You are on page 1of 25

MANUAL DE CONSTRUO DE TERREIROS SUSPENSOS PARA SECAGEM DE CAF

INFORME TCNICO
Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

NDICE

1 - INTRODUO...............................................................................................................................................3 2 - VANTAGENS DOS TERREIROS SUSPENSOS .............................................................................................4 3 - CARACTERSTICAS DOS TERREIROS SUSPENSOS ..................................................................................5 4 - ESQUEMA BSICO DO TERREIRO SUSPENSO - MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT ...........................9 5 - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO - MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT ....................................14 6 - ESPECIFICAES DOS PRODUTOS BELGO-MINEIRA BEKAERT APLICVEIS AOS TERREIROS SUSPENSOS .................................................................................................................28 7 - RELAO DE MATERIAIS ..........................................................................................................................31 8 - OBSERVAES..........................................................................................................................................34

Produtos para agropecuria Belgo-Mineira Bekaert. Qualidade do Lder.

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

1 - INTRODUO

Simultaneamente ao lanamento de sua Linha de Arames e Acessrios para a Fruticultura, a Belgo-Mineira Bekaert vem desenvolvendo, em empresas de pesquisa do Governo e da iniciativa privada, projetos construtivos de vrios tipos de estruturas de cultivo de plantas, visando racionalizao do uso de materiais, maior economia e maior praticidade de montagem e manuteno. Este Informe Tcnico traduz nossa contribuio para o campo, no que diz respeito a terreiros para secagem de gros, raspas e outros produtos vegetais. O terreiro suspenso ou secador tipo telado suspenso, fruto da criatividade do prprio cafeicultor brasileiro, j vem sendo empregado com sucesso nos principais plos da cafeicultura nacional.

A qualidade final do caf determinada por vrios fatores e etapas, a saber: espcie (potencial gentico da planta), regio de cultivo (clima), cuidados pr-colheita (tratos culturais), cuidados e tipo de colheita, cuidados e tipo de preparo dos gros, cuidados no armazenamento, cuidados na torrefao, embalagem e preparo da infuso.

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

II - VANTAGENS DOS TERREIROS SUSPENSOS

Comparativamente ao mtodo de secagem tradicional em terreiros pavimentados, a utilizao dos terreiros suspensos apresenta as seguintes vantagens:

VANTAGENS
Melhoria da qualidade (bebida) do caf com obteno de sobre-preo no mercado

MOTIVOS
As qualidades organolticas de um alimento podem ser alteradas pela presena de microorganismos e, na maioria dos casos, para pior; A maior aerao inibe o desenvolvimento destes microorganismos indesejveis; As injrias causadas aos frutos normalmente provocadas pelo manuseio do caf no terreiro tradicional so reduzidas.

Reduo da mo-de-obra de secagem

Diminuio da freqncia de revolvimento; Reduo do nmero de viagens do caf em relao a outros tipos de terreiros; Secagem mais uniforme e prtica em razo da maior aerao.

Secador suspenso mais barato

Seu processo construtivo no exige terraplanagem do terreno; Pode-se trabalhar com at 4% de declividade no sentido longitudinal; Construo simples e rpida.

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

III - CARACTERSTICAS DOS TERREIROS SUSPENSOS

Os terreiros suspensos podem ser construdos de vrias maneiras. No quadro abaixo diferenciamos dois modelos: o convencional e o recomendado pela Belgo-Mineira Bekaert.
Caractersticas Altura Modelo Convencional de 20 a 80 cm Modelo Belgo 0,15 a 0,60 m Comentrios A faixa de altura de 0,15 a 0,60 m permite maior ventilao e comodidade ao trabalhador (pode-se trabalhar com a trava de sustentao bem prxima ao solo). A tela de sombreamento adquirida com a largura padro de 3,0 m. No momento do seu estiramento, ela acaba alongando um pouco. Ideal: de 50 a 100 m A utilizao de fios e cordoalhas de elevada resistncia e ferragens acessrias especiais possibilitam melhor estiramento e menor alongamento. O tempo de montagem, a manuteno e o custo se reduzem. A recomendao do uso de ripas se d, quando se deseja remover a tela na entressafra para guardla para outras finalidades.

