You are on page 1of 4

FICHA DE TRABALHO PORTUGUS

1. Seleciona a opo que melhor completa o sentido de cada afirmao.


1.1. A frase" Gente portuguesa a exprimir -se em portugus sempre me fez confuso." (linhas 4 e 5) contm uma orao no finita ... a) infinitiva que exprime uma ideia de causa. b)gerundiva com valor condicional. c) infinitiva que exprime uma ideia de modo. d) participial com valor temporal.

1.2. Com o recurso ao articula dor "portanto", na (linha 6), O autor exprime uma lgica: a) causal. b)condicional.

c) final. d)conclusiva.
1.3. No segmento "no admira que haja" (linhas 6 e 7), a forma verbal sublinhada encontra -se no: a) presente do indicativo. b) imperativo. c) imperfeito do conjuntivo. d) presente do conjuntivo. 1.4. Na frase" ... fazem falta jornais portugueses escritos em lngua inglesa ... " (linha 12), O segmento

sublinhado corresponde ao: a) complemento direto. b)sujeito. c) predicativo do sujeito. d) complemento indireto. 1.5. A palavra destacada em " ... parecidos com os que sempre afligiram ... " (linha 20) um: a) determinante artigo definido. b)pronome demonstrativo. c) pronome pessoal. d) determinante demonstrativo. 1.6. O sujeito do predicado " ... tenham deflagrado no mundo da msica ... " (linha 27) ... a) nulo subentendido. b)simples. c) nulo indeterminado. d)composto. 1.7. A forma verbal "tenham deflagrado" (linha 27) encontra-se no ... a) presente do conjuntivo. b)pretrito mais-que-perfeito composto do indicativo. c) pretrito perfeito composto do conjuntivo. d)pretrito perfeito composto do indicativo.
2. Faz corresponder a cada um dos cinco segmentos da coluna A um segmento da coluna B, de modo a obteres afirmaes corretas.

Coluna A
1.

Coluna B
a) o enunciador introduz um a conexo concessiva. b)
O enunciador

Com o recurso enum era o no final do prim eiro pargrafo (linhas 8 e 9), ...

desvaloriza os factos a seguir

2.

Com a ora o" ... que cantam em ingls ... " (linha 11), ...

referidos. c) enunciador serve-se de um anafrico para retom ar a inform ao previam ente apresentada.
O

3.

Com o uso da conjuno subordinativa "em bora" (linha 13), ...

d) o enunciador introduz um a conexo aditiva. e) o enunciador serve-se de um m ecanism o de coeso tem poral. f) restringe um grupo nom inal. g) o enunciador sintetiza a inform ao contida no pargrafo anteri or. h) o enunciador ilustra a ideia transm itida anteriorm ente.

4.

Ao servir-se do advrbio de frase "Felizm ente" (linha 18), ...

S. Com o uso do pronom e "Isso" (linha 19) com o form a de sujeito da frase, ...

i)

o enunciador revela a sua perspetiva fac e ao contedo da frase .

L o texto seguinte:
- Como esta fase da sua vida est a chegar ao fim, necessrio que pense na prxima. Deve preparar-se para a receber. Admito que tenha muitos afazeres, mas provvel que tenha necessidade de repensar a sua vida, definir prioridades e arrumar as gavetas do escritrio que estiverem mais cheias. Faa deste tempo um tempo de introspeo e pergunte-se se tem pensado em si! No traga trabalho para casa. bom que se dedique ao lazer, tire umas frias e v para fora! Felizmente, as viagens esto mais baratas! - Vou pensar em tudo o que me disse e garanto-lhe que algo vai mudar. Que agradvel momento, esta conversa!
1. Indica exemplos de oraes subordinadas:

a) adverbial causal; b) substantiva completiva; c) adjetiva relativa restritiva .


2. Atenta nas frases:

a) necessrio que pense na prxima. b)Deve preparar-se para a receber. c)Admito que tenha muitos afazeres. d) Tire umas frias. e)V para fora! f) Felizmente, as viagens esto mais baratas!
2.1. Indica a funo sinttica dos constituintes sublinhados.
2.2. Identifica o sujeito sinttico das frases b), c) e d) .

3.

L atentamente: a) necessrio que pense na prxima.

b) Deve preparar-se para a receber. c) provvel que tenha necessidade de repensar a sua vida. d) bom que se dedique ao lazer. e) Felizmente, as viagens esto mais baratas. 3.1. Indica as frases que configuram modalidade dentica, identificando o respetivo valor.
3.2. Indica a modalidade configurada nas frases c), d) e e). 3.3. Transforma a frase e) de modo a configurar a modalidade epistmica com valor de

certeza.
4. Atenta nas frases seguintes.

a) b) c) d)

Admito que tenha muitos afazeres. Faa deste tempo um tempo de introspeo. No traga trabalho para casa. Garanto-lhe que algo vai mudar. e) Que agradvel momento, esta conversa!
4.1.

Indica o ato ilocutrio presente nas frases.

Elabore um texto bem estruturado, entre oitenta a cento e vinte palavras, onde apresente um comentrio ao cartoon destacando a crtica a presente.
Observaes relativas ao item B. 1. Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.:/dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2010/). 2. Um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at cinco pontos) do texto produzido.

Num texto bem estruturado, com um mnimo de duzentas e um mximo de trezentas palavras, apresente uma reflexo sobre as ideias expressas no excerto a seguir transcrito, relativas tendncia para se investir no espao pessoal e se esquecer o espao pblico. Para fundamentar o seu ponto de vista, recorra, no mnimo, a dois argumentos, ilustrando cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.

Ao longo da vida, a tendncia para as pessoas passarem cada vez mais tempo sozinhas e fechadas dentro das suas casas, transformadas em verdadeiras torres de marfim. A maneira como se acumulam bens fsicos e se procura melhorar os espaos domsticos reflecte um cada vez maior alheamento em relao ao espao pblico colectivo, que raramente pensado como um bem comum.
Teresa Alves, Territrios do Nada entre a Esperana e a Utopia, in Lisboa Capital do Nada. Marvila, 2001, Lisboa, Extra]muros[associao cultural para a cidade, 2002

You might also like