You are on page 1of 5

A VISITA DOMICILIRIA NO CONTEXTO DA SADE DA FAMLIA

Introduo A visita domiciliria (VD) um instrumento de interveno fundamental da estratgia de Sade da Famlia, utilizado pelos integrantes das equipes de sade para conhecer as condies de vida e sade das famlias sob sua responsabilidade. Para isso, devem utilizar suas habilidades e competncias no apenas para o cadastramento dessas famlias, mas, tambm, e principalmente, para a identificao de suas caractersticas sociais (condies de vida e trabalho) e epidemiolgicas, seus problemas de sade e vulnerabilidade aos agravos de sade. A caracterizao das condies de vida e trabalho dessas famlias permite compor os perfis de reproduo e produo, respectivamente, os quais, por sua vez, permitiro conhecer grupos distintos no territrio, homogneos em funo dessas caractersticas identificadas. As condies de sade, a vulnerabilidade aos agravos e as condies protetoras comporo perfis epidemiolgicos desses mesmos grupos sociais. Certamente, tal caracterizao no se esgota na visita domiciliria, pois todos os momentos de interveno junto a essas famlias permitem aprimorar a captao desses dados. Entretanto, por se dar no domiclio, a visitao possobilita compreender parte da dinmica das relaes familiares. A visita domiciliria s se configura como parte do arsenal de intervenes de que dispem as equipes de sade da famlia, quando planejada e sistematizada. De outra forma, configura uma mera atividade social. A territorialidade proposta na estratgia de Sade da Famlia dever eliminar um dos principais impedimentos para a implantao de Programas de Visita Domiciliria em servios de sade, que a disponibilidade de um meio de transporte para o profissional realizar essa atividade.

Conceito e finalidade A VD constitui uma atividade utilizada com o intuito de subsidiar a interveno no processo sade-doena de indivduos ou o planejamento de aes visando a promoo de sade da coletividade. A sua execuo ocorre no local de moradia dos usurios dos Servios de Sade e obedece uma sistematizao prvia. Ela possibilita ao profissional conhecer o contexto de vida do usurio do servio de sade e a constatao "in loco" das reais condies de habitao, bem como a identificao das relaes familiares. Alm disso, facilita o planejamento da assistncia por permitir o reconhecimento dos recursos que a famlia dispe. Pode ainda contribuir para a melhoria do vnculo entre o profissional e o usurio, pois a VD interpretada, freqentemente, como uma ateno diferenciada advinda do Servio de Sade.

Objetivos Eles devem ser estabelecidos considerando o(s) motivo(s) da sua solicitao e estar em consonncia com a finalidade para a qual a atividade foi proposta.

Pressupostos Os pressupostos que orientam a VD so: nem toda ida ao domiclio do usurio pode ser considerada uma VD; para ser considerada uma VD, tal atividade deve compreender um conjunto de aes sistematizadas, que se iniciam antes e continuam aps o ato de visitar o usurio no domiclio; a sua execuo pressupe o uso das tcnicas de entrevista e de observao sistematizada; a realizao da VD. requer um profissional habilitado e com capacitao especfica; na elaborao dos objetivos da VD, necessrio considerar os limites e as possibilidades do saber especfico do profissional/tcnico que a executar. a relao entre o profissional e o usurio deve estar pautada nos princpios da participao, da responsabilidade compartilhada, do respeito mtuo (crenas e valores relacionados ao processo sade-doena) e da construo conjunta da interveno no processo sade-doena. podem existir diferenas scioculturais e educacionais entre os profissionais e os usurios dos Servios de Sade, que devem ser consideradas no planejamento e na execuo da VD; a interveno no processo sade-doena pode ou no ser uma ao integrante da VD. Descrio da tcnica de VD A VD compreende as seguintes etapas: planejamento, execuo, registro de dados e avaliao do processo.

O planejamento da VD recomendado para que sua finalidade seja alcanada, o profissional atinja o rendimento previsto para a realizao dessa atividade e, ainda, para que tenha clareza e segurana no que ir fazer durante a visita. O planejamento inicia-se com a seleo das visitas, segundo os critrios estabelecidos pela equipe de sade. importante considerar o itinerrio, o tempo a ser gasto em cada casa e o horrio disponvel do tcnico e do usurio. Colocar em primeiro lugar as VDs em que se gastar menos tempo e deixar por ltimo aquelas que demandam um contato mais prolongado, como o caso das doenas transmissveis. Em seguida, deve-se estabelecer os objetivos da VD, que iro orientar a reviso de conhecimentos necessria para embasar a entrevista com o usurio e a observao no domiclio. Tal processo pode ser realizado atravs de leitura bibliogrfica ou de outras fontes de informao. Posteriormente, inicia-se a captao da realidade de vida e sade do usurio e dos seus familiares atravs da leitura do pronturio e da troca de informaes com os profissionais que j tiveram contato com algum membro da famlia, a fim de selecionar os dados essenciais e pertinentes aos objetivos da visita.

A cada etapa realizada, preencher o impresso utilizado na realizao da VD, que deve conter: nmero de cadastro da famlia, quem realizou a VD, nome do(s) usurio(s), endereo, objetivos e dados coletados previamente. Se possvel, entrar em contato com o usurio antes da realizao da VD para agendar a data e o horrio.