Largura til do terreiro Comprimento do terreiro Intervalo entre travas

2,8 a 3,0 m

3,0 m

varivel 2 a 2,20 m

varivel 4,0 m

Laterais do terreiro

Uso de paus rolios intertravados. Fixao pelo seu enrolamento em ripas, com posterior fixao destas ripas nas laterais e cabeceiras. Confeco de morto ou ncora tradicional com uso de arame em contato com o solo. Fios de Belgo Z-700 espaados de 15 cm

Sem uso de madeira. Uso da cordoalha Belgo- Parreiral e Frutifio. Fixao da tela atravs do mtodo tradicional ou pela costura da tela na cordoalha Belgo-Parreiral. Neste caso, a fixao por ripas se d apenas nas cabeceiras. Uso de ferragens apropriadas, Haste e Chapa ncora BelgoMineira Bekaert.

Fixao da tela

Ancoragem dos extremos

O uso de ferragens apropriadas assegura uma maior resistncia e durabilidade ao conjunto.

Fios de sustentao da tela de sombreamento

Fios de Frutifio espaados de 12 cm Como a tela acaba retendo muita umidade, inclusive da prpria mas- sa de gros, a corroso do arame tende a ocorrer com maior facilidade, necessitando de um arame com zincagem pesada como o Frutifio, ou seja, um fio com zincagem tipo Motto. O espaamento de 12 cm faz com que a carga de caf fique melhor distribuda, o que impede a formao de canaletas. Uso de Gripples pequenos na forma de laada Grampos Galvanizados 9 x 1 O Sistema Gripple possibilita maior praticidade e agilidade na montagem e nos reestiramentos futuros. A fixao dos grampos deve ser feita de forma que permita o reestiramento dos fios. Entretanto no devem ficar evidentes na superfcie da trava de sustentao, para evitar danos tela durante o revolvimento dos gros (pode-se fazer uso de um sulco raso de serrote no local de passagem do Frutifio). Telas com 30% de sombreamento possuem a mesma eficincia de secagem e durabilidade, e um custo inferior s demais telas.

Sistema de estiramento dos fios de sustentao da tela Fixao dos fios

Uso de catracas

Grampos

Tipo de tela usado

Tela de sombreamento 50%

Tela de sombreamento 30%

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

III - CARACTERSTICAS DOS TERREIROS SUSPENSOS

Observao importante: A parte estrutural dos secadores de caf pode ser construda com madeira, peas de concreto armado e estrutura metlica. O uso de peas de eucalipto preservado nas construes rurais constitui uma alternativa de grande durabilidade, alta resistncia, uniformidade dimensional e custo atrativo. Entretanto, para sua utilizao nos secadores suspensos de caf, importante observar os seguintes aspectos: 1 - Evitar o uso de peas de eucalipto imunizado com creosoto e derivados. No processo de imunizao industrial com este tipo de preservante, comum a ocorrncia de exudao do leo creosoto. O creosoto um composto qumico txico, de cheiro forte e persistente. Este odor caracterstico pode ser transferido para os gros e qualquer contato com eles seria inaceitvel. 2 - Dispensar cuidados s peas de eucalipto preservado com preservantes hidrossolveis. Estes preservantes, embora no apresentem cheiro forte, tambm so txicos e no podem estar em contato direto com nenhum tipo de alimento e gua potvel. Em se tratando de produto comestvel mido, como os gros de caf que so transportados da lavoura para os secadores, os cuidados devem ser redobrados, para impedir qualquer contato direto da madeira tratada com o produto comestvel. 3 - Adotar uma cobertura isolante e impermevel localizada entre os gros de caf e a madeira, para viabilizar o uso da madeira tratada nos secadores de caf. Para esta cobertura, pode-se utilizar lona plstica ou tinta seguida de lona plstica. No caso da utilizao de tinta, importante escolher um produto de boa cobertura, aderncia madeira e resistncia superficial, para que este revestimento no venha a se descascar com o uso. Alm disto, necessria uma boa manuteno da integridade do filme de cobertura. Com relao s tintas, sugerimos o uso de tintas asflticas, por proporcionarem uma camada mais espessa, estvel e resistente.

