You are on page 1of 6

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA DA INFNCIA E JUVENTUDE DA COMARCA DE NOVO LINO/AL.

MARIA PETRCIA DA CONCEIO e SEVERINO FRANCISCO DOS SANTOS, brasileiros, casados entre si, residentes e domiciliados na Av. Floriano Peixoto, 595, Centro, Novo Lino/AL, por seu procurador e advogado legalmente constitudo atravs do instrumento procuratrio em anexo, vem perante Vossa Excelncia, com fulcro nos artigos 155 e ss. e ainda artigo 33, 1 do Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 8.069/90), ajuizar PEDIDO DE TUTELA C/C DESTITUIO DE PODER FAMILIAR E CONCESSO DE GUARDA PROVISRIA

em favor da menor SICRANA DE TAL, menor impbere, nascida em 04/05/2011, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:

DOS FATOS No dia 03 de maio de 2011, os requerentes foram procurados pela genitora da criana, mulher desconhecida de ambos, a qual pediu para se hospedar em sua residncia, o que foi consentido uma vez que esta se encontrava grvida de 09 (nove) meses. No dia seguinte, ela comeou a sentir as dores do parto, sendo levada pelos requerentes maternidade desta cidade, tendo neste mesmo dia dado a luz criana SICRANA DE TAL. Ao ter alta, a genitora e a criana voltaram a residir na casa dos requerentes, contudo, 03 (trs) dias depois, a genitora abandonou o filho na residncia dos requerentes, tomando destino ignorado e no sabido. No h notcia sequer da existncia de familiares, sabendo, apenas que ela tem 22 anos, viciada em lcool e j teve 05 (cinco) filhos, os quais tambm foram abandonados por esta, segundo declarado aos requerentes pela prpria genitora. No h notcia quanto a paternidade da criana.

Desde ento, os requerentes continuam com a posse de fato da criana, com quem j possui afinidade, recebendo os cuidados materiais e afetivos que necessita para o seu desenvolvimento intelectual e emocional. A situao de descaso e abandono praticada pela genitora biolgica fere tanto dispositivo de lei infraconstitucional, especificamente a Lei 8.069/90, em seu artigo 22, ao estabelecer que incumbe aos pais o sustento, a guarda e educao dos filhos, quanto constitucional, em seu artigo 229, que preceitua o dever de assistir, criar e educar os filhos menores. Face o abandono da genitora biolgica em relao a sua filha, encontram-se caracterizados os requisitos dos artigos 1635 e 1638 do Novo Cdigo Civil e 24 da Lei 8.069/90, para que por ato judicial seja decretada a destituio do poder familiar, aplicando-se ao caso em tela as medidas de proteo criana conforme dispe o art. 98, inc. II da Lei 8.069/90. Diante do exposto, criana resta apenas o amparo e os cuidados dos requerentes que desde o seu nascimento assumiram de pronto a responsabilidade de zelar pela segurana, alimentao e amparo afetivo. Em razo do tempo em que a menor encontra-se em companhia dos requerentes, os laos afetivos vem se fortalecendo, sendo desumano retir-la do lar que a acolheu, bem como do amor existente entre eles. Os requerentes estimam pelo desenvolvimento da infante, provada pela preocupao em obter judicialmente a tutela da mesma desde os primeiros momentos da ausncia da me, demonstrando com isso, serem merecedores de, durante o tempo necessrio, tutelar a menor, provendo suas necessidades. Ademais, conforme amplamente comprovado pelas declaraes em anexo (docs. ), bem como pelas certides negativas emitidas pelo Cartrio Distribuidor do Frum desta Comarca (docs.), pelos Antecedentes Criminais (docs.), e pelos atestados de sanidade fsica e mental (docs. ), os Requerentes so pessoas de elevada conduta e idoneidade moral, estando aptos a satisfazer todos os requisitos legais da Tutela, portanto, habilitados a figurar como tutores da menor. Cabe ressaltar, ainda, que a menor no possui bens ou direitos.

DO DIREITO Dispe o Art. 36 do ECA, verbis: Art. 36. A tutela ser deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de at 18 (dezoito) anos incompletos. Pargrafo nico. O deferimento da tutela pressupe a prvia decretao da perda ou suspenso do poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda.

