You are on page 1of 6

** D16 = Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.

1- Certas propagandas recomendam determinados produtos, destacando que so saudveis por serem naturais, isentos de qumica. Um aluno atento percebe que essa afirmao : A) Verdadeira, pois o produto dito natural porque no formado por substncias qumicas. B) Falsa, pois as substncias qumicas so sempre benficas. C) Verdadeira, pois a qumica s estuda materiais artificiais. D) Enganosa, pois confunde o leitor, levando-o a crer que qumica significa nosaudvel, artificial. Resposta: Letra D 2- A determinada temperatura T, as presses parciais de equilbrio de CO 2(g) e CO(g) so respectivamente 4,0 atm e 8,0 atm, para a reao C(s) + CO2(g) 2CO(g) Logo, a constante de equilbrio (Kp) na temperatura T ser: A) Dependente da concentrao de C(s). B) 16 C) 4 D) 2 Resposta: Letra B 3- Hoje so conhecidos numerosos polmeros orgnicos com propriedades condutoras de eletricidade. O desenvolvimento tecnolgico desse tipo de material de grande interesse, pois podem vir a ser substitutos de metais nos fios condutores. Poliparafenileno um exemplo. Tal polmero: I. formado por macromolculas. II. Deve, sob tenso eltrica, apresentar movimentao dirigida de partculas eletricamente carregadas. III. Deve ser formado por ons positivos e negativos. Dessas afirmaes somente: A) I correta. B) II correta. C) III correta.

D) I e II so corretas.

Resposta: Letra D 4- A uma lei sobre o nascimento da Qumica que foi definida por um cientista do sculo XVIII que era a soma das massas antes da reao igual soma das massas aps a reao ou seja, na natureza, nada se perde, nada se cria; tudo se transforma. Quem foi o autor dessas frases: A) Proust. B) Dalton. C) Arrhenius. D) Lavoisier. Resposta: Letra d 5- O aumento da presso desloca o equilbrio no sentido de menor volume. A diminuio de presso desloca o equilbrio no sentido de maior volume. Esse volume pode ser observamos por: A) Nmero de mols B) Equilbrio Qumico C) Grau de equilbrio D) Constante de equilbrio. Resposta: Letra a 6- As macromolculas vem sendo usadas h milnios pela humanidade: o algodo, a l, a seda, etc. Atualmente, a tecnologia de produo de polmeros sintticos est muito avanada. No entanto, devemos ter sempre em mente que polmeros so compostos de molculas muito grandes, formados por repetio de unidade molecular pequena, conhecida como: A) monmero; B) glicerdico C) baquelite; D) polietileno. Resposta: Letra a

17-Observe a tira abaixo:

Sabe-se que o conceito de halognio representado na tira est incorreto, ento os halognios representam: a) O nome da famlia 6 A, e halognio significa formadores de cobre. b) O nome do 6 perodo, e halognio significa existir na terra. c) O nome da famlia 6 A, e halognio significa formadores de sais. d) O nome da famlia 7 A, e halognio significa formadores de sais.

18-Leia a tira abaixo:

Atualmente quais so os principais compostos qumicos responsveis pela destruio da camada de Oznio:
a) NH3 b) H2S

c) CCl2F2 d) CO2

18-(ENEM 2011)

De acordo com o relatrio A grande sombra da pecuria (Livestocks Long Shadow), feito pela Organizao das naes Unidas para a Agricultura e a Alimentao, o gado responsvel por cerca de 18 % do aquecimento do aquecimento global, uma contribuio maior que a do setor de transportes. Disponvel em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010. A criao de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emisso de: a) Metano durante o processo de digesto. b) xido nitroso durante o processo de ruminao. c) Clorofluorcarbono durante o transporte de carne. d) xido nitroso durante o processo respiratrio. e) Dixido de enxofre durante o consumo de pastagens.

17- (G1 - cftmg 2010) As pulseiras de neon ou lightstick so bastes de plstico preenchidos com um corante e um derivado do oxalato de fenila (cyalume) em uma ampola de vidro, contendo gua oxigenada. Quando a pulseira dobrada, quebra-se a ampola, liberando H2O2 que reage com o cyalume e emite luz visvel. O fenmeno da emisso de luz como consequncia de uma reao qumica, a quimiluminescncia, pode ser explicado pela (o): A) reduo dos raios atmicos e perda de eltrons da camada de valncia B) absoro da energia acumulada pelos prtons e liberao da mesma pelo oxalato de fenila C) excitao dos eltrons para camadas mais energticas e volta dos mesmos posio original D) aumento da energia dos prtons presentes no cyalume e interao com os nutrons do perxido de hidrognio.
Resposta: C)

18- (Covest) Uma clula eletroqumica de interesse tecnolgico recente chamada de clula de combustvel. Nela, a reao entre oxignio e combustvel (metano, por exemplo) realizada de maneira indireta para produzir gs carbnico, gua e eletricidade, ao invs de calor. Em uma clula de combustvel: A) o oxignio deve estar no anodo. B) os nmeros de oxidao do oxignio no gs carbnico e na gua so diferentes. C) o oxignio atua como agente redutor. D) o combustvel sofrer uma reao de oxidao. Resposta: D)

18- (UNISINOS - RS) Polmeros (do grego poli, "muitas", meros, "partes") so compostos naturais ou artificiais formados por macromolculas que, por sua vez, so constitudas por unidades estruturais repetitivas, denominadas.............. Assim, entre outros exemplos, podemos citar que o amido um polmero originado a partir da glicose, que o polietileno se obtm do etileno, que a borracha natural, extrada da espcie vegetal Hevea brasiliensis (seringueira), tem como unidade o ....................... e que o polipropileno resultado da polimerizao do.............. As lacunas so preenchidas, correta e respectivamente, por: A) elastmeros, estirenos e propeno; B) monmeros, isopreno e propeno; C) anmeros, cloropreno e neopreno; D) monmeros, propeno e isopreno; Resposta: B)

You might also like