Vista dos terreiros suspensos construdos em So Roque de Minas - MG.

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

IV- ESQUEMA BSICO DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

DIMENSES MNIMAS DAS PEAS DE MADEIRA


COMPRIMENTO DA PEA (m) DIMETRO DA PEA (cm) PARA POSTE CABECEIRAS - 11 a 13 INTERMEDIRIAS - 7 a 10 2,0 1,5 3,20 3,20 PARA TRAVA

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

IV- ESQUEMA BSICO DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

IV- ESQUEMA BSICO DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

1 - De posse de uma planta situao, faa a marcao da rea de cada secador, com as respectivas posies das travas de cabeceira e internas, esquadrando-as com o auxlio de uma trena e estacas de marcao:
P1

5m 3m

P2

4m

P3

Externamente, a largura de cada terreiro suspenso de 3,10 m e o comprimento, varivel. Sempre que estendermos uma trena, simulando um tringulo retngulo, com as dimenses acima, estaremos esquadrando o lado P1P2 (equivalente largura til de terreiro) com o lado P2P3 (equi- valente ao intervalo entre as travas de sustentao). 2 - Faa a seleo das peas de madeira para os postes e travas antes da abertura dos buracos. A seguir, apresentamos as dimenses mnimas e econmicas destas peas: Tipos de Travas Travas de Cabeceira Travas Internas Dimetro da pea (cm) 11 a 13 7 a 10 Comprimento do poste (m) Comprimento da trava (m) 2,00 1,50 3,20 3,20

3 - Para o preparo dos postes abra um entalhe 20 cm abaixo do topo. Este entalhe deve ter, aproximadamente, 3 cm de profundidade e largura equivalente ao dimetro da extremidade da trava. Para o preparo das travas, faa uma face plana nas suas extremidades para o perfeito encaixe nos entalhes dos postes. Enquanto as travas intermedirias so construdas com dois postes laterais, as travas de cabeceira devem ser feitas com trs postes, sendo dois laterais e um central, com as mesmas dimenses dos laterais.

10

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

As duas travas de cabeceira so preparadas de maneira um pouco diferente. Alm do preparo das suas extremidades, torna-se necessria a abertura de um entalhe raso no meio da pea para sua melhor fixao no poste central.

4 - Em seguida, abrem-se os buracos dos moures ou postes das travas, iniciando a operao pelas cabeceiras. Os moures de cabeceira devem ser colocados a uma profundidade mnima de 1,20 m e os intermedirios a 0,70 m no mnimo. Seguindo esta indicao, os moures de canto e intermedirios nunca ficaro com mais de 0,80 m acima do solo, o que permite a construo de um terreiro com altura mxima de 0,60 m. 5 - Trabalhe preferencialmente com o terreiro nivelado no sentido longitudinal. Visando reduo de custos com terraplanagem, pode-se trabalhar com at 4% de declividade. J as travas intermedirias e de cabeceira devem ser niveladas transversalmente, com a ajuda de um prumo ou mangueira. 6 - Colocados os postes, examine as condies de encaixe das extremidades de cada trava. Firme a trava e faa um furo no centro da regio de encaixe, vazando toda seo da trava e poste. Este furo deve ser feito com broca bitola 1/2, para permitir o uso de um parafuso tipo francs, bitola de 3/8, com arruela e porca. Em substituio aos parafusos tipo francs, pode-se usar barra roscada galvanizada tambm com bitola de 3/8. A vantagem do uso da barra que pode-se cort-la nos segmentos desejados, adequando seu comprimento de acordo com cada regio de fixao. Aparafusada uma das extremidades, adota-se o mesmo procedimento para a segunda e para as demais travas do terreiro suspenso.

