You are on page 1of 3

Avalao de GEOGRAFIA TERCEIRO ANO Prof. Joo Junior 01) Analise o grfico.

Mortalidade Infantil no Brasil

Fonte: IBGE, 2000 Podemos fazer vrias interpretaes dos dados do grfico, EXCETO a) No perodo analisado, ocorreu uma queda significativa na taxa de mortalidade infantil no Brasil. b) O perodo de maior reduo da mortalidade infantil no Brasil foi entre os anos de 1999 e 2000. c) Em seis anos, a mortalidade infantil no Pas caiu quase cinco pontos percentuais. d) Mesmo com essa reduo na mortalidade infantil, o Brasil continua entre os piores do mundo, nesse indicador. 02) Um estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada) mostrou que, at 1995, cada aumento na oferta de trabalho formal correspondia a uma reduo do ndice de trabalhadores na informalidade. Desde ento, a lgica mudou, e a tendncia hoje mostra que a criao de novos empregos, com carteira assinada, no causa mais esse impacto. Assim, pode-se afirmar que, nestes ltimos 15 anos, a informalidade a) cristalizou-se como vlvula de escape do desemprego. b) est inserida na conjuntura mundial de barateamento da mo de obra. c) implica o aumento da carga tributria paga pelos assalariados. d) absorve a parte da populao jovem masculina que ingressa no mercado de trabalho. e) contribui para o aumento da flexibilizao do mercado de trabalho. 03) As modificaes recentes da estrutura etria brasileira confirmam as radicais mudanas no comportamento reprodutivo da populao e, alm disso, apontam tendncias para as prximas dcadas. Se essas forem mantidas, por volta do ano 2025 o Brasil deixaria de ser um pas essencialmente jovem. Tal fato produziria, alm de um novo perfil da populao, uma inverso das atuais expectativas em relao economia do pas, revelando a necessidade de um planejamento a longo prazo por parte dos rgos governamentais que priorizasse: a) o aumento dos gastos com aposentadorias e programas de assistncia social. b) a diminuio dos servios especializados para a populao mais idosa. c) o aumento dos gastos com educao nos nveis mdio e superior. d) a diminuio da contribuio previdenciria e tempo de servio. Observe a tabela. Brasil taxas de crescimento anual do ncleo e periferia das aglomeraes metropolitanas, 1970/2000.

(FIBGE. Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991 e 2000 dados preliminares.) (Brito, Horta e Amaral, 2001. Associao Brasileira de Estudos Populacionais.) 04) Qual a tendncia de crescimento populacional apresentada nas aglomeraes metropolitanas nos perodos considerados? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 05) Indique duas causas que explicam os ndices da taxa de crescimento anual do ncleo e da periferia das aglomeraes metropolitanas. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 06) Quanto distribuio da populao brasileira, correto afirmar que a) o processo acelerado da urbanizao traz consigo problemas estruturais que expulsam a populao das cidades. b) atualmente, a maioria da populao urbana e concentrase nas principais capitais e no litoral brasileiro. c) no h crescimento econmico nos complexos Amaznico e do Pantanal, por isso o processo de povoamento intenso. d) pela primeira vez, o nmero de pessoas que vivem no campo ultrapassou o de pessoas que vivem nas cidades. e) o territrio brasileiro considerado povoado devido s altas taxas de crescimento vegetativo. 07) Leia o texto abaixo: Quinze filhos e um quarto O metalrgico baiano Jos Manuel de Jesus e sua mulher , a costureira Altair, tiveram quinze filhos. Depois do sexto, tentei fazer laqueadura, mas o mdico disse que aos 27 anos, eu era nova para ser esterilizada, conta Altair. O oramento apertado fez com que a famlia dormisse em um nico cmodo durante vinte anos. Manuela, a filha mais velha, decidiu no repetir a histria dos pais. Depois que o segundo filho nasceu, seu marido fez uma vasectomia. Passei necessidades na infncia. Seria burrice fazer o mesmo com meus filhos, diz. Os irmos de Manuela que j se casaram tiveram apenas um filho. Revista Veja, julho, 2008. Em 1960, a taxa de fecundidade da populao brasileira era de 6,3 filhos por mulher. Em 2008, essa taxa cai para 1,8 filhos, segundo o IBGE. Uma das causas dessa reduo : a) a desconcentrao da renda da populao brasileira; b) a reduo do uso de contraceptivos entre a populao adulta;

c) a difuso das informaes causada pela urbanizao; d) o aumento do nmero de mulheres no conjunto da populao; e) o aumento do uso de contraceptivos entre os adolescentes. 08) As pirmides abaixo mostram mudanas na dinmica da populao brasileira.

Revista Veja, julho 2008 O procedimento que o governo deve tomar para minimizar os problemas decorrentes dessas transformaes : a) estimular a natalidade, em funo do aumento da PEA; b) aumentar os investimentos em educao bsica em funo da elevada natalidade; c) reformar a Previdncia Social, aumentando a idade para a aposentadoria; d) investir no sistema de transportes para facilitar a circulao dos idosos; e) ampliar o nmero de creches em funo da elevada natalidade. Observe o grfico. POPULAO BRASILEIRA NO PERODO1992-2002 (EM MILHES).

(IBGE, 2004. Adaptado.) 09) Compare a base e o topo nos anos de 1992 e 2002. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 10) Comente a situao das mulheres e dos homens nas faixas etrias de 20 a 24 anos e de 30 a 34 anos. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ Boa Prova!!!

You might also like