforme a figura 4. Tambm deve ser notado que do total de estudantes que j tiveram experincia no magistrio, 66,6% so concluintes. Existe diferena significativa de distribuio dos estudantes segundo a experincia anterior no magistrio, quando so agrupados de acordo com a situao do curso ( 2 [1] = 13880,098; p < 0,001). Dos estudantes que j tiveram experincia no magistrio, constatouse que 59,1% j atuaram como professores do ensino regular em escola pblica e 19,6% como professores do ensino regular em escola privada. Esta distribuio dos dados deve ser estudada com cuidado, visto que os alunos que no tiveram experincia anterior no deveriam ter respondido a esta questo, conforme instruo dada. De forma geral, constata-se diferena significativa de distribuio dos estudantes segundo o local de atuao como professor, quando so agrupados de acordo com a situao do curso ( 2 [5] = 2125,400; p < 0,001). A Tabela 8 mostra a distribuio de estudantes de acordo com a principal razo de escolha pelo curso de graduao Licenciatura e, pode-se verificar que mais da metade deles justificou a escolha porque querem ser professores (54,8%). Um dado relevante e que deve ser estudado mais profundamente se refere influncia do papel do professor para a escolha profissional dos estudantes, visto que, para a amostra estudada, 11,5% justificaram a escolha afirmando que foram influenciados por um professor que foi um bom modelo exemplar. Existem vrios estudos que mostram a influncia dos professores na escolha profissional dos estudantes, mas no existe concordncia, na literatura, sobre a influncia dos professores nas atitudes e escolha profissional dos futuros professores. O resultado relativo quantidade de estudantes que escolhem o magistrio para ter outra opo se no conseguirem exercer outra atividade, quando comparados com os resultados obtidos, na dcada de oitenta, em um estudo longitudinal desenvolvido junto aos estudantes dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pblica (Brito, 1992) mostrou que houve
430 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

uma diminuio no nmero de estudantes que assinalam esta alternativa. Aparentemente, um maior nmero de estudantes est escolhendo ser professor como opo primeira e motivados pelo desejo de exercer o magistrio. Entretanto, necessria uma certa dose de cautela na interpretao destes dados porque a incluso do curso de Pedagogia com as Licenciaturas especficas pode mostrar resultados no condizentes, isto , a Pedagogia caracterizada pelo magistrio, enquanto as Licenciaturas especficas oferecem um nmero maior de opes. Alm disso, seria necessrio analisar a categoria administrativa e o curso. Estudos realizados ao longo das dcadas de oitenta e noventa apresentados nas vrias edies do Congresso Estadual Paulista sobre Formao de Professores realizados pela UNESP apontaram diferenas entre IES e cursos. De qualquer forma importante assinalar que metade dos sujeitos participantes do ENADE 2005 afirmou que eles escolheram a Licenciatura porque querem ser professores. Assim, foi verificado que 56,8% dos concluintes e 52,8 % dos ingressantes afirmaram ter escolhido um curso de Licenciatura porque querem ser professores. Existe diferena significativa de distribuio dos estudantes segundo a razo de escolha pela Licenciatura quando so agrupados de acordo com a situao do curso ( 2 [5] = 595,566; p < 0,001).
Tabela 8 - Distribuio do nmero de estudantes de acordo com a razo de escolha da Licenciatura.
Razo de escolha pela licenciatura Porque quero ser professor Para ter outra opo se no conseguir exercer outra atividade Por influncia da famlia Porque tive um bom professor que me serviu de modelo Eu no quero ser professor o nico curso prximo da minha residncia Total Nmero de estudantes N % N % N % N % N % N % N % Situao no Curso Concluinte 40.268 56,8 13.854 19,5 3.240 4,6 7.726 10,9 3.050 4,3 2.748 3,9 70.886 100,0 Ingressante 35.923 52,8 14.889 21,9 2.360 3,5 8.210 12,1 4.238 6,2 2.408 3,5 68.028 100,0 76.191 54,8 28.743 20,7 5.600 4,0 15.936 11,5 7.288 5,2 5.156 3,7 138.914 100,0 Total

Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

431

Mrcia Regina F. de Brito

Em relao opinio a respeito do quanto o curso oferece e/ou ofereceu um conjunto de competncias que possam auxiliar a tarefa de professor, verifica-se que 62,3% dos estudantes consideraram que o curso possibilitou a aquisio de competncias profissionais e apenas 7,1% no apontaram como vlidas as competncias ensinadas para prtica docente.
140000

120000 114999

Nmero de estudantes

100000

80000

60000

40000

20000 0 Sim 9957 No 14918 No sei responder

Aquisio de competncias

Figura 4 - Distribuio do nmero de estudantes de acordo com a perspectiva de aquisio de competncias

Do total de 139.874 estudantes (68.670 ingressantes e 71.204 concluintes) que consideraram que o curso escolhido favorece e/ou favoreceu a aquisio de competncias para a prtica docente, 82,2% afirmaram que o curso teve contribuio para a aquisio de competncias. Foi verificado que 60.778 concluintes (43,5%) afirmaram que o curso contribuiu para a aquisio de competncias necessrias ao desempenho profissional futuro e a mesma percepo tiveram 54.221 ingressantes (38,8%). Por outro lado, 3.788 ingressantes (2,7%) e 6.169 concluintes (4,4%) afirmaram que o curso no contribuiu para a aquisio de competncias. Alm disso, 7,6% dos ingressantes e 3,0% dos concluintes afirmaram no saber responder a esta questo. Existe diferena significativa na distribuio dos estudantes segundo a perspectiva de aquisio de competncias, quando so agrupados de acordo com a situao em que esto no curso, se ingressantes ou concluintes ( 2 [2] = 3647,631; p < 0,001).
432 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Desempenho dos estudantes de Licenciaturas no componente de Formao Geral do ENADE2005.


As anlises realizadas a seguir partem do pressuposto de que parte da varincia do desempenho pode ser explicada por variveis como, por exemplo, momento da formao em que os estudantes se encontram. Estudantes no final do curso (concluintes) devem, em mdia, apresentar melhor desempenho em relao aos estudantes que ainda esto iniciando o curso (ingressantes). Alm disso, parte da varincia do desempenho pode tambm estar relacionada aos cursos, isto , os cursos podem diferir no que se refere ao efeito que tm em seus alunos. Por isso, alguns cursos podem concentrar alunos com maior desempenho e outros cursos alunos de pior desempenho. Por isso, as vrias comparaes realizadas devem ser analisadas com cautela j que, por exemplo, algumas regies ou organizaes acadmicas podem ter diferentes concentraes de estudantes. O componente de Formao Geral da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) composto por 10 (dez) questes elaboradas com a inteno de avaliar a capacidade do estudante para compreender textos e imagens, realizar comparaes entre dados e informaes, analisar e sintetizar as informaes recebidas etc. Baseia-se, portanto, mais na verificao de habilidades acadmicas gerais, contextualizadas em situaes, fatos e temas da vida contempornea, do que em competncias profissionais especficas de alguma rea de conhecimento (MEC, 2004a). Antes de realizar as comparaes de mdias entre os grupos de variveis, foi verificada a associao entre as diferentes partes da prova de Formao Geral. Observou-se que existe uma correlao positiva significativamente diferente de zero entre as notas dos estudantes na parte objetiva e na discursiva dessa prova (r=0,299; p<0,001). Esses valores indicam que as notas nas duas partes da prova se apresentam moderadamente relacionadas, de maneira que tendem a aumentar no mesmo sentido, ou seja, quanto mais alta a nota do estudante na parte objetiva, maior a tendncia de aumento da nota tambm na parte discursiva. Porm, considera-se importante ressaltar os resultados apresentados na Tabela 12, em que 7,2% dos respondentes deixaram em branco a parte discursiva da Formao Geral, enquanto que somente 0,4% no realizou a parte objetiva dessa prova. Alm disso, relevante considerar que, na avaliao feita ao final da prova, 40,1% dos estudantes consideraram que a prova foi difcil devido forma diferenciada de abordar os contedos e 25,1% consideraram difcil por desconhecimento do contedo solicitado nas questes.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 433