11

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

7 - Fixadas as travas, fazem-se os furos de passagem dos fios longitudinais de arremate lateral da tela de sombreamento Sombrax, para os quais recomendamos o uso da cordoalha de ao Belgo-Parreiral. O BelgoParreiral uma cordoalha de 3 fios, com carga de ruptura de, no mnimo, 1.000 Kg e zincagem tipo Motto. Estes furos devem ser feitos com broca de 1/2. Esta bitola permite a colocao de parafusos esticadores Belgo-Mineira Bekaert nos 4 cantos das travas de cabeceira. Os furos so feitos no eixo de cada poste, 12 cm acima da borda superior do entalhe. 8 - Colocam-se os 4 parafusos esticadores Belgo-Mineira Bekaert nas travas de cabeceira, ajustando a porca com o mnimo de rosca possvel. 9 - Abrem-se os cachimbos das 6 ancoragens das cabeceiras. A cava do cachimbo deve ser aberta no alinhamento dos postes, afastada de 2,0 a 2,50 m do respectivo poste de cabeceira, numa profundidade de aproximadamente 0,70 cm. Terminada a abertura da cava, faz-se o brao do cachimbo, atravs de uma escavao inclinada.

12

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

10 - Ao colocar a haste com a chapa ncora Belgo-Mineira Bekaert, com 1,20 m de comprimento, seu olhal aflorar de 1,0 a 1,5 m do respectivo poste de cabeceira. Para o trmino da instalao do conjunto haste e chapa ncora, deve-se proceder da seguinte forma: a - fixe a chapa na haste ncora; b - posicione a ferragem na inclinao desejada; c - crave a metade da chapa ncora no fundo da cava, batendo sobre a regio do seu bico ou porca superior de fixao; d - jogue terra e faa a compactao por camadas. 11 - Instale os rabichos, usando a ala superformada Belgo-Lao Parreiral, a cordoalha Belgo-Parreiral e o Gripple Maxi. Na poro inferior, arremate o Belgo-Parreiral com o Belgo-Lao e, na superior, d uma laada em torno do poste de cabeceira e da trava. Tencione um pouco o rabicho com o alicate Grippler. Observao importante: Para cada estaiamento, devem-se utilizar rabichos duplos, ou seja, um rabicho sobreposto ao outro. Rabichos simples s devem ser usados se construdos com cordoalha Cordao, Belgo-Lao Cordao e parafuso esticador Cordao. 12 - Fure os postes para passagem do primeiro fio lateral de Frutifio. Estes furos podem ser feitos com broca de 1/2. Os furos so feitos fora do eixo de cada poste, deslocados para dentro do secador, 7,0 cm acima da borda superior do entalhe.

13

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

13 - Instale os fios internos de Frutifio sobre toda a extenso das travas, espaando-os entre si em 12 cm. A instalao destes fios segue o seguinte procedimento: a - marque o centro da trava de cabeceira, em seguida 6 cm para cada lado, de modo a formar um intervalo de 12 cm no centro. A partir destes pontos, faa a marcao a cada 12 cm, at atingir aproximadamente 20 cm das bordas internas das travas; b - inicie a passagem dos fios internos de Frutifio sobre as travas intermedirias, orientado-os atravs das marcaes das travas de cabeceira; c - na trava de cabeceira de arremate, faa duas voltas em torno da trava com enrolamento ou charrua bem acabada da ponta restante. Para assegurar o correto espaamento de 12 cm entre estes fios, pode-se bater um grampo galvanizado de cerca fixando as voltas de cada fio; d - na trava de cabeceira de estiramento, arremate os fios na forma de uma laada utilizando um Gripple Pequeno por fio. O Gripple deve distar da trava de 30 a 50 cm. Recomenda-se tambm o uso do grampo galvanizado como guia de cada laada; e - faa o estiramento destes fios com o alicate tensionador Grippler, ferramenta prtica que agiliza muito esta operao; f - grampeam-se os arames nas travas intermedirias semelhana do que foi feito nas duas cabeceiras. Alternativamente, podem-se fazer sulcos rasos com o auxlio de um serrote no local de passagem dos arames, para evitar a formao de ondulaes que possam danificar a tela de sombreamento Sombrax pela ao do rodo.