Sob a tica do ECA, pode-se conceituar tutela como medida protetiva, operacionalizada quando suspenso ou extinto o poder familiar, que tem por escopo conferir os cuidados do menor, bem como de seu patrimnio, a uma famlia substituta. Segundo Slvio Rodrigues, a tutela um instituto de ntido carter assistencial e que visa substituir o poder familiar em face das pessoas cujos pais faleceram ou foram julgados ausentes, ou ainda quando foram suspensos ou destitudos daquele poder.1 Desse conceito, extrai-se os requisitos bsicos da tutela, quais sejam: tutela do menor de 18 anos; tutor capaz; e suspenso ou perda do poder familiar. cedio que o poder familiar um mnus institudo fundamentalmente no interesse superior de proteger a criana e adolescente no seio de sua famlia de origem. Logo, quando houver falta no exerccio deste poder, capaz de colocar a criana em situao de risco social ou moral, guisa do ECA, deve o Estado-Juiz, quando provocado , intervir afastando os genitores, sejam definitiva ou temporariamente, dependendo da gravidade do fato que lhes imputado. O Poder Familiar, cuja denominao no Cdigo Civil revogado era Ptrio Poder, engloba um complexo de normas concernentes aos direitos e deveres dos pais relativamente pessoa e aos bens dos filhos menores no emancipados. D azo extino do Poder Familiar o abandono aos filhos, nos termos do inciso II do artigo 1.638 do CC. Dentre estes deveres, est o de prestar assistncia material, intelectual, emocional e moral. Na contramo desses deveres esto os direitos da menor, enquanto criana, elencados no artigo 227 da CF, a saber, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloclos a salvo de toda a forma de negligncia. Constitui, pois, abandono aos filhos, o pai deixar de prestar assistncia material (direito sade, educao, ao lazer, profissionalizao), assistncia intelectual (direito educao, profissionalizao, cultura), assistncia moral e emocional (direito vida, dignidade, ao respeito, liberdade, e convivncia familiar e comunitria). A r, desde o nascimento da menor, nunca prestou qualquer assistncia material, com vistas a prover a sua sade, educao, ou mesmo lazer, sem mencionar o prprio alimento, uma vez que com apenas 03 (trs) dias de vida, sumiu no mundo, sem deixar notcias. Jamais, tambm, influiu ou assistiu na educao da menor (em que pese a idade da menor, a assistncia intelectual deve se inicial do bero).

1 (RODRIGUES, Slvio. Direito civil: direito de famlia: volume 6. 28. ed. So Paulo: Saraiva, 2004, p. 398)

Ainda, nunca prestou qualquer assistncia moral ou emocional menor, quer com sua presena assdua ou convivncia familiar, quer com carinho, ou outra forma. Est patente que a r deixou a sua filha em abandono (CC, art. 1.638, II). O seu interesse atual em ter a guarda da menor, tem como nico e exclusivo escopo a administrao, ao bel-prazer, do benefcio que tem a menor. Em tais casos, jurisprudncia tem como patente o abandono, como se v: APELAO CVEL DESTITUIO DO PTRIO PODER ABANDONO MATERIAL, INTELECTUAL E MORAL DA MENOR AO PROCEDENTE RECURSO NO PROVIDO. Os pais que deixam ao abandono material, intelectual e moral o filho menor, incidem em conduta contrria aos bons costumes, o que enseja a decretao da perda do ptrio poder. (TJMS AC Classe B XXI N. 55.171-9 Campo Grande 3 T.C Rel. Des. Nelson Mendes Fontoura J. 12.11.1997) PTRIO PODER Abandono de filha menor positivado nos autos Genitora que, voluntariamente, entrega a infante, de pouco mais de um ms, aos guardies Restituio aps quase dezoito anos, no atendendo aos interesses da menor, j por inteiro adaptada ao lar substituto Vontade da petiz merecedora de validade Destituio mantida Recurso no provido. (TJSP AC 028.954-0 So Paulo C.Esp. Rel. Des. Ney Almada J. 15.02.1996 v.u.) MENOR DESTITUIO DO PTRIO PODER Sentena que julgou procedente o pedido Casal requerente assistido pelo Promotor de Justia Regularidade do procedimento Demonstrao, saciedade, de que a genitora entregou o filho deliberadamente, formalizando-se o abandono moral e material Motivo suficiente para a destituio do ptrio poder Recurso no provido. (TJSP AC 22.792-0 Campinas C.Esp. Rel. Des. Nigro Conceio J. 09.11.1995 v.u.) PTRIO-PODER DESTITUIO ADMISSIBILIDADE ABANDONO CONFIGURADO Genitores afeitos ao vcio do lcool Exposio do menor a situao vexatria Violao do artigo 22 do ECA Permanncia em lar substituto determinada Sentena mantida Recurso no provido. O lar uma escola, onde se preparam caracteres e se formam personalidades. no lar que os filhos adquirem o sentimento de dignidade pessoal, de honestidade e de correo, que formam a tnica do homem de bem. (TJSP AC 26.598-0/8 Jos Bonifcio C.Esp. Rel. Des. Yussef Cahali J. 21.09.1995 v.u.) PTRIO-PODER Destituio Admissibilidade Abandono caracterizado Genitora que no possui residncia fixa, agindo em detrimento dos interesses do menor Recurso provido. Abandono no apenas o ato de deixar o filho sem assistncia material, fora do lar, mas o descaso intencional pela sua criao, educao e moralidade. (TJSP AC 26.433-0 Mogi das Cruzes C.Esp. Rel. Des. Yussef Cahali J. 21.09.1995 v.u.)