Mrcia Regina F. de Brito

A Tabela 9 apresenta os resultados gerais de desempenho referentes prova de Formao Geral, discriminados por rea de conhecimento, trazendo, respectivamente, os resultados da mdia dos ingressantes, dos concluintes, a mdia de desempenho de todos os estudantes que realizaram a prova na rea (sem distino entre a situao de ingressante e concluinte) e o ganho mdio no desempenho entre concluintes e ingressantes. Foi verificado que em todas as reas de licenciatura avaliadas no ENADE2005, os estudantes concluintes tiveram, em mdia, desempenho superior ao dos estudantes ingressantes. Em termos de resultados absolutos, verificou-se que a mdia geral de acertos ficou em 55,5 pontos e que a mdia dos ganhos em desempenhos mdios foi de 1,9 pontos. Comparando-se os resultados absolutos das diversas reas, constatase que o melhor desempenho em Formao Geral foi da rea de Geografia, seguido dos resultados de Fsica e Letras. O resultado mais baixo foi da rea de Pedagogia e Qumica, cujos resultados apresentaram-se abaixo da mdia geral de acertos. Quanto ao ganho em desempenho mdio entre os concluintes e os ingressantes, observam-se, de modo geral, resultados mais positivos nas reas de Biologia, Filosofia e Qumica do que nas demais reas. Os resultados da anlise de varincia (ANOVA) indicaram haver diferenas significativas de desempenho na Formao Geral por cursos (em que o curso de Geografia tendeu a apresentar desempenhos mais elevados) e entre ingressantes e concluintes (de forma que os concluintes tenderam a apresentar desempenhos mais elevados em todas as reas).
Tabela 9 - Desempenho geral dos estudantes no componente de Formao Geral.
Formao Geral rea Matemtica Letras Fsica Qumica Biologia Pedagogia Histria Geografia Filosofia Cincias Sociais Total
434

Ingressante 54,366 57,430 57,464 52,331 55,936 49,230 56,117 61,408 55,925 52,943 54,546

Concluinte 56,255 58,748 60,287 55,735 60,711 51,190 57,859 63,412 59,872 55,391 56,498

Mdia 55,252 58,094 58,549 53,947 58,080 50,279 56,966 62,469 57,784 54,349 55,523

Ganho em desempenho mdio 1,889 1,318 2,823 3,404 4,775 1,960 1,742 2,004 3,947 2,448 1,952

Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

Observa-se que, tanto na parte objetiva quanto na discursiva da Formao Geral, em todas as Licenciaturas avaliadas no ENADE2005, os estudantes concluintes tiveram, em mdia, desempenhos superiores ao dos estudantes ingressantes. Em termos de resultados absolutos, analisandose os resultados de todo o conjunto de estudantes de licenciatura, verificou-se que a mdia geral de acertos da parte objetiva foi de 67,2 pontos e a mdia da parte discursiva foi de 41,2 pontos. A mdia dos ganhos em desempenhos mdios entre concluintes e ingressantes na parte objetiva foi de 2,5 pontos e na parte discursiva de 1,3 pontos. Comparando-se os resultados absolutos das diversas reas, constatase que o melhor desempenho nas questes objetivas, tanto entre concluintes quanto para ingressantes, foi na rea de Fsica. Nas questes discursivas, verifica-se que o melhor desempenho, tanto entre concluintes quanto para ingressantes, foi da rea de Geografia. A Pedagogia apresentou o resultado mais baixo, tanto para ingressantes quanto para concluintes, nas questes objetivas e discursivas, resultado este abaixo da mdia geral de acertos. Este resultado preocupante quando se considera que a Pedagogia forma os professores que atuaro junto aos alunos no incio da escolaridade e pressupe uma formao geral e um domnio dos contedos da rea bastante fortes, o que no est ocorrendo.
Tabela 10 - Estatsticas descritivas do desempenho no componente de Formao Geral por tipo de questo, rea e situao do estudante no curso.
Situao do Estudante Questes objetivas rea Matemtica Letras Fsica Qumica Biologia Concluinte Pedagogia Histria Geografia Filosofia Cincias Sociais Total Mdia Desvio Padro N 8.781 1.377 2.706 9.240 8.771 6.406 2.133 1.996 Questes discursivas Mdia Desvio Padro N 8.778 1.377 2.706 9.240 8.771 6.406 2.129 1.995