14

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

14 - Coloque os dois fios longitudinais laterais de Belgo-Parreiral. Para isso, passe a cordoalha pelos furos superiores e arremate a ponta inicial no olhal do parafuso com o Belgo-Lao. Com um esticador de corrente ou moito, d uma pr-carga no Belgo-Parreiral. Ainda com a ferramenta armada, corte a cordoalha e arremate a ponta final da mesma maneira. Desarme a ferramenta de estiramento e termine o tensionamento atravs do aperto dos parafusos esticadores nos dois extremos.

Cabeceira de arremate

Nota: Este desenho mostra o estaiamento com Belgo-Parreiral individualizado. Lembramos que, para cada poste das cabeceiras, devemos utilizar dois rabichos sobrepostos.

15

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

Cabeceira de estiramento

Nota: Este desenho mostra o estaiamento com BelgoParreiral individualizado. Lembramos que, para cada poste das cabeceiras, devemos utilizar dois rabichos sobrepostos.

15 - Desenrole a tela de sombreamento Sombrax no sentido do comprimento do secador sobre o aramado de Frutifio. Recomenda-se a tela de 3,00 x 100 m, com malha classificada em 30% de sombreamento. No sentido do comprimento, a tela fixada nas travas com o auxlio de ripas. Pode-se enrolar cada uma das extremidades da tela numa ripa de 4 x 2 cm x 3,20 m. Na cabeceira de arremate, apia-se a ripa sobre os parafusos esticadores, amarrando-a aos postes de cabeceira com fio Galvanizado BWG - 16. J na cabeceira de estiramento, fixe a ripa nos primeiros postes intermedirios do lado oposto cabeceira de estiramento sobre a cordoalha Belgo-Parreiral.

16

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

A fixao da tela Sombrax nas laterais do terreiro pode ser feita com o auxlio de ripas ou simplesmente costurandoa ao Belgo-Parreiral. Fixao por ripas: faz-se a colocao dos frutifios laterais, atravs de furos feitos nos postes intermedirios a aproximadamente 5 cm abaixo da cordoalha BelgoParreiral, arrematando-os nos postes laterais das cabeceiras. Em seguida, enrola-se a tela Sombrax a uma ripa (4 x 2,5 cm / 3,70 m) aproximadamente 3 voltas. Este procedimento repetido em uma das laterais em todos os intervalos entre os postes. A ripa passada sobre a cordoalha Belgo-Parreiral e encaixada entre esta e o Frutifio. Sua fixao se d com o auxlio do arame galvanizado BWG 16, no devendo criar resistncia tela Sombrax, quando for feito o estiramento na outra lateral. Terminada a 1 lateral, faz-se a fixao da tela Sombrax na outra lateral, repetindo o procedimento anterior. No entanto, esta etapa realizada com o auxlio de aproximadamente 5 pessoas, que fazem o estiramento da tela Sombrax por intervalo.

Fixao por costura: neste sistema no se faz necessria a colocao do fio Frutifio lateral abaixo da Cordoalha Belgo-Parreiral. Para esta costura, recomenda-se o uso de um cordonel de nylon prprio para o trabalho com este tipo de tela, normalmente fabricado pela Tecnofil. Usa-se agulha de sacaria. Faz-se a costura de uma lateral na Cordoalha Belgo-Parreiral e em seguida realizase o estiramento e costura da outra lateral.

17

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

V - MONTAGEM DO TERREIRO SUSPENSO MODELO BELGO-MINEIRA BEKAERT

Importante: O perfeito estiramento da tela Sombrax evitar a formao de canaletas entre os Frutifios de apoio da tela Sombrax, quando o terreiro estiver com a carga de gros. Caso haja formao de canaletas, a carga pode ser deslocada para outro intervalo do terreiro, o que possibilita o retiramento da tela Sombrax.

Consideraes Finais: Apesar da maior aerao dos gros no terreiro suspenso, o revolvimento peridico da massa de gros se faz necessrio. Deve-se evitar o uso de materiais que danifiquem a tela (latas, enxadas, rodo metlico, etc.). Quando o terreiro for construdo em declividade, devem-se reforar as ancoragens da cabeceira superior (uso de travesseiros nos postes de cabeceira, reforo da compactao das ncoras, etc.).