PTRIO-PODER Destituio Criana que desde o seu nascimento permanece na residncia da irm de sua me, que de l se retirou aps alguns meses Conduta que caracteriza o abandono Hiptese, ademais, de vida irregular da me Ao procedente Sentena confirmada Apesar da preocupao em demostrar a melhora de sua imagem, restou demonstrado nos autos a conduta irregular da me do menor, cuja guarda pretende recuperar. O noivo, indicado no rol de testemunhas, no existia mais, poucos meses depois, quando j estava vivendo com outro homem. A destituio do ptrio-poder a medida apropriada aos interesses da criana, que encontrou no lar onde nasceu a proteo de que necessita. (TJSP AC 15.094-0 Jundia Rel. Des. Lair Loureiro J. 20.08.1992) Decaindo a r do Poder Familiar, consoante a inteligncia do inciso II do artigo 1.728 do nova Lei Substantiva Civil, a menor Sicrana de Tal dever ser posta em tutela, com famlia substituta. E no caso dos autos ante o desconhecimento de familiares ou de tutores testamentrios, legitimados esto os requerentes. Os autores pretendem a nomeao como tutores, por parte deste Juzo, razo pela qual cumulou o pedido com a extino do Poder Familiar. H ainda a guarda a ser regularizada. Esta, desde o nascimento da menor, encontra-se de fato com os autores. Portanto, nos termos do 1 do artigo 33 do ECA, consideramdo que detm a guarda de fato, os autores pleiteiam a guarda provisria, por meio de liminar.

DOS PEDIDOS EX POSITIS, requer a Vossa Excelncia: 1. Deferir liminarmente a guarda provisria no tocante menor em favor dos autores, initio litis, inaudita autera pars e incontinenti. 2. Mandar citar a r, bem assim terceiros interessados, para contestar a presente ao (ECA, art. 158), sob pena de revelia, por edital, uma vez que se encontra em lugar incerto e no sabido. 3. Determinar a realizao de estudo social e/ou percia por equipe interprofissional. 4. Notificar o Ilustre Representante do Ministrio Pblico, para intervir no feito, nos termos do artigo 82 do CPC e artigo 162 do ECA. 5. Julgar o pedido procedente, extinguindo o Poder Familiar da r, em relao menor SICRANA DE TAL, concedendo a tutela desta aos autores, nomeando-lhes como seus tutores, condenando, ainda, a r ao pagamento das custas processuais e honorrios advocatcios.

Protesta provar o alegado por todos os meios permitidos em direito, notadamente o depoimento pessoal dos autores e a oitiva das testemunhas, abaixo arroladas. Seja concedido o benefcio da justia gratuita, nos termos da Lei 1.060/50 e demais dispositivos legais, por tratarem-se de pessoas pobres na acepo jurdica do termo, no podendo arcar com as custas processuais sem prejuzo de seu sustento e de sua famlia (docs.). D-se causa o valor de R$ ..... Nestes termos Pede Deferimento. Novo Lino (AL), em 15/set/2011.

(Advogado) OAB/PE N 0000

Rol de Testemunhas: 1 Izabel Geronimo dos Santos , parteira, brasileira, residente e domiciliado na rua ____, s/n, esta cidade . 2 Irenilda Elias da Silva, brasileira, casada, RG n. 1851577 SSP/AL, residente e domiciliada na Av Floriano Peixoto, s/n, por trs do quintal da primeira declarante, Novo Lino/AL.

JUSTIFICATIVA: No cabe pedido de adoo agora, uma vez que os requerentes no so previamente cadastrados/habilitados no cadastro nacional de adoo, bem como por no se encontrarem nas hipteses excepcionais do art. 50, 13 do ECA.

You might also like