67,426 20,9116 72,431 21,3793 69,619 20,5838 70,494 19,5744 70,459 20,1281 69,657 19,9447 71,721 21,1596 66,556 30,1142

42,595 20,1939 45,435 25,9376 38,758 20,3671 48,746 20,5785 42,449 24,7693 55,771 23,9266 45,293 20,8534 41,751 26,3253

69,654 19,6108 22.395

45,408 22,3606 22.395

65,892 20,2659 28.553

33,213 16,1826 28.553

68,461 20,4768 92.358

41,866 21,7631 92.350


435

Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

Mrcia Regina F. de Brito

Tabela 10 - Estatsticas descritivas do desempenho no componente de Formao Geral por tipo de questo, rea e situao do estudante no curso. (continuao)
Situao do Estudante Questes objetivas rea Mdia Desvio Padro N Questes discursivas Mdia Desvio Padro N

Matemtica Letras Fsica Qumica Biologia Ingressante Pedagogia Histria Geografia Filosofia Cincias Sociais Total

64,841 21,7430 69,445 20,9031 66,058 20,9638

9.927 2.205 2.992

41,548 19,9771 42,810 24,4628 35,545 20,1698

9.923 2.205 2.992

67,272 20,0393 22.068

45,391 21,9193 22.068

66,056 20,4449 11.342 63,384 20,6949 24.804 68,358 20,4619 68,039 19,9472 67,833 22,6995 64,756 29,1579 9.212 5.693 2.393 1.480

43,558 20,9153 11.342 31,922 16,2085 24.804 41,147 23,7771 53,292 23,5730 41,359 21,7485 38,503 26,3276 9.212 5.693 2.391 1.480

65,956 20,8738 92.116

40,591 21,5054 92.110

A Tabela 11 apresenta o desempenho de ingressantes e concluintes por regio geogrfica do pas, em cada rea de conhecimento. So destacados os principais resultados, porm deve ser considerado que, em algumas reas, o nmero de cursos (e de estudantes) que prestaram o exame pode ser insuficiente para determinar uma anlise mais significativa do ponto de vista regional. Alm disso, em alguns casos, o nmero de participantes de uma regio relativamente maior que das outras, fato que deve ser considerado ao analisar a mdia geral das regies do pas. Os dados da Tabela 11 apontam que os estudantes de Licenciatura das IES da regio Sudeste tiveram desempenho superior aos das demais regies na Formao geral, seguidos, na ordem, pelos estudantes das regies Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A diferena de desempenho entre as regies, neste componente da prova, considerando as mdias expostas, foi pequena, inferior a trs (3) pontos. Os resultados da anlise de varincia (ANOVA) indicaram haver diferenas significativas de desempenho na Formao Geral entre as regies participantes, de forma que os estudantes da regio sudeste tenderam a apresentar desempenhos mais elevados. Observa-se, igualmente, que os estados da regio sudeste tm desempenhos mdios superiores em cinco das dez reas avaliadas e os esta436 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