18

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

VI - ESPECIFICAES DOS PRODUTOS BELGO-MINEIRA BEKAERT APLICVEIS AOS TERREIROS SUSPENSOS

A - ARAMES E CORDOALHAS DE AO ZINCADO


PRODUTO FRUTIFIO BELGO-PARREIRAL COMPRIMENTO MNIMO (m) 500/1.000 250/500 PESO LQUIDO APROXIMADO (kg) 13,5/27 18/36 CARGA DE RUPTURA MNIMA (kgf) 500 1.000 ZINCAGEM Camada Pesada Camada Pesada BITOLA (mm) 2,10 4,00 (Cordoalha de 3 fios)

B - SISTEMA GRIPPLE NOS ARAMES


PRODUTO GRIPPLE PEQUENO GRIPPLE MAXI ALICATE GRIPPLER BITOLAS DE TRABALHO (mm) 1,30 a 2,15 2,50 a 4,00 Qualquer Modelo de Gripple PESO LQUIDO APROXIMADO (kg) 0,017 0,060 2,400 ARAMES E CORDOALHAS APLICVEIS Frutifio Belgo-Parreiral CARGA MXIMA CARGA MXIMA RECOMENDAO DE TRABALHO EM DE TRABALHO EM DE USO PARA A SITUAO DE SITUAO DE CONSTRUO EMENDA (kgf) LAADA (kgf) DAS ESTRUTURAS 350 700 400 1000 Estica at uma carga de 300 Emendas Arremates em laadas Emendas e Arremates

Estica qualquer um Estica at uma carga dos fios acima de 300

C - OUTROS ACESSRIOS BELGO-MINEIRA


PRODUTO BELGO-LAO PARREIRAL PARAFUSO ESTICADOR C/ OLHAL HASTE NCORA CHAPA NCORA ZINCAGEM Camada Pesada Camada Pesada (*) Camada Pesada (*) Camada Pesada (*) BITOLA (mm) para cordoalhas de 4,00 = 10,70 = 10,70 310 x 310 x 2 COMPRIMENTO (mm) 400 1.200 RESISTNCIA (kgf) 1.200 2.500 2.500 2.500 (**) PESO LQUIDO APROXIMADO (kg) 0,08 0,45 1,10 1,75

(*) ZINCAGEM A FOGO DE ACORDO COM A NBR 6323. (**) VALOR QUE DEPENDE DAS CARACTERSTICAS FSICAS E DAS CONDIES DE COMPACTAO DO SOLO.

19

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

VI - ESPECIFICAES DOS PRODUTOS BELGO-MINEIRA BEKAERT APLICVEIS AOS TERREIROS SUSPENSOS

SISTEMA GRIPPLE - VEJA COMO USAR


1- Gripple como emendador: Para unir dois arames, basta enfi-los no Gripple, um de cada lado. Dispensa qualquer tipo de ferramenta. Obs.: recomendamos uma sobra de arame de, no mnimo, 5 cm para os dois lados, para o posterior encaixe do Alicate Grippler, caso o usurio queira utilizar o sistema Gripple como esticador ou tensionador.

2 - Gripple como arremate: O Gripple tambm pode ser usado na forma de uma laada em torno de uma pea rolia. Nesta situao, o Gripple suporta uma maior carga de trabalho. Nas laadas, o Gripple deve distar de 30 a 50 cm da pea rolia.

3 - Gripple como esticador: Como esticador, o Sistema Gripple funciona atravs do Alicate Tensionador Grippler. Com o Grippler, consegue-se aplicar uma carga de estiramento de no mximo 300 kgf. Veja a seguir como us-lo:

Abra completamente os braos do Alicate Grippler.

Mantendo os braos abertos, posicione o Alicate no arame e deslize em direo do Gripple.

20

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

VI - ESPECIFICAES DOS PRODUTOS BELGO-MINEIRA BEKAERT APLICVEIS AOS TERREIROS SUSPENSOS

Encaixe o Gripple corretamente na abertura que se encontra na ponta do Alicate. O brao de encaixe deve permanecer a 90 em relao ao Gripple.