A execuo da VD Durante a visita, alguns cuidados devem ser observados para evitar que a finalidade da atividade no seja alcanada: adaptar o plano da VD, no caso de ocorrerem interferncias durante sua realizao e que podem impedir o alcance dos objetivos, para que na medida do possvel as necessidades da famlia ali explicitadas possam ser atendidas; na chegada ao domiclio o profissional deve identificar-se (nome e funo) e expressar de maneira informal mas com clareza os objetivos da visita e ser cordial no relacionamento, evitando os extremos da formalidade e da intimidade no contato com os usurios. Aps esse contato preliminar, iniciar a entrevista ou executar os procedimentos previstos, segundo os objetivos propostos para a VD. Se a VD tiver como objetivo a coleta de dados, deve-se explicar o motivo da anotao das informaes e destacar o carter sigiloso do registro. Durante a VD, realizar a observao sistematizada da dinmica da famlia e ao trmino, o profissional deve resgatar os seus objetivos e fazer uma sntese do que foi realizado (se houve algum tipo de interveno: procedimento, orientao, encaminhamento, etc) para a famlia.

Relatrio da VD Ao retornar Unidade, o profissional dever elaborar um relatrio escrito sobre a VD e anex-lo ao pronturio do usurio ou utilizar o verso do prprio impresso usado para a realizao da VD. O relatrio essencial para que as informaes coletadas atravs da entrevista ou da observao sejam compartilhadas com os membros da equipe e para que no se percam ao longo do tempo, subsidiando a continuidade da assistncia famlia. O relatrio deve ser claro, objetivo, sinttico, ter uma seqncia lgica, ser iniciado com as informaes colhidas, seguido das observaes feitas e, por fim, as intervenes realizadas. Ainda no relatrio, deve-se informar as necessidades da famlia, que ela prpria expressa ou que foram detectadas pelo profissional, e registrar, se houver, aspectos que precisam ser explorados no prximo contato com a famlia. O relatrio deve ser apresentado equipe, que tomar as providncias necessrias para dar continuidade assistncia famlia. Avaliao do processo da VD A avaliao necessria para que a equipe estabelea o "passo seguinte" na assistncia famlia visitada e tambm, para que o profissional possa fazer a autoavaliao na realizao da VD (os objetivos propostos foram atingidos ? o preparo para a realizao da atividade foi adequado ? o tempo estimado foi cumprido ? os pressupostos da VD foram contemplados ?).

Modelo genrico para a realizao da VD Dados a serem coletados antes da VD: 1. Unidade de Sade: 2. Data: 3. Equipe: 4. Nome do Profissional: 5. Nome do usurio: Guia para preenchimento dos campos: 1. nome da Unidade de Sade. 2. data de realizao da VD. 3. nmero da equipe e da micro-rea. 4. nome e profisso do tcnico que realizar a visita. 5. registrar o nome do usurio que o alvo principal da VD ou do chefe da famlia quando se tratar do cadastramento familiar. 6. anotar o nmero de matrcula do usurio na Unidade. 7. anotar o endereo completo e pontos de referncia (estabelecimentos comerciais) que facilitem sua localizao. 8. registrar com objetividade o(s) motivo(s) do pedido da visita, o que auxiliar no esclarecimento do usurio sobre a sua nalidade. 9. devem ser estabelecidos tendo como base o(s) motivo(s) da solicitao da VD e devem ser passveis de serem alcanados. 10. registrar somente os dados pertinentes aos objetivos definidos para a visita. 11.definir o tipo de atividade que ser desenvolvida durante a visita, como: coletar dados sobre as condies de vida e trabalho da famlia (segundo roteiro preestabelecido), demonstrar aplicao de medicamentos ou execuo de tcnicas, avaliar condies para dar continuidade assistncia. 12. registrar as observaes feitas no domiclio e os dados coletados por

6. Registro: 7. Endereo:

8. Motivo da VD:

9. Objetivos da VD:

10. Dados sobre a famlia:

11. Atividades a serem desenvolvidas:

12. Registro de dados:

informaes verbais. Podem ser utilizados diferentes impressos, especficos para a finalidade a que se prope a VD. Para as demais situaes, pode-se elaborar outros impressos ou utilizar um modelo genrico que se preste a qualquer situao, como o caso do modelo aqui apresentado. 13. Relatrio da VD: 13. deve conter uma sntese das informaes coletadas, das observaes e das intervenes realizadas. O relatrio deve contemplar a avaliao da VD, que deve ser feita tendo como referncia os objetivos propostos inicialmente. Anotar ainda as impresses sobre o relacionamento estabelecido com a famlia e as necessidades identificadas ou relatadas pelo usurio ou por seus familiares.

Autores: Renata Ferreira Takahashi1 Maria Amlia de Campos Oliveira1 ltima Atualizao: 9/26/2001 7:31:02 AM
1

Professor Doutor, Escola de Enfermagem da USP

Bibliografia NOGUEIRA, M.J.C. & FONSECA, R.M.G.S. da A visita domiciliria como mtodo de assistncia de enfermagem famlia. Rev.Esc.Enf.USP, So Paulo, v.11, n.1, pp. 2850, 1977. EGRY, E.Y. & FONSECA, R.M.G.S. A visita domiciliria enquanto modalidade assistencial da enfermagem em sade coletiva. Rev. Esc.Enf.USP (no prelo) EGRY, E.Y.; QUEIROZ, V.M. Modelo de plano de visita domiciliria. Rev. Esc.Enf.USP, So Paulo, v.17, n.3, pp.205-211, 1983. MISOCZKY, M.C. A medicina de famlia: os ouvidos do prncipe e os compromissos com o SUS. Sade Deb., n.42, pp.40-4, 1994. CORDEIRO, H. Os desafios do ensino das profisses da sade diante das mudanas do modelo assistencial": contribuio para alm dos plos de capacitao em Sade da Famlia. Div.Sade Deb., n.210, pp.36-43, 2000. ARAJO, M.R.N. de et al. Sade da Famlia: cuidado no domiclio. Rev.Bras.Enf., v.53, n.especial, pp.117-122, 2000.

You might also like