dos da regio sul obtiveram melhores desempenhos em duas; a rea de Geografia que obteve o melhor desempenho na Formao Geral est incluida na regio sudeste.
Tabela 11 Mdia dos estudantes de Licenciaturas na parte de Formao Geral, por regio geogrfica.
rea Norte Matemtica Letras Fsica Qumica Biologia Pedagogia Histria Geografia Filosofia Cincias Sociais Total 55,754 55,845 56,516 54,539 58,771 49,876 58,290 60,164 57,040 61,591 54,448 Nordeste 55,137 56,405 59,875 54,060 56,661 50,409 56,414 59,118 55,541 57,902 55,175 Regio Sudeste 55,564 59,383 61,230 53,097 59,294 50,975 57,715 65,152 58,794 53,010 56,350 Sul 54,656 58,842 54,948 54,680 57,109 50,288 58,233 62,274 58,875 48,222 55,388 Centro-Oeste 54,862 55,935 53,090 56,164 57,147 47,736 53,267 62,815 55,861 57,145 53,671 55,252 58,094 58,549 53,947 58,080 50,279 56,966 62,469 57,784 54,349 55,523 Total

A Tabela 12 apresenta o desempenho dos estudantes na Formao Geral do exame, sem distino entre ingressantes e concluintes. Os dados so apresentados separadamente para instituies pblicas e privadas. No caso das instituies pblicas, os dados foram categorizados para as IES federais, estaduais e municipais. Os dados da Tabela 12 apontaram que os estudantes de Licenciatura das IES federais tiveram desempenho superior aos das demais categorias administrativas na Formao geral, seguidos, na ordem, pelos estudantes de IES estaduais, particulares e municipais. A diferena de desempenho entre as categorias, nesta parte da prova, considerando as mdias expostas foi de, no mximo, 6 pontos. Os resultados da anlise de varincia (ANOVA) indicaram haver diferenas significativas de desempenho na Formao Geral entre as categorias participantes, de forma que os estudantes das IES federais tenderam a apresentar desempenhos mais elevados. Ao analisar os resultados por rea, verifica-se que o desempenho dos estudantes das IES federais foi superior ao das demais em 9 das 10 reas de Licenciatura estudadas, de forma que, nas IES municipais, somente a rea de Filosofia obteve maior desempenho.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 437

Mrcia Regina F. de Brito

Tabela 12 Desempenho dos estudantes na Formao Geral por rea e categoria administrativa da Instituio
rea Matemtica Letras Fsica Qumica Biologia Pedagogia Histria Geografia Filosofia Cincias Sociais Total Federal 57,921 62,127 60,046 57,599 64,425 52,931 62,377 66,486 59,801 58,316 59,579 Categoria Administrativa Estadual Municipal 56,408 53,329 59,316 56,603 58,734 50,546 55,365 51,019 61,180 54,420 52,249 48,982 56,164 52,179 62,142 54,724 55,919 62,548 45,254 27,430 56,966 52,925 Particular 54,348 57,114 55,908 51,007 56,541 49,438 56,169 61,619 57,344 55,863 54,237 Total 55,252 58,094 58,549 53,947 58,080 50,279 56,966 62,469 57,784 54,349 55,523

Ao analisar o desempenho dos estudantes na parte de Formao Geral por rea e organizao acadmica da Instituio, pode-se notar que os Centros de Educao Tecnolgica apresentaram desempenhos mdios superiores para as Licenciaturas em Fsica (M=64,6); Biologia (M=64,5); Qumica (M= 57,37); Matemtica (57,015) e Geografia (M=73,587). J os estudantes de Pedagogia dos Centros de Educao Tecnolgica foram os que apresentaram os piores resultados (M=30,48). Os estudantes de Licenciatura em Histria, Filosofia, Pedagogia e Letras que obtiveram os melhores desempenhos so aqueles matriculados nas Universidades.
Tabela 13 Desempenho dos estudantes na Formao Geral, por rea e organizao acadmica da Instituio.
Organizao Acadmica rea Matemtica Letras Fsica Qumica Biologia Pedagogia Histria Geografia Filosofia Cinc. Sociais Total
438

Centro Faculdades Universidade Universitrio Integradas 55,890 59,275 58,672 54,982 59,494 51,178 57,889 63,893 58,482 55,154 56,725 54,390 58,950 55,227 50,198 57,380 50,593 56,765 63,576 56,140 38,349 55,319 54,153 56,804 55,084 50,652 54,819 49,050 55,743 61,312 56,755 56,454 54,201