Realize o movimento de fechamento dos braos observando sempre a permanncia do perfeito encaixe e o posicionamento do brao a 90. Repita os passos C e D at atingir a tenso desejada.

Para o tensionamento na laada, procede-se da mesma maneira.

21

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

VII - RELAO DE MATERIAIS

Abaixo apresentamos um exemplo de clculo de materiais para construo de um terreiro suspenso com 3,00 m de largura por 100 m de comprimento til, ou seja, com rea til de 300 m2. O comprimento total do secador de 101 m, j que temos uma faixa de 1 m sem tela. Em termos de espao para locao, ainda temos que considerar um prolongamento de mais 2 m de cada extremidade para a execuo das ancoragens nas cabeceiras. Assim, para este exemplo, o terreiro ocupa, na verdade, uma rea de, no mnimo, 336 m2 (105 m x 3,2 m). Para efeito de projeto, h ainda que se considerarem as reas de circulao de mquinas e pessoas envolvidas no transporte do caf. Para a passagem de uma carreta agrcola, so necessrios, no mnimo, 3,0 m.

A - Madeiras: Nmero de postes de cabeceiras............................................................... dimetro de 11 a 13 cm x 2,0 m NPC = 6 peas; Nmero de postes internos.........................................................................dimetro de 7 a 10 cm x 1,5 m NPI = ( comprimento til / intervalo entre travas ) * 2 NPI = ( 100 / 4 ) * 2 NPI = 50 peas; Nmero total de postes ............................................................................................................. 56 peas; Nmero de travas de cabeceira ............................................................. dimetro de 11 a 13 cm x 3,20 m NTC = 2 peas; Nmero de travas internas ..................................................................... dimetro de 7 a 10 cm x 3,20 m NTI = ( comprimento til / intervalo entre travas ) NTI = 100 / 4 NTI = 25 peas; Total de ripas para sistema de costura Ripas 3,20 m / 4 x 2,5 cm........................................................................................................ 02 unidades Total de ripas para sistema de arremate com ripas Ripas 3,20 m / 4 x 2,5 cm........................................................................................................ 02 unidades Ripas 3,70 m / 4 x 2,5 cm........................................................................................................ 50 unidades

B - Arames: Fios Laterais ...................................................................................................... Cordoalha Belgo-Parreiral 2 x 101 m = 202 m

22

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

VII - RELAO DE MATERIAIS

Rabichos duplos das ancoragens ....................................................................... Cordoalha Belgo-Parreiral 6 x 2 m = 12 m Como so duplos, temos: 12 x 2 m = 24 m Total de Belgo-Parreiral............................................................................................................ 226 metros Fios de sustentao da tela e fixao de ripas ................................................................................. Frutifio Nmero de fios de sustentao e fixao = (Largura / 12 cm) + 1 NFSF = 22 fios Comprimento do fio de sustentao e fixao = Comprimento total do terreiro + 2 metros para arremates CFSF = 101 + 2 CFSF = 103 metros Total em metros de Frutifio TF = 24 x 103 TF = 2.472 metros Fixao da ripa na lateral ...........................................................................................Arame DWG16 (3kg)

Obs.: caso a fixao da tela Sombrax seja feita por costura, eliminar 206 m de Frutifio, 3kg de arame DWG16, 02 Gripples pequenos e acrescentar 250 m de fio de nylon para costura.

C - Acessrios: Parafusos Esticadores Belgo-Mineira Bekaert ............................................................................... 4 peas Haste ncora Belgo-Mineira Bekaert ............................................................................................ 6 peas Chapa para Haste ncora Belgo-Mineira Bekaert ......................................................................... 6 peas Ala Superformada Belgo-Lao Parreiral .....................................................................................16 peas Conector Gripple Maxi ................................................................................................................ 12 peas Conector Gripple Pequeno ......................................................................................................... 24 peas Alicate Grippler ............................................................................................................................. 1 pea Grampos Galvanizados 9 x 1 ............................................................................................................ 3 Kg

D - Telas: Tela de Sombreamento 30% ......................................................................................................... 300 m2

23

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

VIII - OBSERVAES:

1 - Estimativa da mo-de-obra de montagem do terreiro exemplo: Item 1 2 3 4 5 6 Descrio da operao Preparo e colocao dos postes Preparo e colocao das travas Montagem das ancoragens Abertura de furos nos postes Instalao dos arames Colocao da tela Qte. 56 p 27 p 6 un 162 un 28 un 100 m Rendimento (horas/homem) 0,50 hh / pea 1,00 hh / pea 1,00 hh / ncora 0,03 hh / furo 0,20 hh / fio 0,08 hh / m Tempo Gasto (horas/homem) 28 hh 27 hh 6 hh 5 hh 6 hh 8 hh Total 80 hh Considerando uma equipe de 3 trabalhadores, teramos: 80 horas homem / 3 homens = 26,7 horas da equipe Admitindo uma jornada de 6 horas/dia, gastaramos: 26,7 horas / 6 horas/dia = 4,5 dias Em termos prticos, podemos estimar o tempo de montagem deste terreiro em 5 dias de trabalho de uma equipe de 3 pessoas experientes. 2 - A faixa inicial de 1,0 m sem cobertura com tela opcionalmente pode servir, tambm, para sustentar um carretel de lona plstica para uma eventual necessidade de cobrir o caf contra a chuva, enleirando-o no centro do terreiro. A lona dever cobrir apenas a leira, para possibilitar a drenagem da gua pela tela Sombrax. 3 - Informao tcnica: Para o clculo da rea de terreiros convencionais, em funo da produo de caf da propriedade, existe a seguinte frmula:
S= 0,02 x Q x T N Onde: S: rea do terreiro em m2 Q: Quantidade mdia de caf, em litros, colhida anualmente T: Tempo mdio para secagem em dias N: Nmero de dias da colheita.

4 - Informaes de cafeicultor usurio de terreiro suspenso: cada 150 m2 de secador suspenso pode receber at 100 balaios de 60 litros cada de caf. Isso representa 40 litros de caf por m2 de terreiro.

24

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

1) BIBLIOGRAFIA: Informaes tcnicas fornecidas pelos pesquisadores Sra Maria Chalfoun de Souza e Slvio Jlio de Rezende Chagas, EPAMIG-LAVRAS-MG, nov./97.

2) ELABORAO/AUTORIA: Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A. Engenheiro Agrnomo Gelmo Chiari Costa Engenheiro Metalrgico Claude Ren Camille Mines Acadmico Rodrigo Carrara Peixoto Engenheiro Agrnomo Marcelo Stehling Engenheiro Agrcola Elisio de Oliveira Melo

3) AGRADECIMENTOS EPAMIG - Empresa de Pesquisa agropecuria de Minas Gerais, pela receptividade e apoio; Dra. Sra Maria Chalfoun de Souza e ao Dr. Slvio Jlio de Resende Chagas, pesquisadores da EPAMIG, pela disposio, dinamismo e contribuies tcnicas; Ao Sr. Jos Carlos da Silva, cafeicultor de Taquarituba-SP, pelo repasse de informaes de carter prtico e criativo. Ao Sr. Getlio Wolf, cafeicultor de So Roque-MG, pela hospitalidade, informaes prticas e incentivo.

4) DADOS PARA CONTATOS COM OUTRAS EMPRESAS ANUNCIADAS NESTE MANUAL:


CAF - Santa Brbara Ltda. Empresa Belgo-Mineira Unidade de Industrializao de Madeira Rodovia MG 164 - km 88 Martinho Campos - MG - CEP 35606-000 Tel.: (037) 524-1600 - Fax: (037) 524-1660 EPAMIG - CTSM Cx. Postal 176 Lavras - MG - CEP 37200-000 Tel.: (035) 821-6244 Fax: (035) 821-2231 TECNOFIL - TELAS DE SOMBREAMENTO Av. Marginal Direita, 4802 Alphaville - SP - CEP 064550-050 Tel.: 0800-14 1555 Fax: (011) 7295-0720

25

Belgo-Mineira Bekaert Arames S.A.

You might also like