Fac. Escolas e Instit. Superiores 55,034 55,539 56,916 50,593 55,368 48,907 54,616 57,676 56,262 61,303 52,770

Centros Educ. Tecnolgica 57,015 64,636 57,367 64,459 30,487 73,587 62,423

Total 55,252 58,094 58,549 53,947 58,080 50,279 56,966 62,469 57,784 54,349 55,523

Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

As estatsticas referentes s anlises de varincia realizadas para a avaliao do desempenho na Formao Geral esto apresentadas na Tabela 14, alm das devidas medidas de associao entre as variveis testadas.
Tabela 14 - Anlise de varincia para testar diferenas de desempenho entre os estudantes na Formao Geral
Fonte de variao Regio Categoria Administrativa Organizao Acadmica Estudante X FG Parte Objetiva FG X Estudante X rea Parte discursiva FG X Estudante X rea rea X Estudante Soma de quadrados 147081,925 774423.125 501610.001 175670,068 289282,122 Graus de liberdade 4 3 4 1 1 Quadrado Mdio 36770,481 258141,042 125402,500 175670,068 289282,122 Estatstica F 126,701 900,036 434,984 605,645 676,687 Significncia do teste (p) 0,000 0,000 0,000 0,000 0,000 Coeficiente Eta2 0,003 0,014 0,009 0,003 0,004

74904,669 2593205,223

1 9

74904,669 288133,914

160,031 1040,343

0,000 0,000

0,001 0,048

Pode ser verificado que existem diferenas significativas quando so analisadas as diferenas de desempenho dos estudantes na parte de Formao Geral sendo consideradas como fontes de variao a regio, a categoria administrativa, a organizao acadmica e as interaes entre o momento do estudante no curso (ingressante ou concluinte), o tipo de questo (objetiva ou descritiva) e a rea qual pertence o estudante.

Concluso e discusso dos dados


Os resultados obtidos atravs do questionrio scio-econmico e atravs das notas das provas do ENADE2005 permitem conhecer melhor os estudantes dos cursos de formao de professores e observar o comportamento desses cursos ao longo dos anos. Alguns resultados so bastante preocupantes e, dentre estes, podemos destacar o baixo nmero de professores sendo formados nos cursos de Matemtica, Fsica e Qumica e, alm da questo do pequeno nmero de estudantes que concluem o curso deve ser destacado tambm o baixo desempenho dos estudantes na parte de Formao Geral da prova (por enquanto, nica parte da prova que permite comparaes por ser feita por todos os participantes).
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 439

Mrcia Regina F. de Brito

importante lembra que a Formao Geral no uma prova de conhecimentos gerais, mas sim uma verificao dos conhecimentos que o estudante agrega ao longo de sua trajetria na IES, no estando vinculado a nenhuma disciplina. Considerando que o desempenho refere-se a apenas um nico exame, aplicado em larga escala, se formos analisar as mdias verificamos que, de modo geral, estas foram muito baixas. Como a proposta do ENADE de uma anlise de mudana, espera-se que os estudantes que fizeram o exame como ingressantes progridam nos vrios itens que compem a prova, itens estes presentes nas diretrizes curriculares dos diferentes cursos e apresentem incremento significativo quando realizarem o exame como concluintes. Um outro resultado que merece destaque refere-se ao fato de a maioria dos estudantes de licenciaturas estarem matriculados em IES privadas e em cursos noturnos. Seria interessante que as IES pblicas dessem maior nfase aos cursos de formao de professores ampliando o nmero de vagas e as maneiras de possibilitar aos estudantes a permanncia no curso. Alm disso, a rea de Exatas deveria buscar maneiras de estimular os estudantes a buscar cursos destas reas; talvez uma maneira de conseguir aumentar a busca por estes cursos seja desenvolvendo nos estudantes atitudes positivas em relao Matemtica. importante que os cursos de Licenciatura fortaleam a articulao da teoria com a prtica, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim como os estgios e a participao em atividades de extenso que devem ser promovidas pela Instituio de Ensino Superior. fundamental que o futuro professor tenha um slido conhecimento, no na forma de estoque armazenado, mas na forma de domnio conceitual, que o torne capaz de ajudar seus alunos a serem tambm agentes de sua formao, aproveitando ao mximo a riqueza dos espaos de conhecimento propiciados pelas multimdias. Os futuros professores devem dominar conjuntos de competncias que reflitam a estreita relao entre o desenvolvimento e a aprendizagem do indivduo, a aquisio, a manuteno e o uso dos conhecimentos, adquiridos tanto dentro como fora do contexto escolar. Em texto anterior (BRITO, 2002), foi enfatizada a necessidade de que os cursos de formao de professores propiciem prticas pedaggicas inseridas no contexto maior dos cursos, buscando trabalhar de forma mais prxima do conjunto de atividades que sero exercidas futuramente pelos professores. Tendo em vista as vrias e rpidas mudanas pelas quais passa a sociedade e considerando que a formao de professores est inserida em um contexto que exige cada vez mais prticas de ensino que valorizem
440 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

o pensamento crtico, a flexibilidade e a capacidade de questionar padres sociais, os cursos de Licenciatura deveriam ter como objetivo principal formar bons pensadores. Assim, os cursos de formao de professores, alm de trabalhar os recursos metodolgicos e o conjunto de conhecimentos da rea deve tambm trabalhar os diferentes processos de pensamento, apoiados na crena de que levar os estudantes a desenvolver plenamente o potencial de pensamento um dos objetivos mais importantes da educao. Ainda de acordo com o texto citado, funo das disciplinas pedaggicas promover o pensamento e o entendimento, estabelecer as relaes entre os aspectos cognitivos e a didtica, desenvolver atitudes positivas em relao disciplina que iro ensinar e desenvolver tambm crenas de eficcia como professores, alm de prover o professor em formao de competncias que permitam a ele tornar-se um pesquisador em sala de aula. A discusso de novos cenrios e de um novo perfil de professor mostra que os currculos dos Cursos de Licenciatura devem ser elaborados tendo como objetivo desenvolver as habilidades acadmicas e as competncias profissionais. O desenvolvimento profissional do professor inclui, necessariamente, o desenvolvimento de competncias profissionais atadas a um processo dinmico de refletir sobre a ao que desenvolve na sala de aula, buscando modificar os pontos considerados crticos e uma constante transformao da ao educativa.

REFERNCIAS
ANDRADE, D. F.; TAVARES, H. R.; VALLE, R. C. Teoria da Resposta ao Item: conceitos e aplicaes. So Paulo: Associao Brasileira de Estatstica, 2000. BARREYRO, G. B. Do Provo ao SINAES: o processo de construo de um novo modelo de avaliao da Educao Superior. Avaliao, Campinas, RAIES v. 09, n. 02, p. 37-49, 2004 BRITO, M.R.. F. Licenciaturas: dificuldades e tentativas de soluo. CONFERNCIA BRASILEIRA DE EDUCAO, 3, 1984, So Paulo. Anais... So Paulo: Loyola, 1984. BRITO, M. R. F. Acompanhamento e Avaliao dos Cursos de Licenciaturas da Faculdade de Educao da Unicamp. In: CONFERNCIA BRASILEIRA DE EDUCAO, 4,. Goinia. Anais... Goinia: [s.n.], 1986.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 441

Mrcia Regina F. de Brito

BRITO, M. R. F. Acompanhamento e avaliao de um Curso de Formao de Professores de Matemtica. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAO DE EDUCADORES, 1, 1990, guas de So Pedro. Anais... guas de So Pedro, SP: [s.n.], 1990. p. 49. BRITO, M. R. F. O ensino superior e a formao do professor: Algumas questes sobre a Licenciatura.. In: ENCONTRO PAULISTA SOBRE FORMAO DE EDUCADORES, 2, 1992, guas de So Pedro, SP. Textos do congresso... [s.l.]: [s.n.], 1992. v. 1. p. 52-60. BRITO, M. R. F.. A psicologia educacional e a formao do professor de matemtica, Anais do VI Simpsio da ANPEPP, 1996, Terespolis, RJ. P.136. BRITO, M. R. F.. A psicologia educacional e a formao do professorpesquisador: criando situaes desafiadoras para a aprendizagem e o ensino da Matemtica. Educao Matemtica em Revista, So Paulo, SP, ano 9, n. 11, p. 57-68, abr. 2002. (Nmero Especial) COELHO, I. M.. Universidade e formao de professores. In: GUIMARES, V.S. (Org.). Formar para o mercado ou para a autonomia? O papel da Universidade. Campinas, SP: Papirus, 2006. DIAS SOBRINHO, J. Universidade e avaliao: entre a tica e o mercado. Florianpolis: Insular, 2002. DIAS SOBRINHO, J. Dilemas da educao superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? So Paulo: Casa do Psiclogo, 2005. ENADE 2005. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP). Resumo Tcnico <http://www.inep.gov.br/ download/enade/2005/Resumo_Tecnico_ ENADE_2005.pdf> FARIA, Paulo Czar de. A formao do professor de matemtica: problemas e perspectivas. 159 p. Dissertao (Mestrado em Educao) Curso de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 1996. FINI, L D.T.; BRITO, M.R.F.; CARVALHO, M.L. Acompanhamento e avaliao dos cursos de licenciaturas da Unicamp: interesse pelo magistrio. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAO DE EDUCADORES, 1, 1990, guas de So Pedro. Anais... guas de So Pedro, SP: [s.n.], 1990. p. 48. HAIR, J.F.; Anderson, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. 5. ed. Anlise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005..
442 Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007.

ENADE 2005: Perfil, desempenho e razo da opo dos estudantes pelas Licenciaturas

LIMANA, A.; BRITO, M. R. O modelo de avaliao dinmica e o desenvolvimento de competncias: algumas consideraes a respeito do ENADE. Avaliao, Campinas, SP, RAIES, v. 10, n. 2, p. 9-32, 2005. MARTINEZ, J. C. M.. Formacin del profesorado de secundaria. Estudios Pedaggicos, n. 26, p. 107-117, 2000. MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. LEI n 10.861, de 14 de Abril de 2004. Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, INEP. Disponvel em: www.inep.gov.br/superior/enade . MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA (2004b). Diretrizes para a Avaliao das Instituies de Educao Superior. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Ansio Teixeira. 48 p. MINISTRIO DA EDUCAO E CULTURA. SINAES Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior: da concepo regulamentao. 2. ed. Braslia: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira, 2004c.. NVOA, A. formao de professores e profisso docente. In: NVOA, A. Os professores e a sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p.13-33. PERRENOUD, P.. Prticas pedaggicas, profisso docente e formao. Perspectivas sociolgicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993. POPKEWITZ, T. S.. Profissionalizao e formao de professores: algumas notas sobre a sua histria, ideologia e potencial. In: NVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formao. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 93-114. RISTOFF, D. I.; GIOLO, J.. O SINAES como sistema. RBPG. Revista Brasileira de Ps Graduao, Braslia, v. 3, n. 6, p. 193-213, CAPES, 2006. RISTOFF, D. I. Algumas definies de avaliao. Avaliao, Campinas, SP, RAIES, v. 8, n. 2, p. 20-30, jun. 2003. SECURRO JR., S. Quality of teacher education and nonteacher education graduates: Fact or artifact? Journal of Research and development. Education, v. 25, n. 3, 1992. SOUZA, N. A.. Avaliao de Competncias: o aperfeioamento profissional na rea de enfermagem. Estudos em Avaliao Educacional, v. 16, n. 32, p. 57-80, 2005. VENDRAMINI, C. M. M.. O uso de um modelo multidimensional para anlise do ENADE. Avaliao, Campinas, SP, RAIES, v.10, n. 3, p. 2740, 2005.
Avaliao, Campinas; Sorocaba, SP, v. 12, n. 3, p. 401-443, set. 2007. 443

You might also like